Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 19/Aug/2014 às 16:25
157
Comentários

Postura imperial de Bonner faz parecer que a Globo não tem mazelas

A postura supostamente independente de Bonner, agressivo com todos os candidatos, faz parecer que as Organizações Globo são exemplo de ética, que nunca apoiaram a ditadura militar, nem tentaram “ganhar” eleições no grito

william bonner dilma jornal nacional
William Bonner está assumindo o papel de garoto-propaganda da criminalização da política (reprodução)

Luiz Carlos Azenha, Viomundo

Trata-se de um simulacro de jornalismo, que nem original é. Nos Estados Unidos, muitos âncoras se promoveram com agressividade em suposta defesa do “interesse público”. Eu friso o “suposta”. Lembro-me de um, da CNN, que fez fama atacando a invasão do país por imigrantes ilegais. Hoje muitos âncoras do jornalismo policial fazem o mesmo estilo, como se representassem a sociedade contra o crime.

William Bonner está assumindo o papel de garoto-propaganda da criminalização da política. Ao criminalizar a política, fazendo dela algo sujo e com o qual não devemos lidar, ganham as grandes corporações midiáticas. Quanto mais fracas forem as instituições, mais fortes ficam as empresas jornalísticas para extrair concessões de todo tipo — do Executivo, do Legislativo, do Judiciário.

RELEMBRE: William Bonner levou bronca de Fátima Bernardes na entrevista com Dilma em 2010

A postura supostamente independente de Bonner, igualmente agressivo com todos os candidatos, faz parecer que as Organizações Globo pairam sobre a política, que nunca apoiaram a ditadura militar, nem tentaram “ganhar” eleições no grito. Que os irmãos Marinho não fazem politica diuturnamente, com lobistas em Brasília. Que os irmãos Marinho não tem lado, não fazem escolhas e nem defendem com unhas e dentes, se preciso atropelando as leis, os seus interesses. Como em “multa de 600 milhões de reais” por sonegar impostos na compra dos direitos de televisão das Copas de 2002 e 2006.

A agressividade de Bonner também ajuda a mascarar onde se dá a verdadeira manipulação da emissora, nos dias de hoje: na pauta e no direcionamento dos recursos de investigação de que a Globo dispõe. Exemplo: hoje mesmo, no Bom Dia Brasil, uma dona-de-casa do interior de São Paulo explicava como está fazendo para economizar água.

A emissora não teve a curiosidade de explicar que a seca que afeta milhões no Estado não é apenas um problema climático, resulta também de falta de investimentos do governo de Geraldo Alckmin, que beneficiou acionistas da Sabesp quando deveria ter investido o dinheiro no aumento da capacidade de captação de água. Uma pauta complicada, não é mesmo?

VEJA TAMBÉM:
A entrevista de Dilma no Jornal Nacional
A entrevista de Aécio Neves no Jornal Nacional
A entrevista de Eduardo Campos no Jornal Nacional

A não ser que eu esteja enganado, a Globo não deslocou um repórter sequer para visitar o aeroporto de Montezuma, que Aécio Neves mandou reformar quando governador de Minas Gerais perto das terras de sua própria família. Vai ver que faltou dinheiro.

Tanto Alckmin quanto Aécio são tucanos. Na entrevista com Dilma, Bonner listou uma série de escândalos. Não falou, obviamente, de escândalos relacionados à iniciativa privada, nem em outras esferas de governo. Dilma poderia muito bem tê-lo lembrado disso, deixando claro que a corrupção é uma praga generalizada, inclusive na esfera privada, envolvendo entre outras coisas sonegação gigantesca de impostos. Mas aí já seria coisa para o Leonel Brizola.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 19/Aug/2014 às 10:55

    (Outro Rodrigo) Inicialmente, noto, como outro comentarista apontou, que os candidatos se mostraram exímios na arte de "responder, sem responder". No caso de Dilma, aparentemente, ela preferiu estender em demasia suas respostas, de forma a se utilizar do tempo o máximo possível e permitir o menor número possível de perguntas (assim como os demais, também ela se valeu de técnicas de discussão para ter o que julgou ser o melhor resultado); ressalto que, como disse em post do ano passado ("Lobão ataca Dilma, Jango e Mano Brown no programa Roda Viva", Pragmatismo Político, 03/Dec/2013 às 13:56), Dilma, ao contrário de Lula, não tem grande capacidade de improviso, por vezes se traindo, dizendo frases como 1- "o animal oculto, que é um cachorro atrás", no discurso do dia das crianças; 2- "Quando a corrupção envolve alguém do meu partido, Bonner, eu prefiro não falar nada"; e 3- “A única área que eu acho, que vai exigir muita atenção nossa, e aí eu já aventei a hipótese de até criar um ministério, é na área de… Na área… Eu diria assim, como uma espécie de analogia com o que acontece na área agrícola.”. Assim, o problema maior, tecnicamente, talvez esteja na preparação da candidata para debates e entrevistas, de outro lado, quanto a falar que a Globo também tem suas mazelas, eu questionando: todos os macacos estão sentando no rabo e apontando o do outo, então, o que faremos? Aplaudiremos ou cobraremos a correção de todos?

    • Émile Postado em 19/Aug/2014 às 14:07

      Não é mal preparo, é a questão de experiência. Lula também escorregou muito em debates quando jovem, como aquele antológico em que foi acusado de ter uma filha bastarda em rede nacional (o que era claramente uma mentira e canalhice enorme) e em que o mesmo titubeou, ficou sem resposta e acabou lhe custando uma eleição "ganha".

    • Bebê Macabro Postado em 19/Aug/2014 às 15:26

      Quando maestria for sinônimo de ignorância, até poderei concordar.

    • Flávio Loureiro Postado em 19/Aug/2014 às 17:03

      O mais legal é o desespero da esquerda. Dilma é medíocre, e agora o Brasil inteiro sabe. Só se elegeu nas costas do populista demagogo Lula. Tentam a todo custo caluniar o Aécio por causa do suposto "aeroporto próximo a terras de sua família". Ainda que seja verdade, isso não apaga os escândalos dos mensaleiros petistas.

    • Rogério Piva Postado em 19/Aug/2014 às 17:14

      15 minutos que não servem pra nada. Precisamos escolher presidentes da República, e creio que 40 minutos e não 15 min seria o tempo justo a um evento desta grandeza. E nós discutindo sobre 15 min... pfff

    • Rogério Piva Postado em 19/Aug/2014 às 17:23

      Ninguém consegue ouvir quando tem alguma ideologia, já fez uma escolha. Vira esse jogo de macacos ai. Não há a menor racionalidade. A frase que lembraste ilustra perfeitamente: ""Quando a corrupção envolve alguém do meu partido, Bonner, eu prefiro não falar nada".

    • Dodge Postado em 19/Aug/2014 às 18:40

      Flavio Loureiro escreveu "suposto aeroporto próximo a terras de sua família"...Não é um mimo, esses tucaninhos? :)))

      • Tchekowski Postado em 21/Aug/2014 às 14:20

        Esqueceu do "suposto" desvio de verbas do metrô comandado por três governos tucanos em SP e denunciado pela própria empresa que enjoou de tanto pagar propina.

    • gerson dos santos Postado em 19/Aug/2014 às 21:16

      Willian Bonner foi incisivo em falar em corrupção, e a rede globo onde ele trabalha que sonegou milhões de reais, porque isso não se questiona? Infelizmente nem um presidente vai solucionar o problema do Brasil, primeiro é que temos um poder econômico astronômico super poderoso a qual não quer e não faz questão que este país cresça, principalmente na questão da educação. Todos vem com uma varinha magica para dizer e apontar o problema. Por outro lado temos um congresso nacional com um monte de filhos da puta que não valem nada, com algumas ressalvas, o senado é outro antro de bandidagem, corruptos, vagabundos poucos lá prestam, infelizmente o corenealismo impera neste país é tudo uma piada e ainda para ajudar temos um povo maior parte burra, iletratada, que nem se lembra em quem votou, também é um povo que não deixa de ser corrupto, pois quer tirar vantagem com seu voto, em troca de uma dentadura, viagem, pagamento de uma conta de agua, energia eletrica, etc... Não adianta reclamar se temos um povo também que colabora com tudo isso. Afinal dando pão e circo para esses, fica tudo numa boa.

    • evanildo Postado em 19/Aug/2014 às 22:06

      Vi tantas pessoas comentando a respeito da entrevista da presidente Dilma no Jornal Nacional e alguns até parabenizando o William Bonner pelas perguntas realizadas como se o tal Bonner ou mesmo a rede globo realmente se importasse com a real situação do povo brasileiro. É obvio que o Bonner como funcionário de um dos maiores monopólios de comunicação do país faria todo o possível para mostrar uma realidade montada e manipulada, pois esse sempre foi o objetivo da rede globo, manipular, cegar e mostrar uma realidade construída de acordo com seus próprios interesses. "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete." Somente gente idiota para acreditar que o Pais esta pior do que ha 12 anos atrás......para a Globo quanto pior o Pais melhor é para os seus interesses .....e os incautos a seguindo........ A Globo e a mídia em Geral não querem o PT, e escondem os maus feitos do PSDB. Não estou aqui defendendo as corrupções existentes; sei que o sistema de saúde esta precário assim como a educação, etc... mas será que vamos atribuir isso somente a pessoa da presidente? Será que não foram os nossos governadores, nossos prefeitos, deputados, vereadores, etc.... que desviaram verbas destinadas a tais setores? Ou somente o PT são os corruptos?

    • Vinicius Brito Postado em 19/Aug/2014 às 22:10

      Ótimo, Flávio Loureiro. Agora vamos falar de economia e ensino público de alçada federal? Corrupção, até hoje, todos os governos tiveram. Vamos falar de investimento? Como é que funcionou isso para os governos PSDBistas? Quantas faculdades públicas foram fundadas durante o governo FHC? E o FMI? E as taxas de desemprego? E o dólar a R$ 4,00 no final do último ano FHC (hoje, com crise MUNDIAL e tudo, metade desse valor)? "Mensalão isso, mensalão aquilo, PT, petralhas, corruptos". Corrupção é terrível mas antes fosse privilégio e exclusividade dos governos petistas... vamos falar de avanços? Vamos falar de gente miserável saindo da linha da pobreza?

