Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 04/Aug/2014 às 14:19
59
Comentários

Quem é Edir Macedo e o que significa o Templo de Salomão?

O depoimento de um dos raríssimos jornalistas que já tiveram a oportunidade de entrevistar e conhecer pessoalmente o bispo Edir Macedo

edir macedo templo de salomão
Edir Macedo na inauguração do Novo Templo de Salomão (divulgação)

Thales Guaracy, em seu blog

Eu sou um dos pouquíssimos jornalistas que já tiveram a oportunidade de entrevistar e conhecer pessoalmente o bispo Edir Macedo. Fui recebido por ele quando trabalhava no grupo Exame, anos atrás. Ele havia acabado de comprar a TV Record e, depois de muita insistência, concordou que eu escrevesse um perfil falando dele, de sua igreja e da maneira como a organizava.

Edir chamava a atenção já no aperto de mão. Vítima de uma má formação, ele possui em ambas as mãos o polegar diminuto e a pele escamosa; a sensação foi de que eu apertava uma rã. Parece apenas um detalhe bizarro, mas a deformidade de Edir tem um papel fundamental em sua história pessoal. Ele se culpava, ou a genes ruins, por ter tido uma filha com lábio leporino. Buscara ajuda na igreja católica, mas não encontrava consolo. Nas reuniões às quais ia, percebeu que mais ajudava as outras pessoas do que era ajudado. E resolveu fundar sua própria igreja, primeiro subindo nas favelas do Rio de Janeiro, depois pregando no seu primeiro centro de culto, uma loja aonde antes funcionava uma funerária.

VEJA TAMBÉM: Novo Templo de Salomão impressiona o The New York Times

A igreja criada por Edir é um reflexo dele mesmo, uma panaceia que junta retalhos de outras fés. Embora sua base seja o Evangelho e a figura de Jesus, como a maioria das seitas pentecostais, Edir misturou outros elementos, da encenação do candomblé, com o exorcismo de pessoas supostamente tomadas pelo demônio, às raízes judaicas do Velho Testamento. Lá está o templo de Salomão, conhecido como o “rei da sabedoria”, na verdade uma figura controvertida na própria visão bíblica. No Livro de Salomão, a sabedoria terrena na verdade é vista criticamente, como a “vaidade das vaidades”, em oposição à simplicidade da fé.

Sem importar-se em ser um teólogo capaz de fazer sentido, Edir é na realidade um motivador de pessoas – aí reside seu talento. Essa virtude lhe permitiu não só conquistar acólitos como também ser um extraordinário formador de quadros capazes de ampliar seu raio de ação. É impressionante sua capacidade de produzir “bispos” e pastores fiéis ao seu discurso, gestual e ideias. Graças ao seu trabalho de RH, Edir fez a Universal prosperar rapidamente no Brasil e mundo afora.

É também um pastor com tino de empresário. Para mim, reclamou que a igreja era vista pela imprensa ingenuamente como uma exploradora do povo mais pobre. Para começar, dizia que não era o miserável que sustentava a Universal. Na verdade ele enxergara um mercado: o trabalhador que tinha emprego e renda, mas nenhuma perspectiva de subir na vida, por falta de oportunidade. Seu discurso sempre foi de que esse trabalhador pode conseguir mais, se tiver fé; ele tem dinheiro para pagar o dízimo, e a fé que o inspira é uma “fé de resultados” capaz de levá-lo a uma vida melhor.

A ideia de que ganhamos um lugar no Paraíso além da vida, pregada pela Igreja Católica, nunca foi suficiente para Edir. Ele sempre acreditou que a igreja tem de dar respostas para o ser humano ainda em vida. Sua igreja é pragmática e não há dúvida de que ajuda muita gente. Edir é polêmico porque é impossível medir a relação entre o benefício que sua igreja traz aos seus acólitos e o quanto do dinheiro arrecadado vai em benefício pessoal de seus bispos e pastores. Edir não vê nisso conflito de interesses, porque nunca pregou o discurso da vida ascética nem defendeu qualquer espécie de voto de pobreza.

