Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 04/Sep/2014 às 09:00
19
Comentários

Os plágios no programa de governo de Marina Silva

Evidências revelam que programa de Marina foi feito de improviso. Vários trechos foram copiados na íntegra de um artigo da revista USP, sem citar a fonte nem o autor, como é comum em casos de plágio. Outras partes são cópias idênticas do programa de FHC

plano de governo marina cópia plágio
Plano de Governo de Marina tem maias exemplos de plágio. Conteúdo teria sido elaborado de improviso (Imagem: Pragmatismo Político)

Brasil 247

Vem à tona uma nova evidência de que o programa de governo da presidenciável pelo PSB, Marina Silva, foi feito de improviso. Trechos usados no “eixo 3”, sobre “Educação, cultura e ciência, Tecnologia e Inovação”, foram copiados na íntegra de um artigo publicado (veja aqui) pela edição número 89 da Revista da USP (março/maio 2011), sem citar a fonte nem o autor, como é comum em casos de plágio.

O texto original, “De olho no futuro: a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, foi escrito pelo professor Luiz Davidovich, secretário-geral da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para um Desenvolvimento Sustentável. A prática é duramente rechaçada pela comunidade acadêmica e demonstra falta de ética por parte da candidata e de sua equipe de campanha.

VEJA TAMBÉM: Por que Leonardo Boff deixou de acreditar em Marina Silva?

Um dos trechos cita a importância de se apoiar a energia nuclear no Brasil e foi retirado horas depois do lançamento do programa pelo PSB, no último dia 29. Em uma errata, o partido lamentou ter incluído o tema como um dos pontos que merecem atenção para o aperfeiçoamento da matriz energética do País e alegou “erro de revisão” para isso.

Há ainda outros trechos retirados da página 144 do programa de Marina que foram copiados do artigo publicado pela Revista da USP sem citação da fonte. Confira abaixo:

Trecho do plano de governo:

Fortalecer o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e as políticas de CT&I e agrícola com vistas a avançar na sustentabilidade da agricultura brasileira, desenvolvendo, aperfeiçoando e difundindo de forma ampla tecnologias eficientes de produção que conservem o solo, usem de forma eficiente a água, sejam compatíveis com a preservação do meio ambiente e da biodiversidade e permitam o aumento da produção sem expansão significativa da área ocupada.

Trecho do artigo da USP:

Fortalecer o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e as políticas de CT&I e agrícola com vistas a avançar na sustentabilidade da agricultura brasileira, desenvolvendo, aperfeiçoando e difundindo de forma ampla tecnologias eficientes de produção que conservem o solo, usem de forma eficiente a água, sejam compatíveis com a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, e que permitam o aumento da produção sem expansão significativa da área ocupada.

Trecho do plano de governo:

Consolidar a liderança mundial do país na área de biocombustíveis, adotando para isso – em estreita articulação com o setor produtivo nacional – um vigoroso programa de pesquisa, desenvolvimento, inovação e difusão de tecnologias.

Trecho do artigo:

• Consolidar a liderança mundial do país na área de biocombustíveis durante a próxima década, adotando para isso – em estreita articulação com o setor empresarial nacional – um vigoroso programa de pesquisa, desenvolvimento, inovação e difusão de tecnologias voltado para a produção e o uso de bioenergias.

Trecho plano de governo:

• Avançar na abordagem sistêmica da área de saúde, articulando a política de CT&I com a de saúde propriamente dita e com a política industrial. Destacam-se nessa agenda a necessidade de agilizar a implementação das parcerias com as empresas nacionais; utilizar o poder de compra do Estado para maximizar seus resultados a médio e longo prazos; aperfeiçoar e compatibilizar os regimes normativos da área (especialmente a vigilância sanitária, o acesso à biodiversidade e o intercâmbio de material biológico) e fortalecer a capacidade de realizar testes clínicos no Brasil.

Trecho artigo USP:

• Avançar na abordagem sistêmica da área de saúde, articulando a política de CT&I com a de saúde propriamente dita e com a política industrial. Em particular, utilizar o poder de compra do Estado para maximizar seus resultados no médio e longo prazo e não simplesmente para minimizar os custos imediatos; aperfeiçoar e compatibilizar os regimes normativos da área (especialmente a vigilância sanitária, o acesso à biodiversidade e o intercâmbio de material biológico) e fortalecer a capacidade de realização de testes clínicos no Brasil.

Amiga pessoal de Marina e herdeira do banco Itaú, Neca Setúbal foi a responsável, no grupamento Rede Sustentabilidade, por fazer a interface com o PSB para a feitura do programa de governo da candidata. “Eduardo leu página por página e fez muitas observações”, lembrou Neca sobre a participação dela e do ex-governador Eduardo Campos na confecção do programa de governo.

