Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 29/Sep/2014 às 18:12
21
Comentários

Nova pesquisa CNT/MDA: Dilma abre 15 pontos sobre Marina

Dilma Rousseff tem 40,4%, Marina Silva 25,2% e Aécio Neves 19,8% das intenções de voto. Na disputa de segundo turno Dilma aparece com quase 10 pontos de vantagem sobre Marina

dilma marina aécio pesquisa cnt
Dilma vence tanto no primeiro quanto no segundo turno, diz CNT/MDA (Edição: Pragmatismo Político)

Dilma Rousseff (PT) amplia a vantagem sobre Marina Silva (PSB), aponta a nova pesquisa CNT/MDA para a eleição presidencial. A atual presidente tem 40,4% das intenções de voto, enquanto a candidata do PSB aparece com 25,2%. Aécio Neves (PSDB) permanece na terceira posição, com 19,8% dos votos. Em comparação com a última pesquisa, publicada na semana passada, Dilma subiu 4,4 pontos, Marina caiu 2,2 pontos e Aécio cresceu 2,2 pontos.

Luciana Genro (PSol) soma 1,2%, enquanto Pastor Everaldo (PSC) tem 0,6%. Os outros candidatos aparecem com 0,5%. Brancos e nulos somam 5,9% e 6,4% não sabem ou não responderam.

80,8% dos entrevistados afirmam que não mudam o voto de jeito nenhum.

SEGUNDO TURNO

Na simulação para o segundo turno, Dilma aparece com 47,7% das intenções de voto enquanto Marina tem 38,7%, uma vantagem de 9 pontos para a atual presidente. Na pesquisa divulgada semana passada, as duas apareciam tecnicamente empatadas, com 42% e 41%, respectivamente, das intenções de voto. Em cenário simulado entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, a petista tem a preferência de 49,1% dos eleitores, enquanto o tucano aparece com 36,8%, diferença de 13 pontos.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dilma Rousseff tem 36,7%, Marina Silva 22,5% e Aécio Neves 17,5%. O método espontâneo é aquele que retrata com mais proximidade a fidelidade do eleitor.

INDECISOS

Segundo a pesquisa, Dilma e Marina lideram a lista dos candidatos com mais probabilidade de receberem votos dos indecisos. Dos entrevistados que ainda não sabem em quem votar, 43,8% dizem que poderão votar na petista; 40,6% citam Marina Silva; 28,9% poderão votar em Aécio. A resposta era de múltipla escolha.

AVALIAÇÃO

Entre os entrevistados, 41% consideram o governo da presidente Dilma ótimo ou bom. Na pesquisa anterior, o índice estava em 37,4%. A avaliação negativa passou de 25,1%, do levantamento anterior, para 23,5%.

Também com alta, a aprovação do desempenho pessoal de Dilma Rousseff chegou a 55,6%. O total de eleitores que a desaprovam caiu de 43,8% para 40,1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro de 2014 e foram ouvidos 2002 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Recomendados para você

Comentários

  1. Serginho Postado em 29/Sep/2014 às 19:03

    Háháhá! Cai, cai, balão! Marina está caindo que nem um balão apagado! E olhem que essa pesquisa foi feita nos dias 27 e 28, sábado e domingo. Ainda não captou os efeitos do desastroso desempenho da "fOdinha da floresta" no debate de ontem à noite na TV Record. Vem mais queda por aí! Mentira tem pernas curtas e ontem a Marina se enrolou mais uma vez para tentar explicar o inexplicável, ou seja, ela MENTIU no debate da Band quando afirmou que não fazia a "oposição pela oposição", e que havia votado pela aprovação da CPMF. Mentira da grossa! Dilma foi certeira! Ele votou QUATRO vezes contra a CPMF quando era oposição!

    • poliana Postado em 29/Sep/2014 às 20:22

      Serginho, vamos nos conter...tenha calma! Somente no 2* turno essa nossa angustia vai passar. Mas com fé em deus, vai dar tudo certo! N merecemos aquela fundamentalista e sua corja nojenta e criminosa assembleana na presidência do nosso país! Calma, se contenha...

  2. Guilhermo Postado em 29/Sep/2014 às 19:04

    Eu assisti todos os debates até agora. Reconheço que a oratória da Dilma é bem melhor do que a de seus adversários, com exceção da Luciana Genro, que é a que melhor sabe se comunicar. Aliás, já cheguei a conclusão (depois de assistir o debate da Record) que tanto Dilma, quanto Marina e Aécio são basicamente a mesma coisa. Então, por mim, não faz diferença quem vai vencer a eleição.

    • Samir Postado em 29/Sep/2014 às 20:11

      Guilhermo, vamos com Dilma para o Brasil seguir mudando! Aécio e Marina vão fazer o Brasil voltar pra trás!

