Redação Pragmatismo
Compartilhar
Cuba 26/Sep/2014 às 16:00
35
Comentários

Cuba envia mais 296 médicos para combater o Ebola na África

Contra ebola, Cuba vai enviar mais 296 profissionais de saúde à África. Eles se juntarão aos 165 médicos e enfermeiros cubanos que já haviam sido enviados; total chega a 461

cuba ebola áfrica

Cuba vai enviar mais 296 médicos e enfermeiros para as regiões afetadas pela epidemia do vírus ebola na África Ocidental. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26/09) em Havana e os eles vão se somar aos 165 já anunciados no dia 12 de setembro. Com eles, a ilha mandará, no total, 461 profissionais de saúde.

Segundo o governo cubano, desde o dia 15 de setembro todos eles vêm sendo preparados por meio de um “curso intensivo” de teoria e prática sobre como lidar com a doença. Ainda de acordo com Havana, 15 mil profissionais da ilha se ofereceram para ir à região.

O último relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que o ebola já matou quase 3.000 pessoas na África Ocidental, mas o surto vem se estabilizando na Guiné.

Até 21 de setembro, 2.917 pessoas morreram de ebola dentre 6.263 casos em cinco países do oeste africano. Os dados não incluem os casos recentes descobertos após o toque de recolher em Serra Leoa. Os dados da entidade indicam que a proporção de novos casos nos últimos 21 dias diminuiu, o que sugere que a difusão da doença pode estar desacelerando.

Falta de recursos

De acordo com a OMS, faltam 1.550 leitos para tratamento na Libéria e, até o momento, ninguém ainda se comprometeu a oferecer. Em Serra Leoa, apesar dos 297 novos leitos planejados que quase dobrariam a capacidade existente, ainda são necessárias mais 532 camas.

Além disso, a taxa de mortalidade de profissionais de saúde é alta. Uma contagem mostrou que 81 morreram em Serra Leoa entre 83 que contraíram a doença – uma taxa de morte de 72%.

O governo de Serra Leoa colocou três distritos e 12 localidades de quarentena, o que representa 1,2 milhão de pessoas. Este é o maior confinamento no oeste da África desde o surgimento da atual epidemia de ebola.

Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 26/Sep/2014 às 19:44

    Mais uma vez eu pergunto: e agora conselho federal de medicina, médicos brasileiros e coxinhas, o q vcs tem a falar sobre isso? Qtos medicos brasileiros estão na africa lutando pelo combate ao ebola? Será msmo q os medicos cubanos são despreparados e n servem para o programa mais médicos, do gov federal, pq n fizeram o revalida? O q vcs tem a dizer sobre isso? N ignorem (mais) essa notícia...venham aki comentar a respeito. E mais uma vez indago: qtos médicos brasileiros estão na africa lutando contra o ebola msmo?

    • Jonas Schlesinger Postado em 26/Sep/2014 às 23:20

      Vou re rebater a sua pergunta, Naro: qual médico brasileiro vai ter coragem de ir à África?

    • poliana Postado em 27/Sep/2014 às 10:14

      Naro, e os médicos americanos q estão lá, tb foi o obama q os obrigou a irem pra africa? E os europeus? Mas bons e dotados de profunda humanidade e generosidade são os medicos brasileiros não é?

    • poliana Postado em 28/Sep/2014 às 12:14

      Naro, na vdd o q eu quis saber com meu post la em cima, era justamente a opinião dos medicos brasileiros ou dakeles q são veementemente contra os mais médicos, por dizer q os medicos cubanos n prestam, n são bons profissionais e são despreparados e desqualificados pra exercerem a medicina no brasil. Nunca entendi esse argumento, uma vez que é público e histórico, q cuba tem uma das melhores medicinas do mundo, e sempre enviou seus profissionais da area medica pro mundo inteiro, inclusive agora, na africa, q esta sendo dizimada pela epidemia do ebola..será então q eles são tão despreparados assim? Será q são burros mesmo? Qual a razão da gritaria dos medicos brasileiros sobre a vinda dos medicos cubanos pra cá? Foi isso q questionei no meu post inicial. E se vc ta me dizendo q essa notícia é mentira, q cuba n enviou nenhum medico à africa, bem, aí ja n ha nada q eu possa fazer. Vai q foi uma montagem da imprensa de cuba q criou esse cenario de aeroporto, avião, medicos embarcando e tudo mais..vai q é tudo uma invenção de fidel e o mundo caiu nessa!!!por favor né naro! Cuba envia medicos pro mundo inteiro, ha anos! E vc acha q dessa x é mentira?! E sim..me responda, qtos médicos brasileiros estão la na africa como voluntarios lutando contra a epidemia do ebola? E os medicos americanos q lá estão, foi obama tb q os obrigou a ir pra lá? E os europeus? Kd os médicos brasileiros numa situação dessa naro? N existe ne? Os medicos brasileiris estão muito ocupados e centrados em sua arrogância inerente, soberba, complexo de superioridade, e querendo fazer fortuna, em vez de honrar o juramento de hipocrates. Medico brasileiro só quer dinheiro querido naro...nada além disso! Humanidade e generosidade é o q a classe médica brasileira n tem. Vide toda a gritaria em torno do programa mais medicos. Programa esse q alias do existe pq eles msmos se recusam a ir exercer a profissão em regiôes pobres e longíquas do país! N querem ir e ainda querem proibir q médicos de fora venham! Francamente viu..

