Preencha o nome e sobrenome!
Administrador(a)
Compartilhar
Eleições 2014 08/Oct/2014 às 15:12
13
Comentários

Ataques contra nordestinos interessam a Aécio?

Ao não se posicionar claramente contra o preconceito antinordestino, Aécio abre espaço para que este pensamento ganhe força, alimentando o exacerbamento do antipetismo nas regiões Sul-Sudeste com o objetivo de ampliar a vantagem sobre Dilma nesses colégios eleitorais

aécio neves nordeste preconceito
Aécio Neves silenciou sobre ataques preconceituosos contra nordestinos. Sentimento de divisão do Brasil é positivo ou negativo eleitoralmente para o candidato?

Pedro Muxfeldt Oliveira, DCM

Desde a apuração dos votos no domingo, a internet foi inundada por uma série interminável de posts preconceituosos em relação aos nordestinos pela votação maciça obtida na região por Dilma.

O sentimento xenofóbico de parte da população do Sul e Sudeste contra os nordestinos não é nenhuma novidade. Tanto que há poucas semanas a nova Miss Brasil também foi xingada nas redes sociais pelo simples fato de ser cearense.

VEJA TAMBÉM: Apoiador de Aécio Neves detona nordestinos e sugere a divisão do Brasil

O fato novo é que desta vez a discriminação vem associada a um movimento político de claro apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves, e que foi potencializada pela fala do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que desqualificou o voto dado em Dilma como tendo vindo de uma parcela ignorante da sociedade.

Ainda assim, passados três dias do recrudescimento da demofobia do Sul maravilha, Aécio não fez um mísero pronunciamento repudiando o preconceito contra cidadãos dos quais ele pretende ser o líder daqui a menos de três meses.

O acirramento dos ânimos, natural tendo em vista a quarta disputa consecutiva em segundo turno entre petistas e tucanos, não pode ser o sinal verde para atitudes tão vis. Na França, por exemplo, a demora do Partido Socialista em rebater o ultranacionalismo racista de Jean-Marie Le Pen fez crescer o ódio aos imigrantes.

Ao não se posicionar claramente contra o preconceito antinordestino, Aécio abre espaço para que este pensamento ganhe força e coloca em risco, ao fim e ao cabo, nossa democracia, ainda tão jovem e conquistada a duras penas por mulheres e homens de todos os cantos do país.

Mais: ao calar, o senador, como diria o ditado, parece consentir com o ódio aos nordestinos. Pode-se inferir que o tucano, ciente de que não vai obter melhora significativa de sua votação nos estados da região, quer mais é alimentar o exacerbamento do antipetismo entre o eleitorado das metrópoles do Sul-Sudeste visando a conseguir vantagem sobre Dilma em colégios eleitorais de peso como São Paulo e Rio de Janeiro para aplacar a grande derrota que a presidenta deve lhe impor no restante do país. Aécio vai sujar as mãos desta maneira em troca de uma eleição?

Se a fala de Levy Fidelix incitando a perseguição de homossexuais no debate da Record foi um choque para os brasileiros, o silêncio de Aécio sobre os ataques sofridos pelos nordestinos tem potencial para nos envergonhar muito mais.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. GabrielG Postado em 08/Oct/2014 às 15:38

    Porque ele se manifestaria contra uma coisa que ele é a favor? Estamos falando de tucanos.

  2. Leonardo Postado em 08/Oct/2014 às 16:00

    É o desepero batendo à porta!!!

  3. Pablo Postado em 08/Oct/2014 às 16:18

    Não, colega. Na posição dele, ele deveria repreender publicamente, ainda que o fizesse de forma branda. Embora eu não concorde que "...tem potencial para nos envergonhar muito mais.", definitivamente no âmbito politico, de um representante do povo, pretenso chefe de Estado, uma postura seria necessária ante a agressões desta natureza.

  4. Salomon Postado em 08/Oct/2014 às 16:24

    O eleitor visceral do PSDB é, geneticamente, um preconceituoso.

