Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 15/Aug/2014 às 13:13
46
Comentários

Os problemas de Marina, dentro e fora do PSB

Tendência do PSB é lançar Marina Silva candidata, mas ex-senadora terá de enfrentar problemas dentro e fora da legenda. Candidata deve se tornar menos personalista e mais identificada com o projeto partidário

marina silva psb eleições 2014
Marina Silva enfrentará problemas dentro e fora do PSB e terá de fazer adaptações (divulgação)

À espera das últimas homenagens a Eduardo Campos, que deve ser sepultado no início da semana que entra, Marina Silva, que está hospedada em um apartamento na capital paulista, pede um “momento de luto” antes de voltar a discutir o cenário político. Todos sabem, porém – ela e a direção do PSB, ao menos – que seu nome é o mais provável a ser lançado no lugar do ex-governador de Pernambuco, que seria candidato não fosse o trágico acidente aéreo que causou sua morte na quarta-feira 13.

A formalização de sua candidatura, porém, passa por enfrentamento de problemas dentro e fora do PSB. Quanto mais a cúpula do partido demora a dar um sinal de como será o futuro, mais fica claro o racha da legenda. A legenda convocou para a próxima quarta-feira 20 uma reunião para decidir como ficará a candidatura. Ontem, o irmão de Eduardo Campos, Antônio, se posicionou favoravelmente à candidatura de Marina. Pouco depois, o partido mandou um recado, por meio de nota, ao dizer que estava de luto e a decisão se daria por “exclusivo critério” do PSB.

VEJA TAMBÉM: Marina Silva será pedra nos sapatos de Dilma e Aécio

O cenário dá sinais de que a divisão vai além de marineiros e eduardistas. Já havia, antes mesmo do anúncio da chapa Campos-Marina, diferenças em diversas alianças estaduais e em pontos de vista, a exemplo da aliança com o setor do agronegócio. O ponto mais importante para a direção pessebista agora, no entanto, seria a garantia, por parte da ex-senadora, de que ela daria continuidade ao projeto do líder incontestável do partido, sem fazer uma campanha personalista, como fez em 2010, e sim mais identificada com o projeto partidário.

Fora do partido, a ex-ministra tem como principais desafios a resistência de candidatos de governos fortes no agronegócio. No Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), que apoiava Campos, já rechaçou uma eventual candidatura de Marina e afirmou que migrará para a candidatura do tucano Aécio Neves (PSDB). A cúpula do PMDB avalia que seus dois candidatos a governos estaduais que apoiavam Eduardo Campos não ficarão ao lado de Marina. Nelson Trad (MS) e Ivo Sartori (RS) também são de estados com forte atuação do agronegócio. Eles sabem que, se apoiarem a líder da Rede, perdem votos.

Recentemente, Eduardo Campos acalmou os ânimos dos empresários do setor ao discursar em sabatina na Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Sua fala foi focada no “diálogo” e contra o “preconceito” ao agronegócio, com várias citações a Marina Silva. Ele foi o candidato mais aplaudido no evento. Cabe agora a ela dispersar o clima de preocupação que se criou sem Campos no páreo.

247

Recomendados para você

Comentários

  1. André Postado em 15/Aug/2014 às 13:37

    Quer dizer que não se dobrar ao agronegócio é ser personalista? Pragmatismo político é o nome certo pra esse site.

    • Luiz Postado em 15/Aug/2014 às 14:10

      Exatamente André! Essa foi fora. A Marina nao se dobra àqueles que grilam terras, desmatam a Amazonia, poluem o solo com agrotoxicos e promovem uma verdadeira guerra no campo contra os indigenas e os pequenos produtores. Se isso for personalismo, é um belo de um personalismo.

      • mangue Postado em 15/Aug/2014 às 21:33

        É isso ai luiz ! Marina parece ter uma visão programática baseada em valores éticos de cuidado com a vida, em oposição ao pragmatismo sujo do poder pelo poder, que se faz como de costume se aliando as forças políticas espúrias que garantem o trono mas cobra também a manutenção da estrutura apodrecida que tanto lhes dão lucro.

    • Renan Postado em 15/Aug/2014 às 23:18

      André, se antes fui contra teu argumento num post, agora estou do ter lado! O PP infelizmente mostra estar se sujando com a sede de degradar algumas pessoas, se isso for verdade logo haverão outros post sobre a Marina

      • André Postado em 16/Aug/2014 às 12:07

        Ia ser ótimo se a Marina chegasse ao segundo turno em disputa com a Dilma. Aí não ia ter desculpe de "não vote na direita" como aconteceria com o Aécio. Ambas são de centro-esquerda, e o debate seria centrado em questões fundamentais, como as coligações espúrias, a leniência com as imposições do agronegócio e as reformas de base.

