Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 14/Aug/2014 às 12:13
54
Comentários

Marina será pedra nos sapatos de Dilma e Aécio

Eventual entrada de Marina Silva na disputa eleitoral cria problemas tanto para o tucano Aécio Neves, como para a presidente Dilma Rousseff

marina silva aécio campos dilma
A ex-senadora Marina Silva é a mais provável substituta de Campos na cabeça de chapa do PSB para a Presidência da República (divulgação)

Paulo Moreira Leite, em seu blog

A falta de cerimonia exibida por tantos colunistas conservadores para emplacar Marina Silva de qualquer maneira como candidata presidencial do PSB, menos de 24 horas depois da morte de Eduardo Campos, é um sintoma de vários elementos da campanha de 2014.

O maior é o receio de que Aécio Neves já tenha chegado a seu limite eleitoral – muito longe daquilo que seria necessário para dar a seus aliados esperanças reais de vencer o pleito – e é preciso encontrar um atalho para tentar derrotar Dilma. Desse ponto de vista, a oportunidade-Marina veio a calhar.

Ao contrário de Aécio Neves, herdeiro identificado com o mais tradicional conservadorismo brasileiro, onde até a denúncia de caráter moral se compromete com a descoberta da pista de aeroporto de R$ 14 milhões na fazenda do tio-avô, Marina consegue apresentar-se como candidata do “novo.”

Uma década de esforço permanente para criminalizar a política a pretexto de combater a corrupção não poderia deixar de produzir resultados. O mais visível deles, na campanha de 2013, é Marina.

Foi adotada por eleitores , especialmente jovens, sem partido político, para quem todo político é ladrão e só pensa em se arrumar. Basta reparar quais foram partidos que Marina frequentou e quais aliados cultivou ao longo de sua já longa existência política para ponderar o que há de verdade e de mentira nessa visão – mas este é assunto para um longo debate politico, destinado a proteger e recuperar nossos valores democráticos.

Basta registrar que sua assessoria é formada por economistas que transformaram a austeridade e o baixo crescimento num horizonte de busca permanente, usando o argumento ecológico como instrumento para impedir o crescimento econômico. Veja só. Ao contrário de conservadores tradicionais, partidários de políticas de austeridade por um período determinado, para derrubar a inflação, por exemplo, eles defendem o baixo crescimento como um valor em si. Sei que é meio difícil de acreditar, num país que tem tanto emprego para criar, tanta infraestrutura para desenvolver, tanta carência para sanar. Mas é verdade.

Referindo-se a preservação ambiental, o mais conhecido deles, Eduardo Gianetti da Fonseca, já foi capaz de dizer que é preciso combater o consumo excessivo…de carne e leite. Juro. Para ele, como ninguém respeita os padrões ambientais, é preciso encarecer o preço dessas proteínas para que o consumo seja reduzido. Está lá, no livro “O que os economistas pensam sobre sustentabilidade,” página 72 e seguintes:

“Comer um bife é uma extravagância do ponto de vista ambiental. O preço da carne vai ter de ser muito caro, o leite terá de ficar mais caro. Tudo o que tem impacto ambiental vai ter de embutir o custo real e não apenas monetário. Essa é a mudança decisiva.”

Aderindo a palavra de ordem do candidato vizinho de palanque, que falou em medidas impopulares, Gianetti admite na mesma entrevista: “O caminho que estou propondo é sofrido.”

Seu parceiro ideologico, André Lara Rezende, advoga ideias curiosas, próprias de quem admite uma postura de subordinação entre nações. Para ele “a questão Estado-Nação ficou ultrapassada.”

Depois de apontar para um futuro onde uma catástrofe ecológica capaz de reduzir a humanidade para 500 milhões de pessoas (hoje somos sete bilhões) já se tornou “irreversível” e “tangível”, Lara Rezende advoga o baixo crescimento, também, mas adverte: “crescimento material com Ecologia é difícil.”

