Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 22/Aug/2014 às 16:21
45
Comentários

PSOL e PSDB unidos em Alagoas

PSDB de Alagoas anunciou apoio à candidata ao Senado pelo PSOL, Heloísa Helena. Mário Agra, candidato psolista ao governo do Estado, afirma que "todo apoio recebido é bem-vindo"

psol psdb heloísa helena alagoas
Heloísa Helena ainda não se pronunciou sobre o apoio do PSDB. Candidato a governador do PSOL, no entanto, afirmou que “todo apoio é bem vindo” (divulgação)

Candidato a governador pelo PSol, Mário Agra, afirmou que “todo apoio é bem vindo”, ao ser questionado sobre o apoio declarado pelo candidato Júlio Cezar, do PSDB, à candidata a senadora Heloísa Helena (PSol). Apesar de reconhecer o apoio, Agra ressaltou que existem diferenças ideológicas e disse que, por esta razão, essa aliança “não é natural”

A manifestação do candidato tucano simboliza, na prática, o apoio do grupo ligado ao governador Teotônio Vilela à candidata do PSol, configurando uma espécie de “aliança-branca” entre os governistas e o partido socialista.

O PSol é um partido que se autoproclama de linha ideológica à esquerda. Já o PSDB, atualmente, representa a antítese dessa corrente. Em Alagoas, os tucanos têm ligação com classes produtoras de açúcar e álcool, tendo inclusive usineiros filiados ao partido, como o governador Teotônio Vilela.

A aliança, agora exposta publicamente, apesar de surpreender nos meios políticos, era comentada nos bastidores.

O anúncio da “aliança” se dá após a desistência de Eduardo Magalhães, então representante tucano que estava candidato ao Senado.

Com a saída de Magalhães, os tucanos foram liberados por Vilela para apoiar candidaturas de outras coligações.

Júlio Cezar anunciou nessa quinta-feira o apoio e disse que apoiará a candidata “de coração”, mas não detalhou o tipo de suporte que será dado para a candidata. “Não sei de que forma posso ajudá-la, mas, que irei sim fazer os esforços que forem possíveis para aqueles que me acompanham”.

com informações de Gazeta Web e 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 22/Aug/2014 às 16:32

    (Outro Rodrigo) Eu digo... É o capim comendo a vaca e a banana comendo o macaco. Os políticos alagoanos, com todo o respeito ao Estado e cidadãos, parecem estar vivendo fora realidade, ou, talvez, apenas tenham "desencanado" e resolvido escancarar a promiscuidade das alianças políticas: é PCdoB alagoano apoiando Renan Filho e Collor; é PSOL e PSDB coligados...

    • poliana Postado em 22/Aug/2014 às 16:45

      meu deus...psol aceitando apoio de psdb!? aonde vamos parar!!!???? inacreditável!!!!!!!!!

      • José Luís Postado em 23/Aug/2014 às 10:46

        meu DEUS... PT aceitando apoio de Maluf? Aonde vamos parar? inacreditável!!!!!! Só prá lembrar minha tese... tudo farinha do mesmo saco.

      • poliana Postado em 23/Aug/2014 às 18:46

        e vc vai fazer o q? anular seu voto?! parabéns! bela iniciativa!!!! (SQN)!

      • Thais Linhares Postado em 03/Sep/2014 às 23:31

        ESCLARECIMENTO SOBRE MATÉRIA DA GAZETA WEB: Desesperados com a derrota, assessores e empresas de Collor, partem com seus caninos, tentando deturpar e confundir a população alagoana referente a minha posição sobre um suposto apoio do candidato do PSDB para Heloísa Helena. O PSOL não será aliado do PSDB, PT, PMDB, PP, DEM, PSD, PTB.... e nem fez nem fará nenhum acordo agora nem para o futuro com essas e tantas outras siglas que ajudaram a destruir nosso Estado e o Brasil. Nossas alianças são com PSTU, PCR, PRESTISTAS. Já o PCB, esclareço que o referido Partido, mesmo sem participar da Frente de esquerda em 2014, resolveu apoiar Heloísa Helena para o senado, o que foi discutido e considerado muito bem vindo. Todos outros apoios surgidos não passaram pela discussão da Frente de Esquerda nem do PSOL, e as declarações de personalidades políticas, serão tratadas como iniciativas individuais daqueles que desejam derrotar Fenando Collor em Alagoas, diante de suas divergências políticas pontuais."

