Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 07/Aug/2014 às 12:33
67
Comentários

Somos todos “esquerda caviar”?

Você está descalço e com uma folha de parreira escondendo os genitais? Não? Lamento, você é esquerda caviar

Rafael Lusvarghi esquerda caviar juiz
Rafael Lusvarghi, um dos ativistas chamado de ‘esquerda caviar’ pelo juiz Marcelo Matias Pereira (divulgação)

Fábio Hideki Harano e Rafael Lusvarghi não portavam explosivos, afirmou laudo técnico do Gate (grupo anti-bombas da PM) e do Instituto de Criminalística.

Um levava uma lata de spray fixador de tintas em tecidos e o outro um frasco de achocolatado.

Presos no último dia 23 de junho em um protesto contra a Copa, permanecem encarcerados e o laudo é uma atenuante mas a liberdade ainda parece longínqua. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os falsos explosivos não são as únicas provas. Pesam ainda danos ao patrimônio, associação criminosa, desobediência e resistência.

Na última sexta-feira, ambos tiveram mais um pedido de liberdade negado. O juiz Marcelo Matias Pereira, da 10ª Vara Criminal, reafirmou que trata-se de “black blocs que atentam contra os poderes constituídos, desrespeitando as leis e os policiais que têm o dever de preservar a ordem, a segurança e o direito de manifestação pacífica.”

VEJA TAMBÉM: Juiz que inocentou Danilo Gentilli é o mesmo da ‘esquerda caviar’

E mais, que como black blocs não passam de “esquerda caviar”.

“Além de descaradamente atacarem o patrimônio particular de pessoas que trabalham para conquistá-lo, sob o argumento de que são contra o capitalismo, mas usam tênis da Nike, celular, postam fotos no Facebook e até utilizam uma denominação grafada em língua inglesa, bem ao gosto da denominada esquerda caviar.”

O juiz se baseia, e julga, em laudos e provas e testemunhos concretos ou conforme sua ideologia política?

A patética definição rodrigoconstantinesca subiu na tribuna. O neologismo que visa desqualificar a ideologia socialista é sacado sempre que possível, sobretudo em atos individualizados.

Um socialista que sonegue impostos suja a ficha de todo mundo. Mas um capitalista não? Se ele o fizer, está dentro do previsto? É isso?

É curioso que se veja “hipocrisia naqueles que defendem causas nobres muito mais para parecer ‘legal’ que por causa dos resultados concretos daquilo que prega” (autor supra-citado). Uma coisa não exclui a outra, é tão difícil assim entender?

Segundo esse raciocínio, a madame dos jardins que ajuda uma instituição social também está sendo hipócrita. Por sua tendência político ideológica individualista não deveria ajudar ninguém. Ou podemos denúnciá-la como “direita cachaça”.

Desprovido de provas concretas, o juiz Marcelo Matias Pereira — o mesmo que absolveu Danilo Gentili da acusação de racismo, depois que ele ofereceu bananas a um jovem negro — resolveu mirar no abstrato.

Você, leitor, está descalço e com uma folha de parreira escondendo os genitais? Não? Sinto informar, você é esquerda caviar.

Mauro Donato, DCM

Recomendados para você

Comentários

  1. eu daqui Postado em 07/Aug/2014 às 12:39

    Vc sabe o que é caviar? Eu já vi, já comi e quis vomitar.

  2. Milton Campanhã Postado em 07/Aug/2014 às 12:41

    Estou vestido, assim como eles, mas não uso nike pois é caro (coisa de burgues). E não, não sou esquerda caviar, sou trabalhor, pago impostos, plano de saúde pois a saúde pública é uma merda, estudo em escola particular pois o ensino público é uma merda e tenho carro financiado, aproveitando a redução do IPI. Entretanto, nada disto me dá o direito de sair por aí pichando muros, destruindo o patrimônio alheio.... e também não aceito que pichem minha casa ou destruam meu patrimônio, pois foram anos e anos de labuta para conseguir um pouco mais de conforto para minha família. Cidadão de bem tem direito à propriedade e liberdade individual... a estes marginais, CADEIA!!! E fico pasmo, como um site destes pode se dizer democrático, se fazem censura aos comentários, precisando 'ser aprovado'.

    • eu daqui Postado em 07/Aug/2014 às 12:49

      Então sou burguesa com satisfação pq após quase 30 anos de trabalho, posso e mereço usar nike. Mas de caviar não gosto: é cocô de barata marinado. Prefiro abará.

      • .waldez Postado em 08/Aug/2014 às 22:43

        Como discutir , dialogar com uma criatura cujo raciocínio é um primor da mais atrasada retórica servil , dessas que se orgulha por ter durante trinta anos lambido a baba que devia escorrer pela boca de algum tubarão e por usar um produto que deveria abrigar seus pés considerar-se burguesa? seria pobreza de espírito ? esquizofrenia comportamental individualista ? ou falta de solidariedade associada ao desprezo pelos valores da cidadania.