É certo que uma candidata com essas ideias teria uma vida difícil no PSB, partido nascido à sombra de Miguel Arraes, o líder popular que resistiu a ditadura de forma exemplar, chegando a ser preso em Fernando de Noronha para não entregar o cargo que os generais de 64 pretendiam lhe tomar. Imagine esses cidadãos no comando da política econômica um partido que pede votos em sindicatos de trabalhadores e que, em 2014, conseguiu apoio de lideranças operárias de tradição, como Ubiraci Dantas de Oliveira, o veterano Bira, metalúrgico de São Paulo, que já era possível encontrar em comícios do 1o de maio no final dos anos 1970, e que hoje é dirigente da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil).

VEJA TAMBÉM: A trajetória política de Eduardo Campos

Ninguém deve ignorar que Marina e Eduardo Campos fizeram um casamento de conveniências quando a presidente da ex-Rede ficou sem partido. Campos lhe abriu uma legenda, na esperança de receber uma necessária transferência de votos. Marina conquistou um palanque, indispensável para quem corria o risco de ficar calada em 2014. Mostrando uma grande capacidade política para agregar apoios e somar contrários, Eduardo Campos transformou-se no grande ponto de equilíbrio político dentro do PSB. Era o protetor de Marina, o que pedia tolerância para suas opiniões e divergências. Querer usar a tragédia do Guarujá para alterar a natureza desse acordo é cometer uma violência. Numa comparação abusada, mas que faz sentido do ponto de vista das diferenças entre PSB e a Rede, o verdadeiro partido de Marina, seria igual a chamar Michel Temer para ser titular na chapa do PT — caso Dilma Rousseff fosse impedida de disputar a presidência por uma razão qualquer.

Um elemento a favor da escolha de Marina não chega a ser especialmente “novo,” como gostam de enxergar seus aliados. Espera-se que, com sua popularidade, ela ajude o partido a engordar a bancada de parlamentares, estaduais e federais. Isso costuma acontecer, mas nem sempre. Em 2010, num caso clínico de sucesso individual, Marina chegou perto de 20% dos votos como candidata presidencial mas não conseguiu acrescentar um único novo parlamentar à bancada do Partido Verde — desempenho que está na origem de boa parte de suas dificuldades para permanecer no PV.

Ainda assim, a popularidade de Marina provoca justo temor no PSDB, pois pode transformar-se numa candidatura capaz de atropelar Aécio e jogá-lo para terceiro lugar e fora da campanha no segundo turno, o que seria, para os tucanos, uma derrota pior que todas as outras desde 2002.

Para o PT, a recíproca, no caso, também é verdadeira. Para o QG da campanha petista, o cenário ideal – fora a hipotética vitória em primeiro turno, cada vez menos realista – é enfrentar Aécio Neves numa segunda votação.

Os petistas sempre estiveram convencidos de que, num segundo turno, a maioria dos parlamentares, dirigentes e eleitores do PSB não serão capazes de abandonar a própria história para votar no PSDB, que sempre denunciaram como partido conservador, e farão o caminho de volta para uma aliança com o PT. Era com essa possibilidade que Dilma e Lula sempre trabalharam nos últimos meses. Evitaram atitudes hostis e indelicadas, reservado a artilharia mais pesada para Aécio. Qualquer mudança, neste horizonte, irá atrapalhar os planos de Dilma.

E é por isso que nossos conservadores já apostam em Marina.

Recomendados para você

Comentários

  1. Bruna Jéssica Postado em 14/Aug/2014 às 12:59

    Pouquíssimo provável.

  2. Luiz Postado em 14/Aug/2014 às 12:59

    Texto nao deixa de ser relevante, mas é ridiculo a forma como tentam imputar aos ambientalistas uma imagem de "Contrarios ao desenvolvimento". Isso é uma falacia de proporçoes biblicas, dito por quem vive a utopia que o modelo de consumismo atual pode se sustentar com uma populaçao de 7 bilhoes de habitantes. Que o consumo brasileiro medio de carne e leite pode ser estendido para 7 bilhoes de habitantes sem que isso traga consequencias desastrosas e possivelmente mortais. O autor peca gravemente nisso, com argumentos rasos e baixos, como se o desenvolvimento respeitando a natureza nao fosse possivel, ou que cuidar do meio ambiente signifique necessariamente prejuizo para a populaçao por meio da economia. Fato que a Dilma se preocuparia com a ascençao da Marina, mas dizer que a equipe da Marina quer prejudicar nossa economia para impor uma doutrina ecochata é uma palhaçada que nao costuma ser vista aqui nos textos do PP.