Nessa semana, o candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, acusou Marina de plagiar parte do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), lançado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 2002. “O capítulo do programa de Marina é uma cópia exata do PNDH de FHC. Ela poderia ter pelo menos dado crédito aos autores verdadeiros da proposta e a FHC”, disse Aécio. “Não se teve sequer o cuidado de alterar palavras. Isso é apenas mais uma sinalização do improviso, e da enorme contradição que ronda essa candidatura”, acrescentou o tucano.

Imagens [artigo USP e Programa de Governo de Marina]

marina1
marina-2
marina-3

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 04/Sep/2014 às 13:42

    nada disso me choca! essa mulher é uma farsa do início ao fim!

    • RAFAEL Postado em 05/Sep/2014 às 12:08

      O Pragmatismo agora tá com todas as armas apontadas para a Marina!hahehwaehawhehawehawh! Eita medo lascado! Antes atacavam a tucanada de todas as maneiras, agora que viu que o cenário mudou completamente, ficam buscando maneiras para derrubar a Marininha! hehwahehaheaheha!!! A Marina vai ser a melhor coisa que ja aconteceu neste país! Esperem e aguardem Lulazetz!

      • marilia Postado em 05/Sep/2014 às 17:40

        MARININHA, mesmo, pois o Brasil é grande demais, tem desafios demais e requer alguém com muita personalidade, ética e desapego ao Poder p/ dar conta do recado. Tudo isso é o que falta a ela. É infinitamente diferente ser pastora de igrejas evangélicas, voltada para a lavagem cerebral com discursos teatrais decorados. Sua teatralidade e frases de efeito não vão solucionar todos os "problemas" que ela aponta e se propõe a resolver. Eis uma amostra do trajeto político dessa senhora que sempre viveu colada em ONGs estrangeiras cujo trabalho é explorar a Amazônia e o Brasil e saquear nossa biodiversidade.

  2. KARINA BB Postado em 04/Sep/2014 às 13:43

    Olha galera,vou dizer uma coisa aqui,se marina silva ganhar e for bem ,otimo o que eu duvidoooo,,mas se tudo o que estao prevendo acontecer,ou seja o Brasil virar uma republica evangelica,a bancada evangelica e religiosa tomar conta do governo,ela continuar a obedecer e aceitar interferencias d pastores, ,enfiar a crentaiada no poder,continuar a ignorar e desrespeitar as minorias como vem fazendo ate antes de ser eleita,enfim toda essa serie d erros q achamos q ela va cometer,,,,nesse caso todos os segmentos da sociedade devemos nos unir e fazer oposicao a essas pessoas

  3. Jonas Schlesinger Postado em 04/Sep/2014 às 14:08

    Vai nada. Quando ela assumir a presidência vai dar um sacode nesses crentes. Ela só tá agora nas eleições, mas vai que ela mande todo esse plano de governo pra PQP e adote os mesmos da política de esquerda?

    • Lucas Postado em 04/Sep/2014 às 16:35

      Vai que chove canivete hoje?

      • Thiago Teixeira Postado em 04/Sep/2014 às 18:28

        O convívio de nosso cearense, residente de uma cobertura na Praia do Futuro, aqui no PP está mudando o homi!!!!!!!!! 5 de outubro ele votará 50 em todos os cargos! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • William Postado em 04/Sep/2014 às 17:25

      Bom dia, Jonas!

  4. Thiago Teixeira Postado em 04/Sep/2014 às 14:33

    Teremos uma presidenta Ctrl C + Ctrl V??????????

    • Marcos Vinicius Postado em 04/Sep/2014 às 15:16

      Com certeza!!

  5. Onda Vermelha Postado em 04/Sep/2014 às 16:19

    A candidata Marina Silva não é apenas uma "segunda via" para os tucanos voltarem ao Palácio do Planalto com a Neca acionista do Itaú capturando o Banco Central e o Ministério da Fazenda, mas ela é uma completa FRAUDE (ou seria uma cópia? Sei lá!). Acho que seria completa FRAUDE da própria vontade do eleitor que acredita na tal “Nova Política”. Até o momento, já temos uma vergonhosa fraude, um verdadeiro “laranjal” no avião usado em campanha, uma imensa fraude/plágio imenso do “Programa de Governo”. Fraude no uso da boa-fé dos eleitores evangélicos mais humildes. E aí? Tá bom pra você ou quer mais? Por duas vezes na nossa história o Brasil elegeu Salvadores da Pátria, chefes do Partido do Eu Sozinho! E a gente sabe como isso acabou: deu em Impeachment ou em Golpe! Sonhar é bom. Mas eleição é hora de botar o pé no chão e voltar à realidade! Sou mais Dilma para o Brasil seguir mudando com segurança, justiça social, distribuição de renda, tolerância religiosa e com RESPEITO aos direitos civis das minorias! As próximas semanas serão decisivas! Será preciso ter nervos de aço e teremos! E iremos expor para toda a sociedade a fragilidade de suas propostas, os riscos e setores envolvidos por detrás da candidatura de Marina Silva! Não basta ir as Redes Sociais, ao site mudamais.com e compartilhar conteúdo! Vamos pra rua panfletar e defender a reeleição da Presidente Dilma! Cole adesivos nos carros, nas casas! Procure seus amigos e vizinhos! O que está em jogo é o futuro de nossos filhos, de nossas riquezas, de nosso país e do Estado Laico! Não se omitam!

