Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 24/Sep/2014 às 15:52
34
Comentários

Carta aberta de uma gordinha à Marina Silva

Jovem comenta vídeo em que Marina insinua que Dilma é gorda. “Talvez você não tenha tido noção da gravidade da sua declaração, mas eu vou te contar o porquê ela doeu no fundo da minha alma (...)” Confira a carta aberta de uma gordinha à Marina Silva

marina silva dilma gorda

Camila Moreno*, Vã Filosofia

Marina,

está circulando pela internet um vídeo em que a senhora faz uma comparação entre você e a também candidata e presidenta Dilma Rousseff. Entre as tantas comparações que podem e devem ser feitas entre as duas candidatas mais bem posicionadas nas pesquisas eleitorais, você opta por dizer é magrinha, enquanto Dilma é fortinha, exatamente com essas palavras, arrancando risadas e aplausos da plateia.

Lembro com nitidez que a senhora já havia feito essa comparação com Dilma na eleição passada, ao ser perguntada sobre suas principais diferenças.

Dilma é a primeira presidenta da história do Brasil e essa é a primeira eleição com grandes chances de duas mulheres irem para o segundo turno. Uma eleição histórica, certamente. Histórica porque em um país cercado de machismo por todos os lados; em que as mulheres são menos de 10% no Congresso Nacional; onde embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha, ainda estamos em 7º lugar no ranking da violência doméstica; a maioria dos cidadãos e cidadãs do nosso país, se as pesquisas estiverem certas, optará por confiar o seu voto em uma mulher. Isso é lindo e me emociona.

Sei que você sabe, Marina, que ser mulher é um desafio cotidiano. É ter que provar duas vezes que é capaz. Na política então, nem se fala. Lembro o quanto te criticaram pelo fato do seu companheiro trabalhar no governo do PT no Acre, como se vocês, por serem casados devessem ter a mesma opinião política. Na época, te defendi e disse que achava um absurdo esse tipo de acusação. Te defendo quando falam da sua voz, porque não estão acostumados com vozes mais agudas nos debates políticos. Imagino Marina, o quanto sejam duras as críticas por causa do seu cabelo, pelas roupas e não pelas ideias.

Talvez você não tenha tido noção da gravidade da sua declaração, Marina, mas eu vou te contar o porquê ela doeu no fundo da minha alma: eu sempre fui considerada uma criança gordinha e desde que entendi que isso era um defeito, sofri com isso. Tive transtornos alimentares graves e só me aceitei de fato, quando conheci a militância e o feminismo, porque me mostraram que os padrões de beleza nos tornam escravas de uma busca impossível e infeliz e eu esperava que as mulheres na política, ainda que com divergências, optassem pela desconstrução do machismo, mas você fez exatamente o contrário.

Essa sua declaração apenas reforça um padrão ditatorial que faz com que a anorexia e a bulimia estejam entre as principais doenças de jovens mulheres, que faz com que milhões de meninas e mulheres arrisquem suas vidas em métodos salvadores do alcance da beleza, porque ao invés de você optar por ajudar a romper com essa lógica de que a mais magra é melhor que a gorda, você a reforçou. Você podia ter escolhido desconstruir a ideia de que o debate entre duas mulheres seria um debate superficial e estético, mas você preferiu seguir essa lógica que revistas de beleza e a indústria do entretenimento entranham todos os dias na nossa vida, de que para ser bem sucedida e feliz, é preciso ser magra.

Você não perdeu o meu voto com essa sua “piada”, porque você já o havia perdido quando optou por deixar de lado a sua bela trajetória de vida e luta ao lado de Chico Mendes para ser a nova voz da direita e do neoliberalismo no país, mas eu de fato esperava um debate mais qualificado da sua parte.

*Camila Moreno é estudante de letras da UNB

Recomendados para você

Comentários

  1. Nelson Postado em 24/Sep/2014 às 16:00

    Bravo! Sua carta não só me comoveu, mas também me deixou feliz pela sua coragem e eloquência. Parabéns, e seja feliz!

  2. Danila Postado em 24/Sep/2014 às 16:40

    Que deprimente esse texto! Então agora a Marina está colaborando com os casos de anorexia e bulimia?? Que piada.

