Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 11/Aug/2014 às 20:01
43
Comentários

Tráfico de cocaína, familiares de Aécio e o aeroporto de Cláudio-MG

Desde o envolvimento direto do primo de Aécio Neves, passando por um laboratório de refino de pó em Cláudio-MG até o helicóptero dos Perrella. Entenda a polêmica da rota da cocaína em Minas Gerais: um escândalo que carece de investigação

aécio neves cocaína aeroporto helicóptero
As polêmicas de um escândalo com investigações pendentes. Aeroporto de Cláudio, helicóptero do pó e a rota do tráfico de drogas (Edição: Pragmatismo Político)

Uma distância de apenas 14 quilômetros separa os dois escândalos recentes da política nacional que envolvem dois senadores por Minas Gerais, o ex-presidente do Cruzeiro, Zezé Perrela (PDT) e o candidato a presidente Aécio Neves (PSDB).

A pista de pouso e decolagem construída durante o governo de Aécio Neves em Cláudio, no Centro-Oeste mineiro, em um terreno que pertenceu a fazenda do tio avô do candidato tucano fica distante 14 quilômetros de Sabarazinho, um povoado de Itapecerica, também no Centro-Oeste Mineiro, onde o helicóptero da empresa Limeira Agropecuária, da família do senador Zezé Perrela, fez uma parada para reabastecimento carregado com 445kg de pasta base de cocaína, em novembro do ano passado.

aeroporto aécio neves cocaína helicóptero

A parada em um ponto de Sabarazinho aconteceu três horas e meia antes da apreensão da aeronave por policiais militares e federais em um sítio em Afonso Cláudio, no Espírito Santo. O valor da carga é estimada em R$ 10 milhões, podendo multiplicar por dez com o refino. Segundo o inquérito da PF, o carregamento foi feito em Pedro Juan Cabalero, no Paraguai, e tinha como possível destino Amsterdam, na Holanda, o que configura tráfico internacional.

No dia 20 do mês passado, reportagem do jornalista Lucas Ferraz, da “Folha de S.Paulo”, revelou que Aécio Neves construiu a pista na fazenda que pertenceu a seu tio-avô, além de ficar próxima a uma propriedade da família do candidato. Na última semana, Aécio Neves admitiu que já usou a pista, mesmo o espaço ainda não tendo sido homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil.

VEJA TAMBÉM: Aécio Neves nomeou desembargador que recebia dinheiro para soltar traficantes

O investimento do governo mineiro para a construção da pista foi de R$ 14 milhões. Cláudio tem 25 mil habitantes e está distante 50 quilômetros de Divinópolis, onde já existia uma pista de pouso e decolagem.O cruzamento dos dois escândalos – do helicóptero e da pista – é comprovado pelos documentos considerados sigilosos do inquérito da Polícia Federal (PF), que este repórter teve acesso.

A PF constatou, com base no rastreamento do GPS do helicóptero e nas anotações do plano de vôo dos pilotos, ambos apreendidos e examinados pela perícia técnica, que o helicóptero carregado com quase meia tonelada de pasta base de cocaína parou em um ponto próximo ao povoado de Sabarazinho.

Segundo o inquérito da PF, no dia 24 de novembro de 2013, às 14h17, aproximadamente três horas e meia antes do helicóptero ser apreendido pela polícia no município de Afonso Cláudio, no Espírito Santo, a aeronave ficou parada por trinta minutos numa fazenda do povoado, onde duas pessoas aguardavam o pouso com galões de combustível.

A localidade fica a 14 quilômetros da pista de Cláudio e também das fazendas da família Tolentino, onde nasceu Risoleta Neves, esposa de Tancredo Neves e avó de Aécio Neves.O município de Cláudio chega, inclusive, a ser citado no inquérito na análise das mensagens telefônicas dos pilotos, que foram captadas pelas Estações de Rádio Base (ERB), que são os equipamentos que fazem a conexão entre os telefones celulares e a companhia telefônica.

Cidade de Cláudio tinha refino de cocaína

Uma informação publicada pelo portal G1 em novembro de 2013 revelou que a Polícia havia identificado e fechado um laboratório de refino de cocaína na cidade de Cláudio-MG. O local foi desarticulado após uma denúncia anônima e foram encontradas cocaína e maconha. Ninguém foi preso.

