Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 02/Sep/2014 às 17:13
143
Comentários

Leonardo Boff avalia Dilma, Marina e eleições 2014

Para Leonardo Boff, "Dilma é ainda a melhor opção para o povo brasileiro". O filósofo, que foi professor de Marina Silva, também avaliou as principais mudanças de sua ex-aluna desde que a conheceu, no Acre, até agora, candidata à Presidência da República

leonardo boffo dilma marina eleições
Leonardo Boff, Dilma e Marina (Pragmatismo Político)

Líder religioso, intelectual e militante de causas sociais, Leonardo Boff acredita que a presidente Dilma Rousseff (PT) “é a melhor opção para o povo brasileiro”. Ao explicar sua resposta, ele afirma que “os fatos falam por si”. “Até hoje nenhum governo fez políticas públicas cuja centralidade era o povo marginalizado, os invisíveis, considerados óleo gasto e zeros econômicos”, avalia. Quem fez isso com sucesso deve poder continuar a fazê-lo e de forma mais profunda e abrangente”, acrescenta Boff.

Em entrevista concedida ao jornalista Paulo Moreira Leite (leia a íntegra aqui), ele constata haver “um mal estar generalizado no mundo”. “Todos têm a sensação de que assim como o mundo está não pode continuar. Tem que haver mudanças”, ressalta, reforçando o que diz as pesquisas, segundo as quais mais de 70% da população desejam mudanças no País, e justificando a causa das manifestações de junho, de que o brasileiro quer mais do que já consegue hoje.

“Há ainda um fator novo: as políticas públicas do PT que tiraram 36 milhões da pobreza foram incorporadas como coisa natural, um direito do cidadão. Ora, o cidadão não tem apenas fome de pão, de casa, de luz elétrica. Tem outras fomes: de ensino, de cultura, de transporte minimamente digno, de saúde razoável e de lazer. A falta de tais coisas suscita uma insatisfação generalizada que faz com que esta eleição de 2014 seja diferente de todas as anteriores e a mais difícil para o PT. Precisamos de mudança. Mas dentre os partidos que podem fazer mudanças na linha do povo, apenas vejo o PT, desde que consolide o que fez e avance e aprofunde as mudanças novas atendendo as demandas da rua. Dilma é ainda a melhor para o povo brasileiro”.

Questionado a avaliar a mudança de Marina Silva desde que a conheceu, no Acre, quando foi sua aluna, até 2014, quando se candidata à Presidência da República pelo PSB, Boff observa, como primeiro ponto, a mudança de religião. “De um cristianismo de libertação, ligado aos povos da floresta e aos pobres, passou para um cristianismo fundamentalista que tira o vigor do engajamento e se basta com orações e leituras literalistas da Bíblia”.

Para Boff, a candidatura da ex-senadora “representa uma volta ao velho e ao atrasado da política, ligada aos bancos e ao sistema financeiro. Seu discurso de sustentabilidade se tornou apenas retórico“. Em sua visão, Marina não possui a habilidade de articulação. “Se vencer, oxalá não tenha o mesmo destino político que teve Collor de Mello”, prevê. Na entrevista, ele comenta ainda sobre o pessimismo generalizado no País – “grande parte induzido por aqueles que querem a todo custo e por todos os meios tirar o PT do poder” – e dá sua opinião sobre a mídia: “hoje, com a oposição fraca, eles se constituíram a grande oposição ao governo do PT”.

informações de 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Rafael Postado em 02/Sep/2014 às 17:25

    Agora deixo a minha grande questão que vai resolver o mistério da vida! Quem diabos é "Leonardo Boff"???????

    • Thiago Teixeira Postado em 02/Sep/2014 às 17:30

      Ninguém. O importante é a opinião do Roger e do Malafaia.

      • Karine Postado em 02/Sep/2014 às 21:45

        hahah muito bom seu comentário! arrasou!

      • Amanda Postado em 02/Sep/2014 às 22:08

        hahahaha melhor resposta não poderia haver!

      • N. Cruz Postado em 03/Sep/2014 às 00:25

        Amei!

      • Ivo Chagas Postado em 03/Sep/2014 às 01:46

        "Líder religioso, intelectual e militante de causas sociais" realmente não está muito atrás do Malafaia.

      • Zorak Postado em 03/Sep/2014 às 09:18

        Boa!! Lascou o ignorante engraçadinho!ehhehe

      • Felipe Postado em 03/Sep/2014 às 13:35

        Esqueceu de citar Lobão e Danilo Gentilli.

      • Stella Postado em 03/Sep/2014 às 14:54

        Disse tudo, Thiago hahahah

      • Lu Portugal Postado em 03/Sep/2014 às 16:16

        Do lobão, tb, esqueceu... kkkkk

    • De Paula Postado em 02/Sep/2014 às 17:34

      Certamente ninguém perto de você, grandioso "Rafael"

    • Ales Postado em 02/Sep/2014 às 19:39

      Pesquisa no oráculo Google, pode ser que ele te dê uma resposta a sua ignorância.

      • Francisca das Chagas Postado em 03/Sep/2014 às 15:49

        Que resposta à altura Ales, amei...

      • Ana Maria Postado em 03/Sep/2014 às 18:45

        Excelente resposta!

    • Bruno Postado em 02/Sep/2014 às 21:34

      Respondendo a sua pergunta meu caro, aqui está: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Boff Antes de sair perguntando, pesquise antes de postar as suas dúvidas por aí. Abraços.

      • Socorro Postado em 03/Sep/2014 às 11:14

        Boa resposta bruno, eu ia indicar wikipedia para ele também...

      • Francisca das Chagas Postado em 03/Sep/2014 às 15:51

        Bruno , é assim que se respondem ignorância

      • Iury Postado em 03/Sep/2014 às 18:42

        Boa resposta, Rodrigo.

    • Ruffer Postado em 02/Sep/2014 às 21:45

      A pergunta certa seria "Quem é você, Rafael?"

      • vera Postado em 03/Sep/2014 às 10:10

        eu concordo com você, pois infelizmente a maioria da população costuma agir de forma passional e como eu tenho duas filhas para criar, não posso me dar a esse luxo, de fazer escolhas sem analisar

      • Francisca das Chagas Postado em 03/Sep/2014 às 15:52

        Boa, Ruffer,resposta para ignorante, é assim mesmo.

