Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 02/Sep/2014 às 16:35
17
Comentários

O purismo de Marina Silva é impraticável

Se eleita, com quem Marina Silva pensa que vai governar? Claro que sabe que recorrerá aos partidos maiores e será por eles chantageada. O purismo é impraticável; Lula e o PT deixaram isso bem evidente

lula marina silva 2014
Lula e Marina Silva. O que a ex-ministra aprendeu com o ex-presidente? (arquivo)

As primeiras propagandas eleitorais do PSB, tendo agora Marina Silva à frente, revela a falta de estrutura da composição que Eduardo Campos fez com a mesma. Bastou a ausência dele para que todos os contrastes representados aparecessem.

Marina está se desentendendo não apenas com o PSB, porém também, e principalmente, com ela mesma.

Não consegue achar um discurso seguro ou, pelo menos, não tão titubeante como o que vem mostrando nas primeiras edições do Guia Eleitoral.

Ao mesmo tempo em que diz que as pessoas competentes que necessita para concretizar seu projeto estão em todos os partidos, ela discrimina o PT no Rio de Janeiro e o PSDB em São Paulo, negando-se a subir nos respectivos palanques.

Mesmo sabendo que todos os partidos são divididos em tendências, é um péssimo cartão de visita para uma candidatura a exposição desses desentendimentos já no início da campanha eleitoral.

Se eleita, com quem Marina pensa que vai governar? Claro que sabe que recorrerá aos partidos maiores e será por eles chantageada; ao menos um deles estará na sua cola.

VEJA TAMBÉM:
Marina promete o que nunca houve na história da política em todos os tempos
Discurso do PSDB conduz programa de Marina Silva

O purismo na política partidária é impraticável; o PT e Lula deixaram isso bem evidente.

ALE – Pragmatismo Político

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 02/Sep/2014 às 16:39

    Eu ainda espero que a Marina Silva bata a cabeça violentamente na quina de um vaso sanitário e volte a ser aquela mulher senadora e ministra de Lula. Que saudades ...

    • Thiago Postado em 02/Sep/2014 às 17:01

      Saudades da época em que ela era submissa, e não representava um risco eleitoral pro PT né? Imagino que os petistas adorariam voltar pra essa época...

      • Thiago Teixeira Postado em 02/Sep/2014 às 17:29

        Ela era Submissa? Ministra do Meio Ambiente, tinha carta branca do Presidente Lula e autonomia para inclusive barrar obras do PAC casa tivessem irregularidades ambientais ... E hoje ela é o quê? Soberana?

      • Jucele Postado em 02/Sep/2014 às 19:36

        Caro Thiago, você, provavelmente , è muito rico ou então é muito burro...porque são esses dois tipos de eleitores da Marina Silva.

    • Thiago Postado em 03/Sep/2014 às 13:31

      Cara Jucele, ou vc é uma beneficiária do Bolsa Família ou é filiada ao PT. São só esses dois tipos que votam na Dilma.

      • Guilherme Postado em 03/Sep/2014 às 14:20

        Caro Thiago, agradeço por responder a pergunta da Jucele atestando sua ignorância.

    • jucielde Postado em 03/Sep/2014 às 15:13

      "Quem fica livre uma vez, não que volta mais a ser presa"

  2. Natália Postado em 02/Sep/2014 às 16:49

    Acredito que Marina não leva essa por um simples motivo:quer agradar a todos e nem Cristo agradou a todos...O que é mais preocupante nessa história e que, estamos sim correndo um sério risco, por da falta de educação política do Brasil, assim como o Lula disse" o maior erro do PT foi não politizar os mais jovens",O PT combateu bem a miséria, mas está longe de amenizar a inercia intelectual e o analfabetismo político..Hoje tem muito pobre com acesso a crédito,carro zero, diploma.Entretanto muitos nem se quer sabem a diferença dos 3 poderes e continuam a achar que África é um país e que Brasilia é um município... E como consequência temos o retrato atual, essa euforia com uma candidata que nem se quer o número dela sabem....