De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, parentes do senador Aécio Neves (PSDB-MG) ficavam com as chaves do aeroporto de Cláudio.

O primo de primeiro grau do senador tucano, Tancredo Tolentino, foi preso, junto com um desembargador nomeado pelo próprio Aécio, por vender liminares para tirar traficantes de droga da prisão (veja aqui).

Helicóptero do pó

O helicóptero do pó foi apreendido no dia 24 de novembro. Três dias depois, 27 de novembro, após a apreensão ganhar destaque na mídia, o proprietário da terra fez uma denúncia para a Polícia Militar de Divinópolis. Segundo a PM, tal denúncia foi feita de maneira “anônima”. O proprietário afirma que avistou um helicóptero sobrevoando a região em baixa altitude e depois encontrou em suas terras 13 galões, de 20 litros cada, com substância semelhante a querosene.

Sabarazinho helicóptero aeroporto cláudio aécio neves
Distância entre o aeroporto de Cláudio e o povoado de Sabarazinho

Como o Boletim foi realizado após a apreensão do helicóptero, o delegado da Polícia Federal em Divinópolis, Leonardo Baeta Damasceno, afirma no inquérito não descartar o envolvimento de pessoas da região e recomenda uma diligência sigilosa no local.

Porém, ainda de acordo com o inquérito que esse repórter teve acesso a diligência não foi realizada. Em outra página do inquérito, o proprietário é inocentado sem explicação convincente, dessa vez por documento assinado pelo agente da PF, Rafael Rodrigo Pacheco Salaroli.

No final de abril, o copiloto do helicóptero dos Perrela confessou que estava com medo de morrer. “Estou acabado. Minha empresa quebrou e não consigo emprego”, revelou José de Oliveira Júnior.

Toda a trama ainda carece de investigação mais aprofundada e é possível que muito pouco até agora tenha sido revelado.

SAIBA MAIS: Dono do helicóptero do pó ganhou 3 contratos sem licitação de Aécio Neves

informações de Leonardo Dupin, Brasil de Fato, Folha de S.Paulo e Jornal GGN

Recomendados para você

Comentários

  1. Aleluia Postado em 11/Aug/2014 às 21:05

    https://www.youtube.com/watch?v=i_hJDNvaeKM documentário sobre o helicóptero do pó

  2. Samuel Oliveira Postado em 12/Aug/2014 às 11:30

    E a etica com os eleitores .

    • Bruno Consul Postado em 13/Oct/2014 às 13:36

      não, não, desculpe-me. Um dos presidenciáveis tem envolvimento direto com um dos maiores projetos de tráfico de drogas internacional com base na AMÉRICA LATINA e nós deveríamos deixar para divulgar somente após as eleições? Quando, então, esse tipo de corja poderia estar empoderada no centro do estado? Vamos nos ater ao nexo, gente. Um mínimo de sentido na argumentação. Querer retirar o governo petista do poder é uma coisa, querer empoderar um traficante internacional com registro por agressão física contra a mulher, fraco plano administrativo e alianças com mais de 67% dos senadores acusados por corrupção nos últimos dois mandatos - sim, os que vocês julgam serem anos de governo petista, mas que foram legislados por psdb - é ooooutra coisinha. Vamos nos ater a fatos e encarar o que temos para o governo. Acredito sim que há uma diferença ainda entre um governo ineficiente e um governo de retrocessos históricos.

  3. santos Postado em 15/Aug/2014 às 09:32

    É necessário que a imprensa mineira e nacional divulguem estes fatos incriminatórios sobre o candidato tucano! As pedras se encaixam, neste imenso quebra cabeça! Não se pode esconder tais fatos que por si mesmos são gravíssimos. Temos um candidato a presidência que não explica nada a respeito de suas façanhas!