    • Déia Postado em 02/Sep/2014 às 21:57

      kkkkk não saber quem é Leonardo Boff... sabes ao menos quem é presidente da república?

    • Denis Postado em 02/Sep/2014 às 21:59

      ele é fraco só é um teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil.

      • Paulo Postado em 03/Sep/2014 às 10:59

        Ele é o mesmo cara que na eleição de 2010 apoio uma possível aliança entre Dilma e Marina, quando Marina detinha 20 Milhões, intenção, de votos, e e hoje diz que ela poderá vir a ser um Fernando Collor. Quanta mudança!

      • Francisca das Chagas Postado em 03/Sep/2014 às 15:54

        kkkkkkkkkkkkkkkkkk Ótimo, Denis

    • Gabriela Postado em 02/Sep/2014 às 22:30

      Teólogo brasileiro reconhecido em todo o mundo.

    • Clarissa Postado em 02/Sep/2014 às 22:33

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Boff

    • Nestor Postado em 02/Sep/2014 às 22:34

      Cara, é por causa de pessoas como você que o crescimento intelectual fica, inúmeras vezes, atravancado. Vai estudar, meu. Caso você não queira acatar a dica, ao menos pare de espalhar a ignorância, mantendo sua boca fechada.

      • Humberto Postado em 03/Sep/2014 às 11:24

        Nestor, voce é o amigo do Zé Carioca?

    • mama Postado em 02/Sep/2014 às 22:55

      Tu pede atestado de idiota em publico e ainda se orgulha??

    • Hamilton Souza Postado em 02/Sep/2014 às 23:04

      Faça uma pesquisa biográfica sobre Leonardo Boff. Admiro a sua coragem em admitir que não o conhece, mas as informações estão fáceis de acessar. Leia um pouco.

    • Robson Postado em 02/Sep/2014 às 23:08

      Sua ignorância não está somente no desconhecimento sobre Leonardo Boff, mas também em relação à escrita. Se tu souber o que significa 'concordância de número', verá que escreveu errado...

      • Francisca das Chagas Postado em 03/Sep/2014 às 15:58

        Robson, vc contemplou a minha resposta. Parabéns! É pra esse tipo de pessoas que a gente escolhe a resposta à altura. Boa viu?

    • Leonardo Germano Postado em 02/Sep/2014 às 23:09

      Quem é Leonardo Boff? Brincadeira, meu patrão! Realmente, o importante é a opinião do Malafaia....kkkkkkkkkkk GOOGLE nele.

    • Rene Postado em 02/Sep/2014 às 23:12

      Ignorancia pura, pesquisa.

    • Rayneres Postado em 02/Sep/2014 às 23:44

      Essa pergunta é seria?

    • Carlos Postado em 02/Sep/2014 às 23:54

      Mesmo desconsiderando o fatality que voce levou das pessoas que aqui comentaram, o que importa quem ele é? Porque se deve analisar quem falou, ao invés de o que falou? Muito provavelmente voce nao consegue contradize-lo, ne?

    • Dida Dias Postado em 03/Sep/2014 às 00:51

      Tomou??

    • Jonas Schlesinger Postado em 03/Sep/2014 às 01:15

      Pegando carona nesse comentário aqui de cima eu quero fazer uma pergunta, mas já tenho a resposta. Eu fui um dos primeiros, creio eu, a ver este artigo e pude notar que o Pereira havia deixado seus comentários aqui, a princípio. Quando voltei não vi mais. Sei muito bem que foi excluído pela moderação não por ter baixo calão ou por ofensas pessoais (ofensas essas que já fui vítima e vcs não deletaram) mas sim porque as ideias dele, por mais absurdas que sejam, divergem deste site. Não que eu esteja defendendo ele, mas também não posso ficar calado ver uma possível repreensão aos direitos de se expressar. E aí moderação do Pragmatismo Político, vcs excluem mensagens que promovem ofensas pessoais e de baixo calão ou não? Vocês reprimem o direito de divergir das ideias? Aguardo uma posição da moderação sobre isso e nada de excluir este post, pois senão só vai me dar a razão de que a pseudo liberdade de opinar é um conto da carochinha aqui. Boa noite.

    • V. Albuquerque Jr. Postado em 03/Sep/2014 às 01:17

      Desculpe, não te conheço. Por isso não quero ser tosco. Mas Boff é simplesmente um grande intelectual brasileiro. Filósofo reconhecido em várias partes do mundo, foi um dos "pais" da Teologia da Llibertação. Site do autor: http://www.leonardoboff.com

    • Alessandro Postado em 03/Sep/2014 às 01:24

      "O filósofo, que foi professor de Marina Silva..." Tá ali em cima com letras tão grandes que até ceguinho lê.

      • Francisca das Chagas Postado em 03/Sep/2014 às 16:02

        Alessandro, vc me fez até rir. Boa viu?

    • Fausto Postado em 03/Sep/2014 às 01:47

      Ué. Você lê uma página esquerdista e não conhece o cara?

    • Aliciaa Postado em 03/Sep/2014 às 03:23

      Procura no google genio

    • Janete Postado em 03/Sep/2014 às 05:50

      Procure ler a Lei da Terra para saber quem é Leonardo Boff.

    • angela Postado em 03/Sep/2014 às 06:27

      Ninguém. O importante é a opinião do Roger e do Malafaia.

    • Eliana Postado em 03/Sep/2014 às 08:55

      Oxe! Não leu o título do artigo não? Comece a leitura pelo ínicio.

    • Eduardo Postado em 03/Sep/2014 às 09:46

      Se você não sabe quem é Leonardo Boff, eu tenho pena de você.

    • carol Postado em 03/Sep/2014 às 09:48

      Meu Deus você deveria ter vergonha de perguntar isso? Vai estudar amigo...tsé tsé

    • Renata Postado em 03/Sep/2014 às 10:08

      Nossa!!! Estou pasma com esse comentário!!!!

    • Renata Postado em 03/Sep/2014 às 10:09

      Quem não sabe quem é Leonardo Boff poderia nos presentear com o seu valoroso silêncio.

    • Mateus Horta Postado em 03/Sep/2014 às 11:33

      Leonardo Boff é o escritor do livro "jesus Cristo Libertador" e lider intelectual da vertente católica que manteve seu foco nas causas sociais. Ele é bem importante pro movimento de esquerda brasileiro e grande contestador da forma do vaticano de entender a religião católica.

