Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 30/Sep/2014 às 12:54
51
Comentários

OAB pede investigação de mensagens preconceituosas contra Miss Brasil

OAB-CE pede ao Ministério Público Federal identificação de autores de frases preconceituosas e depreciativas contra a cearense eleita Miss Brasil

miss brasil Melissa Gurgel preconceito
Melissa Gurgel. a cearense eleita Miss Brasil no último domingo (divulgação)

O presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, assinou nesta segunda-feira (29) representação e notícia-crime no Ministério Público Federal para responsabilizar os autores de mensagens racistas nas redes sociais contra Melissa Gurgel, a cearense eleita Miss Brasil no sábado (27).

“São colocados comentários preconceituosos e depreciativos ao povo cearense. Os comentários dizem que o sotaque cearense é sofrível, que o povo cearense é feio. É racismo em razão da localidade do Ceará, e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense nos orgulha e faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, diz o presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar.

Após a vitória da cearense no concurso de miss, ela foi alvo de comentários preconceituosos. “Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível”, diz uma das mensagens. “Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem”, diz outra.

O presidente em exercício afirma que coletou a imagem de algumas mensagens racistas contra Melissa Gurgel e apresentou ao Ministério Público Federal no Ceará. “Formalizamos a representação no MPF para apurar com rigor esse desrespeito ao povo cearense”. Se condenados, os autores de mensagens racistas podem presos por período de dois a cinco anos.

Melissa Gurgel, de 20 anos, foi eleita a Miss Brasil no sábado (27), em concurso realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a participação das 27 misses dos estados e do Distrito Federal. Ela vai disputar agora o Miss Universo, que será realizado neste ano, nos Estados Unidos.

Geledés

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Jonas Schlesinger Postado em 30/Sep/2014 às 13:17

    Nosso sotaque faz parte da cultura brasileira. Infelizmente esses filhos da puta do sul e sudeste acham que são os únicos do país? Sei que coxinha tem em todo lugar (alguns dizem que eu sou) mas ali em PR, SC, meus conterrâneos do RS e olha só os não menos preconceituosos SP. É um absurdo muita gente achar que os paulistas não têm preconceito. Tem, porque tem gente. Asco dessa gente. Quanto a Melissa nos representou e vai representar todos nós. Acostumem-se, parem de mimimi e recalque. Força mina e siga em frente.

    • eu daqui Postado em 30/Sep/2014 às 13:25

      Vc há de convir, nobre compatriota, que ouvidos humanos tem um minimo de direito a subjetividade. Só faltava essa agora: termos que forçosamente gostar de todos os sotaques do mundo inteiro sob pena de sofrer processo. Sou nordestina mas não do Ceará: nem mesmo conheço o sotaque cearence pra poder relacioná-lo ou não a meus gostos pessoais. Mas conheço os ridiculos dos extremismos de um país governado pelo naziviralatismo de quem já nasceu insultado até por um olhar.

