Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 04/Sep/2014 às 10:48
86
Comentários

Por que Leonardo Boff deixou de acreditar em Marina?

Um dos mais relevantes intelectuais do Brasil volta a se pronunciar sobre a “nova Marina” e explica por que os “pobres perderam uma aliada e os opulentos ganharam uma legitimadora”

leonardo boff marina silva
Para Boff, Marina acolheu plenamente o receituário neoliberal. “Ela o diz com certo orgulho inconsciente, sem dar-se conta do que isso realmente significa: mercado livre, redução dos gastos públicos (menos médicos, menos professores, menos agentes sociais etc), flutuação do dólar e contenção da inflação com a eventual alta de juros”, alerta. (divulgação)

Conceição Lemes, Viomundo

Leonardo Boff é um dos mais brilhantes e respeitados intelectuais do Brasil. Teólogo, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação. Ficou conhecido pela sua história de defesa intransigente das causas sociais. Atualmente dedica-se sobretudo às questões ambientais.

Ele conhece Marina Silva, candidata do PSB à Presidência da República, desde os tempos em que ela atuava no Acre e estava muito ligada à Teologia da Libertação. Acompanhou toda a sua trajetória.

Em 2010, chegou a sonhar com uma representante dos povos da floresta, dos caboclos, dos ribeirinhos, dos indígenas, dos peões vivendo em situação análoga à escravidão, chegar a presidente do Brasil. Hoje, não.

VEJA TAMBÉM: Leonardo Boff avalia Dilma, Marina e eleições 2014

“Está ficando cada vez mais claro que Marina tem um projeto pessoal de ser presidente, custe o que custar”, observa Boff em entrevista ao Viomundo.

Para Boff, Marina acolheu plenamente o receituário neoliberal.

“Ela o diz com certo orgulho inconsciente, sem dar-se conta do que isso realmente significa: mercado livre, redução dos gastos públicos (menos médicos, menos professores, menos agentes sociais etc), flutuação do dólar e contenção da inflação com a eventual alta de juros”, alerta. “Como consequência, arrocho salarial, desemprego, fome nas famílias pobres, mortes evitáveis. É o pior que nos poderia acontecer. Tudo isso vem sob o nome genérico de ‘austeridade fiscal’ que está afundando as economias da zona do Euro”.

Sobre a autonomia do Banco Central prevista no programa de Marina, Boff detona: “Acho uma falta total de brasilidade. Significa renunciar à soberania monetária do país e entregá-la ao jogo do mercado, dos bancos e do sistema financeiro capitalista nacional e transnacional. A forma como o capital se impõe é manter sob seu controle os Bancos Centrais dos países”.

Veja a íntegra da entrevista. Nela, Leonardo Boff aborda o recuo de Marina em relação à criminalização da homofobia, a sua trajetória religiosa, a influência de Silas Malafaia, Neca Setúbal (Banco Itaú), Guilherme Leal (Natura) e do economista neoliberal Eduardo Gianetti da Fonseca. Também a autonomia formal do Banco Central e o risco de ela sofrer impeachment.

Na última sexta-feira, Marina lançou o seu programa de governo, que previa o reconhecimento da união homoafetiva e a criminalização da homofobia. Bastou o pastor Malafaia tuitar quatro frases para ela voltar atrás. O que achou dessa postura? É cristão não criminalizar a homofobia, que frequentemente provoca assassinatos?

Leonardo Boff — Está ficando cada vez mais claro que Marina tem um projeto pessoal de ser presidente, custe o que custar. Numa ocasião, ela chegou a declarar que um dos objetivos desta eleição é tirar o PT do poder, o que faz supor mágoas não digeridas contra o PT que ajudou a fundar.

O Malafaia, líder da Igreja Assembleia de Deus à qual Marina pertence, é o seu Papa. O Papa falou, ela, fundamentalisticamente obedece, pois vê nisso a vontade de Deus. E, aí, muda de opinião. Creio que não o faz por oportunismo político, mas por obediência à autoridade religiosa, o que acho, no regime democrático, injustificável.

Um presidente deve obediência à Constituição e ao povo que a elegeu e não a uma autoridade exterior à sociedade.

Qual o risco para a democracia brasileira de alguém na presidência estar submissa a visões tão retrógradas em pleno século XXI, ignorando os avanços, as modernidades?

Um fundamentalista é um dos atores políticos menos indicado para exercer o cargo da responsabilidade de um presidente. Este deve tomar decisões dentro dos parâmetros constitucionais, da democracia e de um estado laico e pluralista. Este tolera todas as expressões religiosas, não opta por nenhuma, embora reconheça o valor delas para a qualidade ética e espiritual da vida em sociedade.

Se um presidente obedece mais aos preceitos de sua religião do que aos da Constituição, fere a democracia e entra em conflito permanente com outros até de sua base de sustentação, pois os preceitos de uma religião particular não podem prevalecer sobre a totalidade da sociedade.

A seguir estritamente nesta linha, pode acontecer um impeachment à Marina, por inabilidade de coordenar as tensões políticas e gerenciar conflitos sempre presentes em sociedades abertas.

Lá atrás Marina Silva esteve ligada à Teologia da Libertação. Atualmente, é da Assembleia de Deus. O que o senhor diria dessa trajetória religiosa? O que representa essa guinada para o conservadorismo exacerbado?

Respeito a opção religiosa de Marina bem como de qualquer pessoa. Eu a conheço do Acre e ela participava dos cursos que meu irmão teólogo Frei Clodovis (trabalhava 6 meses na PUC do Rio e 6 meses na igreja do Acre) e eu dávamos sobre Fé e Política e sobre Teologia da Libertação.

Aqui se falava da opção pelos pobres contra a pobreza, a urgência de se pensar e criar um outro tipo de sociedade e de país, cujos principais protagonistas seriam as grandes maiorias pobres junto com seus aliados, vindos de outras classes sociais. Marina era uma liderança reconhecida e amada por toda a Igreja.

Depois, ao deixar o Acre, por razões pessoais, converteu-se à Igreja Assembleia de Deus. Esta se caracteriza por um cristianismo fundamentalista, pietista e afastado das causas da pobreza e da opressão do povo. Sua pregação é a Bíblia, preferentemente o Antigo Testamento, com uma leitura totalmente descontextualizada daquele tempo e do nosso tempo. Como fundamentalista é uma leitura literalista, no estilo dos muçulmanos.

Politicamente tem consequências graves: Marina pôs o foco no pietismo e no fundamentalismo, na vida espiritual descolada da história presente e quase não fala mais da opção pelos pobres e da libertação. Pelo menos não é este o foco de seu discurso.

A libertação para ela é espiritual, do pecado e das perversões do mundo. Com esse pensamento é fácil ser capturada pelo sistema vigente de mercado, da macroeconomia neoliberal e especulativa.