    • Jardhel Lacerda Postado em 14/Aug/2014 às 13:15

      Concordo quando dizem que a Marina pensa que crescimento do PIB não é tudo (e concordo com ela tambem), mas soa tendencioso essa parte de dizer que ela quer que o país não cresça. Ela busca desenvolvimento social, econômico e sustentável. Isso é difícil? Sim, mas tem de ser feito, se quisermos ter mais algumas gerações. Frete o consumismo mesmo e fundamental para o próprio desenvolvimento social e sustentável. E não, ela não quer deixar ninguém com fome. O único pecado dela, a meu ver, é ser evasiva sempre que questionada sobre um possível viés fundamentalista. Se for confirmada a candidatura (o que penso que não vai ser tão óbvio assim, afinal, existem idéias divergentes e o próprio Eduardo era o ponto de equilíbrio como dito por aqui), esperemos posicionamentos para tirarmos conclusões.

    • Karine Postado em 14/Aug/2014 às 13:36

      Concordo com você, Luiz.

    • Fernanda Postado em 14/Aug/2014 às 14:29

      Eu sou a favor da redução do consumo em gênero número e grau

    • luiz henrique Postado em 14/Aug/2014 às 14:32

      Produção e consumo é um binômio inseparado e inseparável. De um, depende a existência e razão do outro. O que adianta a indústria produzir, se não tem um público consumidor? Gera reserva de estoque eleva adiminuição da produção, gera do desenprego. O que adianta estimular o consumo, se a indústria não supre a demanda? Gera descompasso entre oferta e procura, levando ao ágio e inflação. A sintonia fina entre essas duas variáveis é o xis da questão.

    • Fernanda Postado em 14/Aug/2014 às 14:32

      Se a Marina for candidata vou votar nela só pra ver um segundo turno livre de Aécio. Isso se as pesquisas mostrarem que ela tem chances de ir pro segundo turno

    • Ana Lídia Postado em 14/Aug/2014 às 18:17

      Concordo em gênero, número e grau. Não sei em que mundo esse pessoal vive. Sustentabilidade tem mais a ver com inovação e inteligência, coisas que contarão e muito para o futuro da humanidade. Só não voto na Marina por ela ser evangélica, a nossa bancada conservadora já é bem grande. E sim...carne e leite não são opções nem sustentáveis e nem econômicas. Os ambientalistas estão cobertos de razão

      • poliana Postado em 14/Aug/2014 às 22:39

        concordo com tudo q vc falou ana lidia...alçar uma evangélica bitolada à presidência do brasil seria o fim!! NUNCA!! tenho pânico só de pensar! nojo dessa raça!

    • denis pereira Postado em 14/Aug/2014 às 21:03

      como "cria problemas". Assim a revista declara-se a favor de Aécio e Dilma. Caramba...... as campanhas nem começaram e vem a Epoca e fala desta fprma. Cala boca!!

  3. Diego Postado em 14/Aug/2014 às 13:05

    Ainda tenho dúvida sobre meu candidato e vou esperar o horário politico para ver os projetos de cada um (Sim, eu assisto o horário politico desde da minha adolescência). Mas nunca gostei muito da forma que a Marina apresentou seus projetos, como se a austeridade e a forma de manter o meio ambiente deveriam ser sempre a tônica do presidente. Na realidade, na minha opinião, hoje qualquer candidato a presidência deverá ter projeto para todos os campos importantes e principalmente no campo de desenvolvimento sustentável.

  4. J.C Souza Schlesinger Postado em 14/Aug/2014 às 13:42

    Se o PSB quer chances reais nessa eleição Marina é a única capaz de levar ao segundo turno. Burrice se eles indicarem outra pessoa, diferenças resolvem depois. Ninguém aqui foi presidente pra saber o que acontece com os ideias de uma pessoa após assumir o Planalto. Chances reais ela tem.

