Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 13/Oct/2014 às 21:26
33
Comentários

Aécio Neves esconde que votou contra a valorização do salário mínimo

Aécio Neves contou uma mentira em sua propaganda eleitoral: disse que apoia a política de valorização do salário mínimo. No entanto, registros oficiais e vídeo comprovam que o presidenciável tucano votou contra a medida

aécio neves salário mínimo
Aécio Neves mentiu em sua propaganda eleitoral e escondeu que votou contra a valorização do salário mínimo

Aécio Neves contou uma mentira em seu programa eleitoral exibido na tarde do último sábado (11). O presidenciável tucano disse que apoiou a atual política que garante um aumento real do salário mínimo e disse que a medida foi criada pelo Congresso Nacional.

Saiba mais: Professores de Minas alertam sobre riscos de eleger Aécio Neves

Na verdade, a regra do aumento real do salário mínimo foi criada no governo Lula, em 2006, em um pacto firmado com todas as centrais sindicais. Em seu primeiro ano de mandato, em 2011, Dilma Rousseff enviou ao Congresso Nacional uma proposta para manter a política de valorização salarial até 2014. Aécio Neves e todo o seu partido, o PSDB, votaram “sim” contra a medida. Perderam, mas votaram contra. Além disso, Aécio e o PSDB entraram no STF alegando que a regra era inconstitucional. Perderam também no STF.

A política de valorização do salário mínimo (PLC 1/2001) garante aumentos reais, ano a ano, baseado na correção da inflação somado ao aumento do PIB (Produto Interno Bruto).

O site do Senado Federal comprova a mentira de Aécio Neves:

Para comprovar basta clicar aqui. Em seguida, clique em “tramitação”. Abra a ata do dia 23/02/2011(ATA-PLEN – SUBSECRETARIA DE ATA – PLENÁRIO). Procure o texto:

Aprovado o projeto, ressalvadas as emendas e os destaques, com os votos contrários dos Senadores Flexa Ribeiro, Paulo Bauer, Mário Couto, Ana Amélia, Marinor Brito, Aécio Neves, Marisa Serrano, Cícero Lucena, da Liderança do PSDB e dos Senadores Randolfe Rodrigues, Jarbas Vasconcelos, Demóstenes Torres, e Lúcia Vânia.

Como está comprovado nos registros oficiais do Senado Federal, o projeto foi aprovado pela maioria, mas Aécio Neves e alguns dos seus correligionários votaram contra. Isto é, o atual presidenciável se posicionou contra o projeto que garantiu mais de 72% de aumento real para o salário mínimo nos últimos doze anos, beneficiando 48,2 milhões de pessoas e incrementando a economia em mais de R$ 28 bilhões.

Além disso, Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo FHC e anunciado por Aécio como seu Ministro da Fazenda, caso for eleito, já disse ser contra a atual regra de aumento real do salário mínimo.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, lembrou que não foi a primeira vez que Aécio agiu em desfavor dos trabalhadores. “Quando o presidente Fernando Henrique Cardoso propôs mudanças no artigo 618 da CLT, que retirava, claramente, o direito dos trabalhadores, o presidente da Câmara dos Deputados era Aécio Neves”, disse.

(Vídeo – Aécio votou contra aumento real do salário mínimo)

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 13/Oct/2014 às 21:30

    Ninguém diz que em 1998 a imunidade dos aposentados com relação ao IRPF foi revogada. Simplesmente mais uma cláusula pétrea eliminada por FHC e seu governo. Tirar dinheiro de idoso pra cobrir rombo do governo é a política PSDBosta.

    • Elaine Nascimento Postado em 14/Oct/2014 às 09:14

      Espero que os aposentados estejam atentos a esse filhote de FHC. Meu marido foi arrasado pelo fator previdenciário. O resultado? Voltou a trabalhar, está com 62 anos e terá de trabalhar a vida toda, pois apesar de ser obrigado a descontar para o INSS não tem direito à desaposentação ou melhoria na aposentadoria.

      • Denisbaldo Postado em 14/Oct/2014 às 14:30

        Que Deus esteja ao lado de Dilma no debate hoje a noite para ajudá-la a desmascarar esse representante dos super ricos do Brasil.

    • Rodrigo Postado em 14/Oct/2014 às 14:43

      E desde qdo q aposentado paga IR??? Endoideceu???

      • Angela Postado em 14/Oct/2014 às 15:28

        Você não sabia que APOSENTADO PAGA IR ???? Em que planeta vive?

