Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 06/Aug/2014 às 15:25
23
Comentários

O juiz que chamou os ativistas de 'esquerda caviar'

Juiz utiliza a expressão "esquerda caviar" para negar pedido de liberdade aos ativistas Fábio Hideki e Rafael Lusvarghi. Expressão conservadora de origem francesa é usada com frequência pelo blogueiro de Veja Rodrigo Constantino

juiz esquerda caviar black blocs
O juiz Marcelo Matias Pereira (esq) e os ativistas presos (Edição: Pragmatismo Político)

O juiz que negou liberdade aos ativistas Fábio Hideki Harano e Rafael Lusvarghi, acusados de liderar manifestações violentas e depredação do patrimônio em São Paulo, usou a expressão “esquerda caviar” em sua decisão, proferida na última sexta-feira 1º. Marcelo Matias Pereira, da 10ª Vara Criminal, afirmou que os ‘black blocs’ atuam “bem ao gosto da denominada esquerda caviar”.

A expressão conservadora é usada para descrever quem defende os conceitos do socialismo, mas usufrui dos benefícios do capitalismo e é citada frequentemente pelo blogueiro de Veja Rodrigo Constantino.

“Além de descaradamente atacarem o patrimônio particular de pessoas que tanto trabalharam para conquistá-lo, sob o argumento de que são contra o capitalismo, mas usam tênis da Nike, telefone celular, conforme se verifica nas imagens, postam fotos no Facebook e até utilizam uma denominação grafada em língua inglesa, bem ao gosto da denominada esquerda caviar”, escreveu o juiz, segundo reportagem da Folha de S. Paulo.

VEJA TAMBÉM: Advogado escreve receita de pamonha para provar que juiz não lê os autos

O advogado de Hideki, Luiz Eduardo Greenhalgh, afirma que a manifestação do juiz foi “absolutamente ideológica” e sem fundamento. “Isso me lembrou a época da ditadura militar, da lei de Segurança Nacional, sem nenhum fundamento”, disse Greenhalgh.

Laudos apontaram que os materiais que estavam com os ativistas presos não tinham potencial para explosão. Ambos ficaram 42 dias presos acusados de um crime que não cometeram, afirmam os advogados de defesa.

As acusações contra os dois jovens são de incitação ao crime, associação criminosa armada, resistência, posse de artefato explosivo e desobediência. As defesas dos dois manifestantes afirmam que as acusações são inconsistentes.

Para o juiz, os ativistas Harano e Lusvarghi tinham “liderança sobre as massas”. O magistrado defende a ideia de que os ‘black blocs’ fizeram com que as manifestações no País perdessem a legitimidade e suas atitudes, de depredação e violência, tiraram o direito dos que pretendiam protestar de forma pacífica.

Polêmicas

Há quatro meses, o magistrado se envolveu em outra decisão polêmica ao absolver o apresentador Danilo Gentili de crime de racismo (veja aqui). Em outubro de 2012, o comediante usou o Twitter para oferecer bananas ao empresário Thiago Ribeiro, que é negro e havia acusado Gentili de fazer piadas racistas no programa “Agora é tarde”, da TV Bandeirantes.

Para o magistrado, o apresentador não tinha o intuito de ofender. “A piada (oferecer bananas), ao que tudo indica, se deu pelo fato da vítima ter se intitulado como “King Kong” e não pela cor da pele da mesma”, disse. No entanto, Pereira alertou Gentili de que há limites para brincadeiras – “ainda mais quando direcionadas a um indivíduo específico”, afirmou.

Confira a íntegra da sentença despachada pelo juiz na última sexta-feira:

com 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Manel Postado em 06/Aug/2014 às 15:53

    Ah, claro, se eu parar de comprar Nike o capitalismo vai ruir! Esse juiz provou que não conhece nem de esquerda, nem de direita, nem de socialismo ou capitalismo. Sabe-se lá se entende de Direito!

