Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 19/Sep/2014 às 15:09
24
Comentários

Ainda sobre a saída de Patrícia Poeta do Jornal Nacional

Versão oficial da Rede Globo cai por terra. Saída de Patrícia Poeta do Jornal Nacional estaria relacionada com a compra de apartamento milionário de empresário ligado ao bicheiro Carlinhos Cachoeira

patrícia poeta jornal nacional
Patrícia Poeta está fora do Jornal Nacional. Apresentadora durou apenas 3 anos na bancada do telejornal, interrompendo uma tradição da emissora (divulgação)

Segue ecoando na Rede Globo o anúncio repentino da saída de Patrícia Poeta do “Jornal Nacional”. Para alguns jornalistas da emissora, o fato tem associação direta com a notícia de que Poeta e seu marido, o diretor de Programação da rede, Amauri Soares, estariam comprando um apartamento no Rio, no valor de R$ 23 milhões, que seria do empresário Georges Sadala, citado nas investigações sobre o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

VEJA TAMBÉM: As teorias sobre a saída de Patrícia Poeta do Jornal Nacional

Segundo fontes da Globo, a notícia da compra do imóvel vazou para a imprensa e desagradou à alta cúpula da emissora. Teria até sido assunto de uma reunião. Procurado, Amauri Soares não comentou o assunto.

Coincidentemente, a saída de Patrícia do principal telejornal da Globo foi anunciada nove dias depois de vazar a notícia da compra do apartamento.

Patrícia Poeta deixa o “JN” com audiência em queda. Mas vale dizer que o noticiário vem sofrendo com a fuga de plateia do horário eleitoral e com o baixo desempenho das novelas que o antecede e o sucede na emissora.

Outra versão

A versão oficial da Globo de que já estava previsto que Patricia Poeta ficaria apenas três anos como apresentadora do Jornal Nacional não foi digerida nos bastidores da própria emissora.

Para funcionários da Globo, William Bonner seria o principal articulador da queda de Poeta, que, especula-se na emissora, deverá comandar um programa vespertino de variedades em 2015.

Bonner nunca teria digerido Poeta como colega de bancada, em 2011, no lugar de Fátima Bernardes. Poeta, segundo essa versão dos fatos, foi imposta por Amauri Soares, diretor de programação da Globo, marido da jornalista. Não teria sido uma escolha de Bonner.

Tradição rompida

A justificativa oficial da Globo sobre a saída de Poeta não combina com a tradição da emissora de manter jornalistas durante muito tempo ocupando os mesmos cargos. William Bonner, por exemplo, está há 18 anos à frente do JN. Fátima Bernardes ficou 13 anos no telejornal.

O maior indício de que Patricia foi “expulsa” do JN em plena campanha eleitoral vem da substituta de Renata Vasconcelos, que deixará o Fantástico para assumir o principal telejornal do país.

Poliana Abritta, a nova apresentadora do Fantástico, acaba de ser designada correspondente da Globo em Nova York. Ela nem chegou a estrear no posto. Foi para a cidade americana em julho e voltou na semana passada. Nesta terça, já começa a dar expediente na revista eletrônica semanal

com Folhapress e Notícias da TV

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Ananias Nunes Postado em 19/Sep/2014 às 15:31

    Que baita confusão... compra e lavagem... ligações perigosas.

  2. Lili Postado em 19/Sep/2014 às 17:03

    Para mim não faz muita diferença não, pois não assisto mesmo... mas porque a Poliana Abritta, uma jornalista séria (e não chata) não ficaria no JN?

  3. Mirna Marino Duarte Postado em 19/Sep/2014 às 18:24

    Quem se deu mal mesmo nessa foi a Poliana, que nem esquentou cadeira como correspondente, cargo que deve ser muito disputado pelos jornalistas...

  4. Helena lucia bentes Postado em 19/Sep/2014 às 19:13

    Adorei a saída da Patrícia Poeta. Nunca gostei de suas apresentações no Jornal nacional. Ela não passava credibilidade, como a Fátima Bernardes passava. Fora a postura, sempre curvada na bancada. O período no Fantástico, foi bom. Seus looks eram muito bonitos e chamou atenção. Também na copa foi um desastre. É isso que dá, colocar pessoas em determinadas posições por conta de"peixe" e não por competência.

    • Fábio Gomes Postado em 23/Sep/2014 às 22:59

      Credibilidade?!!! Desde quando o JN passa credibilidade?!

  5. Daniel Postado em 19/Sep/2014 às 20:47

    Lamentável... Ana Paula Araujo e Mariana Grois são incomparavelmente melhores que qualquer uma delas, inclusive Patricia Poeta... Competência vs politicagem.

  6. Luiz Cesar Postado em 19/Sep/2014 às 23:02

    Patrícia Poeta, acho que agora chegou a vez da Dilma pressionar você e cobrar explicações a respeito desse apartamento de 23 milhões.