Edir já foi preso por falsa ideologia, mas não apenas foi solto como o juiz que mandou prendê-lo (por sinal com um nome bíblico, Abrão), acabou sendo afastado para um fórum na periferia de São Paulo – foi para a geladeira. O que era uma suposta defesa do público empreendida pelo justiceiro togado acabou virando, aos olhos do Judiciário, uma inútil perseguição. Não se pode subestimar as pessoas que seguem a Universal, que têm o direito de escolher, apoiar, pagar e professar a fé que quiserem, por mais descabida que possa parecer. E assim Edir vai conseguindo edificar o seu império, do qual o Tempo de Salomão, construção de proporções bíblicas numa das zonas mais abandonadas do centro de São Paulo, é apenas o mais novo, extravagante e significativo símbolo.

Recomendados para você

Comentários

  1. alexandre Postado em 04/Aug/2014 às 14:27

    palhaçada. Sem mais.

    • Natalino de Jesus Postado em 04/Aug/2014 às 23:26

      Macedo revela que serve o Deus da maçonaria: o grande arquiteto do universo, e isso prova que toda IURD é uma loja maçonica disfarçada de Igreja Evangélica que serve apenas para arrecadar dinheiro em favor dos senhores do mundo, confira no vídeo: http://bit.ly/1zBbVVW

  2. eu daqui Postado em 04/Aug/2014 às 15:05

    Lábio leporino se resolve cirurgicamente. Desde quando naziteísmo é solução para alguma coisa?

    • Jorge Alberto Sabatke Postado em 04/Aug/2014 às 16:11

      Prezado eu daqui , a questão levantada sobre o " lábio leporino", refere-se apenas ao sentimento de culpa que atormentava o cidadão em questão, que buscara na religião o conforto para sua inconformidade. Obviamente não esperava da dita doutrina ( católica à época ),o efeito "cirúrgico reparatório" da deformidade labial de sua primogênita . A má interpretação de texto é o maior mal da humanidade. E, é com base em interpretações errôneas que estamos vivendo estes horrores de religiões, seitas e profecias de fé, todas elas baseadas numa mesma fonte a " Bíblia Sagrada ." Escrita a mais de 2.000 anos, em idiomas a que chamamos " línguas mortas" de difícil senão impossível a correta tradução. Sou agnóstico religioso, porém entendo que nas relações humanas sejam comerciais,econômico financeiras, religiosas interpessoais, amorosas e todas e quaiquer outras a interpretação de textos é a maior responsável pela discórdia entre seres humanos... ( ass: Jorge Alberto).

  3. Zé Bigode Postado em 04/Aug/2014 às 15:24

    Ó o dízimo aí fazendo a diferença...

  4. JOSE' Postado em 04/Aug/2014 às 15:25

    ESTAMOS NO FIM! PRECISAMOS BUSCAR A SABEDORIA DO ALTO SEM ILUDIRMOS COM CAPRICHOS TERRENOS, ARROGANCIAS DOENTIAS E AUSENCIA DE AMOR AO PROXIMO...

  5. Rachel Postado em 04/Aug/2014 às 16:21

    Com Dinheiro Grátis qualquer um forma seu império

  6. Raquel Postado em 04/Aug/2014 às 17:27

    Nossa, Edir Macedo transformou a fé e a religião em um circo e os fiéis nos próprios palhaços!! E ele... O manipulador!

  7. lana Postado em 04/Aug/2014 às 17:47

    Impressionante o quanto ele faz com sua lavagem cerebral levando os fiéis doarem tudo o que tem em prol do dismo. Dessa forma qualquer um que tem a capacidade de ludibriar as mentes humanas como faz Edir Macedo, pode construir o império que ele construiu. Não sou contra a religião evangélica. Sou contra a forma como as pessoas são manipuladas.

  8. Thiago Teixeira Postado em 04/Aug/2014 às 17:57

    Edir Macedo é um home bem sucedido, que desperta muita inveja e ódio das pessoas. Lembro nos anos 80 da igreja dele crescendo e sua consolidação nos anos 90 pra cá. Se ele fosse dono de uma empresa de bebidas alcoólicas, cigarros, banco, construtora ou boate de streep seria respeitado como um Antônio Emílio de Moraes, Eike Batista ou um Setúbal.

    • Rose Postado em 04/Aug/2014 às 20:53

      Sim meu amigo, mas um dono de de uma empresa ele nao estaria ludibibriando as pessoas, prometendo coisas, dizendo apenas o que elas querem ouvir e que nunca irá acontecer. nao é a mesma coisa. trata-se de uma empresa disfarçada de religião, que se aproveita da ignorancia das pessoas.