    • Rafael Moraes Postado em 06/Aug/2014 às 17:02

      Não deve nem entender de Direito Processual Civil, tampouco do principio da motivação. Basta apenas os advogados dos réus apelarem ao Pleno do Tj, que essa sentença do Juiz será anulada ou reformada.

    • Juliana Oliveira Postado em 06/Aug/2014 às 17:17

      Perfeito!

  2. Pereira Postado em 06/Aug/2014 às 15:58

    Bem feito, lugar de revolucionário baderneiro coxinha é na cadeia !!!

    • Pereira Postado em 06/Aug/2014 às 15:59

      Não eram explosivos, e os outros crimes que essa gentalha comete ?

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Aug/2014 às 13:37

      Esse Pereira é maluco,doido varrido. Sempre citam "outras razões",por favor liste-as e mais,coloque a prova,pois a policia não tem,se voce tiver Pereira,por favor,corra até a Policia e mande as provas.

  3. Thiago Teixeira Postado em 06/Aug/2014 às 16:00

    Pereira?????????? Não sabia que você era Juiz!!!!!!!!!!!!! Olha, desculpe as coisas que falei de você, foi mal! Amigos?

  4. Rafael Moraes Postado em 06/Aug/2014 às 16:01

    O que me deixa perplexo sobre a sentença proferida pelo juíz não foi a forma a que se fora feita pelo mesmo - até porque, como é de conhecimento de todos, a forma que eles pensam ser. Alguns acham que são Deuses, e outros, Semideuses -, mas sim a forma de tratar pessoas que estão usando de um direito fundamental - a de manifestação -, como se fossem marginais. O pior é que ele usa jargões do dito "senso-comum"(entende-se: Rodrigo Constantino) ao chamar os ativistas de "esquerda-caviar". Por esse caso e mais outros milhares. que o nosso Judiciário é lento, ineficaz na maioria das vezes e seletivo.

  5. Peterson Silva Postado em 06/Aug/2014 às 16:18

    "O magistrado defende a ideia de que os ‘black blocs’ (...) tiraram o direito dos que pretendiam protestar de forma pacífica." Como é que É? A ação de OUTRAS PESSOAS, não importa se ilegais ou não, tiram algum direito MEU? Mas que PORRA é essa?

  6. Alexandre Lopes Postado em 06/Aug/2014 às 16:23

    Eu gostaria de saber qual é o resultado prático de manifestação pacífica ?

    • Pereira Postado em 06/Aug/2014 às 16:34

      É que em manifestações pacíficas não morre ninguém e ninguém fica ferido. Além de ser um direito de qualquer cidadão para defender o que quer que seja. Mas isso é difcil de entender em um país quase socialista como o Brasil onde há perseguição religiosa e mordaça na imprensa por parte do governo.

      • Patrick de Melo Postado em 06/Aug/2014 às 20:48

        A imprensa é chapa branca por natureza, apesar do monopólio.

      • Felipe Peters Berchielli Postado em 07/Aug/2014 às 13:39

        VERDADE O PT JA CALOU A VEJA,GLOBO,FOLHA E QUEM MAIS OUSAR FALAR DO IMPÉRIO,COMO O PEREIRA QUE SÓ CONSEGUE FALAR SUAS VERDADES PORQUE É EXIMIO HACKER E SE DISFARÇA DE STALIN. INCLUSIVE A BANCADA EVANGÉLICA É UMA FACHADA DE MAU GOSTO,ESTÃO LÁ PARA APROVAR LEIS MACONHISTAS E ABORTISTAS. INCLUSIVO OS BANCOS LUCRARAM 30% NO GOVERNO DILMA PORQUE ELA É SOCIALISTA E MAIS QUE ISSO,É SOCIALYTE!