    • Rodrigo Postado em 19/Aug/2014 às 22:53

      O Flávio acho que nao sabe dos escândalos do PSDB. Dos desvios de verba que o Governo do Aécio fez em Minas.

    • Ivanaldo Xavier Postado em 19/Aug/2014 às 23:53

      Como Dilma usou de tática para demorar nas respostas e ter o menos número de perguntas? William Bonner interrompeu Dilma 21 vezes em uma entrevista de 15 minutos, quase que ele consegue alcançar duas interrupções por minutos. Eles tentaram ao máximo desconcentrá-la, pensando que ela havia decorado respostas. Ela saiu-se muito bem e não se mostrou agressiva e eles é que perderam a compostura e teve até dedo em riste na cara da presidenta.

      • Rodrigo Postado em 20/Aug/2014 às 17:59

        (Outro Rodrigo) Ivanaldo, fiz análise meramente quanto à técnica de oratória. Todos os candidatos recebem treinamento pré debates e entrevistas e, sim, todos se valem de tais técnicas a seu favor, a exemplo de: devolver a acusação ao interlocutor; fugir do assunto; alongar-se em respostas, a fim de permitir o menor número possível de perguntas. E, claro, a função de tais entrevistas, a função do interlocutor, do entrevistador, é justamente a de desconcertar o entrevistado, um conhecido tendo bem definido-as como "o lugar em que o candidato chora e o povo vê"; não gostei do desempenho de nenhum dos candidatos, à exceção do Pastor Everaldo (não votaria nele, respeitando o direito de quem o fará, não compartilho de ideais de mais privatizações e contrários ao reconhecimento de direitos dos homossexuais, mas, infelizmente ou não, ele foi o que declarou abertamente quais são suas ideias, com firmeza, no que pecaram Dilma, Aécio e Campos). Reitero, análise meramente quanto à técnica retórica e segurança nas respostas.

    • LEONARDO Postado em 20/Aug/2014 às 00:48

      Nunca devemos descobrir um santo para cobrir o outro. ou seja não venha pra cá dizer que os escândalos de um é menor do que do outro.

    • ARNOLD Postado em 20/Aug/2014 às 08:11

      Caro Rodrigo, quando o entrevistador leva quase metade do tempo da entrevista fazendo perguntas par o entrevistado, algo está errado nessa entrevista. em quinze minutos de entrevista Boner levou seis minutos com perguntas que eram mais acusações que perguntas e, é evidente interrompeu as respostas, porque não interessavam à entrevista. Para que chamou então o entrevistado?

    • Robério Postado em 20/Aug/2014 às 09:46

      Acontece que no Brazil do Patê, a filosofia é: já que o outro soutou um peidinho no banheiro, posso descarregar minha diarreia na sala de estar! Mas o mais divertido, é ver os apoiadores bravateiros da suposta esquerda tentarem defender o indefensável, essa mulher despreparada e sem discurso coerente. A estratégia, nesse caso, é atacar os outros, a mídia, a oposição, a elite, os yankes e etc... uma hora vai sobrar pro povão, quando descobrirem o engodo que é esse governo.

    • Guilherme Postado em 20/Aug/2014 às 13:39

      Cada um tira as próprias conclusões e decide na urna, não esquecendo que o choro é sempre livre.

  2. Fabricio Postado em 19/Aug/2014 às 11:43

    Tenho muito medo de ler os comentários mas hoje foi uma exceção a regra belo comentário (outro) Rodrigo.

  3. [email protected] Postado em 19/Aug/2014 às 11:45

    Saudades do Brizola, o único político que calou a globo.

    • Robinho Postado em 19/Aug/2014 às 16:13

      Este sim, poderia ter essa qualificação. Aliás, foi a segunda chance perdida que o Brasil. A primeira foi com seu cunhado.

  4. Murilo Postado em 19/Aug/2014 às 11:48

    É assim que o Pragmatismo defende a atuação vergonhosa de nossa presidente, apontando os erros do passado ou do presente da Rede Globo? A questão aqui é apontar o defeito do outro para esconder o seu próprio? Foi horrível, ela não respondeu e ficou enrolando, com 4 anos na presidência ela tinha a obrigação de ter um desempenho melhor na hora dos debates, no mínimo não se contradizer tantas vezes.

    • Jonas Schlesinger Postado em 19/Aug/2014 às 12:07

      Isso mesmo.

    • Antonio Palhares Postado em 19/Aug/2014 às 12:16

      Murilo, leia o Paulo Henrique Amorim, no conversa afiada. A Dilma deu um banho neste aprendiz de feiticeiro de quinta da globo, que tenta empurrar goela abaixo do povo brasileiro outro Collor. Mesmo com esta caterva da imprensa contra a Dilma vai muito bem. Foi so aparecer a Marina que o Aécio começou a cair.

      • Dario Postado em 19/Aug/2014 às 14:43

        Me desculpe Antonio, mas o conversa afiada (que deveria ser "fiada" apenas) é um blog totalmente pró-PT. Não consigo enxergá-lo com um mínimo de imparcialidade. O que me impressiona é o fato da Dilma ter "vaselinado" do começo ao fim e não terem feito uma crítica sobre o desempenho dela, a primeira coisa quando perceberam que ela foi mal (negar isso seria um revisionismo) foi atacar o entrevistador e a emissora a qual pertence. Tanto a Dilma quanto o Aécio fugiram das respostas, sem mais.

    • Danilo Resende Postado em 19/Aug/2014 às 16:31

      Deu um banho em quem ? O único ponto positivo que ela teve foi afirmando que não pode emitir opinião contra ou a favor sobre a decisão do STJ porque de resto só se esquivou e tentou o que todo político faz: olha, quanto ao problema eu não sei mas nós fizemos isso e aquilo... Pelo amor de Deus, né ? Que país você vive ? Até a própria presidente assume que o que foi feito na saúde em 12 anos não é satisfatório, enquanto os outros países caminham em passos largos o povo ainda prefere acreditar que a Globo manipula tudo, mas é claro né, mesmo o que odeiam a Globo preferem assistir e dar audiência do que desligar a tv ou mudar de canal para que realmente boicotem a emissora. Brasileiro é assim mesmo, sempre (repito: SEMPRE) prefere por a culpa em qualquer coisa, na emissora de tv, na mídia impressa, nos portais de internet, na oposição pessimista, nas estrelas, no que for, menos nele próprio.

    • Ronaldo Goltz Postado em 20/Aug/2014 às 10:25

      Talvez seja porque ao invés de se tentar mostrar planos de governo se tenta mostrar somente os podres, e nesse caso não se salva ninguém, todos os partidos tem seu lado corrupto, e PT, PSDB, PSB, DEM... não fogem a regra, mas nem por isso se pode dizer que Dilma, Aécio, Marina ou quem quer que seja não podem ser presidente, se só se buscar perfeição então não teremos presidente, senador, deputados.

  5. Dafiana Postado em 19/Aug/2014 às 11:59

    O mais interessante na entrevista de ontem com a candidata Dilma, foi a classe e elegância de nossa presidente. Enquanto foi agredida , ela se negou a agredir. Enquanto foi impedida muita vezes de construir sua argumentação, ela evitou alterar a voz;, enquanto tentaram manipulá-la, ela foi firme e objetiva nas respostas. No que tange ao julgamento do mensalão ela foi bem contundente em afirmar que em nenhum momento o seu governo tentou manipular, persuadir ou negociar com o STF para aliviar a pena daqueles que foram acusados de corruptos, ainda que sendo de seu partido. O governo do PT nunca teve nenhuma ingerência ou tentou corromper o resultado do julgamento do mensalão, respeitando a autonomia das instâncias competentes. A corrupção no Brasil (algo bem antigo) só passou a ganhar visibilidade no governo do PT justamente porque foi criado mecanismos contra tal prática. Será que as pessoas não conseguem enxergar isso? Desculpe Bonner,Não ocorreu dialogo problematizador (proposto pelo educador Paulo Freire) com nenhum dos candidatos, mas manipulação e falta de ética do jornalismo da Globo.

    • Juliana C Stefanelli Postado em 19/Aug/2014 às 12:23

      Concordo. Eles mesmos, digo, a própria organizações globo são também um emaranhado de corrupções. Representam e representaram um monopólio e oligopólio da comunicação de massa no Brasil. Como assim?. Álém disso seu Bonner e cia não são o STF para falar naquele tom com uma líder, com a Presidenta da República, mesmo que ela naquela ocasião estivesse sendo entrevistada como candidata. Se faltarmos com respeito ao Chefe de Estado dessa forma em plena rede nacional, a quem mais respeitaremos?

      • Laetitia Werner Postado em 19/Aug/2014 às 14:46

        Como você mesmo disse, ela estava ali como candidata, não merecia tratamento diferenciado dos demais, e não o teve. Defina "respeito" e "falta de respeito", ele é jornalista, quer ver o circo pegar fogo, não é assessor de imprensa para ficar bajulando.

      • lobo Postado em 19/Aug/2014 às 21:21

        Isso mesmo ainda mais vindo de um canal no qual manipula a muitos cidadães do nosso pais acorda galera no ela de rico não traz felicidade pra nossas casas e não paga nossas contas

      • Estevan G Postado em 19/Aug/2014 às 22:50

        Até onde eu sei, Bonner não faltou com respeito com nenhum candidato. E relacionar o passado da Rede Globo (que de boazinha não tem nada) com o papel que Bonner teve perante todos candidatos não faz sentido algum. Ela não foi agredida em nenhum momento... foi apenas questionada sobre os fatos que ocorreram durante em seu governo. Não há nenhuma mentira nas perguntas de Bonner. Agora quanto as respostas de Dilma, parecia que ela estava rezando para acabar a entrevista. Visivelmente nervosa, não conseguia se explicar e se embananava mais e mais tentando explicar o inexplicável.