    • Romulo Postado em 09/Oct/2014 às 00:24

      O cara nem programa político tem, e intelectual e o pessoal de São Paulo? O,que estou vendo é um bando de ignorantes políticos que se deixam levar pela onda da mídia e que nem ao menos se dão ao trabalho de pesquisar a veracidade dos fatos. Está parecendo a eleição de 89, onde o Collor teve o apoio incondicional dos meios de comunicação.

  5. Pedro Postado em 08/Oct/2014 às 16:26

    Por que ele deveria se pronunciar quando esses ataques partem, em sua maioria, dos militantes do MAV-PT que criam contas fakes para atacar os seus adversários políticos? São as milícias armadas da guerra ideológica do PT.

    • tiago carneiro Postado em 09/Oct/2014 às 04:15

      ahhaahahehe! você acredita mesmo nisso? Até isso é culpa do PT?

  6. Thiago Postado em 08/Oct/2014 às 17:46

    Os coxinhas são realmente muito preconceituosos! E os petistas que inventaram esse conceito, que se julgam mais inteligentes que os outros não são. São sempre pessoas humildes, colocando seu ponto de vista de maneira clara e consistente sem nenhum fervor. Sejamos menos hipócritas, por favor! Cada um defenda seu ponto de vista ... seu governo, suas ideias ... e vamos em frente ... isso faz parte da democracia!

  7. poliana Postado em 08/Oct/2014 às 19:23

    Só esqueceram q dilma ganhou com folga tb no rio de janeiro, no rio grande do sul e em MINAS GERAIS! e aí aecio, vai fazer o q?? Se calar? Ser conivente com esses ataques ao povo nordestino? E vc ainda quer o nosso voto? Então tá...dia 26/10 está chegando. Vamos ver como isso vai terminar! Continuem vcs do sul maravilha fomentando o ódio ao bravo povo nordestino!!!!

  8. velhos baianos Postado em 09/Oct/2014 às 11:10

    Essa foto me lembra FHC subindo no jegue a mando de ACM. Ridículo.

    • poliana Postado em 09/Oct/2014 às 12:10

      Kkkkkkkkk...os tucanos são patéticos velhos baianos. N tem jeito. Eles tentam passar uma imagem de amigos do nordeste e acabam sendo ridículos. Mas deixa o aecio se calar diante de toda essa agressão dos seus eleitores sulistas e sudestinos...q continuem..eu ja vi varios elesitores do aecio aki ao meu redor q disseram q vão voltar em dilma por conta de toda essa enxurrada de agressões ao povo nordestino. Nossa vingança estar por vim...cambada de sulistas e sudestinos idiotas!

      • Pe. Paulo Mathias Postado em 09/Oct/2014 às 17:50

        O Bolsa família não afeta negativamente o Brasil em nada, e dizer o contrário é no mínimo ser leviano, pois não fiquei menos probre por melhorar a distribuição de renda em áreas mais carentes, de todo Brasil, incluindo os estados do Sudeste e Sul do Brasil também. Não fiquei um real mais pobre, e sei que com o Bolsa Família injetamos dinheiro para economia local dos locais mais carentes aquecendo a economia, e trazendo ganhos não só quem recebe indiretamente, mas também para o comércio local. Só peço um favor aos irmãos nordestinos, não caiamos no preconceito fomentado pelo PIG contra São Paulo, e não fomentemos também o ódio contra nossos irmãos Nordestinos, pois somos todos um só Brasil.

      • Assis (Paraíba) Postado em 09/Oct/2014 às 17:56

        Poliana minha filha, sou de João Pessoa na Paraiba e estou morando em São Paulo fazem 3 anos, nunca fui tão bem recebido em um lugar quanto aqui, e montei meu restaurante de comida Nordestina no bairro da Mooca, um dos mais paulistanos de todos, não seja assim Xenofóbica meu amor, não cometa o mesmo erro que os outros, meu restaurante está indo muito bem, e já estou dando entrada em minha casa própria este ano, São Paulo é muito boa, e têm muitos irmãos nordestinos iguais a você e eu que fazem a vida muito bem aqui, e nem pensam em voltar! Um Chero nega! Deixa de bestage no córação visse, nós somos um só Brasil!!