Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 12/Sep/2014 às 10:52
13
Comentários

Frei Betto explica voto em Dilma

Frei Betto discorre sobre os erros, as contradições e os acertos do atual governo e aponta 13 razões para reeleger Dilma em 2014

frei betto lula dilma 2014
O escritor Frei Betto (divulgação)

Frei Betto

1. Apesar das mazelas e contradições do PT e do atual governo, votarei em Dilma para que se aprimorem as políticas sociais que, nos últimos 12 anos, tiraram da miséria 36 milhões de brasileiros.

2. Votarei para que o Brasil prossiga independente e soberano, livre das ingerências do FMI e do Banco Mundial, distante dos ditames da União Europeia e crítico às ações imperialistas dos EUA.

SAIBA MAIS: Mídia brasileira esconde nascimento de nova ordem mundial

3. Votarei pela integração latino-americana e caribenha; pelo solidário apoio aos governos de Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Uruguai; pela autonomia da CELAC e do Mercosul.

VEJA TAMBÉM: Por que os conservadores têm ódio do Mercosul?

4. Votarei pelo respeito ao direito constitucional de greves e manifestações públicas, sem criminalização dos movimentos sociais e de seus líderes.

5. Votarei pela Política Nacional de Participação Social; pela manutenção de cotas em universidades; pelo Enem, o Pronatec e o ProUni; e pelo aumento do percentual do PIB aplicado em educação.

6. Votarei a favor do Programa Mais Médicos que, graças à sua ação preventiva, fez decrescer a mortalidade infantil para 15,7 em cada 1.000 nascidos vivos.

7. Votarei pelo crédito facilitado e o reajuste anual do salário mínimo, de modo a ampliar o poder aquisitivo das famílias brasileiras, a ponto de viagens aéreas deixarem de ser um luxo das classes abastadas.

8. Votarei para que o trabalho escravo em fazendas do agronegócio seja severamente punido e tais propriedades confiscadas em prol da reforma agrária.

9. Votarei para que a Polícia Federal prossiga apartidária, efetuando prisões até mesmo de membros do governo, combatendo o narcotráfico, o contrabando e a atividade nefasta dos doleiros.

10. Votarei para que a inflação seja mantida sob controle e, no Brasil, o crescimento do IDH seja considerado mais importante que o do PIB. Se nosso PIB cresce pouco, nosso IDH é o segundo do mundo, atrás apenas dos EUA, se considerarmos o tamanho da população.

11. Votarei para que a nossa diplomacia permaneça independente, aliada às causas justas, sem tirar os sapatos nas alfândegas usamericanas e endossar o terrorismo bélico dos EUA, que dissemina lagrimas e sofrimentos em tantas regiões do planeta.

12. Votarei pela preservação do Marco Zero da internet, sem ingerência das gigantes de telecomunicações, interessadas em mercantilizar as redes sociais e manter controle sobre a comunicação digital.

13. Votarei, enfim, por um Brasil melhor, mesmo sabendo que o atual governo é contraditório e incapaz de promover reformas de estruturas e punir os responsáveis pelos crimes da ditadura militar. Porém, temo o retrocesso e, na atual conjuntura, não troco o conhecido pelo desconhecido.

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago M. Postado em 12/Sep/2014 às 13:15

    IDH do Brasil o segundo maior do mundo? Procede isso ou eu tô muito doidão de pedra?

    • Rafael O. Postado em 12/Sep/2014 às 18:21

      Se você soubesse interpretação básica, saberia que o "se considerarmos o tamanho da população." Não é enfeite.

      • Alessandro Postado em 15/Sep/2014 às 00:05

        México e Japão com mais de 100 milhões cada estão na nossa frente, assim como o Irã e a França com mais de 60 milhões cada. Mas é, considerando tudo ainda estamos bem.

    • Guilherme Barbosa Postado em 13/Sep/2014 às 22:39

      Em relação ao crescimento! Ta faltando interpretação aí hein!

  2. Roges Postado em 12/Sep/2014 às 14:07

    Proporcionalmente (de acordo com o contingente populacional) o IDH do Brasil é realmente muito bom! Frei Betto não tá errado não!

