Redação Pragmatismo
Compartilhar
Geral 25/Sep/2014 às 16:50
11
Comentários

Ensaio da Vogue com crianças vai parar no Ministério Público

MP vai apurar denúncias de erotização de meninas em ensaio da Vogue. “Retratos de crianças em poses sensuais reforçam estética que absorve a infância em função do consumo e da objetificação feminina”, diz advogada

ensaio vogue crianças
Ensaio da Vogue com crianças vai parar no Ministério Público. “Elas não foram retratadas como crianças”, diz advogada (divulgação)

Um ensaio na revista Vogue Kids (Primavera 2014) tem dado o que falar. Em vez de meninas brincando, com sorriso no rosto e correndo na praia, nenhuma foto remete à infância. As imagens mais parecem revistas femininas de adulto, que, em geral, exploram a sexualidade. O Ministério Público de São Paulo recebeu várias denúncias e vai apurar o caso. A promotora da Infância e da Juventude da capital Fabíola Moran conduzirá a investigação.

“As meninas foram retratadas em posições ‘frágeis’, ou seja, a posição dos braços e pernas e a forma como o corpo está composto colocam essas meninas em um contexto de submissão. A expressão em seus rostos também não mostram alegria e diversão tão comuns em crianças, mas mostram languidão e quase um sofrimento, um tédio em relação a tudo que se passa ao redor. Elas não foram retratadas como crianças. Crianças correm, brincam. E isso é limitante para as futuras mulheres, que, segundo mostram dados de pesquisa, em nossa cultura ‘devem se comportar’ se não quiserem ser estupradas”, explicou a advogada e mestre em Direitos Humanos pela USP, Tamara Amoroso Gonçalves, que é integrante do Cladem/Brasil, da Rede Mulher e Mídia e da Rede Brasileira sobre Infância e Consumo, em entrevista ao blog Garatujas Fantásticas.

VEJA TAMBÉM: Boris Casoy chama ‘Lei da Palmada’ de “fascista”

Em postagem que atingiu quase 2 mil compartilhamentos, a roteirista Renata Corrêa, destacou que “a Vogue trouxe um ensaio na sua edição kids com meninas extremamente jovens em poses sensuais. Alguns podem dizer que é exagero. Que é pelo em ovo. Eu digo que enquanto a gente continuar a tratar nossas crianças dessa maneira, pedofilia não será um problema individual de um ‘tarado’ hipotético, e sim um problema coletivo, de uma sociedade que comercializa sem pudor o corpo de nossas meninas e meninos”.

Para Tamara “é preciso observar que quando apresentamos fotos de crianças em posições erotizadas, estamos chamando atenção da sociedade para seus corpos e suas sexualidades ainda em desenvolvimento”. “A hiper-erotização de mulheres e a sua representação como objetos sexuais é comum em nossa cultura permeada pelo consumismo e comunicação de massa”, diz Tamara. É comum as mulheres aparecerem em imagens sexualizadas, reduzindo mulheres ao sexo, como como objetos de desejo. “Trazer essa problemática para o universo infantil é cruel ao antecipar e pré-moldar as crianças a se comportarem de um determinado jeito, extremamente limitado. É trazer os limites que muitas mulheres vivem na fase adulta para a infância.”

Revista Fórum

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Danila Postado em 25/Sep/2014 às 17:35

    As meninas tem entre 7 e 9 anos. E há uma foto ainda mais sensual, que uma menina sentada no deck de costas para a câmera está tirando sua blusa. Elas fazem biquinhos com a boca. Fiquei com pena das crianças quando vi. Realmente não estão com caras de crianças... estão melancólicas. São mini adultas. Até o corpo esguio é imitação das grandes "modelos".

  2. Rogerio Postado em 25/Sep/2014 às 21:52

    Sem querer fazer polêmica, mas... Onde está o problema? Apenas uma pergunta!

    • poliana Postado em 26/Sep/2014 às 00:50

      Vc só pode ser um doente em achar tudo isso normal! Pelo amor de deus rodrigo..n sei se fikei mais enojada com as fotos SENSUAIS DAS CRIANÇAS ENTRE 7 E 9 ANOS, ou com seu comentário! Pelo amor de deus...

    • Ester Spiazzi Postado em 26/Sep/2014 às 12:13

      Rogério, essa criança cresce e chega um momento que responde por si e decide o que quer fazer. Mas enquanto criança não consegue se quer se defender, de piadinhas e inclusive dos crimes de pedofilia, cabe aos pais o dever de protege las Se é criança e pode ser modelo não tem necessidade de expô-las em condições de vulnerabilidade como sendo adulta. Espero ter esclarecido sua pergunta.

    • eu daqui Postado em 26/Sep/2014 às 13:13

      Eu vejo problema sim: se não forem respeitadas e felizes quando crianças, vão ser quando? Uma civilização que não respeita o direito da infancia e à infancia, repeitará o que?

  3. alcy gouvea Postado em 26/Sep/2014 às 14:31

    Que pais são estes que permitem fotos como estas ? Deixam de proteger para expor as filhas a sabe-se que olhares . Devem ganhar um bom dinheiro para tamanha insensates.

  4. figueiredo Postado em 26/Sep/2014 às 15:12

    por nao respeitarem as crianças que o mundo esta cheio de idiotas uteis e futeis que concordam com toda e qualquer quebra de moral e bons costumes milenares não é a toa o nivel de marginalidade que esta o brasil hoje. ha 12 anos dizem que acabou isto e aquilo mas como justificar a bandidagem entao???

  5. Rogerio Postado em 26/Sep/2014 às 19:47

    Gente, por favor respeito. Eu quis questionar, não polemizar ou ofender. Sou contra a exploração sexual infantil como todo mundo. Mas quero lembrar que a atriz Brooke Shields fez um papel ainda criança onde aparecia nua e num contexto explícito de pedofilia. Ela ficou traumatizada? Não. Esse ensaio da Vogue é muito menos do que o filme que citei. Pretty Baby. Parem com essa caça às bruxas.

  6. Rogerio Postado em 26/Sep/2014 às 22:58

    Esse é o tão polemico ensaio. Notou ou sentiu algo de erótico? Nisso? Vai se tratar que vc é um psicopata pedófilo. Eu não senti nenhuma excitação vendo isso.

  7. Rogerii Postado em 26/Sep/2014 às 23:00

    Nisso: (esqueci de postar) http://gnt.globo.com/moda/materias/fofo-ou-inapropriado-vogue-francesa-publica-editorial-polemico-com-criancas.htm#1853=2

  8. Bruna Postado em 30/Sep/2014 às 01:08

    Mas são só crianças. Então propagandas de fraldas também fazem apologia a sexualidade pois mostram as partes íntimas do bebê. Sabe como chama isso, Rogerio? Falso moralismo. O povo quer fazer polêmica em absolutamente tudo. Faça me o favor, as fotos são lindas, e essas crianças devem estar orgulhosas de si mesmas por terem talento. Não existe nada erótico nas fotos.