Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 22/Aug/2014 às 12:03
47
Comentários

Tiririca será processado por causa de paródia de Roberto Carlos

Sony vai processar Tiririca por violação de direito autoral. Candidato fez uma paródia, em seu programa eleitoral, do comercial da Friboi com Roberto Carlos

tiririca roberto carlos friboi
Paródia de Tiririca rende processo (Pragmatismo Político)

A Sony diz que vai processar o deputado federal Tiririca, candidato à reeleição pelo PR, por violação de direito autoral, por conta da paródia da música “O portão”, de Erasmo e Roberto Carlos, em sua campanha (assista aqui). O advogado da Sony, José Diamantino, disse nesta quinta-feira (21) que enviou uma notificação a Tiririca para pedir a suspensão do uso, mas não recebeu resposta. Ele considerou o ato uma “afronta”.

O advogado do partido de Tiririca, PR, Ricardo Vita Porto, diz que a campanha de Tiririca está “espantada” com a reação da editora e não considera que houve exploração indevida de direitos autorais. Ele afirmou que a versão da música “é uma paródia, o que é liberado pela lei”.

No vídeo divulgado na TV nesta semana, Tiririca aparece vestido Roberto Carlos e canta: “Eu votei, de novo vou votar. Tiririca, Brasília é seu lugar” (com a melodia da música “O portão”). Na propaganda eleitoral, Tiririca está sentado em uma mesa de refeição e mostra um bife, em referência ao comercial da empresa Friboi, que foi estrelado por Roberto Carlos. “Que bifões, bicho”, diz o comediante e político.

José Diamantino enviou uma notificação ao YouTube denunciando o uso indevido da música no vídeo que estava publicado no site. O YouTube tirou o vídeo do ar na quarta-feira (20), e indicou na página a reivindicação de direitos autorais da EMI (a editora é atualmente parte do grupo de edição musical controlado pela Sony).

Segundo o advogado da editora, também pode caber neste caso, além da exigência de suspensão da música por violação de direitos autorais, um pedido indenização por danos morais a Roberto Carlos. Mas ele disse que a Sony ainda vai consultar Roberto Carlos sobre este possível pedido. O cantor está em viagem internacional, para divulgação no mercado latino da música “Ese tipo soy yo”, e ainda não se pronunciou sobre o caso.

247 e G1

Recomendados para você

Comentários

  1. Guiherzog Postado em 22/Aug/2014 às 12:06

    Ese tipo soy yo?!?!?!?! kkkk deixa o tiririca ler isso

  2. Grey Postado em 22/Aug/2014 às 12:11

    Paródias são protegidas por lei, a menos q venham a causar danos a imagem do criador original, o que não foi o que aconteceu nesse caso. Por mais que eu não seja um fã do Tiririca, espero que a justiça aponte isso e a propaganda que ele fez volte ao ar.

  3. Repik Postado em 22/Aug/2014 às 12:23

    Esse é um exemplo claro para derrubar qualquer tentativa de diferenciação paulista com relação ao nordeste. Elegeram essa coisa como o deputado mais votado do país, e ainda tem coragem de falar que paulista é que sabe votar, o que denota um preconceito intrínseco apenas ao colocar algo dessa natureza. Além do mais falam tanto em renovação e estão sob o mesmo governo desde 1994, lá se vão 20 anos reelegendo o mais do mesmo e mesmo correndo o risco de ficar sem água nas torneiras vão reeleger novamente em primeiro turno o mais do mesmo. E ainda querem sair com a panca por ai dizendo que paulista é culto e sabe votar???? Faz-me rir, é apenas um bando de marionetes na mão da mídia oposicionista, e pior, não se dão conta disso e ficam com o rei na barriga!!!

    • Denisbaldo Postado em 22/Aug/2014 às 13:35

      São Paulo não é um Estado somente, é um país. 45 milhões de habitantes, 1/3 do PIB do seu país é aqui produzido. Aqui temos imbecis de todo o mundo, principalmente de um lugar chamado Brasil. Infelizmente pra você e para outros que nos odeiam gratuitamente, São Paulo não é uma escolha, é uma necessidade.

      • Thiago Teixeira Postado em 22/Aug/2014 às 14:12

        São Paulo é um país? OK! Quer experimentar fechar as fronteiras? Adote o inglês como língua oficial pode preparar o bolso para importar energia elétrica, petróleo, soja, milho, celulose, minério de ferro, manganês, leite, carne, arroz, feijão ... quer que eu continue?