      • EU DAQUI Postado em 13/Aug/2014 às 15:31

        KKKKKKK Incomoda alguém vencer com trabalho honesto, né? é a recoroação de meu sucesso. Grata. KKKKKKKKKKKKK

    • Administrador
      Moderação Postado em 07/Aug/2014 às 12:52

      Olá Milton. A moderação de comentários é uma prática recorrente em qualquer sítio que preze pelo bom senso. Isto ocorre para que sejam evitados spams, floods, trolls, agressões e manifestações de preconceito ou atitudes que se enquadrem em ilegalidade jurídica. Milton, o seu comentário foi integralmente aprovado em um site que você considera 'censor'. Sugerimos que tente uma vez ao menos comentar no site da revista Veja posicionando-se contrariamente ao conteúdo publicado.

      • Aleluia Postado em 07/Aug/2014 às 13:59

        Já tentei comentar na revista Veja... É ridículo, eles só aprovam o que vai de acordo com as reportagens deles.

      • Luis Postado em 07/Aug/2014 às 15:28

        aleluia(kkk) agora entendi pq n tinha nenhum comentario contrario à matéria no site da Veja, acho que é pra fazer as pessoas pensarem que todos concordam com a revista.

      • Rodrigo Postado em 07/Aug/2014 às 15:52

        (Outro Rodrigo) Reconheço: meus únicos comentários não "aprovados" foram aqueles que contavam com links diversos, referentes às informações que citei. Nas demais vezes, sempre foi permitida a postagem; em que pese o descontentamento de alguns com opinião total ou parcialmente divergente, que fuja da hegemonização. No mais, Milton, compartilho de sua indignação quanto à tolerância à agressão aos direitos e conquistas alheias - possuir um veículo, conseguir comprar um bem, após muito trabalho, conseguir financiar uma casa em 35 anos, ter de se desdobrar para pagar, ainda, plano de saúde e escola, nada disso faz de você um nazi-escravagista-racista-homofóbico e etc. Ao contrário, mostra o comprometimento quase total de sua renda para fazer frente à deficiência na prestação dos serviços públicos essenciais. P.S.: já tentei comentar, também com opinião divergente, em famoso blog de "direita", mas, já passados alguns meses, até hoje não foi "autorizado" meu comentário.

      • Rhaic Piancó Postado em 07/Aug/2014 às 17:35

        muahahahahahahaha ~ nunca um comentário meu foi aprovado ra revista Veja. Já sou figurinha carimbada lá e inclusive fui chamado de esquerda-caviar há 3 meses por possuir e fazer uso incessante do meu smartphone Windows Phone (argumento no mínimo nonsense dos coxinhas). Ai pragmatismo político, cada vez mais me apaixono por vocês. Me comtemplam todos os dias. Todo dia é um texto maravilhoso que eu encontro por aqui. Estão de parabéns.

      • Ricardo Postado em 08/Aug/2014 às 09:56

        Perfeito!

      • eu daqui Postado em 08/Aug/2014 às 13:09

        Já fui censurada lá na Veja sim. Mas aqui eu já fui censurada mesmo sem me opor ao tema/doutrina e sem xingar. Provavelmente por ter opiniões mais independentes do que a média e, ao mesmo tempo, me identificar como mulher.

      • Tatá Postado em 09/Aug/2014 às 00:05

        CONCORDO, UMA COISA É CHECAR OS COMENTARIOS E OUTRA É CENSURAR. NÃO ENTENDO A CENSURA DE MEUS CCOMENTARIOS, NAO POSTO BOBAGENS NEM PALAVRAO, AO CONTRARIO, COMO SOU PROFESSORA TENTO FAZER COMENTARIOS COERENTES SEM DESRESPEITAR A ORDEM SOCIAL VIGENTE, ATÉ PORQUE SERIA UM EQUIVOCO FAZER ISSO PORQUE ENTÃO CENSURAM

      • Rodrigo Postado em 16/Jan/2015 às 14:09

        Pessoal do PP eu acho que há um defeito no sistema do site de vocês. Muitas vezes meu comentário não vai de primeira eu tenho que clicar várias vezes para conseguir enviar meu comentário. Eu acho que muitas pessoas podem confundir isto com censura, mas sendo formado em Ciencia da Computacao tenho percebido que pode ser um defeito no sistema. Pois quando eu tento muitas vezes sempre consigo postar meus comentários. Ah! A propósito: obrigado por trazer algumas informações diferentes do que as porcarias da mídia convencional. Espero que vocês sejam sempre mais imparciais, vejo algumas tendências de vez em quando. Mas gosto quando a verdade aparece outras vezes. Avaliação minha: estão bem. Mas podem ser excelentes ainda.