    • maciria Postado em 03/Sep/2014 às 11:47

      Agora faça seu dever de casa sr Rafael,, http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Boff

    • mariane Postado em 03/Sep/2014 às 12:40

      poderia dormir sem essa heim sr. Rafael.....

    • jean Postado em 03/Sep/2014 às 13:47

      Se voce nao sabe tenha a totsl certeza de que voce ests fora da realidade e do conhecimento. Em outras palavras tu eis um idiota.

    • Atila José Postado em 03/Sep/2014 às 13:53

      Isto é o que dá ficar vendo Malhação Rafael... se você não está fazendo hora, ou exercitando seu lado humorístico, então, caia na real...

    • marcela Postado em 03/Sep/2014 às 14:43

      pergunte ao bento 16, pois ele saberá dizer

    • Francisca das Chagas Postado em 03/Sep/2014 às 15:47

      SE VC SOUBER LER, PESQUISE, QUE AÍ VC VAI SABER QUEM É ELE..

    • Francisca das Chagas Postado em 03/Sep/2014 às 16:05

      Então realmente vc não conhece mesmo!

    • Rafael Farias Postado em 03/Sep/2014 às 16:08

      Eh o cara que tenta tirar muita gente da ignorância, como vc.

    • Roberto Postado em 03/Sep/2014 às 18:44

      Rafael em que planta você vive? Não conhecer a personalidade Boff!. Acorda meu caro!

  2. Onda Vermelha Postado em 02/Sep/2014 às 17:39

    Aqui está um belo exemplo do embromation da Maria Silva(PSB): Via facebook De Clézio de Lacerda "Marina Silva no Supermercado: - Crédito ou débito? - Nenhum dos dois. Vamos parar com os rótulos. Vamos parar de achar que tem que ser crédito ou débito. A verdade não está nem no débito, nem no crédito - está entre ambos. Precisamos parar com isso, precisamos buscar uma nova via, uma nova forma de pagamento. Por que teria que escolher entre crédito e débito? Posso escolher ambos, ou nenhum. Posso escolher o melhor de cada um deles, ou nenhum. Precisamos ter visão estratégica para buscar uma saída."

    • nao resisti Postado em 02/Sep/2014 às 18:27

      Paga logo e deixa a fila andar

    • Luiz Souza Postado em 02/Sep/2014 às 23:11

      Hehehe... seria a Marina prima do ex-ministro Gil?

  3. Deisi Postado em 02/Sep/2014 às 18:02

    Quanta diferença entre Leonardo Boff e Malafaia, um consegue ver muito além do próprio umbigo, já o outro com seu conservadorismo e fundamentalismo, não consegue enxergar um palmo diante do nariz. Se intitula cristão mas só pensa em encher os bolsos e a sacolinha, já o mandamento do amor não faz parte de sua vida, o mais importante é o dinheiro o resto não tem valor.

    • Fernando Postado em 03/Sep/2014 às 11:28

      Malafaia e as seitas neopentecostais são armas de dominação ideológica do sionismo internacional que floresceram na década de 70 no Brasil como forma de entravar os setores progressistas da Igreja Católica numa época em que a mesma mais se voltava aos pobres e às mazelas sociais e neste aspecto Frei Boff era um dos expoentes.A dominação ideológica se dá através da teologia 171 da prosperidade (sem base teológica alguma) e de leituras literais do A.T. Jesus Cristo é mera figura decorativa para eles que sequer lêem os Evangelhos por estarem na contramão de sua retórica. De resto, é uma mistura mal feita de idéias que se aproxima de um judaísmo desfigurado.

      • Deisi Postado em 03/Sep/2014 às 18:21

        Perfeito comentário Fernando!

  4. Rafael Souza Postado em 02/Sep/2014 às 18:35

    Como se a Dilma não praticasse uma política ligada aos bancos e ao sistema financeiro... Ô hipocrisia!

    • Tiago Postado em 02/Sep/2014 às 22:21

      Uma politica ligada aos bancos, ainda que ruim, é bem diferente de uma politica PARA os bancos como quer a Marineca do Itaú.

    • Dida Dias Postado em 03/Sep/2014 às 00:53

      Você não sabe a diferença?

  5. Natália Postado em 02/Sep/2014 às 18:41

    Nossa! o outro ali nunca ouviu falar do grande Leonardo Boff,não sabe o que está perdendo....Adorei o exemplo do Onda Vermelha.É bem isso, Marina fala,fala,mas não diz nada, e quando diz,diz coisas que vão de encontro do seu slogam :Nova Política.Essa exegese errônea que estão fazendo de Marina é a total falta de alfabetismo político,a ponto de confundirem neoliberalismo com mudança.

  6. Silva Postado em 02/Sep/2014 às 19:03

    Ele só conhece Malafaia, Bolsonaro e Feliciano, coitado! Sabe de nada o inocente.

  7. Vitor Postado em 02/Sep/2014 às 20:07

    Fico realmente preocupado com o futuro de nosso país caso ela vença, antes achava improvável, mas nos ultimos dias esse medo vem tomando forma! A maioria dos votos dela são apenas por pura emoção e por querer tirar o PT da política !

    • Thiago Teixeira Postado em 02/Sep/2014 às 20:30

      Eu acho que a Marina ganha. Será um delírio progressivo por dois anos, depois ...

  8. Thiago Postado em 02/Sep/2014 às 21:44

    Se fosse so pra tirar a Dilma, que votassem no Eduardo Jorge. Pelo menos nele eu acredito que haveria alguma mudança.

  9. Jonas Schlesinger Postado em 02/Sep/2014 às 21:49

    Para os oportunistas votar na Marina é sinônimo de ser ignorante e votar na Dilma significa ser civilizado. Isso quer dizer que quem vota na Marina é menos cidadão brasileiro do que aqueles que votam em Dilma. E não sou eu que estou dizendo, é o que eu vejo nos comentários. Eu não posso dizer "marina vai fazer mudanças" que logo aparece um pra rebater "seu coxinha de merda" acabando com tudo o que significa liberdade de expressão. Mas isso tem outro nome: conveniência. Leiam o artigo ali do lado com a Marina abraçando o Lula e vão entender. Enquanto ela estava sob as rédeas petistas era muito conveniente, agora que ameaça o pilar de sustentação do PT, já virou a pior inimiga do povo. De pessoa respeitada a pessoa indesejada. Conveniente, não?