    • Maria Lucia Postado em 17/Aug/2014 às 15:43

      O artigo apenas informa que esse é o ponto mais importante para a direção pessebista. A Marina já tinha sido dobrada, não apenas pelo que se viu na sabatina da CNA (em que a dupla Campos e Marina foi a mais aplaudida), mas pelo fato de ela ter se unido ao PSB quando não conseguiu registrar a Rede a tempo. Durante a sabatina, Dilma foi a única a falar em reforma agrária e demarcação de terras indígenas. É preciso fechar os olhos para não ver que Marina é fraca, mas ambiciosa e vai fazer o jogo da bancada ruralista, entre outros arranjos.

  2. poliana Postado em 15/Aug/2014 às 14:59

    racha interna no partido "mata" a candidatura de qq indivíduo. a marina silva n dará certo no psb, jamais! o melhor q ela tem a fazer é esperar as eleições passarem, e a partir do ano q vem, reorganizar o seu partido e, finalmente, registrá-lo no tse. assim ela poderá concorrer em paz, firme e forteem suas convicções nas próximas eleições! ficou mais do q provado q ao se aliar a campos, ela n conseguiu transferir-lhe seus 20 milhões de votos q obteve nas últimas eleições. os marineiros n a seguiu...então o melhor q ela tem a fazer é sossegar e esperar pelas próximas eleições.

    • J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 15:26

      Ou seja pela próxima ditadura :D

      • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 15:39

        rsrsrs..cara, poderia jurar q vc está obcecado! rsrs

    • André Postado em 15/Aug/2014 às 16:09

      O melhor a fazer é a Marina se tornar candidata. Depois, se ganhar, ela vai pensar em como construir sua base. Ela já não é mais jovem, esperar mais quatro anos para, talvez, chegar a presidência seria uma burrice sem tamanho.

  3. J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 15:50

    A recíproca é verdadeira kk talvez ela nem aceite ser candidata. Ela só tava pq Eduardo acalmava os animls do pessoal.

    • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 15:54

      antes eu até tinha certeza q ela seria a candidata do partido, mas depois desses rachas divulgados, vejo q a situação está difícil dentro do partido. a bancada do agronegócio é muito forte. perder o apoio deles seria o fim do partido.

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 15:59

        Romário pra presidente em 3, 2, 1...

      • André Postado em 15/Aug/2014 às 16:06

        Que Romário? Tá louco? Acha que um partido com reais chances de chegar ao poder vai botar tudo a perder escolhendo um cara que chegou ontem a política?

  4. J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 15:52

    *ânimos.

  5. J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 16:39

    Tem uma tal de poliana que vai apertar seu dedão no 40 ta só de onda aqui no PP dizendo q vai pra dil kkk

    • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 17:18

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! besta!!!! e 40 é o número de quem mesmo???!! rsrsrs...meu dedão vai no 13 desde 2002! bjos j.c.

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 17:49

        Troll detected - kkk vc nunca vai me enganar. GENTE ESSA AQUI VAI APERTAR NO PASTOR EVERALDO!

      • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 18:11

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! achei q vc estava se referindo ao 40, como sendo o de marina!!! pastor everaldo!!!?? deus me livre! prefiro votar no anti cristo!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 18:23

        Hehe, anonimato é osso. Cada um pra enganar os outros :/ enfim eu tenho uma notícia relevante que nem o PP postou ainda. (clicrbs.com.br/rs/noticias/eleiçoes-2014/noticia/2014/08/revista-diz-que-marina-silva-quer-viuva-de-campos-como-vice-4576049.html) Uma boa alternativa pra acalmar a base interna do partido. Agora uma notícia boa. Quem sabe com duas mulheres sejam mais forte que uma. Veremos.

      • rAFAEL Postado em 18/Aug/2014 às 12:44

        É Poliana! Pena que não exista uma lei para amputar dedões que só acabam com economia brasileira!

  6. BEBEZINHA_19 Postado em 15/Aug/2014 às 17:16

    Adoro a poliana e i thiago ferreira

  7. J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 17:35

    Boa André. O PSB tem que deixar a Marina mesmo. O importante e o partido ficar no poder. Mandar quem resiste internamente pra pqp. Depois juntava os cacos depois do dia 1 de janeiro. O importante é ganhar.