    • Priscilla Postado em 04/Aug/2014 às 23:53

      Não seja ridículo!

    • Ateu Postado em 05/Aug/2014 às 12:02

      vc é meio retardado né ? 680milhoês só em dizimos contruiram o templo escroto, e vc não pode entrar la KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.... POIS é, se ele fosse dono de uma boate ou algo do genero vc iria pagar por uma bebida, por um cigarro no final vc TERIA o produto pelo qual pagou, agora vc deu dizimo e ganho o que ? anda a pé kkkkk

    • Natiely Figueroa Postado em 05/Aug/2014 às 16:36

      A questão Thiago Teixeira é que em nenhuma dessas "empresas" citadas por você ele usaria o Santo nome de Deus para isso...e no caso da igreja ele usa o nome de Deus para muitas vezes enganar o povo.E saiba que isso não é inveja,mas temos que fazer e defender a obra de Deus....Não podemos parar de dizimar,mas não precisamos dar o nosso dízimo em dinheiro,se por exemplo estão construindo uma igreja,uma congregação ou templo nova seja ela qualquer religião evangélica(pois na católica estaremos contribuindo com o satanás e os santos)podemos dar nossos dízimos nessa obra,ou para obra missionária.Ou então mudem de religião e procurem alguém que realmente esteja fazendo e usando esse dinheiro para a obra de Deus.. A paz do Senhor á todos.

    • Hell Postado em 06/Aug/2014 às 03:38

      Dá pra ele então...

    • Rafael Paes Leme Postado em 07/Aug/2014 às 15:11

      Antonio Emillio de Moraes, Eike Batista, acho que vc pegou pesado em fazer essa comparação..São homens inteligentes que cresceram junto com seus estudos...Sem mais!!

    • gilda Postado em 08/Aug/2014 às 19:25

      Ele só prega a palavra de Deus. Por que ao invés de falarem mal dele não procuram segui-lo em sua estratégia e ficam poderosos tambem, mas só criticam, típico de invejoosos, fracos, perdedores.

  9. Antonio Luz Postado em 04/Aug/2014 às 18:21

    O Edir Macedo é muito esperto, até para escolher jornalistas para entrevista. Sujeito desinformado. Só o fato de ter escrito: "da encenação do candomblé", mostra a ignorância e preconconceito do articulista. Igualmente lamentável é vendê-lo como uma espécie de herói:"Buscara ajuda na igreja católica, mas não encontrava consolo. Nas reuniões às quais ia, percebeu que mais ajudava as outras pessoas do que era ajudado. E resolveu fundar sua própria igreja, primeiro subindo nas favelas do Rio de Janeiro, depois pregando no seu primeiro centro de culto, uma loja aonde antes funcionava uma funerária.". Alguma palavra sobre a "teologia da prosperidade", da inspiração do evangelismo televisivo americano ou da articulação com tráfico de drogas denunciado por outros pastores? Não, nenhuma. Thales, para o seu esclarecimento a palavra católico vem do grego Katholikós, que quer dizer "universal", alguma semelhança ou mera coincidência?

  10. Pedro Postado em 04/Aug/2014 às 20:53

    Cada um acredita do que bem entender, até nas tais cura e milagres que este empresário tenta vender na sua igreja na minha opinião tem mais culpa as pessoas que procuram a igreja para comprarem um lugarzinho no céu, e apagarem suas fraqueza,frustrações,culpas e outras coisas que não poderia nem mencionar . Ele construiu seu império aproveitando da fraqueza,e a ingenuidade, e o desespero destas pessoas, Parabéns senhor Edir pelo seu sucesso isto não é crime.

  11. Fabiano Postado em 04/Aug/2014 às 21:27

    Realmente não entendi a aparição do Bispo Edir Macedo na inauguração do Templo de Salomão, todo caracterizado como um judeu ortodoxo ? Afinal o Bispo Edir Macedo é um Pastor evangélico fundador da igreja Universal do Reino de Deus ou é um Rabino Judeu ? Ou ele é uma coisa ou é outra , porque uma não tem nada a ver com a outra ...

