Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mobilidade Urbana 16/Sep/2014 às 16:57
43
Comentários

Justiça diz que cor de ciclofaixa não é propaganda do PT

Deputado do PSDB entrou na justiça para questionar cores da ciclofaixa após professora de Semiótica da PUC apontar suposto perigo subliminar: “descarada propaganda vermelha do PT”. TRE rejeitou ação por unanimidade

ciclofaixa vermelha professora puc
Santaella Lucia (foto), professora de Semiótica da PUC-SP, afirmou que as ciclofaixas vermelhas são “descarada propaganda do PT” [Edição: Pragmatismo Político]

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo rejeitou na segunda-feira, 15, por unanimidade, a ação movida pelo candidato a deputado estadual pelo PSDB, Joseph Jo Raymond Diwanm, solicitando o fim das pinturas das ciclofaixas da capital paulista de vermelho. Na ação, o candidato tucano acusava o prefeito Fernando Haddad (PT) de beneficiar eleitoralmente seu partido ao utilizar a cor vermelha nas ciclofaixas que vem sendo implementadas na cidade.

Conforme divulgou o Ministério Público Federal em São Paulo, a decisão da Corte Eleitoral seguiu o entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral de que a cor das ciclofaixas são um padrão adotado pelo Conselho Nacional de Trânsito e não configurariam propaganda irregular do PT.

Na ação, Diwan pediu a imediata suspensão da pintura das ciclovias e ciclofaixas na cor vermelha, com a repintura dos locais nos quais foi utilizada a tinta nessa tonalidade, ao menos até o fim do período eleitoral, e a aplicação de multa ao prefeito.

No parecer, o procurador eleitoral auxiliar Paulo Thadeu Gomes da Silva citou a resolução do Contran, de 2007, que adota o vermelho como padrão para demarcar ciclovias e ciclofaixas. “A cor vermelha questionada não foi arbitrariamente escolhida (….) em benefício de seu partido e, dessa forma, supostamente com fins espúrios eleitorais, restando, pelo contrário, comprovada sua adequação às normas gerais para a matéria de trânsito correlata em âmbito nacional”, afirmou o procurador.

VEJA TAMBÉM: Uma professora da USP/PUC, um senador e o ódio aos ciclistas

Na sustentação oral, o procurador regional eleitoral André de Carvalho Ramos reiterou que a cor das ciclovias é um padrão para chamar atenção dos motoristas, adotado, inclusive, internacionalmente.

Críticas

O candidato a deputado não foi primeiro membro do PSDB a criticar as ciclofaixas implementadas pela gestão de Haddad. O candidato a vice na chapa de Aécio Neves, Aloysio Nunes, chegou a criticar as faixas por meio de seu perfil no Twitter afirmando que elas seriam um “delírio autoritário”.

“Delírio autoritário de Haddad: esparrama ciclofaixas a torto e a direito, provocando revolta nos moradores de Higienópolis”, dizia a mensagem publicada no último dia 9 no Twitter, fazendo referência a um bairro nobre da capital.

Na semana passada, a professora Lucia Santaella (titular do Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e Tecnologias da Inteligência da PUCSP e autora de diversos livros adotados em inúmeras faculdades de comunicação pelo Brasil afora) utilizou a sua conta no Facebook para alertar sobre um perigo subliminar nas ciclofaixas de São Paulo. De acordo com a acadêmica, “essas faixas não passam da mais descarada propaganda vermelha do PT”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rogerio Postado em 16/Sep/2014 às 17:09

    Até a Profa. Santaella nesse jogo sujo da desinformação!!!! que pena!!!!

  2. Rafael Moraes Postado em 16/Sep/2014 às 17:17

    Então, partindo desse pressuposto, a musica " Camisa Vermelha", do Internacional, é uma homenagem ao PT? Rá!

    • Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 21:42

      Não, a bandeira da antiga URSS, a da China, da Internacional Socialista, a faixa vermelha do manto sagrado do Mengão, tudo é em homenagem ao PT... Essa universidade tem reitor??? Devia mandar examinar essa fessora.