      • Denisbaldo Postado em 14/Oct/2014 às 17:06

        Esquenta não Angela, playboy coxinha nunca sabe direito o que fala.

  2. Onda Vermelha Postado em 13/Oct/2014 às 21:43

    O playboy baladeiro foi pego na mentira mais uma vez! Não é só isso. Aécio "Marajá Fantasma? Aos 17 anos, Aécio já tinha cargo em Brasília, mas morava e estudava no Rio de Janeiro. Isso é que consta na biografia oficial de Aécio Neves na Câmara dos Deputados, indignado forte indicio de que ele foi funcionário fantasma da casa no período de 1977 a 1981, e só verificar no site da Câmara. Por favor, candidato honesto e honrado explique isso, se puder... É interessante ver o seguinte: Dos 17 aos 21 anos a Presidenta Dilma lutava contra a Ditadura já, o candidato honrado e honesto Aécio pegava uma vaga de aspone(ASsessor de POrra Nenhuma) na Câmara dos Deputados, tudo haver...

  3. Onda Vermelha Postado em 13/Oct/2014 às 21:48

    E para quem ainda duvida das intensões dessa dupla dinâmica. Segue! O ex-futuro (hehehe) Ministro da Fazenda do Aécio Neves, Armínio Fraga, formulador de seu programa de governo, disse que o “salário mínimo” está “muito alto”, e que não é possível continuar concedendo “ganhos reais”. Hein? R$ 724,00? O salário está “alto” pra quem mesmo cara-pálida? Para os trabalhadores é que não é! Vamos combinar! Pode isso Arnaldo? Claro que não! A regra é clara! Para o PT o crescimento econômico TEM QUE SER ACOMPANHADO DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA! Nada daquele velho e surrado papo de “esperar o bolo crescer para depois distribuir”. Não tem jeito não! É Dilma reeleita em 2014! Para desespero da direita mais retrógrada e fascista que resolveu “sair do armário” para tentar nos assombrar apoiando o Aécio Neves(PSDB) numa campanha, absolutamente, triste, suja e mentirosa na Internet e nas Redes Sociais. E que não tem qualquer projeto ou proposta para superação dos imensos desafios que o país tem pela frente! Não ao retrocesso! Pronto falei! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! Em 2002 a esperança venceu o medo. Já em 2014 a esperança vai vencer o ódio e a mentira. Veja em http://www.youtube.com/watch?v=nsLWWRTGAs4 e http://www.youtube.com/watch?v=3czvgfyKrtc

  4. Leici Postado em 13/Oct/2014 às 22:09

    Agora ele diz que vai governar para os pobres... Aham, senta lá Aécio!

  5. Dinio Postado em 13/Oct/2014 às 23:06

    Esconder é o negócio dele...principalmente via nasal !

  6. Salomon Postado em 14/Oct/2014 às 06:46

    Se Aécio for eleito, o espectro do povo vai vagar na solidão, assombrado por banqueiros, agiotas do mercado financeiro, entreguismo, juros altos, inflação, desemprego, recessão, cocaína, aeroportos, bafômetros, bêbados, corrupção debaixo do tapete...

    • falstino Postado em 14/Oct/2014 às 10:41

      Qual a diferença de hj ?

  7. Robson Lopes Postado em 14/Oct/2014 às 07:53

    E olhem quem faz parceria com o voto contra, Demóstenes Torres. Isso já diz tudo!

  8. Sandra Postado em 14/Oct/2014 às 09:00

    Que esse cara possa ser desmascarado cada vez mais. Esse é um legítimo ditador. Só quem já trabalhou sob os desmandos dele, sabe bem o que é. Ferrou com os professores em MG, acabando com todos os benefícios adquiridos durante uma carreira, isso com o aval da banda podre do PSDBosta. Já imaginou criar subsídio para quem não ganha nem dois salários mínimos? Essa é a realidade de um professor aposentado. Depois vem na propaganda falar em valorização da educação, dos professores. Não fez em Minas, não pagou o piso conforme a Constituição, vai fazer no Brasil. Esse daí só trabalha para ferrar com os trabalhadores. Quem não conhece, paga cara. Mas, com a graça de Deus, o povo vai dá o troco. Deus é brasileiro.