      • João Bosco Pires Postado em 30/Sep/2014 às 15:20

        E você há de convir, nobre compatriota, que os ouvidos humanos podem até ter direito à subjetividade, mas não estão obrigados a ouvir argumentos com base nesta lógica perigosa que você e boa parte da população brasileira utiliza para justificar preconceitos. Entenda: a questão aqui não diz respeito simplesmente a uma manifestação positiva ou negativa sobre determinado sotaque. Como você bem afirmou, não somos obrigados a gostar desta ou daquela forma de falar. A discussão em verdade gira em torno de uma tendência que tem certas regiões de rejeitar tudo o que não pertence a elas. E essa rejeição não se resume a aspectos meramente estéticos, subjetivos... Trata-se de algo muito mais amplo que em geral culmina em ódio, discriminação e exclusão. Se dependesse das pessoas que criticaram o sotaque da Miss Brasil, ela certamente seria expulsa do certame por conta do sotaque. Ela seria execrada, eliminada do concurso, por não agradar aos "ouvidos sensíveis" do camarada que a ouviu falar. Portanto, o problema é muito mais complexo, nobre compatriota. É MUITO MAIS AMPLO E PERIGOSO, digníssima "nordestina". Por isso nem toda forma de protesto deve ser compreendida como mero "complexo de vira-lata". Se optarmos pelo silêncio como forma de dizer "estou por cima", manifestações preconceituosas como as que se voltaram contra a linda Miss Brasil vão se perpetuar e magoar muita gente. Porque magoa mesmo, é repugnante, fere a dignidade da pessoa humana e por este motivo deve ser alvo de ações políticas e judiciais. Com todo respeito, você deve viver em um contexto bastante "diferenciado" para pensar como pensa. Talvez nem more no Nordeste. Talvez nem more no Brasil - o que é bastante provável, já que você se intitula uma nordestina que não conhece o sotaque do Ceará, bastante disseminado por humoristas como Renato Aragão e Tom Cavalcante, conhecidos por todas as classes sociais e regiões deste pais cheio de bom gosto como você.

      • eu daqui Postado em 01/Oct/2014 às 09:13

        Grata por rotular meu gosto de bom por entecipação, antes mesmo que eu o declare por aqui, fofíssimo. Continue a educar musicalmente seus ouvidos com o sotaque de seus ídolos televisivos: a tv brasileira e seus espectadores se merecem completamente e não apenas em termos de sotaque ou gosto. Quanto a me sentir magoada porque alguém não curtiu meu sotaque, estou certa de que morrerei antes de atingir tal grau de uma sensibilidade que, graças a Zeus, não mereço.

      • Isabela Postado em 01/Oct/2014 às 13:17

        Gente, eu sou paulista e nem por isso Oo' não tenho NADA contra nordestinos ou qualquer outra localidade, pelo contrário, brigo toda vez que alguém faz uma piadinha infeliz. Se você generalizar desse jeito, estará agindo do mesmo jeito que as pessoas que você despreza (;

      • Marcelo Postado em 01/Oct/2014 às 14:24

        Vc custa entender né ?!

      • eu daqui Postado em 01/Oct/2014 às 15:08

        Mas vc não. Vc entende: só finge que não entende pq não tem como se manter no debate argumentado no mordacismo da divergencia.

    • Elizabeth Postado em 30/Sep/2014 às 14:38

      Você está generalizando. Eu sou paulista filha de nordestinos, como o é grande parte dos que nasceram aqui. As pessoas que cultivam e explicitam esse tipo de preconceito são minoria e não nos representam.

      • Fabricio Postado em 30/Sep/2014 às 18:14

        Minha querida, ser preconceituoso é feio, portanto ninguém que o seja declara isso abertamente, mas basta exemplos como esses para que essas tristes pessoas, que antes de qualquer coisa são pessoas burras, coloquem pra fora o que há de pior dentro delas. Sou nordestino e me entristece ver conterrâneos meus definirem o Nordeste a partir de uma perspectiva totalmente sudestina!! Sudeste é sudeste e Nordeste é Nordeste, duas regiões diferentes dentro do mesmo país. E me desculpe mas os paulistas e os nordestinos que migram pra sampa são pessoas radicalmente preconceituosas, pouquíssimas exceções!!!

      • eu daqui Postado em 01/Oct/2014 às 15:09

        Se ser preconceituoso é feio então ser gente é feio.

    • Fernanda Postado em 30/Sep/2014 às 14:42

      Jonas, não caia na besteira de ser tão generalista quando estas pessoas que foram racistas, por favor né.

