Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 17/Oct/2014 às 10:36
12
Comentários

Aécio caluniou irmão de Dilma no debate do SBT

Aécio Neves caluniou o irmão de Dilma no debate do SBT. Matéria do insuspeito jornal O Globo mostra realidade diametralmente diferente da vociferada pelo candidato do PSDB

igor rousseff irmão dilma
Dilma Jane com o filho, Igor, o marido, Pedro Rousseff, e a futura presidente Dilma Rousseff

Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

Quase no final do primeiro bloco do debate do SBT/UOL entre os candidatos a presidente, Aécio Neves acusou o irmão de Dilma Rousseff de ser funcionário fantasma do ex-ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel, eleito governador de Minas Gerais no primeiro turno.

“A senhora conhece o senhor Igor Rousseff? O seu irmão foi nomeado por Fernando Pimentel e nunca apareceu para trabalhar. A diferença é que minha irmã trabalha muito e não recebe nada. O seu irmão não trabalha nada e recebe muito”, disse o tucano.

De fato, Igor trabalhou no governo Pimentel no primeiro ano de seu mandato como prefeito de Belo Horizonte. Porém, nunca houve registro das acusações de Aécio. O que há é relato insuspeito do jornal O Globo que mostra realidade diametralmente diferente da vociferada pelo candidato do PSDB sobre o irmão de Dilma.

Abaixo, matéria do jornal em questão publicada em 4 de janeiro de 2011, logo após a posse de Dilma, e “atualizada” em 4 de novembro do mesmo ano. Confira abaixo, leitor, se o que o jornal relata bate com as calúnias irresponsáveis de Aécio no debate SBT/UOL.

igor rousseff irmão dilma

Aécio e nepotismo

O candidato Aécio foi contratado para trabalhar na Câmara dos Deputados, que fica em Brasília, enquanto ainda morava no Rio de Janeiro, em 1980. Na época, ele tinha 19 anos. Ele disse que cuidava da agenda do deputado Aécio Ferreira da Cunha – seu pai – que exercia mandato no Partido Democrático Nacional (PDS), sigla sucessora da Arena, legenda criada pela ditadura militar.

Já a irmã de Aécio Neves ocupou o cargo de presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), entre 2003 e 2013. Andrea também foi coordenadora do Grupo Técnico de Comunicação Social da Secretaria de Governo de Minas Gerais, criado em 2003 para “coordenar, articular e acompanhar a alocação de recursos financeiros aplicados em publicidade na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo estadual”.

A família de Aécio é proprietária da Rádio Arco Íris, retransmissora da Jovem Pan em Belo Horizonte, e as rádios São João e Colonial, de São João del Rei, além do semanário Gazeta de São João del Rei. Aécio é sócio da Arco Íris com a irmã, Andrea, e a mãe, Inês Maria Neves Faria.

A propriedade da Arco Íris veio à tona, quando, em abril de 2011, o senador teve a carteira de habilitação apreendida durante uma blitz da Lei Seca no Rio. Ele dirigia um Land Rover, comprado no ano anterior em nome da emissora.

Além de Andrea, Aécio empregou quatro primos e um tio durante seu governo em Minas: Fernando Quinto Rocha Tolentino (primo de Aécio), nomeado, em 2007, assessor do diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/MG); Guilherme Horta (primo) era assessor especial de Aécio quando este era governador de Minas(2005); Tânia Guimarães Campos (prima de Aécio) foi nomeada, em 2008, para cargo comissionado no Poder Executivo de Minas Gerais como Conselheira; Frederico Pacheco de Medeiros (primo)  foi nomeado Secretário Adjunto de Governo em 2006, e atualmente ocupa o cargo de Diretor de Gestão Empresarial da Cemig; Tancredo Augusto Tolentino Neves (tio de Aécio) ocupou o cargo de Diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Geraisem 2008; Oswaldo Borges da Costa Filho (genro do padrasto do governador) era diretor presidente da Codemig em 2006.

com Revista Fórum

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 17/Oct/2014 às 10:43

    O funcionário fantasma do nepotismo cruzado; A irmã que trabalha por caridade. Dilma se perdeu geral ontem. Achei que Dilma tinha ído bem no debate da band. mas ontem meteu os pés pelas mãos.

