Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 16/Sep/2014 às 11:49
35
Comentários

"Negrinhas como você a gente estupra e depois queima"

Universitária é ameaçada de morte por ser negra. "Negrinhas como você a gente estupra e depois queima para não poluir o solo". Movimento Negro cobra providências. Polícia diz que trabalha para identificar agressor

A estudante Sonia Regina Abreu, do campus da Universidade Federal do Pará de Altamira, relatou ter sofrido ofensas através das redes sociais. Segundo a Polícia Civil, o agressor utilizou um perfil falso para praticar injúria racial e disse para a vítima que, em Altamira, “não há lugar para negros sujos”. Ainda segundo a polícia, além do cunho racista, o suspeito ainda teria ameaçado a jovem de 27 anos com os seguintes dizeres: “neguinha como você a gente estupra e depois queima para não poluir o solo. Lugar de negro é na senzala ou a sete palmos”.

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil, a vítima procurou a direção da universidade, e um professor decidiu encaminhar a denúncia para a OAB, onde caso está sendo acompanhado pelas comissões de Direitos Humanos e Igualdade Racial. “É a tolerância da sociedade e a impunidade que faz com que os ofensores, os racistas, ajam com mais desenvoltura”, critica Jorge Farias, presidente da Comissão de Igualdade Racial.

VEJA TAMBÉM: As últimas frases de homens negros assassinados por policiais

Nesta segunda-feira (15), a vítima registrou um boletim de ocorrência na delegacia. Um inquérito foi aberto para investigar a origem das ofensas. Segundo a vítima, apesar da denúncia, o autor dos insultos não se intimidou: ele mandou um e-mail para a jovem falando que usou um computador acessado pela própria Sonia na faculdade para postar as ofensas, e diz que foi “fácil como tirar bala de criança”.Ainda no e-mail, o autor diz para a estudante que isso é “só o começo. Vamos limpar Altamira desta peste negra. Nenhum lugar será seguro para negros nesta cidade”.

Assustada

Sonia se diz assustada com as ameaças. “Estou chocada e horrorizada. Aqui sempre foi tranquilo, tem muita gente de fora. Agora a cidade é outra porque muitas pessoas se mudam pra cá para trabalhar na Usina Belo Monte, então são muitas pessoas, a cidade se tornou uma coisa que a gente não conhece mais. Não sei a origem disso. Não tenho a menor ideia do que tenha motivado isso”, desabafa.

Segundo a advogada Luana Thomaz, que faz parte da Comissão de Direitos Humanos da OAB, o autor destas ofensas precisa ser investigado por incitar a formação de organizações criminosas, como grupos de extermínio. “Isto pode também ter uma organização criminosa envolvida, um grupo de extermínio, uma quadrilha”, disse.

A polícia acredita que pode localizar o agressor. “A Polícia Civil dispõe de mecanismos eficazes que, trabalhando em parceria com o poder judiciário e o Ministério Público, chega-se na autoria daquela postagem”, disse o delegado Samuelson Igaki. “Nós vamos fazer a diligência de quebra de sigilo, caso seja necessário, a fim de identificar este autor para que ele seja punido pelo crime que cometeu”, disse o delegado Rodrigo Leôncio.

Para o Movimento Negro no Pará, o caso é grave e vai além da injúria racial. “Também é crime de racismo porque ele generalizou o seu ódio a toda a população negra do país. O importante para nós, do Movimento Negro, é que o criminoso seja punido”.

informações de G1

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Marcos Vinicius Postado em 16/Sep/2014 às 11:59

    E você jura que é isso? Crimes como esses têm como raízes justamente essas "besteiras" que você acabou de vomitar! Perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado!!

    • Eu daqui Postado em 16/Sep/2014 às 12:13

      É crime sim. De ameaça também. As raízes são múltiplas, entre elas, o extremismo: que só gera mais extremismo.

    • Eu daqui Postado em 16/Sep/2014 às 12:28

      Não é erro de interpretação não, Carlos. É ódio racial mesmo que está patente no post dele: um dos fortes pilares do tipo de crime de que trata o texto. Mais um sinal de que a vontade de matar por razão racial não é exclusividade da raça branca.

    • Joana Postado em 16/Sep/2014 às 15:27

      "tem raízes nos discursos de ódio da ----esquerda------ que banaliza o termo 'racismo'." "crimes de caráter racista como este não devem ser por causa do ódio racial propagado pela -----esquerda------." AI MEU DEUS... SOCORRO!

