Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 15/Sep/2014 às 18:58
33
Comentários

A nova pesquisa Vox Populi para a eleição presidencial

Dilma amplia vantagem para Marina em nova pesquisa Vox Populi para a eleição presidencial. A diferença chegou a 9 pontos. Aécio segue estagnado

dilma aécio marina vox populi
Dilma tem 9 pontos a mais que Marina, diz Vox Populi. Aécio segue estacionado (Imagem: Pragmatismo Político)

O instituto Vox Populi divulgou hoje mais uma pesquisa eleitoral para a corrida presidencial em 2014. De acordo com o levantamento, Dilma Rousseff ampliou para nove pontos a sua vantagem sobre Marina Silva. A atual presidente manteve os mesmos 36% da pesquisa anterior, enquanto Marina aparece com 27% (-1%) e Aécio Neves 15%.

Os votos brancos e nulos seriam 8%, e os eleitores indecisos totalizam 12%.

Os candidatos Luciana Genro (PSOL) e Everaldo Pereira (PSC) marcaram 1% cada um. Os postulantes ao Planalto Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO).

SEGUNDO TURNO

Dilma Rousseff e Marina Silva estão tecnicamente empatadas na simulação de segundo turno. A candidata do PSB tem 42% e a petista 41%. Em outra hipótese, com Dilma Rousseff enfrentando Aécio Neves, a atual presidente vence o candidato tucano por 47% a 36%.

REGIÕES

A candidata Dilma Rousseff (PT) leva vantagem nas regiões Centro-Oeste/Norte, Nordeste e Sul do País. Já Marina Silva (PSB) tem maior intenção de voto na região Sudeste.

No Centro-Oeste/Norte, Dilma tem 35% das intenções de voto, contra 33% de Marina e 16% de Aécio Neves. Os outros candidatos, juntos, tiveram 1% do total. Os brancos e nulos são 4% na região, e os indecisos chegam a 10%.

No Nordeste, Dilma tem 56% das intenções de voto, contra 22% de Marina e 6% de Aécio. Os outros concorrentes têm 1%, os brancos/nulos são 6% e os eleitores indecisos atingem 8%.

No Sul, a presidente aparece com 27% da preferência, seguida por Marina (25%) e Aécio (18%). Os outros candidatos têm 2%, os votos brancos/nulos são 9% e os eleitores indecisos são 18%.

Por fim, no Sudeste, Marina Silva tem 28% da preferência, seguida de perto por Dilma (26%) e Aécio (20%). Os outros concorrentes atingiram 2%, enquanto os votos brancos/nulos são 11% e os indecisos são 13%.

DESEMPENHO

A pesquisa também quis saber dos eleitores entrevistados a avaliação da presidente Dilma Rousseff. Para 38% dos entrevistados, o desempenho de Dilma é “ótimo ou bom”. Outros 39% consideram a presidente “regular”. Por fim, 23% julgam a forma de governar “ruim ou péssima”. Os eleitores que não souberam ou não responderam são 1% do total.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores de 147, entre sábado (13) e domingo (14). O levantamento, que tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%, está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00632/2014.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. vicente Postado em 15/Sep/2014 às 20:54

    Que vexame essa direita do Brasil. Submissa aos interesses dos EUA, com toda a ajuda do poder econômico, com todo apoio da mídia não consegue eleger presidente. E ainda precisam cooptar uma ex-esquerda, atual híbrida, futura direita liberal. Imagina se a mídia fosse imparcial como seria a eleição.

    • George Postado em 16/Sep/2014 às 01:07

      Gostei do comentário, Vicente. Falou exatamente o que eu penso. Mas não duvidemos do poder do PIG. O cenário só está assim por causa da artilharia pesada da mídia.

    • Geraldo Postado em 16/Sep/2014 às 15:54

      Dilma tem 15 minutos por dia para se defender de 2 horas de jornal com manchetes negativas. É só olhar o Manchetômetro, bota no google.

