Redação Pragmatismo
Compartilhar
Economia 25/Sep/2014 às 14:48
47
Comentários

New York Times confirma tese de Dilma e desmente Miriam Leitão

Dilma Rousseff e Miriam Leitão divergiram sobre o crescimento da economia da Alemanha durante entrevista ao Bom Dia Brasil. Reportagem do The New York Times publicada nesta quarta-feira reforça que a presidente estava certa

dilma miriam leitão bom dia brasil
Entrevista de Dilma Rousseff ao Bom Dia Brasil foi marcado por confrontos com os entrevistadores, principalmente com Miriam Leitão (divulgação)

Reportagem publicada pelo jornal mais importante do mundo, o The New York Times, reforça que a presidente Dilma Rousseff estava correta durante sabatina no Bom Dia Brasil, da TV Globo, na última segunda-feira 22, enquanto a jornalista Miriam Leitão, que contestou os dados da presidente, errada. Veja aqui o confronto entre Dilma e Miriam.

A discordância de números e as interrupções foram fatores frequentes na entrevista de meia hora, exibida na íntegra pela emissora. Quando Dilma falou que a economia alemã ia mal, Miriam discordou, rebatendo que a mais forte economia da zona euro cresceria 1,5% esse ano, mais que o Brasil, cujo mercado espera crescimento de 0,3%.

A entrevistadora, no entanto, se referia à expectativa de crescimento da Alemanha, não um avanço real no PIB. Dilma disse que o país europeu havia crescido apenas 0,8% no segundo trimestre desse ano, dado que já foi calculado e divulgado oficialmente.

A reportagem do NYT, publicada nesta quarta-feira 24, aponta que um dos principais indicadores de confiança das empresas alemãs caiu na terça-feira mais do que o esperado, para o patamar mais baixo desde 2012, intensificando assim os temores de que a economia do país esteja ameaçada de entrar em recessão.

“A economia alemã já registrou um declínio no segundo trimestre, quando a produção caiu 0,2% em comparação com o trimestre anterior. Outro declínio trimestral consecutivo colocará o país em recessão”, diz a matéria, sobre a economia que, como diz o jornal, serviu de âncora para o restante da zona do euro durante quatro anos de crise intermitente e de crescimento irregular.

A crise internacional é justificativa frequente de Dilma para o baixo crescimento do PIB brasileiro. Com alguns adendos: enquanto países europeus desempregavam, o Brasil criava vagas, aumentava a renda, mantinha investimentos em infraestrutura e redução da desigualdade. A tese é rebatida por economistas e políticos da oposição. Mas não parece estar nem um pouco incorreta. Os dados da economia alemã são prova disso.

247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Anderson Postado em 25/Sep/2014 às 15:39

    Mas cade os comentários dos tucanos que sempre então aqui para criticas????

    • Zu Manique Postado em 25/Sep/2014 às 21:18

      Tucanos foram ver "a banda passar tocando coisas de amor"

      • EDVALDO Postado em 28/Sep/2014 às 08:44

        Espero que a Mirian fale a respeito da reportagem do jornal americano, a respeito do que foi explicado, e não concordado, oportunamente pela presidenta Dilma, pois a Mirian, não convenceu talvez não tendo detalhamento a respeito da questão. será ?

    • Chico leitão Postado em 25/Sep/2014 às 22:45

      Saíram em carreirinha!

    • Paulo Postado em 26/Sep/2014 às 18:43

      A crise internacional é justificativa frequente de Dilma para o baixo crescimento do PIB brasileiro. Com alguns adendos: enquanto países europeus desempregavam, o Brasil criava vagas, aumentava a renda, mantinha investimentos em infraestrutura e redução da desigualdade. A tese é rebatida por economistas e políticos da oposição. Mas não parece estar nem um pouco incorreta. Os dados da economia alemã são prova disso. O Brasil não criou vagas, só maquiou os indices de desemprego que se lidos a sério estão em mais de 15%. Os investimentos de infraestrutura são pífios, cadê a malha ferroviária que ela disse que iria recuperar (e que qualquer um sabe que é muito mais barato para escoar produção do que malha viária)? E para variar a Dilma estava respondendo alhos com bugalhos. Ela estava usando a alemanha para justificar a nossa recessão enquanto que a nossa economia está indo mal por demérito próprio ps: as duas estavam erradas, aprendam a ir na fonte http://pt.tradingeconomics.com/germany/gdp-growth

