Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 12/Sep/2014 às 11:13
15
Comentários

Dilma amplia vantagem sobre Marina no 1º turno, diz Ibope

Dilma (39%) abre 8 pontos de vantagem sobre Marina (31%) no 1º turno, aponta Ibope. Aécio Neves permanece estacionado e tem apenas 15% das intenções de voto

dilma marina aécio pesquisa ibope
Dilma abre 8 pontos de vantagem sobre Marina no 1º turno, aponta Ibope. Aécio Neves permanece estacionado e tem apenas 15% das intenções de voto (Imagem: Pragmatismo Político)

Pesquisa Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira 12 mostra a presidente Dilma Rousseff oito pontos de vantagem sobre a segunda colocada, Marina Silva. A petista registrou 39% das intenções de voto, contra 31% da adversária do PSB. Aécio Neves, do PSDB, se manteve isolado na terceira posição, com 15%.

Os demais candidatos à Presidência somados acumulam 2% dos votos. Brancos e nulos somam 8% e indecisos, 5%. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de setembro. Levantamento do instituto Datafolha divulgado na última quarta-feira (10) apontou Dilma com 36%, contra 33% de Marina.

O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela ainda que as duas primeiras colocadas empatam tecnicamente em simulação de segundo turno. Marina Silva teria 43% das intenções de voto e Dilma Rousseff, 42%.

Na pesquisa anterior do instituto, divulgada no dia 3 (relembre aqui), Dilma tinha 37%, Marina, 33%, e Aécio, 15%. Na comparação, portanto, Dilma cresceu dois pontos, Marina caiu dois e Aécio se manteve com 15%. No último levantamento, o percentual de indecisos era de 5% e o dos que disseram que votarão nulo ou em branco era de 7%.

Dos três candidatos, Dilma registra o maior índice de rejeição, com 42%. Aécio Neves é o segundo colocado, com 35%. Sobre Marina Silva, 26% dos entrevistados responderam que não votariam nela de jeito nenhum. A aprovação do governo Dilma cresceu dois pontos, de 36% para 38%, desde a última pesquisa.

Confira os cenários de segundo turno considerados pelo Ibope:

SEGUNDO TURNO

Marina Silva: 43%
Dilma Rousseff: 42%
Branco/nulo: 10%
Não sabe/não respondeu: 5%

No cenário em que Dilma Rousseff enfrenta Aécio Neves, a candidata petista vence o tucano por 48% a 33%. Brancos e nulos somam 13% e outros 6% são de indecisos.

Já quando Marina e Aécio se enfrentam, a presidenciável do PSB vence o ex-governador de Minas por 51% a 27%. Nesta avaliação, brancos e nulos são 14% e 8% não sabem ou não responderam.

ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dilma Rousseff tem 35%, contra 23% de Marina Silva e 12% de Aécio Neves.

APROVAÇÃO DO GOVERNO

O Ibope revelou que a avaliação do governo Dilma oscilou dois pontos positivamente dentro da margem de erro. Antes, Dilma era aprovada por 36%. Agora, 38% classificam a atual gestão como ‘bom/ótimo’.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rafael do Bem Postado em 12/Sep/2014 às 11:20

    Morena linda! O Brasil te aguarda no dia 1º de Janeiro! Sem duvida é 40 na cabeça!

    • Wladimir Postado em 12/Sep/2014 às 16:17

      Morena linda? você esta mesmo totalmente fora da realidade. Igual à sua candidata.

  2. Fabiano Postado em 12/Sep/2014 às 11:29

    VAMO Q VAMO DILMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! VENHA TRAZER MAIS CRESCIMENTO PRO MEU NORDESTE QUE SOFRE, A SENHORA E O LULÃO DA MASSA FORAM OS UNICOS QUE PENSARAM EM NÓS!

    • José Luiz Postado em 12/Sep/2014 às 12:33

      Olá Fabiano Bom Dia - O seu entusiasmo se multiplicará logo após as eleições! Porque a Pres. DILMA é imbatível ,e ainda, após o 2º mandato da Pres. DILMA, será o estadista LULA outra vez quem se elegerá.isso é premonitório.