      • poliana Postado em 22/Aug/2014 às 14:25

        mais um posicionamento preconceituoso do denisbaldo!e é claro q esses imbecis a q vc se refere, são qq um, menos os paulistanos ou paulistas "originais" não é denisbaldo? vem cá, e maluf...tb são os nordestinos q votam nele e o elegem? os exemplos são infinitos, posso te dar mais..mas é claro, os imbecis são os outros q não os paulistas e paulistanos não é? ou melhor, são os nordestinos, de acordo com o seu ponto de vista né?! pq vc n propõe tb um viés separatista assim como o rio grande do sul tentou no passado? sp n é um país?!

      • Allysson W. Postado em 22/Aug/2014 às 15:12

        O Thiago Teixeira disse tudo...

      • Denisbaldo Postado em 22/Aug/2014 às 23:22

        Fazer o quê né, nós somos odiados e nem nos damos conta disso às vezes. Se São Paulo fosse um país seria o vigésimo mais rico do mundo. Thiago, vocês estariam loucos para nos vender tudo o que você falou. Mas mesmo assim, continuamos a aceitar todos os povos e línguas que não obtiveram sucesso e felicidade em sua terra de origem.

      • Denisbaldo Postado em 22/Aug/2014 às 23:33

        Thiago, se você prestar atenção no hino nacional: "Ouviram do Ipiranga..." Para seu conhecimento o Ipiranga é em São Paulo e aqui ocorreu a Independência do Brasil. Portanto, se alguém deve mudar de língua não somos. Vai estudar por favor, você é tão pobre em seus comentários. Tadinho, não sabe que aqui está a riqueza que o PT tanto se orgulha. Até o PT foi fundado aqui. Quer saber, chora!

      • Thiago Teixeira Postado em 23/Aug/2014 às 10:12

        Vixi, apelou!!!! kkkkkkkkkkkkk Estamos discutindo democraticamente Denisbaldo, aliás, eu concordo com muitas das suas ideais, e quando divergimos faço um contra pondo de maneira sadia, e as vezes, até provocativa para estimular um debate. Se eu te ofendi de alguma forma de desculpe. Mas cá entre nós, paulista é tudo POSER!!!!!!!!!!!!! (lembrando que eu sou um).

      • Repik Postado em 23/Aug/2014 às 13:10

        Querer tirar a responsabilidade dos paulistanos na eleição dessa aberração é negação da realidade amigo. Não há o que dizer, contra fatos qualquer transferência responsabilidade se chama negação, um dos mecanismos de defesa mais arcaicos e imaturos da nossa personalidade. Além disso esses comentários de querer salientar a incapacidade dos paulistanos são um reação a milhares de postagens dos próprios paulistanos que vivem se gabando que são diferenciados, que são a nata da cultura e da sabedoria e que se alguém segue outra linha de pensamento é porque são pobres, necessitados e acima de tudo ignorantes. A prática tem demonstrado que a ignorância vive ao lado da soberba, e o fato de vocês assumirem nitidamente o discurso da mídia sem um reflexão mais profunda dos fatos, demostra tão somente que vcs não passam de marionetes manipuladas de acordo com o editorial e interesse dos meios de comunicação.

    • Emboabalino da Silva Postado em 23/Aug/2014 às 15:20

      São Paulo é aquele lugar que foi formado por ladrões, estupradores, fugitivos da lei e toda espécie de pária da europa? Aqueles cujos filhos bastardos eram assassinos mercenários e ladrões que se intitulavam bandeiras? É aquele mesmo tão cheio de ladrões e aproveitadores que foi escrito um livro na Itália intitulado "Brasil, o país para o qual não se deve imigrar' pois os imigrantes eram enganados, roubados e explorados pelos barões do café? É aquele mesmo cuja polícia foi formada por jagunços dos barões do café, assassinos, estupradores, inclusive muitos deles vindos do nordeste, fugidos de vinganças familiares? Que legal, seria um país interessante.