  2. Rafaeldo Bem Postado em 16/Sep/2014 às 12:21

    Isto sim é racismo! Isto que a mídia tem que correr atrás!

  3. Andre FLN Postado em 16/Sep/2014 às 12:49

    Carlos, você é gremista? kkkkk Porque é o típico discurso de quem acha algo justo apenas quando não foge do seu interesse. Ou você é gremista ou você é um racista disfarçado enrustido...

  4. Luciano Postado em 16/Sep/2014 às 15:02

    Como todo racista ele é tão "valente" que segundo consta ele usou um perfil falso. Espero que a polícia prenda esse indivíduo. Ultimamente esses racistas andam muito atrevidos, mas estão perdendo terreno, não tem mais lugar nos dias de hoje e ficam por aí fazendo ameaças. Tem mais é que prender mesmo! O estado do Pará não é lugar para racistas, desejo que a polícia localize e prenda esse indivíduo racista e ele tem que ser punido e posto em seu devido lugar.

  5. Rejane Carvalho Ferreira Postado em 16/Sep/2014 às 15:50

    É lamentável existir esse tipo de ser humano, é melhor acreditar que esse tipo de gente é doente mental. E que a sociedade corre risco,por isso a necessidade de uma investigação precisa onde essa pessoa possa ser punida!

  6. Talita Marconde Postado em 16/Sep/2014 às 15:52

    O que você considera "besteira", nós pessoas cultas e tolerantes, consideramos essenciais para viver em harmonia com toda e qualquer diversidade! Preconceito existe sim, e existe porque há mais gente burra liderando o Brasil do que gente inteligente, porque muita gente burra considera "besteira" algumas coisas que são crimes, por que existe gente burra postando merda nas redes sociais e não existe justiça.

  7. Fernando Postado em 16/Sep/2014 às 16:55

    Não sei a que besteiras de discursos de ódio dos "progressistas" você se refere Carlos mas o que eu tenho visto, pelo menos aqui no PP, não me parece nem um pouco descabido.

  8. Luiz Otávio de Brito Postado em 16/Sep/2014 às 17:48

    Sobre esta febre racista que assola o país, devemos recordar a posição de quem implanta o processo de igualdade no país: “...As pessoas estão assustadas como se o racismo nunca tivesse existido. No entanto, o racismo sempre existiu, trata-se de uma ideologia poderosa. A sua explicitação é resultado da luta do Movimento Negro no país e não se trata de uma piora, mas de um contexto em que passa a ter mais visibilidade. Medo e pessimismo não produzem ação política. São sentimentos estéreis no que se refere à possibilidade de mudança da sociedade. Como Membros da Comunidade atingida, temos que entender a complexidade de nossas tarefas e da conjuntura atual, em que o deslocamento de identidades tem evidenciado o racismo e gerado reações por parte de pessoas que não estavam acostumadas a ver os negros ocupando outros lugares na sociedade e tendo acesso a espaços que historicamente lhes foram negados. Ministra Luiza Bairros Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR)...” Por outro lado esta em andamento da discussão que não existia e, sobretudo no mais breve a definição como agir. É uma oportunidade de combater esses casos que não existem só no Brasil mas no mundo inteiro. O que ainda não esta entendido é que o Negro passou a ser o mais novo integrante da sociedade civil e tem que começar a agir. Outros fatos diariamente vem somando como dados importantes para esta luta contra o racismo,um deles é a divulgação do Grupo de Trabalho da Organização das Nações Unidas sobre a visita que realizaram para estudar a situação dos afro-descendentes do Brasil. Clique e conheça a íntegra do Relatório da ONU http://www.afrodescendente.com.br

  9. Poliana Postado em 16/Sep/2014 às 17:56

    Carlos prado, dessa vez eu concordo com você viu, por incrível que pareça! Rs.., Mas você está certo sim... é por aí mesmo.

  10. Rocken Postado em 16/Sep/2014 às 19:00

    O próprio texto tem uma citação de um membro do movimento negro, e ele disse "Também é crime de racismo porque ele GENERALIZOU o seu ódio a toda a população negra do país", ou seja, oque o Carlos falou tá certo, na maioria das vezes tratam certos casos como racismo e não é. O porta dos fundos tem um vídeo interessante sobre isso, um xinga o outro de gay e este confirma que é gay, então o xingamento agora é falar que ele não é gay e na verdade é um "comedor", a diferença é que não dava pro Aranha ficar branco pra xingarem ele de forma mais tradicional e socialmente aceita nos estadios

  11. Nilza Castilho Freitas Postado em 16/Sep/2014 às 20:44

    Não há nada mais Bárbaro, mesquinho e repugnente do que o RACISMO! Como pode alguém que se diga gente ainda ter tão triste sentimentos!!!