  12. Cicero Postado em 04/Aug/2014 às 22:21

    Absurdo e vergonha para o verdadeiro evangelho! Jesus e os apóstolos nunca ordenaram construir mega-construções IDÓLATRAS. Essa ostentação é totalmente incompatível com a simplicidade e humildade dos ensinos do Mestre-Jesus.

  13. Ronaldo Assis Postado em 04/Aug/2014 às 23:06

    O Jornalista fez um comentário abrangente, seus seguidores são tomados por tamanha fé, que não existe nenhum Tomé.

    • gilda Postado em 08/Aug/2014 às 19:22

      Os fieis da Igreja Universal, seus pastores, os evangelistas e seus membros são conscientes do que é pregado e seguem conforme está escrito na bíblia. Esse povo que muitos (invejosos) denominam "povinho" não tem medo de entrar em cracolandias, presidios, hospitais, com seu amor e palavras de salvação conforme ensinou Jesus. A salvação que levam não é apenas a salvação da alma mas de toda a sorte de sofrimento que o ser humano está sujeito. Esse jornalista é um grandessíssimo mentiroso, ele não esteve com o bispo e o que ele escreve foi tirado de matéria e ou dos livros biográficos.

  14. MARCIO Postado em 04/Aug/2014 às 23:27

    Não seria melhor, o pastor construir um hospital para pessoas necessitadas, do que um templo. já tem muitas igrejas e templos tudo isso vai fica aqui. E agora como vamos pregar a palavra de DEUS, se ala fala que DEUS supre todas nossas necessidade, se para entrar no templo de Salomão tem que pagar. SENHOR DEUS QUE AS PESSOAS VENHAM SER ABENÇOADAS A BÍBLIA VAI MOSTRAR A VERDADE PARA TODOS

  15. Lilian Postado em 05/Aug/2014 às 00:24

    cara, matou a pau! O PP tá revelando sua hipócrita campanha.

  16. Lilian Postado em 05/Aug/2014 às 00:27

    tudo isso pra legitimar a presença da Dilma lá? affffff, esquerdistas sendo esquerdosos!

    • Thiago Teixeira Postado em 05/Aug/2014 às 08:34

      O seu governador Geraldo Alckmin também estava lá, querida.

  17. Lucilene Postado em 05/Aug/2014 às 03:36

    La dentro funciona assim... Se o Bispo ou algum dos seus mais chegados souber que determinada igreja está entrando pouco dinheiro,é mandado averiguar, ver oque ocorre e tentar resolver.(falo pq sei!!!) Vejam onde ele começou, veja onde está! Este templo de inicio parecia uma obra para o Brasil, agora ele vai morar lá dentro + familia, e estão cobrando p\entrar. Disse ele " a nova casa de Deus", que bobagem..e Deus não gostaria de ver dentro de sua casa essa politicagem que esteve lá. Até a barba deixou crescer, ele esta querendo encarnar no próprio Salomão, rsrs Tudo isso é para o poder, um" vaticano evangélico", a intenção é dominar todos os cantos do mundo. Nesta igreja só falam em dar e dar, mais dar p\ele, reparem e vejam oque eles dão p\os necessitados, é só porcaria, migalhas. O cara foi esperto no enriquecer, usando os necessitados e de cabeça pertubada, duvido que seja ele cristão, penso que seja ateu. Usa muito os trechos da Biblia na parte das doações p\ Deus e seus seguidores, todos os depoimentos do programa que passa na Tv é só a base do progresso financeiro das pessoas, pq ele o Bispo sabe ,q tanto ele como o resto do mundo todos almejam dinheiro,este é o maior problema das pessoas

  18. nahed Postado em 05/Aug/2014 às 03:55

    Se ele fosse dono de uma empresa de bebidas alcoólicas , cigarros , puteiro , banco ou qualquer outra merda pra mim seria indiferente , agora brincar com o nome de Deus pra ganhar dinheiro é inadmissível . Na minha opinião esse cara deve ser ateu e tá cagando e andando pra todo mundo, encontrou uma forma de ganhar dinheiro e está aproveitando a ignorância das pessoas .

  19. Silvio Postado em 05/Aug/2014 às 07:17

    Religião não é coisa pra otário, trouxa não deve ter religião, tolos devem continuar a criticar as igrejas e assistir seu crescimento.