    • Priscila Postado em 30/Sep/2014 às 14:50

      Acho simplesmente um absurdo uma pessoa tão crítica como você chamar TODOS do sul e sudeste de filhos da puta. Não sei quem fez os comentários preconceituosos ao sotaque da Miss Brasil. Mas sou de SC e não me acho única no país. E acima de tudo respeito a identidade e a cultura dos outros. O bonito do Brasil é ter essa mistura de crenças, costumes e diferenças... Nós brasileiros deveríamos ser os primeiros a aprender a respeitar a diversidade cultural e étnica. Comentários infelizes como dessas pessoas à Miss Brasil e o seu ao sul e sudeste só incitam a rivalidade entre regiões.

      • Jonas Schlesinger Postado em 30/Sep/2014 às 19:39

        Priscila não se faça de desentendida. No miss brasil todo o ano teu estado e rs levam a coroa. Quando é daí ninguém reclama, mas quando é do nordeste as pessoas começam a xingar a menina. Já tá na hora de parar de achar que mulher bonita só existe no sul.

      • eu daqui Postado em 01/Oct/2014 às 09:15

        Com tanta mulher bonita aqui no nordeste bem que poderiamos ter uma miss bonita independente de sotaque, né conterraneo?

    • KARINA BB Postado em 30/Sep/2014 às 19:42

      Kkkkkkkkkk,,,,poli te chama de coxinha,,e na minha opiniao vc é um pouquinho coxinha kkkkkk tem salvaçao VASTA PRA ISSO VC DIZER Q NAO ODEIA MAIS O JEAN WILLYS ,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Luciano Zanetti Postado em 30/Sep/2014 às 19:59

      Caro Jonas: sou do sul do Brasil e tenho muito apreço pelo Nordeste brasileiro. Tenho muitos amigos nesse lugar maravilhoso. Se há alguns sulistas preconceituosos, não posso responder por eles. Aliás, o preconceito não tem endereço certo...Creio que a generalização é cabível. Um abraço aqui do sul.

    • Sheila Postado em 01/Oct/2014 às 00:03

      Sou do sul e acho lindo o sotaque nordestino.

      • eu daqui Postado em 01/Oct/2014 às 12:06

        O nordeste é grande e diverso: temos vários sotaques por aqui. Sou nordestina e acho lindo o sotaque gaúcho. Imagine que já fui taxada de retardada aqui por (mais) uma nazivitimista insultada de nascença por declarar minhas preferencias de sotaque.

  2. Joker Postado em 30/Sep/2014 às 13:19

    Concursos de Miss são normalmente direcionados a uma parte "chambinho" da população, cujos narizes se encontram tão empinados que é perigoso baterem no teto. A "tradição" das misses gaúchas, ou de terras frias por assim dizer, meio que já entregava as reações advindas do concurso deste ano. Uma Miss Brasil cearense? Para alguns, uma heresia; para outros, uma piada. Acho que a mente dessas pessoas entra em parafusos ao descobrir que existem lindas mulheres no nordeste. Isso deve ir contra todos os seus conceitos. Para compensar, o que fazem? Acham outro meio de rebaixar essas mulheres, se não através da beleza, pois seria mediocridade negar a beleza da vencedora, por traços provenientes de sua região, mesmo algo tão mundano quanto um sotaque. Afinal, os "chambinhos" não aguentariam desconstruir seus preconceitos; melhorar-se dá trabalho. Apesar da irrelevância do concurso, é interessante notar as reações de alguns de seus apreciadores.

    • eu daqui Postado em 30/Sep/2014 às 13:28

      Pois eu sou medíocre: nego a beleza da vencedora. Antes medíocre do que despersonalizada por padrões.

      • Joker Postado em 30/Sep/2014 às 13:35

        Existe a beleza de gosto e a beleza estética. Trabalho com imagem, e posso dizer que esteticamente ela é bela; a questão é se ela tem o "tipo de beleza" que agrada a outrem. Isso já entra na máxima "a beleza está nos olhos de quem vê". Pessoalmente, prefiro mulheres com outros padrões, esteticamente falando; mas não nego a beleza da vencedora. Abraços.

