Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 23/Sep/2014 às 20:41
33
Comentários

Dilma cresce e Marina vê aproximação de Aécio, revela Vox Populi

Dilma abre 18 pontos de vantagem e, desde que Marina entrou na disputa, é a primeira vez que um instituto aponta a possibilidade de a eleição ser definida ainda em 1º turno

dilma marina aécio vox populi
Dilma, Marina, Aécio pesquisa Vox Populi (Imagem: Pragmatismo Político)

A nova pesquisa Vox Populi para a eleição presidencial, divulgada na noite desta terça-feira (23), apresenta números nada favoráveis para Marina Silva (PSB), ao passo que Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) confirmam tendências de crescimento. Em relação ao candidato tucano, ainda em terceiro lugar em todas as pesquisas eleitorais, resta saber se terá forças para ultrapassar a candidata do PSB na reta final de campanha e substituí-la como o adversário da atual presidente numa possível disputa de segundo turno.

Dilma Rousseff: 40%
Marina Silva: 22%
Aécio Neves: 17%
Brancos e nulos: 6%
Indecisos: 12%

Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) têm 1% cada. Os demais candidatos não chegaram a 1%.

Esta é a primeira vez, desde que Marina Silva substituiu Eduardo Campos, que um instituto de pesquisa aponta a possibilidade de a eleição ser definida ainda no primeiro turno. A vantagem de Dilma sobre Marina, de acordo com o instituto, é de 18 pontos percentuais.

Na pesquisa anterior, Dilma tinha 36% da preferência do eleitorado, contra 27% de Marina e 15% do candidato do PSDB. Naquela ocasião, os votos brancos e nulos eram 8%, e os eleitores indecisos totalizavam 12%.

SEGUNDO TURNO

Dilma Rousseff vence Marina Silva no segundo turno por 45% a 39%. Levando em consideração todos os levantamentos anteriores de todos os institutos de pesquisa, essa é a primeira vez que Marina perde para Dilma em uma disputa de segundo turno. O Vox Populi também simulou um confronto entre Dilma e Aécio. Neste cenário, a candidata do PT tem 49% contra 34% do tucano.

A consulta foi feita entre os dias 20 e 21 de setembro

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Postado em 23/Sep/2014 às 21:04

    Eles fizeram essa pesquisa na sede do PT?

    • Lúcia Postado em 23/Sep/2014 às 21:12

      Certamente não foi nos Jardins, Moinhos de Ventos, Copacabana, Alphaville, Largo Norte, etc, etc.

    • Rogério Postado em 23/Sep/2014 às 21:28

      A sede do PT estava vazia no momento da pesquisa. Estávamos todos na militância! Rumo à vitória no primeiro turno!

      • Luiz Mattos Postado em 24/Sep/2014 às 00:45

        Muito bem, mostre aos tucanos a garra desta militância.

      • Eduardo Postado em 24/Sep/2014 às 13:05

        É isso aí, companheiro, temos que perguntar ao que disse essa sandice quanto é que ele tá levando, nós não levamos nada, nós temos convicção do que é melhor para nós é para o Brasil... DILMA tem o povo do lado dela e até porque ela é parte dele, coisa que o "AVIÃO FANTASMA" e o "AEROPORTO NAS TERRAS DO TITIO", não são... Vai ser no primeiro turno, e será mais uma economia para nosso país....

    • Luiz Postado em 23/Sep/2014 às 21:30

      Não Thiago, dentro do Psdb e no Psb.

    • Irisson Postado em 24/Sep/2014 às 00:09

      Sim, no Brasil!

    • Sergio Postado em 24/Sep/2014 às 20:38

      Thiago, se a pesquisa evidenciasse outra tendência você estaria questionando? Você está com os PIG?

    • Tatiana Postado em 25/Sep/2014 às 09:25

      Com certeza, só lá pra ter esse resultado! Não sou influenciada por essas pesquisas, sou 45 até o fim!

    • Antonio Palhares Postado em 25/Sep/2014 às 17:58

      Ja começamos ver quem tem café no bule.O povo não vai abrir mão das conquistas sociais.De tudo que melhorou neste País.Dos programas estratégicos.Do reequipamento da nossas forças armadas.Não queremos mais FMI monitorando nossas contas e mandando cortar verbas para educação,transporte,saúde.E vendendo patrimonio do nosso povo para os amigos a preço de bananas.VA DE RETRO PSDB ET CATERVA.|Mesmo com esta imprensa "PIG" sem vergonha e partidária contra. Vamos ganhar.

  2. Eduardo Postado em 23/Sep/2014 às 21:11

    Me poupe, Thiago!

  3. Zé Antônio Postado em 23/Sep/2014 às 21:11

    Iiiiiihhhh... Coitado do Aécio e da outra HAHAHA

  4. Carlos Postado em 23/Sep/2014 às 21:13

    Resultado bem diferente do divulgado tb hj pelo Ibope. Ambas as pesquisas, porém, mostram algo inquestionável: a tática do terror adotada pelo PT deu certo.