  7. Damaso Postado em 20/Sep/2014 às 09:16

    Ah, sei não. Acho que isso é mais conspiração mesmo. Não assisto e nem sou fã do JN ou da Globo de uma forma geral, mas a impressão que eu tenho é que o fato da Poeta ter saído pra um programa vespertino enquanto o Bonner não a queria no JN me pareceu aceitável. Contudo, tem essa questão da tradição do programa como vcs mesmos colocaram. Olhando por esse lado, a coisa ficou meio estranha, mas mesmo assim eu tendo a pensar que esse programa realmente surgiu e o Bonner moveu alguns gravetos pra mudar a apresentadora. Vai saber né!

  8. Yandy Postado em 20/Sep/2014 às 12:19

    Poeta está sem rima.

  9. Paulo Postado em 20/Sep/2014 às 14:45

    Nossa que coisa em? Patricia poeta é uma excelente jornalista.

  10. Wilson Postado em 20/Sep/2014 às 18:40

    A Globo tenta ser uma emissora séria, coisa que todos nós sabemos que não é. Que motivo mais banal para afastar alguém e a Globo já liquidou a dívida com a união.

  11. Marcos Ferreira Postado em 20/Sep/2014 às 19:03

    Surrar a Dilma no Jornal Nacional deve pagar bem. O que pegou mal foi todo mundo ficar sabendo disso.

  12. Júlio César Montenegro Postado em 21/Sep/2014 às 13:35

    SIGILO para os "pecados" em que os PROTEGIDOS são flagrados e DIVULGAÇÃO para os CASTIGOS exigidos pros inimigos APONTADOS.

    • Rudi Postado em 21/Sep/2014 às 15:21

      Gostei da citação! De algum livro?

  13. Célio simoes Postado em 21/Sep/2014 às 15:01

    Que pena a Patricia Poeta deixando o JN. Sou fã dela desde os tempos em que ela era a moça do tempo e apresentava as previsões do tempo. Além de ser linda. Tá de brincadeira essa globo .

  14. Ana Maria Postado em 21/Sep/2014 às 15:38

    Com todo respeito a Poeta e seu marido diretor, acho que nem os "Marinhos", tem um AP de R$ 23 mi. Amealharam bastante grana, não. Aliás, como informado, AP de "empresário ligado a Carlinhos Cachoeira", se fuçar encontra dente de coelho nessa parada.

    • Viviane Bernardo Postado em 24/Sep/2014 às 00:10

      Ah não... Os Marinhos tem uma cobertura quadriplex na Vieira Souto que vale mais de 30 milhões.. Só!

  15. Otniel Cabral Postado em 22/Sep/2014 às 08:08

    Bem, jornalistas também, as vezes, viram notícias. Oxalá, não passe de apenas um mal-entendido. Lamentável, pois Patrícia Poeta irradia simpatia e...competência.

  16. Jean Postado em 22/Sep/2014 às 17:01

    Na globo só tem gente boa ! Snif.

  17. Marilene Postado em 22/Sep/2014 às 17:31

    Acho ótimo a saída dela, nunca gostei da Patricia Poeta como apresentadora do Jornal Nacional, ela gesticula demais, inclusive as vezes os gestos e as noticias se contradizem, balança tanto a cabeçá que nos deixa tontos, sempre achei que se tinha alguém para assumir o lugar deixado por Fátima seria Renata Vasconcelos. Eu gostava muito da Patricia como apresentadora do fantástico e não gosto da Renata como apresentadora do fantástico, especialmente as mãos nos bolsos sempre.

  18. Antonio Albuquerque Postado em 23/Sep/2014 às 02:05

    Até no JN que é um meio de comunicação que se diz tão sério tem bandidagem. Oh! Que País é este????

  19. Fátima Postado em 23/Sep/2014 às 13:23

    Um jornlismo que só fala de política, das elites... . O Jornal Nacional, era Jornal Nacional quando era apresentado pelo Cid Moreira e Sérgio Chapelin. Hoje em dia, não tem mais notícia que preste, pra você ficar parado em frente à uma tv. Então é melhor ficar na internet, que às vezes, ganho mais pesquisando outros tipos de reportagens que me fazem, de algum modo, crescer um pouco mais. Além de conversar com meus amigos e (as).

  20. Rozângela Postado em 23/Sep/2014 às 23:32

    Cid Moreira, Sérgio Champelin, William Boner, Fátima Bernardes, Patrícia Poeta, todos (as), tiras do mesmo tecido. E aí Poeta àquele dedinho em riste no rosto da Presidente Dilma! O ditado diz que quando apontamos "um dedo" para alguém, há três dedos indicando para nós mesmo. É... o dito popular se revela. Vergonha!

  21. Sueli Postado em 24/Sep/2014 às 12:08

    Acho Patrícia poeta uma jornalista chata. Muitos discordam... Acham-na bonita e faceira. Mas, com a pinta de moralista, não resistiu ao$ encantos de Carlinhos Cachoeira?!