    • Jim Postado em 03/Sep/2014 às 01:53

      Jonas...você andou sendo engolido por alguma baleia ultimamente? Pois seu raciocínio anda meio molhado. Se você está "vendo nos comentários" e interpreta o que vê, logo é VOCÊ que está dizendo, sim. Só uma observação, ok? Agora, a Marina virou "a pior inimiga do povo"? Não. Veja o IBOPE por você mesmo. Tá todo mundo adorando ela. É apenas uma parte dos eleitores cuja ideologia é mais de esquerda que vê nela inúmeras contradições com relação a seu discurso e suas ligações políticas, e de seu partido. Esses eleitores, entre os quais eu me incluo, sabem que votar nela é uma péssima escolha porque identificam uma posição profundamente neoliberal e conservadora por trás de seus discursos de "nova política" e "modernização". E nós achamos que uma posição assim é profundamente prejudicial ao Brasil e aos mais pobres, favorecendo apenas os mais ricos. Não concordamos com isso. Mas, cara, ninguém considera a Marininha "a pior inimiga do povo". Apenas a consideramos uma péssima escolha para tratar dos interesses do mesmo. Um abraço!

      • Ulisses Postado em 25/Sep/2014 às 15:00

        Caros. Dentro da politica estabelecida no mundo de hoje, onde o capital é o poder, não espere coerência partidária e politica. Os partidos dançam conforme a musica e o marketing politico constrói opinião publica. PT e PSDB governam juntos e de maneira muito semelhante. Vejo com bons olhos aquele candidato que tem coragem de abandonar o seu partido quando este foge a sua ideologia pessoal. Concordar sempre com o partido pode significar falta de personalidade uma vez que os partidos são camaleões ideológicos e demonstram isso em atitudes. Se a Marina estivesse no PT ela seria sem duvidas a nossa atual presidente e candidata a reeleição, apoiada pelo Ex presidente LULA que diria com convicção que ela é a mais preparada. Quem ganhou a eleição da Dilma foi o LULA que demostra ter se modificado para pior com o passar do tempo e a experiência no poder. Alguém que vê e convoca pessoas de diferentes partidos para compor um governo certamente transcende a velha hipocrisia de se achar que "todos do meu partido são ótimos e todos os do outro são terríveis" A Marina é autentica e possui personalidade e opinião além do partido por isso incomoda ate o próprio PSB por não concordar com tudo que eles querem. Admiro esta postura. Aliás o PSB precisa mais dela do que ela do PSB e isso da mais autonomia a ela. Acredito que tanto Dilma como Marina sejam pessoas de bem mas a politica não depende apenas da vontade individual do presidente. Politica é um emaranhado de interesses e poderes onde querer nem sempre é poder. O PT esta a muito tempo no poder e isso possibilita o estabelecimento dos acordos e da corrupção enraizada. Acredito que uma mudança faria bem para o desmanche das quadrilhas estabelecidas. Não que novos esquemas não serão feitos... Quanto a quem seja Leonardo Boff gostaria de dizer que eu o respeito, mas a maioria de vocês que ficam apedrejando o Leonardo que questionou a sua autoridade não sabe nada a respeito dele .. e só ficam endossando aquilo que ouvem falar ou aquilo que o Wikipédia diz sobre ele. Não tenham medo de descordar de pessoas com visibilidade. Ele pode ser notável mas isso não o torna infalível. Ele não é um Deus, nem um ser superior.. é apenas um homem com uma visão politica e quiçá com um interesse politico, que podem sim ser contestados. Inúmeros outros pensadores e intelectuais apoiam o projeto de governo da Marina que é inclusive o único apresentado até agora. Para aqueles que pensam que a autonomia do banco central significa mais poder aos bancos eu digo o seguinte. Vc já viu algum presidente da republica demitir o presidente do banco central que por obsequio ele mesmo indicou ao cargo ??? Nunca .. Então pra que serve este poder a não ser para garantir aos políticos uma parte da cifra milionária que eles ganham?? Independência do banco central não significa mudança de politica nem pra melhor nem pra pior , pois ele já é independente administrativa e estrategicamente, mas pelo menos diminuem as propinas acordadas entre banqueiros e governistas. Não sei mas acho que um nordeste que não tem rede de esgoto em mais da metade do território de suas capitais como Natal , Fortaleza etc e faz um projeto de transposição do São Francisco que passa primordialmente dentro das propriedades privadas de políticos e que sustentou ate agora a educação continuada, não é um governo desenvolvimentista e sim um governo em prol da manutenção da dependência de milhões de brasileiros à Bolsas auxilio que são importantes mas sozinhas não desenvolvem apesar de garantir votos. Cadê a indústria brasileira? a ciência brasileira? a tecnologia brasileira? As universidades brasileiras estão em estado de calamidade... Eu votei no PT na 1 mandato do LULA mas hoje acredito que o PT não é a melhor opção para nosso pais. Que Deus abençoe aquele que ganhar as eleições e lhe de o sentimento de Ética e justiça para governar. Quem sou eu ?? Um humilde acadêmico, professor de turismo e administração Hoteleira especializado em Gestão de Pessoas que tem opinião própria e respeita também a opinião contrária. Isso é democracia. Xingar alguém aqui de idiota ou coisa do tipo coloca o ofensor abaixo do ofendido. Sejamos um pouco mais nobres e respeitosos. abraços