      • José Carlos Postado em 26/Sep/2014 às 20:20

        Cê tá perguntando cadê a malha ferroviária? Deveria estar pronta já no governo tucano que vendeu a RFFSA por uma ninharia e terminou de afundar nosso projeto de transporte ferroviário. A promessa não era que privatizando teríamos o melhor dos mundos? Aí você vai culpar o PT por mais essa também?

      • Ivone Rabelo Postado em 26/Sep/2014 às 23:17

        Gente!!! Um gigante não precisa crescer tanto...mas um anão sim!!! Utopia comparar Brasil com Alemanha!!! Quem nos dera!!??

      • Glenda Postado em 27/Sep/2014 às 06:32

        Sr Paulo, eu trabalho com pequenas empresas e a maior reclamação é a falta de mão de obra. empresários pagando 5 mil para marceneiros, na prática caiu muito, muito mesmo!

      • Daniel Coelho Postado em 27/Sep/2014 às 20:20

        Fala sério, 15% de desemprego, qual é a fonte disso. Em entrevista recente a Veja, o Armínio Fraga declarou que esses dados de desemprego que o governo trabalha são confiáveis. Para quem acompanha economia o mínimo que se deve saber é que sim, existe um componente externo, a Argentina está em crise e a China está desacelerando, dois grandes parceiros econômicos do Brasil.

      • marta Postado em 28/Sep/2014 às 12:00

        Você quer milagres neste pais que tem uma historia tao vergonhosa? Você e tao incrédulo com relação a desemprego deveria observar a realidade. A quatidadede pessoas empregadas neste pais, e real. Adquirir Dignidade social de cidadão e real. O Brasil e muito mais respeitado internacionalmente depois de Lulae e Dilma. Você quer regredir ecolocar bandidos para serem pagos para vender a amazônia e outras nossas riquezas, como sempre presensiamos no pais. Um país rico de tudo não pode ser entregue de novo aos grandes aproveitado des

    • Francisco Fontenele Postado em 27/Sep/2014 às 23:46

      Independentemente de 1,5 ou 0,8, o certo que o crescimento "esperado" para o Brasil é 0,3. Foram citados vários países, e em todos o crescimento era maior. Pergunta: isso é bom?

  2. Alex Ronan Viana Mota Postado em 25/Sep/2014 às 16:04

    Toma, Leitão.

    • Luana Postado em 26/Sep/2014 às 09:16

      Nunca tive uma boa impressão dessa Mírian Antão. Muito superficial! Pseudointelectual!

      • Debora Postado em 26/Sep/2014 às 18:53

        Essa leitoa na mais nada menos é cunhada do cretino do Arnaldo Jabor PSDB roxo, azul,irmã da esposa do Jabor e essa esposa é assessora ou melhor braço direito, esquerdo e afins do José Serra, isso explica a falta de profissionalismo da leitoa...

    • Gialvan Cost Postado em 28/Sep/2014 às 00:37

      Toma Globo!

  3. Newton Postado em 25/Sep/2014 às 16:19

    Me parece que um crescimento de 0.8% para Alemanha é considerado alto pelo DW. http://www.dw.de/economia-alem%C3%A3-registra-maior-crescimento-trimestral-em-tr%C3%AAs-anos/a-17638205

  4. aquino Postado em 25/Sep/2014 às 16:43

    Dilma 13

  5. Salomon Postado em 25/Sep/2014 às 17:15

    Enquanto na Europa querem o retorno do Estado de Bem Estar Social, muitos eleitores votam pelo retorno do neoliberalismo.

  6. Naso Rolbo Postado em 25/Sep/2014 às 17:31

    Foi o que eu disse !!! Ou não ?... Vergonha própria... Snif.