  6. Onda Vermelha Postado em 04/Sep/2014 às 16:24

    Pra aqueles que não viram! O OITAVO programa eleitoral da Dilma exibido à pouco, hoje, 4 de agosto, terça, é e-x-c-e-l-e-n-t-e! É sobre Educação! Aqui são apresentados os avanços e os programas exitosos do governo federal. E é claro, os planos para um segundo mandato da Dilma. Não deixe de assistir! Para se ter uma ideia já foram contratas 8737 creches e pré-escolas Brasil afora. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem por intuito reduzir atraso idade/série. É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Enquanto algumas candidatadas por aí ficam de Blábláblá e apenas “prometem”, a Educação em Tempo Integral já realidade no Governo Dilma com o Programa Mais Educação para 56000 escolas públicas, e chegarão 60000 até o fim de 2014 em todo o país. O Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso Nacional, destina 10% PIB para a Educação! Nos Governos Lula/Dilma foram criadas 422 novas Escolas Técnicas. Isso é mais do que nos 100 anos anteriores! E mais 18 novas Universidades Federais, 173 campus! Hoje temos mais 7,1 milhões de alunos no ensino superior, mais do que o DOBRO de 2002! Além disso, Dilma garantiu o investimento dos recursos do Pré-sal na Educação(75%) e Saúde(25%)! E que, infelizmente, certa candidata por aí “torne o nariz” e, por isso, dedicou uma única linha ao tema em seu “Programa de Governo”. Pode? E tem mais! Ciências Sem Fronteiras, Prouni, Pronatec, Enem, Sisu, Sisutec, FIES, Caminhos da Escola(ônibus escolar), Cotas para afrodescendentes e estudantes de escolas públicas nas universidades, ufa! Olha, sinto muito! É muita coisa! Viu? E não cabe num único programa e você mesmo pode continuar sua “pesquisa” pela Internet! Valeu? Prepare-se! Você vai emocionar! Garanto! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=GPO3JR0JLPE

  7. drpouck Postado em 04/Sep/2014 às 16:33

    sem comentários.ela e uma farsa

  8. Allison Postado em 04/Sep/2014 às 17:55

    Lobo em pele de cordeirinho essa mulher!!! Deus nos livre disso!!

  9. Sérgio Postado em 04/Sep/2014 às 19:04

    Em um outro momento da nossa história tivemos um caçador de marajás, salvador da pátria e este pais virou uma república da música sertaneja, então não seria estranho isso acontecer Karina BB.

  10. Gisele Postado em 04/Sep/2014 às 20:29

    Pessoal do Pragmatismo, olhem a http://www.iedi.org.br/cartas/carta_iedi_n_573.html, item 5, e a página 72 do programa da Marina....

  11. Lia Silva Postado em 04/Sep/2014 às 23:26

    Terrível, essa mulher é uma farsa e é perigosa para uma democracia.

  12. Brenno Postado em 05/Sep/2014 às 10:35

    Ainda não decidi o candidato que votarei, pois todos possuem projetos que não considero bem estruturados ou para o beneficio da nação como um todo. Mas considero como sensacionalismo criticar o candidato (ou assessor) por ter feito o programa baseado em outros estudos, pois quem é da área acadêmica sabe da importância de analisar casos e estudos anteriores. O erro foi não ter referenciado os autores originais, mas isso não invalida a importância do conteúdo.

  13. marilia Postado em 05/Sep/2014 às 17:31

    Pois é o suficiente p/ denotar a falta de ética que caracteriza quem tem semelhante procedimento. Aliás, se precisou copiar exatamente quem ela critica, é porque não possui condições de buscar novos caminhos. Vai, portanto, continuar pautando toda a sua vida e a vida do Brasil, como é bem o seu estilo, por modelos que exigem muuuuuuuito jogo de cintura e, não, apenas discurso de efeito. o caminho que essa candidata tem percorrido, sobretudo na Amazônia não são nem um pouquinho recomendáveis para um governante cujo primeiro deve é zelar e lutar pela SOBERANIA do que ele representa. É preciso informar os eleitores sobre quem é a Marina e o seguinte site dá uma pequena amostra da fragilidade da falta de preocupação dela com o que é NOSSO: http://zedotoko.blogspot.com.br/