    • Onda Vermelha Postado em 03/Sep/2014 às 02:17

      Jonas, por favor, não seja simplista e reduza tudo a uma questão de "conveniência"! Estamos num debate público e Marina Silva não poderá ficar isenta de ser criticada quando disputa o cargo de Presidente da República. Ela mesma critica a Dilma e o governo virulentamente taxando de "velha política"! Quando ela, Marina, integrava o PT ela exercia a velha ou nova política? Além disso, a Marina que atuou no governo Lula e no PT não, necessariamente, é a mesma que agora propõe a independência do Banco Central, por exemplo. Quem mudou de posição? Foi ela ou PT? Resposta é óbvia! Mesmo quando atuou no Ministério do Meio Ambiente ela já recebia críticas internas e já alimentava discórdia na equipe ministerial, por se opor e criar dificuldades para liberação das licenças ambientais para a construção das hidrelétricas do Rio Madeira, Girau e Santo Antônio. Hoje os peixes bagres que dizia defender estão lá e as hidrelétricas também. Você não é ignorante por defender seus pontos de vista, mas pelo menos reconheça que a rápida conversão dos tucanos a "marinistas" nada tem de coerente, e talvez demonstre pouca ou nenhuma reflexão sobre as reais necessidades do país, mas tão somente expresse um “desejo incontido” de afastar um grupo político do governo que está fazendo uma administração de razoável sucesso que aqueles com os quais talvez você simpatizava não foram capazes de realizar. Acho que você também já é capaz de perceber que esse papo de “governaremos com os melhores de X e Y” é um engodo! E pode nos levar uma crise de governabilidade! Pense nisso! Concordo com você que os ânimos estão um tanto quanto exaltados de parte a parte, mas muitos oposicionistas não estão em condições de jogar pedra no telhado alheio. Nem cabe aqui o "exagero" de dizer que está lhe sendo tolhido em sua "liberdade de expressão". Ok? Abs, Onda!

      • carol Postado em 03/Sep/2014 às 09:52

        Onda Vermelha, que classe! Confesso que lhe invejei, pois não tenho mais paciência com esses coxinhas.

      • Onda Vermelha Postado em 03/Sep/2014 às 10:39

        Obrigado Carolzinha, mas sou tão "humano" quanto você com virtudes e defeitos(muitos!) e não é sempre que consigo ser "paciente", mas eu me esforço e tento fazer a diferença. As consigo, outras as vezes não! Valeu, Onda!

      • Francisca das Chagas Postado em 03/Sep/2014 às 16:14

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sem mais delonga! Boa viu?

    • Carlos Postado em 03/Sep/2014 às 08:23

      Concordo Jonas. Mas vale lembrar que todos institutos de pesquisas que até então davam Dilma como eleita, definem os eleitores de Marina como em sua maioria jovens e de alta escolaridade , totalmente oposto ao eleitor de Dilma.

      • Vera Postado em 03/Sep/2014 às 10:21

        Sabe por quê? porque o PT tem trabalhado em prol de quem não tinha nada e hoje está ganhando um lugar ao sol, hoje já pode sonhar e, mais que isso, já tem condições de realizar seus sonhos. Escolaridade eu tenho bastante e desejo que todos também tenham, por isso consigo discernir entre as propostas e as reais possibilidades de cumpri-las e,. no momento, só vejo o PT.

      • Onda Vermelha Postado em 03/Sep/2014 às 10:33

        Carlos, infelizmente, ser "jovem", ter "alta escolaridade" ou mesmo "renda alta" não são, necessariamente, sinônimos ou atributos de boas escolhas políticas. Isso é uma verdade dura que nos faz, como sociedade, viver "ciclos de aventuras" como esta que estamos prestes a vivenciar se viermos mesmo a eleger Marina Silva Presidente do Brasil. Fazer o quê? Somente lamentar pelas futuras gerações e pelo nosso fracasso e incapacidade de superar nossas próprias deficiências de conseguir esclarecer os demais. Apesar da frustração estou fazendo a minha parte e voltarei, depois de muito tempo, a pedir votos na rua para Dilma para tentar evitar que esse prognóstico se confirme. Vou panfletar mesmo!

    • Fernando Postado em 03/Sep/2014 às 11:31

      Suas tentativas de argumentar só demonstram o quão enrolado vc é. O nome disso é sofisma.

  10. fernanda Postado em 02/Sep/2014 às 21:52

    Fala serio ,os petista e tucanos ,morrendo de medo da marina ,fazendo de tudo para denegrir a imagem dela,Ja pois o Aecio pra correr , e vai colocar a Dilma tb ,kkkkkkkkkkkkkk ,no primeiro turno ainda rsrsrsrsrsrssrssr

    • Jonas Schlesinger Postado em 02/Sep/2014 às 22:02

      fernanda eu creio que a Dilma continua em primeiro lugar no primeiro turno, mas no segundo ela perde. Mas é isso aí mesmo, o saudoso Coringa já disse uma vez " que nos instantes derradeiros as pessoas revelam quem são" e, nas próximas semanas vão atacar com a mais podre artilharia que o ser humano pode usar, a ofensa. Enquanto a Marina babava o PT ela era inteligente e civilizada, mas agora que é rival ela virou a vilã. Hipocrisia sem tamanho. É muita ofensa viu, muita. Abraço.

      • Carlos Postado em 03/Sep/2014 às 08:27

        Acredito que Marina leva no primeiro turno,principalmente se Aécio declinar

      • fernanda Postado em 03/Sep/2014 às 10:34

        exatamente

    • KARINA BEBEZINHA Postado em 03/Sep/2014 às 09:02

      Sra fernanda,quantos erros de portugues numa só frase,e ñ sao erros de digitaçao ou abreviaçoes comuns na internete sao d portugues mesmo "OS PETISTA" ,"JA POIS O AECIO PRA CORRER" quando o correto seria pôs,va estudar primeiro pra depois participar d qualquer debate na net ,detalhe,num pekeno coment 2 erros graves d portugues,imagine num texto maior affffff

      • Thiago Teixeira Postado em 03/Sep/2014 às 09:10

        Aposto que ela estuda nos colégios tucanos do Arrocho, picolé de chuchu ou do Richinha.

      • fernanda Postado em 03/Sep/2014 às 10:32

        quando não se tem argumentos e assim mesmo ,falam de erros de português , mas obrigada pela dica .

      • Andrea Postado em 03/Sep/2014 às 12:20

        Quer dizer que vocês, como o Boff, valorizam e respeitam o acolhimento aos pobres, aos menos favorecidos, menos ecolarizados...mas não pensaram duas vezes em atacar os erros de português da moça e fazer piada com o tipo de escola e escolarização dela. Então, quem erra no português não pode debater? " Vai estudar primeiro pra depois debater!" Então, quem não foi a escola não tem direito de opinar? Opa: viu como é fácil virar um tirano e ser intolerante! Viu como é fácil ser incoerente!

    • Eliana Postado em 03/Sep/2014 às 09:02

      Que comentário é esse ? Aff! Dou conta não.