  7. Vanderlei Postado em 25/Sep/2014 às 17:39

    Agora é só encaminhar para MAU DIA BRASIL que eu quero ver eles pedi desculpa pelo mal entendido

    • Camila Regina Xavier Viei Postado em 26/Sep/2014 às 10:40

      não pedem mesmo! aquela cambada de cachorros! aff... nojo desses jornais e reporteres! u.u

    • Igor Postado em 26/Sep/2014 às 15:36

      Demoraram mais de 30 anos pra pedir "desculpas" por admitir ter apoiado a ditadura, vc acha que eles vão se desculpar disso? hahah

      • Antonio A. Silva Postado em 26/Sep/2014 às 22:42

        Algo sério isso Igor. No meu entendimento o que a globo admitiu em editorial foi que enquanto alguns eram torturados, o congresso fechado, os outros meios de comunicação impedidos de funcionar, e muitos mortos e exilado,o pais praticando a xenofobia e isolado do mundo e do comercio internacional a globo ganhava dinheiro, se expandia, e vendia o "milagre brasileiro". Acho que é até mesmo constrangedor e vergonhoso a globo ter um quadro de moralismo como esse do Alexandre Gárcia no bom dia Brasil e se colocarem acima da ética quando esse pessoal já ganhou dinheiro e poder com a desgraça do povo. É difícil na Europa hoje ter um país com as condições e perspectiva que tem o Brasil, mas a globo só enaltece e arautos da crise europeia e mundial.

  8. Helena/S.André SP Postado em 25/Sep/2014 às 20:28

    Vixi! Agora Miriam Leitão vai brigar com o New York Times.

  9. Sydney Postado em 25/Sep/2014 às 21:28

    Miriam Leitão, quem não te conhece que te compre! Já dizia o velho ditado popular. É triste ver uma economista com sua história servindo cegamente ao ideário neoliberal.

    • Alcindo Postado em 26/Sep/2014 às 09:23

      MIRIAM LEITÃO NÃO E ECONOMISTA, NEM ELA NEM GEORGE VIDOR. SÃO JORNALISTAS DA ÁREA DE ECONOMIA. TEM UMA DIFERENÇA BRUTAL ENTRE COMENTAR E SER ECONOMISTA.

  10. Diego Postado em 25/Sep/2014 às 21:54

    Dilmais!!!!!

  11. poliana Postado em 26/Sep/2014 às 00:27

    Agora eu pergunto: será q o bom dia brasil ou qq outro veículo da grande mídia irá mostrar essa informação do nyt? Outra coisa: kd a tucanalha pra contestar a dilma e o nyt neste exato momento? Se recolheram com vergonha ne? Nessas horas os derrotados sempre somem!!! Kkkkkk

  12. Conceição Postado em 26/Sep/2014 às 00:50

    Esta Miriam Letião além de ser despreparada ainda é uma ave de mau agouro

  13. severo Postado em 26/Sep/2014 às 02:13

    OH Sydney a Miriam Leitoa não é economista. É só jornalista pau mandada.

  14. Dani Postado em 26/Sep/2014 às 09:27

    Uma pena que a Dilma maravilhosa é presidente do Brasil e estava certa com relação aos dados da Alemanha, né?!

  15. Bruno Postado em 26/Sep/2014 às 10:54

    por favor, poste tb a matéria do ny times. Assim podemos postar diretamente o link que tem mais valor do ponto de vista dos coxinhas.

  16. Jorge Camera Postado em 26/Sep/2014 às 11:14

    A Leitoa pensa que sabe alguma coisa de economia.

  17. Renato Postado em 26/Sep/2014 às 12:04

    Segue link do NYT.. http://mobile.nytimes.com/2014/01/16/business/international/german-economy-grows-at-modest-pace.html?referrer=

  18. NELSON BOTELHO Postado em 26/Sep/2014 às 13:32

    TUCANOS SABEM É PRIVATIZAR ENTREGAR O QUE É NOSSO DE GRAÇAS AOS AMIGOS E TAMBEM ENTREGAR AS ESTRADAS PAULISTA PARA OS AMIGOS EXPLORAR A VONTADE COM PEDAGIOS CARISSIMOS.