  3. KARINA BB Postado em 12/Sep/2014 às 11:40

    Bom,o voto dos LGBTS ela perdeu,o voto de pessoas esclarecidas e inteligentes que nao suportam figuras como malafaias e felicianos ela tambem perdeu,a maioria dos votos dos indecisos ela tambem deve ter perdido,isso nao significa que todos esses votos irão pra Dilma Roussef

  4. Marcos Vinicius Postado em 12/Sep/2014 às 11:58

    Dá-lhe Dilma!! A onda Marina já era!!

  5. Campos Postado em 12/Sep/2014 às 13:12

    Escândalos vem ao conhecimento do povo porque o governo do PT não acoberta nada como diz Lula e Dilma, corta-se na própria carne se preciso for... Assim a maioria das pessoas acham que nunca se viu tanta corrupção, mas não podemos esquecer que em outros governos tudo era jogado para baixo do tapete, basta ver São Paulo, onde o PSDB já barrou mais de 100 CPIs, inclusive a do TREMSALÃO, desvio de mais de 500 milhões e tudo isso em conchavo com a Globo, Veja e a grande mídia. Sendo assim, estamos vendo GERALDO ALCKMIN eleito no primeiro turno, a que custo?? Acerto de milhões com a grande mídia que anestesia o povo de SP.....

  6. Edivaldo Rodrigues Teles Postado em 12/Sep/2014 às 14:39

    Sobe morro, montanhas e serras, e continua seu curso, correndo para o mar... Assim é Usaindilmabolt seguindo seu curso de vitória no primeiro turno. Dá-lhe Dilma 13 .

  7. Deisi Postado em 12/Sep/2014 às 14:43

    Estou feliz com as pesquisas faltando poucos dias para eleições, é impossível tantos eleitores analfabetos, não enxergarem essa mulher depois dela deixar cair sua máscara, infelizmente tem muita gente que adora ser enganada só por ódio ao PT. Encaram a crente fundamentalista como unica maneira de tirar um governo que pensou na camada mais pobre, que sempre viveram à margem da sociedade. É exigir demais de uma geração tão insensível entender o que é passar fome sendo que nunca lhes faltou comida, conseguir um diploma de um curso superior, sendo que antes isso era um privilegio de poucos, ter uma casa própria, conseguir comprar um carro nem que seja popular para passear com a família, viajar. Mas o mais impressionante foi uma fala do LULA, que disse que uma mulher que foi beneficiada pelo programa luz para todos, agradecer porque só assim ela teve oportunidade de ver o filho dormindo. Sem esse programa ela nunca tinha visto. Jamais reaça irá entender que a felicidade pode estar em acender a luz e ver um filho dormir, nunca lhes faltou. Sem falar que essas pessoas não enxergam nada além do seu próprio umbigo, muito menos tem tem ideia de que fora do seu mundo cor de rosa, exstem pessoas que passam fome e não tem luz, pra coxinha eles querem que pobre se lixe.

  8. Deisi Postado em 12/Sep/2014 às 15:58

    Concordo com você Antonio, eu quis dizer analfabeto político que vota por birra e ódio de um governo popular, que foi sensível em pensar nos que viviam à margem. ainda bem que o povo acordou, não podemos perder tudo e entregar o governo a uma mulher que tem Neca do Itaú e Malafaia como gurus. Quanto a grande maioria de analfabetos votarem na Dilma, não é difícil entender, porque quanto mais sofre mais sensível e solidário uma pessoa se torna e também valoriza coisas pequenas como o simples fato de poder ligar a luz e ver o filho dormir.

  9. Wladimir Postado em 12/Sep/2014 às 16:18

    Não minta, você nunca votou no PT. Isso é desculpa de coxinha.

  10. Antonio Palhares Postado em 12/Sep/2014 às 15:44

    Tem muito "letrado" analfabeto funcional e ignorante político. Eu cantei a bola dias atras. Vai dar Dilma, quer o PIG queira ou não.

  11. Wladimir Postado em 12/Sep/2014 às 16:22

    Naro Solbo, seu comentário somente comprova que diploma na parede não torna ninguém inteligente ou competente. Você faz parte do rol de alienados diplomados, só isso.

  12. Wladimir Postado em 12/Sep/2014 às 16:20

    Bom mesmo para você era no tempo do FHC. Projeto socialista? Você entende mesmo sobre o que esta comentando, não?

  13. Ricardo Rangel Postado em 14/Sep/2014 às 05:28

    Naro Solbo é Bolsonaro? Se não é, parece.