  5. Hamilton Souza Postado em 14/Aug/2014 às 14:44

    A vinda de Maria ao PSD teve e tem apenas o intuito de se manter em evidência paga que a mesma não saísse do cenário político nacional. A ideia era se manter em evidência para com com força total com o novo partido ( Rede ) . Más concordo que em nem um momento a Marina se pronunciou a favor do não crescimento do País em pró dos seus ideais ecológicos. Ela defende com unhas e dentes o crescimento do nosso país de maneira sustentável. Tenho certeza que isso é possível a médio prazo

  6. Rogerio Postado em 14/Aug/2014 às 15:15

    Ela pode garantir o segundo turno, mas não garantir que ela vá pro segundo turno. Não creio que os coxinhas vão deixar de votar no Aécio. Vai ser o mesmo cenário de 2010.

  7. Dinio Postado em 14/Aug/2014 às 15:44

    Sonhar não custa nada. E bom caráter não parece ser o forte da direita golpista, no mundo inteiro, não só no Brasil. Tanto é que ainda juntam os pedaços dos corpos e o PSB e PSDB não param as reuniões -com o apoio descarado da mídia vira-lata- para verem o que pode ser mais prejudicial para Dilma neste momento. Como se Dilma -grande Presidente e Trabalhadora incansável pela melhoria do Brasil e do Povo Brasileiro- fosse responsável, por traíras se morderem e se matarem, por ganância e poder. DILMA NO PRIMEIRO TURNO, para tristeza dos golpistas que vão a velório de companheiro...felizes!!!

  8. nietzsche Postado em 14/Aug/2014 às 15:52

    Caara !!! Esse tal de Gianetti é desse mundo ??? Disse que o leite e a carne tem que ficar muito caros ??? Parabéns Marina ! Além de ter virado extremista religiosa, você tá bem de gurus econômicos !!! Bem pra...

  9. poliana Postado em 14/Aug/2014 às 16:13

    cara, a marina silva é uma farsa!!!! ela posa de ambientalista e defensora do meio ambiente, mas no fundo tudo isso é pura faixada. ela é uma fundamentalista religiosa! n difere em nada dos malafaias e felicianos da vida!!! só quero ver se as pessoas vão cair na historia da grande mídia pra tentar eleger a marina silva!!! seria inacreditável! acredito q o máximo q irá acontecer, é ela ir pro 2º turno com dilma...mas alguém duvida q o psdb tentará a todo custo conseguir o apoio dela??!! mesmo ela tendo declarado q aécio neves cheira a derrota!!!! se qdo ela se aliou a campos, q tb teceu críticas a ele, a marina fora bastante criticada, imagina se aliando ao psdb!!!!!hahahaha...vamos ver o rumo q essa historia terá...mas q foi uma reviravolta incrível, isso é fato! qdo dilma estava começando a despontar como favorita ainda no 1º turno, acontece isso e tudo muda!!! loucura mesmo! impressionante!

    • Denver Wagner Postado em 14/Aug/2014 às 17:01

      Concordo, mas é "fachada", não "faixada".

      • poliana Postado em 14/Aug/2014 às 17:20

        perdão...rs

    • Helena/S.André SP Postado em 15/Aug/2014 às 08:53

      Concordo, Poliana. E acrescento: é preciso ficar de olho nessas ONGs internacionais que apoiam Marina. São organizações que aparentemente são bem intencionadas mas que podem estar querendo dilapidar o nosso patrimônio. São milhares atuando no Brasil e ficam sempre tão próximas do povo indígena concentrando-os na Raposa-Serra do Sol, região onde estão concentradas as nossas maiores jazidas de nióbio, urânio e ouro, e em Surumu, local onde tem a maior jazida de estanho (.cassiterita) que é um metal estratégico para a Inglaterra. Portanto, olho vivo nessas ONGs internacionais.