    • Alice Postado em 11/Aug/2014 às 20:54

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Realmente, existe forma mais fácil de manipular pessoas que não seja através da fé??

  20. poliana Postado em 05/Aug/2014 às 10:22

    pois é...mesmo com o geraldo alckmins e inúmeros políticos q marcaram presença, a coxinhada hipócrita e de memória seletiva, acha q o pp está justificando a presença de dilma no evento!!! cara, impressionante até onde vai a birra e a arrogância dessa corja tucana!!! nojo!!!!

    • poliana Postado em 05/Aug/2014 às 10:25

      alckmin*

    • Francisco Postado em 05/Aug/2014 às 15:03

      O que se faz por voto não. Até o STF compareceu para beijar a mão do escroque agora travestido de rabino.

  21. Pastor João (R. Seixas) Postado em 05/Aug/2014 às 13:15

    Acho que os inocentes e iludidos sem instrução política e social tem o direito de gastar o dinheiro deles da maneira que quiserem. Tanto faz se o fiel dá 10% da sua mísera renda, enquanto o pastor, padre, papa ou o sacerdote que seja anda de Maserati, afinal o dinheiro é dele. O que me conforta é saber que nenhum centavo meu foi gasto nisso tudo. rsrs

  22. Douglas Postado em 05/Aug/2014 às 13:25

    Pena que não peguei essa fase, apenas a fase ruim

  23. Marize Marques Postado em 05/Aug/2014 às 13:29

    Há anos eu olho para esse homem e vejo uma caveira por trás dele. Estou impressionada com as normas para visitar o "Templo de Salomão", uma delas é em relação a vestimenta. De uma coisa eu tenho certeza: Edir Macedo é representante do capeta.

  24. Oscar Postado em 05/Aug/2014 às 14:23

    Acredito que o texto seja útil para nos levar a um novo patamar crítico. Independente das intenções contidas na publicação - v.ex. o anteriormente mencionado nos comentários: "justificar a presença da Dilma no evento" - entendo que devemos nos focar em outro ponto, bem menos especulativo. A matéria trouxe argumentos coerentes para as pessoas que compactuam com a ideologia professada por Edir Macedo, justificativas palatáveis para que certo grupo de pessoas aceite e concorde com a edificação do Templo de Salomão, do mesmo modo como outras construções ideológicas fazem com que grupos diversos sintam o mesmo por locais como o Vaticano e a Meca. Não há de se negar que há uma linha de pensamento digerível, e repito, para os grupos que têm empatia pela causa. Assim, críticas que ataquem pessoas religiosas com xingamentos, ofensas, com ódio e intolerância, só tendem a reforçar o ideário de grupo, fazendo com que tais pessoas se fechem ainda mais dentro de seu arcabouço ideológico, o que faz com que se desconstrua a compreensão de que cada ser humano faz parte de, e é responsável por, um todo bem maior. O outro patamar crítico que mencionei está na seguinte questão: O que fazer para que essa ideologia não agrida desejos e liberdades individuais que dela divirjam? O que fazer para que a esfera religiosa respeite os limites e as diferenças necessárias dentro do universo político? Como estruturar uma sociedade de diálogo e frenar a sociedade de cisão? As pessoas têm sim o direito de "escolher, apoiar, pagar e professar a fé que quiserem"... assim como um indivíduo pode contratar um psicólogo, outro pode pagar o dízimo pelos benefícios que acredita ter participando daquela realidade. Mas as mesmas pessoas que têm o direito de tantas coisas, têm consigo o dever de respeitar e aceitar o exercício de certos valores que fujam dos limites de sua crença. O aborto é matéria política, a eutanásia também, a legalização de certas substâncias não é diferente, e são exemplos de temas a serem tratados com uma metodologia diferenciada da praticada nos templos; ficando a encargo da religião sugerir o comportamento que espera de seus fiéis, encerrando sua abrangência a eles. Não é fácil caminhar para uma organização social que pacifique tantas formas distintas de pensamento e ação, e travar uma guerra é o caminho para se impor uma verdade e não para permitir a coexistência de várias. Nossa Constituição Federal muito traz sobre a busca da promoção plena do ser humano em suas individualidades e diferenças, é um norte importante para modelarmos as permissividades e limites dentro do uso de qualquer poder, estando em tela o poder religioso. Bem disse Saramago "Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro." E já que aqui estamos, juntos, por que não buscar a convivência? Convivência que nos leve ao maior grau de unidade, e que nos desperte o bem independente do caminho percorrido por cada um para isso.