    • Marcelo Postado em 07/Oct/2014 às 20:58

      Primeiro, Se o PSDB fosse bom, Minas teria crescido economicamente, mas não. Regrediu. Se observar Minas que teve Aécio como governante é que pode falar e então estamos vendo que em minas ele pode ter sido bem votado, mas o povo elegeu o candidato do PT no primeiro turno. Isso é vontade de mudança. Os mineiros já estavam cheio do PSDB. Outra coisa anti-ética foi a cândidata Marina que é a favor do trabalhador apoiar o candidato Aécio do PSDB DOS EMPRESÁRIOS que é completamente contrário a filosofia do partido de Marina Silva. E como ela pode apoiar Aécio Neves o qual criticou a Marina Silva o tempo todo como incompetente. Não consigo entender essas coisas.

    • Eddie Postado em 12/Oct/2014 às 18:17

      Vai esperando a imprensa nacional divulgar, hehehe!!!

      • Reginaldo R. da Costa. Postado em 13/Oct/2014 às 13:17

        Principalmente a Rede Globo que tem compromisso politico firmado com o PSDB, desde o governo de Jose Sarney apos a morte de Tancredo Neves em 86. Pra Globo o melhor e Aecio funde com seus interesses.

  4. Luiz Postado em 03/Sep/2014 às 10:29

    Este candidato tucano, é um verdadeiro formador de quadrilha. Este sim, é formador de quadrilha e pretende se eleger a um cargo do qual ele decidirá o destino de nossas vidas, dos nossos filhos e de toda uma nação.Como pode um bandido ir tão longe, gente!!!

  5. José Carlos Postado em 09/Sep/2014 às 09:54

    Como Alkimim em SP, Aecio é brindado pela imprensa . Já pensaram se o problema da água em Sampa fosse numa gestão petista ou o dono do helicóptero fosse amigo do Lula, seria uma farra para essa imprensa conservadora!!

  6. Gasparzinho Fantas Postado em 14/Sep/2014 às 20:02

    Um candidato a presidente do Brasil, de um partido auto-denominado social-democrata brasileiro, já de si uma farsa da direita mais reacionária e fascista desse país, não passa de um LADRÃO, TRAFICANTE, CORRUPTO E CORRUPTOR. Onde está a Justiça que as democracias prometem???

  7. walter junior Postado em 06/Oct/2014 às 05:56

    é por isso que a violência só aumenta,em todo país ,as drogas tem livre acesso as fronteiras,por que existe gente poderosa por trás disso tudo,o trafico hoje se encontra com armamentos, com alto poder destrutivo,superando os policias,que por sua vez,são obrigados a se corromper isso desencadeia a decadência de valores por toda sociedade!e povo ?vira massa de manobra para atacar o governo vigente ,para dar uma resposta,fomentada pela oposição,o povo vai as ruas na onda de protesto, destruindo patrimônios públicos , e denegrindo assim o governo atual! essa é minha análise!

  8. silvia Postado em 06/Oct/2014 às 08:16

    Nao vi essa reportagem na VEJA, porque será.

    • Isabel Santana Postado em 27/Oct/2014 às 18:16

      Por que vc tem discernimento e não vai ler esse folhetim

  9. Getúlio Postado em 06/Oct/2014 às 09:17

    Se fosse amigo de Lula, a imprensa escrita e televisiva estaria descascando até ficar um PÓ!!!

  10. rogerio Postado em 06/Oct/2014 às 11:24

    Coloquem também as fotos da Dilma participando de assaltos a caminhao de carga, assalto a bancos, sequestros e assassinatos. Isso não é invenção nao como as imagens acima. Olhem no youtube. Tudo confirmado pela Dilma mesmo e o ex Marido. Vamos tirar os criminosos comunistas do poder

    • Carlos Postado em 07/Oct/2014 às 09:07

      E quem disse que esse site é sério?...

      • Felipe Postado em 07/Oct/2014 às 16:46

        Dúvida: esse site não é sério por expor seu posicionamento político ou por expor seu aparente apoio à Dilma? Se for a primeira alternativa, então a Folha, a Veja, o Estadão também não são jornais sérios. Se for a segunda, então seu argumento é fundado apenas por sua opinião subjetiva e pessoal - "nem sei o que dizem, mas o que eu penso e o que sou é melhor do que o outro acha ou é". Mera falácia.

