Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 23/Sep/2014 às 14:52
17
Comentários

A entrevista de Aécio Neves no Bom Dia Brasil

Jornalistas criticaram Aécio Neves por falta de projetos e plano de governo. "Aberração. O senhor quer que eu acredite no senhor pela fé". Entrevista foi menos conflituosa que a de Dilma

aécio neves bom dia brasil
Aécio Neves foi o entrevistado desta terça-feira (23) no Bom Dia Brasil (reprodução)

Em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil nesta terça-feira, 23, o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB) foi duramente criticado por não ter divulgado o plano de governo para o seu possível mandado no comando do País, menos de duas semanas antes das eleições. “Não apresentar o programa para que o eleitor possa discutir e debater, em uma sociedade democrática ou que se queira democrática, isso é uma aberração”, afirmou o jornalista Chico Pinheiro. “Não há um tema sequer sobre o qual não tenhamos discutido amplamente”, devolveu Aécio.

VEJA TAMBÉM: O confronto entre Dilma e Miriam Leitão no Bom Dia Brasil

“O senhor está pedindo que eu acredite no senhor pela fé. Não tem um plano para apresentar”, criticou Miriam Leitão.

O candidato afirmou que a proposta de seu governo é absolutamente clara, porque “aquilo que estamos propondo foi aquilo que nós praticamos ao longo de nossa vida”. Sem confirmar a data exata da divulgação do plano de governo, Aécio garantiu que ele será entregue nos próximos dias, “no tempo correto”, antes do dia 5 de outubro. “E não será um plano de governo feito a lápis, para que se passe a borracha em cima dele no momento em que se encontre um contencioso”, disse, em referência às alterações que a candidata Marina Silva (PSB) realizou em seu plano de governo a respeito de suas propostas ligadas aos direitos LGBT.

A candidata Dilma Rousseff (PT) também não apresentou seu plano de governo.

Na economia, o ex-senador e ex-governador de Minas Gerais foi acusado de não explicitar como lidará com o baixo crescimento brasileiro. “Eu fui ousado: sinalizei quem será o ministro da Fazenda [Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e principal assessor econômico de Aécio] para apontar na direção de política fiscal absolutamente transparente, o oposto do que estamos vivendo.” “Um nome não basta”, rebateu a jornalista Miriam Leitão.

Em crítica ao governo, Aécio afirmou que o governo do PT “demonizou durante dez anos as PPPs, concessões, privatizações, quase que os considerando um crime de lesa pátria” e de se apoiar na crise internacional para justificar o baixo crescimento. A jornalista da Rede Globo rebateu novamente afirmando que a justificativa já foi utilizada pelo ex-presidente do PSDB Fernando Henrique Cardoso para explicar o seu baixo crescimento em seu segundo mandato – crescimento médio de 2% ao ano.

Aécio voltou a estabelecer a previsibilidade como um dos grandes pilares da sua gestão, além da reorganização das agências reguladoras e da diminuição da taxa de juros a longo prazo.

Fator previdenciário

Aécio negou ainda que tenha se comprometido com as forças sindicais a acabar com o fator previdenciário, criado no governo Fernando Henrique Cardoso. “Assumi o compromisso de discutirmos uma alternativa ao longo do tempo ao fator previdenciário”. Aécio reconheceu que o fator previdenciário impacta nas aposentadorias dos trabalhadores. “A médio prazo é possível encontrar alternativas para substitui-lo por algo que impacte menos na renda do aposentado” e negou que esse discurso tenha fins eleitoreiros.

CartaCapital

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Karina BB Postado em 23/Sep/2014 às 16:22

    Aécio deu uma de Marina, pipocou com relação ao fator previdenciário. Isso não me causa surpresa, levando-se em conta que os dois servem às mesmas forças políticas, logo, pensam da mesma forma. Aécio atacou Dilma com a mesma ladainha de que o PT fracassou... poupando Marina de ataques ele erra feio, se bem que Marina vem se destruindo sozinha. Aécio acha que tira votos de Dilma e é aí onde fracassa, talvez ele ultrapasse Marina, mas pra isso acontecer ele precisar combate-la de frente, se continuar atacando Dilma e poupando Marina, ele vai se afundar mais ainda.

  2. Rafael do Bem Postado em 23/Sep/2014 às 16:33

    O Aécio Neves foi a pior escolha do PSDB! A Marina vai ganhar esta eleição por causa disto! O governo Dilma já tá obsoleto e o povo não aguenta mais as mesmas falácias! A Marina Silva vai ganhar e vai fazer um governo médio sem muita diferença do atual!

  3. Eri Cescon Postado em 23/Sep/2014 às 16:36

    Marina Silva vai ganhar o caminho de volta pra casa!

