Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 11/Sep/2014 às 23:50
3
Comentários

Caso Wikipédia: servidor que alterou perfis é identificado

caos wikipédia miriam leitão

A Casa Civil da Presidência informou nesta quinta-feira (11) que foi identificado o servidor público responsável pelas alterações nos perfis da enciclopédia virtual Wikipedia dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg. Segundo a pasta, a Comissão de Sindicância Investigativa identificou Luiz Alberto Marques Vieira Filho como autor das mudanças. Ele é servidor público de cargo efetivo da carreira de finanças e controle.

De acordo com nota da Casa Civil, será aberto processo administrativo disciplinar sobre o caso, mas Luiz Alberto já solicitou desligamento do cargo que atualmente ocupa, chefiando a Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Na época das alterações, o servidor era assessor da Secretaria de Relações Institucionais, pasta que funciona nas instalações do Palácio do Planalto. O inquérito continua e, como Vieira Filho é um servidor concursado, ele pode ser demitido.

Veja também: Caso Wikipédia será novo tema da campanha eleitoral

A denúncia da alteração dos perfis dos dois jornalistas na enciclopédia virtual foi feita no dia 8 de agosto pelo jornal O Globo. Segundo a reportagem, foram incluídas, na Wikipedia, críticas às atuações dos profissionais como comentaristas econômicos, em maio do ano passado.

No mesmo dia, a Secretaria de Administração da Presidência da República informou, em nota, que iria apurar o uso da rede de internet do Palácio do Planalto para alteração de perfis de jornalistas. No dia seguinte, a presidenta Dilma Rousseff classificou o ato como inadmissível.

Agência EBC

Recomendados para você

Comentários

  1. Joao Batista Postado em 12/Sep/2014 às 08:15

    Sim, então, agora vão explorar isso mais um bocado... e agora vão criar o que, uma lei definindo quem pode alterar o perfil de pessoas públicas na wikipedia? Talvez deva-se alterar a natureza da wikipedia e fechá-la para perfis chapa branca apenas...

  2. Ilha Postado em 12/Sep/2014 às 10:33

    Visão bem simplista acima, o problema não é o funcionamento do sistema da Wikipedia, ou seja, não é um problema de perfil, ou de a enciclopedia poder ser alterada. O cerne do problema está no fato de ter sido alterado por um funcionário público em exercício de sua atividade e dentro do palácio do planalto.

  3. André Postado em 12/Sep/2014 às 10:49

    Faltou dizer que ele era do PT