  19. Carol Lisboa Postado em 26/Sep/2014 às 14:22

    Leitor da Veja, o que mais esperar?

  20. walter p de sousa Postado em 26/Sep/2014 às 16:03

    A globo e toda sua equipe não tem nem um interesse de um Brasil bom para os brasileiros o que ela quer que nos somos uma eterna colonia americana . Para a globo ser bom Brasil e não ser bom para os americanos ela fica furiosa, não gosta do merco sul por que esses países compra do Brasil e não dos gringos.

  21. adilson savio Postado em 26/Sep/2014 às 17:43

    ta ficando ruim ate....depois das ultimas pesquisas, o povo da direita ta desaparecendo tudo da net. ... e estao sendo humilhados dia apos dia. por que dilma mostra seu trabalho com dados concretos e nao com invençoes e hipoteses como faz marina e aecio...DILMA 13

  22. Prof. Pedro Veras Postado em 26/Sep/2014 às 21:43

    Tá assistindo muito a TV Globo, dona Mirian Leitão. Precisa se informar melhor ou então, quem sabe, estudar um pouco mais!

  23. Paulo Postado em 26/Sep/2014 às 23:53

    meu amigo, pelo visto você só prestou atenção na fala da nossa presidente em relação a economia alemã, a qual ela rebatia o argumento mentiroso da reporter da Globo, porém na continuação da entrevista a presidente explicou o porque do baixo crescimento brasileiro, se as principais economias mundiais que são os nossos principais compradores estão com baixo crescimento e com medo de recessão e o mercado esta fechado para novos negócios no momento, fica dificil do país gerar riquezas e consequentemente fica mais dificil ter um bom crescimento de PIB, é só seguir a lógica.

  24. Darcy Postado em 27/Sep/2014 às 03:31

    Se voltar ao passado veras q nem tinha hospitais Publico..Meu pai esteve doente em 1960 e teve q gastar todo dinheiro q ganhou numa loteria c médicos particulares....Pois ñ havia nada público...E onibus tb era difícil... tempo de FHC era pior pois faltava além de tudo...emprego

  25. joao Postado em 27/Sep/2014 às 06:50

    como ela disse na entrevista, eh melhor segurar o desemprego e dar assistencia a populacao.. do que tentar se "desenvolver" (se foder na verdade)

  26. Zeramilson Postado em 27/Sep/2014 às 11:42

    A Miriam Leitão é uma palpiteira, uma urubuloga.

  27. Ana Rosa de Sa Pinheiro Postado em 27/Sep/2014 às 13:49

    Eu já sabia que o batalhão de entrevistadores da globo se preparou para tentar confundir a presidenta. So que a Dilma 13 também é economista compete e atualizada. Valeu Dilma 13 pela aula de economia dada aos entrevistadores da globo!

  28. Luann Medeiros Postado em 29/Sep/2014 às 04:56

    Cara, o SUS funciona, o que nao funciona são os Hospitais Públicos (Estaduais e Municipais), aprende que votar em Governador idôneo é o que vai melhorar a segurança do seu bairro e os hospitais públicos... tsc tsc

  29. Renecor Postado em 29/Sep/2014 às 10:10

    Apesar da enorme bobagem que é a comparação entre economias e sociedades tão distantes sociologicamente será conveniente publicarem o tal artigo do NYT traduzido e todos verão que ele não traz tão claramente o que está sendo alardeado por este site. Mas postem também artigo de Portugal sobre o assunto onde o OCDE confirma crescimento de 1,5% para a Alemanha em 2014 e 2015 e o,3% para o Brasil em 2014.

  30. Marcos Postado em 30/Sep/2014 às 01:00

    Ai vem pessoas desinformadas e dizem: o Brasil se encontra no caos, então o que dizer da época de F H C ? Apenas um dado, no governo acima mencionado, se ouvia em quantas pessoas entravam na linha de miséria, no governo atual ninguém entra, mas saem desta linha. Voto em Dilma por tudo que ela fez.