  3. Raquel MGM Postado em 16/Sep/2014 às 17:29

    Eu acho que o batom vermelho que ela está usando feriu o seu sistema nervoso central. Que coisa!!!

  4. Raphael Shin Postado em 16/Sep/2014 às 17:40

    O próximo passo é abrir mão desse lindo batom vermelho matte. Isso não é desinformação, Rogério, a Profa. Lucia Santaella tem uma boa formação, é falta de caráter mesmo.

  5. Valdemir Cardoso Postado em 16/Sep/2014 às 17:43

    A cor vermelha da ciclofaixa vem do novo código de trânsito, apenas.

  6. Patrícia Fernandes Postado em 16/Sep/2014 às 17:46

    As flores vermelhas, os carros vermelhos, as frutas vermelhas... e tudo de vermelho que há na terra inclusive a bola vermelha na bandeira do Japão, foram criadas pelo PT... kkkkkkkk... Admirável mundo vermelho... Só admiro os ditos "intelectuais" que tanto incentivam a pesquisa, não se dando o trabalho de fazê-la!! Como sofrem os delírios da conspiração!!

    • Philipe Postado em 16/Sep/2014 às 19:33

      Sem falar no sangue que corre nas veias.

  7. Magno F. Postado em 16/Sep/2014 às 17:49

    Professora, até seu batom é vermelho!

  8. Jeanfma Postado em 16/Sep/2014 às 17:58

    Um momento triste da renomada professora... Triste e patético.

  9. Luiz Alcântara Postado em 16/Sep/2014 às 18:01

    E ela usa batom VERMELHO...

    • Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 21:38

      Não ela usa batom PT...

  10. Lívia Moura Postado em 16/Sep/2014 às 18:13

    Acho que deveram mudar aquelas faixas que dividem as BR's, elas são amarelas, uma clara referência ao PSDB. Rs

    • Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 21:37

      Concordo, e a brancas também, parecem farinha e sujam muito... Sugiro trocar as amarelas por rosa choque e as brancas por prata cintilante... Vai ficar um show!

  11. Poliana Postado em 16/Sep/2014 às 18:30

    Quanta estupidez!!! Toda vez que algo vermelho aparece, essa coxinhada vem dizer que é uma ameaça comunista e coisa do PT! Que obsessão meu deus! Na verdade é ignorância mesmo!

    • Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 21:35

      Poliana, cortei meu dedo, escorreu PT, que manchou minha camisa PT, abri a garagem e peguei meu carro PT pra ir ao hospital, avancei o sinal (semáforo) PT, bati e meu carro PT pegou fogo, veio os bombeiros num caminhão PT e de uniformes PT e apagou o fogo PT...... agora o vermelho deve ser todo usado para colorir a cara envergonhada de uma professora que parece não ter algo mais importante que fazer....

      • Poliana Postado em 17/Sep/2014 às 06:46

        Boa Eduardo. Acho que essa cambada vai acabar processando a faber Castel pra ela parar de incentivar o comunismo desde a pré escola com os lápis de cor, de cera e hidrocor vermelhos. Que absurdo! O PT é o dono da faber Castel e a comanda através de um laranja... ou seria vermelho? kkkkkkkkk

  12. Rocken Postado em 16/Sep/2014 às 18:39

    A mídia transformou até as pessoas inteligentes em fanáticos políticos, partidos viraram religião, quase todos que tem uma posição politica são totalmente unilaterais nas opiniões.

  13. Luiz Ricardo Linch Postado em 16/Sep/2014 às 19:09

    A professora provou que não é preciso ser burro para ser idiota.

  14. José Humberto Postado em 16/Sep/2014 às 19:16

    Os coxinhas chegaram num estágio tão avançado de desarticulação e falta de argumentos que apelam para essas besteiras de cores. Outro dia foi o tal do Constantino falando sobre uma imagem da Copa da Fifa, agora vem essa professora. Não conseguem argumentar de forma inteligente e apelam. Isso só comprova que não estão em condições de voltar ao poder político no Brasil, aliás, estão desaparecendo do cenário político.

    • Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 21:30

      Quando Dilma for reeleita, vou cantar Luiz Ayrão... "TUDO ESTA EM SEU LUGAR, GRAÇAS A DEUS" E ficar na torcida para os julgamentos dos TREMSALÕES de SP, e do MENSALÃO DE MG... e ver que nossa justiça é justa.

  15. Pedro Postado em 16/Sep/2014 às 19:22

    Considerando a lógica do argumento da professora e observando a cor do batom dela na foto eu me pergunto se trata de um ato falho, um protesto ou ela é uma militante petista infiltrada, querendo desestabilizar a "esclarecida" direita brasileira? kkkk Da pena sinceramente.

  16. Silvio Selva Postado em 16/Sep/2014 às 19:43

    Engraçado isso. Aqui em minha cidade, as ciclofaixas são vermelhas, o prefeito não é do PT e nenhum energúmeno reclama da cor delas, aliás, até agradecem por ser em cor chamativa. Mas como dizem, São Paulo é a maior cidade caipira do mundo.....

    • Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 21:26

      Não entendo, o nordeste, os mineiros, baianos, são as raízes do povo paulista (Lula é prova disto), e aquele colégio eleitoral entrega sempre o poder para tucano ou partidos que tratam o povo como se esse se resumisse apenas numa máquia de produzir. No nordeste o progresso é assustador com o governo Dilma, e SP dá vantagens a adversários desta... É um povinho muito estranho, açoitam a quem os favorece ou favorece os seus... Mas nunca é tarde para ser feliz, um dia esse Povo Trabalhador acorda.

      • Poliana Postado em 17/Sep/2014 às 06:52

        Desiste Eduardo! São paulo e seus paulistas e paulistanos são a arrogância personificada! Eles se acham o centro do universo, acima de tudo e de todos. Recentemente teve um paulistinha que disse aqui que SP desistiu de tentar consertar o Brasil, de recoloca-lo nos eixos porque o PT acabou com tudo. Viu como os messias paulistas e paulistanos são uns amores!? Uma simpatia, principalmente para com os nordestinos!

  17. Geraldo Fraga Postado em 16/Sep/2014 às 19:44

    Titular do programa de pós-graduação e blá-blá-blás de "Inteligência" da PUC. Imagino o que sai das mãos dela.

    • Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 21:21

      E ainda pagam caro para aprender com ela.... será que aprendem mesmo????

  18. Noelli Postado em 16/Sep/2014 às 19:46

    Aiii, meu estômago doeu de vergonha alheia :(

  19. Denver Wagner Postado em 16/Sep/2014 às 20:06

    Semiótica e sistema nervoso???

  20. Mauricio Augusto Martins Postado em 16/Sep/2014 às 20:09

    Professora? Puc? Pontifícia da universidade católica, Mas o Brasil não deu um Pé Na Bunda da "Educação" proselitista lá em 1946?, não só tornando o Estado Laico, bem como tirando da igreja católica os subsídios dados para Educação, o quê que uma escola destas faz ainda no Ensino, e pelo que parece um "caldo" de Incultura com boa dosagem de proselitismo, com o ódio adquirido ao PCB maioria da Constituinte de 46, e com a autoria de Bancada de tal projeto, que na Verdade devemos isto ao Amado, Jorge Amado, que tiraram a "ferramenta" de nosso Subdesenvolvimento e Vassalagem, desde a Invenção do Descobrimento, que sempre funcionou como "autenticadora" das aberrações Jurídicas e Convívio Doentio em Sociedade, quanto a "dita"(professora), na verdade fruto do "meio", fico com o Barão de Itararé, pois nunca esperei nada desta "moita". Agora, como Pode?, um Deputado, não a mediocridade Já Esperada e Contumaz do "dito cujo", mas sim de um Incauto Eleitor auferir uma "procuração" para um representante, que por exemplo poderia estar fazendo jus ao cargo, defendendo os Moradores do Bairro PINHEIRINHO SJC-SP, pois para isto é pago, e não "engrossar" o "time" de chupa-cabras anti-Democráticos e não raro Sociopatas de todos os níveis, mas o Approach para começarmos a Construir Algo de Útil para a Educação e Cultura tão relegadas nestes tempos, está vindo das Campanhas, que cada vez mais podemos identificar Pessoas "Não afins" e/ou Mau Intencionadas atrasando como Aleijões a Democracia Participativa e Estratégia de Estado... maumau

  21. Marco Antonio Postado em 16/Sep/2014 às 20:34

    Ih meu sangue é vermelho!!!