    • ckm666 Postado em 07/Aug/2014 às 18:23

      é, pro cara ser considerado "legítimo" tem que andar maltrapilho e estar jogado na sarjeta...ai tá certo, ao contrário, é um traidor do movimento...uahahahuhuahuahua

    • Thiago Netto Postado em 07/Aug/2014 às 19:37

      Milton, seu comentário é tão abjeto que você justificaria a tortura psicológica e o encarceramento de qualquer pessoa só porque a polícia prendeu justificando que eram vândalos. Se a polícia deve prender vândalos que o faça de maneira legítima. Não é espancando, ameaçando e mentindo que irão conquistar alguma justiça.

    • Bruno Postado em 08/Aug/2014 às 10:25

      Entenda por cidadão de bem Branco elitista e muquirana.relmente voce passou por anos e anos de labuta para conseguir um pouco mais de conforto para a SUA família.Porque a dos outros que se dane.Dane-se se um inocente vai para cadeia por provas forjadas!Dane-se se o outro passa fome e não tem onde cair morto!contanto que eu fique bem no meu mundinho confortável e limitado!Realmente você não é esquerda caviar pois na verdade voce é a direita pão com ovo.A direita que vendeu o seu caráter em troca de conforto material próprio.Real mente você tem razão que a saúde tá uma merda,a educação falida.Mas isso é por culpa de parasitas que nem você que só visam interesses próprios e manda os outros a merda.Aliás é da palavra próprio que vem o termo propriedade,termo que remete a egoístas que nem você.Que eu saiba você ainda vive em sociedade e os seus benefpicios como o seu carro financiado foi feito as custas de um operário explorado que no caso creio eu não seja você.pois duvido que você fabricou seu próprio carro.Então já que voce quer ser tão individualista vaiviver numa floresta e abandone a vida em sociedade seu parasita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

      • Cristovao Postado em 08/Aug/2014 às 13:44

        Parabéns bruno!, mando bem demais !

      • Rodrigo Postado em 08/Aug/2014 às 16:56

        (Outro Rodrigo) Bruno, sem ironias, nem provocações, apenas querendo saber sua opinião: em um caso tal, um trabalhador, tendo quase toda sua renda comprometida com parcelamentos, financiamentos, plano de saúde e ou gastos com serviços privados, ante a baixa qualidade do público, é prontamente um parasita, um aproveitador? Conheço e atendo pessoas das mais diversas faixas de renda, mesmo em localidades rurais, vendo muito trabalho, "cada um por si" de parte e a caridade/ajuda de outra parte – independentemente da faixa de renda. Nesse sentido, curiosa é a situação de cliente em particular, de boa condição financeira, que, ao longo dos anos e na medida do possível, paga escola e faculdade de muitos, familiares ou não. Mas, quando da formatura/casamento destes, quase nunca é lembrado na hora do convite para a celebração. A ajuda, o auxílio ao irmão, não é dever legal, mas moral, gratificante e edificante, especialmente quando o irmão a aproveita e se propõe à contrapartida do esforço pessoal. Mas, quem centra suas forças na família, busca a melhor educação intelectual e moral para seus filhos, uma vida de algum conforto, não pode ser prontamente qualificado como alguém que estaria a roubar pão da dispensa de um menos favorecido. Isso ou admitiríamos um círculo vicioso, uma sociedade de ladrões, pois estaríamos todos a roubar de alguém alguma coisa, aí incluído os Governos, que estariam a explorar a força de trabalho ou o intelecto dos cidadãos servidores.

    • João Vitor Postado em 08/Aug/2014 às 21:48

      Responda aos censores, Milton! Ou não perca tempo... É tudo culpa dos PTralhas mesmo, não é? Rs.... Cada uma, viu....

  3. Milton Campanhã Postado em 07/Aug/2014 às 14:00

    Olá Moderação, Posso até concordar com argumentos em relação aos spams outros 'robôs', mas quanto a agreções e manifestações de preconceitos ou atitudes que se enquadrem em ilegalidade jurídica? Então voltemos ao âmago da questão: "agressões, atos de preconceitos (contra sociedade capitalista), depredação de patrimônio, atentado à ordem pública, entre outras atitudes que se enquadraram em ilegalidades jurídicas (fato típico e anti-jurídico). Lá vocês consideram prisão arbitrária de ativistas por um juíz esquerdista, aqui é apenas moderação para manter à ordem e zelar pelo bom senso!

    • D.A.F.C. Postado em 07/Aug/2014 às 14:36

      Ai, ai, Sr. Milton... o sr. está mais preocupado com a acusação da depredação de objetos (que não há provas concretas, apenas "testemunhos" de POLICIAIS, diga-se de passagem) do que com a liberdade de dois seres humanos, nossos pares? Por pensarem e agirem de maneira que chame a atenção da sociedade, conclamando a construção de um modelo social novo, sem desigualdades, para além dessas justificativas individualistas cotidianas como a sua ("foram anos e anos de labuta para conseguir um pouco mais de conforto para minha família", escrita sua) e darem a cara a tapa, literalmente, o sr. defende a retirada da liberdade desses dois SERES HUMANOS?! Que postura horrível... Desejo muita sorte pro senhor e pra sua família... e que nunca precisem do alento de qualquer outra pessoa que não lhe seja familiar.

