Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 04/Aug/2014 às 17:10
79
Comentários

Por que o Ebola é um dos vírus mais mortais do mundo?

Não há remédios para combater a doença, e na grande maioria dos casos ela é fatal. Confira tudo o que você precisa saber sobre o vírus Ebola

ebola vírus áfrica transmissão tratamento
Transmissão do vírus Ebola acontece através do contato direto com pessoas ou animais infectados (Foto: AFP)

Em 90% dos casos, o vírus ebola é fatal. Não existem vacina ou remédio contra a doença por ele causada, conhecida como febre hemorrágica ebola e que atinge principalmente aldeias nas Áfricas Central e Ocidental, em países como Congo, Sudão, Costa do Marfim, Gabão, Uganda e agora na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa.

Ao contrário do que muitos acreditam, o vírus não é transmitido de uma pessoa para a outra pelo ar. A transmissão ocorre apenas por meio de fluídos corporais, ou seja, deve haver contato direto entre as pessoas ou animais infectados.

O ebola se propaga, por exemplo, com frequência em hospitais, entre enfermeiros e médicos que tratam de pessoas infectadas.

VEJA TAMBÉM: Herói na luta contra o Ebola é infectado e morre

Além disso, ele pode ser transmitido ao se tocar no corpo de pessoas mortas, por exemplo durante uma cerimônia fúnebre.

Animais infectados também transmitem a doença. Morcegos são hospedeiros do vírus, mas eles não adoecem e podem carregar o ebola consigo até o fim da vida.

Sintomas

O vírus ebola tem origem nas florestas tropicais da região da África Central e do Sudeste Asiático. Ele pertence à família Filoviridae, o que significa que, no microscópio, os vírus parecem longos como linhas finas. Há várias variações do ebola, e apenas algumas causam a febre hemorrágica. Na grande maioria das vezes, ela é fatal.

Os sintomas aparecem entre 2 e 21 dias após a infecção e são fraqueza, dores de cabeça e musculares, calafrios, falta de apetite, dor de estômago, diarreia, vômitos e febre hemorrágica. As principais regiões afetadas são o aparelho digestivo, o baço e o pulmão.

Ainda não foi desenvolvida uma vacina contra o ebola. Além disso, quando ele entra no organismo não é possível combatê-lo com medicamentos. A única maneira de evitar uma infecção e uma epidemia são medidas preventivas, como melhores condições de higiene nos hospitais, uso de luvas e a quarentena.

O ebola foi descoberto em 1976 na República Democrática do Congo. Desde então já houve 15 epidemias nos países africanos, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mais de 1.300 pessoas morreram em decorrência da doença. Os últimos surtos epidêmicos ocorreram na República Democrática do Congo e em Uganda em 2012.

Saiba mais: DW

Recomendados para você

Comentários

  1. Souza Postado em 04/Aug/2014 às 18:37

    Aff essas doenças começam na Africa. Ô terrinha hein. A doença vem de animais, mas o mais incrível que o Brasil tem a floresta amazônica e não teve uma doença mortal como a aids e o ebola. Aiai Africa.

    • Armando (Porto Alegre) Postado em 04/Aug/2014 às 20:18

      Esqueceu que nós também viemos de lá, ou por acaso você acredita na lenda de Adão e Eva?

      • alana Postado em 06/Aug/2014 às 14:47

        Não adão e Eva vieram de Jerusalém ou Egito por esses lados e adão e Eva não vieram da africa se fossem seriam indios

      • Eliane Brusco Postado em 07/Aug/2014 às 18:34

        Egito fica no continente africano...."África"....o berço da humanidade...

      • anonimo Postado em 07/Aug/2014 às 20:41

        Adão e Eva não é lenda ignorante é Biblia lê biblia e se informa , lenda é a politica do Brasil.

      • Daniel Postado em 08/Aug/2014 às 13:08

        E bíblia é referência do que, sr. anonimo? Deixa de ser retardado, evolua!! Acreditar na lenda de adão e eva é provar que é muito ignorante!!