  4. Luis Otávio Postado em 23/Sep/2014 às 17:05

    Dilma apresentou programa de governo sim: https://programadegoverno.dilma.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Programa-de-Governo-Dilma-2014-RGB1.pdf Dilma Rousseff, mais mudanças... mais futuro!

    • Cleverson Postado em 27/Sep/2014 às 22:11

      Particularmente uma piada esse programa de governo dela né?

  5. Deisi Postado em 23/Sep/2014 às 17:06

    O Aécio já afundou faz tempo graças a Deus, não adianta a globo querer ajudar, o melhor está levando a Tartaruga sem casco com ele pro fundo do poço, lugar que os dois merecem estar.

  6. Mauri Postado em 23/Sep/2014 às 19:24

    A candidata Luciana Genro, rebateu duramente o candidato Aécio neves e o PSDB durante entrevista. Porque ele não rebateu? É porque tem culpa no cartório. Ele é muito fraco, sem argumento. Acorda BRASIL, acorda Minas.

  7. Daniel Mach Postado em 23/Sep/2014 às 19:34

    Não voto na Dilma, mas Aécio é muito fraco e traz toda a cambada de mauricinho ladrão do PSDB de volta!

  8. David Barros Postado em 23/Sep/2014 às 20:42

    Como que a Marina Silva vai ganhar sendo que a Dilma está com 38% e Marina 29%, caindo?????

  9. Rege Tigre Postado em 23/Sep/2014 às 20:49

    Aécio abertamente voltou a falar de privataria... MEDO!

    • Poliana Postado em 23/Sep/2014 às 22:29

      Pois é... Falta de preparo mesmo! Quanta incoerência desse cara! Sem condições.

  10. Poliana Postado em 23/Sep/2014 às 22:28

    Cara... eu ri litros quando a Miriam Leitão o confrontou perguntando se ele realmente achava que deveríamos votar nele pela fé e não pela proposta de governo! Kkkkkk... Aonde foi que o PSDB estava com a cabeça ao escolher Aécio Neves como seu candidato gente?! O José Serra deve tá muito feliz com isso. Certeza que em 2018 ele volta à corrida eleitoral... Ele ou Alckmin! Mas, Aécio Neves, nunca mais. Que ideia estúpida essa do PSDB. Um verdadeiro tiro no pé! Mas é assim mesmo... a vida ensina. Kkkkkkkk

  11. Jeff Postado em 23/Sep/2014 às 23:36

    Não apresentar o plano de governo é mais um efeito do baixo nível de nossas campanhas eleitorais, onde um programa distorce as propostas do outro, gerando medo e incerteza no eleitor desinformado, que por um acaso é a maioria. Não voto nela, mas achei ridiculo as distorções que fizeram com as propostas da Marina. Os partidos deviam aproveitar o tempo pra discutir as propostas ao invés de perder tempo atacando os outros.

  12. Felipe Peters Berchielli Postado em 24/Sep/2014 às 11:16

    Tenho asco ao PSDB mas parece que eles tem mais ascos deles mesmo do que eu, escolher o fraco Aécio Neves foi tiro de bazuca no pé. O cara é muito fraco, nem o eleitor do PSDB vota nesse cara.

    • Poliana Postado em 24/Sep/2014 às 16:19

      Nem o eleitorado tucano de Minas vota em seu filho Felipe. Esse cara DESTRUIU Minas Gerais. Qualquer governo tucano acaba com um estado... Mas as pessoas não abrem os olhos... O PSDB conseguiu cavar a sua própria cova. Ele simplesmente não tem candidatos aptos para disputar as eleições presidenciais, ficaram 12 anos tentando com os mesmos candidatos da sua elite sudestina, principalmente paulistana, e não investiram na base. Agora vão vim com quem em 2018? Serra? Aécio? Alckmin? FHC?! kkkk... O PSDB morreu... Agora ele vai colar nas costas de Marina Silva até ela conseguir ganhar... E tenho uma leve impressão que num futuro próximo ela tem grandes chances disso, principalmente se Lula não voltar em 2018. Só na aba da Marina que indiretamente o PSDB pode voltar ao poder, mas com seus velhos candidatos eles não voltam mais não.

  13. Rita Postado em 24/Sep/2014 às 15:50

    A entrevista mostrou a rispidez e falta de controle dos apresentadores em querer intimidar e rebaixar o entrevistado com autoritarismo e auto suficiência global. No meu ponto de vista o jornalismo "imparcial" da Globo atingiu seu objetivo, mostrou o tempo todo que são anti Áecio Neves.

  14. Ailton Postado em 25/Sep/2014 às 14:24

    Marina e Áecio e o mesmo