  9. ABDALLAH Postado em 14/Oct/2014 às 09:11

    Todos falam que Aecio é isso, Aecio é aquilo, o que o PT fez nesses longos 12 anos na administração do país? Sou da região sul do Brasil e não tenho qualquer benefício desse governo atual, não tenho condições de pagar plano de saúde, não tenho condições de comprar carro novo, agora vem falar que com o PT melhorou? Melhorou sim, para quem recebe bolsa família, vale gás, vale não sei o que, dentre outros. Votei no LULA e na DILMA a eleição passada, agora não terão meu voto, prefiro que altere a administração do BRASIL e que o PSDB assuma!

    • Neuza Matias Catarino Postado em 14/Oct/2014 às 10:40

      Não, você não está falando do Brasil. Sou funcionaria publica municipal aqui no Parana, o Brasil mudou sim e mudou muito. Porque você acha que tem tanto carro na rua, e porque as pessoas conseguem comprar? Hoje filho de trabalhador pode fazer medicina ou outro curso que escolher - e isto é real, o beneficio do governo não ficou limitado ao bolsa família, ele se expandiu a todos os brasileiros. Faça um comparativo com o Brasil de antes - tenho certeza que você continuara a votar DILMA, porque se você é trabalhador, com certeza não vai querer que os salários congelem e nem perder seus direitos, veja no Google o que o Aécio falou no seminário em minas quanto ao salário estar muito alto e diminuindo o ganho dos empresários e isto que você quer para o Brasil, pense um pouco no seu bolso, pelo que você esta falando você não e rico, portanto meu filho você não tem outro candidato não você tem que votar Dilma pelo seus direitos, estamos juntos nesta porque também sou trabalhadora e conto com você pra nos defendermos desta corja da direita que acha que só eles podem ter lugar ao sol, vamos companheiros vamos a luta resgatar votos pra DILMA 13.

    • Onda Vermelha Postado em 14/Oct/2014 às 12:27

      Sei! É sempre assim! O cara diz que votou no PT, no Lula e na Dilma, e depois abre um rosário queixas alá tucanos dizendo que NADA foi feito em seu benefício. E sai desancando o Bolsa Família! Ô Abdallah se você não pode pagar pelo plano de saúde privado, então não seria melhor votar em quem está investindo na estruturação do SUS? Por exemplo, o Mais Médicos levou 14 mil médicos as UBS. Foram construídas 900 UPA's país afora. Inclusive, o estrangeiro suspeito de ebola foi atendido em uma UPA de Cascavel. Lembra-se? Vou parar por aqui, mas é preciso esclarecer que "vale gás" não existe mais, seu valor era irrisório e foi criado no final do governo tucano de FHC, e foi incorporado ao Bolsa Família no Governo Lula. Ok?

  10. ricardo dias pelin Postado em 14/Oct/2014 às 10:21

    Certo. Guardadas as devidas proporções eis o que temos: aumentar o salario mínimo, sem aumentar a produtividade, significa apenas aumento de salário sobre baixa produtividade. Isto implica que: você tem maior poder de compra sobre o que ? Ora, como o Brasil do pt vem fazendo, as nossas principais industrias hoje, no caso do pt a automobilística, importa a maioria dos componentes dos automóveis. Perdemos fundições, perdemos fábricas de pneus, perdemos vidraçarias, perdemos têxteis e estofados. Então, você compra um gm, que pagava a lula para fazer greves, e descobre que todos os insumos contidos no veículo são importados. rodas, parafusos, ruelas. Daí, você descobre que o caixa do Brasil, que o pt tanto fala, é feito de investimentos em dólar e que são remunerados à 12% ao ano. Oras, o pt, toma o dinheiro emprestado a 12% ao ano, e aplica este dinheiro nos bancos de Nova York que pagam 1% ao ano. Pergunta: Quem paga a diferença ? Oras, os salários inflacionados sem produtividade. Óbvio. Aumenta-se os impostos sobre tudo: gasolina, consumo, remédios, para se fazer "caixa". Como o mundo não confia em bandidos, é óbvio que os bandidos tem que pagar muuuito para terem credito. Como o brasil é governado por bandidos, todos os investimentos sólidos (fabricas de pneus, vidraçarias, estofamentos, fundições) saem do país e vão para lugares mais seguros. O que sobra ? Nunca vi tanto boteco como agora. Nem vi tantos cabeleireiros e depiladores como agora. Nunca vi tanto emprego de limpeza como agora. oras, o mundo está investindo em novas tecnologias, mas, aqui: parecemos uma grande Bombaim. Faltam pessoas para manipular máquinas nas fazendas. Aonde tem fila no brasil ? Oras nas lotéricas. Qualquer dia, qualquer hora, tem fila nas lotéricas, ou seja: patrões que dão emprego, estão caindo fora, mas, a sorte, o bilhete premiado...

