Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 12/Sep/2014 às 19:07
14
Comentários

Raciocínio de Pelé ainda não conseguiu sair da senzala

"Museu Pelé" coleciona acervo cada vez maior de bobagens proferidas pelo Rei do Futebol. Quando Pelé abre a boca, voltamos séculos na luta por igualdade, justiça e civilidade

racismo pelé aranha goleiro
Pelé chegou a afirmar que o goleiro Aranha, vítima de racismo, é que estava equivocado (divulgação)

Mais uma obra pode ser incorporada ao acervo do Museu Pelé: um áudio editado com as maiores bobagens que o Rei do Futebol pronunciou durante sua existência. Nessa coletânea não podem faltar as estultices que o Atleta do Século pensa sobre um tema que lhe deveria ser caro, mas que em sua boca é vendido a preço de banana: o racismo.

Percebam o requinte de um raciocínio que não conseguiu sair da senzala: “Se eu fosse querer parar o jogo cada vez que me chamassem de macaco ou crioulo, todos os jogos iriam parar. O torcedor, dentro da animosidade, ele grita. Acho que temos que coibir o racismo, mas não é em lugar público que vai coibir. Quanto mais atenção der para isso, mais vai aguçar”.

Fosse um branco dizendo esse amontoados de bobagens, seria empalado pela opinião pública. Na boca do maior jogador de todos os tempos, é motivo de vergonha e tristeza. Quando Pelé abre a boca, voltamos séculos na luta por igualdade, justiça e civilidade.

Não, não somos todos macacos. Somos seres humanos. E quem pensa diferente está abdicando de sua humanidade. Quando um negro se omite ou, pior, aceita o preconceito como algo natural, incontornável, está fazendo o serviço mais sujo, o de se colocar abaixo de gente racista.

É como se dissessem, esses escravos da ignorância: racismo não é um assunto importante, e o mundo sempre foi assim, injusto e cruel. É uma chibatada na cara da sociedade. Pelé deveria rever com urgência esse seu pensamento covarde e subalterno. Alguém precisa colocar esse cara no seu devido lugar: ao lado dos negros e das pessoas de bem. Enquanto isso não acontece, ele podia ao menos calar a boca – e gastar sua fortuna em silêncio.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Marco Antonio Araujo, O Provocador

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Schlesinger Postado em 12/Sep/2014 às 19:24

    Pelé está equivocado pra quem é contra o seu raciocínio. Ele deu a opinião pessoal dele e por isso é um "ser deplorável"? Se foram a imprensa que baba seu ovo foi atrás dele, o que ele teria feito. Mentir só pra agradar a grande massa? Ele tem uma opinião divergente, perguntaram e ele respondeu. Se pra ele ali não houve racismo é a opinião dele. E doa a quem doer nem todos são iguais. Nem todos vão nadar a favor da correnteza. E como o Romário disse que ele calado é um poeta, como ele pode se calar se a mídia não o deixa em paz? Percebe-se que nesse ponto ele não agarra o vitimismo.

    • Jonas Schlesinger Postado em 13/Sep/2014 às 01:22

      "Se foram a imprensa..." vish tô mal

  2. Leandro Rodrigues Postado em 12/Sep/2014 às 22:30

    Eu concordo que o Pelé é um falador de besteiras,mas acho que esse não é o caso.O aranha foi vítima de ato racista sim,mas parece que o "orgulho negro" ferido dele foi mais importante do que o jogo e o próprio time.Não são apenas os racistas que precisam amadurecer,o lado oposto também precisa.E não é comendo bananas no estádio ou parando o jogo pra apedrejar garotinhas tontas que vamos acabar com o racismo.Mas eu respeito a opinião de quem condena a posição do Pelé,ele é um bobão mesmo.

  3. Luiz Souza Postado em 13/Sep/2014 às 03:51

    O coitado do Morgan Freeman disse algo claro. Os pretos que disseram que ele "não era um negro de verdade" não entenderam o que ele quis dizer; Já os brancos entenderam-no, deturparam-no e usam-no como cavalo-de-batalha somente por ele sugerir uma nova abordagem ao um velho problema. Era melhor ele não ter falado nada. Afinal de contas, a desonestidade intelectual sempre está por aí...

  4. Luiz Souza Postado em 13/Sep/2014 às 04:10

    Pelé é o preto mais famoso da história da humanidade. Jesus Cristo é o segundo. Só por aí percebe-se que tanto o racismo que ele possa ter sofrido após a fortuna quanto a forma que ele consegue enxergar o problema nada tem a ver com o sofrido por uma pessoa comum. "Crioulo" era a forma com que seus companheiros referiam-se a ele. Quando Carlos Alberto Torres chamava-o dessa forma para discutir tática ou sei lá o que, não era com intuito de ofender. O melhor que Pelé deveria fazer era mesmo calar-se. Seria de grande valia à causa negra. Assim, não há risco de o branco ressignificar sua fala para atacar o preto.