    • Hugo Postado em 07/Oct/2014 às 16:42

      Definição de comunismo segundo o Dicionário Michaelis online (e qualquer outro dicionário!): Doutrina ou sistema social que preconiza a comunidade de bens e a supressão da propriedade privada dos meios de produção (terras, minas, fábricas etc.). Não votei em Dilma no primeiro turno e não a tenho em grande consideração, mas, até onde sei, nenhuma empresa ou fábrica foi expropriada, logo, no Brasil real em que vivemos, os comunistas não se encontram no poder. Para ficar mais claro: Dilma NÃO É comunista! Quer criticar a "presidenta", ok, critique, tal qual eu critico, mas baseado em fatos, nas promessas da campanha de 2010 que não foram cumpridas, e não em imaginação! Me vejo obrigado a votar no PT no segundo turno, motivo: vejo poucas diferenças entre PT e PSDB (digamos que o PSDB é mais "honesto" quanto à sua politica de privatização, enquanto o PT faz "concessões"!), mas o PT criou mais vagas no ensino superior (de nada adianta criar tantas vangas se a qualidade das instituições e do ensino deixa a desejar, enfim). E antes que alguém já venha com o discurso do "Bolsa Miséria", bom, o próprio Aécio Neves em sua primeira entrevista no Jornal Nacional disse que não acabaria com essa forma de assistencialismo que foi criada, diga-se de passagem, nos governos FHC (de forma fragmentada, posteriormente unificada pelo PT). Quer criticar, critique, mas busque fatos, leia (nem se for um dicionário!).

    • Deborah Postado em 07/Oct/2014 às 17:37

      Pq que sempre ficam querendo desviar essas notícias do Aecio? Ele esta censurando a impressa.Todos nos mineiros sabemos quem é Aecio Neves!

    • Ana Lucia Postado em 08/Oct/2014 às 09:09

      Para vc estar chamando a PRESIDENTA DE DILMA e pedindo que coloque foto de assaltos e sequestros praticados por ela, foi preciso que ela fizesse td isso e fosse torturada, humilha. O fim justifica os meios. Liberdade de expressao, democracia. Vida menos injusta para os que podem menos.

    • André Postado em 08/Oct/2014 às 10:34

      Assaltos a banco, sequestros foi tudo em nome da democracia! pra que hoje você tenha o direito de se expressar como queira. se não fosse por isso você não teria o direito de escrever o que pensa. "Posso não concordar com o que você diz, mas brigarei para que você tenha o direito de dize-lo."

    • beto Postado em 09/Oct/2014 às 14:53

      Ditadura militar vc sabe o que foi? Leia e pesquise analfabeto politico. Vc vota hj por causa do que os militantes daquela epoca, vc tem liberdade de expressão por causa dela e do que ela e outros estudantes da epoca tiveram a coragem de fazer... foram torturados, humilhados e mortos pela luta de libertar o pais da ditadura. Não compare traficante com guerreiros.

      • Nine Postado em 11/Oct/2014 às 12:04

        Beto, apenas pelo nível do comentário do Rogério, percebe-se claramente que é uma pessoa completamente manipulada e sem informação, não dá pra levar a sério e discutir ! ¬

    • Veio Postado em 11/Oct/2014 às 19:39

      Deixa de besteira. Não é porque alguém optou por lutar com armas por seus ideais no passado que passa a não ter caráter ou desejar o mal do país. Mesmo que tenha sido um erro, a Dilma pode muito bem ser uma pessoa que faça hoje o que ela acredita ser melhor para o país, dentro do Estado de Direito, respeitando as regras do jogo político. Jogo esse que, embora não seja limpo, é jogado por todos sem exceção.

    • Kethlen Postado em 11/Oct/2014 às 23:37

      Atah e a Dilma sendo perseguida do jeito que ela é, sabendo que está perto do ano de eleição,iria assaltar caminhão como se fosse uma pessoa qualquer??assaltar banco??sendo que tudo que tem que ser feito passa por ela?! Se ela tivesse precisando ela não estaria assaltando,ela teria vendido a Petrobrás,lucrando muito mais,dizendo que seria para quitação de dívidas,que é o plano do Aécio.

    • Nonato Postado em 13/Oct/2014 às 05:43

      So a Dilma teve passado de guerrilheira? Vai pesquisar seu desinformado, o vice na chapa de Aecio, Aloisio Nunes tbm lutou na guerrilha contra os militares, era amiguissimo de Marighella e participou ativamente de um assalto a um trem pagador em SP, era o motorista do bando... e agora o que vc me diz?