    • roseane Postado em 29/Sep/2014 às 20:29

      Olá Guilherme! Eles,Dilma,Marina,Aécio,não são a mesma coisa. Como os dois últimos não possuem um plano definido exato e concretamente de como governar,estão se apoiando nas propostas já em andamento,por Dilma.Eles (Aécio/Marina) reconhecem mas não aceitam,o tanto que foram benéficos os programas sociais e estão trabalhando em cima deste positivismo para arrecadar ou arrebanhar eleitores.

      • raphael_subversivo Postado em 30/Sep/2014 às 08:32

        Tudo farinha do mesmo saco, mudança não virá de nenhum deles, o maximo que o PT faz é manter as coisas como estão, e os outros dois acabarem de nos afundar, mas de resto, continuamos na mer#@

  3. KARINA BB Postado em 29/Sep/2014 às 19:17

    To dizendo que esse malafaia é o Mick Jagger brasileiro,,,,,o mau das pessoas q vivem rodeadas de puxa sacos é achar que sao amados por todos,ficam ali najele mundinho com uma pa de gente babando o ovo ,aí quando sai do mundinho ,descobre a realidade ..q ele nao é tao amado assim,esse é o caso d malafaia,vive rodeado d baba ovos,e se acha ,mas quando sai do mundo dos evanjegues manipulados,descobre q no mundo aqui fora as pessoas tem hogeriza desse sujeito,o mesmo caso é luciano huck ,quando disse q seria candidato à presidencia,,foi esculachado ,aí desistiu,disse que era brincadeirinha....malafaia com certeza ajudou a afundar marina,

    • Donato Borges Postado em 29/Sep/2014 às 19:49

      Marina está em queda livre e isso Ka era previsto. Não tem nenhuma consistência a sua candidatura, que aliás caiu-lhe no colo após a trágica morre de Eduardo Campos. Dilma e de longe a mais preparada para continuar governando o país e não adianta essa oposição raivosa e mal intencionada com o apoio dessa mídia tendenciosa e da elite que não se conforma com um governo popular . No dia 05 de Outubro p Brasil vai através das urnas dar a Dilma um novo mandato. 13 neles.

  4. poliana Postado em 29/Sep/2014 às 20:27

    E finalmente algum instituto se comprometeu a reconhecer a vitória de dilma no 2* turno..essa historinha de empate técnico é conversa pra boi dormir..saiam logo de cima do muro..com dilma ou marina ganhando no 2* turno, n venham com essa de empate técnico...

  5. junior santos Postado em 29/Sep/2014 às 22:17

    Se Deus quiser Dilma será nossa presidenta por mais quatro anos, para o nosso país seguir mudando e crescendo. Por isso dia 05 de outubro vamos todos votar 13 DILMA NOSSA PRESIDENTA.

  6. raphael_subversivo Postado em 30/Sep/2014 às 08:39

    Nada a se comemorar, Dilma, Marina, Aécio...todos os candidatos das empreiteiras, bancos e empresários, pra nós, o povo mesmo, que paga imposto feito escravo enquanto milionário sonega tudo ou embolsa o lucro da empresa, que ve esse mesmo dinheiro ser tirado do público e ser direcionado pra pagar juros de divida ou financiar o empresariado enquanto nossos serviços públicos são ou sucateados ou vendidos, pra nós que somos massacrados ou pelas forças do estado ou como canibais buscando um lugar ao sol, pra nós esses 3 lixos ai podem ganhar ou perder que não vai mudar absolutamente nada, ou é politica de conciliação de classes, pra dar migalha pro povo se calar, ou é o neoliberalismo selvagem pra acabar de afundar o trabalhador, mas nenhuma dessas alternativas é minimamente aceitável para os produtores, lamentável isso ai, depois da eleição esses mercenários vão beijar mãozinha de fundamentalista, enquanto o trafico e o aborto clandestino mata aos milhões, mas ta tudo certo....

    • poliana Postado em 30/Sep/2014 às 08:59

      Rafael..e entre as duas opções q vc apresentou, qual vc acha q eh a menos tenebrosa para o país???

      • raphael_subversivo Postado em 03/Oct/2014 às 11:39

        pra mim qualquer partido burguês é tenebroso, rouba do pobre para dar ao rico, obvio que o PT fez o minimo que qualquer governo, mesmo de direita, deveria fazer, que é dar a condição básica e humana para os mais miseráveis sobreviverem, mas isso não é aceitável em nenhuma condição, e não torna ''menos ruim'' o partido que cala o pobre para manter a estrutura econômica favorável aos mais ricos, exatamente por isso que não existe critica à direita sobre o PT, ele executa o plano capitalista com maestria, controla as massas dando condições minimas de existência, e aumenta o lucro dos poderosos, só um monstro pode discordar dos programas sociais petistas, mas só sendo muito conformado pra achar que isso é algo bom, algo que deva ser apoiado, uma politica populista no sentido de não dar o devido poder à classe trabalhadora, só consola-la com migalhas....