    • Bernardo Postado em 23/Aug/2014 às 14:30

      Pode ser uma campanha para desmoralizar a candidata Heloísa Helena aqui em Alagoas. Ela é a principal adversária do Fernando Collor ao Senado (ela está em segundo lugar nas pesquisas; ele é o primeiro) e ele é dono da Gazeta Web.

      • Felipe Postado em 25/Aug/2014 às 11:35

        Exatamente Bernardo, isso claramente é uma campanha da Gazetaweb para associar a candidatura de Heloísa com o atual Governo. Collor sabe que tem grande chances de perder a eleição, as pesquisas que divulgam em Alagoas, todas encomendadas pela organização Arnon de Mello, da qual Collor é dono, o colocam na frente nas intenções de voto e podem ser dados manipulados. Mas eles que tem acesso aos verdadeiros dados, podem muito bem estar assustados com o crescimento dela e buscam denegrir a imagem de Heloísa. Ela já se pronunciou negando qualquer tipo de aliança com partidos de direita.

    • Fabrício Godoi Postado em 23/Aug/2014 às 16:24

      Não qualquer coligação. Até agora achei essa notícia em uma única fonte e do lado do PSOL já achei um esclarecimento dizendo justamente isso (que não qualquer coligação).

    • Fabrício Godoi Postado em 23/Aug/2014 às 16:28

      "ESCLARECIMENTO SOBRE MATÉRIA DA GAZETA WEB: Desesperados com a derrota, assessores e empresas de Collor, partem com seus caninos, tentando deturpar e confundir a população alagoana referente a minha posição sobre um suposto apoio do candidato do PSDB para Heloísa Helena. O PSOL não será aliado do PSDB, PT, PMDB, PP, DEM, PSD, PTB.... e nem fez nem fará nenhum acordo agora nem para o futuro com essas e tantas outras siglas que ajudaram a destruir nosso Estado e o Brasil. Nossas alianças são com PSTU, PCR, PRESTISTAS. Já o PCB, esclareço que o referido Partido, mesmo sem participar da Frente de esquerda em 2014, resolveu apoiar Heloísa Helena para o senado, o que foi discutido e considerado muito bem vindo. Todos outros apoios surgidos não passaram pela discussão da Frente de Esquerda nem do PSOL, e as declarações de personalidades políticas, serão tratadas como iniciativas individuais daqueles que desejam derrotar Fenando Collor em Alagoas, diante de suas divergências políticas pontuais." Ou seja, o pragmatismo político poderia atualizar a notícia e fazer um mea culpa por reproduzir matéria de fonte COXINHA.

      • poliana Postado em 23/Aug/2014 às 18:51

        "O PSOL não será aliado do PSDB, PT, PMDB, PP, DEM, PSD, PTB". bem, gosto do psol, votaria na luciana genro de olhos fechados. mas é por esse radicalismo q ele jamais deixará de ser um partido nanico. alianças políticas são absolutamente necessárias pra se ganhar mais espaço, poder mostrar, realmente as suas propostas e crescer no cenário político nacional...enqto o psol continuar com essa postura, jamais deixará de ser nanico, e jamais será visto com uma 3º via na política do país!

      • Alberto Coutinho Postado em 23/Aug/2014 às 19:52

        Alívio!!!