  8. testemunha binocular Postado em 15/Aug/2014 às 18:54

    Olha a carinha dela...

  9. J.C Souza Schlesinger Postado em 16/Aug/2014 às 15:52

    Eita porra vai ser Marinaça a sucessora de Campos. Com todas as dificuldades que tá tendo ela vai aceitar, aliás já aceitou só falta o aval do partido. Eu pensava que ela ia desistir, mas vejo que besta ela não tem nada.

    • poliana Postado em 16/Aug/2014 às 18:15

      ela desistir? nunca! o problema é só a rixa do partido por conta da bancada ruralista...tb creio q seja ela a candidata cabeça de chapa. coitado do aécio..vc viu q o povo romântico já tava querendo q a viúva do eduardo campos concorresse com ela??? afff..o povo viaja meu deus! mas ela já descartou essa possibilidade. tá voltada totalmente pro luto da família e pro apoio aos 5 filhos, é óbvio! povo doente meu deus!

    • André Postado em 16/Aug/2014 às 18:31

      Eu não entendo pq as pessoas tem restrições a Marina como candidata. JC, dizer que de boba ela não tem nada dá a entender que ela não tem legitimidade para disputar. Quais suas restrições à ela? Não é provocação, queria entender mesmo. Independente de ela ser sua candidata ou não.

      • poliana Postado em 16/Aug/2014 às 19:55

        andre, o j.c já disse q a marina é a candidata dele. e qto as restrições a ela q vc pergunta as pessoas, eu posso te responder por mim, mas já falei aki sobre isso. acho q marina silva uma farsa. ela se faz de defensora do meio ambiente, de ambientalista nata, prega o desenvolvimento sustentável, mas no fundo é uma fundamentalista religiosa. pessoas com esse perfil devem ser mantidas longe do poder. vide os atos da bancada evangélica, q infelizmente, vem crescendo a cada dia no nosso cenário político. mas enfim...a marina silva jamais terá o meu voto. esse lance de ambientalista é oura fachada.

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 16/Aug/2014 às 20:04

        Cara eu votaria em qualquer um pra tirar a dil do poder. E não, eu não tenho restrição alguma com ela, só afirmei que de boba ela n tem nada. Porque é a chance dela, até quem é do pt (até o lula) reconhece que ela tem chances reais de vencer. Só me expressei que ninguém seria besta de perder essa chance, muito menos ela.

      • poliana Postado em 16/Aug/2014 às 20:23

        j.c., nesse momento marina n tem chances reais de vencer não. mas no futuro, com certeza ela seria uma 3º alternativa aos tão desgastados pt e psdb. mas agora, n mesmo. por enqto. estamos no calor do momento, mas logo mais o brasileiro esquece esse drama, o heg comecará e lula aparecerá pedindo votos pra dima. vc acha isso pouco? lula é simplesmente o maior cabo eleitoral do país...quem seria o cabo eleitoral de marina? aécio? fhc? serra? a viúva de campos (essa poderia sensibilizar o eleitor)? te falo com toda sinceridade, q acredito sim, q no futuro marina silva poderá ser eleita presidente da república, mas nessas eleições, NÃO MESMO!

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 16/Aug/2014 às 21:03

        Enfim vc é muito tranquila. Dilma nem tanto, mas é uma realidade que não podemos desconsiderar, mas ninguém sabe. Uma amiga da minha mãe que disse que ia votar pra Dilma agora vai votar na Marina, eu sou nulo mas se marina for confirmada eu to dentro. Talvez na sua concepção a princípio ela n tenha chance, mas n se esqueça de 2010, n se esqueça que ela pode passar o aecio atraindo tanto eleitores dele como da presidenta. N esqueça que, se houver segundo turno, que votou no aecio, por rixa ao pt obvio, vai votar na marina, n se esqueça que existem muitos evangelicos e com certeza o povo que vai votar no everaldo vai nela, n esqueça que temos brancos e nulos e indecisos como eu que somam mais de 10% acho eu que n querem votar nem pro pt nem pro psdb. Poliana dizer que Marina tem reais chances de vencer pode soar utópica, mas dizer que ela n tem chance nenhuma é utopica do mesmo jeito. Eu n sei como será o fim dessa novela, mas n vou ficar tão confiante.