  4. Raisa Vargas Postado em 22/Aug/2014 às 12:41

    Cara, acho que essa "aversão" geral ao falar do Tiririca é uma das mais notáveis manifestações de preconceito, com ares de "consciência política". Não sou eleitora em São Paulo, e mesmo que fosse, duvido muito que dentre as opções de candidato, me sobrasse só o Tiririca, mas até onde eu saiba, ele teve um bom desempenho no mandato dele. Comparecia às sessões, tinha projetos, e se esforçava pra superar as dificuldades advindas da sua falta de instrução. Um bom representante do povo não se faz só com cultura formal, mas principalmente, com boa vontade.

  5. Rodrigo Postado em 22/Aug/2014 às 12:45

    Que rei perneta mais chato!!

  6. leonardo Postado em 22/Aug/2014 às 12:52

    Repik, voce sabe a quantidade de nordestinos que votam em SP ?

    • poliana Postado em 22/Aug/2014 às 14:26

      não mais q os paulistas e paulistanos "originais"..mas jogar a culpa por todos os males e problemas de sp em cima dos nordestinos fica fácil não é leonardo!? muito cômodo pravcs paulistanos e paulistas "originais"!

      • Denisbaldo Postado em 22/Aug/2014 às 23:35

        Nossa Poliana, quanto ódio dos paulistas... é inveja? ou burrice? coisa boa não é.

      • poliana Postado em 23/Aug/2014 às 00:26

        inveja de um povo tão arrogante e preconceituoso denisbaldo?! não, obrigada! te garanto q sou muito feliz aonde eu nasci, na minha terra maravilhosa, e agradeço a deus por ser bem sucedida e n precisar babar ovo de vcs sudestinos!!! burro é quem acredita ser superior a tudo e a todos, é quem acha q o estado e sua cidade é o centro do universo e q o brasil se resume a ele! ou melhor, quem acha q seu estado é um país e abre a boca pra dizer q recebe bem todos os povos de todos os lugares, inclusive os nordestinos!! faz-me rir!!!!

    • Repik Postado em 23/Aug/2014 às 13:08

      Querer tirar a responsabilidade dos paulistanos na eleição dessa aberração é negação da realidade amigo. Não há o que dizer, contra fatos qualquer transferência responsabilidade se chama negação, um dos mecanismos de defesa mais arcaicos e imaturos da nossa personalidade. Além disso esses comentários de querer salientar a incapacidade dos paulistanos votarem são um reação a milhares de postagens dos próprios paulistanos que vivem se gabando que são diferenciados, que são a nata da cultura e da sabedoria e que se alguém segue outra linha de pensamento é porque são pobres, necessitados e acima de tudo ignorantes. A prática tem demonstrado que a ignorância vive ao lado da soberba, e o fato de vocês assumirem nitidamente o discurso da mídia sem um reflexão mais profunda dos fatos, demostra tão somente que vcs não passam de marionetes manipuladas de acordo com o editorial e interesse dos meios de comunicação.

      • poliana Postado em 23/Aug/2014 às 18:34

        perfeito repik!! parabéns pelo comentário!!

  7. Caio Cartaxo Postado em 22/Aug/2014 às 13:30

    Normal, a Sony tem essa mania de processar tudo e todos, empresinha de merda. Como o Michael Jackson disse "Sony Sucks".

  8. Jonas Schlesinger Postado em 22/Aug/2014 às 13:45

    São Paulo. Ô lugar ruim. Povo preconceituoso querendo ser superiores aos demais. Nordestino é besta de ainda dar uma chance de morar naquela porcaria. Corrupção, os crimes mais bárbaros acontecem nesse chão de caipiras (com o R caipira), Datena, Rezende e muitos outros nasceram lá. E ainda por cima tá enfrentando racionamento e pra completar o dito cujo Alquimista passando a mão nas águas do RJ segundo uma leitora. Ou seja o Nordestino é burro por natureza, vai para um lugar pra sofrer discriminação. Mas em alguns casos dá até certo como no caso do Tiririca que, não aguentando a vida de palhaço, vai se reeleger da forma mais patéticas. Enfim o paulista já deixou de ser inteligente há muito tempo.

    • Jonas Schlesinger Postado em 22/Aug/2014 às 13:51

      Desculpa minha falta de informação sobre o Rezende ele é do RJ, mas se cria no SP.