    • Allysson W. Postado em 02/Sep/2014 às 17:25

      Natália sintetizou bem. No entanto a previsão, ao meu ver será de que Marina ganha essa. Se for pro segundo turno com Dilma a tucanada em peso vota nela, tenho isto como certo.

      • Maria Aparecida Postado em 02/Sep/2014 às 19:34

        Não Allysson, muitos votos que eram para Aécio Neves foram para a Marina, que está decepcionando muitos eleitores já de cara, isso vai fazer com que muitos eleitores acabem optando por outros candidatos inclusive a Dilma. No segundo turno, muitos eleitores que passaram a escolher Marina e que acabaram ficando decepcionados com sua postura sem nexo, podem acabar votando na Dilma. Quem vota na Marina é bem possível votar em Dilma.

  3. Onda Vermelha Postado em 02/Sep/2014 às 20:35

    Acho que essas próximas duas semanas serão decisivas! Será preciso ter nervos de aço! E saberemos se, de fato, se será possível reverter esse crescimento da Marina Silva e expor para toda a sociedade a fragilidade de suas propostas, os riscos e os setores envolvidos por detrás de sua pessoa.

  4. Onda Vermelha Postado em 03/Sep/2014 às 03:43

    Pra aqueles que não viram! O SÉTIMO programa da Dilma exibido à noite, é e-x-c-e-l-e-n-t-e! Aqui são apresentados os melhores momentos do debate do SBT. Além de ter vencido o debate durante a transmissão ao vivo, Dilma vence na repercussão do debate, o que é visto por muito mais gente. E, finalmente, o programa investe no esclarecimento da população a respeito das inconsistências e fragilidades das “promessas” de campanha da candidata Marina Silva que são irrealizáveis e não tem lastro na realidade. Todas as “promessas” dela somadas chegam R$ 140 bilhões de despesa e ela NÃO explica da onde sairão esses recursos! Repare como Dilma trava o bom debate político, sem ataques, sem baixarias, sobre temas como a nefasta independência do Banco Central, sobre não fazer demagogia com promessas incompatíveis com o plano de arrocho de Marina na economia, saber aproveitar a riqueza do pré-sal que a Marina torce o nariz, e ter a governabilidade como um dever que precisa ser cumprido para honrar o mandato dado pelo povo fazendo as transformações necessárias ao Brasil. Veja em http://www.youtube.com/watch?v=J_5qM_yXXLI

  5. claudio Postado em 03/Sep/2014 às 11:09

    "ela discrimina o PT no Rio de Janeiro e o PSDB em São Paulo, negando-se a subir nos respectivos palanques" Isso é sinal de alta coerencia, o mais podre do Brasil esta "nisso" que ela declara.

    • Rubia Postado em 03/Sep/2014 às 11:34

      Coerência? Mas no seu discurso, Marina afirma que pretende governar, inclusive, com o apoio desses dois partidos. Cadê a coerência?

  6. Giulliano Postado em 03/Sep/2014 às 15:19

    Lula foi o que melhor mostrou como o purismo politico é impraticável, vide o mensalão. Mas também mostrou a importância de um "partido" (ou máfia se preferirem) forte, pois conseguiu ser blindado de todas as acusações com a célebre frase "eu não sei de nada". Querem mudança de verdade? PSOL ou PV (muito mais o PSOL). E não interessa o nome do candidato, pois a politica se faz com o partido, e não com a pessoa...

    • Thiago Teixeira Postado em 04/Sep/2014 às 16:16

      Nada mudou no governo do PT? Você mora onde? No Canadá? Não tem internet ai não?

  7. Thiago Teixeira Postado em 04/Sep/2014 às 16:17

    "...è muito rico ou então é muito burro...porque são esses dois tipos de eleitores da Marina Silva" (Jucele 2014) Matou a Pau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!