Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mobilidade Urbana 15/Sep/2014 às 13:14
14
Comentários

Uma professora da PUC, um senador e o ódio aos ciclistas

Professora da PUC chegou a dizer que ciclofaixas são "encomenda do diabo" e, pela cor vermelha, representam uma "propaganda comunista do PT". Já o senador Aloysio Nunes reclama que as faixas incomodam os moradores ricos de Higienópolis

ciclofaixa bicicleta são paulo mobilidade
Bicicleta e ciclofaixa: coisa de comunista (divulgação)

Kiko Nogueira, DCM

A inauguração de ciclovias pela prefeitura paulistana despertou mais uma vez o monstro do ódio aos ciclistas. Você pode dar ao senador Aloysio Nunes o crédito pelo primeiro disparo nessa nova cruzada.

Na semana passada, Aloysio contou que foi a uma padaria e encontrou alguns cidadãos insatisfeitos. Escreveu no Twitter: “Delírio autoritário de Haddad: esparrama ciclofaixas a torto e a direito, provocando revolta nos moradores de Higienópolis”.

Uma professora de semiótica da PUC, Lucia Santaella, foi mais longe. No Facebook, alertou para o fato de que o vermelho é “uma descarada propaganda do PT”, provavelmente uma encomenda “do diabo em pessoa”.

VEJA TAMBÉM:
A grande cidade que se prepara para tirar os carros das ruas
Conheça 5 cidades que pensam nos ciclistas

Lucia acha que faixas para bicicletas não têm utilidade em “ruas íngremes, impossíveis de serem pedaladas nem mesmo por campeões olímpicos”. Lembra ainda do efeito desse tom sobre nosso sistema nervoso central.

Há uma séria animosidade contra ciclistas. De acordo com a CET, morre um por semana em São Paulo.

Nosso diretor de TI Tiago Mendes Tadeu já levou algumas fechadas. Numa dessas ocasiões, resolveu fazer um boletim de ocorrência. Passou uma tarde inteira na delegacia sendo completamente ignorado. Quando quando alguém se recordava de sua presença no barquinho de cimento, era ridicularizado.

Os talibikers, como eram chamados, voltaram à moda. Graças a gente como Aloysio e a professora Lucia, a coisa deve piorar.

Para poupar o esforço de encontrar motivos para a guerra, o site Courier Mail elaborou uma lista de razões para odiá-los:

Ciclistas andam em bandos

Eles foram descritos como “baratas da estrada”, uma ameaça em duas rodas à civilização. Andam em grandes grupos e atravancam as ruas, atrasando os motoristas que respeitam a lei em seu trajeto diário.

Ciclistas não obedecem as regras

As pessoas em bicicletas não respeitam farois vermelhos, ultrapassam em momentos inapropriados, não dão sinal e geralmente ignoram a maior parte do Código de Trânsito. Ao contrário dos motoristas.

Ciclistas são muitos rápidos

Não há nada pior do que rastejar 10 quilômetros por hora no trânsito e ser ultrapassado por eles. Nada.

Ciclistas usam roupas ridículas

É o problema da lycra. Eles não estão disputando o Tour de France, são velhos e gordos. Podemos ver seu cofrinho.

Ciclistas são muito silenciosos

Basta perguntar a qualquer pedestre com um iPhone colado em seus ouvidos que já tenha sido atingido por um.

Ciclistas são presunçosos

Ninguém se importa se estão salvando o planeta, não contribuindo para as emissões de gases de efeito estufa. Pelo menos os motoristas não se molham quando chove.

Ciclistas são livres

Nós invejamos sua liberdade. Nós invejamos o fato de que enquanto os nossos músculos definham por não ser utilizados quando estamos sentados completamente imóveis em um engarrafamento fedorento durante várias horas do dia, os ciclistas passam do nosso lado indo em direção sabe-se lá de onde.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Martin Postado em 15/Sep/2014 às 13:36

    Que decepção Dra. Lucia, talvez seja exatamente por pensamentos como esse que a semiótica esteja em desuso desde o fim da década de 80. Comentários assim me fazem refletir se se é tão difícil ver as coisas sem carregar conceitos antinaturais pré-definidos.

  2. poliana Postado em 15/Sep/2014 às 14:47

    Lá vem o discursozinho da velha ameaça comunista! Ninguém merece tamanha estupidez meu deus! Qta merda dita por esses tucanos!!! Mas o q esperar dessa corja né?