  12. Luide Lopes Postado em 16/Sep/2014 às 21:04

    Uma negra com um homem branco é prostituta! um negro com uma mulher branca é porque é bem dotado! HIPOCRISIA PURA!!! Em épocas de carnaval o que você vê de brancas "correndo" atrás de gringo não tá no gibi! Porém os falsos moralistas enchem a boca pra dizer que nessas épocas são as negras que "correm" atrás da gringaiada e que são elas quem mancham a imagem da mulher brasileira. Ora, todos sabem que muita brancas também andam cooperando muito com isso, inclusive muitas "artistas" também contribuindo pra sujar a imagem da mulher brasileira! E aliás, a maioria das marias chuteiras, gasolina,e etc, são todas brancas. Sei que tem brancas que não se encaixam nesse perfil, mas falos das que se encaixam! Quando passo na rua as vezes e vejo um negro com uma loira do lado e a metidês se torna tão notável que chega a ser bizarro! Quantos brancos racistas que fingem estar a favor dos negros? Quantos? Dai vem uma "branca" e os homens negros ficam pau da vida porque a moça ofende um jogador negro chamando o de "macaco"!? Esses caras são uma comédia mesmo. Tantas mulheres negras e lindas por ai e eles só enxergam as brancas, dai quando uma dessas brancas se revoltam contra eles, ai a coisa é inaceitável? Então porque não vejo jogadores negros casados com mulheres negras? Por que isso é raro no Brasil? Por que sempre as loiras são as mais bonitas pra vocês? Eu mesmo sou branco e me amarro numa morena, ruiva e mulata também. Vocês são os verdadeiros racistas isso sim!! O Brasil é racista!! Vide filhos de Pelé!! Oh pátria amada, idolatrada! salve! Salve!

  13. Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 21:55

    Me retorno a um passado pouco distante quando fotos intimas de uma lourinha da venus prateada foram expostas na rede, não demorou nem um mês e localizaram o IP do CRIMINOSO, agora vamos ver quanto tempo um crime contra o outro lado demorará a ser elucidado..... está ficando preocupante e rotineiro esses ataques extremados, depois veem na maior cara de pau e dizem que estavam sob forte emoção.....

    • Rodrigo Postado em 17/Sep/2014 às 20:51

      Eu daqui, chora, mas chora muito, pois o choro pra você é livre. O movimento negro vai continuar agindo, você vai continuar tendo que engolir as cotas raciais, e espero, em outros âmbitos que não seja, o vestibular também. Você ainda tem muito que chorar, coitada.

    • Eu daqui Postado em 19/Sep/2014 às 13:00

      Coitado e coitadista de vc e de quem precisa de cotas e de coitadismo: vocês é que vão continuar chorando sem que suas esmolas eleitoreiras resolvam efetivamente nenhum tipo de desigualdade. Quanto a mim, continuarei rindo: de vcs e de seu viralatismo e de seu eterno e merecido fracasso de quem acredita e precisa de paliativos. Se aquele que pode depender unicamente dos prórpios esforços e méritos não pode sorrir, quem poderá?