    • Thiago Teixeira Postado em 28/Sep/2014 às 23:52

      Pergunte aos DR.s CRMs brasileiros se querem participar de um mutirão contra uma eventual Epidemia da doença em Paris, ou Miami. Até o Sírio Libanês correrá o risco de ficar sem médicos.

      • rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:15

        rsrs, boa thiago! mas eles ja vivem em paris. nao as geraçoes que tem se formado graças aa inclusao universitaria de lula, mas aqueles, antigos, que descendiam de senhores de escravos e ou imigrantes europeus privilegiados na política de branqueamento que se seguiu à "libertação" dos escravos.

    • eu daqui Postado em 29/Sep/2014 às 13:58

      kkkkkkkkk médico brasilero não está querendo curar paciente branco e rico......vai querer curar paciente subsaariano? kkkkkkkkk

    • CLAUDINEI Postado em 30/Sep/2014 às 00:03

      MUDA PRA LÁ ENTÃO, VC TERÁ TRATAMENTO DE PRIMEIRO MUNDO...

    • rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:08

      qual médico brazuca tem a formação humanista e o coração que tem um comunista?

    • rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:11

      pq diabos um governo OBRIGARIA seus medicos a irem atender a um país sem poder? os EUA e a OTAN mandam militares estúpidos (desculpe a redundância) matarem civis mundo afora em defesa do lucro dos seus mandantes. a mídia mancomunada com eles não te conta? VÁ a cuba, ao invés de dar ouvidos ao william bonner.

  2. Jonas Schlesinger Postado em 26/Sep/2014 às 23:25

    Do jeito que a África é o fim do mundo no mundo não é de se estranhar que seus países sejam os mais corruptos do mundo. Sendo corruptos é claro que seus líderes pouco se lixam para o bem estar de seus povos. Se duvidar tem a matéria CORRUPTOLOGIA nas escolas. =*_*=

    • Maria Maria Postado em 28/Sep/2014 às 11:13

      Se os países da África são o fim do mundo é exatamente porque seus governos são os mais corruptos do mundo (só que há governos ainda mais corruptos em outros continentes, inclusive na América Central e do Norte). E você se esqueceu de dizer quem foi que os corrompeu, não é? Não existem corruptos sem corruptores. E estes, no caso, foram e são os países que os colonizaram, exploraram e escravizaram, ou seja, os " maravilhosos e paradisíacos" países ocidentais europeus e os EEUU. E nós, brasileiros, temos uma enorme e impagável dívida com os povos africanos, na medida em que fomos o país que mais importou escravos da África e que por último aboliu a escravidão.

      • Rafael B. Postado em 28/Sep/2014 às 14:04

        Maria, na verdade o ocidente em termos de escravidão foi muito, mais muito inferior ao Oriente. Procure os livros que falem sobre escravidão no oriente que você vai perceber que estudou tudo errado, como eu tb havia estudado. Outra coisa, na África as tribos vencedoras em batalhas escravizavam as perdedoras e vendiam os seus escravos para os Europeus, trocando por cachaça, fumo, rum e outras coisas mais. Aliás, muito antes do povo ocidental chegar lah, já escravizavam as tribos vencidas. Os árabes escravizavam todos os povos e faziam coisas absurdas com seus escravos, inclusive castravam os homens para que não pudessem pegar as suas mulheres. Esse costume não é do ocidente. Na verdade a escravidão não é uma particularidade do ocidente. É muito importante existir honestidade intelectual e não acreditar de cara em tudo que escuta. O sistema abolicionista nasceu no Ocidente antes de qualquer outra parte do mundo. Não se descobre a verdade ouvindo apenas um lado. Se ouvirmos uma pessoa falando mal da outra, por exemplo, o ideal é ouvir a outra parte e, claro, ouvir testemunhas e ver as provas. Típico costume ocidental. Eu já acreditei em tudo isso que você escreveu, Maria. Hoje, já mais sereno e menos impulsivo, comecei a encontrar explicações que me levavam para a verdade. Ainda tenho muito o que ler e descobrir, mas hoje já me encontro mais curioso.

      • rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:18

        perfeito, maria maria! bem q o milton fez d louvar a tua fé e raça.

      • rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:23

        tem mta razão meu Xará B., mas a 2maria devia star falando dos exploradores DAS EX COLÔNIAS AFRICANAS, q sao os mesmos das ex colônias alhures, como o brasil colônia. nao qeremos escravidao d novo, nao é? culpar qem qer q seja pela scravidao nao adianta: adianta SIM buscar humanisticamente recuperar e compensar pelo estrago - para isso os EUA têm exemplar sistema de cotas há mais de 50 anos, muito justo.

    • Thiago Teixeira Postado em 28/Sep/2014 às 23:47

      Quantos países da África (ou você acha a África um país?) você visitou? Qual o seu conhecimento ou fonte sobre África? Glória Maria? Fantástico? Deixa o pensamento simplista e procure informações concretas, só vou adiantar uma coisa, em termos de ensino fundamental e médio, perdemos de lavada. Só ganhamos em alunos matriculados por faixa etária, mas em termos de conteúdo ...

      • eu daqui Postado em 29/Sep/2014 às 13:59

        Mas também não adianta ter conteudo se não temos quem queira absorve-lo.

      • rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:25

        sim, meus melhores amigos sao camaroneses filhos de ministros diplomatas empresarios (ou seja, nao representam amostragem valida p o pais como um todo) e teem mt mais conhecimento do q o brasileiro rico em geral.

      • rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:28

        "vc daí", yo daqi t digo q meus amigos cotistas sao os alunos mais dedicados da univ federal em q estudo, D LONGE. e q a burguesadinha vinda da escola partic frequentemente fica o dobro do tempo na facu, ou até jubila, pq papai banca - isso em td qt é área. TEM MTA GENT QUERENDO APRENDER. lula sab disso.

    • rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:16

      se conhecer a áfrica vc vai ter a oportunidade d desenvolver uma visao menos preconcebida e simplista redutora.

  3. poliana Postado em 28/Sep/2014 às 12:21

    E quem disse q com a ida de medicos cubanos pra africa e pro mundo, a população cubana fica carente desses profissionais!? Vc precisa se informar mais a resoeito da saúde publica de cuba...uma das melhores saúdes do mundo. N se preocupe q fidel n deixará a população do país sem atendimento médico!

  4. poliana Postado em 28/Sep/2014 às 13:12

    Kkkkkkk..q revoltadinho meu deus! Eu quero ver aonde foi q eu, algum dia aki, defendi o regime cubano...apenas disse q o país tem uma das melhores saúde pub e medicina do mundo! Vc acha q to inventando esse dado? Entaum quem precisa ir estudar é vc! Tenha mais educação na hora de conversar com as pessoas..e ache aki algum post meu em q defendi as ideias marxistas, o socialismo ou a regime castrista..pelo amor...é cada uma q aparece...

    • rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:46

      gostei d vc, poli, e por isso reproduzo o q screvi pro cesar. "nao faz mal abrir os olhos e ver que os meios de comunicação monopolizados pelas classes multizilionárias (marinho, civita, frias...) mentiram pra vc. chávez se tratou em cuba. serra, o rei da saúde pública, no sírio-libanês. o atraso cubano nao se deve à posse coletiva dos meios de trabalho, e sim ao embargo. trata-se de uma ilhota de poucos recursos. se fosse capitalista mas embargada, teria O MESMO ATRASO, ASÓ Q A DISTRIBUIÇÃO SERIA PIOR - aliás, era assim, sob fungencio batista (estude). no msm periodo em q embarga e isola cuba, os EUA negociam sem o menor escrúpulo com a arábia saudita, onde o estado tortura sem o menor problema. o arjumento dos direitos humanos é pretexto hipócrita. cercados d inimigos por tdas as águas, se o povo cubano em maioria qisesse derrubava os castro. a maioria os AMA. qem nao ama sao os descendentes d escravocratas q se mandaram pra miami. a msma laia q aqi odeia lula. a msma q odeia mujican e chávez. aliás, mujica considera lula o maior homem da américa latina. e obama o considera docteur de la silva de la sorbonne the man. o mundo aplaude lula - mas o william bonner nao t conta. veja no youtube os videos "cuba uma escola de solidariedade" https://www.youtube.com/watch?v=b-Gfqls-EUE https://www.youtube.com/watch?v=1W2HOOFf35U"

  5. poliana Postado em 28/Sep/2014 às 13:14

    E pela arrogância e grosseria, até ja imagino de onde vc seja...ai ai..