    • Gustavo Postado em 19/Aug/2014 às 13:38

      Dafiana, em que momento a candidata tentou construir argumentação? A todo momento o que eu vi foram perguntas não respondidas, nenhuma sequer. Vi uma candidata que não soube expressar sequer o seu palanque eleitoral, vi uma candidata que fugiu das perguntas, utilizando exclusivamente técnicas de retórica e sem conteúdo nenhum. Não sou um defensor da Globo, sei não são santos, mas não tem como afirmar que um discurso vazio e sem respostas é uma demonstração de elegância e objetividade. A pergunta do mensalão, por exemplo, foi um questionamento sobre a forma como o PT trata os seus corruptos, chamando-os de soldados e afirmando que foram injustiçados: isso não é ser condescendente com a corrupção? Em que momento ela respondeu isso? Assisti várias vezes, e a candidata não passa nem perto de uma resposta, para essa e para as outras poucas perguntas que ela buscou responder de forma objetiva. Quer um exemplo melhor de objetividade? Veja a entrevista de Eduardo Campos. Ele também não é santo, mas ao menos teve coragem de responder às perguntas que lhe foram feitas.

    • Camila Postado em 19/Aug/2014 às 14:02

      "A corrupção no Brasil (algo bem antigo) só passou a ganhar visibilidade no governo do PT justamente porque foi criado mecanismos contra tal prática." Pode explicar melhor isso?

      • marcelo tostes Postado em 20/Aug/2014 às 13:18

        Como diria o grandioso Lula, Nunca antes na historia desse pais houve tanto roubo, tanta palhaçada com o povo. É por isso que a corrupção ganhou maior visibilidade.

    • Elyane Pinto Postado em 19/Aug/2014 às 14:11

      Concordo com vc. Nossa presidente foi de uma elegância fora do comum. Educação é a grande base de uma nação.

    • André Postado em 19/Aug/2014 às 15:55

      Em que mundo você vive? Bastou o Joaquim Barbosa sair do cargo pros mensaleiros irem cumprir pena em casa. E como o PT não manipulou o STF? Só não manipulou mais porque tinha alguém ainda com vergonha na cara, mas que infelizmente se foi por não aguentar mais a pressão no judiciário. Vc acha que a pena deles é suficiente pra quem não só atentou contra a democracia, quanto também roubou milhões do nosso bolso? Eles pegaram uma pena levíssima, tiveream ainda a benéfice dos embargos infringentes, permitiram todas as manobras pra reduzir as penas e conseguiram. Se o PT não interfere nos outros órgãos, explica porque até hoje o caso do Celso Daniel está engavetado? Quem defende a Dilma e o PT também acredita em papai noel, não é possível! Quanta ingenuidade. Aliás, petista pra mim só tem dois tipos, o ingênuo e o cúmplice.

    • Fátima Postado em 19/Aug/2014 às 16:17

      Dafiana, você falou tudo que eu diria, é bom saber que tem pessoas que enxergam as coisas como elas realmente são.

      • Angaroz Postado em 19/Aug/2014 às 22:27

        Dafiana, muito correto, vc falou por mim também, o programa Mais Médicos resolveu uma grande demanda; as desonerações sobre impostos é um fato; os novos contratos com as empresas de energia vão baratear o preço da eletricidade; o cooperativismo teve grande avanço no governo Lula e Dilma; o programa para desonerar os microempresários facilitou a vida de muita gente, porém erros enormes que foram cometidos, mas os acertos devem ser divulgados. Duro é ver que todos remam em direções diferentes, estamos todos enlouquecidos e deixamos a política com os políticos, a culpa por essa situação e da sociedade como um todo.

    • Marco Mareirot Postado em 19/Aug/2014 às 17:01

      Ela não manteve elegância. Ela calou-se covardemente. E o Brasil inteiro viu o papelão. E a esquerda envergonha a si mesma tentando defendê-la.

    • Leissmar Postado em 19/Aug/2014 às 20:42

      Parabéns s pelas belas palavras, globo não é sinônimo de boa conduta e muito menos de moral étnicas

    • Cristiano R Postado em 19/Aug/2014 às 21:25

      É impressionante a interpretação parcial de um fato quando escolhemos um candidato ou partido como se fosse um clube de futebol. Ainda não escolhi meu candidato, mas dizer que "O governo do PT nunca teve nenhuma ingerência ou tentou corromper o resultado do julgamento do mensalão, respeitando a autonomia das instâncias competentes.", não condiz com a verdade. Foi proposta sim, pelo deputado federal do PT Nazareno Fonteles, a PEC permitindo que o Congresso altere decisões do Judiciário. No novo julgamento feito esse ano, os já condenados PTistas entre eles José Dirceu, foram absolvidos do crime de formação de quadrilha, permitindo que essa corja de ladrões cumpram suas penas em regime semiaberto. É mole?!

    • Ciro Postado em 19/Aug/2014 às 22:17

      É prazeroso ler comentarios como o teu!

    • karla coelho Postado em 20/Aug/2014 às 00:54

      Até que enfim um comentário razoável e plausível. Não as pessoas querem uma política imediatista. Falta de pesquisa histórica ... Demonstrando o profundo desinteresse e desconhecimento do povo brasileiro sobre sua própria política.

    • Silva Postado em 20/Aug/2014 às 04:10

      A Corregedoria Geral da União foi criada em 2001 por FHC. Depois, Lula mudou o C para Controladoria. A Polícia Federal ainda pena com falta de estrutura e atraso no pagamento de diárias para suas ações. A corrupção no Brasil é antiga, mas ganhou mais visibilidade no governo do PT porque você não tem memória dos escândalos nos governos anteriores e porque nos governos do PT há mais corruptos (ou a mesma quantidade, só que mais amadores). Assim como a presidente, você também não entendeu a pergunta. Bonner não questionou sobre a independência dos poderes, mas sobre a evidente condescendência do partido com pessoas condenadas por corrupção pelo STF. Reveja a entrevista quantas vezes for necessário até entender.

    • Flavio Postado em 20/Aug/2014 às 11:21

      Olá Daflana, eu sempre ouço o comentário que há mais corruptos presos agora porque o governo criou mecanismos para isto… Quais foram estes mecanismos?? A constituição é a mesma, as leis pelas quais eles foram condenados não foram criadas agora e eles foram efetivamente condenados!! Quanto mais se tenta esconder isto ou manipular esta verdade, pior fica. Também concordo que outros politicos deveriam estar presos, de todos os partidos. Mas se o PT criou estes mecanismos para se punir politicos corruptos, porque outros politicos, de partidos que o PT acusa, ainda não estão presos??? Não gosto do cenário politico atual, mas muitos eleitores, como eu, tendem a votar sempre no menos pior. Gostaria de um dia votar em alguem que eu tivesse convicção de ser um homem honrado e melhor para o país.

    • JANINE Postado em 20/Aug/2014 às 23:32

      CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ, DAFIANA. BONNER COM SEU AR PEDANTE E AUTORITÁRIO, SUA ARROGÂNCIA MOSTROU QUE ESPÉCIE DE JORNALISTA ELE É. PATRICIA POETA NÃO FICOU ATRÁS. GROSSEIROS COM TODOS OS CANDIDATOS.

  6. Marcio Barreto Postado em 19/Aug/2014 às 12:00

    Azenha, cada dia que passa, sou mais seu fã. Coragem para falar a verdade. Me diz, como podemos ficar livres das ORGANIZAÇÕES GLOBO E SEUS PARES?

    • alex13 Postado em 20/Aug/2014 às 13:44

      Ficar livre de um líder é colocar outro no lugar. A Globo vive um caso de amor e ódio da população, que ao mesmo tempo que lhe dá a maior audiência das emissoras brasileiras, adora criticar a TV.

  7. Rodrigo Mitraud Postado em 19/Aug/2014 às 12:05

    A entrevista durou 15,52 minutos. Destes, 4,39 minutos ficaram por conta das perguntas, sempre extensas. Tudo isso, fora as interrupções, pequenas, mas que tomaram um tempo precioso. A melhor análise que vi foi a de que estas entrevistas realizadas pela Globo não se preocupam com as respostas e sim com a espetacularização, com o show. Respondam-me qual era o foco da entrevista: a entrevistada ou os entrevistadores? Além disso, percebeu-se ontem um aditivo a mais que era a fúria, que nas outras não se revelou. O que se pergunta é: a quem serviu a entrevista de ontem?

    • Ana Flávia Postado em 19/Aug/2014 às 12:13

      Obrigada. Apenas... obrigada.

    • poliana Postado em 19/Aug/2014 às 14:34

      PERFEITO!!!!!!!

    • Paola Postado em 19/Aug/2014 às 14:55

      A "fúria" se revelou, sim. Só que quando ela é voltada a alguém que não é seu candidato, parece justa, normal. O tratamento foi o mesmo, mas os eleitores fanáticos ficaram mais sensíveis quando discordaram. Bater na mesma tecla, de que a Globo manipula a favor da direita, é um inválido em 2014 - é uma concessão pública, ela sempre pendeu, e vai continuar pendendo, para quem está no poder ou em condições de ganhá-lo.

      • Carlos Henrique Postado em 19/Aug/2014 às 15:38

        Vou tentar fingir que não li isso...A Globo trabalha incessantemente para ela mesmo e NUNCA apoiou nada de suposta esquerda. Espero que um dia abram falencia, é uma metástase do que há de pior em jornalismo televisado, escrito e falado.

      • José Postado em 19/Aug/2014 às 16:59

        Tipo assim: ''vou trabalhar(manipular) para que X ganhe. Mas, se não der, vou ter que me contentar com Y mesmo''.

    • Onda Vermelha Postado em 19/Aug/2014 às 16:30

      Rodrigo. Tens razão. Acho que o foco era colocar a entrevistada "de joelhos" diante dos entrevistadores. O intuito quase sempre é produzir um conteúdo que possa ser repercutido pelos demais membros da "grande mídia", e por que não dizer pela própria oposição. Onde um repercute o outro, e vice-versa! Ou alguém realmente acredita que nessas três sabatinas os candidatos dispondo de minuto e meio restantes podem expor algo de produtivo para um país complexo como o Brasil?