    • Deisi Postado em 24/Sep/2014 às 17:09

      Você deve ser magra ou insensível Danila, não é capaz de se colocar nem um momento no lugar do outo. Talvez não tenha lido a carta na integra. Eu entendi o que a Camila quis dizer, uma candidata a presidente não deveria fazer uma piada desse tipo para desconstruir a outra. E sim debater ideias, mas o que esperar da Tartaruga sem casco e sem conteúdo.

      • Danila Postado em 24/Sep/2014 às 17:55

        Deisi sou magra sim, mas não insensível. Odeio vitimismo. E pelo q vc mesmo disse (eu não vi o vídeo) foi uma piada. Achei muito exagerado a citação de anorexia e bulimia. Até pq a Marina não é nenhum exemplo de beleza né?! Eu espero que a Camila, assim como vc, se aceite. Pq qdo isso acontecer... "piadas" passarão a ser engraçadas e não ofensivas. Vamos deixar nossas críticas para quem realmente humilha o outro em nome da piada, como é o caso do Gentili por exemplo.

      • Anita Postado em 26/Sep/2014 às 09:20

        Deisi, achei pertinente tua colocação, mas chamar de "tartaruga sem casco" é fazer igual à Marina e a tantos outros: usar críticas ao físico em vez de criticar as ideias.

      • maria Zelia Postado em 26/Sep/2014 às 20:08

        Li a carta e concordo com vc. Deisi.Marina foi infeliz se é que realmente disse isto.Mas, gostei tb. de sua avaliação,muito lúcida e concreta......Valeu!......

    • Giba Postado em 26/Sep/2014 às 09:32

      Ideias políticas devem ser debatidas. E não questões estéticas. Marina faz todo um teatro em torno de seu próprio umbigo.

    • Ash catcher Postado em 26/Sep/2014 às 19:02

      Danila, o que seria vitimismo? replicando esta idéia, você somente está mostrando que não tem nenhuma idéia do que o ser humano passa, sim você é alienada a ponto de não ver o sofrimento do outro em você, provavelmente por achar que ninguem se importa com você, mas sempre há tempo de mudar. mas por enquanto volte para a sua pokebola!

    • Barnabé Postado em 26/Sep/2014 às 21:15

      A suposta "piada" sobre a Dilma ser fortinha tem um certo grau de humor sim, no entanto o caráter não é pejorativo, mas simplesmente por ser associativo ocasional. Sendo assim, o que gera humor é a coincidência das aparências com o verdadeiro sentido da metáfora proposta pela Marina. Interpretar isso tudo como maldade da candidata é que é maldade e falta de atenção. Esta aí são duas candidatas padrão de beleza mundial zero, e não deixam de ter sua beleza sua particularidade. O belo é relativo! vamos buscar as coisas importantes, né? evitemos bobagem esse ocasional humor não justifica os casos de bulimia nem anorexia, muito menos torna alguém belo ou bela quanto mais diz algo a respeito da candidata ter bom o má intensão. aah enfim. As gordinhas são as melhores. Boa noite deixo aqui a minha observação :*

  3. Deisi Postado em 24/Sep/2014 às 16:43

    Parabéns pela carta, eu que lutei muito com a balança por muitos anos, inclusive fazendo loucuras tomando remédios sem receitas e até um do Paraguai. Consigo entender o quanto é triste estar fora do padrão ditado por todos os meios de comunicação, revistas de beleza, televisão. Hoje não sofro mais, porque me aceitei, controlo alimentação, agora não estou fazendo exercícios, mas vou voltar em breve, porque isso faz controlar colesterol e diabetes. Essa mulher deixou-se dominar pela vaidade e soberba desde 2010. Jogou sua história de vida no lixo, é uma fundamentalista religiosa, sarcástica e maldosa. Eu me solidarizo com você Camila, pois também sofri por ser gordinha, sei o quanto doí. Essa mulher é uma enganação, só não enxerga quem não quer!

    • Rubens Postado em 25/Sep/2014 às 11:57

      Mas Deisi, voce deixou de gorda, por um acaso? Nao, ne?... Apenas aceitou a realidade e ponto final. O que é otimo. Mas continua G-O-R-D-A. Aceite isso e pare de encher o saco de quem meramente fala uma verdade.

      • Ingrid Postado em 26/Sep/2014 às 10:18

        Meu bem, isso é uma questão de saúde, se aceitar é uma coisa, porém a Deisi controla a sua alimentação preservando a vida dela. Desnecessário teu comentário e a ênfase a palavra gorda. Cada um conhece a sua história e sofrimentos. Lembre-se que nem tudo o que você considera bom ou normal, não é para todos.