Isso é inegável, pois seus assessores são desse campo: a herdeira do Banco Itaú Maria Alice (Neca), Guilherme Leal da Natura e o economista neoliberal Eduardo Gianetti da Fonseca. Os pobres perderam uma aliada e os opulentos ganharam uma legitimadora.

E eu que em 2010 sonhava com uma representante dos povos da floresta, dos caboclos, dos ribeirinhos, dos indígenas, dos peões vivendo em situação análoga à escravidão, dos operários explorados das grandes fábricas, dos invisíveis, alguém que viria dos fundos da maior floresta úmida do mundo, a Amazônia, chegar a ser presidente de um dos maiores países do mundo, o Brasil?! Esse sonho foi uma ilusão que faz doer até os dias de hoje. Pelo menos vale como um sonho que nunca morre!

O programa de Marina prevê autonomia ao Banco Central. O que acha dessa medida?

Eu me pergunto, autonomia de quem e para quem?

Acho uma falta total de brasilidade. Significa renunciar à soberania monetária do país e entregá-la ao jogo do mercado, dos bancos e do sistema financeiro capitalista nacional e transnacional. Um presidente/a é eleito para governar seu povo e um dos instrumentos principais é o controle monetário que assim lhe é subtraído. Isso é absolutamente antidemocrático e comporta submissão à tirania das finanças que são cada vez mais vorazes, pondo países inteiros à falência como é o caso da Grécia, da Espanha, da Itália, de Portugal e outros.

Essa medida expressa a influência de Neca Setúbal, herdeira do Itaú, no seu futuro governo?

Quem controla a economia controla o país, ainda mais que vivemos numa sociedade de “Grande Transformação” denunciada pelo economista húngaro-americano Karl Polaniy ainda em 1944 quando, como diz, passamos de uma sociedade com mercado para uma sociedade só de mercado. Então tudo vira mercadoria, inclusive as coisas mais sagradas como água, alimentos, órgãos humanos.

A forma como o capital se impõe é manter sob seu controle os Bancos Centrais dos países. A partir desse controle, estabelecem os níveis dos juros, a meta da inflação, a flutuação do dólar e a porcentagem do superávit primário (aquela quantia tirada dos impostos e reservada para pagar os rentistas, aqueles que emprestaram dinheiro ao governo).

Os bancos jogam um papel decisivo, pois é através deles que se fazem os repasses dos empréstimos ao governo e se cobram juros pelos serviços. Quanto maior for o superávit primário a alíquota Selic mais lucram. Pode ser que a citada Neca Setúbal tenha tido influência para que a candidata Marina acreditasse neste receituário, velho, antipopular, danoso para as grandes maiorias, mas altamente benéfico para o sistema macroeconômico vigente.

As avaliações feitas até agora mostram que o programa econômico de Marina é o mesmo de Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência. São neoliberais. O que representaria para o Brasil o retorno a esse modelo? O senhor acha que, se eleita, o governo Marina teria conotações neoliberais?

Marina acolheu plenamente o receituário neoliberal. Ela o diz com certo orgulho inconsciente, sem dar-se conta do que isso realmente significa: mercado livre, redução dos gastos públicos (menos médicos, menos professores, menos agentes sociais etc), flutuação do dólar e contenção da inflação com a eventual alta de juros.

Como consequência, arrocho salarial, desemprego, fome nas famílias pobres, mortes evitáveis. É o pior que nos poderia acontecer. Tudo isso vem sob o nome genérico de “austeridade fiscal” ,que está afundando as economias da zona do Euro e não deram certo em lugar nenhum do mundo, se olharmos a política econômica a partir da maioria da população. Dão certo para os ricos que ficam cada vez mas ricos, como é o caso dos EUA onde 1% da população ganha o equivalente ao que ganham 99% das pessoas. Hoje os EUA são um dos países mais desiguais do mundo.

Foi amplamente divulgado que Marina consulta a Bíblia antes de tomar decisões complexas. Esta visão criacionista do mundo é compatível com um mundo laico?

O que Marina pratica é o fundamentalismo. Este é uma patologia de muitas religiões, inclusive de grupos católicos. O fundamentalismo não é uma doutrina. É uma maneira de entender a doutrina: a minha é a única verdadeira e as demais estão erradas e como tais não têm direito nenhum.

Graças a Deus que isso fica apenas no plano das ideias. Mas facilmente pode passar para o plano da prática. E, aí, se vê evangélicos fundamentalistas invadirem centros de umbanda ou do candomblé e destruírem tudo ou fazerem exorcismos e espalharem sal para todo canto. E no Oriente Médio fazem-se guerras entre fundamentalistas de tendências diferentes com grande eliminação de vidas humanas como o faz atualmente o recém-criado Estado Islâmico. Este pratica limpeza étnica e mata todo mundo de outras etnias ou crenças diferentes das dele.

Marina não chega a tanto. Mas possui essa mentalidade teologicamente errônea e maléfica. No fundo, possui um conceito fúnebre de Deus. Não é um Deus vivo que fala pela história e pelos seres humanos, mas falou outrora, no passado, deixou um livro, como se ele nos dispensasse de pensar, de buscar caminhos bons para todos.

O primeiro livro que Deus escreveu são a criação e a natureza. Elas estão cheias de lições. Criou a inteligência humana para captarmos as mensagens da natureza e inventarmos soluções para nossos problemas.

A Bíblia não é um receituário de soluções ou um feixe de verdades fixadas, mas uma fonte de inspiração para decidirmos pelos melhores caminhos. Ela não foi feita para encobrir a realidade, mas para iluminá-la. Se um fundamentalista seguisse ao pé da letra o que está escrito no livro Levítico 20,13 cometeria um crime e iria para a cadeia, pois aí se diz textualmente: “Se um homem dormir com outro, como se fosse com mulher, ambos cometem grave perversidade e serão punidos com a morte: são réus de morte”.

Marina fala em governar com os melhores. É possível promover inclusão social, manter políticas que favorecem os mais pobres com uma política econômica neoliberal?

Marina parece que não conhece a realidade social na qual há conflitos de interesses, diversidade de opções políticas e ideológicas, algumas que se opõem completamente às outras.

Lendo o programa de governo do PSB de Marina parece que fazemos um passeio ao jardim do Éden. Tudo é harmonioso, sem conflitos, tudo se ordena para o bem do povo. Se entre os melhores estiver um político, para aceitar seu convite, deverá abandonar seu partido e com isso, segundo a atual legislação, perderia o mandato.

Ela necessariamente, se quiser governar, deverá fazer alianças, pois temos um presidencialismo de coalizão. Se fizer aliança com o PMDB deverá engolir o Sarney, o Renan Calheiros e outros exorcizados por Marina. Collor tentou governar com base parlamentar exígua e sofreu um impeachment.