    • Onda Vermelha Postado em 17/Oct/2014 às 12:02

      Pereira não seja leviano! Como você pode falar em "funcionário fantasma" se o cara trabalhou efetivamente e não se tem nenhum relato concreto do contrário? Também não se pode falar em "nepotismo cruzado" porque, entre outras coisas, o Igor Rousseff não ocupou esse cargo no mesmo período em que a Dilma esteve na Presidência. Outra coisa! Acreditar na ideia tosca de que a Andréa Neves trabalhava por "caridade" é risível. Decisivamente, o Aécio não transmitiu credibilidade alguma, principalmente, entre os mineiros que os conhecem muito bem. Ok?

      • Liss Postado em 17/Oct/2014 às 18:20

        Até onde sei a irmã de Aécio não foi a "déspota" que se comprometeu e cumpriu com "mão de ferro" punições contra jornalistas de oposição a Aécio? Me corrijam se eu estiver errada.

  2. Lukas Postado em 17/Oct/2014 às 11:44

    Hipocrita! A "mídia golpista" é feita também de bons jornalistas. A mídia golpista, caso você não saiba, finge jogar dos dois lados para garantir que seja legitimada como "imparcial". A maior prova de que a mídia é golpista é o Manchetômetro, que demonstra com dados científicos a parcialidade da imprensa brasileira. Não seja hipócrita, seja honesto.

  3. Onda Vermelha Postado em 17/Oct/2014 às 12:03

    Denúncia: Esse pequeno documentário de 8 minutos de duração trata das relações entre o Governo de Minas Gerais e a mídia no país, Rede Globo à frente, e de como ele se utiliza de seu poder econômico para conter críticas e assim, construir a imagem do Governador Aécio Neves através de investimentos publicitários. Por favor, divulguem! Ainda há tempo de evitar que um farsante como o Aécio Neves chegue a Presidência do Brasil. Veja em http://www.youtube.com/watch?v=BixdPe_Jqxw

  4. Rogério Generali Postado em 17/Oct/2014 às 12:47

    EI PESSOAL PAREM DE DISCUTIR SOBRE POLITICA, NEPOTISMO, ACUSAÇÕES... MORO EM MINAS SEI COMO ELE É... SEI TAMBÉM COMO ELE FAZ... EU NÃO VOTO NELE... E OS MINEIROS TAMBÉM NÃO!!!

  5. eu daqui Postado em 17/Oct/2014 às 12:51

    Mas que diabos precisa de debate entre dois governos que a gente já conhece? Não há nada de novo: 8 anos de rapina tucana e 12 de nazivitimismo. Além do que: VENCE DEBATE QUEM ATACA MELHOR E NÃO QUEM GOVERNA MELHOR. Por isso não assisto.

  6. Pereira Postado em 17/Oct/2014 às 13:05

    tá feia a coisa eu daqui. Precisamos escolher entre satanás da maçonaria X Belzebu neo comunista.

    • Salomon Postado em 17/Oct/2014 às 14:14

      Pereira, não precisa escolher, basta ir sacudir as penas noutros pombais. Dê preferência à Grécia, Itália ou Espanha.

    • Denisbaldo Postado em 17/Oct/2014 às 19:01

      Eu amo meu pais e continuarei amando-o, mesmo se o Aspirador Neves vencer. Jah os coxinhas de padaria...vivem as moscas.

    • Carlos Postado em 17/Oct/2014 às 22:11

      Ele talvez nem seja maçom, maçonaria é mais sábia tem séculos sabe o que é melhor para o continente e não apenas para o Brasil.

  7. Jorge Bengala Postado em 17/Oct/2014 às 22:45

    Ele foi indicado pelo Pimentel pelo próprio mérito ou porque é irmão da Dilma? E a irmã do Aécio não pode ser voluntária? Porque? Ele recebe salário e ela não. Tem uma grande diferença.