      • Sergio Postado em 09/Aug/2014 às 00:09

        Adão e Eva não é lenda procure se informar melhor pois a ciência ja começa a acreditar e a constatar que os relatos Bíblicos são verídicos se informe abra os olhos e busque a salvação pois nós somos a ultima geração e todas as profecias bíblicas estão se cumprindo

      • José Postado em 14/Aug/2014 às 14:04

        Sem querer desviar do assunto, a história de Adão e Eva é lenda, sim! E de onde tiraram essa ideia de que os cientistas começam a acreditar em relatos bíblicos? Adão e Eva? Acreditar nisso em 2014 é muita ignorância. E olha que eu já fui evangélico ferrenho, tocava na igreja, ia de madrugada orar! Gente, acreditar na historinha de Adão e Eva é muita ignorância! É piada dizer "lê a bíblia e te informa"! Quem disse que a bíblia é referência de alguma coisa?

    • Camila Postado em 05/Aug/2014 às 07:44

      Acredito que você foi infeliz ao postar algo do tipo. O seu comentário só mostra como preconceituoso e racista você é. Lembre-se que grande parte da população brasileira tem descendência africana. Doenças podem surgir de qualquer local do mundo, inclusive em países desenvolvidos e países emergentes.

      • Cristina Postado em 07/Aug/2014 às 14:40

        Concordo com vc a final não e a Africa em si , somos todos nos seres humanos que estamos invadindo o espaço da fauna e da flora , a uma harmonia em tudo, e o homem quebra com essa harmania causando varias catastrofes, esse virus vive em certos animais sem causar dano algum a sua saude , Contudo o homem invade o espaço dos animais e acaba adquirindo certas doenças .

      • Raul Postado em 07/Aug/2014 às 20:35

        Parabéns Camila , concordo com vc o nosso pais recebe gente do mundo inteiro ,gente com toda liberdade de se Expressar , mas sem critica a nenhuma nação.

    • Matheus Kawasaki Postado em 05/Aug/2014 às 11:28

      Querendo causar né seu idiota? Parabéns por ser um alone que precisa querer chamar atenção na internet comentando as maiores ignorâncias possíveis! HAUSHAUSHAUs coitado.

      • Thiago Teixeira Postado em 05/Aug/2014 às 14:57

        Cara, não perca seu tempo com essa pessoa, ele é o reflexo de um fascista preconceituoso, arrogante, nu e a cores.

      • Souza Postado em 05/Aug/2014 às 15:19

        "Querendo causar né seu idiota?" Kkk nem conseguir debater consegue. Pra isso apela para o baixo calão porque deve ser um coitado que passa o dia na internet sem fazer nada e com o qi abaixo de 100. Eu havia apenas comentado que a maioria das doenças surgiram na Africa inclusive as mais mortais. Aí vem um retrucando dessa forma. Vamos lá que do chão eu tenho certeza que não passa.

    • Lucas Postado em 05/Aug/2014 às 15:38

      Pobre africa mesmo, explorada desde sempre e deixada sem estrutura nenhuma. Ve se existe europeu cacando morcego. Cacam pq deve ser mto gostoso ne?

    • Renata Postado em 05/Aug/2014 às 19:32

      Vc está sendo sarcástico, né?! Só pode...

    • Lyvia Postado em 06/Aug/2014 às 11:11

      Cara, vc é muito burro e racista, cara. Repensa se vale a pena abrir a boca.

    • Bernardo Postado em 06/Aug/2014 às 17:50

      É, né não? Gripe espanhola, peste negra, tifo, varíola... todas essas se originaram na África.

    • monteiro Postado em 06/Aug/2014 às 21:11

      Não menospreze essa "terrinha" como vc disse, eles não tem culpa da falta de assisstencia e da pobreza , acontece que pessoas estão morrendo ,e falta ajuda para eles, então por favor ne , mais respeito pare de culpar e jugar ! U.u

    • Thiago Lopes Postado em 06/Aug/2014 às 22:02

      Parabéns, Souza, ganhou uma suástica na testa.

    • Liza Postado em 06/Aug/2014 às 23:01

      Criatura sem noção vc.

    • Annitabellla Postado em 07/Aug/2014 às 05:40

      Só mesmo uma pessoa burra ou seja ignorante diria isso "Souza" Ta pensando o que? Que você nunca vai se deparar com uma doença pior que essa? Seu burro e irracional se ter ou não doença fosse escolha é claro que as pessoas escolheriam não ter. Não foram eles que escolheram ter essa doença. Você deve ser um tipo de pessoa que ignora os ensinamentos bíblicos porque isso que vc falou demonstra o quão racista vc é porque se vc não sabe seu irracional milhares de Brasileiros emigram para o Continente africano em busca de melhores condições de vida vc falo como se os africanos adquirem essa doença de propósito. Lugar de gente irracional é no hospício cara!