Marina é preparada para presidir um país tão complexo como o Brasil?

Eu pessoalmente estimo sua inteireza pessoal, sua visão espiritualista (abstraindo o fundamentalismo), sua busca de ética em tudo o que faz. Estimo a pessoa, mas questiono o ator político. Acho que não tem a inteligência política para fazer as alianças certas. O presidente deve ser uma pessoa de síntese, capaz de equilibrar os interesses e resolver conflitos para que não sejam danosos e chegar a soluções de ganha-ganha. Para isso precisa-se de habilidade, coisa que em Lula sobrava. Marina, por causa de seu fundamentalismo, não é uma pessoa de síntese, mas antes de divisão.

A preservação efetiva do meio ambiente é compatível com o capitalismo selvagem dos neoliberais?

Entre capitalismo e ecologia há uma contradição direta e fundamental. O capitalismo quer acumular o mais que pode sem qualquer consideração dos bens e serviços limitados da Terra e da exploração das pessoas. Onde ele chega, cria duas injustiças: a social, gerando muita pobreza de um lado e grande riqueza do outro; e uma injustiça ecológica ao devastar ecossistemas e inteiras florestas úmidas.

Marina fala de sustentabilidade, o que é correto. Mas deve ficar claro que a sustentabilidade só é possível a partir de outro paradigma que inclui a sustentabilidade ambiental, político-social, mental e integral (envolvendo nossa relação com as energias de todo o universo).

Portanto, estamos diante de uma nova relação para com a natureza e a Terra, onde as medidas econômicas preconizadas por Marina contradizem esta visão. Temos que produzir, sim, para atender demandas humanas, mas produzir respeitando os limites de cada ecossistema, as leis da natureza e repondo aquilo que temos demasiadamente retirado dela.

Marina quer a produção sustentável, mas mantém a dominação do ser humano sobre a natureza. Este está dentro da natureza, é parte dela e responsável por sua conservação e reprodução, seja como valor em si mesmo, seja como matriz que atende nossas necessidades e das futuras gerações.

Ocorre que atualmente o sistema está destruindo as bases físico-químicas que sustentam a vida. Por isso, ele é perigoso e pode nos levar a uma grande catástrofe. E com certeza os que mais sofrerão, serão aqueles que sempre foram mais explorados e excluídos do sistema. Esta injustiça histórica nós não podemos aceitar e repetir.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Pereira Postado em 04/Sep/2014 às 10:57

    Marina percebeu que a teologia da libertação não elege nem vereador em pindaíba do norte devido a sua raíz comunista. Aí resolveu posar de evangélica.

    • KARINA BB Postado em 04/Sep/2014 às 11:08

      Ué pereira nao to t entendendo,vc nao apoia marina incondicionalmente ????????????????????? Ta em duvida neh!!!!!!!! De uma passada na grande midia e vera q ate eles sao reticentes e tem duvidas e medos com relacao à marina,

    • Valter Augusto Postado em 05/Sep/2014 às 13:20

      Ele não é hipócrita e é um teólogo de verdade,mano!Embora eu não leve a sério essa "ciência".Ele é envolvido com causas sociais realmente e se não emitiu comentários sobre os tais missionários é porque tem suas razões.Pergunta:o que esse povo foi fazer na China e Coreia do Norte?Será que foram fazer o mesmo que os missionários europeus que foram evangelizar a África no século XIX?

    • Magda Santos Postado em 14/Mar/2015 às 15:48

      Teologia da libertação elege sim pessoa pensantes que não compactuam com a exploração da miséria. Ela pulou fora porque quer espetáculo privado onde dance can-can sozinha no palco com sua carinha de evangélica corrupta! Deixe seu preconceito de lado!!

  2. Matheus B. Postado em 04/Sep/2014 às 11:01

    Prega a tolerância religiosa, mas é intolerante com os evangélicos. A julgar pelo conhecimento de economia desse "intelectual", seu repúdio à Marina é um ótimo sinal para quem a apóia.

    • CAMILA Postado em 04/Sep/2014 às 13:51

      ele deixou bem claro que a crítica dele é com os fundamentalistas e com essa mistura fundamentalista religiosa...

    • Beholder Postado em 04/Sep/2014 às 14:33

      Não li nada acerca de intolerância aos evangélicos. Se você é um e se sentiu ofendido, está corroborando a tese levantada no texto.

    • Matheus B. Postado em 04/Sep/2014 às 16:23

      Ele simplesmente classificou todo evangélico como fundamentalista. Não sou evangélico nem tenho qualquer religião, mas isso me parece preconceito. Além disso, a Teologia da Libertação é a política levada para dentro do catolicismo, portanto, o Leonardo Boff acusa Marina justamente do que ele faz, só que de maneira inversa.

      • Tiago L. Postado em 05/Sep/2014 às 00:02

        Onde vc viu essa generalização Matheus??? Não vi ele criticando OS, mas A.

      • Marco Postado em 05/Sep/2014 às 01:48

        Ele não classificou todo evangélico como fundamentalista: Ele classificou os evangélicos que são incapazes de aceitar criticas como fundamentalistas. O fundamentalismo é fruto da incapacidade de refletir e aceitar críticas sobre a própria fé. Todo fundamentalismo é prejudicial, seja ele de qual vertente for e isto está expresso no texto. Leonardo Boff separa sua fé do seu agir político e isso é o que todos devemos fazer: Você não deve ser obrigado a algo por minha fé. Marina Silva tem agido por coação de sua fé e isso não é aceitável em um presidente. Imagine se um presidente americano resolvesse exterminar os católicos porque a "maioria" dos americanos são protestantes e sua fé preconiza que os infiéis devem ser combatidos? A inquisição foi isso e deviamos ter aprendido com ela que religião e poder não devem ser misturar.

      • Rafael Postado em 05/Sep/2014 às 04:28

        Não seria um preconceito, é uma classificação dada pela observação de comportamento. Claro que existem exceções. Infelizmente, o que mais se vê por ai é evangélico que, ao interpretar a bíblia de seu modo (ao pé da letra), queima centro de umbanda, prega ódio a homossexuais e outras coisas do gênero.

    • Amauri Garcia Postado em 05/Sep/2014 às 12:02

      Onde que ele falou sobre OS evangélicos? Boff menciona o perigo do fundamentalismo religioso. Se vc acha que isso resume os evangélicos, é por sua conta e risco. Eu conheço vários evangélicos que discordam frontalmente desse fundamentalismo. É isso que provoca guerras e muitas mortes no Oriente Médio, por exemplo. A intolerância aqui não atinge os evangélicos de bem, que nos merecem todo o respeito, mas a todo religioso (evangélico ou não) que queira impor sua verdade e não respeitar outras verdades e crenças.