  5. Renan Postado em 13/Sep/2014 às 05:04

    Eu achei o título um tanto racista, principalmente por já ter ouvido muitos comentários vergonhosos contra negros com esse "não conseguir sair da senzala". Eu nunca usaria, mas o site usou e tem seu direito, assim como o Pelé tem de responder e de se pronunciar, só tratar com o devido respeito! É importante que se pronuncie, estamos numa democracia, errados é os que usam qualquer coisa para atacar seu caráter apenas por ser uma figura pública!

  6. Roberto Pedroso Postado em 13/Sep/2014 às 10:55

    É estranho constatar o quanto o senhor Edson opta por ser sempre apolítico e neutro entendeu bem que para ser considerado ídolo pela maioria não se pode correr o risco de ferir suscetibilidade permanece portanto sempre sem tomar posições claras acerca de temas espinhosos e caros à sociedade, aprendeu bem o marketing esportivo com os americanos e assim não se indispõe com nenhum setor da sociedade não comprometendo dessa forma seus contratos comerciai;o senhor Edson enquanto cidadão sempre teve posturas no minimo questioneis,quem acompanha sua historia e não apenas repete o discurso da grande mídia esportiva sabe bem a que me refiro.Essas declarações pertinentes ao caso de racismo envolvendo o goleiro do Santos nestas circunstancias e atual momento proferidas pelo senhor Edson foram lamentáveis.

  7. Deisi Postado em 13/Sep/2014 às 14:32

    Se o Edson tivesse nascido antes da abolição seria um excelente capitão do mato, aquele que jamais fez parte da casa grande mas obedece suas leis em detrimento de seus donos. Um ato racista seja no campo de futebol, na balada, na escola, em qualquer lugar não se pode admitir, muito mais ser encarado como algo banal. O Edson me parece um garoto mimado acostumado à ser "Rei", por onde passa é reconhecido, atleta do século, mas não passa de um típico exemplo de comodismo ignorância. É lastimável o Pelé pensar assim, mas ele é um negro de alma branca. O aranha foi muito bem de não aceitar tal ato, não podemos aceitar esse tipo de manifestação em 2014. Infelizmente chego a triste conclusão que muitos jovens são extremamente racista, mas vem da educação e cultura dos tempo da escravidão. A única forma de erradicação do racismo é através da educação, mas temos que ensinar nossas crianças em sua primeira idade que não existe diferenças entre pessoas, só assim isso se tornará um conceito fortalecido para as próximas gerações.

  8. Eliana Postado em 13/Sep/2014 às 16:18

    E... se Pelé, rei, atleta do século, ainda não conseguiu superar essa carga dolorosa que a sua negritude carrega? Aliás, creio até que ele tenha tentado amenizar e ajudar a situação do jogador Aranha!

  9. Rocken Postado em 13/Sep/2014 às 16:49

    acho que quem não entendeu oque o pele quis dizer deveria ficar bem quietinho,me refiro a todos que comentaram aqui, pois ele é inteligente, vitima de racismo e não se rende aos clichês, quem tem mais chance de estar certo? não se intimide pele, continue a dar a sua opinião, talvez alguém deixe de ser tapado por isso

  10. testemunha binocular Postado em 14/Sep/2014 às 13:54

    O Romário disse tudo : Pelé calado é um poeta. Será a idade avançada, com algum sinal de demência senil, ou é um retrógrado ?

  11. Denisbaldo Postado em 15/Sep/2014 às 11:22

    O Pelé fala isso porque ele é branco e americano. Se ele fosse preto e brasileiro não pensaria desta maneira.

  12. Bruno Postado em 15/Sep/2014 às 11:49

    pELÉ É UM VENDIDO PAGO PELA bURGUESIA PRA DISSUADIR O NEGRO DA LUTA CONTRA O RACISMO!!!!!!!!!!!!11

  13. Jean Postado em 15/Sep/2014 às 15:40

    AGORA VÃO PROCESSAR O PELÉ POR RACISMO!!!!?????? rs.......... VIVEMOS NESSA SOCIEDADE ONDE TER OPINIÕES DIFERENTES É CHOCANTE...... ESTAMOS CAMINHANDO A UMA UNIFORMIZAÇÃO, UMA DITADURA INTELECTUAL..... PELÉ DEU SEU PARECER, MAS NÃO É VÁLIDO PORQUE ???? AH PORQUE ELE É NEGRO!!! ENTENDI!!!