    • Onda Vermelha Postado em 14/Oct/2014 às 13:11

      Ricardo aumentar a "produtividade" arrochando salário é a velha receita de "esperar o bolo crescer para depois dividir" que NUNCA era dividido. Deve-se aumentar a "produtividade" pela melhoria da qualificação da mão-de-obra. Em apenas 4 anos mais de oito milhões de pessoas se qualificaram "gratuitamente" via Pronatec, e nos próximos 4 anos mais 12 milhões de pessoas também serão treinadas. Isso sem falar no aumento da qualificação através da grande expansão nas vagas no ensino superior e do Ciência Sem Fronteiras. "Nem vi tantos cabeleireiros e depiladores como agora". Logo se vê que você somente acha que quem deve se embelezar uma certa parcela da sociedade. Não é mesmo? O povão teve uma aumento substancial da renda e está gostando disso. Hoje, somos um país majoritariamente de "classe média" segundo o IBGE. Por isso está frequentando salões de beleza e academias de ginástica. Só não vê quem não quer?

  11. poliana Postado em 14/Oct/2014 às 10:38

    Essa eh apenas a ponta do iceberg! Deus nos proteja do psdb!!!!

  12. Vanderlei Postado em 14/Oct/2014 às 12:37

    DILMA 13 - Galera conversando com ANTI PTista de carterinha os mesmos alegam que Aécio foi contra os Valores de R$ 545,00 e queria o valor de R$ 600,00. Que este argumento é apenas retórica. Vamos então melhorar este argumentação para que não haja mal entendido.

  13. Onda Vermelha Postado em 14/Oct/2014 às 12:48

    Cara você não se envergonha de mentir aqui, não? Os tucanos foram contra a política de valorização do salário mínimo. Seu ex-futuro ministro Armínio Fraga já declarou(Tá gravado no YouTube!) que ele está "muito alto". Os tucanos e seus aliados foram contra o BF, o Prouni, o Mais Médicos, o Enem, etc, etc, etc, e você tem a cara-de-pau de negar tudo isso. Agora aguenta!

    • Onda Vermelha Postado em 14/Oct/2014 às 14:08

      Armínio Fraga "tocar o povo"? Carlos não viaja! O cara é um tecnocrata insensível que entregou o país ao Lula com a inflação a 12,5% e o desemprego a 12,6%! Quebrado e devendo ao FMI e ao Clube de Paris! E com uma baita crise de racionamento de energia. Com reservas cambiais de US$ 37.6 bilhões de dólares. Hoje, são de US$ 378.5 bilhões de dólares. Dez vezes maior! Quer mais? Ah, já sei! A crise em 2002 foi "culpa" do Lula! Olhe que beleza! O Ministro Guido Mantega arrebentou com o seu "ídolo" tucano Armínio Fraga, o "exterminador do futuro" do Aécio Neves(PSDB) na Globo News Miriam Leitão. E ainda trouxe a memória dos ouvintes os “belos números” da economia do Governo FHC. O Armínio ficou, nitidamente, desconfortável a ponto de falar em "fetiche" de se voltar ao passado quando o Mantega fazia as comparações. Não percam a reprise! Vale a pena! Háháhá! Veja em http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/10/guido-mantega-e-arminio-fraga-debatem-no-globonews-miriam-leitao.html

  14. Onda Vermelha Postado em 14/Oct/2014 às 12:54

    O Tamaki já esclareceu, mas uma pergunta não quer calar. Você não se envergonha de mentir aqui, não? Os tucanos não foram só contra a política de valorização do salário mínimo. Seu ex-futuro ministro Armínio Fraga já declarou(Tá gravado no YouTube!) que ele está "muito alto". Os tucanos e seus aliados foram contra o BF, o Prouni, o Mais Médicos, o Enem, etc, etc, etc, e você tem a cara-de-pau de negar tudo isso. Agora aguenta!

