Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 09/Oct/2014 às 16:57
23
Comentários

Candidatos brasileiros nas eleições de 2014 viram piada em TV dos EUA

Programa da HBO norte-americana satiriza candidatos bizarros das eleições do Brasil como Bin Laden, Jesus, Toninho do Diabo e o seu preferido, o “Raio Privatizador”

Os candidatos bizarros da eleição brasileira mereceram um destaque na última edição do programa “Last Week Tonight”, da emissora a cabo norte-americana HBO. Apresentado pelo inglês John Oliver, o segmento, com pouco mais de dois minutos, mostra o que pode acontecer, na visão do apresentador, quando a população é obrigada a votar.

“Basicamente é ilegal não votar no Brasil. Uma lei bem intencionada. O problema é que, quando você faz algo obrigatório, as pessoas se ressentem disso”, afirmou Oliver. Para o apresentador inglês, a maior prova disso foi a votação do rinoceronte Cacareco em 1959, que recebeu mais de 100 mil votos para vereador em São Paulo. “Os ‘candidatos de piada de protesto’ são um tradição do Brasil.”

VEJA TAMBÉM: Brasil elege Congresso Nacional mais conservador desde 1964

De forma bem-humorada, Oliver mostra alguns exemplos da eleição ocorrida no domingo: Jesus, candidato a deputado estadual pelo PMN em Pernambuco, Toninho do Diabo (SD), que disputou a Câmara dos Deputados por São Paulo, e sósias do presidente norte-americano Barack Obama. Também aparece Bin Laden (PSDB), candidato a vereador em Aracaju na eleição passada.

Mas o predileto de Oliver é Paulo Batista, que ficou conhecido em São Paulo como o candidato do “raio privatizador”. Ao disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, Batista, do PRP, colocou-se como favorável a privatizar “tudo! Educação, saúde, transporte. Tudo!”.

Formato popular nos Estados Unidos, o “comedy news” – comédia com base no noticiário – tem em John Oliver um dos seus principais expoentes. Não é a primeira vez que ele fala sobre o Brasil. Em julho, dias antes da Copa do Mundo, ele apresentou um segmento classificando a Fifa como uma das entidades mais corruptas do mundo.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Congresso em Foco

Recomendados para você

Comentários

  1. Zé Mané Postado em 09/Oct/2014 às 17:21

    Fala pra ele que isso tem nome: Democracia. Nos EUA das democracia relativa não entenderão.

    • Marcão Postado em 09/Oct/2014 às 17:44

      Isso nunca é democraca e sim palhaçada.´de um povo iignorante..

    • Luiz Mello Postado em 09/Oct/2014 às 21:15

      Lá não tem candidatos desse tipo não por faltar democracia, e sim por faltar quem vote neles. Decorrência natural dos níveis muito maiores de educação e cultura de lá, em comparação com aqui.

      • Rovani Postado em 09/Oct/2014 às 23:41

        Jura! Eles só elegeram o Schwarzenegger governador! Aqui temos no máximo congressista... hehehe

      • Luiz Mello Postado em 10/Oct/2014 às 08:26

        Estou seguro de que Schwarzenegger não fez campanha voando e soltando raio privatizador, nem vestido de capeta, Rovani. Não acho que o questionamento seja a respeito das origens e do preparo dos candidatos (o direito de concorrer e ser eleito é amplamente garantido), e sim da forma como esses candidatos se apresentam ao processo eleitoral, e o nível rasteiro das campanhas.

      • joão vitor Postado em 10/Oct/2014 às 08:39

        maior nível cultural??? os norte americanos? hahhahahahahahahahahahahaha E mesmo que tivessem mesmo maior nível cultural, isso não impede de forma alguma escolhas políticas equivocadas.

      • João paulo Postado em 10/Oct/2014 às 14:09

        sério so temos no máximo congressista ? e o tiririca ? é congressista acho melhor pensar.

      • Luiz Mello Postado em 10/Oct/2014 às 14:17

        A população norte-americana possui maior nível médio de educação e cultura que a população brasileira. Tem algo de errado nessa afirmação objetiva, João Vitor?

    • gustavo Postado em 10/Oct/2014 às 14:08

      Se democracia significa poder do povo, eu, como parte do povo, deveria pelo menos ter o poder de decidir se vou ou nao votar. Chega até ser paradoxal pensar que democracia e obrigaçao de votar coexistam.....mas né, bem vindo ao Brasil.

  2. Gabriel Postado em 09/Oct/2014 às 17:47

    Faltou dizer que nenhum desses caras foi eleito... Será que algo felizmente está mudando nessa tradição brasileira?

  3. weliton Postado em 09/Oct/2014 às 17:49

    USA é uma merda, bem pior que o Brasil. Um país de faiz de conta.

  4. tiago Postado em 09/Oct/2014 às 17:51

    pelo menos aqui a gente tem esquerda de verdade (não aparece na mídia, mas temos) concorrendo nas eleições, e lá???