    • Anderson Postado em 19/Aug/2014 às 17:52

      Perguntas extensas, porém simples, as respostas da presidenta Dilma foram mais extensas com absoluta certeza, enrolando com floreios e tentativas de justificação tentava demorar o máximo possível para responder o minimo de perguntas possíveis, tanto que Bonner aos 12 minutos de entrevista a alertou que chegariam a economia, parte que evidentemente a candidata queria fugir, sejamos sinceros falar que a inflação está a 0% é chamar eleitor de burro. Todos os candidatos foram confrontados igualmente, o texto acima diz que a globo não explora a pista de pouso ao lado da fazenda da família de Aécio Neves, porem em sua entrevista Bonner perguntou a Neves o que valia mais? Uma fazendo com aeroporto ao lado ou uma fazenda sem aeroporto ao lado? Então por que a matéria acima não cita isto? Será que somente a Globo é manipuladora? Globo é sim uma grande manipuladora de opinião, e ai mostra a prova de que eles não estão ao lado de Aécio ou do PSDB, porque se eles realmente estivessem o PSDB ganharia facilmente, com o grande numero de pessoas ignorantes que assistem globo todos os dias, em todos os horários a globo, se quisesse, elegeria qualquer candidato.

    • Renato Postado em 20/Aug/2014 às 11:26

      Serviu ao show ;)

    • nonato Postado em 20/Aug/2014 às 11:33

      Voce falou realmente tudo, si formos analizar desde o principio de nossa republica só vai sobrar cinzas.

  8. Ana Flávia Postado em 19/Aug/2014 às 12:09

    Quem entende 20% de política, sabe que a Dilma respondeu muito bem ao Bonner, apesar do nervosismo. Principalmente na hora da saúde, quando ela fala dos investimentos federais nessa área, e lembra que somos uma república federativa - onde existem as instâncias federal, estadual e municipal - e que aqueles que governam essas divisões podem ou não estar agindo de acordo com aquilo que foi proposto federalmente. As pessoas precisam se atentar mais às perguntas e não achar que entenderam o que ela quis dizer, mas realmente entender. Acho um absurdo as pessoas assistirem 15 minutos de entrevista e daí tirarem suas conclusões. Pesquisar dados, iniciativas, melhoras, comparar épocas, ninguém quer...

    • Gustavo Postado em 19/Aug/2014 às 14:00

      Como dizer que a Dilma respondeu bem se ela não conseguiu nem ao menos dizer seu palanque eleitoral? Quem entende 20% de discursos, retórica ou qualquer assunto semelhante, sabe que a Dilma não respondeu uma única pergunta dirigida a ela. As pessoas precisam se atentar mais às perguntas e respostas, as respostas dadas nadas tinham a ver com as perguntas. Acho um absurdo as pessoas assistirem 15 minutos de entrevistas e não terem um mínimo de interpretação de texto. Analisar as perguntas e respostas efetivamente, ninguém quer.

    • Dario Postado em 19/Aug/2014 às 14:51

      Ana, somos uma "república bananeira". Federação por si só constitui um poder que emana das federações independentes, no caso nossas Federações (Estados) não possuem autonomia financeira ou legislativa. A distribuição dos impostos é uma piada, pois o governo federal retém 60% dos impostos e repassa o restante para os estados e municípios, e repassa a responsabilidade de cuidar da saúde para as cidades e os recursos para isso à conta-gotas. Sobre pesquisar, não sei o resto, mas eu pesquiso e comparo. Uma das coisas que compara são as propostas: Lula em 2002 e 2006 prometeu a reforma tributária (RT) e nunca iniciou, Dilma em 2010 prometeu o mesmo e até agora nada. Se eles tivessem começado isso no 1º mandato do Lula estaríamos na metade do processo, pois uma RT leva no mínimo 20 anos pra ser implantada..

  9. rogelio Postado em 19/Aug/2014 às 12:11

    Pq vcs não foram pra Rua quando Eduardo Campos foi assassinado! #Chupablackbloc

  10. André Anlub Postado em 19/Aug/2014 às 12:13

    A coisa é muito simples: Todos os políticos fazem barganhas, uns (para ser bonzinho) roubam muito, outros pouco, uns fazem mais pelas pessoas carentes, outros pelos empresários ricos; então, se você não é pobre, nem rico, se é desalmado, ou não, pense em que lado está e vote em quem achar correto. Sabendo que a fome grita e a desigualdade social mata nos sinais de trânsito.

  11. DARCY Postado em 19/Aug/2014 às 12:52

    EU JÁ FIZ VARIOS COMENTARIOS ,SOBRE POLITICOS CORRUPTOS QUE A GLOBO APOIA,SOBRE A POUCA VERGONHA DAS NOVELAS ,MAIS NÃO ADIANTE NADA

  12. Marcus Postado em 19/Aug/2014 às 13:02

    Acho que você abordou de maneira equivocada a postura do Willian Bonner. Na entrevista ele foi bem específico ao indagar sobre a dificuldade que o PT tem em ocupar os cargos públicos com pessoas honestas. Claramente a resposta é que o PT opta por preencher os cargos de confiança levando apenas questões políticas que reforçam seu projeto de poder. A questão é que a Dilma nunca diria uma coisa dessas e preferiu dar a mesma justificativa que o PT dá há anos "O PT melhorou em relação às investigações". Porém ainda insisite em tentar legitimar o Genuíno, José Dirceu, etc...

  13. Eduardo Postado em 19/Aug/2014 às 13:03

    Fiz uma decupagem de ambas as entrevistas. Sem detalhes passo números: Entrevista Aécio: Tempo Perguntas: 4:32min Tempo dado às respostas: 9:48min Interrupções dos entrevistadores: 0:41min Fala em conjunto: 0:02min Entrevista Dilma: Perguntas: 3:23min respostas: 9:38min interrupções: 1:57min Fala em conjunto: 0:25min Esses números dizem muito!

  14. Regina Postado em 19/Aug/2014 às 13:13

    Ela é vossa Excelência, e não Senhora ou vc, muito grosseiro com todos os candidatos, parece guerra e não política, falta de respeito com uma autoridade, mau exemplo para todos os Brasileiros.

  15. Douglas Santana Postado em 19/Aug/2014 às 13:15

    Meu senhor, ao que parece o senhor não viu a entrevista feita com o Aécio Neves feita pelo JN. Lá eles bateram firme na história do aeroporto. E se foram mais incisivos com a candidata do PT é pq vemos muito o que cobrar em termos de atitude. Não sou do "rebanho globo", nem tampouco "companheiro"... mas o Bonner tinha SIM todo o direito (senao o dever!) de confrontar a presidente. Fez perguntas de conteúdo e tom que tambem faria. E dane-se o antecedente político da rede globo! O que importa foi o resultado: Dilma encurralada ao prestar contas. Pq? Pq nao fez um bom governo, simples.

  16. J. Augusto Postado em 19/Aug/2014 às 13:18

    Até agora essas entrevistas não serviram para muita coisa; Perguntas estranhas respostas mais estranhas ainda.

  17. Samara Leite Postado em 19/Aug/2014 às 13:23

    Gente do céu...Foi so a candidata Dilma dar sua ëntrevista" que a coisa ja mudou de figura.Gente quando vão deixar de ser topeiras?!!!Politica não leva a nós a lugar algum, a não ser aqueles que são privilegiados, rabo preso, etc...Todos são corruptos sim, não tem amor ao proximo, vive no mundo que não conhecemos (Luxuria, Hipocrisia e Ostentção).Moro no interior, e o que me a mais raiva é que some todo mundo, em época de eleição vem todo mundo com a cara de pau, dando tapinha nas costas, abraçando Deus e todo mundo!!!E eu fico observando quanta falsidade, fazendo com que a gente pense que eles estão mesmo preocupados em mudar o mundo e ate mesmo colocando no nosso lugar!!Temos que mudar sim, experimentar outras pessoas.E se não der certo tiramos eles de lá, um do poder que temos é a votação.Então minha gente não engulamos hipocrisias, falsas promessas. Como diz o Finado Eduardo Campos o Brasil ainda tem jeito, nós somos a força, não eles!!!

  18. Márcio Postado em 19/Aug/2014 às 14:05

    Eu acho que ele fez bem em atacar os escorregadios politicos tem que tentar tirar o máximo deles porque depois que ganharem as eleições vai ficar igual ao antigo presidente que nunca viu nada não ouviu nads e nao sabe de nada e o dinheiro saindo dis nosso bolso a questão é que as pessoas querem bater na globo e esquecem de cobrar de quem é de direito

  19. Letícia Postado em 19/Aug/2014 às 14:22

    Eu penso que o artigo deve ser entendido assim: cuidado para não virar um zumbi-papagaio do que você escuta por aí. Porque é o que as emissoras fazem. Quando o povo vê, já está repetindo coisas sem pensar direito. Efeitos de movimento de massa nunca devem ser desconsiderados. A maior parte das pessoas do povão, se você perguntar: Porque você diz "Fora Dilma!"? Ela vai responder automaticamente: por causa da corrupção. Mas não conseguirá fazer nenhum apontamento sobre as políticas do governo (econômica, social, expansionista, educacional). Mas ato contínuo, pode convalidar sua intenção de voto no candidato do PSDB, por exemplo. Se você perguntar o porquê de votar no candidato a pessoa responderá: Porque o PT é muito corrupto, vide os casos do mensalão. Então o que gira em torno da cabeça é o caso do mensalão. Mas é provável que essa pessoa ainda nem conheça os projetos do candidato que ela diz que irá votar. Talvez nem se lembre que na época em que o PSDB encabeçou o Governo Federal, por exemplo, também havia uma gorda mesada, bem nos moldes do mensalão. Por favor, não me acusem de estar querendo justificar um erro apontando outro. Não é isso. Mesmo porque nem a Dilma nem o Aécio são meus candidatos à Presidência. Só estou apontando que a maioria das pessoas votantes não possui grande capacidade de argumentar e criar um pensamento lógico e reflexivo, até porque no país apenas hoje, e mal, há uma certa preocupação a nível escolar em se formar indivíduos com consciência crítica. As pessoas em geral são altamente influenciáveis. Lembremos dos movimentos do ano passado em que as pessoas se uniram contra um mal genérico, no sentido de se sentirem úteis, sem outra bandeira a defender, utilizaram a bandeira do seu país, cantando o hino (conhecido por todos) no sentido de criar uma unidade, ou cantando "sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor", com certeza, a maioria sem entonar o cântico apoiada em ideologias. É o efeito zumbi: pessoas agem a partir de crenças recém adquiridas, espalhando, sem qualquer reflexão, a consideração original, sendo que esta ingressou no sistema de crenças destas pessoas sem que elas pudessem/quisessem refletir sobre se a sentença é realmente verdadeira. É aí que a mídia se aproveita. É fácil.