    • duarte Postado em 07/Aug/2014 às 15:28

      Sim, teve comentário meu que ja foi censurado na pagina, isso que foi um comentário bem aleatório sobre o Edir Macedo/Templo de Salomão. Infelizmente hoje só leio os comentários, porque não foi o único. Será que esse vai ser censurado também?!

    • Alexandre Campos Postado em 07/Aug/2014 às 17:17

      A questão é que deva ser cumprida e lei e julgada, não por idealismos políticos, mas por atos. A pratica de vandalismo é um crime de grau menor, que por si só não dá nem cadeia, pois é menos de um ano e a pessoa é solta imediatamente, por isso tentam enquadrar a pessoa em varias coisas, ali no caso como desobediência, resistência (sério? além de serem as mesmas coisas é uma acusação simples de empurrar e associação criminosa (por estarem varias pessoas juntas). O que era mais grave e o que estava efetivamente mantendo eles ali era a acusação de portar material explosivo, o que caiu por terra. Todo esse ódio que a mídia está gerando contra eles não correspondem ao que de fato fizeram, estão tratando como grandes bandidos tudo para desviar de questões realmente importantes.

  4. Ângela Postado em 07/Aug/2014 às 15:41

    "Engraçado" é discutir sobre os ativistas, quando não se provou nem que depredaram nem que portavam bombas. Aí vem um juiz, que deveria ser detentor de notável saber jurídico, e os condena com base na mais raso lugar comum. Como alguém tão incapaz pode estar à frente de uma instituição tão vital? Isso sim, deveria preocupar e ser objeto de discussão.

  5. Luiz Postado em 07/Aug/2014 às 16:12

    Só uma dúvida, o cinegrafista foi morto pelos citados na reportagem?

    • Robson Lopes Postado em 07/Aug/2014 às 17:07

      Não, mas pelo domínio do fato, todos são culpados e de forma dolosa.

    • Robson Lopes Postado em 07/Aug/2014 às 17:25

      Para quem vê a esquerda como os dos pés descalços, apenas, devia ler texto do Ariano Suassuna, publicado aqui no pragmatismo político: Não concordo com a afirmação, hoje muito comum, de que não mais existem esquerda e direita. Acho até que quem diz isso normalmente é de direita. Talvez eu pense assim porque mantenho, ainda hoje, uma visão religiosa do mundo e do homem, visão que, muito moço, alguns mestres me ajudaram a encontrar. Entre eles, talvez os mais importantes tenham sido Dostoiévski e aquela grande mulher que foi santa Teresa de Ávila. Como consequência, também minha visão política tem substrato religioso. Olhando para o futuro, acredito que enquanto houver um desvalido, enquanto perdurar a injustiça com os infortunados de qualquer natureza, teremos que pensar e repensar a história em termos de esquerda e direita. Temos também que olhar para trás e constatar que Herodes e Pilatos eram de direita, enquanto o Cristo e são João Batista eram de esquerda. Judas inicialmente era da esquerda. Traiu e passou para o outro lado: o de Barrabás, aquele criminoso que, com apoio da direita e do povo por ela enganado, na primeira grande “assembléia geral” da história moderna, ganhou contra o Cristo uma eleição decisiva. De esquerda eram também os apóstolos que estabeleceram a primeira comunidade cristã, em bases muito parecidas com as do pré-socialismo organizado em Canudos por Antônio Conselheiro. Para demonstrar isso, basta comparar o texto de são Lucas, nos “Atos dos Apóstolos”, com o de Euclydes da Cunha em “Os Sertões”. Escreve o primeiro: “Ninguém considerava exclusivamente seu o que possuía, mas tudo entre eles era comum. Não havia entre eles necessitado algum. Os que possuíam terras e casas, vendiam-nas, traziam os valores das vendas e os depunham aos pés dos apóstolos. Distribuía-se, então, a cada um, segundo a sua necessidade”. Afirma o segundo, sobre o pré-socialismo dos seguidores de Antônio Conselheiro: “A propriedade tornou-se-lhes uma forma exagerada do coletivismo tribal dos beduínos: apropriação pessoal apenas de objetos móveis e das casas, comunidade absoluta da terra, das pastagens, dos rebanhos e dos escassos produtos das culturas, cujos donos recebiam exígua quota parte, revertendo o resto para a companhia” (isto é, para a comunidade). Concluo recordando que, no Brasil atual, outra maneira fácil de manter clara a distinção é a seguinte: quem é de esquerda, luta para manter a soberania nacional e é socialista; quem é de direita, é entreguista e capitalista. Quem, na sua visão do social, coloca a ênfase na justiça, é de esquerda. Quem a coloca na eficácia e no lucro, é de direita. Ariano Suassuna (1927 – 2014) http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/07/ariano-suassuna-esquerda-e-direita.html

    • Lu Abreu Postado em 07/Aug/2014 às 20:34

      Robson, tem certeza que esse texto não foi uma sátira repleta de sarcasmo? Era uma característica marcante do brilhante Ariano... Ao ler um comentário desses eu sinto falta da "esquerda caviar"... A maioria dela, embora hipócrita, muito inteligente é...