    • Carlos Postado em 10/Oct/2014 às 16:23

      Com colegio publico de alta qualidade, acesso a universidades, bolsas, criminalidade baixa (comparada a do Brasil) saneamento basico acessivel a mais de 95% da populaçao, energia alcança praticamente todo o país, etc.... pra q esquerda? a direita ta fazendo o trabalho dela melhor q a nossa "esquerda" q fica dando peixe ao inves de pescar

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 13/Oct/2014 às 10:13

      Acesso a universidade HAHAHA Os caras fazem poupança pros filhos desde pequeno,advinha pra que? Saude la publica não existe,se não tem dinheiro morre,maior população carceraria do planeta(2,5 milhões) e acredite esse dado não é bom. Claro que os EUA tem coisas muito melhores que aqui,a tributação por exemplo por um lado la é melhor,o aliquota faz mais sentido e de fato sangra o mais rico e desonera o mais pobre,por outro lado cobrar o mesmo imposto para todos os carros é estupidez,a carros que causam mais gastos que outros,que poluem mais que outros. Enfim,ficar nessa comparação é boba de nada adianta,os EUA precisam sim de uma esquerda,para conseguir algumas conquistas para eles,poderiam ter o sistema de saúde da Inglaterra,escolhem ficar sem nenhum.

  5. Eduardo Postado em 09/Oct/2014 às 18:02

    Democracia sim, enquanto não houver um reforma política que acabe com esses gaiatos, se não tem lei que proibi não se pode impedir, o pior é que personagens satiricos e até sul reais, tem votos, e as vezes são eleitos levando vários companheiros a atingir coeficiente para suas eleições com votações píifas. Agora não sei o que é pior esses candidatos ou os que se vestem de terno e gravata e pregam a segregação entre iguais e são eleitos.... acho que o segundo caso é pior.

  6. Eduardo Postado em 09/Oct/2014 às 18:04

    só pra lembrar.... o candidato "diabo privatizador" não foi registrado mas tá doidinho para volta a governar.....

  7. gustavo Postado em 09/Oct/2014 às 18:59

    sem falar no tiririca, mulher melao. etc etc..

  8. Henrique de Oliveira Pinh Postado em 09/Oct/2014 às 21:20

    Sim! É democracia!Por incrível que pareça mais é.Porém voltada para ignorantes.

  9. Rafael Postado em 09/Oct/2014 às 23:51

    John Oliver é o comentarista político mais sagaz das últimas décadas na TV mundial. Apesar de estar na HBO, ele tem abordagens abertamente de esquerda, e as faz de modo incrivelmente contundente e direto, dotado de um estilo humorístico de fazer Danilo Gentili querer volutariamente se enterrar. Mais ainda: ele costuma trazer a voga situações e ângulos capazes de devastar toda a sua visão de mundo. Informações reais de um mundo real (e absurdo). Esse pequeno trecho é uma amostra tímida, porém significativa da parcimônia dele, que é outra de suas virtudes (muito ausentes em todos os comentaristas políticos, em especial brasileiros). A situação é absurda sim, e ele faz chacota dela, mas sem deixar de dar a devida ressalva e o devido contexto da situação. Respeito junto do humor. Você nunca verá isso num Rafinha Bastos. Eu estava ávido para ver ele falando de nossa situação política atual, mas ao que aparenta, ele não quis se aprofundar em dizer que tudo isso tem sido um efeito colateral das convulsões que a direita tem tido com relação ao nosso governo centro-esquerda cuja permanência no poder está ou não próxima a se confirmar.

  10. raphael_subversivo Postado em 10/Oct/2014 às 07:41

    Só os vir-lata lambe bolas de americanos aqui, po, perde tempo não, se lá é tão perfeito, vão pra lá, podem ter certeza que sempre vai ter algum americano para vc se prostituir ou privada para lavar....quanto menos entreguista complexado aqui, melhor. Gostei bastante do video, bem humorado, agora se for levar a sério, os EUA é o pior exemplo de democracia nesse mundo.

  11. joão vitor Postado em 10/Oct/2014 às 08:36

    mês retrasado um cachorro foi eleito prefeito em Minessota - EUA!! É só procurar no google, já vi outros animais sendo eleitos pela Europa tb. Então esse papo que a nossa eleição é um circo é papo furado, em vários lugares do mundo tem essas bizarrices.

  12. Maria Maria Postado em 10/Oct/2014 às 10:01

    Democracia é também o mesmo direito de todos de votar e ser votado, independentemente de haver uma minoria que considera palhaçada, ultraje ou o que quer que seja. Vota neles quem quer. Ao contrário do que muitos pensam, a Educação nos EEUU não é lá essas coisas e o povo é extremamente mal informado porque lá a mídia é parcial e antidemocrática como aqui, aliás, serve de modelo à nossa. Vide esses reallity shows, esses programas imbecilizantes ao estilo do Jô, etc. Norte-americano ignora o que realmente se passa no resto do mundo porque lá a mídia só transmite o que interessa aos poderosos. É o país mais desigual do planeta, se querem saber.

  13. Amanda Postado em 11/Oct/2014 às 15:34

    Deus do céu, que vergonhaa!!