  20. Caroline Fogaça Postado em 19/Aug/2014 às 14:24

    A Globo tem seus podres, é aliada ao PSDB e blá blá blá. Mas a questão não é a Globo, a Globo não está se candidatando, está? É uma forma de manipular sim os eleitores atacando cada candidato, colocando eles na parede, mas vocês devem lembrar que nada do que ele falou foi algo "inventado", até porquê eles não poderiam nem pensar em fazer isso. E quanto ao ato de manipular e questionar nós, o "povo", de certo o PT não faz isso 24hrs por dia quando tem oportunidade?. Eu fico extremamente perturbada quando eu vejo um site, blog e etc, defendendo com unhas e dente um partido, quando todos nós deveríamos estar defendendo um país (nós mesmos). Só me faz pensar que quem escreve esses artigos deve ser alguém que não compreende, ou que nunca viveu o que mais de 50% deste país vive. Não posso dar certeza disso, claro. Mas é a impressão que vocês passam. Parem de defender partidos com tanto fervor, e comecem defender a população.

  21. Paola Postado em 19/Aug/2014 às 14:49

    O papel da imprensa é (quer dizer, deveria ser), e sempre foi, fazer oposição à política para agir, de certa forma, como fiscalizador e viabilizador de denúncias. Se é parcial, é (justamente) criticada. Se assume seu papel essencial (finalmente, e com todos os candidatos!!!), já estão encontrando uma maneira de enfraquecê-la com argumentos de ódio e incitação à luta de classes. Sinceramente, isso me cheira a fanatismo político, à medida que tal incômodo só surge quando a "vítima" da exposição jornalística é o candidato de sua preferência.

    • Adriano Postado em 20/Aug/2014 às 00:59

      Comentário sensato. A vitimização é um caminho adotado frequentemente em vários blogs de política que vejo por aí. O pessoal se prende à ideologia partidária e esquece de examinar a forma como o país é conduzido por um administrador da "coisa pública", independentemente do partido. A verdade é que os brasileiros, em sua imensa maioria, não entendem o que é Administração Pública. Não recebemos na escola a educação necessária pra fiscalizar nossos políticos, não estudamos nossa constituição, nosso processo legislativo, não sabemos como é feito nosso orçamento, de onde vem o dinheiro para aplicar em obras nem como o planejamento dos gastos públicos é feito. Pergunte para um universitário o que é PPA, LRF, LDO ou LOA, provavelmente ele não saberá responder, a não ser que esteja se preparando para um concurso público. Ser um cidadão consciente não é só ir pra rua gritar eu quero isso, eu quero aquilo. Essa ignorância da população é uma porta aberta pra corrupção, patrimonialismo e totalitarismo, entre outras mazelas. A educação é, sempre foi e sempre será o caminho pra uma sociedade socialmente justa.

  22. jogma Postado em 19/Aug/2014 às 14:50

    Imaginei a pessoa do Bonner, como uma caricatura de justiceiro nas entrevistas com os candidatos. Também o achei, grosseiro, agressivo, mal educados por diversas ocasiões. Será que ele pensa que o que ele fez ajudou em alguma coisa? Muito grosseira e deselegante sua atitude.O consciente coletivo não foi alcançado para esclarecer, e sim mostrar como um jornalista pode ser deselegante e mostrar que não e assim que se apresenta um debate para a sociedade.

  23. Carlos Alberto Postado em 19/Aug/2014 às 14:55

    Nota-se que o jornalista, que assinou essa nota, essa opinião, trata-se de um contratado, agora da emissora Record, que como todos que trabalham lá, tem como legado jogar lama no canal rival a Globo. Não defendo a Globo, mesmo porque não fui contratado para isso, porém o que se discute aqui na minha opinião é uma falsa postura, mesmo porque é de conhecimento público que as ações e atitudes da empresa que esse senhor presta serviços, também faz prática de várias ações e possui de não o maior um dos maiores jornalista sensacionalista, o senhor Marcelo Resende. Então antes de lançar criticas ao Bonner, seria sensato analisar os colegas de "casa". Quanto a imparcialidade ou não dos fatos, acredito que quem não tem o que esconder, não se importa em responder, não é porque muitos roubam que eu vou me tornar um ladrão.

  24. Wagner Postado em 19/Aug/2014 às 14:58

    Na realidade vi mais arrogância por parte de nossa presidente, principalmente por não ser objetiva e responder com poucas palavras as perguntas e sim tentando descaradamente enrolar para não responder ou responder mais ou menos as perguntas rezando para que o tempo acabasse. Ou vc Acha que aquele "Acabou!" no final foi lamentado? Para mim pareceu mais de alivio por não ter que responder mais, sinceramente não sei em quem vou votar, mas tenha certeza que não vai na Dilma.

  25. mribeiro Postado em 19/Aug/2014 às 15:05

    Gente Boner nao é presidente, agora a culpa é dele? Dilma tá na presidência é pra resolver situação da nossa saúde, educação, transporte e etc....

  26. Diogo Postado em 19/Aug/2014 às 15:09

    Na entrevista de ontem, todos os lados saíram desacreditados, o que me restou foi dar gargalhadas, de um lado pela estupidez e falta de "elegância" dos apresentadores, e do outro, a falta de habilidade de discurso da nossa presidente, somadas a sua insistência em pronunciar mais algumas palavras de efeito enquanto tinha sua voz encoberta pelas considerações finais dos apresentadores. A imparcialidade dessa matéria é o maior erro boa parte dos brasileiros cometem e por isso estamos na mesma condição há muitos anos. Vejo muita gente reclamar da política, e uma tentativa óbvia seria a mudança, mas ao termos os resultados das pesquisas de intenção de voto, surpresa.. Tudo do mesmo jeito, no estado e no país. Partido político não é time de futebol, onde eu permaneço ao lado do que escolhi na infância, não importa o que aconteça e ataco o rival, maximizando seus erros e escondendo suas virtudes, ao tempo que aplico o inverso quando falo do que simpatizo.

  27. Rose Postado em 19/Aug/2014 às 15:24

    Então, a Globo, já que também deve, deveria ter feito perguntas mais amenas para a candidata Dilma? Nesse caso, a crítica seria que ela (a Globo) tem telhado de vidro (e tem mesmo)...Por isso creio que a postura do Bonner, independentemente da verdadeira motivação, permitiu vermos o despreparo da candidata,o que realmente importa no momento. Muitas críticas que tenho lido parecem querer tirar a atenção do que deveria ser o foco.

  28. marcelo falcão Postado em 19/Aug/2014 às 15:37

    democracia! "A agressividade de Bonner também ajuda a mascarar onde se dá a verdadeira manipulação da emissora, nos dias de hoje: na pauta e no direcionamento dos recursos de investigação de que a Globo dispõe. Exemplo: hoje mesmo, no Bom Dia Brasil, uma dona-de-casa do interior de São Paulo explicava como está fazendo para economizar água." O que falamos é que a postura do Bonner foi sim boa e as perguntas representaram o interesse da população brasileira! O que a Globo faz de errado tem que ser dito, assim como o que é bom tem que ser dito, também !!!! Post sem idéia nenhuma, com esse pensamento nunca iremos progredir. Não vanglorisamos a Globo por tal atitude,apenas reconhecemos que o Bonner exerceu as perguntas que todos nós queríamos fazer! Colocar isso no post você não coloca!

  29. Marcos Postado em 19/Aug/2014 às 15:39

    Tenho mais medo da Rede Globo e sua elite do que da Dilma, não vou levantar bandeiras políticas mas enfim, acabei de assistir a entrevista da Dilma feita ao JN conduzida pelo Bonner e a Patricia Poeta, não vou questionar as perguntas que foram feitas pelo contrário, acho que muitos brasileiros queriam ouvi-las mas a forma anti ética e profissional que ele conduziu a entrevista deixou completamente claro o descaso e falta de respeito que a Rede Globo tem pela democracia e em nenhum momento a Sra. presidente agiu de forma desrespeitosa ou elevou a voz, fiquei impressionado com a atitude do Bonner não como pessoa mas como um jornalista, se como um jornalista não consegue controlar as próprias emoções e interesses pessoais a ponto de desrespeitar o presidente do país em uma entrevista com a proposta de discutir projetos futuros e de interesse público que ficasse em casa brincando com o twitter e para finalizar a Globo é tão suja quanto o PT então é o sujo falando do mal lavado!

  30. Pereira Postado em 19/Aug/2014 às 15:54

    "Postura Imperial de Bonner" Demaaaissss !!!!! eu nunca vi um jornalista fazer tantas perguntas impertinentes. bonner vai entrar para a lista dos "inimigos da pátria" do cantalice. Parabéns Bonner, a "presidenta" se enrolou toda e jogou a bola para o STF, quando a pergunta se referia à corrupção dentro do PT.

    • Jussara Postado em 19/Aug/2014 às 16:30

      Você quis dizer pertinentes???

  31. Pereira Postado em 19/Aug/2014 às 15:57

    Que comece o MIMIMI !!!!!! (gargalhadas)

  32. pereira Postado em 19/Aug/2014 às 15:59

    Naro solbo,poderia ser também mimimi político. Eu sempre venho aqui para dar umas risadas.

    • tchekowski Postado em 21/Aug/2014 às 14:40

      Quero te ver rindo no dia 5 de outubro...

  33. Pereira Postado em 19/Aug/2014 às 16:02

    Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Demétrio Magnoli, Arnaldo Jabor, Guilherme Fiuza, Marcelo Madureira, Danilo Gentilli, Reinaldo azevedo e agora wilian bonner . Atualizando a lista negra de jornalistas.

    • Paola Postado em 19/Aug/2014 às 23:47

      Para alterar os artigos sobre eles na Wikipedia? rs

  34. Pereira Postado em 19/Aug/2014 às 16:04

    quer dizer a lista afro descendente. Para não me acusarem de racista, branco , heterossexual , cristão , homofóbico pertencente ao rol dos "opressores".