      • Matheus B. Postado em 05/Sep/2014 às 16:19

        "...converteu-se à Igreja Assembleia de Deus. Esta se caracteriza por um cristianismo fundamentalista, pietista e afastado das causas da pobreza e da opressão do povo. Sua pregação é a Bíblia, preferentemente o Antigo Testamento, com uma leitura totalmente descontextualizada daquele tempo e do nosso tempo. Como fundamentalista é uma leitura literalista, no estilo dos muçulmanos.". Como eu disse, ele se refere a todos os evangélicos, ao menos os da Assembleia de Deus, como fundamentalistas.

    • Magda Santos Postado em 14/Mar/2015 às 15:52

      Ele esta´comprometido com as misérias do mundo e principalmente do Brasil, pais onde vive, e tem muito a fazer aqui! Por isso tem que estar envolvido com causas políticas e sociais para não ser omisso e sectário. Hipócrita é quem não vê isso e fica procurando motivos vãos para acusar o trabalho alheio!!

  3. Pereira Postado em 04/Sep/2014 às 11:11

    Quem disse que eu apoio a Marina silva ? Acho que o mais preparado seria Aécio, devido ser de centro. Mas entre Marina e Dilma, sou obrigado a votar em Marina. Pelo menos Marina não atirou bomba em quartel e nem assaltou bancos.

    • KARINA BB Postado em 04/Sep/2014 às 11:18

      Nao vou responder a isso sr pereira,prefiro deixar q outros aqui lhe deem a devida resposta a esse absurdo,aqui ha pessoas mto mais preparadas ,inteligentes e por dentro desse assunto sobre Dilma ser terrorista q eu pra te responder a altura

    • Neri Postado em 04/Sep/2014 às 16:26

      Mas se eleita vai deixar os economistas jogar a bomba da economia no povo e os bancos assaltarem ainda + a economia popular

    • Neri Postado em 04/Sep/2014 às 16:26

      Mas se eleita vai deixar os economistas jogar a bomba da economia no povo e os bancos assaltarem ainda + a economia popular

      • Tiago L. Postado em 05/Sep/2014 às 00:03

        Devido ser de centro?? O Brasil se perde por essa falta de ideologia coerentes. Um bando de mornos.

    • Wukong Postado em 05/Sep/2014 às 04:30

      Coitados dos milicos, né ? Tavam ali de buenas, sem fazer nada ... Não sugiro nem estudar um pouco de história, e sim, ter bom senso.

    • marilia Postado em 06/Sep/2014 às 22:12

      Esta visão limitada da História recente do Brasil ( pelo menos de quem a viveu pessoalmente como eu vi e vivi) é de quem, por desconhecimento da História, está sujeito a repeti-la. Vc saberia dizer o que foi que o Embaixador americano sequestrado em troca de prisioneiros? Provavelmente não! Pois ao ser liberado após a libertação dos prisioneiros políticos brasileiros, ele disse: "Eu não lhes tiro a razão porque se fossem vocês que estivessem invadindo o meu país, eu faria o mesmo que vocês fizeram." De verdade, estas foram as palavras do americano. Então agora vc entra na ola da direita e de uma mídia traidora da pátria quando se referem aos atos de heroísmo da Dilma no tempo da Ditadura imposta ao nosso País pela CIA americana. Era só o que faltava!

  4. Pereira Postado em 04/Sep/2014 às 11:17

    Mesmo com a reticência da mídia a vitória de marina é quase certa, uma vez que o segundo turno está definido entre Dilma x Marina. O Pessoal do Aécio jamais votará na Dilma. então 80 % dos votos do Aécio e do Pastor everaldo(2%, acho considerável) irão para Marina. A missão do PT é deixar o eleitores do Aécio com preguiça de votar em Marina. Mas não sei, não dou como 100% certo que Dilma perderá, é aguardar para ver.

    • KARINA BB Postado em 04/Sep/2014 às 12:37

      Concordo Pereira,a marina vence ,eu tambem tenho isso como certa,mas nada nos impede d debater sobre o assunto,é nosso dever d cidadania,eu acho q a midia vai fazer com ela muito pior do que fez com o PT kkkkkkkkk vou assistir isso no meu camarote regado a muito suco d fruta kkkk coki saint jacks eu nao bebo,pode comemorar marina venceu e na aba dela vira toda essa crentaiada,malafaia infeliciano pastô everaldo etc etc etc

    • geraldo -- gêra Postado em 04/Sep/2014 às 15:38

      não dá pra a gente ter certeza que haverá uma eleição limpa, pois, essa urnas eletrônicas não inspiram confiabilidade, haja visto que, o Brasil é o único País no mundo que utilizam esse sistema, até o Paraguai não aceitou a urna eletrônica brasileira, tal qual Portugal, EUA, Inglaterra, e muitos outros.... e foi comprovado da vulnerabilidade da mesma. TAMOS FERRADOS.

  5. Pereira Postado em 04/Sep/2014 às 11:19

    De certo, certo mesmo é que a esquerda permanecerá no poder.

    • Matheus B. Postado em 04/Sep/2014 às 11:27

      Essa é a principal conclusão nessa eleição, mas infelizmente os petistas não entenderão assim, pois "intelectuais" como Emir Sader já declararam que a Marina é de direita... Ora, ela sempre foi de esquerda, e continua sendo, a única diferença é que incorporou ao seu grupo economistas liberais, tal como fez o Lula. A esquerda dominou por completo a nossa política, e isso não é nada saudável para a democracia.

      • Thiago Postado em 04/Sep/2014 às 13:28

        Que esquerda é essa com economia neoliberal e fundamentalismo político?

      • Matheus B. Postado em 04/Sep/2014 às 16:02

        Thiago, a economia socialista é insustentável (veja a Venezuela, é só mais um exemplo), assim, periodicamente a esquerda é obrigada a fazer concessões e arrumar a casa. Marina já anunciou que fará isso, e a Dilma, se não for louca, será obrigada a fazer também, para tomar fôlego e levar adiante a proposta de construção de uma sociedade futura mais justa e igualitária. Esse futuro, obviamente, nunca chegará, mas não importa, a ideia é manter a esperança de que a esquerda precisa se manter no poder para comandar o processo. Quanto ao fundamentalismo, por enquanto é apenas especulação, já que a Marina sequer foi eleita, então não praticou nenhum ato de governo que justifique esse julgamento. A simpatia e apoio dos evangélicos é mais do que compreensível, já que Marina é verdadeiramente cristã, e a Dilma não.