    • Luiz Postado em 23/Sep/2014 às 21:34

      Terror? Nada perto do que os membros PIG vem fazendo nos últimos anos.

    • Rogério Postado em 23/Sep/2014 às 21:45

      Esta história do medo me fez lembrar de uma brincadeira no programa do Sílvio Santos. "Você quer trocar um carro por uma chupeta?". O participante não ouvia a pergunta e às vezes respondia às escuras: SIM! A diferença é que nestas eleições quem consegue ouvir responde NÃO. O povo não quer trocar as conquistas por promessas vazias. E quando alguém tentar alertar que o carro é melhor que a chupeta dizem que isto é campanha do medo!

      • Luciano Postado em 24/Sep/2014 às 09:55

        É boa a analogia. É tanta gente falando besteira e se permitindo levar por qualquer bosta que chega a dar medo. É em períodos eleitorais como o atual que podemos medir o grau de consciência de grande parte do nosso povo. O óbvio ululante, ninguém quer ver. Preferem ficar em sua cegueira do que abrir os olhos. Isto exigiria que estas pessoas pensassem, e aí é pedir demais. Vai lá Dilma. Você é D+.

      • Luciano Postado em 24/Sep/2014 às 10:09

        "Nunca antes na história deste país" vimos algo semelhante ao que está acontecendo nestas eleições. Pela primeira vez, de forma decisiva, o advento internet está fazendo toda a diferença. Este mesmo instrumento, tão bem usado pela mídia PIG para promover todas as barbáries do legítimo movimento popular acontecido no ano que passou, com o intuito de desmoralizar o governo, se volta contra esta mesma mídia e mostra toda a sua força. Quem está decidindo as eleições deste ano não é mais a Globobosta e sim, o farto material elucidativo que circula pela web. Finalmente estamos vivendo momento histórico, de verdadeira conscientização e formação política saudável (apesar da baixaria toda). Nosso povo está querendo saber mais e com clareza o que está por traz, nas entrelinhas dos acontecimentos políticos. Isto é saudável e deve-se desejar que aconteça. Sem dúvida, analisando todas as informações que estão aí para quem quiser se esclarecer, só há uma alternativa lógica para a presidência da Republica: DILMA ROUSSEFF - 13

    • André Postado em 24/Sep/2014 às 08:44

      O Choro é livre. Engraçado que a mídia não fala mais nas pesquisas eleitorais como antes, porque será?????

  5. Karina BB Postado em 23/Sep/2014 às 21:13

    Não voto em evanjegues nem que vaca tussa KKKKKKK

    • Rogério Postado em 23/Sep/2014 às 21:53

      Eu penso que existem dois tipos de evangélicos: os que doam 10% e os que recebem 10%. Colocar na Presidência qualquer integrante de um dos dois grupos é muito perigoso. É campanha do medo mesmo! Quem não escuta cuidado, escuta!

  6. Deisi Postado em 23/Sep/2014 às 21:44

    Essa pesquisa vem demonstrar, que o povo não é bobo e Marina Silva deixou cair sua mascara. Ela mudou de partido três vezes, e diz que essa é sua nova política; Viajou no jatinho sem dono, e diz que essa é sua nova política; Voltou atrás depois de 24 horas em relação aos direitos dos gays porque seu guru malafaia mandou, e diz que essa é sua nova política; Marina chorou, porque sua mascara caiu por tantas contradições, e diz que essa é sua nova política; Marina Silva recebe o apoio de militares da ditadura, fundamentalistas religiosos e socialites. Marina Silva, você não convence ninguém de que é uma segunda via e muito menos que representa uma nova política.

    • Rosilane Postado em 23/Sep/2014 às 23:49

      Concordo Deisi, Marina Silva sonha ser o "Lula de saias". Com histórias de vida parecidas na origem, mas sem a densidade e o estofo político do petista, foi traída pelo maior dos pecados capitais, a vaidade. Ou ela desconhece a gravidade do que está defendendo, como a independência do BC, a irrelevância do pré-sal e o governo dobrais ao largo dos partidos políticos - o que seria assustador, ou ela se bandeou conscientemente para a direita porque viu nela a chance de realizar sua agenda pessoal de alcançar a presidência da república, cargo máximo na hierarquia política de um país. Essa hipótese seria ainda mais terrível. Marina Silva, ex-PT, o que você vai fazer com as bandeiras que por muitos anos e até há pouco tempo defendia no partido????

      • Deisi Postado em 24/Sep/2014 às 09:51

        Rosilane, concordo com você. Marina sempre sonhou ser o Lula de saias, mas como o Lula é um visionário descartou a fadinha da floresta, foi ai que ela se rebelou. Mudou de partido, saiu candidata em 2010, até então conserva sua história linda de vida, mas depois dos 20 milhões de votos, nasceu uma nova Marina Silva, deixou-se dominar pela arrogância, e deu no que deu, fala em 'nova política' mas representa e recebe apoio do que há de mais velho no país. Jogou sua história no lixo, ela que pretendia ser o Lula de saias, não passa de um Collor de saias piorado, pelo menos o Collor tinha carisma.