    • Fernando Postado em 03/Sep/2014 às 11:38

      Se falar dos podres da Perpétua, aliada dos sionistas internacionais para vc é denegrir, então ela vai sair mais preta do piche no final da eleição.

  11. Magaly Postado em 02/Sep/2014 às 21:55

    Rafael... Típico eleitor das Marinas da vida!!

  12. Fabricio Postado em 02/Sep/2014 às 22:15

    O Leonardo Boff, é um gênio e você Rafael, é um grande imbecil!!!!!

  13. Joao Postado em 02/Sep/2014 às 23:16

    O Petroleo do Pre-Sal eh do povo brasileiro. Voto em tu Dilma uma vez mais.

  14. Onda Vermelha Postado em 03/Sep/2014 às 01:27

    Pra aqueles que não viram! O SÉTIMO programa da Dilma exibido à noite, é e-x-c-e-l-e-n-t-e! Aqui são apresentados os melhores momentos do debate do SBT. Além de ter vencido o debate durante a transmissão ao vivo, Dilma vence na repercussão do debate, o que é visto por muito mais gente. E, finalmente, o programa investe no esclarecimento da população a respeito das inconsistências e fragilidades das “promessas” de campanha da candidata Marina Silva que são irrealizáveis e não tem lastro na realidade. Todas as “promessas” dela somadas chegam R$ 140 bilhões de despesa e ela NÃO explica da onde sairão esses recursos! Repare como Dilma trava o bom debate político, sem ataques, sem baixarias, sobre temas como a nefasta independência do Banco Central, sobre não fazer demagogia com promessas incompatíveis com o plano de arrocho de Marina na economia, saber aproveitar a riqueza do pré-sal que a Marina torce o nariz, e ter a governabilidade como um dever que precisa ser cumprido para honrar o mandato dado pelo povo fazendo as transformações necessárias ao Brasil. Veja em http://www.youtube.com/watch?v=J_5qM_yXXLI

    • Bruno Postado em 03/Sep/2014 às 02:48

      Por favor, qualquer ser com um pouco de inteligência vê que a Dilma não responde sequer uma pergunta, ela só enrola e no fim não diz nada, igualzinho a Marina e o Aécio. Como disse a Luciana Genro: irmãos siameses.

    • Rafael Postado em 03/Sep/2014 às 08:42

      É onda, mas o que tá matando a Dilma é criar este Brasil colorido Dilmais! Ela só fala de sucesso, mas esquece a crise e a inflação que só cresce! O programa dela deveria ser um pouco mais realista e não venha com esta historinha de que "eu" só vejo o que eu quero! É de conhecimento da maioria que o brasil tá começando a parar e para voltar a andar para trás é questão de tempo! Tá na hora dela assumir os erros e propor mudanças que visam o crescimento econômico! A Marina com a ideia de mesclar o que deu certo np governo PSDB e PT tá ganhando um grande espaço e olha que ainda é 1º turno! No 2º ela vai ganhar mais apoio e vai ter mais tempo na televisão e isso vai atropelar qualquer vermelhinho que estiver na frente dela!

      • andré Postado em 03/Sep/2014 às 08:50

        Não conhece Leonardo Boff porque ñ deve ter habito de leitura....

      • Eliana Postado em 03/Sep/2014 às 09:10

        Sabe o que não entendo? As mesma pessoas que criticam o governo de Dilma e reclamam de inflação, optam exatamente pelos que tem prospostas neoliberais. Será que não sabem o que dizem? Estão de pura sacanagem? São inocentes? Na boa, não entendo.

      • Vera Postado em 03/Sep/2014 às 10:31

        E quem disse que o país tá perfeito? Está bem melhor hoje, é bem diferente. Se você comparar o país de hoje com o de 20 ou 30 anos atrás, perceberá facilmente a diferença. E claro que ainda há muito por se fazer, mas é preciso ter responsabilidade. Se você for muito jovem, eu sugiro que pesquise a História recente do Brasil, pós ditadura, os planos políticos "mirabolantes" e suas consequências.

      • Onda Vermelha Postado em 03/Sep/2014 às 12:19

        Ok, Rafael! A confiar nas pesquisas, e não tenho por hábito "brigar com elas", a não ser quando a indução e a manipulação são muito escancaradas, a Marina Silva subiu como um foguete! Você realmente acredita que isso se deu por obra e graça da consistência das propostas apresentadas por ela que o povão tomou conhecimento? Acho que nem você acredita nisso! Ou, de novo, estarão apostando no "símbolo" e na "pessoa" da Marina Silva? Vários economistas e analistas políticos estão dizendo a mesma coisa apresentada neste vídeo do programa de TV da Dilma. Várias das propostas dela NÃO tem lastro na realidade e no orçamento federal. Não há “mágica”, nem “reza braba” que de imediato consiga aplicar 10% PIB em saúde! São 40 bilhões adicionais. E quem disser o contrário está MENTINDO! Ok? Ela não diz, objetiva e concretamente, de onde irá tirar essa quantia. E olhe que já assisti duas vezes o mesmo questionamento! Quanto à inconsistência política então, nem me fale! O Brasil "colorido" da Dilma, neste momento, está pondo de pé "só" três hidrelétricas enormes (Santo Antônio, Girau e Belo Monte), a Ferrovia Norte-Sul, a Transposição do São Francisco que beneficiará 12 milhões de nordestinos com segurança hídrica, duas refinarias/polo petroquímicos, Enem, Sisu, Prouni, Pronatec, Ciências sem fronteiras, Mais Médicos(14000), etc, etc, etc. E a garantia, aprovada em lei, de aplicação dos recursos do pré-sal em educação(75%) e saúde(25%). De fato, cada um só ver o que quer! E quem é da oposição somente o lado "meio vazio" do copo. Fazer o quê?

    • Vera Postado em 03/Sep/2014 às 10:26

      É verdade. Já o que aconteceu na Globo, na entrevista do JN, foi covardia, clara manipulação da mídia. Infelizmente, a postura da emissora platinada não acrescentou nada de útil à população brasileira.