    • Éverton Souza Postado em 05/Sep/2014 às 11:06

      Esquerda? onde? Por aqui, só eu que sou canhoto... O fato de alguém se declarar esquerda, ou ter sua origem política na esquerda, não o caracteriza de esquerda. Vejam bem, observem os atos e fatos, as concepções... Os planos de governo de Marina e Aécio são idênticos, com exceção que Aécio tem mais coragem de dar a cara a tapa a assumir medidas claramente de direita. Marina quer se encobrir do mantos das conquistas obtidas pleo PT para conseguir adesão popular, mas esquerda mesmo, só se for canhota, que nem eu.

  6. Giordano Postado em 04/Sep/2014 às 11:25

    Boff esta omitindo verdades, ao chamar marina de "fundamentalista"... alem dela ter suas opnioes proprias, a denominacao ao qual pertence (assembleia de deus) nao é uma igreja totalmente fundamentalista, nao faz, segundo ele afirma, leituras literais do antigo testamento, mas prega a mensagem evangelica, de cristo, conforme o novo testamento.. reconheco que existe ainda tradicionalismos, costumes antigos, mas a denominacao esta em rapido processo de mudança... afirmar que marina é fundamentalista, é querer fechar os olhos para os fatos!!!

    • KARINA BB Postado em 04/Sep/2014 às 12:42

      Giordano acho curioso isso,a propria marina esta dando provas d que é fundamentalista,ninguem ta inventando nada,se vc quer votar nela vote,mas nao vem dizer aqui estao inventando q ela e uma crente fundamentalista,se vc é idiota ao nao perceber isso o problema é seu,mas aqui a maioria é d pessoas inteligentes q defendem suas ideias sem mentiras,se a verdade doi em vc isso nao é problema nosso OK

  7. Elcio Rabello Postado em 04/Sep/2014 às 11:40

    Demagoga quer agradar gregos e troianos, e faz a mais velha política do mundo .... a política das promessas impossíveis.... Vejo um eleitorado manipulado pela mídia com ódio do governo que fez exatamente o que o Aécio promete,,,colocou o Brasil nos trilhos literalmente, mas ah de se pesquisar, porque é digno de estudo como o povo pode desprezar tantos avanços conquistados em apenas praticamente uma década ??? É aquele velho ciclo...o indivíduo chega a classe média e pensa fazer parte da oligarquia, e pensa que garantirá seu status votando na direita.... pobre conclusão errada que sempre nos faz regredir e começar tudo ao rés do chão

    • poliana Postado em 04/Sep/2014 às 12:49

      "É aquele velho ciclo...o indivíduo chega a classe média e pensa fazer parte da oligarquia, e pensa que garantirá seu status votando na direita". exatamente elcio. perfeito!!!

  8. Alessandra Postado em 04/Sep/2014 às 12:04

    Pereira, vendo a quantidade de comentários esbravejantes que você postou, pode-se ter certeza que você é tão fundamentalista quanto ela e eu tenho muito mais medo de um fundamentalista religioso que de qualquer comunista. Afinal, os primeiros já mataram 1000x mais pessoas que os últimos.

    • KARINA BB Postado em 04/Sep/2014 às 12:45

      Nao liga pro pereira ,eu mesma ja desisti d argumentar com ele,rsrs mas é gente boa no fundo,mas bemmmmmmm no fundo kkkkkkkkkkk liga nao ele tem um monte d desafetos aqui,ja me acostumei com ele,kkkno inicio tambem ficava chocada

    • José Postado em 04/Sep/2014 às 14:29

      Alessandra, você tem toda razão. O fundamentalismo religioso é perigoso, porque quer impor seus preceitos a toda uma sociedade com pluralidade de religiões. A História nos mostra quanto sangue já foi derramado por razões religiosas. Hoje eu tenho essa consciência, graças à educação, mas eu já fui um fundamentalista religioso da Assembleia de Deus.

  9. Thiago Teixeira Postado em 04/Sep/2014 às 12:16

    E ai Pereira e Matheus? O que vocês acham do PP publicar esta bela mensagem tipicamente troll cibernético? Ainda acham que tem algum desocupado que perde tempo CENSURANDO a vossas mensagens? Poste algo referente a PT na veja.abril e veja se será publicado.

    • KARINA BB Postado em 04/Sep/2014 às 12:48

      Thiago teixeira,ja fiz esse teste 2 vezes,tentei publicar dois coments dentro do padrao veja falando do pt nenhum foi publicado,aí postei mais 2 assim "VIVA AECIO" "AECIO PRESIDENTE" pasme,os dois foram publicados

    • Matheus B. Postado em 04/Sep/2014 às 13:46

      Não entendi, Thiago, nunca reclamei de censura aqui, e de fato nunca fui censurado, sempre tive meus posts publicados. No entanto, fui banido do site de esquerda Sul21 por indicar a leitura de textos liberais do Instituto Mises. Assinalo que não foi apenas o referido post que foi vetado: nunca mais pude comentar qualquer coisa. Lá pode xingar à vontade, mas conteúdo educativo de oposição é proibido.

      • Thiago Teixeira Postado em 04/Sep/2014 às 14:30

        Se entendi errado sua mensagem no outro post, me desculpe.

      • Matheus B. Postado em 04/Sep/2014 às 14:56

        Ok, sem problemas. Acho que perdi alguma coisa, não vi nenhuma mensagem tipo troll por aí, decerto apagaram.

    • Yohan Postado em 04/Sep/2014 às 17:18

      Eu já fui censurado várias vezes aqui no PP !!! Algumas vezes sem motivo aparente. A última foi descordando de alguns pontos "fracos" que foram escritos sobre a Marina.

  10. Ricardo Postado em 04/Sep/2014 às 12:35

    Bah, só gosto do Leonardo Boff quando discorre sobre religião...

  11. Pereira Postado em 04/Sep/2014 às 12:44

    é Thiago, tudo leva a crer que sim, tem um desocupado fazendo isso. Pois tudo que é contra o socialismo/esquerdismo/marxismo/comunismo é taxado de fundamentalismo. eu acho isso engraçado e ao mesmo tempo trágico. Mostra duas constatações de 40 anos de doutrinação marxista na educação brasileira: A primeira é sempre desqualificar o ponto de vista contrário com as mais variadas desculpas(fundamentalismo religioso é a da moda atualmente). Segundo é triste ver tanta gente que nunca leu nada fora de escritores socialistas e em outros idiomas. A anticulura enraizada nessas gerações gera esse tipo de comportamento. Espero que esse não seja extirpado.

  12. poliana Postado em 04/Sep/2014 às 12:48

    "Foi amplamente divulgado que Marina consulta a Bíblia antes de tomar decisões complexas. Esta visão criacionista do mundo é compatível com um mundo laico"? cara, isso me dá arrepios na alma!!! queira deus q essa mulher n seja eleita em outubro.

    • Manoel Ariba Postado em 05/Sep/2014 às 00:54

      Poliana,quem é esse Deus que você clama pela não eleição de Marina,?contradição deve ser ou seu forte...