  6. poliana Postado em 28/Sep/2014 às 20:11

    Desqualificar a medicina de cuba pq lula e dilma n vão se tratar lá, vc acha q eh uma tese a ser discutida? Cara, eu NUNCA defendi o regime castrista aqui, apenas disse q a medicina e a saúde pub de cuba eh uma das melhores do mundo. E isso eh publico e notorio. N eh a toa q cuba exporta medicos pro mundo inteiro. Falei apenas isso. Agora vc kerer desqualificar a medicina cubana pq lula e dilma n vão se tratar la, eh no minimo um argumento infantil, tipico de um coxinha paulista!

    • rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:56

      tipico d um coxinha d qq lugar. o povo paulista trabalha mt e elegeu haddad. a suécia, dos altíssimos impostos, capitalista no cu dos outros e socialista com os seus, tb é ótima na medicina pública (para os SEUS: pros OUTROS é capitalismo sueco no cu, com multinacionais explorando recursos naturais e mão de obra barata ex escrava mantida tal por ditaduras militares encomendadas, globos emburrecedoras e vejas mentirosas do mundo).

  7. poliana Postado em 28/Sep/2014 às 20:49

    Quem eh 'comuna' aki filho? Quem ta defendendo o regime castrista aki? Senhor...

  8. Thiago Teixeira Postado em 28/Sep/2014 às 23:49

    Futuro com liberalismo e consolidação da lei do mais forte, creio eu. Para isso, eleja Pastor Everaldo presidente ... mas está meio difícil.

    • rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:32

      basta ele ir d marina: a marina é isso aí disfarçado d responsa. foi p poder elegê-la q a direita matou campos.

  9. rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:45

    cesar, nao faz mal abrir os olhos e ver que os meios de comunicação monopolizados pelas classes multizilionárias (marinho, civita, frias...) mentiram pra vc. chávez se tratou em cuba. serra, o rei da saúde pública, no sírio-libanês. o atraso cubano nao se deve à posse coletiva dos meios de trabalho, e sim ao embargo. trata-se de uma ilhota de poucos recursos. se fosse capitalista mas embargada, teria O MESMO ATRASO, ASÓ Q A DISTRIBUIÇÃO SERIA PIOR - aliás, era assim, sob fungencio batista (estude). no msm periodo em q embarga e isola cuba, os EUA negociam sem o menor escrúpulo com a arábia saudita, onde o estado tortura sem o menor problema. o arjumento dos direitos humanos é pretexto hipócrita. cercados d inimigos por tdas as águas, se o povo cubano em maioria qisesse derrubava os castro. a maioria os AMA. qem nao ama sao os descendentes d escravocratas q se mandaram pra miami. a msma laia q aqi odeia lula. a msma q odeia mujican e chávez. aliás, mujica considera lula o maior homem da américa latina. e obama o considera docteur de la silva de la sorbonne the man. o mundo aplaude lula - mas o william bonner nao t conta. veja no youtube os videos "cuba uma escola de solidariedade" https://www.youtube.com/watch?v=b-Gfqls-EUE https://www.youtube.com/watch?v=1W2HOOFf35U

  10. rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:51

    qem se disse moderninho? vc poe palavras no nome "poliana"... ela é moderninha ou se diz tal? vc arjumenta mal, cesar. nao é pq mantêm rels diplomaticas com cuba como c tds os países do mundo q luladilma TÊM Q SE TRATAR LÁ. aqi é mais perto. busq outro arjumento, cesar.

  11. rafa Postado em 30/Sep/2014 às 00:52

    e cesar... nao vi vc se contrapor arjumentativamente a "tese" alguma

  12. rafa Postado em 30/Sep/2014 às 01:03

    hj pod-se sair livremente d cuba, mas por causa do embargo nao se tem dinh. conheci cubanos doutores q vieram dar cursos d cinema, musica, palestras - nenh qis sair d la. veem defeitos, mas no cj gostam. td tem suas vantagens e desvantagens. velhas banheiras buick galaxy mustang ford chevrolet la ainda andam, COM PEÇAS DE LADA RUSSO, carro feito pra durar a vida toda, pq nao era so pra stragar e vender mais. conh obsolecência programada? mais uma excrescência programada pelo capitalismo.

  13. rafa Postado em 30/Sep/2014 às 01:06

    vc q odeia lula, pq nao se muda? vc gosta dos eua nao? va pra la.

  14. Helena/S.André SP Postado em 30/Sep/2014 às 09:06

    Vejo muita gente cobrando solidariedade dos médicos brasileiros à África. Mas pensem um pouco: se o médico brasileiro não é solidário nem ao seu próprio povo, já que se nega a atender os nossos irmãos que moram em regiões longínquas, como vão ser solidários ao povo africano?