      • Albert Postado em 17/Sep/2014 às 14:00

        Putz, Geraldo! Ela teve 8 anos para construir uma boa imagem, além de contar com o poder econômico para 'dominar' a imprensa ... Se ela - a imprensa - está-lhe dedicando duas horas de manchetes negativas é porque ela própria - a D Dilma - está realmente 'nadando' lá pelo fundo do poço, pela sua incompetência administrativa, pelo seu jeitão antipático e pelo seu passado nada honroso, como guerrilheira sem coração.

  2. André Postado em 15/Sep/2014 às 21:13

    38% de ótimo ou bom e só 36% de intenção de voto? Poderia dizer que é manipulação, mas tratando-se do eleitorado brasileiro nada é surpreendente.

    • andre fln Postado em 15/Sep/2014 às 22:37

      Pois é. Tem muita gente que não acha a Dilma ruim, mas acredita nesse papo de renovação, como se a Marina fosse a mesma coisa, acham que ta na hora de "alternar". despolitização insana

      • Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 00:36

        Esse papo de direita só pra quem é destro, visto que em política é um soco no saco do povo, quem vota e opta por candidatos que se dizem de direita são no mínimo sado masoquista, visto que se não tiverem amiguinhos no poder, vão se f..... como a maioria do povo. E não é só aqui não, é em qualquer lugar do mundo.

    • Igor Postado em 16/Sep/2014 às 02:07

      Os 36% estão dentro da margem de erro e logo podem ser 38%, ou vice-versa. Aprenda a interpretar dados!

  3. Ana Postado em 15/Sep/2014 às 21:26

    Surpreendente é o fato de que a soma das porcentagens das intenções de voto de Marina e Aécio é de 42% no primeiro turno. Essa mesma porcentagem é dada a Marina no segundo turno. Será que todos os eleitores de Aécio vão votar na Marina no segundo turno? Duvido!!

  4. Júlia Postado em 15/Sep/2014 às 21:45

    Popularidade da Marininha já está começando a cair. Ótimo. Que Dilma continue no poder.

    • Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 00:39

      hoje li um comentário que o cidadão quer atribuir a autonomia do Banco Central, a melhoria de vida da população, visto que nos Estados Unidos e outro paises ele é assim, só que esqueceu de dizer que se esses paises não tivessem emitido grana pra burro, estes teriam quebrado, se não me engano a dívida dos EUA é alguma coisa impagável, alguns trilhões de dolares.... e o Banco Central é autonomo...... os bancos fazem o que querem.... e lá nem saúde pública direito tem.

      • Ilson Roberto Postado em 16/Sep/2014 às 01:12

        Prezado Eduardo. mais de 15 tri é a dívida interna america, impagável. O dollar e uma moeda de faz de conta, desculpe o trocadilho, por conta da emissão criminosa feita pelos donos do Banco Central americano, os senhores Rockfellers e banqueiros internacionais como os Rotschilds. Os verdadeiros responsáveis por essa baderna financeria no mundo, são esses veneráveis senhores, que se colocam como deuses do Olimpo. Brilhante seu comentário.

  5. poliana Postado em 15/Sep/2014 às 21:56

    Regiões norte, centro oeste, nordeste e sul preferem dilma? Achei q dilma e o pt só eram eleitos pelo voto de cabresto do povo nordestino! Pelos votos do bolsa "vagabundo" ou bolsa "esmola" do nordeste! E agora paulistas e paulistanos, o q vcs tem a dizer sobre isso? Notem q os amiguinhos sulistas de vcs tb preferem a dilma, tá vendo ne? Depois qdo ela for eleita, n venham culpar apenas o povo nordestino por isso! Vamos ver se dessa x tb vai ter paulista mandando afogar os nordestinos ou usuarios do bolsa "vagabundo".

    • andre fln Postado em 15/Sep/2014 às 22:39

      poli, isso significa que não tem mais volta, os nordestino tomaram conta do brasil! viva a nação nordestina!