  13. Pereira Postado em 04/Sep/2014 às 12:51

    Só para lembrar thiago, meus comentários eu faço na hora, só com o que eu disponho na memória no momento. Não me dou o trabalho de pesquisar em meus livros de consulta para falar aqui.

  14. Pereira Postado em 04/Sep/2014 às 13:00

    Aí você thiago talvez me pergunte : Então por que está sempre aqui? a resposta é: Primeiro eu fico menos de 5 minutos diários aqui, passo só para tentar ver um ponto de vista esquerdista de um assunto, embora não seja confiável, nenhuma opinião de esquerda é confiável. Segundo, sim, confesso : é puro divertimento mórbido.

    • Thiago Teixeira Postado em 04/Sep/2014 às 13:44

      Você está sempre aqui porque é um espaço democrático e no fundo você sabe disso. Só nos blogs chamados pelo seu Senador de "Sujos", é possível o debate. Vá lá no Uol e tente debater.

  15. Marcos Vinicius Postado em 04/Sep/2014 às 13:05

    Ele sambou mesmo na cara dela!! kkkkkk

  16. Clair Postado em 04/Sep/2014 às 13:46

    Se for inteligente, vai votar na pessoa certa, pois hoje qualquer pobre pode ter seu carro, sua casa. Será que Marina vai dar continuidade a esses trabalhos sociais que tem? Pense como era alguns anos atrás? um pagote de açúcar estava 10 Reais hoje com 8 Reais compra um pacote de açúcar. faça uma escolha certa ser for inteligente.

  17. Jonas Schlesinger Postado em 04/Sep/2014 às 13:53

    Esse velho tá com o pé quase na cova. Se a opinião fosse de alguém jovem até teria fundamento, mas como foi de um indivíduo que viveu 80 % da vida no século passado eu nem dou atenção. Ele ainda deve achar que o WTC ainda estão de pé, que os Jacksons 5 ainda exista e que o presidente dos EUA seja o Ronald Reagan.

    • Ana Postado em 04/Sep/2014 às 20:36

      Tenho a impressão que a maioria dos/as candidatos/as também viveu a maior parte de sua vida no século passado... É claro, talvez seja apenas uma impressão.

    • rafael Postado em 05/Sep/2014 às 01:55

      WTF??

  18. Pereira Postado em 04/Sep/2014 às 13:57

    Thiago, dos blogs "sujos" esse aqui tem a melhor arte. O acesso aos posts é facilitado e bem dispostos na tela, ou seja, do ponto de vista do design é muito bom. Democrático entre aspas, haja vista os comentários suprimidos. Se analisar os meus comentários não possuem palavras de baixo calão e tampouco pregação de ódio a quem quer que seja, nem sequer partidarismo político. Veja o que diz algumas pessoas a respeito dos evangélicos: "Crentaida nojenta", "Todos deveriam morrer". e por aí vai. Como se crentes não tivessem o direito a representação política de suas ideias, mesmo preservada a laicidade do estado.

    • José Postado em 05/Sep/2014 às 15:56

      Crentes, espíritas, umbandistas, judeus, católicos, muçulmanos, adventistas, testemunhas de Jeová, praticantes de candomblé etc, etc, etc, etc, etc. Já imaginou todos esses grupos reivindicando que suas ideias influenciem as decisões políticas? Para quê? Ora, meu caro Pereira, o melhor mesmo é deixar o Estado realmente laico, cuidando da educação, da saúde, da segurança etc, sem se deixar influenciar por nem uma ideia religiosa. Nem um desses grupos religiosos precisa de representatividade no Estado, pois já está garantido constitucionalmente o direito de todos praticarem os seus cultos, inclusive com proteção do Estado, se necessário. Eu não sei como seria essa representação política da ideia dos crentes sem que a laicidade do Estado fosse ferida. Como seria? Eu tenho a impressão de que é impossível na prática. Os preceitos de cada fé só se aplicam aos seus praticantes, e para isso bastam as igrejas, seus líderes, não há a menor necessidade do Estado para isso. Se, por outro lado, algum desses grupos quer influenciar nas decisões políticas, ele realmente está querendo é impor seus preceitos a todas as pessoas, mesmo aos de outras religiões, e aí é que está o perigo. Com a pluralidade de religiões, a única função do Estado em relação a elas é garantir que todos tenham liberdade de fé e de culto, e para isso não há a menor necessidade de representatividade de grupos religiosos na política, a Constituição já garante essa liberdade. Caro Pereira, eu já fui evangélico ferrenho da Assembleia de Deus.

  19. KARINA BB Postado em 04/Sep/2014 às 14:07

    Ola Pragm Politico gostaria d humildemente sugerir um post,é sobte o caso q ocorreu aqui no Rio d Janeiro do delegado q atirou num grupofundamentalista,veja so o que estava escrito nas camisetas do grupo "BIBLIA SIM,CONSTITUIÇÃO NÃO"

  20. Jonas Schlesinger Postado em 04/Sep/2014 às 14:13

    Sabe o que eu acho? Que o islamismo devia vir pra cá ou então a volta da monarquia. Só assim o brasil seria do povo.

    • José Postado em 05/Sep/2014 às 16:02

      Tu gostas mesmo é de jogar lenha na fogueira.

  21. Jonas Schlesinger Postado em 04/Sep/2014 às 14:15

    Ta na hora do brasil voltar a ter relações mais estreitas com a UE e os EUA. Essas BRICandeiraS de criança acabou.

    • Jonas Schlesinger Postado em 04/Sep/2014 às 14:17

      *Acabaram.

      • Jonas Schlesinger Postado em 04/Sep/2014 às 14:30

        Meu comentário ali de cima tem mais erro do que o discurso da Dilma. Mas vcs entenderam...

    • KARINA BB Postado em 04/Sep/2014 às 14:45

      Jonas cuidado vc ta virando um pereira #SE LIGA JONAS

    • Elcio Rabello Postado em 04/Sep/2014 às 16:03

      Digo a você que continuamos a ter essa relação estreita com todos, acontece que as economias de ambos ainda se arrastam e esse é exatamente um dos motivos da nossa economia estar tão lenta...... ex: EUA retração no primeiro trimestre,,, expectativa de 2.9 p/ o segundo trimestre mas foi apenas de 2.3... Europa expectativa de crescimento do PIB é de 1.2% desemprego em alta com taxas absurdas na Espanha(26%), Portugal(15.5%) França(10,9%) Itália(12,4%) Alemanha = a nossa 5,2%

    • Elcio Rabello Postado em 04/Sep/2014 às 16:15

      Temos um fato que pode se tornar histórico nessas eleições e que ninguém se atenta tanto p/ isso. Sim a Marina apesar de não ter capacidade pode ser eleita, mas com a equipe financeira que integra seu governo vejo no horizonte uma nuvem bastante carregada caso empreguem algo parecido com o que já fizeram, e se isso acontecer meus amigos, mesmo que a Globo, Folha, e toda imprensa marrom do planeta temtar nunca mais teremos um governo desse naipe no Brasil e irão eternizar o grande brasileiro tão massacrado por muitos como o que ele é de fato A MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL .... um metalúrgico que trouxe de volta a dignidade do povo brasileiro

  22. Deisi Postado em 04/Sep/2014 às 14:29

    A lucidez de Boff é fantástica, objetiva, coerente, uma lição de brasilidade, ainda bem que temos Leonardo Boff um dos mais brilhantes intelectuais do Brasil. Para nos ajudar a refletir e reforçar nossas convicções.