  25. Araujo Postado em 05/Aug/2014 às 15:26

    EU SOU A UNIVERSAL!!! Me sinto acolhida, tive a restauração na minha vida familiar.

  26. Paulo Cândido Postado em 05/Aug/2014 às 15:57

    O templo original sucumbiu aos Babilônicos; o segundo, aos Romanos. Este durará gerações! Acho que sua construção tem a ver com o carma dos seus doadores. Tudo o que nos acontece é o resultado de algo que fizemos. "O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito.” (João 3:8). God Bless.

  27. Marcelo Postado em 05/Aug/2014 às 16:10

    Como Justificar a riqueza pela religião? Como justificar divinamente a usurpação do dinheiro de milhares de pessoas? Como vender a esperança por dias melhores, e neste contexto usar “Deus” e seu nome, para amolentar os corações, e esconder sobre a carapaça do religioso? A fé ignorante fica a espera de alguém que lhes dê uma direção, e se este alguém sabe que pode manipular a ignorância alheia, a bíblia será um poderoso álibi. Como se prova isto? O templo de Edir está ai. Enquanto os da fé ignorante, sendo a maioria, fica esperando a contra partida de “Deus”, os intermediários do sagrado, já usufruem das benesses divina, e passam desde modo a justificar a riqueza, e sendo ídolos para o fomento da ganância dos ignorantes, constroem sobre si imagens de agraciados e para aplacar do drama de consciência, se esta ainda não estão cauterizadas pelo glamour que este poder idolátrico encerra.

  28. Maria Aparecida Postado em 05/Aug/2014 às 20:04

    Não devemos condenar nem justificar a presença de nenhuma autoridade que esteve presente na inauguração desta obra, que é totalmente suspeita, pois estas autoridades foram convidadas e por protocolo aceitaram o convite. Agora do Bispo Edir Macedo e sua Igreja não temos nada de bom a falar!!! O texto do Thales Guaracy não convence! Esta é uma obra faraônica e desnecessária!!! Uma réplica do Templo do Rei Salomão para que?! Para abrigar a Arca da Aliança?! Que Arca da Aliança?! A Arca da Aliança sumiu!!! E se o Bispo Edir Macedo não sabe, hoje nós cristãos temos um Aliança infinitamente melhor, que é Nosso Senhor Jesus Cristo!!!

    • jose jorge de almeida Postado em 24/Aug/2014 às 14:25

      A Bíblia diz que no final dos tempos aparecerão muitos em seu nome (Jesus)e enganarão a muitos, Lobos em pele de cordeiro, falsos profetas, quantos exemplos temos ai.... Edir Macedo é um deles. Mt 7,15.

  29. Joachim Castro Amarante Postado em 05/Aug/2014 às 21:14

    "Este Planeta tem que ser destruido"

  30. Carlos Postado em 05/Aug/2014 às 22:17

    Arca da Aliança nunca sequer existiu. É uma alegoria!

  31. Leonardo Bartik Postado em 05/Aug/2014 às 22:52

    Deus é o caminho e o Edir Macedo é o pedágio.----

  32. Leandro Postado em 07/Aug/2014 às 11:28

    A universal entre outras igrejas evangélicas não passam de um comércio explorador de pobres... Com isenção de impostos sem mais comentários ....

  33. inacio Mbalate Postado em 07/Aug/2014 às 11:30

    Para quem conhece a palvra de Deus, as criticas sempre constituiram obras do diabo. Por isso que assistimos encarecidamente o mundo se perdendo vitimas de trabalhos de maldicao. Bem haja a replica da arca que representa o sinal da fe impagavel. Amen

  34. GERALDÃO O GALÃO Postado em 07/Aug/2014 às 13:15

    Esse picareta está ganhando a vida à custas de um bando de retardados. Essa pocilga gigante, desse çacerdoti da desordem de macedoquisedec(ele mesmo), não passa de uma forma de ludibriar os imbecis para um ganho maior, todo mundo sabe disso.