  22. Carmello Lopes Dias Postado em 16/Sep/2014 às 20:43

    Já imaginaram aquele radialista que dizia: "Este programa é ouvido pela moça do Karman Guia vermelho". Acho que aí tudo bem, pois naquele tempo esse partido não existia ainda.

  23. Eduardo Postado em 16/Sep/2014 às 21:20

    Esses tucanos ainda arrumam umas distinta senhora da PUC para falar m.... nas orelhas deles, ou não tem, não sei. Então vamos mudar o sinal do semáforo que indica pare, para cor de rosa choque, pois o vermelho é do PT, vamos trocar o amarelo porque é do PSB(barriga de aluguel da coisa amazônica), o verde é do PV, ah.... todos que não forem petistas tem que fazer transfusão de sangue trocando-o por anilina de outra cor, pois a cor vermelha é do PT..... E AINDA QUEREM GOVERNAR MEU PAÍS.... TADINHO DE NÓIS.....

  24. Flavio Postado em 16/Sep/2014 às 21:34

    É por essas e por outras que vivo com os olhos vermelhos.

  25. Laura Postado em 16/Sep/2014 às 21:53

    Na Alemanha inteira também se é usado o vermelho.

  26. Madalena Magalhães Postado em 16/Sep/2014 às 22:03

    Vige, minha casa é PT, esta pintada de vermelho e branco. É cada coisa doida que aparece. Tomara que façam ciclovias em todos lugares, bom para o bolso e para o meio ambiente e façam também faixas para motoqueiros, evita acidentes, assaltos e teríamos menos poluição.

  27. Paulo Machado Postado em 16/Sep/2014 às 23:51

    A justiça não precisa se manifestar, isso é convenção internacional, é só pesquisar na internet, gastaram tempo e dinheiro do povo, quando já existe regulamentação para o caso!

  28. Marcelo Postado em 17/Sep/2014 às 01:49

    Pela lógica absurda da tal "fessora" (nunca gostei de semiótica mesmo), a Coca-Cola, o Mackenzie, o Santander, o Bradesco, o Inter, o Manchester United, os Américas (de Natal, de Rio Preto), entre outros, fazem propaganda para o PT. Sem falar na PUC, cuja primeira notícia no destaque do site é sobre o Guia do Estudante com o título "30 estrelas (em vermelho) para a PUC-SP". Mais PT impossível, hahaha. Veja: http://www.pucsp.br/

  29. Karina BB Postado em 17/Sep/2014 às 07:21

    Sabem qual o resultado disso??? Perda de Credibilidade. Isso já acontece com a veja e a globo.

  30. Francisco Postado em 17/Sep/2014 às 08:24

    Ou ela não entende nada de semiótica, ou nada entende de sistema nervoso central.

  31. Cristiane Carvalho Postado em 17/Sep/2014 às 09:13

    E o vermelho nos semáforos???? Ninguém se ligou ainda de que se trata de propaganda descarada do PT??????

  32. Dafner Antunes Postado em 17/Sep/2014 às 14:19

    Vou citar um exemplo: Osasco onde moro era governado pelo Celso Giglio (PSDB), todos os imóveis da prefeitura (escolas, prontos socorros e etc) eram pintados de branco com uma faixa azul, ninguém reclamava ou fez questão de questionar... Em seguida o Prefeito Emídio do PT foi eleito e reformulou as cores dos prédios municipais, pintando-os de vermelho, branco e verde (uma faixa bem menor é verdade) que são as cores da bandeira do município. Ai apareceram os desocupados acusando-o de fazer alusão ao PT, brincadeira, não?? Obs. Não sou petista, mas fica o registro da falta de critérios e de bom senso.

  33. Cláudia Postado em 17/Sep/2014 às 20:35

    Uma louca, um deputado canastrão e muita falta do que fazer.