  23. Deisi Postado em 04/Sep/2014 às 14:29

    A lucidez de Boff é fantástica, objetiva, coerente, uma lição de brasilidade, ainda bem que temos Leonardo Boff um dos mais brilhantes intelectuais do Brasil. Para nos ajudar a refletir e reforçar nossas convicções.

  24. Pereira Postado em 04/Sep/2014 às 15:03

    "Que esquerda é essa com economia neoliberal e fundamentalismo político?" Viram ? é triste. Mas por divertimento eu respondo essas coisas. Meu querido, não há economia com mercado fechado. Veja Cuba e C norte por exemplo com seus mercados fechados a pobreza que vivem. Na china e na atual Rússia já leram ludwig von mises. Na URSS antiga, existia um capitalismo clandestino por baixo, capitalismo proporcionado pela elite americana que lucrou bilhões com o comunismo soviético e agora lucra na china. Lula fez a mesma coisa, foi obrigado a abrir o mercado, caso contrário o Brasil iria parar sei lá onde e abriu negociações com a própria China e Rússia ambas com governos de posição socialista, bem como a UE. O socialismo é uma mentira, não se sustenta por si só.

    • Elcio Rabello Postado em 04/Sep/2014 às 15:57

      Pereira, Você está falando de um USA de 15 anos atrás, a retração em sua economia no primeiro trimestre foi miseravelmente de 4,5% com uma recuperação de 2.4 quando pensava ser de 2.9.... a economia mundial não é mais a mesma e os maiores defaults com o Brasil são exatamente americanas e Chilenas.... observe a economia europeia , estimasse que seu crescimento neste ano fique em torno de 1.2% isso tudo com um taxa de desemprego de aproximadamente de 11,4%, com países amargando até 26% como a Espanha e 15.5% Portugal... enfim temos a mesma taxa de desemprego da Alemanha,,,tá ruim p/ vc ????

  25. Claudia Postado em 04/Sep/2014 às 15:45

    O Brasil ja foi cobaia de tantos governantes como o Collor, Itamar, Dilma... porque insistir no que não esta dando certo, o povo foi reclamar nas ruas com manifestações, a Dilma foi vaiada em eventos populares... errar é humano, persistir no erro é burrice... a Marina tem seus defeitos, como todos seres humanos o tem, pelo menos ela é temente à Deus.... sao palavras de uma leiga no assunto, mas eu faço parte desse povo que tá sofrendo com inflação, precariedade na educação, descaso na saúde, chega já basta... vamos dar chanche para mudanças...Marina merece essa chance...

    • Roberto Allan Lemos Postado em 08/Sep/2014 às 03:49

      Claudia... vc falha miseravelmente no seu discurso quando aproxima a política da religião...

  26. KARINA BB Postado em 04/Sep/2014 às 16:53

    NOVO MOVIMENTO,SURGIU AQUI NO RIO D JANEIRO,CHAMA SE "BIBLIA SIM ,CONSTITUIÇAO NÃO" ESSE MOVIMENTO É LIDERADO POR UM PASTOR FUNDAMENTALISTA E AMIGO DE MALAFAIA,CONSISTE EM ATACAR E DEPREDAR QUALQUER TEMPLO RELIGIOSO DE QUALQUER RELIGIÃO QUE NAO SEJA EVANGELICA,IMAGINEM Q ESSAS PESSOAS QUEREM Q A CONST.FEDERAL SEJA ABOLIDA E NO LUGAR DELA ENYRE A BIBLIA,ELES SAO PERIGOSOS,POIS QUALQUER UM Q FOR CONTRA ELES SERA DIFAMADO ,CALUNIADO,PERSEGUIDO NA INTERNET E ELES DÃO O ENDEREÇO D QUEM FOR CONTRA O MOVIMENTO ,INCITANDO OS EVANGELICOS A DEPREDAR E AGREDIR ESSAS PESSOAS CONTRARIAS AO MOVIMENTO.

  27. Onda Vermelha Postado em 04/Sep/2014 às 16:56

    A candidata Marina Silva não é apenas uma "segunda via" para os tucanos voltarem ao Palácio do Planalto com a Neca acionista do Itaú capturando o Banco Central e o Ministério da Fazenda, mas ela é uma completa FRAUDE (ou seria uma cópia? Sei lá!). Acho que seria completa FRAUDE da própria vontade do eleitor que acredita na tal “Nova Política”. Até o momento, já temos uma vergonhosa fraude, um verdadeiro “laranjal” no avião usado em campanha, uma imensa fraude/plágio imenso do “Programa de Governo”. Fraude no uso da boa-fé dos eleitores evangélicos mais humildes. E aí? Tá bom pra você ou quer mais? Por duas vezes na nossa história o Brasil elegeu Salvadores da Pátria, chefes do Partido do Eu Sozinho! E a gente sabe como isso acabou: deu em Impeachment ou em Golpe! Sonhar é bom. Mas eleição é hora de botar o pé no chão e voltar à realidade! Sou mais Dilma para o Brasil seguir mudando com segurança, justiça social, distribuição de renda, tolerância religiosa e com RESPEITO aos direitos civis das minorias! As próximas semanas serão decisivas! Será preciso ter nervos de aço e teremos! E iremos expor para toda a sociedade a fragilidade de suas propostas, os riscos e setores envolvidos por detrás da candidatura de Marina Silva! Não basta ir as Redes Sociais, ao site mudamais.com e compartilhar conteúdo! Vamos pra rua panfletar e defender a reeleição da Presidente Dilma! Cole adesivos nos carros, nas casas! Procure seus amigos e vizinhos! O que está em jogo é o futuro de nossos filhos, de nossas riquezas, de nosso país e do Estado Laico! Não se omitam!