      • Rodrigo Postado em 26/Sep/2014 às 19:00

        engraçado Rubens, o que seria gorda? você é estudante de nutrição ou estética? verificou isto em um site de referencia da OMS? ou só replica aquilo que vê na tv? se for isto, parabéns, você não passa de um replicador, volte para a sua pokebola!

  4. Thiago Postado em 24/Sep/2014 às 16:56

    O texto cobra debate mais qualificado. Muito interessante. Entrar numa briga pra saber qual invertebrado melhor representa cada candidata. Eu acho que a campanha está caminhando para a loucura! Eu sinceramente acho que a autora exagera um pouco ... marina já foi comparada com o ET, com um bocado de coisas. Fortinha não é igual a gorda! Ela apregoa a força da magreza dela, pois já perguntaram várias vezes se ela teria condições pra governa por conta do seu porte físico. Se vc acompanha os candidatos já deve ter visto isso. Pelo que entendi, ela estava fazendo uma comparação entre os tempos de televisão e rádio das duas candidatas. Informação depende de contexto, temos que ter um pouco de racionalidade e pragmatismo pra analisá-las com calma e sem viés. Desejo sucesso a autora Camila Moreno tenho certeza que será uma profissional brilhante!

  5. Rita Postado em 24/Sep/2014 às 18:16

    Nunca chame uma mulher de "fortinha"! Ofensa terrível, rsrsrsrsrsr

  6. Poliana Postado em 24/Sep/2014 às 22:10

    Nossa, essa foi a penúltima dessa mulher oportunista? Só faltava essa... chamar a Dilma de "fortinha", e achar que isso é algo normal, que não iria repercutir negativamente! Cara, lamentável essa postura dela. Patética!

  7. Elton Postado em 25/Sep/2014 às 07:53

    O problema reaças, é a forma como foi expressada o termo "gordinha". Marina usou isso claramente com propósito negativo, ofensivo e preconceituoso nos mesmos moldes como "feia", "bicha", "magrela", etc.

    • carlos Postado em 26/Sep/2014 às 11:51

      Querido, assista ao vídeo primeiro e depois comente. Marina não fez qualquer insinuação aos "atributos" físicos de Dilma.

      • Suzana Postado em 27/Sep/2014 às 12:15

        Movimentar os braços para mostrar a "força" do outro é o que então?

  8. Rubens Postado em 25/Sep/2014 às 11:57

    Quá-quá-quá-quá-quá-quá-quá-quá-quá-quá... E a GORDA complexada vem arrastar seus complexos exacerbados pra cima da Marina... Patético... É proibido agora dizer que um gordo é gordo?... É isso? A Marina é mais magra que a Dillma, isso é um fato, mas ninguem pode dizer isso para nao ofender alguma gorda mal-amada ? É essa a lógica, vamos viver de mentiras em nome do politicamente correto ?... Palhaçada isso.

    • eu daqui Postado em 25/Sep/2014 às 12:43

      Gordo não é insulto: não a princípio. Os problemas são dois: o contexto atual pejorativiza o gordo e há gordos que dão aval a esse contexto ao desabarem por simplesmente escutar o termo.

    • KARINA BB Postado em 25/Sep/2014 às 13:57

      O problema,é que as pessoas gordas,os gays,os deficientes ,os negros,ELES TEM UM NOME ,ENTAO VC NAO PIDE CHAMAR UMA PESSOA PIR ALGUMA CARACTERISTICA FISICA OU MENTAL por exemplo: o seu aleijado,ola cego,como vai gorda,como tem passado retardado ,,,DEU PRA ENTENDER RUBENS,Ninguem precisa dizer a um gordo q ele é gordo ELE JA SABE DISSOOOOOOOO

      • eu daqui Postado em 25/Sep/2014 às 14:01

        Não pode chamar de gordo mas pode chamar de facista por causa de uma simples divergencia de opinião, não é? Vcs pseudoesquerdistas além de gordos e mal-amados são hipócritas.kkkkkkkkkkkk

    • Gabriel Postado em 26/Sep/2014 às 09:51

      o dia que, durante um debate político, um candidato homem for criticado por não ser bonito/magro/alto/etc a tua colocação pode fazer sentido. hoje essas críticas à aparência são exclusividade das candidatas mulheres. a elas não basta ter boas propostas, ter um bom trabalho. não, elas precisam ser bonitas. aos homens a aparência não importa na política. e uma candidata, que se diz parte da nova política, usar esse tipo de ataques é, acima de tudo, triste.