    • Denisbaldo Postado em 23/Aug/2014 às 20:43

      O Haddad e o Lula não aceitaram o apoio do Maluf em 2012 em troca de uns míseros minutos? E agora o Padilha (nessa o Lula não saiu na foto pelo menos) não repetiu o feito?

      • Madex Postado em 13/Feb/2016 às 18:42

        A questão é: o PSOL não vive de criticar alianças do PT? Não é o PSOL que diz que PT e PSDB é tudo a mesma coisa e que só eles são o último biscoito do pacote, por serem "puros"?

    • Renato Soares Postado em 25/Aug/2014 às 12:32

      Cara está uma pouca vergonha se eu ver o PSOL entrando em ligação com os partidos de direita eu me recuso a fazer parte deste partido!

  2. Ex-leitor Postado em 22/Aug/2014 às 17:07

    Só pra constar, Lula já recebeu apoio de Mario Covas (PSDB) no passado.

  3. Luiza Postado em 22/Aug/2014 às 17:24

    Sou alagoana e vejo a cada dia, o meu estado afogando-se em lama. Desde que me entendo de gente, o Estado é governado pelo PSDB ou afins. São 8 anos com um usineiro nojento no poder. Um caos! E o pior, nenhuma perspectiva de mudança...As piores opções possíveis! A Heloisa Helena só tem bocão. O Renan Filho quando prefeito da cidade 'da sua familia' devastou o que podia e não podia. E pelo jeito, ele leva a eleição...Estou me preparando psicologicamente para a desgraça (se isso é possível! )

    • Felipe Postado em 25/Aug/2014 às 11:41

      Também sou Alagoano com muito orgulho. Os políticos que aí estão são frutos de anos e anos de clientelismo e onde os miseráveis trocam seu voto por uma cesta básica. Os que não são miseráveis querem mesmo é mamar nas tetas do Governo. A Heloísa tem bocão mesmo e é exatamente por isso que quero vê-la no congresso, botando o bocão no trombone!! Quero uma senadora que lute pelo meu estado mas que acima de tudo represente a luta pela democracia, ética e combate à corrupção. O lugar de Heloísa, é e sempre foi o Senado Federal, prefiro muito mais o bocão dela lá do que as figuras de Collor e Renan como nossos representantes.

  4. Dinio Postado em 22/Aug/2014 às 18:39

    Traíras que se juntam Brasil afora, com um único objetivo: derrotar o Brasil do povo (PT) e encher a bufa de dinheiro. AHAHAH, vou adorar ver a cara de C... da Luciana Genro...que conheço de outros carnavais...

  5. Leici Postado em 22/Aug/2014 às 19:12

    PSOL, PSOL... não são vocês que dizem lutar por uma nova política? Um partido que se diz de extrema-esquerda, que não concorda com a política do PT, e vai se aliar ao PSDB? Estranho...

  6. André Postado em 22/Aug/2014 às 20:12

    O povo acredita em Papai Noel. A ideologia dos nossos políticos é o fisiologismo, enquanto as pessoas por aqui ficam se ofendendo por causa desses pulhas...

  7. Thiago Teixeira Postado em 22/Aug/2014 às 20:32

    Nojo.

  8. ywri Postado em 22/Aug/2014 às 23:25

    e no Pará... PT com DEM e família barbalho, que salada ideológica, que imoralidade do PT fazer aliança com o DEM? inimigos históricos. PT já se entregou de vez ao sistema.

  9. Pedro Postado em 22/Aug/2014 às 23:47

    Quero entender como um partido social democrata pode ser antítese de um partido socialista. Complicado.

  10. Alberto Coutinho Postado em 23/Aug/2014 às 11:17

    Já vi isso acontecer com o PT. É a mesma novela. Ao abrir mão da ideologia e se alinhar com quem não tem interesse nenhum com o bem do povo, o PSOL demonstra que está indo pelo mesmo caminho do PT. A política nacional é como um prostíbulo de votos onde se pratica orgias grupais em troca de apoio mútuo sem o menor respeito com o povo. Esse troca-troca de favores onde só se consegue governar caso o outro partido apoie é imoral. E sendo esse apoio comprado com cargos, verbas e mensalões só contribui para manter nosso primitivismo democrático. Infelizmente foi nesse ponto que o antigo PT perdeu sua sintonia com suas origens, muito embora ainda imponha medo as elites.