  28. Onda Vermelha Postado em 04/Sep/2014 às 17:08

    Pra aqueles que não viram! O OITAVO programa eleitoral da Dilma exibido à pouco, hoje, 4 de agosto, terça, é e-x-c-e-l-e-n-t-e! É sobre Educação! Aqui são apresentados os avanços e os programas exitosos do governo federal. E é claro, os planos para um segundo mandato da Dilma. Não deixe de assistir! Para se ter uma ideia já foram contratas 8737 creches e pré-escolas Brasil afora. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem por intuito reduzir atraso idade/série. É um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Enquanto algumas candidatadas por aí ficam de Blábláblá e apenas “prometem”, a Educação em Tempo Integral já realidade no Governo Dilma com o Programa Mais Educação para 56000 escolas públicas, e chegarão 60000 até o fim de 2014 em todo o país. O Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso Nacional, destina 10% PIB para a Educação! Nos Governos Lula/Dilma foram criadas 422 novas Escolas Técnicas. Isso é mais do que nos 100 anos anteriores! E mais 18 novas Universidades Federais, 173 campus! Hoje temos mais 7,1 milhões de alunos no ensino superior, mais do que o DOBRO de 2002! Além disso, Dilma garantiu o investimento dos recursos do Pré-sal na Educação(75%) e Saúde(25%)! E que, infelizmente, certa candidata por aí “torne o nariz” e, por isso, dedicou uma única linha ao tema em seu “Programa de Governo”. Pode? E tem mais! Ciências Sem Fronteiras, Prouni, Pronatec, Enem, Sisu, Sisutec, FIES, Caminhos da Escola(ônibus escolar), Cotas para afrodescendentes e estudantes de escolas públicas nas universidades, ufa! Olha, sinto muito! É muita coisa! Viu? E não cabe num único programa e você mesmo pode continuar sua “pesquisa” pela Internet! Valeu? Prepare-se! Você vai emocionar! Garanto! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=GPO3JR0JLPE

  29. Esmael Leite da Silva Postado em 04/Sep/2014 às 19:34

    Do ponto de vista religioso Marina não resistiu e cedeu ao diabo, esqueceu da passagem que segue e se vendeu aos Banqueiros. “E o Diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o Diabo: - Dar-te-ei todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue e dou-o a quem quero; portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: - Vai-te, Satanás; porque está escrito: adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás. Lucas, cap. IV, vs. 5-8.”

  30. cassaco Postado em 04/Sep/2014 às 20:01

    É tão ilusório que marina escorada em principios neoliberiais podera promover a proteção do que resta do meio ambiente natural, quanto é para dilma que já não se preocupa com isso, o faze lo com sua tentativa de socializar os valores e desejos da elite, desejos e valores esses causa da destruição ambiental e da existência do próprio neoliberalismo ou neoganância.

  31. Deisi Postado em 04/Sep/2014 às 20:01

    Tem gente como essa mulher que pelo poder, até vale morrer abraçada com o capeta.

  32. jeferson correia Postado em 04/Sep/2014 às 21:53

    os evangélicos no brasil estão cada vez mais encarnando um versão tupiniquim do extremismo islâmico,os cristãos de orientação pentecostal entre outras são sim uma ameaça ao estado democrático de direito.

  33. Brian A Postado em 05/Sep/2014 às 01:57

    Quer a verdade mesmo? O povo brasileiro está votando no Eduardo Campos. Não na Marina. Morreu com pinta de político novo, sendo que era o mesmo velho latifundiário pernambucano. Não duvido nada que a Marina resolveu matar o Eduardo só pela popularização de sua campanha. E dale impeachment depois que perceberem o quão "fundamentalista" ela é. Brasil, um país de todos. Desde que ricos.

  34. gualberto cesar dos santo Postado em 05/Sep/2014 às 10:40

    Porque ela foi picada pelo mosquito vetor biológico da auto afirmação - e poque tentou inventar uma "rede - que não teve sustentabilidade política" e ela foi ungida pelo dinheiro do Itau - da Natura e outros oportunistas que querem que o Brasil volva ao neoliberalismo que foi derrocado na Inglaterra e que acabou sendo a farsa de fhc aqui no País. E agora rs ressurge com a última alternativa para acabarem de vez com o modelo social democrático que veio para o bem estar de todas e todos nossos conterrâneos (as) ...

  35. Hamilton Postado em 07/Sep/2014 às 19:52

    Incrível o desespero do PT ao vislumbrar a perda do poder. Até outro dia Marina era companheira, assim que resolveu ser cabeça de chapa, contrariando a rígida disciplina hierárquica do partidão, logo é tachada como agente do imperialismo. Fico me lembrando da reação da direita quando da eleição de Lula.

  36. Carlos Roberto Postado em 15/Sep/2014 às 13:03

    Com todo o respeito ao teólogo Boff, mas política macro econômica Com todo respeito ao teólogo Leonardo Boff, mas macro economia não é assunto dele ...esse discurso e do PT e asseclas. Veja o artigo abaixo da última sexta-feira 12/09 dados do Ministerio do Trabalho do governo Dilma: " No acumulado do ano até agosto, foram criadas 751.466 vagas na série com ajuste, queda de 31,6% frente ao mesmo período do ano passado. Na série sem ajuste, a queda é de 20,5%. Trata-se do pior resultado para os oito primeiros meses do ano, pelo menos, desde 2002, que é o dado mais antigo disponível na série histórica do Ministério do Trabalho. " E a aproveitar da oportunidade a taxa SELIC do banco Central esta em 11% a maior taxa de juros do planeta. Não acredita pesquise !

  37. Paulo Postado em 15/Sep/2014 às 23:30

    Boff é um COMUNISTA...não deveria nem estar no BRASIL e sim em CUBA com com sua TL.

  38. poliana Postado em 04/Sep/2014 às 13:52

    tá bom naro...pelo visto vc é mais um a confundir laicidade do estado com ateísmo...faça uma leitura mínima a respeito do estado laico e vc entenderá o q ele significa.

  39. Onda Vermelha Postado em 05/Sep/2014 às 12:15

    Ué Naro? Tá rejeitando o Olavinho? Dias atrás você postou aqui um artigo do Felipe Moura Brasil que é aquele “coxinha-mor” que tem um blog na inVeja e escreve no Mídia Sem Máscara. E que organizou aquele "lixo" que ele chama de livro "O mínimo que você precisa saber (não)SER um idiota!" escrito pelo reaça-mor, magos dos magos, o astrólogo que se diz "filósofo", Olavo de Carvalho. Lembra não? Eu sim! Era um conjunto de respostas "dele" as pergunta que o JG faria a Dilma se ela tivesse ido a emissora. Ok? Eu o que vocês fizeram no verão passado...

  40. Onda Vermelha Postado em 07/Sep/2014 às 00:18

    Naro você se recusa a ler a análise de um intelectual respeitado como Leonardo Boff, e ainda comete a heresia de nivelá-lo a Olavo de Carvalho e o "obtuso" e "limitado" sou eu? Autocrítica não é mesmo o seu forte! Fazer o quê?