    • Cleverson Postado em 22/Sep/2014 às 23:07

      Eu daqui, Mas saca só o recalque dos brancos com os negros. kkkk As cotas não lhe garante entrada na universidade, só ajudam, ajudam porque? Você sabe porque afinal os negros por sua maioria tendem a ser mais pobres que os brancos? Porque quando os escravos foram libertados, eles não tinham nada, nem casa, dinheiro, só eles e suas roupas do corpo, enquanto que os baroneses ricos (todos brancos) continuaram a viver suas vidas cheias de dinheiro, e daí em diante, as gerações mudaram. Mas o presente ainda assim é uma consequência do passado. Assim como as mulheres merecem reconhecimento ao que sofreram nas mão dos homens (E ao incêndio na fábrica provocado por machistas que matou mais de 100 mulheres), os negros são uma raça de lutadores, batalhadores, merecem reconhecimento. E quanto aos tratamentos especiais (cotas), não acho ruim, aliás, se fosse cota de brancos tenho certeza que você não estaria se queixando do "coitadismo" citado, muito pelo contrário. Aceita que dói menos, e chora, ou ria porque faço Publicidade e propaganda em uma universidade federal e passei em 7°lugar sem mesmo precisar das cotas. Você sabe contar? De 3.691 candidatos inscritos para o meu curso, qual a probabilidade de 90% deles serem brancos? Muita, não? E eu, ficando em sétimo lugar, quantos branquinhos (que podem conseguir tudo sozinhos) eu pude derrotar?? Mas espera, isso não me parece nada como um "eterno fracasso", só se for o fracasso das inimigas. Na sua cara e na de todo mundo que pensa que negros não conseguem nada sem uma espécie de "ajuda". Existem muitos negros que poderiam facilmente tomar a vaga de um "branquinho" em uma universidade de alto padrão, que negros são esses? Negros que querem fazer a diferença, que tem senso cultural, que estudam e tem sonhos, que querem ser alguém de respeito na vida e sabem que eles podem ser tão bons quanto os brancos sem precisar de nenhum suporte. Estuda um pouco amigo, aprimore seus conhecimentos, sua mente, o mundo está tão moderno pra tanta ignorância século XVIII/XIX.

      • eu daqui Postado em 26/Sep/2014 às 09:06

        Pessoas batalhadoras existem em todas as raças e classes. E pessoas parasitas também. Cota não vai mudar isso. Nem isso e nem nada. Esperemos pela resposta da História.

  14. Eu daqui Postado em 17/Sep/2014 às 08:25

    E quem é que aqui conhece a historia de um país onde frequentemente escravos negros tinham como sonho de consumo se alforriar para escravizar outros?

    • Leon Postado em 17/Sep/2014 às 20:49

      O Carlos não conhece a História, e você, a sociologia.

    • Eu daqui Postado em 19/Sep/2014 às 12:56

      Ninguém precisa conhecer nada para constatar fato histórico cuja definção é por si só plena de materialidade. Nem preciso nem quero conhecer a "ciencia" do celebre tucano que remeteu os indicadores sociais brasileiros ao quarto mundo. Vc na certa é colega dele, né? Bem feito para ambos.

  15. Racismo-NÃO Postado em 17/Sep/2014 às 20:44

    E você é mais um racista enrustido. O racista enrustido é aquele que acha que nada é racismo e, mesmo que admita um caso, como você, trata logo de diminui-lo.

  16. juliana Postado em 18/Sep/2014 às 01:00

    Ninguém está percebendo o machismo junto. Ah claro, porque estuprar tdb

    • Eu daqui Postado em 19/Sep/2014 às 13:05

      Percebi, sim. Mas nazistas não tem essa seletividade: se tiverem que estuprar homens, estupram também. Extremistas de todos os partidos e "ideologias" são movidos pelo ódio generalizado que atira para todos os lados: autoimagem insatisfeita, ressentismo, vingancismo e outros resultados do nazivitimismo. Nunca por qualquer sentimento de justiça. E isso, claro, inclui os extremistas de esquerda.

  17. Vinícius Davidosiki Postado em 18/Sep/2014 às 15:01

    Pessoas negras não são racistas, elas reproduzem o racismo que vivenciam, é diferente. Afinal, elas não dispersariam um discurso de ódio contra elas mesmas, caso isso ocorra, sem que tenham aprendido isso com um grupo opressor. Da mesma forma que uma pessoa branca não pode determinar propriamente o que é racismo ou não, pois, por mais bem intencionada que ela seja, ela nunca compreenderá totalmente o que é esse preconceito racial como uma pessoa negra, que vive essa realidade.

    • Marcelo Postado em 19/Sep/2014 às 04:17

      Voçê tá dizendo que uma pessoa negra, não é racista, ela não poderia agir de maneira racista contra uma pessoa de outra etnia, índia, chinesa, por exemplo ?

    • Fabaino Postado em 20/Sep/2014 às 12:12

      Vinícius falou muito bem, porém, há pessoas que infelizmente já estão predispostas a não compreender o que as pessoas dizem.

    • eu daqui Postado em 26/Sep/2014 às 09:08

      Humanos são racistas. E não é cota que vai mudar isso. Quem chama cota de "atuação do movimento negro" está militando é no paradeiro negro, isso sim.