  11. André Anlub Postado em 23/Aug/2014 às 13:18

    Nossa, chegamos ao cúmulo da incoerência! Próximo passo é se matar e ressuscitar para se dizer ateu.

  12. Cláudio Luiz Pessuti Postado em 23/Aug/2014 às 13:53

    Apoio de partidos de direita só são errados quando são recebidos pelos outros partidos rs!Aí é "aliança com a direita", "traição" rs!É bom para o PSOL parar de querer posar de santo!

  13. Rosa Postado em 23/Aug/2014 às 14:11

    PSOL aceitando apoio de PSDB. Quem te viu , que te vê , Heloísa Helena.

  14. Laécio Araújo Postado em 23/Aug/2014 às 15:21

    É por isso que Alagoas continua sendo uma imensa plantação de cana com tanta desigualdade e pobreza.

  15. Rodrigo Gabetto Postado em 23/Aug/2014 às 15:59

    Ela não se pronunciou sobre a aliança ainda, ok? E tem mais, a linha do PSOL É a social-democracia, está escrito no estatuto do partido. A fundamental diferença desse partido é a intolerância com políticas excludentes, fascistas e com políticos que fazem malabarismo para se livrar da ficha suja. O partido de Hitler tinha nome de nacional, democrático e socialista. Das três características, só reconheço o nacionalismo lá. Não é porque me chamo Rodrigo, que serei famoso pela minha glória. Se a reputação do governador for ilibada, não acho um pecado mortal aceitar a aliança. É evidente que é estranho um partido que sempre renegou alianças se preste a esse papel. No entanto, tudo é válido para impedir a eleição de Collor.

    • Thiago Teixeira Postado em 23/Aug/2014 às 18:00

      PSOL nada mais são do que dissidentes do PT de 2003 que não conseguiram boca no governo do Lula, bravinhos, resolveram torcem contra e passaram a fazer uma oposição de picuinha, fazendo a alegria dos demo-tucanos, é claro. Na minha cidade os vereadores do PT que não conseguiram vagas no executivo ou qualquer cargo público, migraram tudo para o PSOL.

      • poliana Postado em 23/Aug/2014 às 18:55

        a marina silva q o diga hein thiago! rancorosa q só...digna de pena!

      • Rafael Lemes Postado em 23/Aug/2014 às 22:39

        ESCLARECIMENTO SOBRE MATÉRIA DA GAZETA WEB: Desesperados com a derrota, assessores e empresas de Collor, partem com seus caninos, tentando deturpar e confundir a população alagoana referente a minha posição sobre um suposto apoio do candidato do PSDB para Heloísa Helena. O PSOL não será aliado do PSDB, PT, PMDB, PP, DEM, PSD, PTB.... e nem fez nem fará nenhum acordo agora nem para o futuro com essas e tantas outras siglas que ajudaram a destruir nosso Estado e o Brasil. Nossas alianças são com PSTU, PCR, PRESTISTAS. Já o PCB, esclareço que o referido Partido, mesmo sem participar da Frente de esquerda em 2014, resolveu apoiar Heloísa Helena para o senado, o que foi discutido e considerado muito bem vindo. Todos outros apoios surgidos não passaram pela discussão da Frente de Esquerda nem do PSOL, e as declarações de personalidades políticas, serão tratadas como iniciativas individuais daqueles que desejam derrotar Fenando Collor em Alagoas, diante de suas divergências políticas pontuais.https://www.facebook.com/mario.agra/posts/524863284311698

      • Thiago Teixeira Postado em 24/Aug/2014 às 17:10

        Maria queria ser o centro das atenções, viajar com a comitiva presidencial sempre, e quando foi perdendo espaço para a titia Búlgara, chutou o balde.