  6. Vinicius Postado em 07/Aug/2014 às 16:23

    De forma alguma. Às vezes temos uns comentaristas cômicos por aqui que "mudam" a paisagem! Grande beijo!

  7. Lucas Oliveira Postado em 07/Aug/2014 às 16:30

    O termo esquerda caviar não é do Rodrigo Constantino, mas sim é uma tradução do termo Gauche caviar. O termo é aplicado quando a pessoa se diz um socialista mas leva uma vida de luxos e glamour, como a maioria daqueles que escrevem textos como esse no Pragmatismo Politico.

    • Rhaic Piancó Postado em 07/Aug/2014 às 17:56

      Então quer dizer que por termos uma posição política de esquerda, devemos levar uma vida miserável e sem conforto? A direita é realmente um show de humor, mas que vocês direitistas concentradores de capital desconhecem é que no socialismo e esquerdismo, não prezamos e lutamos por pobrezas e sim pela divisão do capital.

    • proximo pfv Postado em 07/Aug/2014 às 22:44

      então pessoas de direita que recebem 13º salário são "direita pão com mortadela" pela sua definição, já que os benefícios a todos os trabalhadores foram conquistados pela esquerda

    • Lóide Postado em 08/Aug/2014 às 19:18

      Sim, Lucas Oliveira, como os camaradas do livro a revolução dos bichos.

  8. Marcello Postado em 07/Aug/2014 às 16:30

    Segundo esse raciocínio, a madame dos jardins que ajuda uma instituição social também está sendo hipócrita. Por sua tendência político ideológica individualista não deveria ajudar ninguém. não, sendo sua ideologia ela faz o que quiser com seu próprio dinheiro, até ajudar uma instituição social.

  9. Thiago Postado em 07/Aug/2014 às 16:34

    Dá uma preguiça conversar com coxinhas. Os caras são explorados o tempo todo, não tem acesso a uma educação de qualidade, saúde, transporte e afins, mas pensam que são burgueses ou que vida melhorou porque agora compram carro em 80 vezes, pagam 12 prestações pra cada item que consomem e tem um 3g no celular. Acorda galera, o buraco é mais embaixo!

  10. Victor Postado em 07/Aug/2014 às 16:40

    Caviar?! Eu sou esquerda-nutella no máximo hehehe

  11. gesse Postado em 07/Aug/2014 às 16:47

    Engraçado a esquerda possui sempre a visão esquedista do todo. Visão unilateral limitada. Como se seguissem uma Bíblia marxista. Existe outros pensadores, q pensam a sociedade. Marx tem sua importância mais não e o dono da verdade. O mesmo se aplica a direita. Ideologicamente a esquerda é aparentemente boa, na prática mostra o que é o ser humano. a esquerda ta precisada ler um pouco sobre os pensadores liberais não pra virarem liberais mais para melhorar a visão. para fqzer um texto que preste. Por que este ai... sugestão ai pra vcs praguimaticos.

  12. Cris Spiegel Postado em 07/Aug/2014 às 16:59

    Que juiz mais "direita pão-com-ovo"! Ele acha que Nike é grande coisa! :D

    • Rhaic Piancó Postado em 07/Aug/2014 às 20:04

      Assim como criaram o termo "esquerda-caviar", criaram o termo "direita-mortadela". É o caso desse juiz.

    • eu daqui Postado em 08/Aug/2014 às 13:06

      KKKKKKKKKKKKK Eta direitinha pobre ! Direita no Brasil não serve nem pra ser burgues !

    • eu daqui Postado em 08/Aug/2014 às 14:30

      Só um completo imbecil julga a ideologia de alguém pela marca do sapato.