    • Francisco Sá Postado em 06/Jul/2015 às 21:44

      Isso tudo já foi objeto de IPM, Dilma já foi presa, torturada, cumpriu pena. Assunto requentado, não!. A preocupação agora é punir os políticos traficantes de drogas e corruptos Vamos impedir que essa corja se empoleire no poder, e transforme o Brasil numa nova Colômbia.;

  11. Irandir Postado em 06/Oct/2014 às 13:53

    Se a Globo e a Veja divulgassem esta notícia como divulgariam se tivesse uma unha de algum petista nessa história, certamente o Playboy Cachaceiro estaria na turma do 1% de votos.

  12. Maya Postado em 07/Oct/2014 às 17:33

    O Aecio comprou a imprensa maltida do Brasil. Coloquem o nome dele no google só tem notícia boa..as coisas do PT estão la para quem quiser ver...só digo uma coisa se acham q com o PT vai virar ditadura e melhor mudar seus conceitos pq esse senhor ja começou faz tempo! # Acorda Brasil! #Diga nao ao PSDB # Nunca mais FHC # Aecionever

  13. José C. F. santos Postado em 07/Oct/2014 às 20:51

    Amigos, com todo respeito, este é o grande problema. Ficamos na dúvida, porque não temos cultura suficiente para entendermos certas coisas. Não precisamos ficar na dependência de pesquisas induzidas, debates que buscam confundir a população ou, de sites. Vai saber qual é sério... Enquanto tratarmos o pais com a mesma paixão futebolística, vamos pras urnas com as informações que ouvimos em bodegas, esquinas, propagandas e blá-blá-blá de interesseiros. Quando se fala em inflação, vamos pesquisar fontes sérias sobre o assunto nos últimos 30 anos; quando se fala em educação, pergunto: qual, aquela de recebemos em casa ou, aquela que universidades que promovem orgias e querem privacidade? Vamos pesquisar quantas escolas técnicas havia no Brasil há 20 anos, por exemplo; quantas universidades e, por ai afora. Vamos falar de escândalos? Pois é, qual o partido que pode atirar a primeira pedra? Mensalão? O justiceiro Joaquim Barbosa, que mordeu a mão que lhe foi estendida (não que tivesse que aliviar, fez o que deveria), mas deveria ter sido implacável com todos. Amigos, o avanço de Aécio o primeiro turno ser festejado pelas bolsas de valores, pelos Estados Unidos e pelo FMI não quer dizer nada? Só digo assim: feliz de quem pode comprar sua casinha, mobiliá-la, comprar um carrinho, e conquistar um emprego, que tanto falavam os candidatos na TV. Talvez estes dias estejam contados. Falo sem paixão alguma, a não ser pelo povo mais sofrido. Nestes últimos anos, quem era rico ficou mais rico; muita gente saiu da linha da miséria, outros chegaram a classe média e tem muitos estudantes fazendo intercâmbios no exterior. Antes isso era coisa de filhinho de papai. Tem muita coisa errada, mas depende de mais gente. Os bilionários estão ai, querendo ainda mais. Leia a lista da Revista Forbes e vocês verão três da família dona da Globo nos primeiros lugares, os maiores interessados na mudança. Mas cada qual decide com a sua consciência. Perdemos a oportunidade de criar leis fortes contra o tráfico e a violência que campeia solta. Nenhum candidato as assembleias legislativas, à Câmara Federal ou ao Senado quis de comprometer e, o povo saiu pelas "quebrando tudo", induzido por 'intelectuais metidos a besta", que tinham sempre alguém da OAB esperando na delegacia para soltá-los e, os coitados que foram atrás, ficaram fichados e ainda irão se incomodar. Mas aquela liderança com certeza está com o futuro garantido, independentemente do vencedor das eleições. Boa sorte a todos, principalmente ao nosso país!

  14. Geuesle Postado em 08/Oct/2014 às 15:15

    E os 4,3 milhões desviado da saúde mineira, o MPF se finge de mortos pr isso.