    • Luiz Postado em 15/Sep/2014 às 22:51

      Os nordestinos tão humilhados e desprezados pela "nobreza" sudestina são a principal força de trabalho desse país. Talvez por isso seja aquela a região que mais cresce no Brasil. Trabalho e pobreza FINANCEIRA não são vergonha para ninguém, mas ignorância na cultura paulista e pobreza de espírito sim. Mas, como disse o nosso saudoso Ariano Suassuna, paraibano criado em Pernambuco e com sua obra conhecida mundialmente, "não adianta esperar pensamento de quem sente fome". O Nordeste é muito mais do que seca e "bolsa esmola" ou qualquer outro absurdo que se fala por aí. Enquanto a elite do Sudeste continua com sua soberba, que o PT continue governando e colocando cada coisa no seu devido lugar.

    • Rafael Postado em 16/Sep/2014 às 11:42

      Querida Poli, não é de hj que a educação do sul e do sudeste tá ruim! Basta olhar o prefeito de São Paulo (PT)! São Paulo já desistiu de querer colocar o Brasil no eixo! Porque vc acha que colocamos o Tiririca em Brasilia? A Politica tá morta neste país! Só basta rezar e torcer para uma intervenção militar para salvar estas terras e a economia!

      • poliana Postado em 16/Sep/2014 às 12:23

        Ahhhh..entaum é sp q quer e pode colocar o brasil nos eixos ne? Kkkk..santa arrogância nata paulista/paulistana. E eu tenho certeza q a culpa da educação em sp, entre outras coisas é do pt. Em nada tem a ver com o psdb q já esta no governo do estado há 20 anos ne "rafa"!? Mas n são vcs paulistas q adoram o discurso da alternância do poder pra fortalecer a democracia?! Ué..q contraditorio n?

    • Bruno Postado em 16/Sep/2014 às 16:56

      Dilma tem história no Rio Grande do Sul.Apesar de ter nascido em Minas a maior parte da vida dela foi no Rio Grande do Sul.

      • Darcy Postado em 19/Sep/2014 às 02:00

        Muito bem Bruno...Mas Poliana acorda e entenda q S.P. quem cuida da educação e PSDB Alkmim...Sem esta de disparar sua nada cultura política e culpar o PT...Se informe q fica feio ....kkkk

  6. KARINA BB Postado em 16/Sep/2014 às 00:03

    Acho q cada um vota por interesse e motivos proprios,,,,Eu voto na DILMA pra evitar que esses esgotos evangelicos cheguem ao poder,quero esse povo longe de Brasilia,eles sao tipo PSDB,roubam e apontam pro outro,a bancada "evangelica" é corrupta,so tem ladroes que se fazem de santos TO FORA DESSA PODRIDAO

  7. Michelle Postado em 16/Sep/2014 às 00:34

    Incrível como você Poliana julga o povo nordestino. Será que o programa bolsa família só é utilizado pelos nordestinos? De acordo com os meus vagos conhecimentos, este é um programa nacional, o que (se vc não sabe) significa que abrange todo o país em todas as regiões. Agora seria muito melhor se vc Poliana ao invés de estereotipar um povo que vc não conhece, estudasse, buscasse se informar e deixar de ser tão medíocre. Sou Baiana, nordestina e não voto em Dilma, conheço muitas pessoas que votam nela por outros motivos, o voto é individual e LIVRE, cada um tem o direito de escolher quem achar conveniente.

  8. Michelle Postado em 16/Sep/2014 às 00:38

    Poliana, tem mais uma coisa: Se fôssemos levar ao pé dá letra o que dizem dos paulistas, (coisa que eu não faço) acreditaríamos que lá só existem funkeiros ostentando o que não tem, mocinhas sem cérebro que só falam gírias e um monte de gente mal vestida comendo churrasco em cima de uma laje. Afinal, favela é o que não falta por aí!