  15. Rick Postado em 03/Sep/2014 às 05:57

    A Onda Vermelha é PT, defende sua linha de conduta, mas lembrem-se que por trás existem todos os componentes formadores do partidos que voltarão a ativa se Dilma for reeleita, consequências...só o tempo dirá. Todas mudanças são necessárias, assim saberemos que direção tomar, os caminhos sempre serão cheias de obstáculos e o jogo de cintura e visão importantes para a mobilidade das ações. Na políticas se faz jus as concessões mas não permissibilidades nefastas ao povo, o politico é um servidor público, é um empregado e não uma autoridade para mandar e desmandar ao seu bel prazer. O mau caráter sempre será e nunca mudará. Não anule seu voto e nem vote em branco, pense, qualquer um pode se eleger com pequeno numero de votos e o seu voto vale sua representatividade no futuro. Pesquise e boa sorte, que vença o melhor!!!

  16. Carlos Postado em 03/Sep/2014 às 07:55

    Reconheço em Leonardo Boff um filósofo atualizado e preocupado com as questões sociais. Mas são palavras dele ,que 70% da população querem mudanças do que está aí . E o PT está aí a 12 anos . Marina está longe de ser o ideal , mas representa mudança de rumo , como foi com Lula 12 anos atráz.Cabe a população em sua sabedoria escolher o que é melhor para ela , como qdo escolheu o PT . Acusar Marina de engodo é assumir que o PT está provando do mesmo veneno.

    • Onda Vermelha Postado em 03/Sep/2014 às 12:29

      Não Carlos! Dizer que Marina é um "engodo" é exercer o saudável direito a crítica política. Se estivermos errados o tempo dirá, mas tem muita 'gente boa" a direita e a esquerda, intelectuais e políticos, dizendo a mesma coisa: as propostas dela sejam no plano político ou econômico não tem consistência. E a população continua "livre'' para refletir. Ok?

  17. Werner Postado em 03/Sep/2014 às 08:19

    Achismo. Boff pode ta muito enganado. Soou muito pedante pelo fato de ter sido professor de Marina. Reeleição é um câncer. Corrupção, copa do mundo, impunidade ninguém lembra mais?! Bota uma Ambientalista nessa porra pra ver no que vai dar!!! Doze anos de PT ja deu.

    • Vera Postado em 03/Sep/2014 às 10:34

      Quando não se tem nada a perder, dá pra arriscar como quiser. Mas quando se tem responsabilidade com outras vidas, além da sua própria, é preciso estar consciente. Voto não é brincadeira.

  18. Alfredo Gonçalves Postado em 03/Sep/2014 às 08:32

    Todos os três candidatos q estão à nas pesquisas são pilantras d primeira grandeza, penso que deves-se por vezes trocar o partido do poder, pois sabemos q a corrupção tende a crescer qdo um só partido se perpétua no poder...Qto a política propriamente, só o plebiscito para a renovação das leis eleitorais para salvar o país

  19. Alfredo Gonçalves Postado em 03/Sep/2014 às 08:36

    Segue o link para quem quiser saber mais sobre o plebiscito pra reforma das leis eleitorais...http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/

  20. Pereira Postado em 03/Sep/2014 às 09:21

    Esse tal de boff não é cristão nem no mais remoto sentido da palavra. Esse aí junto com o tal de Frei Beto são só mais dois comunistas infiltrados na igreja católica para corroer a instituição por dentro, como manda o guru dos comunistas Antônio gramsci. Esses aí são charlatões do mesmo tipo de noam Chomski, Eric Hobswan , Eduarado Galeano entre outros. Esse Aí é absolutamente ninguém.

  21. Pereira Postado em 03/Sep/2014 às 09:23

    "Jonas, por favor, não seja simplista e reduza tudo a uma questão de "conveniência"! Estamos num debate público e Marina Silva não poderá ficar isenta de ser criticada quando disputa o cargo de Presidente da República". Agora quando criticam a Dilma é "manifestação de ódio".

    • Onda Vermelha Postado em 03/Sep/2014 às 12:38

      Pereira em boa parte dos casos SIM é "manifestação de ódio". Frequentemente, não se criticam as propostas ou realizações que já citei acima e estão no vídeo, mas a pessoa da Dilma ou suas características físicas ou, levianamente, lançam suspeitas sobre sua "opção sexual". Mas não estamos aqui para eleger a Miss Simpatia, nem a "mais bonitinha". Não é mesmo?

  22. Pereira Postado em 03/Sep/2014 às 09:25

    A situação está tão ruim para o lado do PT que eles tem que inventar subcelebridades da filosofia como esse Boff para tentar atacar os adversários. Lamentável.

    • Onda Vermelha Postado em 03/Sep/2014 às 20:44

      Leonardo Boff? Subcelebridade da filosofia? Aff! Será que não bastou a "saraivada de comentários" que tomou o Rafael acima? Sabe de nada, inocente!

  23. Danila Postado em 03/Sep/2014 às 10:13

    Também não concordo com a política adotada pela moderação do PP. Deletam comentários por ser contrários às idéias do site... mas permitem xingamentos e ofensas. Vocês já trouxeram a filha do Chico Mendes, o Jean Willis e agora esse filósofo. Quem será o próximo?? Eu não acho que a Marina seja a pessoa ideal para governar nosso país... mas concordando com o comentário do Alfredo, a corrupção tem sido nosso câncer, e a reeleição alimenta isso. O Brasil pode pagar um preço alto por sede de mudança, mas continuar com o nariz de palhaço... não dá!!

  24. Danila Postado em 03/Sep/2014 às 10:15

    Corrigindo... Jean Wyllys. Porque "brasileiro" adora um Y

  25. Kk Duarte Postado em 03/Sep/2014 às 10:56

    Professor Leonardo. Respeito-o muito, as suas opiniões para mim são muito importantes, e fiquei muito feliz ao ler o artigo acima em que o senhor faz uma avaliação das candidaturas de Dilma e Marina. Eu estava chocada porque a campanha de Marina blefando publicou suas declarações passadas sobre Marina, como se fossem para esta campanha. Cheguei a lamentar e a escrever-lhe. Felizmente continuamos comungado do mesmo pensamento, que prioriza os pobres e as políticas públicas que visam o povo, os marginalizados, os invisíveis e esquecidos, coisa que jamais tinha sido feita neste País, antes de Lula e Dilma. Apesar de toda a campanha contra o PT, encabeçada pela mídia, em especial a Globo, e alguns poderosos, tenho muita fé que Dilma vencerá as eleições, a melhor opção para o Brasil, neste momento.