  13. D.A.F.C. Postado em 07/Aug/2014 às 17:01

    Para os justiceiros e punitivistas de plantão: JUSTIÇA MANDA SOLTAR OS MANIFESTANTES PRESOS DURANTE PROTESTO CONTRA A COPA http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/08/1497129-justica-manda-soltar-manifestantes-presos-durante-protesto-contra-a-copa.shtml

    • Leon ELM Postado em 07/Aug/2014 às 20:26

      D.A.F.C. Faltou vc complementar seu comentário informando que FOI O MESMO JUIZ quem soltou os "ativistas", em face dos novos fatos concretos apresentados à Justiça (o laudo pericial), os quais derrubaram parte da denúncia e, com isso, os acusados não respondem mais por crimes com pena maior de 4 anos, o que, pela lei, veda a prisão preventiva. No entanto, ainda serão processados criminalmente e poderão ou não cumprir pena ao final do processo. Talvez falte a esse site ser um pouco mais "honesto" sobre o que é informação e o que é opinião nos ensaios que são publicados. Criticam a Revista Veja mas em muito de seu conteúdo portam-se como um gêmeo siamês em mera antítese política a ela. Onde está o pragmatismo? Fica aqui, de forma respeitosa, uma crítica positiva e notificação para que saibam que nem todos seus leitores são alienados. Abraço

  14. Kim M Postado em 07/Aug/2014 às 18:14

    Não é porque nasci em uma família de classe média que sou pró-imperialismo, pró-desigualdade, pró-elite. Não é a despeito de minha educação privilegiada que sou de esquerda, e sim por causa dela, pois embora eu sempre tenha ido dormir em plena consciência de que no próximo dia teria o que comer, uma cama pra dormir e uma família feliz e saudável, sei que faço parte de uma minoria aqui no Brasil e que o executivo paulistano e a socialite carioca não representam o brasileiro. Outrossim, não é por eu me identificar como de esquerda que eu tenho o dever de repartir meus pertences com o proletariado ou me mudar para Cuba. Agir de encontro à ideologia capitalista em um sistema baseado nesta não é ativismo, é estupidez; não é uma pessoa que vai mudar a sociedade e, por isso, escolho como forma de manifestação a conscientização sociopolítica de meus familiares e amigos. No mais (perdoem o argumentum ad hominem, tentei não me rebaixar ao nível desse infeliz mas tomarei essa liberdade), não acredito que a opinião de Marcelo Mathias seja particularmente válida, visto que o juiz é motivo de piada na universidade em que leciona - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152202114640986&set=a.10150912826650986.409845.576995985&type=1 -, e é claramente uma pessoa facilmente influenciável, característica incompatível com seu cargo e comprovada por sua adoção de um meme insubstancial concebido pelo "incomparável" Rodrigo Constantino.

  15. monodedo Postado em 07/Aug/2014 às 18:45

    Antes Esquerda Caviar do que Direita Pão-com-ovo

  16. André Postado em 07/Aug/2014 às 21:49

    A maioria das pessoas que comentam aqui são esquerda caviar cim certeza!

    • Rhaic Piancó Postado em 07/Aug/2014 às 22:08

      Você e outros direitistas acreditam mesmo que o socialismo é a divisão da pobreza? A direita é mesmo um show de humor. No socialismo e/ou esquerdismo nós prezamos a divisão de capital e somos contra a concentração de capital oriundo do super faturamento, exploração de trabalho, corrupção e lavagem de dinheiro. É isso.

  17. André Postado em 07/Aug/2014 às 21:53

    Trouxa é quem acredita que existe socialistas de verdade. Existem oportunistas que usam pessoas. É hilário ver o coma andante, ops, comandante Fidel Castro usando nike, adidas e puma.

    • eu daqui Postado em 08/Aug/2014 às 14:29

      Há quem use determinada marca de tenis devido a necessidades ortopédicas. Vc já ouviu falar de joelho em valgo?

  18. Horridus Bendegó Postado em 07/Aug/2014 às 22:06

    e também tem o ESTATUTÁRIO LIBERAL!! aquele que defende o neo-liberalismo dos EUA, mas vai garantir sua estabilidade no emprego dentro do serviço público sob às bênçãos do Estado. (que deveria ser mínimo pela sua cartilha)

    • Celio Bernstein Postado em 08/Aug/2014 às 13:25

      São neo-liberais, mas trabalham como funcionários públicos ou estudam em universidades públicas (que são administradas pelo Estado malvadão). E quando questionados, argumentam que estão "recuperando" o dinheiro dos impostos, hahahaha!