  7. Poliana Postado em 23/Sep/2014 às 22:02

    Cara, vou dormir mais feliz hoje! Obrigada pela notícia Pragmatismo! Vai dar tudo certo!

  8. Mauricio Augusto Martins Postado em 23/Sep/2014 às 22:12

    Na boa, não acharia coisa de outro mundo ter DILMA disparada na frente lógico, pelos seus próprios méritos e da compreensão do Brasileiro que olha para o Brasil de TODOS, sem preconceito nem ódio. Vê que quem GANHA somos nós mesmos. Ser seguida, por estarem disputando um primeiro mandato, a Luciana Genro e o Eduardo Jorge, dai teríamos a certeza que o Brasil se desvencilhou de vez da Colonização e da Ignorância. Mas existe o PIG e este teve 4, 8, 12 anos para fazer Campanha Aberta e sem nem um pingo de pudor ou escrúpulos aos de barriga de aluguel da direitona-furiosa, como foram em todos os Golpes que o Brasil já amargou, canalizando e colocando o "guizo" neste "gato", poderemos melhor anteceder o próximo e Urgente debate do que atrapalha o Nosso Caminhar, destrói a Cultura e a Educação, funcionando contra as Instituições, a Lei e a Ordem, impossível caminhar desta forma, formando coxinhas como potenciais agressores e psicopatas, que esgarçam o tecido Social como um todo... maumau

    • Eva Nicácio Postado em 24/Sep/2014 às 08:36

      Procuro lembrar a todos que duvidam: O Brasil tem 514 anos O Brasil teve 320 anos de escravidão E nos anos restantes, ou seja, em 194 anos o Brasil está no 3º governo trabalhista: Com Getúlio que foi "suicidado" em 1954 (golpe); Com Jango que culminou na Ditadura Militar em 1964 (golpe); e, atualmente com o PT. Precisamos de mais PT para diminuir a desigualdade social.

  9. Natália Postado em 23/Sep/2014 às 23:03

    Nunca deixei de acreditar nessa possibilidade!

  10. Rosilane Postado em 23/Sep/2014 às 23:33

    Putz, tem gente incapaz de perceber e analisar a própria realidade que vivência, precisa que alguém faça isso por ele e repercute a verdade dos outros, mesmo que essa verdade não se encaixe na cena econômica e política dos últimos doze anos. Como não ver os avanços sociais gente?? Esse pessoal é míope??Cego, surdo ou burro?

    • João Paulo F. de Assis Postado em 24/Sep/2014 às 09:12

      O pior Rosilane é que todas estas melhorias que o governo do PT proporcionou ainda são usadas contra o PT, que é acusado de dar dinheiro a vagabundo. Vi uma senhora comentar que o povo da roça vai no mercadinho ao lado da casa dela comprar verduras, legumes e frutas. É tudo jogado nas costas do PT. Só não se disse que essas pessoas não estão plantando por preguiça, e sim porque plantaram eucaliptos, que tem um potencial de deixar a terra arrasada. Terra onde se planta eucaliptos não dá mais nada, sem contar o prejuízo de acabar com as nascentes. É o chamado deserto verde. Aí os tucanos começam a dizer que o PT ensinou o povo a ser vagabundo, que ninguém quer mais trabalhar para receber bolsa família. Eu já perguntei a um desses se ele me acha tão idiota a ponto de pensar que eu vou acreditar numa história de pessoa que deixa de ganhar mais para ganhar menos.

      • Deisi Postado em 24/Sep/2014 às 12:32

        Eu já disse para uma pessoa que grita que a Bolsa Família sustenta vagabundos, pare de trabalhar, doe tudo que tem, é só cumprir todos quesitos de um beneficiário e viver no bem bom. É fácil falar quando se tem o que comer e só passar fome quando se faz dieta. Bando de hipócritas!

  11. Eribaldo Postado em 24/Sep/2014 às 08:16

    Atualmente existem 5.570 municípios em todo território nacional. As pesquisas apresentadas em vários meios de comunicação englobam números entre 120 a 250 aproximadamente... Quão representativas serão essas pesquisas? Acredito que o eleitor deve fazer suas escolhas baseadas no que melhor representa suas convicções e desejos e não ir na onda das pesquisas!!!

  12. Salomon Postado em 24/Sep/2014 às 08:44

    A Marina segue triste, obscura e recurvada, como um ponto de interrogação.

  13. Ana Gama Postado em 24/Sep/2014 às 15:34

    VAI BRASIL! COM DILMA! A presidente Dilma Rousseff fez nesta quarta-feira o discurso de abertura da 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos. Ela destacou para os mais de 120 chefes de Estado e de Governo presentes no encontro os avanços em políticas sociais, educação e democracia durante seu governo e do seu antecessor LULA. Guenta minoria raivosa.