    • Denisbaldo Postado em 22/Aug/2014 às 13:53

      Rezende é carioca. Repito. São Paulo não é um Estado somente, é um país. 45 milhões de habitantes, 1/3 do PIB do seu país é aqui produzido. Aqui temos imbecis de todo o mundo, principalmente de um lugar chamado Brasil. Infelizmente pra você e para outros que nos odeiam gratuitamente, São Paulo não é uma escolha, é uma necessidade.

      • Jonas Schlesinger Postado em 22/Aug/2014 às 14:48

        Já me corrigi. Então se sp é a mãe então que mãe mais ingrata hein. E sim SP é um lugar ruim, ruim pra se morar, ruim pra passear, ruim para quem é de outros lugares. Eu tô particularmente da única vez que fui aí não sofri preconceito, nem quando vou pro RS sofro preconceito, mas estou ciente que caboclos como vc e tantos outros tratam os nordestinos como inferiores. E mesmo não sendo nordestino de nascença eu me sinto um. Aliás ninguém aqui de Fortaleza se sente nordestino, esse título a gente nem usa. Parece que aqui no Nordeste temos duas classes: os nordestinos e os fortalezenses. Kk mas prefiro morar aqui na Aldeota, passear nas praças do Dionísio Torres, ir ao Iguatemi, ir a barraca na praia do futuro, ir ao Meireles, ir ao cinema e afins. Aqui onde moro já tem tudo o que eu quero. São Paulo pra mim é prescindível.

      • Jonas Schlesinger Postado em 22/Aug/2014 às 15:40

        Nuss Denisbaldo vc é um pseudo esquerdista então? Vota no Aécio, no Alckmin. Porque é muito irônico o povo do nordeste vota na Incompetenta, esta que vc quer no poder e ainda tu xingas eles. Enfim é por isso que o Brasil é um país de marmita, tem cada peão que fala merda por aqui...

      • Jonas Schlesinger Postado em 22/Aug/2014 às 15:45

        São Paulo é conhecido nacionalmente como a terra da violência contra as mulheres. Todos os dias várias levam coças de seus companheiros. Só pra efeito de comparação aqui onde moro acontecem menos casos de violência contra as mulheres. E me digam aonde aconteceu a cúpula dos BRICS onde criaram o banco?

      • Jonas Schlesinger Postado em 22/Aug/2014 às 15:48

        !!! Apesar de eu achar o sul um dos melhores lugares pra se morar, acho o nordeste maravilhoso. As praias daqui são as melhores do Brasil, o clima estável contribui para qualquer um que esteja querendo férias. A gringalhada adorou passar por aqui. Aí em Sampa a fan fest foi onde? Numa praça? Kkk aqui foi numa praia linda , e isso não troco nem a pau.

      • Rodrigo Postado em 25/Aug/2014 às 09:06

        Tu é muito otário mesmo em, fez faculdade pra isso? São Paulo é tudo isso que vc diz e muito mais, mas isso graças a todas pessoas que saíram de seus lugares de origem para tentar a vida aí. Estou pra ver pessoa mais preconceituosa que você. Cara procura um psiquiatra, tá precisando.

    • Joker Postado em 22/Aug/2014 às 14:06

      Parabéns, champs, continue generalizando. Aliás, passe-me seu endereço para eu enviar seu diploma de estupidez. Mas não rasgue não, viu? Guarde seu ódio para uma ocasião mais oportuna.

    • poliana Postado em 22/Aug/2014 às 14:30

      jonas, até q sp n é um terra ruim...gosto de lá..O Q MATA É A SOBERBA E A ARROGÂNCIA DAKELE POVO, q como vc disse, se acha superior a tudo e a todos! e os nordestinos q vão pra lá, tenha certeza q n é por pura e espontânea vontade não..é por necessidade mesmo! se eles n tivessem nascido numa região historica e geograficamente paupérrima, q n lhes dão a mínima condição de levar uma vida digna, certamente eles n "escolheriam" sp pra viver.

      • Denisbaldo Postado em 22/Aug/2014 às 23:28

        O que mata é o preconceito de vocês. E a inveja também. A inveja mata. Hoje mesmo conversei com um garçom nordestino amigo meu e ele estará passando as férias de janeiro em seu Estado de origem. Serão 4 passagens de avião e um mês de férias no Piauí. Pergunte a ele se quer voltar para o Nordeste e se São Paulo é mesmo ruim.