  19. Tadeu Loibel Postado em 07/Aug/2014 às 23:35

    Esquerda-caviar O termo esquerda-caviar é usado pela direita para desqualificar a esquerda, via ataque pessoal a seus representantes. A coisa funciona assim, se o militante tem o que comer, o que vestir, um carro que ande, mora numa casa que não está prestes a cair, então ele é um hipócrita, que quer dividir o dinheiro dos outros e não o seu, não pode ser mais ouvido e por conseguinte toda a esquerda está invalidada. Lógica estranha. Tenho muita coisa a dizer sobre isso e começarei com as considerações abaixo: 1. O desejo de superar o capitalismo não é autorrealizável. Quer dizer, não basta apoiar o socialismo para viver nele. Vivemos no capitalismo e estamos susceptíveis a sua lógica, mesmo nos opondo a ela. 2. Concordo que a ostentação não combina com a opção política de esquerda. Mas ter o mínimo de conforto não. Casa, comida, transporte e lazer decentes são direitos para o socialismo que deveriam ser estendidos a todos. Simples assim. 3. Os que são alvejados por essa acusação ganharam seu dinheiro segundo as regras do sistema (senão seriam chamados de corruptos e ladrões). 4. Nem todo mundo que quer algum tipo de serviço público e diminuição da desigualdade é a favor do socialismo. Por exemplo, a pessoa pode defender que a saúde e a educação sejam públicos e ter um carro caro. 5. Nada é mais falso do que dizer que o governo petista seja socialista. Um apoiador que tenha algum artigo de luxo não invalida em hipótese alguma a luta da esquerda. 6. Em outras palavras, a esquerda não é homogênea e não deve ser tomada monoliticamente. O que vemos, infelizmente, é o uso de um exemplo escabroso ou falacioso para estigmatizar toda a luta popular. 7. Existem socialistas que tem muito dinheiro, em geral advindo de herança. Estes sabem que não ter dinheiro no capitalismo é o caminho para a desgraça individual. Doar a fortuna, como querem alguns, não muda a estrutura econômica só o coloca em vulnerabilidade absoluta, como vivem todos os miseráveis no nosso sistema. 8. Existem os que se dizem socialistas e vivem uma vida de luxo e ostentação. Concordo que isso não é coerente. Mas isso não invalida a luta da maioria. 9. Existem canalhas que se escondem sob todas as ideologias. Não podemos reduzir o comunistas a Stalin, como não podemos reduzir os capitalistas a Hitler. 10. Comer num fast-food ou tomar um refrigerante não impedem o livre pensamento. São apenas opções disponíveis no mundo capitalista. O boicote é opcional. 11. Os esquerdistas têm parentes, nem todos eles comungam de sua ideologia. 12. Corruptos de todas as ideologias devem ser punidos, como todos os tipos de ladrão. Ninguém se opõe a isso. Pena que no Brasil só os que têm ligação com a esquerda sejam investigados. Bandido (seja o assaltante, o que desvia dinheiro público ou o sonegador de imposto) merece punição e não análise ideológica. Para mim essa redução da luta popular, exemplificada pelo uso do termo “esquerda caviar”, é uma tática que visa confundir o debate. Não pretendo cometer o mesmo erro e, portanto, convido os apoiadores da direita a exporem as qualidades do sistema ao invés de tentar infantilmente desqualificar o socialismo por alguns de seus apoiadores terem o que comer. Sempre apoiarei o debate honesto de ideias e a liberdade de expressão. Ao usar esse termo, em geral em caixa alta, essas pessoas desqualificam a si mesmas, elas podem mais do que isso, tenho certeza.

    • Lóide Postado em 08/Aug/2014 às 19:29

      Parabéns, Tadeu! Concordo com tudo que escreveu. Essa mania de usar esses termos como se as pessoas fossem comida é carregada de ódio.

      • Rui Ribeiro Postado em 14/Aug/2014 às 12:07

        O problema é que a maioria dos esquerdistas culpam tudo que da errado ao capitalismo. Tem mendigo na rua pedindo esmola? Culpa dos porcos capitalistas. Tem bandido demais? Culpa dos capitalistas. Essas pessoas querem que o Estado tenha controle de tudo. Já viram o que aconteceu a Estados totalitários? Franco, Fidel, Mussolini, Hitler, Lenin, Stalin dentre tantos outros. A concentração de poder de decisão sobre tudo, na mão do Estado, não é o caminho, assim como nem a anarquia o é. Precisamos parar de querer um Estado assistencialista e paternalista e devemos correr atrás de nossas próprias conquistas, como o mundo capitalista permite. Se gosta de um estado controlador, de esquerda e socialista, vai morar em Cuba, na Coreia do Norte, na China. Vai morar lá vai. Vai tentar se expressar livremente lá, vai tentar crescer profissionalmente, partindo de uma classe mais baixa, e você verá o que eu estou dizendo. Se 200 anos atrás tivéssemos seguido as ideologias socialistas no mundo todo, hoje estaríamos andando de charrete e tendo que plantar alface no quintal de casa, vestindo roupas feitas pela tecelã da comunidade. Nada de tecnologia, nada de revolução industrial, que permitiu a produção em massa.Nada de comida industrializada, smartphones, Computadores, tablets. Os seus ídolos de esquerda pregam uma coisa que eles nunca fizeram, que era ajudar os mais necessitados. Marx gostava do proletariado como conceito, mas nunca foi em uma fábrica visitar nenhum deles para ver se precisavam de alguma coisa. Nunca trabalhou, viveu as custas dos outros e vivia no conforto, enquanto o proletário que ele tanto "amava", vivia em péssimas condições. Acorda gente, o mundo evoluiu graças ao livre pensamento, a livre iniciativa e ao livre comercio. Tudo isso não seria, e não é, possível no socialismo.

