Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 21/Aug/2014 às 22:22
9
Comentários

Soninha é impugnada pela Lei da Ficha Limpa

A candidata a deputada federal Soninha Francine, conhecida por evocar discursos éticos e moralizantes, foi considerada Ficha Suja. Ao todo, 497 candidaturas foram impugnadas com base na Lei da Ficha Limpa

soninha francine ficha limpa
Soninha Francine teve a candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa (divulgação)

No primeiro dia de campanha eleitoral na TV, o Ministério Público Federal divulgou os dados de candidaturas impugnadas por irregularidades nos pedidos de registro. Em todo Brasil, foram 4.115 candidatos impugnados sendo 497 em ações decorrentes da Lei da Ficha Limpa (135/2010). Entre os estados, São Paulo lidera com 2.058 candidatos barrados, seguido de Minas Gerais, com 1.308.Após os apontamentos de casos possíveis de impugnação, cabe à Justiça Eleitoral analisar os pedidos e decidir se defere ou não os registros das candidaturas.

Os recursos das ações já julgadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais serão analisados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Entre os candidatos flagrados pelo Ficha Limpa, 254 forma impugnados devido a rejeição de contas em gestões anteriores.

Para fiscalizar de maneira efetiva as candidaturas, o Ministério Público Federal mirou a ausência de quitação eleitoral, a ausência de certidões criminais, a falta de desincompatibilização, dentre outros motivos. “A expectativa é que, nas próximas eleições, partidos e candidatos estejam mais atentos às exigências legais para requerer o registro de candidatura”, afirma o procurador regional eleitoral de São Paulo André de Carvalho Ramos.

Soninha Francine enquadrada

Soninha Francine foi enquadrada como ficha suja pelo MPF por causa de contas da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), órgão que administrou durante os anos de 2011 e 2012. A candidata a deputada federal pelo PPS promete, porém, manter a campanha normalmente até a decisão final do TRE-SP.

De acordo com a ex-vereadora, a situação “não se enquadra” na Lei da Ficha Limpa, pois ela não era mais responsável pela pasta na época das contas que foram analisadas. “Estamos recorrendo e aguardando”, disse.

VEJA TAMBÉM: Ficha Limpa: Arruda e Jaqueline Roriz estão inelegíveis

Mesmo afirmando que é “impossível saber” o que será decidido pelo TRE-SP, Soninha diz que as contas estavam “expressamente dentro do que determina a lei” e que está confiante no resultado positivo para ela.

Soninha afirma que, mesmo com seu destino incerto nas eleições deste ano, vai fazer campanha pelas ruas como se estivesse com a situação regular.

com agências Brasil e Estado

Recomendados para você

Comentários

  1. vigilante Postado em 21/Aug/2014 às 18:26

    Quero ver dar na Espn, onde são loucos por ela !

  2. Thiago Teixeira Postado em 21/Aug/2014 às 18:28

    Subaco = Superintendência do Boicote Artesanal nas Comunidades. Depois é o PT que incha a máquina pública.

    • Carlos Saraiva Postado em 22/Aug/2014 às 18:32

      Gênio!

  3. Onda Vermelha Postado em 21/Aug/2014 às 19:02

    Háháhá! Soninha tá "sujinha"! O seu "amigo" Serra também foi convocado pela Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre um certo e-mail suspeito quando era governador de Sampa (2006-2010) por conta do escândalo do Trensalão da Alstom/Siemens....chuuupa tucana!

  4. Ingrid Postado em 21/Aug/2014 às 20:59

    Chupa tucana? quem chupa somos nós, esses dois partidos são mesmo farinha do mesmo saco.

    • poliana Postado em 21/Aug/2014 às 21:18

      bom mesmo é a marina silva né?!

  5. Stella Postado em 21/Aug/2014 às 22:02

    Soninha, até tu??? kkkkkkk Por essa eu não esperava.

  6. Roberto Pedroso Postado em 22/Aug/2014 às 11:49

    Alguém se lembra quando ele se aliou a Serra na ultima campanha presidecial além de ter a leviandade de afirmar que quando ocorreu a paralisação do metrô em São Paulo(ano de 2010)veio atraves das redes sociais escrever que aquilo era ato de Petistas,essa senhora fez tal afirmação sem ter nenhuma prova.Além de ter sido da base de apoio de Kassab,(quando era vereadora em são Paulo)onde conseguiu com isso o cargo de subprefeita em Cidade Tiradentes(se não me falha a memória),ela se desfiliou do PT por discordâncias éticas e se alia a Serra e Kassab logo em seguida ou seja não inspira nenhuma credibilidade ou confiança.

  7. Maurício Ruiz Postado em 25/Aug/2014 às 08:04

    É, quem diria. Será que é culpada mesmo? Mas concordo com os comentários acima. Quem chupa somos nós. Pois é, quando encontraremos algum político honesto neste país?? (Nossa que frase utópica , kkkk)