  9. Rocken Postado em 16/Sep/2014 às 01:23

    claro que a marina vai fazer alguma cagada se for eleita mas é tao bom ver a mafia PSDB/DEM tao fraca, 15 % kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • poliana Postado em 16/Sep/2014 às 07:34

      Seria melhor ainda ver a luciana genro em 3* ne rocken? Imagina q humilhação seria pros tucanos!? Huahua

      • Albert Postado em 16/Sep/2014 às 13:47

        Heheh, na verdade, nem Tucano, nem Petralha, nem Comuna ... !!! Com certeza, quando os brasileiros se tornarem mais honrados, honestos, trabalhadores ..., bons políticos surgirão dentre a 'massa' - e não seremos obrigados a ficar criticando a 'má qualidade' dos políticos ... Nas condições sociais atuais, só teríamos bons políticos se os buscássemos em Marte. Kkkk

  10. Mantinho Postado em 16/Sep/2014 às 06:43

    Olha Karina todos os deputados cassados, são da tua religião; tu vai ter que conviver um dia com o Brasil de Cristo; ou seja Evangelico. Só pra que tu saiba eu e minha familia votamos em Dilma .

  11. Leonardo Postado em 16/Sep/2014 às 08:55

    As pessoas precisam conhecer o Nordeste, a grande potência do Brasil e uma das regiões mais belas e rica do mundo. Tenho dó das pessoas desinformadas, ignorantes e racistas... O berço da cultura é o Nordeste e foi aqui onde tudo começou.... Quer conhecer então venha, que eu vou te mostrar a senha, do coração do Brasil. São nove Estados na raia, todos com banho de praia, num céu de anil e calor....Eu quero é cantar o Nordeste que é grande e que cresce e você não conhece doutor. De um povo guerreiro, festivo e ordeiro, de um povo tão trabalhador. Por isso não pise, viaje e pesquise e conheça de perto esse chão. Só pra ver que o Nordeste é quem veste de orgulho a nação. Salve,salve o Nordeste.

  12. beth fontes Postado em 16/Sep/2014 às 12:16

    eu voto em dilma porque acho que ela tem se esforçado o maximo pra melhorar a vida das pessoas mais carentes desse nosso brasil que cheio de desigualdade social so acho;

  13. antonio f. nunes Postado em 16/Sep/2014 às 19:22

    Meus senhores, pesquisas eleitorais no Brasil tem para todos os gostos e todos os bolsos.Claro que o Itau está ai para isso mesmo. Agora anotem o nordeste tem 38 milhoes de eleitores se a Dilma não tiver 60% dos votos válidos num eventual 2o turno, ela correrá sério risco de perder as eleições.

  14. Gileno Correia dos Santos Postado em 17/Sep/2014 às 08:00

    Dos candidatos à presidência do Brasil, cada eleitor escolha em quem quer enganar-se; eu escolho a Dilma; portanto voto em Dilma; Lembrança a todos os eleitores.

  15. FRANCISCO EDVAN PEREIRA Postado em 17/Sep/2014 às 12:25

    O brasileiro tem razão em cobrar Mais Segurança, Educação e Saúde de Qualidade, Nunca um governo no Brasil tinha realizado tanta igualdade social como o PT, sei da corrupção, mais isso vem de longas datas apenas nesse governo não é engavetada, voto em Dilma ela é mais preparada para dar continuidade as mudanças.

  16. Lucio Postado em 17/Sep/2014 às 14:03

    esse Aecio não pode ganhar, sou mineiro e ele acabou com o salrio dos professores e profissionais da sude....

    • Zoroastro Postado em 19/Sep/2014 às 14:06

      Aécio é podre! AÉCIOPORTO, processo por desvio de mais de 4 bilhões de reais da Saúde pública de Minas, metido em corrupção de toda espécie. Sem dúvida é o pior dos piores e seu discurso demagógico não engana mais nem inocente. Marina é volúvel, muda de ideia constantemente, comprometida com os banqueiros que financiam sua campanha, é fundamentalista, pula de galho em galho (PCR, PT, PV, REDE, PSB) para atingir objetivos pessoais e a sua candidatura lhe caiu no colo.Acho que as pessoas não devem depositar as fichas nesta candidata, que também usa o nome de DEUS, mas tem língua ferina e está mentindo muito. Caso eleita entregará o Brasil nas mãos dos banqueiros e grandes empresários.