  35. Edna Narcizo Silva Muniz Postado em 19/Aug/2014 às 16:12

    Achei o Bonner...arrogante...mal educado..e principalmente ..não teve nenhum respeito com a Autoridade Máxima do nosso pais....mesmo ela sendo candidata....merece todo o respeito de quem quer falar ou entrevistá-la coisa que em nenhum momento vi.Ele foi até sua casa para insultá-la e acusá-la,não foi cavalheiro ...coisa que ele certamente não aprendeu nem procurou aprender..não se achincalha nimguém em seu domicílio..e ele não aprendeu isso também..Agora a Presidente postou-se com dignidade..elegância e em nenhum momento se deixou envolver com a maledicência e deselegância dele..!!O que vi foi pura maldade..inveja...e despudor.!!

  36. André CDE Postado em 19/Aug/2014 às 16:42

    A solução é simples: basta mudarem o canal.

  37. Claudio Postado em 19/Aug/2014 às 16:53

    Falaram com todo direito, mas fica a pergunta a todos que aqui argumentaram voces acreditam no Bla Bla de todos os políticos.. Politica no BRASIL e sinônimo de anarquia, corrupção, roubo, falcatrua em suma politico e politica no Brasil é uma vergonha.. Somos piores que cordeiros, pois eles pelo menos tem varias funções, já nos para estes salafraios temos só a função de elegelos depois querem mas que nos se fud...

  38. Josue Silva Postado em 19/Aug/2014 às 16:56

    Tempo em que o humor atingia a política... Veio besteirol e os idiotas engraçados... Tapetes são os preferidos, até mais que os sacos de patrões e mandátorios... Manobrismos aui e ali... Se tu diz, outro desdiz. Invés de esclarecerem, para a realidade nua e crua, preferem dour-a-la e aunda misturar às cinzas. Quem realmente tem a preocupação com o bem do prórpximo, que é a população... Ou que eu e minha família fiquem bem, que os demais se ferrem. O ser humano tá na maior loucura, porqu~e está cada mais high society... Que tristesa. Decadência. Onde ninguem tem alma, ou

  39. Adelmo Rocha Postado em 19/Aug/2014 às 17:29

    É triste e lamentável. Um jornal usando seu espaço para criticar um jornalista. O tema é a politica. Dilma, Marina, Aécio e outros. Mas o ódio contra a Globo, deixam as linhas onde deveriam existir escritas sobre o tema, para promover a direção do publico para um mundinho de intriga contra a Globo e seus Jornalistas. Feio, e muito triste. Via mundo, o povo quer saber, sobre o que Dilma e seus adversários tem de qualidade e de fracasso, o que o povo deve observa nos candidatos, quem são eles, para com o cumprimento do dever politico, pois a postura de "Bonner" não influenciam na mesa do trabalhador brasileiro. Esse pedaço de escrita igualou-se a postura de "Bonner", ou pior que isso. Vocês tem muito para dá, usem essa página para promover discussões que venham colaborar com entendimento do cidadão nesta hora importante do voto. Bonner não é candidato!!! Sou fã do Via mundo!!! Mas.....

    • Thiago Teixeira Postado em 19/Aug/2014 às 18:10

      Triste é esta sua visão simpatizante e de extrema credibilidade de "jornalistas" como Willian Waak, Alexandre Garcia, Sardenberg e Jabor. Não é possível que você não nota um pensamento único, golpista e tendencioso desses "profissionais". E engano seu, a postura desses golpistas influência a opinião sim. São formadores de opinião. Repare que na semana da morte de Eduardo Campos e consequentemente uma interrupção da artilharia incessante da mídia golpista contra o governo federal, a aprovação de Dilma aumentou.

      • Robério Postado em 20/Aug/2014 às 10:00

        Thiago Teixeira e Adelmo Rocha, jornalistas, entre outros profissionais, constam na lista de pagamentos dos partidos, uns recebem de uns, outros de outros, simples assim. O pessoal que defende o patê não percebe a compra de votos nem nos programas do governo, quem dirá nos pagamentos ocultos. E o pessoal da direita conservadora, acha que essas manobras são exclusividades do lado de lá. Ambos apresentam mazelas, ambos têm os mesmos interesses (poder, dinheiro e perpetuação do poder - nessa ordem). Deixem de ser hipócritas. Para viver nesse mundo político brasileiro, o cidadão deve avaliar qual lado vai favorecer mais os seus interesses e votar, simples assim. Se não tem estudo, preparo, profissão e etc, vote em quem te deu algum dinheiro para sobreviver. Se tem empresa, profissão, autonomia e etc, vote em quem apoia esses ideias liberais.

  40. lara Postado em 19/Aug/2014 às 17:43

    prefiro votar no tiririca do que ter que aguentar essas balelas desse imbecis candidatos , lamento munto por nosso país ter gente fanatica por partidos e não por seu país ... triste por ter meus filhos aqui e não na Alemanha , Japão ou sei la onde ... país de merda com gente de merda.

    • celio Postado em 20/Aug/2014 às 23:02

      Olá, gente de merda, tudo bem?

  41. aliomar pinheiro Postado em 19/Aug/2014 às 18:02

    o bom seria mudar a cultura politica, papel para o cual o PT foi criado... tudo isso é resultado destes insolitos atropelos que os partidos pos 64, encarnaram, ao inves de mudar a cultura politica....chega de relação promiscua com o capital... se pode fazer diferente... ou nao acredeitaremos no ser que ja chamamos de Humano...cada vez mais desumanizado

  42. dira Postado em 19/Aug/2014 às 18:20

    O Bonner se acha mais importante que a a presidente do Brasil. Hilário, daqui a pouco, quando se aposentar vai querer um cargo político para completar seu império.

  43. davi Postado em 19/Aug/2014 às 18:30

    POR FAVOR! A maneira como todo político nesse país devia ser questionado é essa. Quem se ofendeu com a postura do Bonner é porque já está ideologicamente morto para a política. Não criem argumentos politicamente corretos para defender vícios.

  44. otto Postado em 19/Aug/2014 às 18:40

    lembro q o collor só se elegeu pq a globo o apoiava. isso diz muito, creio.

  45. Luiza Postado em 19/Aug/2014 às 19:05

    Pouco me importa quem seja o candidato, estão todos apodrecidos dentro dessa caixa de laranjas, n tem mais jeito, pouco creio q havera um heroi salvador para curar toda essa doença chamada corrupção. Falam em Ditadura, Comunismo, Anarquismo, Monarquia, Democracia, mas pq temos q ser governados por uma minoria? Aqui só mudando td, começar pela Constituição e o poder Judiciario vergonhoso que temos. A policia prende o bandido, ai um juiz, que esquece que tbm tem familia e pode acontecer tbm com a dele, vai la e solta o marginal, assassino, corrupto, faz td isso por um punhado de dinheiro, que pode lhe dar luxo e td de material, mas lhe tirou o que existe de mais sagrado no ser humano, que faz uma pessoa ser respeitada, adimirada e ouvida, se chama CARÁTER e nossos politicos nunca souberam o sentido desse comportamento. Lamentavel que um pais tão belo e abençoado esteja entregue a criminosos, pq nossos politicos cometem crime contra o patrimonio publico e nada acontece, quem rouba é criminoso, é o q são. Mas não tem saida, votando ou n, n mudaremos isso. É o nosso dinheiro, é o nosso pais. Pq deixamos esses canalhas cuidarem dele? O poder é nosso, mas so juntos mudaremos isso.

  46. Thiago Postado em 19/Aug/2014 às 19:15

    Independente de defender ou não o jornalismo brasileiro, que tampouco deve ser o tema da discussão no meu entendimento, mesmo que concorde que são influenciadores do processo eleitoral, acho mais válido debruçarmos nossas discussões acerca das idéias e propostas dos candidatos, e em analisar o governo Dilma e PT dos últimos 12 anos. Acho que a Dilma foi bem no que respondeu no tocante à saúde, sobre os programas adotados, mas que claramente seguimos com um problema enorme a resolver - e acredito que o maior atraso deu-se nos oito anos do governo Lula, sem grandes projetos, do que no governo Dilma - mas de qualquer forma, fica na conta do PT este tema. O que me preocupa muito também é a educação e economia que foram pouco discutidos, e acredito que a presidente perdeu a oportunidade de mencionar que justiça é para todos, mesmo para os petistas. Vamos ver como se reinventa o cenário em se confirmando a candidatura de Marina Silva. De qualquer forma, lastimável a morte do candidato visivelmente mais capaz dentre todos. Mesmo ainda com muitos problemas, quem conheceu Pernambuco há anos e visitou-o recentemente, sabe claramente a evolução da qual estou falando. Portanto, estou curioso para ver como será apresentando aeubprograma de governo ass que o partido decida como seguirá para estas eleições.

  47. Thiago Postado em 19/Aug/2014 às 19:21

    Pragmatismo político entrevistando a Dilma: "presidenta, conta pra gente: como é ser diva suprema desse nosso povo lindo? "

    • celio Postado em 20/Aug/2014 às 23:10

      A resposta seria: Diva é por sua conta, mas que o povo é lindo lá isso é, apesar dos coxinhas.

  48. Deisi Postado em 19/Aug/2014 às 19:52

    A grosseria da dupla da globo foi no mínimo ridícula, Bonner interrompeu a Dilma 21 vezes, a estratégia usada para ela perder o raciocínio, mas a presidente conseguiu de forma serena e equilibrada, responder todas grosserias do jornalista que demonstrou todo ódio que sente pela candidata. Já a bufante demonstrou total falta de educação, ela que funcionou com paisagem com o dedo em riste e cara amarrada, não conseguiu tirar a Dilma do sério.

    • poliana Postado em 19/Aug/2014 às 19:59

      deise, vc estava sumida!! vc e o thiago...

    • Paola Postado em 19/Aug/2014 às 23:50

      Acho que a Dilma não precisa de interrupções para "perder o raciocínio". Tão fãs e não assistem aos discursos da presidenta?! Não valem os lidos em teleprompter...

      • celio Postado em 20/Aug/2014 às 23:07

        Ela pode ser ruim de discurso, mas é boa de governo, e será ótima no seu segundo mandato. Sorry...