  35. Daianne Santos Postado em 07/Aug/2014 às 15:53

    KKKKKKKKKKK esse pastor é uma mentira. Exorcismo kkkkkkkkk, Deus nn precisou tocar em ninguem pra tirar o cabeta do corpo :)

  36. Jheffersom Postado em 22/Sep/2014 às 10:20

    Vocês um dia vão se arrepender de tudo isso, falam do que não conhecem, falta algo à vocês que vem da família, respeito, educação a fé do próximo, nunca conheceram a igreja e mesmo querem falar mau, mais respeito Brasil...

  37. valdecir Postado em 22/Sep/2014 às 12:36

    só vale para a Universal porque ela ensina a fé inteligente

  38. Paula Postado em 07/Nov/2014 às 03:26

    Devemos seguir nossa fé. quanto os ataques melhor pois a Universal cresce cada vez mas quantas igrejas ai vc ver ser criticada mal falada pois nos somos envolvidos de uma fe sobrenatural ... so falo uma coisa se preucupem com sua Salvação pq quando Jesus voltar não e a igreja física que ele vai levar

  39. Roberto Postado em 22/Nov/2014 às 02:11

    Na minha opinião,ele nem le a bíblia direito,atualmente não sigo nenhuma religião,mais claramente no meu entender,tudo que ele prega não existe.Espero que o ETERNO tenha pena,pois as ecrituras já estão se cumprindo.Assim como eu,mais eu sei que ele não terá misericórdia,pois nada pra ti faço.

  40. Pablo Postado em 31/May/2015 às 10:32

    TODOS ESTÃO ENGANADO PELO PODER DO DEMÔNIO. O DIABO OPERA NESSE TEMPLO TODOS OS DIAS,POIS ELE SABE ENGANAR.AS PREGAÇÕES SÓ SOBRE PROSPERIDADE, ISSO É ANTIBIBLICO. DEUS NÃO PRECISA DE UM CENTAVO SEU PRA TE ABENÇOAR, DEIXA DE SER TROUXA.TUDO NESSA EMPRESA É DINHEIRO, SE VC NÃO ENTRAR COM DINHEIRO DEUS NÃO PODE TE ABENÇOAR. DEIXA DE SER TROUXA MEUS IRMÃOS, VÃO LER A BIBLIA E PEDIR SABEDORIA PRA DEUS. ED MACEDO É UM ESPERTALHÃO, LOUCO POR DINHEIRO. ESSE AI SE NÃO SE ARREPENDER ANTES DA MORTE, SUA ETERNIDADE SERÁ NO FOGO COM UMA TONELADA DE ENXOFRE. PROVO TUDO DENTRO DA BÍBLIA O QUE ESTOU AQUI FALANDO E ME RESPONSABILIZO. O NEGÓCIO DESSA EMPRESA É ARRECADAR DINHEIRO E NADA MAIS.

  41. Robéria Postado em 04/Aug/2014 às 19:06

    Valeu o comentário.. Também faço o mesmo apontamento na frase: "Não se pode subestimar as pessoas que seguem a Universal, que têm o direito de escolher, apoiar, pagar e professar a fé que quiserem, por mais descabida que possa parecer". Sou petista mas devo dizer que achei esse texto uma hipocrisia..

  42. Thiago Teixeira Postado em 05/Aug/2014 às 08:41

    Se bem que o PP deveria fazer o mesmo que o UOL, G1, iG e Veja fazem comigo. Pra que querer atacar os idealizadores desse site? Seus comentário são publicados sim, está sendo desleal e covarde com o PP. Quer vir aqui, xingar todo mundo, vomitar o seu ódio as pessoas que pensam diferente e além disso acha que todos devem se ajoelhar a você e engolir seu pau? Se liga cara, vai lá blog do Reinaldo chamar o Lula de canalha que você ganha mais.

  43. poliana Postado em 05/Aug/2014 às 10:20

    pois é...depois ele diz q n é tucano thiago!!! qta arrogância e estupidez gratuitas!! taí seu comentário publicado...mais alguma coisa? quem dera os veículos citados pelo thiago fossem tão imparciais ao aceitar os comentários dos internautas!!! é cada uma q aparece...acho q vc já se assumiu né?! sai do armário depois de seus últimos comentários aki né?finalmente assumiu sua faceta coxinha master!

  44. poliana Postado em 05/Aug/2014 às 22:02

    idem naro! kkkkkkkkkkkkkk