      • André Postado em 17/Aug/2014 às 13:06

        Acho engraçado quem vota no PT dizer que Marina é fundamentalista. Quando ela era filiada ao partido era considerada um dos melhores quadros do país. O que é melhor, uma evangélico que assume sua crença, ou um ateu que tem medo de afirmar suas posições? Quanto à dizer que ela é uma falsa ambientalista, isso é de um absurdo tremendo. É não respeitar a história de uma mulher que sofreu na pele ameaças diversas (inclusive a morte de seu companheiro de lutas Chico Mendes) para tentar conscientizar a população da amazônia para os prejuízos provocados pelas madeireiras. As pessoas podem até não votar nela, agora desrespeitar sua história julgando-a como farsante é de uma ignorância sem tamanho. Se ela fosse uma oportunista, rendia-se ao agronegócio e ganhava esta eleição de lavada. é a única candidata com reais chances de chegar ao poder que não faz concessões com quem discorda para angariar apoio.

  10. J.C Souza Schlesinger Postado em 16/Aug/2014 às 20:15

    Esse medo que a poliana tem com a Marina as pessoas tiveram no passado com o lula. Enfim a gente só vai saber como será o jeito dela governar se ela for eleita. Antes, é tudo especulação.

    • poliana Postado em 16/Aug/2014 às 20:19

      concordo j.s., mas no caso dela, prefiro n arriscar. só de pensar em ter uma evangélica fundamentalista na presidência, me dá pânico. imagino os ministros dela: marco feliciano, silas malafaia, marcelo crivela, pastor waldomiro, bispa sônia, etc e tal. meu deus, só de pensar entro em pânico!

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 16/Aug/2014 às 20:50

        ... pastora poliana e por aí vai.

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 16/Aug/2014 às 20:51

        E é j.c ou jonas christian se preferir ;)

      • poliana Postado em 16/Aug/2014 às 21:00

        ah j.c., tô falando sério com vc e vc vem me ironizar? tá bom então..parei. e desculpa ter errado a letra do seu nome. boa noite.

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 16/Aug/2014 às 21:05

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkmm

  11. J.C Souza Schlesinger Postado em 16/Aug/2014 às 21:15

    Já estão dizendo que dirigentes do PT estão querendo ludibriar a cúpula do PSB para que ocorra o boicote da candidatura de Marina. Foi preciso o Lula desmentir esse fato. Isso será medo? Cara ninguém pode ser tão confiante nessa eleição. Zerou tudo. (Não me peçam a fonte pq eu li isso ontem e n gravei o endereço)

    • André Postado em 17/Aug/2014 às 13:24

      Isto é conto da carochinha. Se o PT tivesse esse poder de persuasão o PSB nunca teria saído do governo. Não deixe que suas convicções políticas afetem seu senso crítico.

      • poliana Postado em 17/Aug/2014 às 14:31

        falou tudo andré! parabéns pela racionalidade em meio a tanto romantismo e calor do momento!

  12. J.C Souza Schlesinger Postado em 17/Aug/2014 às 20:18

    Quero só ver um segundo turno sem o Aécio. Só isso. Sei que a Dilma vai liderar no primeiro, mas e no segundo? Enfim agora só falta decidir quem será o vice da chapa.

    • J.C Souza Schlesinger Postado em 17/Aug/2014 às 20:24

      A minha única preocupação mesmo é sobre o forte personalismo dela. Será que ela vai ser flexível com o agronegócio a partir de agora? Será que ela vai se entender com as convicções do finado que por muitas vezes eram contrárias as suas? Enfim só no debate veremos o que ela decidiu.

  13. J.C Souza Schlesinger Postado em 18/Aug/2014 às 12:36

    A nova pesquisa do datafolha ela ja pegou o Aecio. Só falta a dilminha. Segundo turno aí vamos nós.

    • rafael Postado em 18/Aug/2014 às 12:46

      Concordo com você! Qualquer coisa é melhor que o PT! Se for a Dilma e um pedaço de rocha para o 2º turno, meu voto vai para a rocha!

  14. marilia canabrava Postado em 18/Aug/2014 às 23:06

    Se marina tivesse tanta firmeza programática, tantas convicções ideológicas, tanta certeza do que ela quer para o Brasil, não teria se afiliado a um partido oportunista que não tem nenhum desses compromissos para com o Brasil. A postura dela ao abraçar o PSB já definiu seu novo perfil de renúncia a todos os seus antigos e propalados valores morais e éticos para com o nosso País. Quem pesquisar um pouco vai conhecer a marina de antes do Lula. o que ela pregava sobretudo contra a Amazônia não harmoniza com o que se conhece dela hoje. Ela muda com o vento que sobra. Falta-lhe a convicção cívica e ética necessária para fazer frente ás pressões tanto internas como internas de um país. Se engana redondamente quem for pelo discurso de uma pessoa movida pela vaidade.