      • Jonas Schlesinger Postado em 23/Aug/2014 às 02:02

        Não, espera, eu não vi isso kkkkkkkkkkk bah manow inveja de São Paulo! De São Paulo! Preconceito? Kkkkkkkkkkkkkkkk cara eu ia dormir agora, mas não sem comentar. Ficou maluco? Eu preferia ir ao Acre do que pisar aí na tua terra que só tem preconceituoso, tua terra de sangue azul, tua terra de realeza. Para de palhaçada! Os paulistanos puros, com pedigree, são um bando de preconceituosos e vc é a prova viva disso. Tanto que dispensa os demais 25 estados. Teu estado é tão importante que, segunda uma leitora daqui, disse num post que o governo daí tá roubando água do RJ. Eu nunca sofri um preconceito, talvez como o Thiago disse minha aparência sulista contribui, mas eu vejo que se eu tivesse nascido aqui seria outra realidade. Faz o seguinte, nasça na Europa, pra ser besta nascer em Sampa não é suficiente. Tem parente europeu amigo? Parente de primeiro grau? Se acha não pai dos gaudérios kkk agora sim vou dormir.

  9. jose campos Postado em 22/Aug/2014 às 13:46

    Repik,vc tem toda razão,moro em Sp e realmente a populaçao é anestesiada pelo PSDB em conluio com a Globo e a midia paulista....querem a renovação federal mas esquecem as mazelas dos tucanalhas aqui ha 20 anos

  10. poliana Postado em 22/Aug/2014 às 14:20

    roberto carlos só pensa em dinheiro, nunca vi! como ele, acho q só a paula lavigne, e olhe lá! deus me livre! agora vcs entendem os "ajustes" q ele tanto insistiu ao se referir às biografias não autorizadas...conseguiram entender o cerne da questão? por muito dinheiro ele até "voltou" a comer carne vermelha em rede nacional, lembram? dinheiro...é tudo q o roberto carlos quer!

  11. Luiza Postado em 22/Aug/2014 às 15:25

    Acho que nem é mais dinheiro ali, acho que o " título" subiu a cabeça. Babaram tanto o ovo dele com essa história de rei, que ele pensa que o soberano...só que é de rei da frescura, da idiotice, da soberba...Estou lendo o livro do cara que ele processou que escreveu a biografia e cada vez se torna mais claro isso na minha mente. Não vou dizer que ele não gosta de dinheiro, que estaria mentindo. Ama! Mas o seu 'título de nobreza' deve ser mais importante que isso.

  12. Jonas Schlesinger Postado em 22/Aug/2014 às 15:51

    Agora voltando ao Tiririca, esse devia tomar vergonha na cara e parar de usar seu jeito humorístico pra se reeleger. O país já tá um verdadeiro circo, agora com mais um palhaço. Quem vota nele, tanto faz ser nordestino ou não, também são uns palhaços. Ficarão sem água só pra criarem vergonha na cara. Seus trouxas.

  13. Danila Postado em 22/Aug/2014 às 16:11

    O Tiririca não vai tomar vergonha na cara enquanto estiver recebendo votos. Cada um vende o que tem. Mas voltando ao x da questão... quanto exagero sobre a tal paródia. Não acho que denegriu a imagem do "sangue azul", e espero que o "majestade" não decida processá-lo.

  14. jorge Postado em 22/Aug/2014 às 21:05

    Aécio com medo Tiririca tem mais propostas que Aécio Neves. E agora Florentina ? http://aecionevesnao.blogspot.com.br/2014/07/tiririca-tem-mais-propostas-que-aecio.html

  15. João Paulo F. de Assis Postado em 22/Aug/2014 às 23:48

    Causa-me preocupação ver acusações entre paulistas e outros brasileiros. Eu sou mineiro, e tenho visto paulistas muito antipáticos, desses de fazer escândalo dentro de restaurante porque um fio de cabelo caiu na sopa ou na salada. Pude sentir olhares de reprovação de paulistas numa lanchonete em Mariana MG, porque cometi a heresia de pedir uma fatia de pizza e um copo de café preto. Mas também tenho conhecido paulistas que eu considero altamente honroso para o nosso Estado acolhê-los. Gente como o Professor Paulo Castagna, que pesquisou e resgatou muitas partituras de música colonial mineira, que ficariam na ignorância de todos se ele, continuando o trabalho do Professor Kurt Lange, não fizesse essas pesquisas. Gente como a Professora Maria José Ferro de Souza que reuniu e catalogou em ordem alfabética 134 mil processos de habilitação ao matrimônio, no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana. No entanto, esses dois beneméritos paulistas nem foram agraciados pelo Governo de Minas com a Medalha da Inconfidência, a que fazem jus, muito mais do que muitos que foram agraciados. Então não podemos cometer o erro das generalizações. Toda a generalização é odiosa.