    • Gonçalves Postado em 07/Aug/2014 às 12:01

      Pessoinha preconceituosa e ignorante.

    • Nunes Postado em 07/Aug/2014 às 20:45

      Cuidado, não pense que esta oculto(a) atrás de um computador! É muito simples para a polícia descobrir seu endereço! Se o povo pensasse duas vezes antes de escrever essas coisas a internet seria muito melhor e não iriamos precisar ler besteiras como estas acima!

    • Joyce. Postado em 08/Aug/2014 às 15:56

      A doença se propaga lá principalmente pelo fato de por volta de 90% da população ser pobre e não viver em condições adequadas para sobrevivência. Grande porcentagem da população africana também vivem em aldeias, onde o saneamento básico não é lá essas coisas toda, e as vezes nem tem. Por isso é mais fácil do vírus se propagar em um país pobre. O Brasil, por mais problemático que seja, tem condições de saúde superiores ao continente africano. A população africana, é uma população esquecida e excluída por causa dos capitalistas, que desenvolveram esse quadro de desigualdade tão grande no mundo.

    • kaka Postado em 15/Aug/2014 às 10:18

      querida aqui os animais que comemos são abatidos em matadouros e fiscalizados pela vigilancia sanitaria e lá eles passam tanta fome que até morcego eles comem então não queira voce comparar africa com o brasil

  2. Souza Postado em 04/Aug/2014 às 18:39

    *quero dizer que não nasceu virus tão mortal como a aids na amazonia.

    • Bruna Postado em 05/Aug/2014 às 20:11

      Você foi infeliz ao expressar-se Sr. Souza, poderia ter dito o que disse de outra forma. Seu discurso pareceu preconceituoso e ofensivo.

      • A different voice Postado em 07/Aug/2014 às 01:50

        Teve foi pior, a gripe espanhola matou aproximadamente 50 milhões de pessoas em menos de 2 anos, matou mais pessoas do que Hitler, armas nucleares e todos os terroristas da história juntos...Não veio da Africa, acho que seu comentário é pura falta de informação, pois mesmo atualmente nenhuma dessas doenças estão entre as 10 mais matam no mundo e no Brasil as mortes por dengue chegam a se igualar as da Aids ... Provocadas no Norte principalmente por ausência de muitos recursos .

  3. Julia Postado em 04/Aug/2014 às 19:04

    Nasceu sim. O Sabiá. Matou dois e sumiu. Ninguém sabe onde ele esta agora mas deve estar em algum roedor solto na mata.

  4. Diego Postado em 04/Aug/2014 às 19:07

    Logico. A culpa do ebola é dos africanos, caro Souza. Deixe esse preconceito de lado rapaz.

  5. testemunha binocular Postado em 04/Aug/2014 às 19:20

    Logo logo o PIG tentará trazer o medo do Ebola pro Brasil...

  6. Athos Postado em 04/Aug/2014 às 21:07

    Você é muito burro Souza, apenas. Há várias doenças tropicais endêmicas que afetam nós, brasileiros, mas não dão sinal ou são menos fortes na África. Estude antes de vomitar seu esterco racista, por favor.

  7. thayane Postado em 04/Aug/2014 às 21:12

    Eu só digo uma coisa: Tem cada comentário que dá vontade de mandar a pessoa lá pro quinto dos infernos.

  8. Dircei Postado em 04/Aug/2014 às 22:59

    O que me deixa chateado é saber que a ONU destinou cerca de 100 milhões de dólares para combater esta epidemia atual. O que representa 36 MINUTOS de orçamento militar no mundo.

  9. Souza Postado em 05/Aug/2014 às 00:20

    Tomara que isso não venha para o Brasil porque se duvidar Serra Leoa tá melhor equipada pra combater a doença do que aqui.

    • Nina Postado em 05/Aug/2014 às 20:43

      Mesmo Serra Leoa sendo o pais mais pobre do mundo? hahahahaha não, Brasil pode ter suas dificuldades, mas não é uma Serra Leoa.

  10. Eric Postado em 05/Aug/2014 às 10:09

    Dá pra "desver" os comentários de Souza? Devo relembrar o mantra: "nunca leia os comentários... nunca leia os comentários..." :/

    • Carol Postado em 05/Aug/2014 às 16:31

      Huahuahua muito bom! Vou adotar o mantra também!