  7. Antonio nunes Postado em 30/Sep/2014 às 09:17

    Eu sempre gostei do PT por ser um partido do povão por estar atento as necessidades dos menos privilegiados, agora isso não é tudo, gostaria que o partido varresse dos seus quadros gente corrupta e mandasse embora pessoas do partido aliado envolvido com mal feito. Esta vai ser a ultima eleição que ainda voto no PT, porque se continuarem a aparecer gente que só quer levar vantagem em cima do nosso suor, acabou, vou procurar um partido nanico pra apoiar, visto que os partidos grandes esta faltando muita ética, muita consideração com o povo brasileiro, fora dizer que é uma vergonha pros estrangeiros saber que um país tão bonito e promissor vive as voltas com escândalos diariamente.

    • poliana Postado em 30/Sep/2014 às 12:48

      Como se nos países estrangeiros, e principalmente nos de 1* mundo, n existisse escândalos e corrupção! E sim..no 1* turno vc votará num partido nanico..e no 2*? Vai anular?

    • poliana Postado em 30/Sep/2014 às 12:49

      Eh mesmo né naro? Somos todos loucos e alienados...lucidos mesmo só os "tucarineiros"! Q coisa não!?

    • Waldir Gomes Postado em 30/Sep/2014 às 18:38

      Naro...Não escreva besteira, cara! Nó mínimo você deve se considerar um"iluminado", e nós do PT somos todos uns alienados! Eu, a Poliana, aí embaixo, e mais os milhões que vão eleger a Dilma,somos todos uns idiotas!!!!!!!

  8. Eduardo Postado em 30/Sep/2014 às 09:28

    graças a deus que o governo do PT que tirou esse pais da extrema linha da pobreza recuperou a economia atraves da produçao industrial forte aquecimento do comercio record sobre record na produçao de graos que mais oportunidades criou em cursos superior e tecnicos pleno distribuidor de renda reparador de injustiça que nao olha para a crise internacional mas atraves de incentivos fiscais continua a agerar empregos dando poder de compra a populaçao fazendo com isso uma cadeia produtiva esse eo governo mindiscutivelmente melhor e tem que continuar vamos consolidar a vitoria da Dilma nas urnas no dia 05 de outubro e no primeiro turno Dilma ja tem 45% dos votos validos e so mais um pouquinho vamos la e Dilma neles e

    • WILSON Postado em 30/Sep/2014 às 20:00

      povão não vai atras de conversas eu não quero o segundo turno quero a dilma no primeiro turno para acabar com esta baicharia de falar que o brasil vai mal acho que Dilma ja fez bastante em 4 anos e pode faser mais nestes outros 4 anos se mudarmos pode acontecer como antigamente antes do pt no governo a infração comia nosso salario e quase ninguem tinha casa propria gostaria que dDILMA FACILITA-SE UM POUCO MAIS PARA O POVO ADQUIRIR CASAS MINHA CASA MINHA VIDA OK MAIS VAMOS COLOCAR DILMA DE NOVO NO COMANDO MAIS 4 ANOS NO SEGUNDO TURNO

  9. Antonio Ramiro Fonseca Postado em 30/Sep/2014 às 13:09

    Antonio Nunes e Naro, O PT vem depurando o seu quadro de políticos já algum tempo. Vejam : Em todos os partidos , existem os bons e os maus políticos. Isto é ponto é claro e indiscutível. Esses bons e maus políticos conviveram juntos á décadas, sem nunca serem investigados, julgados e punidos. Por que ? Porque o partido que antecedeu o PT, engavetava todos os escândalos e, mantinha sob as asas protetoras tucana os bandidos , corruptos e ladrões, maternalmente protegidos. Ora, vamos analisar : Se existem processos, julgamentos e punições, é porque o passo inicial foi a investigação da nossa competente Policia Federal que é, diretamente, subordinada ao Poder Executivo, ou seja obedece ordens da Presidenta. Se a Presidenta consentiu e ordenou as investigações, é porque existe boa vontade e empenho para "tirar de baixo dos tapetes", as podridões e, aplicar punições aos políticos envolvidos. Os maus políticos do PT foram julgados pelo "Super Herói" Barbosa e condenados. Na hora de julgar os escândalos que envolvem o PSDB e outros partidos, eis que, repentinamente, "o salvador da pátria" se cansou e se aposentou. O tremsalão, as privatizações, os aécioportos e outros crimes de lesa á pátria, tem de ser julgados e os envolvidos, jogados em cadeias como foram os maus políticos do PT. .

    • Waldir Gomes Postado em 30/Sep/2014 às 18:49

      Muito bom o teu comentário Antonio Ramiro Fonseca...tão bom que peço licença para o copiar e remeter por e-mail para alguns amigos meus, que combatem o PT.