  18. Gabby Postado em 18/Sep/2014 às 19:28

    E tem gente que ainda diz que não tem racismo no Brasil, absurdo!

  19. Clio Postado em 18/Sep/2014 às 22:45

    A mente dessa pessoa é doentia... o pior é que tem pessoas que acham que o racismo é coisa da cabeça dos negros. Gente vamos acordar, ele esta em todos os lugares. O pior é o racismo velado... já passei por isso, ir em uma loja e ter atendimento diferente da minha amiga que é branca, meu primo que estuda em uma escola particular também já passou por isso, quando minha tia foi buscá-lo perguntaram se ele era adotado pois ele era negro e a mãe branca.. Ela teve que responder, O pai dele é negro, algum problema com isso... Namoro com um homem branco, e sempre tem aqueles olhares, de "nossa vocês não combinam"... mas a gente não liga, rimos disso tudo! aff minha amiga foi fazer uma viagem pro Rio, e não foi bem atendida em um restaurante de alta classe... gente vamos acordar... não é porque tem grupos que lutam contra o racismo é que ele existe e se reforça. Pelo contrário ele esta em todas as partes, e os cientistas do século XIX, com suas teorias raciais são os culpados disso, e através deles esses discursos racistas foram internalizados pela sociedade, pela mídia e pelos meios de comunicação.... " O problema é que só sendo negro pra saber como sofremos com essas pessoas doentes, neonazistas! Mas também sei que tem gente que exagera, e se faz de coitado que se ofende por ser chamado de negro ou preto...aí já de mais né. esse discurso de RAÇA me cansa. somos todos humanos, e enquanto não enxergarmos a humanidade que ha no outro sempre vai haver guerras, preconceitos e violência.

  20. Brahir Postado em 19/Sep/2014 às 14:04

    Cara, você demonstrou apenas desconhecimento sobre o assunto, só isso... o "Extremismo" distorce as coisas, nisso eu concordo... mas que "ódio dos progressistas"? O que você não vai entender é que o Racismo realmente esta embutido em quase tudo, na Mídia quando tenta fingir que não existe racismo, no dia a dia das pessoas quando acreditam que existe "Inocência" em piadas racistas, a "Zueira" nas escolas, a perseguição de seguranças no Shopping ou Supermercados e por aí vai, o Racismo é isso... o grito de "Macaco" ou as Ameaças extremistas são apenas um braço "Armado", de um movimento muito maior... sem descer o nível do Debate, falta Consciência Social em uma sociedade que pensa ser Sociável ¬¬"

  21. Sidartha Gautama Postado em 19/Sep/2014 às 20:23

    Coitada, até parece que advogados patrocinados, da OAB, vão fazer alguma coisa que preste, não existe mais justiça aqui, apenas fazedores de sentença. Conheci várias pessoas que tiveram problemas com advogados da OAB, advogados que representaram mal e a pessoa perdeu os bens, advogados que desistiram, abandonaram o caso e por motivos de tempo, a pessoa foi prejudicada e perdeu a causa entre outros prejuízos, outro, caso não advogado perdeu o prazo e a pessoa por isto foi julgada e contraiu uma divida enorme, sem poder recorrer... etc. Enfim há muitos casos desta pouca vergonha que é a OAB, que nem responde quando envia-se denuncias contra ela.

  22. Cleverson Postado em 22/Sep/2014 às 22:44

    Se estupra é porque gosta não? Pra que ele estupraria um negro sujo? Do mesmo jeito um homofóbico que estupra e mata um gay, estuprou, é sexo, é porque gosta. Eu não entendo isso, esses agressores, eu tento mas eu não acho explicação, é simplesmente uma burrice, ignorância, falta do que fazer, a cor da pele de outra pessoa não incomoda nem a ela, mas incomoda o agressor, tipo, qual o problema dele, é retardado. Agressores são caso pra estudo viu, e vem me matar, sou negro, gay, moro em Goiania e to só esperando você vir, "agressor", venha que não sou mole, desço porrada, e se conseguir me matar, dorme de olho aberto porque eu volto e te puxo pro inferno. Sério, cansei, as autoridades não dão a mínima pra gente, o jeito é se defender por se próprio. Nojo desse país sem lei, que além de tudo é composto por mais da metade da população de negros e afro-descendentes. É como dizem, "o preconceito está em todo lugar, as leis que não punem quem o pratica", e o Brasil podia melhorar se a Luciana Genro ganhasse :(