  16. Jonas Schlesinger Postado em 23/Aug/2014 às 19:21

    Isso prova que esse papinho de esquerda e direita já não existe mais aqui. A moda agora é fazer aliança com o Diabo e que se f. a população.

  17. Davi T. Postado em 23/Aug/2014 às 19:31

    Resumo da Opera: Pragmatismo Político fechando com o Collor, ao reproduzir conteúdo da Gazeta Web (folhetim do Collor) para desmoralizar sua concorrente, Heloísa Helena, frente seus eleitores de esquerda. Peça desculpas, Pragmatismo, e da próxima vez, seja menos militante petista de Facebook e mais jornalista.

  18. Strömblad Postado em 23/Aug/2014 às 19:58

    É como se o PSDB dissesse ao PSOL... "Eu sou você amanhã!"

  19. Jonas Schlesinger Postado em 23/Aug/2014 às 20:06

    As poucas vezes que este site de esquerda escorrega na casca de banana e, indiretamente, apoia a direita. Eu tive que ler outra vez a matéria, ir até a fonte e ver os comentários pra concluir isso. Essa aliança do PSDB com o PSOL não é por interesse mútuo, foi realmente desespero dos tucanos. Não que eu me simpatizo 100% com a esquerda, mas é fato que se a Heloísa ganhar essas eleições vai derrubar esse coronelismo que tem nesse estado. Então se for pra ter mais força política, toda ajuda é bem vinda, mas isso não quer dizer que o partido vá mudar suas ideologias. Foi uma puxada de tapete dos próprios pés. Hein!

    • KARINA BEBEZINHA Postado em 24/Aug/2014 às 11:02

      Entao sr jonas nao esculache o pt por fazer alianca com maluf e ga nhar mais tempo d tv ,DAVI T o PP apenas posta materias pra q todos deem suas opinioes esse e o blog mais democratico q conheço,,o PP nao apoia o collor ,nao seja maldoso e se acha o blog tao ruim mete o pé,nao fazer falta a ninguem aqui OK

  20. Helio Jr Postado em 23/Aug/2014 às 23:18

    Gente, isso é matéria antiga! A Marina não é do PSOL e muito menos candidata ao Senado!

  21. Anderson Teixeira Gonçalv Postado em 23/Aug/2014 às 23:41

    Fala isso pra um militante do PSOL, e ele vai te responder: "-Mas é o PSDB que está nos apoiando, e não nós a eles!" Aí cai o argumento deles de que quem recebe dinheiro de empresas privadas, multinacionais e bancos está comprometido. rsrs

  22. Eddie Postado em 24/Aug/2014 às 11:45

    História mal contada?? Tomara!!!

  23. testemunha binocular Postado em 24/Aug/2014 às 12:33

    Heloísa Helena e Marina Silva... Fraudes.

  24. Walter Postado em 25/Aug/2014 às 12:32

    IDEOLOGIA POLÍTICA NO BRASIL É = AO MICKEY MOUSE E COCA COLA.

  25. VOLNEY Postado em 25/Aug/2014 às 16:38

    Há quem não perceba ou finja não perceber a diferença entre receber apoio e fazer aliança. Heloísa está recebendo apoio (passivamente). Ela não precisou compor uma aliança, ir atrás do apoio, conchavar, ou estabelecer retribuições ou reciprocidades. Isso difere, em muito, do que tem sido feito pelo PT, ao se unir com Collor, Sarney, Maluf em diversas situações eleitoreiras, para ter mais tempo na TV, aumentar sua base de apoio, onde existe um toma-lá-dá-cá.

  26. eu daqui Postado em 26/Aug/2014 às 13:05

    No final vão acabar como o pt do qual eles fugiram.