Redação Pragmatismo
Compartilhar
Cinema 11/Aug/2014 às 22:02
8
Comentários

Morre Robin Williams aos 63 anos

Problemas financeiros podem ter levado Robin Williams ao suicídio. Ator sofria de depressão e já havia sido internado algumas vezes em clínicas de reabilitação para usuários de drogas

ator robin williams morre
O ator Robin Williams (divulgação)

O ator norte-americano Robin Williams, famoso por papéis em filmes como “Patch Adams – O Amor é Contagioso” e “Sociedade dos Poetas Mortos”, morreu na manhã desta segunda-feira (11), aos 63 anos. De acordo com o site TMZ, o corpo dele foi encontrado em sua casa, em Tiburon, na Califórnia, sem sinais vitais. A suspeita das autoridades é que a morte tenha sido causada por asfixia.

No momento, autoridades do departamento forense suspeitam que Williams tenha cometido suicídio por asfixia, mas uma investigação mais completa ainda tem de ser concluída antes de uma posição definitiva. Exames toxicológicos devem ser realizados nesta terça-feira.

“Nesta manhã eu perdi meu marido e meu melhor amigo”, disse a mulher do ator, Susan Schneider, à imprensa norte-americana.”Em nome da família do Robin, peço que respeitem nossa privacidade nesse momento e que lembrem dele não por sua morte, mas pelos momentos de alegria e risada que ele proporcionou a todos ao longo de sua carreira”, completou. A porta-voz da família, Mara Buxbaum, disse que Williams estava “enfrentando uma forte depressão nos últimos tempos”.

VEJA TAMBÉM: Quando mamilos chocam mais que armas

Vencedor do Oscar de ator coadjuvante por “Gênio Indomável” (1997), Robin Williams se internou no mês passado em uma clínica de reabilitação. Ele estava em um setor da Hazelden Addiction Treatmente Center, em Minnesota, que possui um programa focado em manter a sobriedade por um longo prazo –Williams lutava contra o vício de cocaína e álcool há décadas. Em 2006, o ator ingressou voluntariamente em uma clínica de reabilitação para tratar o alcoolismo depois de uma recaída após 20 anos de sobriedade.

Apesar da capacidade de provocar gargalhadas em suas divertidas interpretações e mais de 60 filmes, Williams reconheceu que continuava marcado por um obscuro episódio ocorrido em março de 1982, quando seu amigo e colega John Belushi foi encontrado morto por overdose de drogas em um apartamento em Los Angeles, na Califórnia.

Biografia

Nascido em 21 de julho de 1951 em Chicago, Robin McLaurin Williams desfrutou de sucesso enorme em Hollywood, mas teve uma turbulenta vida pessoal, lutando contra problemas de saúde, alcoolismo e passando por dois divórcios.

Ele se casou com Susan Schneider em outubro de 2011 em Napa Valley; os dois se conheceram em 2009, depois que ela ajudou a cuidar dele quando foi submetido a uma cirurgia no coração. Anteriormente, ele foi casado com Valerie Velardi, com quem tem um filho, Zachary, e Marsha Garces, de quem se divorciou em 2008 depois de terem dois filhos, Zelda e Cody.

O ator foi indicado quatro vezes ao Oscar, ganhou dois prêmios Emmy, seis Globos de Ouro, dois prêmios do Screen Actors Guild e cinco Grammys. Apesar da experiência como comediante nos palcos, rejeitou várias vezes apresentar o Oscar sozinho (apresentou uma vez com Alan Alda e Jane Fonda em 1983).

Ele estava filmando a terceira sequência de “Uma Noite no Museu”, em que dá vida ao presidente norte-americano Theodore Roosevelt, com estreia prevista dezembro. Williams também voltaria a interpretar Daniel Hillard no segundo volume de “Uma Babá Quase Perfeita”, anunciado para 2015.

Robin Williams também manteve uma estreita amizade com o ator de “Superman – O Filme”, Christopher Reeve, que foi seu colega de classe na Juilliard School de Nova York nos anos 1980, até a morte deste em 2004. O ator coordenava a Windfall Foundation, que fundou com a ex-mulher em San Francisco, uma organização sem fins lucrativos voltada para educação, saúde e artes. Era, inclusive, conhecido por sua paixão pelo mundo das bicicletas, já que era muito amigo de Lance Armstrong, chegando a acompanhá-lo em diversas ocasiões.

com UOL e Agências Internacionais

Recomendados para você

Comentários

  1. José Ferreira Postado em 11/Aug/2014 às 22:12

    Fará falta ao cinema e ao mundo.

  2. Marcelo Nicolau Postado em 11/Aug/2014 às 23:11

    E os problemas financeiros? Não aparecem na matéria

  3. J.C Souza Schlesinger Postado em 12/Aug/2014 às 00:29

    Assistia muito filme da babá. Era um ótimo ator e conseguia atuar de forma magistral.

  4. Mauricio Ruiz Postado em 12/Aug/2014 às 14:29

    Acho esta morte muito estranha.A troco do que ele se suicidaria????Alias mal explicada também é a morte de Brittany Murphy e Whitney Houston.

  5. poliana Postado em 12/Aug/2014 às 14:31

    cara, q trágica perda! morte brutal! e sociedade dos poetas mortos e patch adams estão entre meus filmes favoritos! muito triste mesmo. 2014 está osso!!!!qtas perdas terríveis!

  6. Diana Postado em 12/Aug/2014 às 14:49

    uma grande perda,para nos adoro o jeito que atoava.Triste mesmo va em paz Robin que a espiritualidade te abrace com todo amor que temos.