Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 22/Oct/2014 às 19:20
10
Comentários

Aécio usa "medo do comunismo" contra Dilma

Campanha de Aécio Neves usa "Godzilla Cubano" contra Dilma. Em vídeo postado no Facebook, tucanos levantam o medo do comunismo para tentar tirar votos de Dilma

godzilla cubano dilma aécio

O PSDB voltou a trazer à tona as boas relações do Brasil com o governo cubano e o fantasma do comunismo para conseguir tirar votos de Dilma Rousseff (PT) nas eleições de domingo.

O partido publicou em sua página no Facebook uma animação de 1min18 intitulada “Os Monstros da Dilma”, na qual figuram personagens criados pelo PSDB em alusão ao que o partido considera serem problemas do governo petista. Ao lado do “Jurássico PAC” e da “Fantasmagórica Corrupção” aparece o “Godzilla Cubano”, uma figura pré-histórica com uma bandana com a bandeira de Cuba.

O medo do comunismo é uma característica presente e comum nos debates do submundo da internet. O programa Mais Médicos, que atraiu milhares de médicos cubanos para o Brasil, e a inauguração do porto de Mariel, em Cuba, financiado pelo BNDES, fizeram surgir inúmeras teorias conspiratórias, como as de que o Brasil desejava financiar o regime castrista em Cuba e a de que os médicos seriam guerrilheiros cubanos que viriam ao Brasil perpetrar um golpe comunista. Para alguns, esses “perigos” suplantaram em importância a melhora (ainda que insuficiente) no sistema publico de saúde e a possibilidade de ampliação de mercado para as empresas brasileiras.

Aos poucos, a conspiração chegou à política real. Em maio, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) manifestou indignação ao ver a bandeira de Cuba no clipe oficial da Copa do Mundo. A bandeira estava lá porque o cantor responsável pela canção tem ascendência cubana.

Na campanha presidencial, Aécio Neves limitou as críticas ao Mais Médicos, iniciativa bastante popular, e disse pretender igualar os salários dos médicos cubanos com os vencimentos dos brasileiros que participam do programa. A suposta tentativa de financiar Cuba, entretanto, esteve em seu discurso. No debate da TV Record, no domingo 19, Aécio citou durante discussão com Dilma “as ditaduras que o governo” dela apoia.

O uso do medo comunista por parte do PSDB é curioso tendo em vista o passado e o futuro tucanos. Um dos feitos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como presidente da República (1995-2002) foi ajudar a reverter o golpe contra Hugo Chávez, ocorrido em 2002, em nome da estabilidade na América Latina. FHC também mantinha boas relações com Havana – circula pela internet uma famosa foto [veja abaixo] em que ele troca sorrisos com Chávez e Fidel Castro.

fhc chávez fidel

Mais importante foi a declaração do ex-embaixador Rubens Barbosa, auxiliar de Aécio para relações internacionais, a respeito do futuro das relações com Cuba caso o tucano seja eleito. À Folha de S.Paulo, Barbosa afirmou na terça-feira 21 que, com Aécio, o Brasil “vai manter a boa relação com Cuba”, “continuar a apoiar o fim do embargo econômico” e diversificar o comércio bilateral pois “as empresas brasileiras podem se beneficiar da diversificação”.

CartaCapital

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 22/Oct/2014 às 19:33

    Cara de pau viu! Desespero e hipocrisia define! Pelo amor...e pra classe médica q está apoiando aecio achando q ele acabará com os mais médicos e mandará os médicos cubanos embora, taí a resposta!

  2. Natália MS Postado em 22/Oct/2014 às 20:00

    E ainda, para o Playboy, são os petistas que são os desesperados.Hoje a campanha dele começou um ato pró Aécio, para reavivar as manifestações de junho!!!Afff

  3. Salomon Postado em 22/Oct/2014 às 22:19

    Bateu o desespero: Aécio e FHC convocam atos contra a "podridão". Podridão quer dizer degradação, desmoralização, devassidão. deterioração. O termo cai como uma luva no playboy e no príncipe dos sociólogos. O racionamento de energia no governo dos tucanos e a falta de água por falta de obras são bons exemplos de podridão.

  4. Caio Postado em 23/Oct/2014 às 01:14

    Isso é uma piada hahaha, o Aécio Never está desesperado porque vai perder as eleições com o PSDB de novo!!!!! PSDB acorda, o Brasil não te quer mais, chega de corruptos censuradores, chega de bandidos cínicos. Que a corrupção seja combatida, que a PF tenha liberdade de investigação, que o país continue aumento a classe média e combatendo a pobreza. Corre Aécio, corre que seus dias de fama estão acabando.

  5. Denisbaldo Postado em 23/Oct/2014 às 11:42

    Muda pra Miami, já que é tão inteligente. Ainda dá tempo.

  6. AQUINO Postado em 23/Oct/2014 às 11:55

    OLHA O DESESPERO ÁI GENTE. DILMA 13

  7. soda cáustica Postado em 23/Oct/2014 às 11:56

    E o Aécio acabou virando Regina Duarte... Triste fim.

  8. Bruno Postado em 23/Oct/2014 às 13:40

    Mais uma prova de que o livro "O mínimo que você precisa saber para ser um idiota" funciona!!!!!!!!E o O lavinho enchendo aburra de dinheiro em cima dos enfarinhados tucanalhas.

  9. Cristiane Carvalho Postado em 23/Oct/2014 às 15:16

    Isso é uma loucura... Essa semana uma tia me pediu pra ter "um momento de lucidez" e enxergar o perigo do comunismo... Tá todo mundo doido. Mas, a loucura maior é achar que o PT é comunista.

  10. ricardo Postado em 24/Oct/2014 às 18:03

    Bom, o Aécio tem que jogar o mesmo jogo de desconstrução... Senão fica que nem a Marina... Fazer o quê ????