  20. Rui Ribeiro Postado em 08/Aug/2014 às 07:47

    Burguês que fica usando camisetinha do Che Guevara, depredando patrimônio, idolatrando Marx e crucificando o capitalismo, mas e um hipócrita isso sim.Nunca nem leu um livro de marx, nunca leu Adam Smith, muito menos Keynes. E só sabe que o Che era um grande líder, pffff. Tem carro do ano(comprado pelo papai empresário, muitas vezes), tem nike no pé(empresa símbolo de capitalismo), saindo da "manifestação", passa no Mc Donalds(empresa super capitalista) e come um big mac com uma coca cola( outra empresa super capitalista). Sai por aí dizendo que devemos distribuir as riquezas(menos dele né). O capitalismo tem seus defeitos, mas não prega ser a solução para os problemas do mundo como alguns o fazem com o socialismo/comunismo. Pregar uma ideologia sem pratica-la, é o mesmo que falar "Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço".

    • eu daqui Postado em 08/Aug/2014 às 13:05

      Hoje eu uso nike sim. Qual é o problema de comprar um nike depois de quanse 30 anos de trabalho? E nem por isso deixei a camiseta de Che. Tenho também um de Byron e outra de Vlad Dracula. Só cara bonita estampada em meu peito. E sempre de Nike. Ainda não consigo enxergar qual é o meu crime.

      • André Postado em 08/Aug/2014 às 15:18

        Então vc nem sabe o que é comunismo / socialismo.

      • eu daqui Postado em 08/Aug/2014 às 15:37

        E pq precisaria eu saber? Pra ficar cheia de teorias, complexos, problemas de autoimagem e sem nenhuma independencia?

  21. Matrix Política Postado em 08/Aug/2014 às 12:17

    Individualismo não é necessariamente egoísmo, tem mais a ver é com voluntariedade na interação com outros indivíduos. Um coletivista acredita que é papel de alguma instituição despersonalizada e coletiva ajudar o próximo com recursos "da sociedade", quer eles queiram ou não contribuir com isso, bastando que o coletivista em questão alegue estar lutando por algum "bem-comum". Já um individualista acredita que, se ele se importa com outros, ELE deve ajudá-los e ELE deve convencer outros a fazerem o mesmo, voluntariamente.

  22. Celio Bernstein Postado em 08/Aug/2014 às 13:53

    Se eu não ando nu e nem descalço nas ruas, então eu também sou esquerda caviar. Qual é o problema de usar produtos da Nike? Não vivemos num sistema capitalista? Então devemos nos adaptar de acordo. Aliás, se empresas privadas e capitalistas como Nike, Mc Donalds, Microsoft e outras dependessem única e exclusivamente da nossa direita brasileira, já teriam falido há muito tempo. Boa parte das receitas destas e outras empresas vem da "esquerda caviar", cuja maioria é formada por trabalhadores braçais e assalariados.

    • eu daqui Postado em 08/Aug/2014 às 14:27

      Pelo menos o nike vale o preço...........já a coxinha, nem sempre vem bem temperada..........

  23. Celio Bernstein Postado em 08/Aug/2014 às 14:05

    Ah, só para constar, para cada esquerda caviar existe uma direita coxinha. Bom almoço para vocês também!

  24. André Postado em 08/Aug/2014 às 15:12

    a minha opinião é esquerda caviar sim. Um bando de palyboyzinhos que deveriam estar trabalhando. Se querem se manifestar façam isso sem depredações. Esses militontos...foram os que acabaram com as manifestações tirando a legitimidade delas e expulsando as famíias das ruas com essa truculência toda.Vamos lá moderador...quero ver aprovar esse então....

  25. Madson Postado em 10/Aug/2014 às 21:33

    Este juiz entende que a esquerda tem que ser pobre ao sugerir que não pode consumir produtos caros. Se pelo mundo afora a esquerda é pobre, é porque o poder está na mão da direita que socializa custos e privatiza lucros.

    • Rui Ribeiro Postado em 14/Aug/2014 às 00:53

      Disse tudo, no mundo todo a esquerda é pobre. O socialismo, já está mais que provado, Cuba, Russia e Coreia do Norte que o digam, não funciona.

  26. Rui Ribeiro Postado em 14/Aug/2014 às 00:50

    Esquerda caviar é o Revolucionário, que ajudou a implantar a maior ditadura da América Latina, transformando uma ilha em presídio(com perseguições políticas, execuções a sangue frio de oponentes e familares, mulheres e crianças), chamado Che Guevara(porco(não tomava banho),assassino, homofóbico e que dizia gostar do cheiro de sangue) ser morto com um Rolex no pulso. Quanta ironia.