      • eu daqui Postado em 01/Oct/2014 às 12:08

        Toda beleza é de gosto. Essa beleza estética aí que vc tenta eximir da subjetividade me parece mais uma beleza de desgosto !

  3. Jonas Schlesinger Postado em 30/Sep/2014 às 14:00

    A questão não é gostar de sotaque ou não. A questão é vc depreciar uma cultura por causa do seu sotaque. É a mesma coisa com os gays. Eu posso ser contra ao casamento igualitário sei lá por questões minhas que não direi aqui, mas jamais farei o que o Fidelix fez no debate. Ou seja vc pode expressar sua opinião de maneira respeitosa. Se não gosta do sotaque, blz. Agora depreciar com comentários inflamados é ridículo. "Eu Daqui" é comum vc sentir isso porque todos nós queremos que o nosso representante ganhe, inclusive nos concursos de beleza, mas tem gente que não sabe a hora que parar. Agora se tem punição para quem chama outro de macaco mesmo alegando que foi sem querer, tbm tem que punir quem chama de modo ofensivo nordestino de "cabeça chata, de sotaque sofrido, de mulher feia" entre outros. De modo OFENSIVO. Até pq nenhuma miss agrada a todos. Só resta agora todos nós torcermos para ela porque ela vai representar um país. E só.

  4. Sarah Postado em 30/Sep/2014 às 14:29

    Agora a OAB vai exigir prisão pra quem não gostar do sotaque alheio. Affe.

    • Fernanda Postado em 30/Sep/2014 às 14:45

      Sarah, voce pode não gostar, mas ofender e ridicularizar por isso, que é uma característica regional, é racismo, o que, aparentemente, voce acha aceitável né.

      • eu daqui Postado em 01/Oct/2014 às 09:19

        Será que vai sobrar nordestino fora das grades? O que tem de gente por aqui que passa a vida a depreciar o sotaque de gaúchos, cariocas e paulistas, não tá na história !!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Eliseu Vargas Postado em 30/Sep/2014 às 14:46

    Jonas Schlesinger vc é outro preconceituoso e de cara generalizou e chamou todos aqui do sul de filhos da puta. Para mim vc é um "sem noção". A Miss Ceará é linda e faz jus ao título conquistado. Já vc Jonas é feio de todas as maneiras, e muito mal educado.

    • Jonas Schlesinger Postado em 30/Sep/2014 às 19:44

      Preconceito com os sulistas? Me diz aí se o preconceito do negro contra o branco e do gay contra o hétero é tão difundido. Se liga rapaz. O sul acha que não vive no brasil, desrespeito total aos nordestinos que desde tempos sofrem preconceito nas mãos do sul e sudeste. E se vc é do Rio Grande do Sul(eu nasci lá), infelizmente vive essa realidade. Racismo, preconceito... olha eu fico triste quando o lugar onde nasci é a terra do racismo. Fato.

      • Sandro Dornelles Postado em 02/Oct/2014 às 11:49

        Jonas, o fato de "não ser tão difundido" não faz com que um tipo de preconceito deixe de existir ou seja aceitável. Tu com estes teus argumentos retrógrados e egoístas só demonstra que tu és tão burro e preconceituoso quanto àqueles a quem tu estás tentando acusar.

  6. Antonio Palhares Postado em 30/Sep/2014 às 14:46

    Este pais esta muito chato.As pessoas perderam as mais elementares regras da educação. Para mim qualquer falta de respeito ao proximo é condenável.Ninguem é obrigado concordar com nada, porém deve-se discordar com educação.A moça é lindissima e o Ceará tambem.

  7. silvia Postado em 30/Sep/2014 às 15:01

    Ninguém é obrigado a gostar e nem achar bonito mas existe uma coisa chamada respeito.A moça é linda,contudo,sempre existem os medíocres que buscam um defeito.Onde está o respeito a identidade?

    • eu daqui Postado em 01/Oct/2014 às 09:21

      Onde está a identidade? A miss é padrão puro: tipo saxonico...............