  3. Sarah Postado em 15/Sep/2014 às 16:14

    ''pela cor vermelha, representam uma "propaganda comunista do PT'' kkkkkkkk Imagina o que ela não vai falar qdo descobrir que sangue é vermelho kkkk

  4. Jonas Schlesinger Postado em 15/Sep/2014 às 16:15

    Aqui na minha cidade a ciclofaixa falta e os ciclistas usam as pistas comuns. Ô povim esse paulista que, além de ser extremamente preconceituoso com nordestino, ainda reclama de barriga cheia affffff

  5. BMX Death Postado em 15/Sep/2014 às 16:17

    Realmente somos as baratas do asfalto e vai piorar !!! fodam-se mostoristas !!! foda-se a gasolina !!

  6. Júlia Postado em 15/Sep/2014 às 17:24

    Essas faculdades paulistas estão sem professores decentes para contratar? Já não basta aquela professora da PUC que tem preconceito com pessoas que não se vestem "apropriadamente" para ir viajarem de avião, agora essa da USP (e da PUC, de quebra) vem falar uma merda dessa? Tá "flórida" mesmo, o que esperar do país com professoras como essas nas universidades... Gentinha mais ridícula. Sobre as ciclofaixas, seria bom se o trânsito não fosse tão perigoso para os ciclistas, e assim estimulasse mais pessoas a usarem as bicicletas, para que então elas fossem mais úteis.

  7. William Esquerda Postado em 15/Sep/2014 às 17:29

    Jonas, a coisa em SP é tensa, temos uma das maiores frotas de carro do mundo, os motoristas são esse tipo de pessoinhas que você pode ver na notícia. Eu ia de bicicleta, andando na rua, muitas vezes eu quase sofria acidente indo pro trabalho... Agora com ciclovias vou trabalhar todo dia com a bike do Itaú (a minha furou o pneu) A melhor coisa que io Itaú fez por mim foi o Bike Sampa, BikePE, Bike Rio...

  8. Deisi Postado em 15/Sep/2014 às 18:16

    Essa professora e o Aloysio 300 mil, que me parece que só se tornou senador porque o Quércia e o Tuma morreram. São figuras que representam na essência a elite branca e os coxinhas recalcados.

  9. Sylvia Andrade Postado em 15/Sep/2014 às 22:23

    Não tenho mais paciência com esse tipo de coisa. Elite, aceita que dói menos!!!

  10. Paola Postado em 16/Sep/2014 às 00:29

    Na minha cidade, resolveram instalar uma ciclofaixa. Eu odiei, confesso. Mas tenho motivos pra isso: aquela ciclofaixa não faz o menor sentido. Ela foi feita pegando uma pista inteira (de duas) de cada lado do canteiro, em um terço da extensão da única via de trânsito rápido da cidade, e funciona somente em domingos e feriados, das 8h às 17h. Ou seja, serve somente para os riquinhos da região que curtem der uma pedalada nos dias de folga, e interrompem o trânsito de quem quer converter no lugar de sempre e se toca que, por ter resolvido voltar um pouquinho mais cedo pra casa no domingo, tem que seguir mais um quilômetro e meio pra fazer a conversão (e dois gatos pingados pedalando). Mais: as placas de provido converter durante o expediente da ciclofaixa acabam confundindo quando a pista está liberada para carros. Enfim, é uma droga. Coisa do PMDB, que adora piorar o trânsito daqui. (Tem outras duas ciclovias na cidade, uma em um trecho de rodovia e outro na entrada da universidade. Ambas foram muito bem planejadas e me agradam. Meu problema é a existência de uma ciclovia que serve muito mais para atrapalhar o trânsito do que para qualquer outra coisa). Agora, se fosse feita uma ciclovia como se deve, em toda a cidade, para que as pessoas pudessem ir ao colégio ou ao trabalho de bicicleta, isso seria demais. Mesmo se reduzisse minha comodidade ao dirigir.

  11. eu daqui Postado em 16/Sep/2014 às 12:51

    Se gente soubesse o que um exercício aerobico ao ar livre, seja bicicleta ou qualquer outro, pode fazer por uma cabeça humana...........

  12. Luciano Postado em 16/Sep/2014 às 15:47

    Alguns motoristas respeitam as leis de trânsito parabéns para eles já outros motoristas adoram cometer imprudência e ainda dão uma de valente quando são questionados os jornais e a grande mídia mostram isso todo santo dia.

  13. vigilante Postado em 16/Sep/2014 às 17:39

    Esperava um comentário mais inteligente da Prof. Lucia Santaella...

  14. Rafael Postado em 16/Sep/2014 às 23:13

    Naro, não compensa postar nada nesse site. É um site petista. Essa reportagem só foi feita pra puxar saco do HADDAD. Se o prefeito fosse do psdb,psc,pdaputaqpariu, não iriam falar nada. Eu sempre entro nesse site pra dar risada dos absurdos que algumas pessoas postam aqui. Muitas devem ser pagas pelo PT para postarem certos comentários...