  7. Pricila Postado em 06/Aug/2014 às 17:08

    "Mordaça na imprensa por parte do governo"??? hahahah faz me rir Quem usa a expressão esquerda caviar vive em um mundo em que uma pessoa que tem alguns previlegios como carro e casa própria não pode ter ideais de justiça social. O mundo é separado em dois grupos: os que têm esses "previlégios" (que na verdade podem não estar muito além do que um ser humano precisa para viver e desenvolver seu potencial), e os que não tem. Baseado nessa divisão um pessoa remediada financeiramente não teria nenhum interesse em melhorar a sociedade como um todo já que esta tudo bem pra ele/ela. Na minha opinião, além de egoísta, essa visão é completamente simplista. Quer dizer que uma pessoa de esquerda não pode ser bem sucedida? Ou sendo de família rica, teria que renunciar minha família antes de pedir por justiça social e melhores serviços públicos, e direito de protesto etc. A expressão em si não faz o menor sentido para mim.

  8. poliana Postado em 06/Aug/2014 às 19:21

    hahahahahahahah! alguma dúvida q esse magistrado seja leitor da veja e um autêntico coxinha!!!!????? kkkkkkkkk. tá, discordar do método dos manifestantes e ter críticas aos hábitos dos seus representantes, é natural, agora partir desse pressuposto pra manter a prisão deles, é realmente absurdo (esse entende bem acerca da razoabilidade, proporcionalidade e muitos outros princípios constitucionais)!!! belo magistrado!deve ser um orgulho pra toda a classe!!! kkkkkk

    • carlos Postado em 06/Aug/2014 às 19:44

      E qual é o resultado prático de manifestações destrutivas, como aquelas que esses coitadinhos participaram?

    • Thiago Teixeira Postado em 06/Aug/2014 às 21:39

      É o Pereira em pessoa!!!!!! É ele!!!!!! Juiz Marcelo Matias "Pereira"

      • poliana Postado em 07/Aug/2014 às 00:04

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! morri thiago!!! kkkkkkkkkkk

  9. Mauricio Palhano Postado em 07/Aug/2014 às 00:52

    De fato não deixa de ser questionável. Claro que uma pessoa que trabalha, tem uma vida "boa" e usufrui disso tem direito de exigir melhorias no país, porém é um choque ideológico, e porque não hipocrisia? Vejamos do seguinte plano, um comunista, socialista ou esquerdista que é totalmente avesso ao capitalismo. Como ele pode usar Nike ou um Iphone que hipoteticamente é produzido de forma desumana, por seres humanos que trabalham horas a fio, com alimentação e ambiente de trabalho precário. Isso é conivência, hipocrisia e está muito longe, muito longe mesmo de bem estar social...Quanto aos "manifestantes", se forem black blocs que sejam presos por desordem, se não, que sejam soltos, e a justiça seja feita. E que essa babaquice infantil do século passado de direita x esquerda seja logo superada, estou cansado desses marionetes-robôs de discurso padronizado ficarem se atacando. Ambos protegendo seus interesses, sentados em frente a Macbooks e tomando coca-cola, desonroso, no mínimo...

    • Pricila Postado em 07/Aug/2014 às 13:35

      "Um comunista, socialista ou esquerdista que é totalmente avesso ao capitalismo" precisa ser educado sobre o que esses sitemas significam e que hoje nenhum deles existe na forma pura. Não existe sistema socialista que funcionou sem liberdades individuais e oportunidade de empreender. Assim como não existe nenhum sistema onde o capitalismo trabalha independente de um Estado forte que minimize as falhas do sistema capitalista. Uma pessoa de esquerda não precisa ser contra o capitalismo por si, mas pode ser a favor de medidas que minimizem os efeitos adversos do capitalismo.

  10. Rodrigo Postado em 07/Aug/2014 às 12:05

    (Outro Rodrigo) Dr. Greenhalgh está atuando gratuitamente no caso, via ONG ou organização/convênio congênere, sendo pago pelos ativistas, ou outro está pagando os honorários devidos ao mesmo?

  11. Dostoievski Postado em 07/Aug/2014 às 15:21

    "Eu não temo a lei... Eu temo o juiz"...

  12. Rodrigo kbssa Postado em 08/Aug/2014 às 17:20

    "Mordaça na imprensa" essa foi boa!