  11. Souza Postado em 05/Aug/2014 às 15:24

    A África é um país sofrido por muitas coisas. Não culpo totalmente a escravização porque tem muita gente ali que já nasce corrupta. O bebê já nasce sabendo como é suborno, roubo, propina e etc.

    • hiata Postado em 05/Aug/2014 às 21:59

      africa não é um país e sim um continente ooooo

    • Bernardo Postado em 06/Aug/2014 às 17:45

      "A África é um país..." Eitcha lelê! Vamos terminar o ensino fundamental?

    • J.C Souza Schlesinger Postado em 06/Aug/2014 às 23:34

      Kkkk caralho que vacilo. Eu devia tá bebado quando comentei isso aqui. Seus chatos é claro que eu sei que a Africa é um continente. RACISMO! RACISMO QUANDO EU FALO MAL DA COR DE UMA PESSOA DE OUTRA ETNIA. ESTOU FALANDO DO CONTINENTE E DOS SEUS PAISES. AGORA SOU RACISTA PQ FALEI DA SERRA LEOA, DA AFRICA. AFF AMEBAS.

    • Igor Postado em 07/Aug/2014 às 15:20

      Sabe Souza... A verdade na verdade é que tu não esta totalmente errado nisso.É errado dizer que alguém já nasce sabendo algo, mas a propenção à corrupção é maior por isso estar muito presente em suas vidas... O mesmo acontece em países que vivem em guerra de as pessoas terem propenção à violencia e quem assiste TV demais de virar um idiota alienado degenerado.

    • helio Postado em 09/Aug/2014 às 13:21

      ei, África é um continente e não um país.

  12. Souza Postado em 05/Aug/2014 às 15:29

    Esse Thiago quer aparecer mais do que eu e parece que ele quer ser minha mãe. Sabe de tudo de mim. Se sou alto se sou baixo etc. Nesse seu comentário você se auto descreveu na certa, porque dá pra perceber que você sem conhecer a pessoa já a descreve. Moral da história: quer aparecer as custas dos comentários alheios.

  13. Souza Postado em 05/Aug/2014 às 15:31

    "Dá pra 'desver' os comentários de Souza?" Uma palavra só: coitado.

  14. Souza Postado em 05/Aug/2014 às 15:35

    A matéria é sobre o Ebola e não sobre mim, pupilos. Sobre essa doença eu soube que foi internado um homem em Nova Iorque com suspeita da doença. Começa assim, África, Europa, Estados Unidos, América Central até chegar aqui. Ainda não vi nenhum hospital brasileiro equipado para a doença. "Ai mas a doença nem ta aqui" hehe vai nessa. Como todas as doenças que começaram lá na Africa se espalharam por esse mundo afora.

    • Leo Moreno Postado em 06/Aug/2014 às 10:54

      O Jumento, larga de ser coxinha, nao é só o Brasil que nao esta equipado para o Ebola, nenhum pais está, afinal a doença nao tem cura, nem pra ler a materia essa anta fascista presta...meu Deus

  15. cristina Postado em 05/Aug/2014 às 15:37

    Deveriam conter as discursoes que nao competem ao assunto em questao.

  16. Edivaldo Postado em 05/Aug/2014 às 16:23

    Eu sei o que pode combater o vírus Ebola, o próprio vírus do HIV. Faça o teste por favor.

  17. Beto Guilardin Postado em 05/Aug/2014 às 16:57

    Se vir o Ebola pelo menos vai acabar com um monte de idiota q faz comentário besta. Por isso q o país tá nessa draga de educação e depois acham q eh só culpa do governo.

  18. Cavalheiro Postado em 05/Aug/2014 às 18:08

    "A África é um país sofrido"?!?!?! Essa foi demais...

  19. J.C. Souza Schlesinger Postado em 05/Aug/2014 às 19:35

    (Aqui o Souza!) Gente agora é sério tá um caso muito sério a situação dos países da Africa. Quem não me conhece não sabe que eu tenho sim pena desse povo sofrido que, por anos, sofreu com a escravidão e hoje com doenças e corrupção. E a minha mãe ainda se pergunta como eles ficaram tão pobres. Claro que as doenças vêm dos animais, mas o incrível que na floresta amazônica não teve doenças tão mortais quanto o Ebola e a Aids. Nem a Europa que é o berço da civilização a gripe espanhola assombrou tanto.