    • idailza Postado em 27/Sep/2014 às 19:05

      Quem falou que a "gorda" é mal amada? Só os "magros" podem ser bem amados? Isso já descambou para a grosseria e má educação!

  9. Alba Postado em 25/Sep/2014 às 15:47

    ...piada idiota,e quem defende esse tipo de comentário é mais,gente desse nível, que acha que sua candidata ou candidato pode peidar e arrotar na cara de todos ,deveria tentar nascer de novo quem sabe volte mais humanizado.Uma futura presidente do Brasil tem que tomar cuidado sim com suas brincadeiras,porque deve governar para todos n, não só para uma meia duzia de mal educados.

  10. tensão pré menstrual Postado em 25/Sep/2014 às 21:11

    Cara... eu sou linda e meu peso e idade não são da conta de ninguém! Mas ainda q eu fosse mto obesa ou mto magra, me sairia melhor que esse patetão desse tal de Ruben... que provavelmente tem um membrozinho bem pequeno para ser tão amargo e grosseiro. Nao deve ter sido criado por uma mae amorosa coitado! E sim, a Marina foi infeliz na sua puadinha de mau gosto. Sim, a Dilma e a Marina são um desastre como candidatas e não, não esperava nada de nível elevado dessas duas cidadãs esquisitas.

    • Rubens Postado em 01/Oct/2014 às 00:48

      O que eu acho absurdo e patetico em toda essa discussao, é que algumas pessoas querem porque querem rotular de "grosseria" quando meramente se está falando a verdade. A Marina disse que é mais magra que a Dillma, e é a mais pura verdade (ainda foi gentil em chamar Dillma de "fortinha"). Por que encrencar com isso? Eu mesmo sou gordo, peso mais de 100 quilos, e seria MUITA basbaquice minha querer implicar com alguem por me chamar de gordo. Porque pura e simplesmente isso é um FATO!

  11. angela Postado em 26/Sep/2014 às 10:46

    Bravo! Sua carta não só me comoveu, mas também me deixou feliz pela sua coragem e eloquência. Parabéns, e seja feliz!

  12. Carlos Postado em 26/Sep/2014 às 11:46

    O radicalismo parece não ter mesmo limites! Dizer que Mariana insinuou que Dilma é gorda (e ela é mesmo) e tão absurdo quanto o Aécio a mandatária de querer "dialogar com quem decapita pessoas", numa referência ao discurso que ela fez na ONU . Quem bateu palmas para a carta da tal gordinha ou é vesgo (e não estou me referindo aqui às pessoas que têm problemas físicos) ou não viu o vídeo onde Marina faz a comparação - e não uma insinuação como desonestamente coloca o título desta matéria - entre o porte de sua campanha e o da presidente candidata.

  13. Rafael F T Postado em 26/Sep/2014 às 11:59

    É engraçado quando as pessoas se parecem com personagens ou, como neste caso, esse bicho aí que eu nem sei o que é. Não vi ela ofendendo a Dilma , nem dizendo que ela é feia ou dizendo que é defeito ser gorda. Ela não demonstrou achar graça na Dilma ser gorda, mas que a comparação feita se encaixa até no físico da Dilma com o bicho aí. Nada de mais. A Dilma podia ser um ícone de beleza dentro dos padrões impostos pelas revistas e ainda assim, se houvesse alguma semelhança a comparar, seria engraçado. Se a Marina fosse baixinha e a Dilma-ícone alta, e os objetos de comparação fossem um alto e outro baixo, ela poderia ter feito referência à altura e ainda assim seria engraçado pela comparação poder ser feita em mais de uma aspecto. Normal. Estão procurando cabelo em ovo.

    • idailza Postado em 27/Sep/2014 às 19:11

      Alguém lúcido. até que enfim!

  14. Kássia Rodrigues Postado em 26/Sep/2014 às 12:30

    eu vi o vídeo e nãoo achei nada demais.. as pessoas querem aparecer e nem sabe como..

  15. José Marcio Tavares Postado em 27/Sep/2014 às 08:31

    Parabéns pelo excelente texto. Lavou a alma.