  49. vera Postado em 19/Aug/2014 às 21:16

    nuca imaginei o Bonner sair da classe e a Patricia despencar do salto,com a falta de respeito de não deixar a Dilma falar e atacando daquela mameira e não podemos esquecer que o governo e os prefeitos também não fezem a suas partes que não depende somente do presidente, e nunca imaginei que Bonner e a Patricia fosse agredir dessa maneira se isso é ser jornalistas éticos não sei mais o que essa palavra representa

  50. Rodrigo Postado em 19/Aug/2014 às 22:06

    Esse tipo de perguntas eram boas enquanto estava só com os adversários, quando chega em Dilma ai foi cruel, foi desproporcional, pragmatismo vocês falaram da globo por colocar não sei quantas reportagens contra o governo e só 3 a favor, e vocês de todas as matérias,quantas foram fazendo alguma critica? É fácil criticar quando você mesmo faz pior.

  51. Ernesto Postado em 19/Aug/2014 às 22:07

    Não entrando no mérito de estar ou não a Globo visando tirar proveito da situação, não podemos deixar de notar que "nunca antes na história deste país" um entrevistador fora tão incisivo nos principais pontos negativos dos respectivos candidatos! Nem mesmo no Roda Viva, nunca se viu um "elenco de Presidenciaveis" ser confrontado com problemas reais em suas propostas de governo e terem de engolir a seco as suas próprias deficiências... Todos utilizaram da técnica (já citada acima) do responde sem responder, mas no caso, e na minha opinião, a linguagem corporal valeu por mais que mil palavras! Não defendo a Globo, mas o W. Bonner ainda tem o meu respeito!

  52. Ary Marconi Postado em 19/Aug/2014 às 22:16

    Há pessoas que parecem não ter assistido a todas as entrevistas. A inquirição foi formalmente idêntica para os três candidatos e tecnicamente também. Dilma saiu-se mal tentando manipular o tempo e evitar respostas que pudessem prejudicá-la ou ao partido. Aécio bancou o bom mocinho e infelizmente não cabe outras considerações. Houve erros e acertos de ambos os lados e não queiram tapar o sol com a peneira. Visivelmente Dilma não tem boa capacidade de argumentação e também não tem raciocínio rápido para se sair de armadilhas. Está a quilômetros de distância do seu mentor.

  53. Adriana Grosse Postado em 19/Aug/2014 às 22:21

    O comentário ou a atitude de ninguém NUNCA bastará... Sempre será errado ou pouco, ou, insuficiente... Lembre-se... O que mudará é a SUA atitude, o Seu Ato..... Independente se a pessoa agiu ou comentou certou ou não... Quem é o dono da razão??? Seja coerente com seus ideais, seus pensamentos, o resto... Só será consequencia... E, a única verdade???? Pergunte a vc mesmo...

  54. Wilson Postado em 19/Aug/2014 às 22:53

    Seu Bonner. é folgado, pau mandado ainda acha o dono da verdade. Todos entrevistados não tiveram chance de responder tais perguntas. Acorda vacilão.

  55. mogisenio Postado em 19/Aug/2014 às 23:24

    Assisti a entrevista. Só posso dizer, meus caros, que a tentativa rasteira da parte do jornalistazinho William Bonner de levar ao vexame nossa nobilíssima presidenta deveria nos fazer pensar a respeito do sistema de concessões das emissoras de TV e, de modo mais geral, à chamada "liberdade de expressão". Será que alguém que lutou tanto pela igualdade e pelo socialismo no Brasil merece tamanha agressão? Será que é certo ficarmos calados enquanto o PIG se aproveita da chamada "liberdade de expressão" - conceito burgues, diga-se - para atacar o partido? Fica lançado o questionamento, senhores. Em um país justo e em que o povo já estivesse efetivamente no poder, Bonner já estaria atrás das grades, pois lá é que é lugar de reacionário. E a Globo, essa emissora fascista, já teria sido nacionalizada e servindo aos propósito da revolução. Mas um dia ainda chegaremos lá. Saudações

  56. Bruno Postado em 19/Aug/2014 às 23:59

    só esta sendo um jornalista kkkkk não existe bonner quando esta ali ,são palavras em busca de palavras , não tem logica atacar a pessoa em si ... como brasileiro ainda cai nesse golpe de ibope ?

  57. Arquiwa Postado em 20/Aug/2014 às 00:50

    Chegamos a um ponto que não há mais como ficar defendendo "discursos". Basta ser povão para provar todos os dias o que é realidade e utopia

  58. Patricia Postado em 20/Aug/2014 às 02:07

    Não, gente! vcs ainda não perceberam que isto diz relação com a maldição do Ebola das mídias? Não tem nada a ver com entrevistas, com política - enquanto ato social série e amadurecido...Toda vez que algum dos âncoras de nome William abre a boca a imbecilidade, prepotência, arrogância, estupidez, reacionarismo extremo, perpetua distorção ideológica da interpretação da realidade, imaturidade e infantilismo no lugar da virilidade resiliente esperada, etc se espalham no ambiente numa veemente verborragia hemorrágica incontinenti. Se não quiser ver este escabroso simulacro de jornalismo, somente mudando o canal!

    • Thiago Teixeira Postado em 20/Aug/2014 às 07:55

      Foram 21 interrupções do Bonner, ou seja, quase duas por minuto. Dilma não conseguiu completar nenhum raciocínio. 40% do tempo foi tomado pelo jornalixo. Nos blogs de direita estão comemorando a postura com frase do tipo "é isso ai, não deixe a comunista falar". Mas a eleição só começou, ainda teremos o ódio e golpismo da Band e SBT.

      • Thiago Teixeira Postado em 20/Aug/2014 às 12:30

        O Governo não cassa porque não é igual aos golpistas. Simples.

  59. joan Postado em 20/Aug/2014 às 06:02

    a única que não tem o rabo preso , a unica que não foi questionada por presentinhos a parentes, ela foi a melhor de todos, pertence ao partido que livrou o Brasil do FMI, que gerou a maior quantidade de empregos e ainda assim é xingada nas redes sociais pelos ignorantes que canalizam o odio para quem faz o melhor para o Brasil, não para os bonitinhos mauricinhos que querem continuar com as regalias que tinham em outros governos, vender tudo e deixar o povo assistindo e arrochado porque não mexer nos salarios, não fazer planos mirabolantes não tá bom para este pessoal .

  60. adriano Postado em 20/Aug/2014 às 06:47

    Pelo que eu vejo acho que a globo fecha com o aecio..

  61. Silvestre Postado em 20/Aug/2014 às 07:28

    O bom desses episódios é que estamos percebendo que é preciso alterar a forma de se fazer debates ou entrevistas na televisão. Aqueles debates "arrumados" na última hora pelas emissoras não revela o verdadeiro perfil dos candidatos.As perguntas são pífias e o debate, na verdade, não existe. É preciso elevar o nível do horário eleitoral. Quantas perguntas ficarão sem respostas? Por que não um programa inteiro com entrevistas com os candidatos ao invés dos cinco minutos? Afinal, ele (o candidato) vai ficar quatro anos cuidando dos destinos do país que a gente vive.

  62. Prof. Ary Postado em 20/Aug/2014 às 08:11

    As perguntas tratam do passado de cada um para tentar ver nas respostas as previsões de comportamentos futuros, o sonho da humanidade. E assim, talvez nos prepararmos de outra forma, com outro voto. Mas isso ainda não ocorreu. Fica a dúvida sobre o que cada um fará, fica a desconfiança.O eleitor consciente ainda terá que se esforçar para decidir, terá que buscar as informações ou decidir pela crença, pela manada. Triste.

  63. David Bastos Postado em 20/Aug/2014 às 08:31

    A Coerência pra mais ou pra menos,e a que mantem os jornalistas e povo sabio,nesse processo interminavel,que simplismente nao leva a nada,talves o que impressona e a leitura que povo faz do governo e no final apoia o mesmo.

  64. Pedro Postado em 20/Aug/2014 às 08:44

    As perguntas foram muito extensas pq o Bonner teve que enfileirar toooooodos os ministérios onde houve corrupção dos Petralhas.. faltou fazer umas perguntas ainda de quando a DilMÁ era guerrilheira e assaltou um banco.. pena que só tinha 15 minutos

    • Thiago Teixeira Postado em 20/Aug/2014 às 12:31

      Pena que em 15 minuto não foi possível mostrar o trabalho do governo que a sua mídia golpista omite.

  65. Justiniano Pirillo Postado em 20/Aug/2014 às 08:59

    Nossa quanta eloquência em todos esses comentários. Mas gostaria de lembrar que: atrás de postagens de jornalistas renomados acerca da conjectura politica nacional atual, tem centenas de outros "jornalistas" pedintes que recebem religiosamente por meios muitas vezes duvidosos para bombardear a internet com apologias desmedidas de seus mantenedores. Portando amigos, tenho dito.

  66. Marcos Postado em 20/Aug/2014 às 09:03

    Bom, em se tratando de polítia, tudo é possível. Contudo, se ele, o Bonner, fosse passivo e passasse a mão pela cabeça dos candidatos, possivelmente seria críticado por ser passivo de mais. Além do mais, ele está sendo duro com todos os candidatos, e não apenas com esse ou aquele candidato. Claro que todo jornal tenta pô o seu ponto de vista de forma que você tespectador, concorde com o que está sendo exposto, porém cabe a você que está assistindo, ouvindo, elendo tirar suas próprias inferencias, conclusões afinal de contas todos temos senso crítico e devemos usa-lo sempre!

  67. Lima Postado em 20/Aug/2014 às 09:22

    Os atropelos da Globo ou de qualquer outra empresa de comunicação, não devem entrar em questão no assunto. A entrevistas era sobre os candidatos e seus partidos e ponto, esse era o foco. Quer dizer que a Globo deveria pegar leve com todos e se sentir com rabo preso? Uma voisa não tem nada a ver com a outra e não deveria ser levada em consideração para ter influência sobre a postura nas entrevistas. Foi um bom trabalho de reporter. Perguntou o que todos os candidatos ali tinham medo de responder e deveria ter mais tempo para mais tópicos.

  68. Sergio Postado em 20/Aug/2014 às 09:32

    Perfeito, Azenha. Sugiro que você agende uma entrevista com o Bonner. Parabéns!