  3. Romulo P. Postado em 12/Sep/2014 às 14:19

    A estatística pode até ter sido um pouco manipulada, mas ainda procede. Ele diz que é o segundo maior se considerarmos o tamanho da população. Entre os países com mais de 150 milhões de habitantes o Brasil é o segundo melhor IDH. Dentro dessa perspectiva, é mais difícil para um país com uma população tão grande ter avanços significativos no IDH a curto prazo, o que vem acontecendo nos últimos anos.

  4. deisi Postado em 12/Sep/2014 às 15:04

    Por esses motivos que também voto na Dilma, melhor não trocar o certo pelo duvidoso. Embora que o governo do PT é incoerente por colocar muitas vezes o progresso na frente dos sem teto, ribeirinhos, quilombolas e sem terra. Tem que repensar isso!

  5. marilia Postado em 12/Sep/2014 às 15:33

    Uma coisa de cada vez. Às vezes digo que tenho pena da pessoa de bem que, como Lula e Dilma, se disponha a governar um povo ingrato nós brasileiros. E pergunto: por que é que somos tão fracos civicamente, desinformados e egoístas? Com a nossa pequenez, ainda estamos no tempo em que adorávamos receber espelhinhos e qualquer penduricalho de qualquer um que apareça para nos ludibriar. Quando será que vamos amadurecer, aprendendo a pensar por nós mesmos e ter uma visão maior, além do nosso próprio umbigo?

  6. poliana Postado em 12/Sep/2014 às 23:32

    grande frei betto. sábias palavras! estou contigo e meu voto tb é da dilma!!!!! vai dar tudo certo! tenho certeza q ela será reeleita! o brasil avançou muito na era pt. só um cego n vê isso. foi o melhor governo q tivemos desde o fim da ditadura...espero q continue por muito tempo no poder! PSDB, JAMAIS!!!!!! candidatos fundamentalistas religiosos, muito menos!!!!!! em outubro, sem sombra de dúvidas, votarei no 13!

  7. Evaristo Postado em 13/Sep/2014 às 00:44

    Governo que se mantém no poder usando do artifício da compra de voto financiada mensalmente e que não encontra como dar o real valor aos aposentados que tanto fizeram por este país não merece permanecer no poder. Quem viveu a terrível época da inflação sabe que tudo de bom que ainda está aí devemos a quem acabou com ela, a árvore foi tão boa que até hoje está dando frutos, só mesmo falsos democratas e "espertalhões" não reconhecem isso. Nunca votei, e nunca votarei no 13!

  8. pyna ceballos Postado em 15/Sep/2014 às 07:12

    Gente, tem que ler o que o Frei Beto escrebeu, para saber porq` estaremos votando pela Dilma

  9. André Luiz Bezerra Postado em 16/Sep/2014 às 04:27

    Frei Betto teve uma grande contribuição para o país com a elaboração da antiga matéria OSPB, a então Organização Social da Política Brasileira, mas discordo plenamente dele pois penso eu que ele está sendo como Maquiavel pois sabedor do que está acontecendo com o país que está na verdade em transição a uma verdadeira força proletária, e ele prefere ficar do lado do poder, por esse motivo o chamo de Maquiavel, pra não chama-lo de Maquiavélico mesmo, pois logo veremos algum livro dele sendo publicado em favor do regime Dilmista, mas no entanto estou pesaroso com relação ao governo, pois é de se estranhar que os militares não estão se manifestando e sim deixando por assim dizer acontecer o previsto. Mas só quero lembrar a todos que na época do comunismo da Rússia depois de Lenin o seu sucessor foi Josef Stalin e ele era militar, ou seja nem todos os leões são pardos, pois o que quero dizer com isso é que não importa se o regime é militar e sim o sistema ideológico do governo.

  10. Pedro Postado em 19/Sep/2014 às 08:55

    Carlos, PSDB não dialoga com movimentos sociais e muito menos investe em políticas desse gênero. Discurso de debate é uma coisa, governo é outra. Marina é aliada e defensora da bancada ruralista, promovendo discursos de cunho religioso à la Malafaia, contra isso, contra aquilo, deixando ainda mais de lado a questão das minorias. É incoerente achar que algum desses dois possa gerenciar as políticas sociais como o PT fez.