      • Jonas Schlesinger Postado em 01/Oct/2014 às 14:45

        Todas eram padrões. A SP era padrão. Talvez a que deveria ter ganho era a de mg, morena linda. Mas o resto todas eram padrões. Agora qual é a graça de escolher uma miss padrão de sp e do rs. Melhor escolher uma padrão de outro lugar...

  8. Gisa Postado em 30/Sep/2014 às 15:09

    Sofríveis são alguns comentários aqui. Problema nenhum você não gostar de um sotaque diferente do seu, mas é preciso respeitar e não fazer comentários que promovam qualquer tipo de preconceito. Sou a favor da criminalização desse tipo de atitude, liberdade de expressão é diferente de promoção de ódio. Repudio!!!

  9. KARINA BB Postado em 30/Sep/2014 às 15:18

    Sou carioca ,e vou avisando que o que vou dizer nada tem a ver com preconceito,o Brasil tem escolhido muito mal as candidatas a miss nos ultimos anos,por isso nunca tem chances no miss universo,e dessa vez nao foi diferente,o padrao miss universo ë muito alto quase à perfeiçao ,e o Brasil mais uma vez deu uma bola fora essa menina nao tem o padrao,independente do lugar onde nasceu

  10. Clóvis Postado em 30/Sep/2014 às 16:23

    Meu, na boa... Não acompanho concurso de belezas e não sabia quem era essa senhorita Melissa até ler a reportagem. Movido pela curiosidade e para confirmar o que qualquer ser humano de bom-senso pensaria, procurei em um site de vídeos alguma entrevista da moça para tentar entender a mente deturpada daquele que desfere esse tipo de ataques a quem sequer ele conhece. Ali percebi que a tal Miss Ceará é uma mulher educada, discreta, simpaticíssima além de, é claro, linda. Seu sotaque nordestino apenas lhe acrescenta um charme a mais. E talvez isso a torne insuportável a seus detratores, que aliás, hoje se veem protegidos pela onda nazi-fascista que varre o mundo, em que paulistas odeiam nordestinos, ucranianos perseguem russos, alemães espezinham turcos, franceses segregam africanos, e onde nazistas agridem covardemente homossexuais e... Mulheres bonitas.

  11. Silney Costa e Silva Postado em 30/Sep/2014 às 19:03

    Eu sou de Curitiba, do "Leite Quente" podem falar sobre isto como quiserem, pouco realmente me importa, gostamos de falar de nossa tipicidade, achamos muita graça e quem vier por este lado terá nossos sorrisos soltos. Mas se a crítica for fundamentada no preconceito ufanista ,somente o escarnio dos sorrisos tortos lhes serão dirigidos. Lendo a matéria, nem mesmo o antagonismo das palavras parecem ser percebidas pelos trogloditas nazifascistas, como pode um povo ser "feio" e ter uma sua representante ser eleita Miss ? A beleza do povo brasileiro esta justamente em sua diversidade cultural dentre tantas os idioletos falados em cada canto, porém de uma única linguá. Vindo a Curitiba, lembrem-se, aqui não é biscoito é bolacha, e cachorro-quente tem duas vinas. Sejam bem vindos todos os sotaques e todos os sorrisos lhes serão retribuídos..

    • eu daqui Postado em 01/Oct/2014 às 09:22

      Tenho depoimentos daí desse lugar que diferem em muito de suas promessas.

    • Marcelo Postado em 01/Oct/2014 às 14:34

      Nem concordo com quase nada dessa "eu daqui", mas fiz alguns amigos do interior do paraná, e nem estes gostam muito dos pessoa de curitiba, acho q vc quis dizer "dialetos" ?

  12. José Carlos Postado em 30/Sep/2014 às 19:13

    Era o que faltava: preconceito contra mulher bonita. Bonita não, linda. Que gente mal humorada. E querem saber? Basta de mimimi.