    • Denisbaldo Postado em 22/Aug/2014 às 23:58

      Concordo com você. Sou paulista mas tenho vergonha da atitude de muitos deles. Mas é horrível ser atacado e ainda responsabilizado pela eleição do Tiririca quem nem paulista é. Muitos brasileiros são bem sucedidos aqui e São Paulo é a locomotiva do país. Mas nem tudo são flores. O que mais me entristece é que as pessoas são movidas pela destruição e não pela construção. Isso é ódio barato, sem causa.

      • poliana Postado em 23/Aug/2014 às 00:33

        e mais uma vez vc está dizendo q o tiririca n foi eleito pelo eleitorado paulista/paulistano denisbaldo, pelo simples fato de ele n ser de sp, logo, seus eleitores tb n são, quem o elegeu foram os nordestinos q moram em sp. é isso q vc está falando aki há tempos!! vc por acaso teve acesso à origem de todos os votos de tiririca? viu q mais de um milhão de votos q ele recebeu, em sua totalidade, foi do povo nordestino!!?? desde o início vc quer provar por a + b, q pelo fato de ele n ser paulista/paulistano, e pelo fato de em sp viverem milhões de nordestino, logo, foram eles q elegeram o tiririca!! seu preconceito está visceralmente claro em seu discurso..e vc dizer q eu sou burra, invejosa e tenho ódio gratuito dos paulistas q SEMPRE ACOLHERAM OS NORDESTINOS DE BOA????????? é sério????!!

      • Thiago Teixeira Postado em 23/Aug/2014 às 10:33

        O simples fato de insistir nessas colocações arrogantes típicos dos jargões da Mooca dos anos 60, como "São Paulo é locomotiva do país", "São Paulo é um pais", "Paulista é bem sucedido" e blábláblá, quem está cultivando o ÓDIO é o senhor. Para sermos um país "gigante pela própria natureza", todos tem o seu papel nem mais ou menos que ninguém, inclusive o Amapá.

    • Thiago Teixeira Postado em 23/Aug/2014 às 10:26

      Pô João, pizza com café preto???? kkkkkkkk Vocês mineiros tem estomago da avestruz!!! Eu adoro Minas, morei um ano na região de Caxambu, São Lourenço, Itamonte ... me rendi a comida mineira e é a minha preferida. Mas é aquilo que você falou, há pessoas e pessoas, lógico que nem todo paulista é estrela e nem todo nordestino é bonzinho!!!!

      • João Paulo F. de Assis Postado em 24/Aug/2014 às 20:44

        Ô Thiago, eu fui original. É melhor do que beber com Coca-Cola como muitos fazem, misturando Itália com Estados Unidos, quando deveriam acompanhar com um bom vinho. Sem contar que o Ph de um copo de refrigerante é 2,5, portanto, 100.000 mais letal para o sistema imunológico. E depois, o meu espírito nacionalista não admite copiar uma moda estrangeira sem lhe dar um toque brasileiro. Nesse particular sou como o Coronel João Amado, pai do Jorge Amado, que quando Zélia Gattai foi conhecer os pais do seu noivo, fez uma macarronada e o Coronel depois de servir-se colocou farinha sobre o molho.

  16. Jonas Schlesinger Postado em 23/Aug/2014 às 11:44

    Cara por que tu não falas mal quem é do Rio Grande do Sul? Por que não tem preconceito com cariocas? Por que só o nordeste? Essa pregação que vc faz ao afirmar coisas do tipo "paulista/paulistano nativo ou puro" me lembra uma pessoa que morreu há 69 anos. Se liga.

  17. Pricila Postado em 24/Aug/2014 às 17:18

    E pensar que nem criativo não se pode ser mais neste país! Por esse e outros motivos os artistas são os primeiros a serem perseguidos nas ditaduras.