  15. GILBERTO MENDES ROSA Postado em 14/Oct/2014 às 14:26

    Esse Aécio é um artista, mentiroso, dissimulado, cara de pau, os aposentados na era Deus me livre, FHC era tratado de vagabundos, agora vem esse contrabandista de "diamantes " hobby, falar em aumento real do salário mínimo, demagogo sem vergonha, votando contra ele no congresso nacional, o seu cabo eleitoral, falastrão - FHC , falando que quem vota em Dilma é ignorante, disformado e nordestino, só na era FHC, vamos citar uma das privatarias, Vale do Rio Doce, vendido a preço de banana pobre, pela bagatela de 3,3 bilhões, na realidade seu valor venal passada de 150 bilhões, do dia para a noite, fruto de trabalho dos intermediários, nasceu vários bilionários e milionários, neste País chamado Republica Federativa do Brasil, sou ignorante sim, voto PT, quem sabe o Ezinho de ligação possa calar Aécio, o FHC tem tanto ódio do LULA que fala que ele prestará conta a Deus, um desejo imenso da sua morte, quem deveria partir primeiro FHC você sabe?

  16. Andre CdE Postado em 14/Oct/2014 às 17:11

    São tds a mesma porcaria. O PT, por exemplo, votou contra a reeleição e agora não quer largar o osso. Isso o PP não publica, né???

  17. HENRIQUE TAVARES Postado em 15/Oct/2014 às 09:03

    Postei um comentário aqui, nada ofensivo, mostrando que a informação vinculado neste site é completa (comentário que, aliás, não foi divulgado pelo site). Incompleta porque Aécio votou sim contra o aumento de R$545, mas tão somente porque foi a favor que o salário mínimo fosse para R$560, ou seja, mais do que havia sido proposto. Daí eu pergunto: Por que o pragmatismo também não veiculou tal informação? Esperteza? Malandragem? Imoralidade? Por que não postou meu comentário anterior, em que eu falava justamente sobre isso, e ainda compartilhei links comprovando? Quando o assunto é corrupção, PT e PSDB estão concorrendo em pé de igualdado. Ambos não merecem ascender ao poder. Contudo, o diferencial acaba sendo exatamente este: as mentiras, as falcatruas, as imoralidades, as informações distorcidas. Ora, como vou exigir que os detentores do poder ajam com moralidade se eu, eleitor, sou o primeiro a me servir de subterfúgios para convencer terceiros em quem votar? Por isso meu voto é Aécio 45. Meu voto é dele porque Dilma apoia governos autoritários como Cuba e Venezuela, que estão em retrocesso social e econômico; porque Dilma sugere um "diálogo" com grupos terroristas, como o islã; porque eu creio na alternância do poder, e já está mais do que na hora trocarmos de partido; porque como gestora pública ela é péssima. Em suma, se a corrupção é marca registrada dos dois lados, meus pontos diferenciais para votar em Aécio são exatamente esses preteritamente citados. Fora Dilma, e leve o PT junto!

  18. Marcos Vinicius Postado em 15/Oct/2014 às 09:23

    Só não vê que esse homem não serve pra ser presidente quem não quer. É muita cegueira diante de fatos concretos contra ele.

  19. S.Bernardelli Postado em 13/Nov/2014 às 15:25

    Ele esquece que o povo agora assisti TV senado e TV câmara e tudo que todos falam, fazem e votam o povo esta vendo,ele esquece que principalmente os ignorantes tanto dos dois partidos que são desinformados tem teve paga com acesso aos programas acima. Ele pensa que com esse comportamento que tento vai receber a faixa presidencial em 2018.Hoje as pessoas não votam mais em partidos votam pessoas.Em 4 anos muitas águas vão rolar e só quero ver se essa oposição vai aguentar ser essa oposição agressiva... A reforma politica tem que vir logo.

  20. S.Bernardelli Postado em 13/Nov/2014 às 15:29

    onde se lê teve paga leia-se TV paga

  21. Michel Postado em 11/Jul/2015 às 14:58

    Ele votou contra um salário mínimo mais baixo, e a favor da segunda proposta cujo o salário aumentaria mais. Larguem de ser manipuladores mentirosos.

  22. Brasil de Abreu Postado em 26/Dec/2015 às 12:40

    Richa no Paraná, aquele que colocou a PM para agredir professores escandalosamente, agora demite uma quantidade significativa de professores para coibir que o povo se instrua e enxergue a verdade.

  23. Paulo Santos Postado em 27/Feb/2016 às 15:13

    Falam do PT, mas todos estes anos nos governos Lula e Dilma o salario minimo foi valorizado, o PSDB nunca valorizou o trabalhador brasileiros e servidor público principalmente.