  20. J.C Souza Schlesinger Postado em 05/Aug/2014 às 21:17

    Quem não me conhece acha que eu sou racista, preconceituoso, que é da direita, que é desumano e blablabla. Eu tenho pensa dos Africanos porque esse povo sofreu suas mazelas a partir da escravização e até hoje sofre com epidemias e corrupção lá no teto. Povo sofrido.

  21. Felipe Postado em 05/Aug/2014 às 22:24

    creio que haja algumas informações erradas sobre a porcentagem de mortes e formas de contágio. Na verdade, bem erradas!

  22. J.C Souza Schlesinger Postado em 05/Aug/2014 às 22:38

    Esse povo da Africa são sofridos demais. Aguentaram as mazelas da escravização pra depois ter que enfrentar a corrupção até o talo.

  23. Oliver Postado em 05/Aug/2014 às 23:41

    As expressões dessa criatura remetem claramente uma ideia de preconceito e desprezo: "ô terrinha hein" e "aiai Africa"... Depois vem querendo inventar desculpa medíocre, até parece que ele não descende dessa mesma "terrinha"... Fala sério !

    • J.C Souza Schlesinger Postado em 06/Aug/2014 às 23:38

      Fala sério digo eu pra vc já saber se eu tenho ou não descendência africana. Que eu me lembre pelo menos umas cinco gerações minha anteriores não. Xiii e fique quieto se vc não sabe.

  24. J.C Souza Schlesinger Postado em 06/Aug/2014 às 00:52

    Uma terra castigada pela geografia e pelos homens. Ai se fosse so pela geografia

  25. Souza Postado em 06/Aug/2014 às 00:55

    Quero colocar meu nome todo aqui, mas não dá. A mensagem não é liberada.

  26. Totty Postado em 06/Aug/2014 às 03:40

    Dizer que um bebê já nasce sabendo o que é propina... Só uma mente doentia e retardada. Acho que você está contaminado pelo vírus da burrice.

  27. Brito Postado em 06/Aug/2014 às 04:34

    A culpa disso tudo foi de todos os países que usaram a África como colônias,os moradores como escravos, e quando começaram a proibir escravidão, simplesmente Extraindo tudo o que podiam e largando os países na miséria, querendo realocar povos com outros povos inimigos como a Europa fez querendo colonizar o continente atras de diamantes e outros minérios, eles visaram apenas lucro, Serra Leoa as pessoas sofrem por causa da ganância do homem e sua sede insaciável por diamantes,causando tantas tragédias como os exércitos criança. Isso tudo e culpa da ganância dos países desenvolvidos visando lucro, por causas deles a tantas guerras, mortes, miséria e inclusive DOENÇAS, como famílias que não tem nem o que comer conseguirão cuidar de si mesmo, sem conhecimento e outras coisas!

  28. Carol Postado em 06/Aug/2014 às 07:33

    Souza, um hospital não tem que ser preparado para uma doença específica e sim estar preparado e equipado. E assim como você está falando do ebola, há 20 anos atrás falavam do HIV no Brasil e hoje temos um dos melhores subsídios e programas na área. Mania que o povo tem de desmerecer o Brasil. Temos problemas sim, mas temos que sair do senso comum e ficar repetindo o que todos falam.

  29. Geógrafa Postado em 06/Aug/2014 às 07:51

    Realmente amigo.... A África é um país. Joinha pra vc!

  30. lilica Postado em 06/Aug/2014 às 14:12

    Estou muito preocupada,porq aq no Brasil realmente nao estamos preparados nem pra Doencas comuns,imagine pra um virus nessa propocao.

    • J.C Souza Schlesinger Postado em 06/Aug/2014 às 23:42

      É disso que estou falando. Eu sou um pouco incisivo nos meus comentários e depois os leigos vem logo jogando pedra. Eu chamar Africa de pais foi um erro meu, mas dizer que sou racista pq chamei de terrinha é querer combater burrice com burrice. E sim o Brasil ta despreparado. Londres está bem equipada até com um hospital próprio para isso

      • Franciana Postado em 08/Aug/2014 às 12:08

        Qual hospital?

  31. Sarah Postado em 06/Aug/2014 às 15:41

    Já começaram a querer meter o terror no Maranhão dizendo que tem o vírus aqui povo louco pra ficar sem trabalhar -.-'

  32. vaquer Postado em 07/Aug/2014 às 10:18

    Só agora esse virus apareceu na Africa? Existem maldades curisosas que fazem a Africa vítima. Lá os norte-americanos testam tudo no macaco e tudo tem origem no macaco. Laboratórios sonegam remedios. Trata-se de uma grande cachorrada!!!