      • vigilante Postado em 21/Aug/2014 às 20:11

        Tudo agente da CIA

  10. Thiago Postado em 14/Aug/2014 às 16:52

    Quer dizer que quem vota na Marina sé automaticamente conservador? Tá certo Paulo Moreira Leite...os petistas tão apavorados, isso sim. A Marina tem o triplo de carisma da Dilma.

    • poliana Postado em 14/Aug/2014 às 17:05

      kkkkkkkkkkkkkkk!!! te garanto que quem tá apavorada mesmo é a tucanada pq sabe q agora o aécio neves está em apuros. principalmente se marina for mesmo alçada a condição de heroína pela grande midia. depois do fiasco da entrevista do aécio no jn, as esperanças da grande mídia e dos tucanos de o verem eleitos foram por água abaixo...a única pessoa q agora pode lutar contra o pt no 2º turno, com alguma chance de levar é a marina. mas vamos ver os rumos q tudo isso vai levar...ainda está muito recente. mas q aécio tá perdido, isso é fato! vc duvida q o fhc e ele irão rastejar pra marina pra pedir o seu apoio político??? vc duvida disso??!!rsrs

    • Antonio Lyra Filho Postado em 15/Aug/2014 às 09:10

      Não carisma que ganha eleição,mas capacidade administrativa que Marina não tem.

    • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 11:08

      carisma por carisma, coloca marina de um lado e lula de outro! vamos ver quem ganha!!!!! deixa só o lula aparecer no horário eleitoral pedindo votos pra dilma..quero ver se o "carisma" de marina (n sei aonde vc o enxerga), é capaz de vencer o carisma do lula!

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 12:52

        Kkkk e a dil tem carisma? Falou certo o lula, mas ele n ta concorrendo. Portanto dil e lula são completamente diferentes. O presidente deve ter competencia coisa que o Lula tem mas a dil não. E sobre o carisma é só ver como ela entregou a taça da copa pro capitao da alemanha como se tivesse entregando uma batata quente e com cara de abuso. Daí em diante eu, que já tava inconformado com ela, criei abuso. Carisma com certeza e o q ela n tem.

      • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 13:27

        j.c., obviamente n é o lula q está concorrendo, mas quem vc acha q é o grande puxados de votos do partido dos trabalhadores? vc acha q ele n participará dop horário eleitoral gratuito, falando das conquistas do pt e pedindo voto pra dilma???? pq vc acha q o psdb esconde o fhc, e nunca o utilizou durante as campanhas presidenciais??? obviamente q o lula n está concorrendo e sim a dilma, mas obviamente, ele é o maior cabo eleitoral do país, vc n acha??? e como falaram aí em cima, carisma n ganha eleição não, se fosse assim a dilma jamais teria sido eleita!

  11. Thiago Postado em 14/Aug/2014 às 17:32

    Tbm acho que o PSDB tem ainda mais motivos de preocupação que o PT. A Marina tem grandes chances de jogar o Aécio pra escanteio. Só me irritei com o "conservador" do texto. No léxico petista, conservador é todo aquele que se opõe de alguma forma ao PT.

  12. Fernanda Postado em 14/Aug/2014 às 17:56

    Fundamentalista religiosa, faz uso do discurso ambientalista porque da ibope.O que sustenta um pais é sua econimia estavel, e deste assunto ela nao tem total dominio e uma equipe que apresente uma proposta economica aceitavel por maior parte da populaçao.Perde Ai, e perderá sempre, se nao mudar o discruso xiita.

    • poliana Postado em 14/Aug/2014 às 20:00

      exatamente fernanda! mas tem gente q cai nesse papinho de ambientalista da marina silva!

      • Denisbaldo Postado em 14/Aug/2014 às 22:25

        Pelo contrário, já ouvi a Marina dizendo que o Brasil precisa de um "Projeto Sério e Amplo de Desenvolvimento". Vou votar nela e não porque ela é ambientalista. Se ela é evangélica, judia, islâmica, budista, etc. não me interessa. Nosso país é laico pela Constituição e ela tem um Congresso responsável pelas leis. Do que precisamos é um bom administrador, o time que ela torce ou o Deus que ela reza não é da minha conta. Por favor, sem pré conceitos.