  69. neusa Postado em 20/Aug/2014 às 11:08

    estou decepcionada com patricia e boner, que horrivel,, a patricia apontando dedo para uma autoridade,e incrivel, o mundo em crise, e o Brasil sem crise,lembra antes o pmdb pedindo emprestimo para o eua, estavamos individado,Deus me livre colocar a marina, esta sempre triste, depressiva, nao passa alegria, e ainda mais ela quer vender o amazonas, o aecio sem noçao

  70. Jussara Postado em 20/Aug/2014 às 11:42

    É verdade que a postura da Globo, representada aqui pelo William Bonner, "mudou" nesse momento quando exige dos candidatos através de perguntas incisivas, respostas mais objetivas. Curiosamente, a entrevista que mais tem gerado polêmica é de Dilma; mas Bonner foi bastante incisivo com Aécio e Campos tb. Ontem, com o Pastor Everaldo do PSC, a mesma coisa. Acho que não se deve perder o foco do que realmente interessa: a indignação com o tratamento dado à presidente, deveria ser direcionada ao fato de que "nunca antes na história desse país" estivemos tão afogados na corrupção. Essa é a verdade que grita por ser ouvida. Então, se a presidente evita se pronunciar sobre fatos tão graves, tão presentes (infelizmente) na nossa vida e aproveita a entrevista para fazer campanha, conta mentiras como a criação da CGU (que na verdade, foi criada no governo FHC em 2001), temos realmente um problema. Ela só admitiu que o sistema de saúde não era "minimamente razoável", quando a Poeta insistiu e apertou. Depois de um longo discurso sobre o "Mais médicos" em que demoniza os médicos brasileiros, colocando-os implicitamente como vilões, admitiu que após 12 anos no governo o PT não criou condições melhores de atendimento na saúde. Repito: a postura dos âncoras aqui não é o mais importante; o que aconteceu de verdade foi, que novamente constatou-se que a presidente não aceita ser questionada, irrita-se facilmente quando o assunto não lhe agrada, ou seja, ela se sente confortável quando diz só aquilo que quer dizer, que lhe convém. Quer nos afogar em mentiras, enquanto vemos que a realidade é outra. Não percamos o foco.

  71. danilo Postado em 20/Aug/2014 às 12:40

    Adoro ler comentários de jornalistas de quinta categoria sobre um jornalista de primeira. E quando digo jornalista de quinta me refiro ao Sr. Luiz Carlos Azenha que aperenta ter o burro amarrado com um partido e uma ideologia (parece até assessor de imprensa) e não com a busca sem preconceitos pela verdade.

  72. naldo Postado em 20/Aug/2014 às 12:46

    Dilma de novo, pra calar a boca da globo e dos playboys!!!

  73. A verdade oculta Postado em 20/Aug/2014 às 13:13

    Enquanto criam todo esse circo (debates,propagaganda,comissios..), enquanto discutem direita ou esquerda, culpado ou inocente, o que vai ser feito ou o que não vai ser feito; ''OS VERDADEIROS DONOS DO BRASIL E DO MUNDO'' sempre desviando o foco para o MAIOR PROBLEMA DE TODOS ao mesmo tempo gozando da ignorância alheia; através de uma mídia DES-INFORMATIVA (que ao mesmo tempo não fala nem 10% do que REALMENTE acontece por trás das cortinas, tenta de todas as formas distrair o tipico cidadão c/ sua fezes diária sobre celebridades e o mundo dos famosos, com novelas e filmes "modelando seu subconsciente de forma sútil e quase hipnótica" .... POUCO IMPORTA SE VAI SER PT, PSDB, PCdoB, PV, PnãoseiMaisOque, enquanto a máfia ''BANCÁRIA'' está solta por aí IMPRIMINDO DINHEIRO SEM LASTRO E EMPRESTANDO AO GOVERNO COM JUROS ... vamos parar por aqui né? Melhor continuar discutindo a agressividade de nosso ilustre jornalista canarinho.

  74. Maísa Postado em 20/Aug/2014 às 13:27

    Não precisamos de "15 min" muito menos de "mídia golpista". Temos 24hs todos os dias para ver o "trabalho do governo" isso com a tv desligada.

  75. Wil Ferrah Postado em 20/Aug/2014 às 13:38

    Gente! Este é um grande momento de mudanças para o nosso país. Precisamos escolher melhor a ideologia política de quem nos representa através dos eus partidos. O PT já deu o que tinha de dar! Temos que mudar! Segurança Pública, saúde pública, educação Pública, enfim, elaborar sim, mas, sobretudo, preservar as leis que defendem o bom cidadão honesto e trabalhador; exigir os deveres do nosso governo.

  76. Regina Postado em 20/Aug/2014 às 14:22

    O que tem uma coisa a ver com a outra? So porque a Rede Globo (e todas as demais redes de comunicacao) nao sao indenpendentes nao podem fazer uma entrevista? Ele abordou algum assunto nao pertinente? Ele so esta mostrando o quanto os candidatos sao despreparados...

  77. Pereira Postado em 20/Aug/2014 às 14:55

    Jussara, Impertinentes para a "presidenta", mas muito pertinentes para o povo.

  78. Pereira Postado em 20/Aug/2014 às 14:59

    Belo comentário jussara.

  79. Eliana Postado em 20/Aug/2014 às 15:55

    As indagações do Bonner representaram muitos de nós. As respostas da presidente é que não fizeram sentido...

  80. Paulo Postado em 21/Aug/2014 às 10:33

    Se o PT fosse coisa boa nada disso teria acontecido...simples assim...!

  81. Onda Vermelha Postado em 21/Aug/2014 às 11:43

    Para aqueles que ainda não sabem, a Rede Globo deve mais de R$ 1 bilhão de reais somente em um único processo perante a Receita Federal por sonegação, fraude fiscal e evasão de dividas por ter enviado valores a paraísos fiscais e corrompido Ricardo Teixeira e a CBF pelos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. E quer posar de ética? De paladino da moralidade? Pra cima de mim, não, violão! Na verdade, a emissora deseja tirar a Dilma e PT do governo para ter suas dívidas perdoadas e seus inúmeros processos ficais, mais UMA CENTENA cancelados! A Rede Globo, mais de uma vez, apoiou a Ditadura Militar que matou e torturou milhares de cidadãos? De que lado triste desta história estava Dilma? Sendo torturada com choques elétricos em um porão sujo! E a Globo? Ganhando ”rios de dinheiro” dos militares sob o cadáver de inocentes e omitindo a corrupção daquele período. A Dilma como presidente NÃO pode se pronunciar sobre julgamentos de outro poder. Ela nunca se pronunciou sobre o Mensalão, nem contra, nem a favor. Por que faria isso agora? Para atender aos caprichos da emissora e da oposição? Certamente, se o fizesse seria acusada de não ter isenção para a escolha dos Ministros integrantes do STF. Além disso, a abordagem da Rede Globo de casos de corrupção entre membros da oposição, como o Mensalão Tucano, o Trensalão do PSDB da Alstom/Siemens e o AécioPorto, nem de longe receberam a mesma cobrança incisiva e a cobertura jornalística que emissora dispensa a integrantes do PT. Ou vocês são daquelas que ainda acreditam na ISENÇÃO da Vênus Platinada? Sabem de nada, inocentes!

  82. antoni wroblewski Postado em 21/Aug/2014 às 21:00

    Para quem virou fã do Bonner, ai vai um excelente texto para rever suas concepções. No caminho que boa parte da população brasileira esta indo, creio que em pouco tempo estaremos vivendo um clima muito semelhante ao Alemanha Nazista, com discursos de democracia e liberdade iremos construir campos de concentração, promover a opressão e eleger um ditador que faça as massas o aplaudir. .

  83. Fernando Cavalcanti Postado em 23/Aug/2014 às 13:12

    Mais um mané, esse Azenha, incapaz de conviver com o jornalismo puro e simples. Sempre querendo enxergar fantasmas escondidos quando as perguntas não agradam ao seu candidato, ainda que a tal "agressividade" tenha sido a postura do Bonner em relação a todos os candidatos. Se Dilma ficou mais na defensiva, não conseguiu se defender, é porque o PT tem mais telhados de vidro, simples assim. É uma turminha, a desse Azenha e quejandos, que nunca vai conseguir conviver em um regime democrático pleno. Sua democracia só vale se seus candidatos puderem ter a hegemonia do discurso político, todas as iniciativas e, de preferência, todos os cargos também. Mas aí fica a pergunta: isso é democracia?

  84. Fernando Cavalcanti Postado em 23/Aug/2014 às 13:13

    Mais um mané, esse Azenha, incapaz de conviver com o jornalismo puro e simples. Sempre querendo enxergar fantasmas escondidos quando as perguntas não agradam ao seu candidato, ainda que a tal "agressividade" tenha sido a postura do Bonner em relação a todos os candidatos. Se Dilma ficou mais na defensiva, não conseguiu se defender, é porque o PT tem mais telhados de vidro, simples assim. É uma turminha, a desse Azenha e quejandos, que nunca vai conseguir conviver em um regime democrático pleno. Sua democracia só vale se seus candidatos puderem ter a hegemonia do discurso político, todas as iniciativas e, de preferência, todos os cargos também. Mas aí fica a pergunta: isso é democracia? "Criminalização da política"? É culpa de quem se o PT comete transgride o código penal o tempo todo?

  85. antonio leite Postado em 27/Aug/2014 às 18:29

    A globo e um canal de tv eles só bate em quem não serve de manobra pra ele,s a Dilma cobra os enposto sunegado, eles atacam ele a presidenta dilma ELA e uma mulher honrado, então eles global que se ferrem...

  86. carlos Postado em 21/Dec/2014 às 20:58

    Não vejo o Willian como um jornalista que toca o terror na politica, simplesmente é um profissional que não concorda com organização criminosa na politica, penso que isto não esta distante a compreensão humana.

  87. poliana Postado em 19/Aug/2014 às 19:58

    a dilma foi a pior???? kkkkkkkkkkkkk...cara, vc n assistiu a entrevista do aécio n, assistiu!!!?? carambaaaaaaaaaaaaa!!!!!

  88. gustavo Postado em 19/Aug/2014 às 21:33

    E vc? Assistiu de verdade ou só viu o que queria? Tem um pessoal que só enxerga o que quer mesmo. Se ela foi a pior eu não sei, mas não respondeu nenhuma pergunta. Que o Boner é um arrogante, isso é mesmo, mas a incompetência da tua candidata não é culpa dele.

  89. celio Postado em 20/Aug/2014 às 23:03

    ...que assiste à Globo.