Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 16/Sep/2014 às 14:56
9
Comentários

Presidente do PSB rebate guru de Marina Silva

Guru de Marina que criticou Celso Furtado recebe um 'cala a boca' do PSB e do presidente da legenda, Roberto Amaral. Em nota, partido se diz inconformado e reitera a admiração pelo saudoso Celso Furtado

roberto amaral psb
O presidente nacional do PSB, Roberto Amaral (divulgação)

Em mais um sinal de incoerência na campanha de Marina Silva, o presidente do PSB, Roberto Amaral, desautorizou o economista Alexandre Rands, que se apresenta como guru econômico.

Em entrevista a O Globo, Rands dá sua receita para corrigir os “erros” da gestão de Dilma Rousseff: diz que um Banco Central independente teria subido juros antes e garante que a retomada do crescimento só deve ocorrer no quarto ano do próximo mandato. Vai além e afirma ainda que as teses de Celso Furtado, economista brasileiro mais reconhecido internacionalmente e que inspirou a Sudene, talvez nunca tenham feito sentido.

Amaral manda Rands se calar e diz, em nome do PSB, que o economista Celso Furtado é o formulador do partido: “O PSB tem profunda admiração pela obra e pelo pensamento de Celso Furtado. Morto, não há substituto à altura”.

Leia na nota de Ilimar Franco sobre o assunto:

O PSB pede Celso Furtado

Os socialistas estão inconformados com a quantidade de gurus econômicos que se apresentam como formuladores de Marina Silva. O presidente do partido, Roberto Amaral, resume: “Estou preocupado com a quantidade de ‘especialistas’ e ‘consultores’ que a imprensa está descobrindo na nossa campanha”. Ele afirma que surgem nomes “desconhecidos por nós” e “um novo coautor do programa de Marina”. E destaca que o economista Celso Furtado, nacional desenvolvimentista, é o formulador do partido. Amaral sentencia: “O PSB tem profunda admiração pela obra e pelo pensamento de Celso Furtado. Morto, não há substituto à altura”.

247

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Postado em 16/Sep/2014 às 16:45

    Guru eu não sei se ele é ... mas pelo menos ele também merece nosso respeito. Vejam o CV dele no Lattes. Na ciência a evolução é, muitas vezes, necessária. "Ph.D. em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA) em 1990, Alexandre Rands Barros graduou-se em Ciências Econômicas em 1984, aos 21 anos, na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Ao longo do período em que morou fora do Brasil Estados Unidos, onde concluiu Mestrado e Doutorado, e Inglaterra), prestou serviços a algumas importantes instituições, entre elas: International Sugar Organization, Londres, U.K., onde atuou entre os anos de 89 e 92, como economista. Do St. Antonys College, da Universidade de Oxford, Inglaterra, foi Senior Associate Member, em 1993 e em 2010. Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos nos anos de 2007 e 2008. Possui uma produção bibliográfica que inclui cerca de 82 trabalhos científicos escritos, mais de 30 publicados em diversas revistas especializadas da área e 8 em livros no Brasil e exterior. Publicou recentemente o livro Desigualdades Regionais no Brasil: Natureza, causas, origens e soluções pela editora Campus Elsevier. Alexandre Rands foi professor do Deptº de Economia da UFPE e é Presidente da Datamétrica Consultoria, Pesquisa e Telemarketing." Antes que alguém fale, Celso Furtado também foi um grande economista.

    • Rogério Postado em 16/Sep/2014 às 17:33

      Como nesse espaço não coube o CV do Prof. Celso Furtado, um dos interpretes do Brasil, deixo o link. http://www.sudene.gov.br/quem-foi-celso-furtado Quem tiver o interesse pode assistir a cinebiografia de Celso Furtado - O longo amanhecer.

    • Vanderley Postado em 17/Sep/2014 às 02:42

      Ele foi apenas o maior economista brasileiro de todos os tempos! Simples assim.

    • Sidney Pires Postado em 19/Sep/2014 às 12:36

      A besteira que ele falou de Celso Furtado dá margem para que se despreze cada página dos livros que ele mencionou do Lattes dele como lixo ideológico neoliberal... tudo o que você falou é uma grande bobagem, leia um livro do Furtado e você verá que não tem cabimento o comentário de Rands sobre um dos maiores economistas do século XX. Curriculo Lattes volumoso!!! coloque sob suspeita... o cara pode ser um grande picareta.

    • Val Bezerra Postado em 20/Sep/2014 às 02:00

      Estudar tanto para falar bobagens. Não entendeu o que leu. Ai como eu queria vê-lo num debate com o prof Chico de Oliveira (Crítica à Razão Dualista, Boitempo). Pensando bem, precisava não. Bastava o Delfim, um liberal inteligente.

    • Alexandre Banja Postado em 21/Sep/2014 às 01:07

      Com tantos títulos ele ainda precisa de colocar uma "jaca" para aparecer? Esse sr. é um “gênio”…

  2. Deisi Postado em 16/Sep/2014 às 18:15

    O presidente do PSB ainda não viu nada, com a morte de Campos e Marina candidata, se ela se elege dará uma banana ao PSB, para finalmente fundar um partido. Essa farsa que e Blabarina só usa pessoas para conseguir seus objetivos, depois descarta, o partido é uma barriga de aluguel para a oportunista.Depois chora! Não aguenta pressão do Malafaia, o Lula disse tudo sobre em que essa mulher se transformou, infelizmente jogou sua história de vida no lixo. Esse novo guru surgiu, porque estavam batendo muito na Neca do Itaú, sua principal coordenadora de campanha, estava despertando uma certa desconfiança, uma dona de banco como guru econômica, mudou o guru e tem o PIG no apoio, para tirar a imagem da Neca do foco. Com certeza o partido de aluguel está percebendo qual é a intenção da oportunistazinha, assim como ela fez com o PT, com o PV, na tentativa de fundar um partido com assinaturas de pessoas falecidas, aceitou ser vice do Campos, mas não entrou no avião por providência divina, hoje candidata onde vale tudo para chegar ao poder. Inclusive negar sua história e por arrogância joga-la no lixo.

  3. Poliana Postado em 17/Sep/2014 às 07:16

    Relacionar incoerências à candidata Marina ou qualquer coisa relacionada a sua candidatura já virou pleonasmo vicioso. Mas há quem acredite a ela seja a salvadora da pátria! Então tá... só um cego não vê o perigo que essa mulher representa para o nosso país!

  4. Nizinha Postado em 17/Sep/2014 às 18:31

    Se o Amaral for tentar calar a boca de todos os "sustentadores" da candidata do PSB vai faltar fita crepe. Mexer na CLT, sem explicitar claramente a direção destas "mudanças"? Pôr em risco todas as conquistas dos trabalhadores nos últimos anos? Suspender obras de hidroelétricas porque os bagres precisam copular em paz? Independência do Banco Central? Por que calar a boca? Por que não dizer alto e bom som qual o programa? Qual o compromisso do governo, se eleito? Vejo o que respondeu Dilma a esta questão: "Mexer na CLT, nem que a vaca tussa." Se Amaral não concorda com as posições defendidas pela candidata do seu partido tem que explicitar esta discordância. Senão, como diz o provérbio, quem cala, consente...