  13. Alex Garcez Postado em 01/Oct/2014 às 00:13

    Sou sulista com muito orgulho( isso não me torna melhor do que ninguém de outra região do Brasil ) , penso que os três estados do Sul compartilham uma idêntidade comum cuja a influência da imigração de certo modo recente ainda nos influência muito às vezes é difícil se ver como parte do Brasil ... Pronto agora alguns vão achar que sou separista, mas e a Bahia que tanto se orgulha de sua cultura e denomina em alguns momentos como nação, e nos enfiam garganta abaixo suas músicas e cultura isto está ok, mas se o sul tentasse fazer o mesmo com sua cultura seria considera do racista, esnobe, separatista. O Brasil é tudo isso uma grande variedade de pessoas e culturas e não saber compreender e respeitar essas diferenças pode levar a equiívocos terríveis, como o caso da Miss Ceará. Agora me pergunto desde quando nos tornamos tão desunidos? O que acontece com os brasileiros a sociedade está tão fragmentada como nunca vi , ou será que de fato nunca fomos um?

  14. gustavo Postado em 01/Oct/2014 às 01:03

    eu concordo! Só vamos ver a mesma combatividade da OAB quando chamarem gaúcho de viado, pessoal do interior de caipira ou colono, ou chamando o pessoal do Sul de filho da puta (como foi feito aqui nos comentários por gente supostamente tolerante).

    • eu daqui Postado em 01/Oct/2014 às 12:09

      A diferença do intolerante de esquerda e do de direita é que o de esquerda além de extremista é invejoso.

  15. Jonas Schlesinger Postado em 01/Oct/2014 às 12:54

    Mas agora não adianta chorar pelo leite derramado. Todo mundo aqui quis que sua representante fosse a vencedora. Curiosamente a miss rs ficou fora do top 5 e pra minha alegria a ceará venceu. Agora ela representa o brasil, não mais o ceará.

    • eu daqui Postado em 01/Oct/2014 às 13:32

      Vc assitiu ao concurso? Já que todas tem que ser esqualidas, não tinha uma cara melhor?

      • Jonas Schlesinger Postado em 01/Oct/2014 às 13:41

        Como ja disse pra vc tinha, pra mim e minha familia não. Todos queriam as suas e apenas uma venceu. Agora ela representa nós e cabe a nós torcermos para que ela chegue pelo menos até a semifinal se não for a nova miss universo. Se eu te contar que pra mim a venezuelana é mais feia que a melissa...

      • Jonas Schlesinger Postado em 01/Oct/2014 às 13:45

        Ops kkkk mais feia não, menos bonita. Essa epidemia sulista e invejosa de alguns conterrâneos pega mesmo.

  16. Antonio Palhares Postado em 01/Oct/2014 às 13:21

    Continuo afirmando. Tenhamos educação. Respeitemos as pessoas e o mundo ficará melhor.Tem gente neste fórum se escondendo atras de nome fantasia para denegrir.

  17. Flávio Postado em 02/Oct/2014 às 08:22

    Pelo amor de Deus galera, onde vamos parar com esse "pré conceito" idiota. O sotaque cearense, assim como o do nordeste é uma delicia de se ouvir, quem me dera eu fosse abençoado com essa cultura maravilhosa.

  18. Aristóteles Postado em 04/Oct/2014 às 11:11

    Vocês precisam ir ao Ceará - Fortaleza, Crato, Juazeiro, Barbalha - e sentir na alma e no coração a maneira magnífica como os(as) cearenses tratam a todos. Sou de Maceió, moro em Toledo (Paraná) e julgo as pessoas pelo bem que elas nos fazem. E, estamos conversados!

  19. eu daqui Postado em 29/Oct/2014 às 14:45

    Eta paisinho pra ter mulher feiaaaaaaaaaaaaaa !!!!!!!!!! Ainda bem que gosto é de homem !