  26. leonard Postado em 03/Sep/2014 às 11:19

    Ta se queimando o grande leonardo com opnioes politicas negando o que prega. Agora virou vidente pra saber o que vai acontecer na política, pq agora nesse momento da disputa vai emitir sua opinião, suspeitem o da matéria ou do mesmo. Falta so o papa agora fazer analise de política. Cade ética?

  27. Carla Postado em 03/Sep/2014 às 12:27

    A maioria dos brasileiros nao conhece o Leonardo Boff, infelizmente.

  28. Maria Silva Postado em 03/Sep/2014 às 13:25

    Dilma não foi à entrevista com o espião da CIA?!?!?!? Ganhou meu voto!!!!Fez muito bem.

    • KARINA BB Postado em 03/Sep/2014 às 14:45

      Danila entenda o PPdaVou tentar explicar uma coisa à danila,querida o site PP so reververa o que esta em todos os outros sites,inclusive na veja,,procure saber,aqui nao se inventa noticias,is posts que estao aqui sao as noticias da grande midia,se vc pesquisar vai ver q a maioria esta falando sobre os mesmos assuntos praticamente,o que pide mudar é a otica como sao descritos,enfim é isso o PP nao persegue ninguem

      • Danila Postado em 03/Sep/2014 às 15:36

        Karina respeito sua opinião qto ao PP, mas não compartilho da mesma. Nem vou falar sobre perseguição para não prolongar o assunto.

  29. Stella Postado em 03/Sep/2014 às 15:02

    "Se vencer, oxalá não tenha o mesmo destino político que teve Collor de Mello." Não, de novo não!!!! Se Eduardo não tivesse morrido, não teríamos que passar por isso...

  30. Eliana Postado em 03/Sep/2014 às 15:33

    Percebi que existe um escapismo geral no que concerne a proposição do texto! Mas, quanto ao posicionamento do Leonardo Boff, me parece que ele não prestou atenção aos governos anteriores ao PT.

  31. Maria Luiza Postado em 03/Sep/2014 às 18:39

    Fico triste com essa distorção dos fatos Leonardo Boff fala de uma política, de partido político e idéias e não nomes. Se chegamos a esse patatmar de melhorias em nosso país e, todas vistas como naturais conquistas do povo é porque tivemos governos tão democráticos que não se colocaram a frente do cidadão mas ao seu lado. E, por mais que critique o partido dos trabalhados ainda aposto que é a melhor opção para o nosso país.

  32. Antonio Postado em 03/Sep/2014 às 18:53

    Quer saber quem é Leonardo Boff, pergunte ao papa Bento XVI.

  33. Vilton Sanchotene Pinto F Postado em 03/Sep/2014 às 21:06

    Olha.... tenho dúvidas em vocês da Redação Pragmatismo, https://www.youtube.com/watch?v=VA6bJDzmr_A

  34. Gileno Correia dos Santos Postado em 03/Sep/2014 às 21:11

    Quem não se ilude com políticos e mídia vota em Dilma.

  35. testemunha binocular Postado em 04/Sep/2014 às 09:59

    Os gays que se cuidem num governo da Marina: o pau vai comer e não vai ser no sentido sexual...

  36. Alfredo Postado em 10/Sep/2014 às 15:12

    Fico triste um homem como Leonardo Boff comentar em tão poucas palavras uma opinião que vai contra sua essência. Observa - se do PT o discurso do medo, "que tanto CONDENOU" MARINA atualmente é protestante. Mas já foi católica. Uma das poucas pessoas públicas transparentes e incólume a escândalos. Infelizmente não podemos falar isso da Dilma.

  37. Nicolau Postado em 09/Oct/2014 às 22:03

    O BOFF, "INTELECTUAL" E MILITANTE PARA A CAUSA COMUNISTA!

  38. Nicolau Postado em 09/Oct/2014 às 22:05

    LEONARDO BOFF O "INTELECTUAL" MILITANTE PELA CAUSA COMUNISTA!

  39. KARINA BB Postado em 03/Sep/2014 às 12:56

    Naro,aprendi a tespeitar suas opinioes,e tealmentea Dilma vacilou em muitas coisas,mas a candidata marina tambem nao ajuda neh,ela ta apoiada e submissa a malafaia ,feliciano,dona do itau sonegador d bilhoes poxa naro marina tambem nao é a melhor solucao ,se vc quer saber ,pra nao ver o Brasil virar um estado evangelico regido pela biblia eu preferia ate aecio,serra ou qualquer um ,menos esse plano diabolico da crentaiada d tomar o poder no brasil e transformar isso daqui num fundamentalismo loko

  40. Jonas Schlesinger Postado em 03/Sep/2014 às 12:58

    Isso só mostra o QUÃO FRACA ESTA MULHER É PRA ENFRENTAR PERGUNTAS INCISIVAS meu deus! Tava querendo desanimar com a Marina e votar nulo, mas depois que eu soube dessa arregada eu voltei a ficar convicto. Afff mulher medrosa!

  41. Jonas Schlesinger Postado em 03/Sep/2014 às 15:28

    Naro mudando radicalmente de assunto. Eu não pude resistir a te fazer esta pergunta (não se ofenda pfvr) Já notou que teu nome soa estranho? Não pq é estrangeiro, mas que é um anagrama do BOLSONARO. No resto te acho legal cara, mas teu nome... suspeito isso kk

  42. Onda Vermelha Postado em 03/Sep/2014 às 20:58

    Naro. Me desculpe, mas acabei "esquecendo" as perguntas e as resposta! E me fixei no Felipe Moura Brasil que consta do link. Sabe que ele é? Háháhá! Esse Felipe Moura Brasil não é aquele “coxinha-mor” que tem um blog na inVeja e escreve no Mídia Sem Máscara? E que organizou aquele "lixo" que ele chama de livro "O mínimo que você precisa saber (não)SER um idiota!" escrito pelo reaça-mor, magos dos magos, o astrólogo que se diz "filósofo", Olavo de Carvalho? Hehehe! Olavete detect! Xô!

  43. Onda Vermelha Postado em 03/Sep/2014 às 20:59

    kkkkkkkkk. É cada uma que a gente vê aqui!

  44. poliana Postado em 04/Sep/2014 às 13:06

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!.naro, agora rachei com o q vc disse. kkkkkkkkkkkkkkkk