  15. Otávio Postado em 09/Oct/2014 às 20:08

    Além destas denúncias seria muito interessante se comparássemos os governos PSDB x PT, o segundo convênio é comprovadamente melhor. Não aprovo corrupção mas o caso da Petrobras, mensalão é coisa DD jadim de infância se compararmos só um único escândalo com o nome dado pela justiça como Privataria Tucana de FHC e seus ilustres amigos. Não sou petista, apenas prefiro pesquisar antes de sofrer tanta interferências da mídia ecde pessoas sem personalidade... Agora o caso das drogas, sem comentários pois deve haver uma grande expectativa nos quartéis de todos os países produtores de drogas pois o Brasil tem grande potencial de ser o primeiro do mundo no consumo de cocaína se o Aécio vencer nas urnas...

  16. Carla Postado em 10/Oct/2014 às 10:34

    O casso aqui é o Aécio que esta próximo a ser presidente ! Esse lixo de homem falou tanto mal dos outros candidatos e foi o primeiro a pedi apoio é isso que os tucanos fazem pena que a memoria é fraca dos demais candidatos , tanto que ele colocou uma campanha contra Marina suponham do que ela não tinha palavra mas para apoia ele ai tem , lixo ..

  17. jose antonio Postado em 12/Oct/2014 às 18:22

    isso que a revista VEJA deveria publicar, denuncias, gravíssimas!!!

  18. Luara Postado em 12/Oct/2014 às 20:29

    Gente!!! o que é isso??? esse cara é candidato a presidência do Brasil?? não acredito...

  19. Luara Postado em 12/Oct/2014 às 20:37

    Será que Marina Silva viu essas reportagens? votei nela, pensei que ela tivesse ideais.....os evangélicos estão muito decepcionados....

  20. jose carlos savassa Postado em 13/Oct/2014 às 09:36

    Os inteligentes “que se dizem inteligentes” Tucanos de SP os PSDBesta, elegeram Tiririca, Russomano, Feliciano, e Maluf aqui no Estado– com maioria de votos (é inacreditável falarem que não sabe votar quem vota no PT... é de rir, eu diria), além de reelegerem o Picolé de chuchu– que mantém o estado numa penúria total, trens horríveis, ônibus pior ainda, metro então nem se fale... se andar em SP e algumas outras grandes cidades do Estado no calar da noite, fatalmente será roubado, estuprado, transito totalmente parado - horrível, fede urina e merda em todo que é local do Estado, escolas e Hospitais – dá vergonha, e pior ainda não investiu um centavo em “água” por aqui, se a crise continuar, e São Pedro, não for PSDBesta, teremos que beber literalmente merda do rio tiete.... Haaá o Aécio é tão bom, que perdeu a eleição na sua terra - Minas, onde se vangloria tanto. Tomou ferro no Federal , e no Estadual, claro reflexo que é um fanfarrão.... vai Brasil....

  21. João Francisco da Silva Postado em 13/Oct/2014 às 12:24

    Estas informações devem ser divulgadas para todos quanto sejam possíveis, pois como teremos uma redução na criminalidade e violência com um candidato a presidência que tem por prática este tipo de atividade . Fora Aécio e o Tucanato.

  22. turene Postado em 13/Oct/2014 às 13:37

    Dilma arriscou sua propria pele para que hoje podermos gritar, criticar, etc. Pouca gente teria a coragem que ela teve. Fora o noiado

  23. Jorge Bengala Postado em 17/Oct/2014 às 22:50

    Pelo que eu sei, os Militares entregaram o poder não por causa da guerrilha. Foram os caras pintadas e lideranças políticas como Tancredo e Ulisses Guimarães os responsáveis. por termos uma Democracía.. Os Militares jamais entregaríam o poder para esta turma aí.

  24. Ana Luiza Postado em 27/Oct/2014 às 11:08

    Investigação JÁ!

  25. Orlando Postado em 12/Mar/2015 às 20:43

    Esse site não passa de uma agência noticiosa e claramente tendenciosa a serviço do PT. Nada que aparece aqui dá pra se acreditar. Vamos ver se vão permitir meu comentário.

  26. Leonardo Postado em 19/Aug/2016 às 19:51

    O dono da fazenda Zezé Perrela nem doi citado no processo, e depois Zezé ganha cargo no Governo da terrorista guerrilheira inapta comunista bombista assassina. Interessante né?