  33. Heloysa Postado em 07/Aug/2014 às 12:41

    Credo q preconceito queria ver se fosse com voces se iriam gostar , nenhum deles pediram pra adquirir a doença parem de graça , todos nós brasileiros temos descendencia de africanos nunca estudaram o '' descobrimento do Brasil '' descobrimento não , não se descobre algo q já existe mas enfim quem foi escravizado aqui na Brasil ? Africanos , nós carregamos ate sua cultura parem de ser preconceituosos se fossem brancos dos olhos azuis todo mundo ia ta orando pra melhorar mas como é negro ...

  34. Kleyton Postado em 07/Aug/2014 às 13:21

    Pessoal, temos que ter cuidado quando vamos comentar algo, porque ao se ler muitos podem interpretar de forma errada, o comentário do Souza realmente ficou com um ar pesado, não sei se era essa a intenção dele, também não vou julgar ninguém, fico na minha, agora que a Africa sofre com epidemias desde sempre isso nós sabemos, que o povo de lá foi escravizado e explorado ao extremos ao longo da história isso nós também já sabemos, eu acho que a discussão aqui deveria ser sobre o vírus Ebola e não sobre os Africanos né? então sobre o Ebola eu acho o seguinte, li de algumas fontes pela internet que o vírus não sobrevive no ar, mas que pode ser transmitido por gotículas entre porcos e macacos sem contato físico, já em humanos parece que isso não é possível, porém são tantas as teorias e textos espalhados por aí que ficamos realmente confusos, eu li vários textos, de várias fontes, não sei bem em qual acreditar, mas quero crer que essa matéria do Fantástico seja a mais verídica, não sei se é, mas até agora foi a que mais me confortou, mas quem não se conforta com palavras positivas né? eu espero que tudo que é dito aqui seja realmente verdade, segue o link: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/medicos-falam-sobre-o-surto-de-ebola-na-africa-e-se-ha-risco-para-o-brasil.html

  35. Krüger Postado em 07/Aug/2014 às 18:53

    O que há no morcego que o faz estacionar o vírus até sua morte? Por que não pesquisam neste animal uma solução?

  36. Andreza Postado em 08/Aug/2014 às 07:28

    Sou da seguinte opinião, a culpa não é dos africanos ou da África por se proliferarem e manifestarem tantos vírus mortais, mas por ser um dos países mais pobres, a falta de requisitos simples mas de fundamental importancia como saneamento básico e higiene pessoal traz consequências alarmantes. Isso traz sim uma possibilidade maior para o surgimento de vírus. Mas outros países tbm tem o mesmo histórico. Acho que como o risco é para todos, união seria a única solução pq tentar achar culpados não vai nos livrar da realidade de que muitas pessoas estão morrendo pelo mundo todo.

  37. Atila Postado em 09/Aug/2014 às 00:55

    Muitos países na Africa lutam contra a pobreza, que cria uma condição favorável à propagação de Vírus. Ignorância, Cultura e Assistência medica inadequada são os fatores. Tradições e rituais africanas aumentam risco de transmissão do ebola.Muitas vezes pessoas doentes são cuidados pela familia e acabam morrendo em casa. A infra-estrutura em certos países da Africa (não é todos os paises) mais tem lugar que é pessimo (nos brasileiros estamos no ceu) nem se compara, e so indo la para ver mesmo. Claro nos temos muitas falhas no sistema publico saude. Talvez o Souza tenha se expressado de forma errada, o mundo precisa conscientizar com os problemas Africa. A Africa tem problema sim, por ex vírus da aids passou do chimpanzé para o homem no sudeste de Camarões e até hoje muitas pessoas são infectadas no continente.

  38. Carlos Postado em 09/Aug/2014 às 15:24

    Auguem sabe dizer se o Ebola e transmitido para pessoa que ja teve a doença.

  39. Possamai Postado em 12/Aug/2014 às 13:42

    O que tem a ver o Ebola com Adão e Eva? Coisa de crente, toda discussão acaba na Bíblia.

  40. bruna Postado em 14/Aug/2014 às 18:30

    nao e como a catapora, sarampo e etc..........vc so pega 1 unica vez...