      • poliana Postado em 14/Aug/2014 às 22:27

        denis', pena q a bancada evangélica n vê a laicidade do estado com os mesmos olhos q vc não é?!

    • Thiago Postado em 15/Aug/2014 às 08:40

      Acho que vcs tão confundindo bancada evangélica com evangélicos em geral. A Marina é evangélica, mas de forma alguma pode ser confundida com Marco Feliciano e Cia.

      • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 11:09

        thiago, ela é tão fundamentalista qdo os evangélicos citados! elegê-la presidente seria um enorme retrocesso para o país!

  13. Hudson Moraes Postado em 14/Aug/2014 às 22:06

    “Comer um bife é uma extravagância do ponto de vista ambiental. O preço da carne vai ter de ser muito caro, o leite terá de ficar mais caro. Tudo o que tem impacto ambiental vai ter de embutir o custo real e não apenas monetário. Essa é a mudança decisiva.” Concordo plenamente com Eduardo Gianetti da Fonseca. É preciso pensar nas próximas gerações.

  14. Dinio Postado em 14/Aug/2014 às 23:15

    Qual o impacto ambiental de uma BOMBA ATÕMICA...DE DUAS...DE DUZENTAS...DE DUAS MIL OGIVAS??? Estados Unidos e Europa, vêm com este discurso de impacto ambiental pelos PEIDOS DOS BOIS, porque temem a concorrência do Brasil, da América Latina, dos BRICS, no cenário mundial. Nunca vi esta 171 (Itaú-Natura) se preocupar com o GENOCÍDIO DE GAZA, feito por Israel com apoio irrestrito dos Americanos? Nunca ví ela preocupado com a DESTRUIÇÃO DO IRAQUE, pelos Americanos, com a Líbia, e por aí vai. Trocar Petróleo por sangue dos outros pode??? Bife por peido de boi não??? O discurso vazio desta infeliz, não serve para síndica de condomínio, que dirá conduzir uma grande NAÇÃO COMO O BRASIL!!

  15. J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 01:02

    Não vejo problema algum se ela se eleger presidente. Porque como o próprio Denis disse o país é laico mesmo tendo um evangélico no poder. E não se pode colocar as visões pessoais acima da política neste país. Ela, acredito eu, poderia adotar um pouco de conservadorismo com um pouco de esquerdismo, acabaria com essa maldita polarização no Brasil e daria uma alternativa para o país. Se estão com medo que ela sancione a "cura gay" ou vete o "casamento gay" vão perder a chance de tirar essa merd@ de direita-esquerda que assola o país. Eu concordo que um país não precisa ter um PIB enorme, pois o mais importante é o desenvolvimento do país. Ora se o problema é ela ser evangélica então é preconceito, como presidente ela pode mudar muito as visões dela. Ninguém sabe o que acontece com a mente de um presidente depois que se empossa. Outra coisa que acho determinante é o fato dela estar no PSB e escolher um vice do próprio partido. A única coisa que pode vir a atrapalhar ela é a rejeição interna da coligação obrigando a migração de partidos. É poliana, Denisbaldo e outros, tudo ficou incerto depois do fatídico dia 13.

    • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 11:19

      cara, mais uma vez: o país é laico sim, PORÉM, a bancada evangélica n consegue entender isso, e sempre vem com um discurso religioso pra impedir q políticas públicas sejam feitas em prol de certas minorias, q aos olhos deles, n deveriam existir pq é pecado e a bíblia diz isso. cara, é nojenta a forma de agir política da bancada evangélica!! nojooooooooooo!!! nosso país é laico sim, fato! mas os políticos evangélicos n entendem isso, n conseguem separar sua visão religiosa da política.tudo pra eles é pecado pq a bíblia diz iusso!! absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 11:44

        Cara mas tu tem receio disso? Nossa ninguém sabe o que acontece com o nego que assume o planalto. O presidente tem assessores que podem orientá-la e não esquece que ela tá no psb e possivelmente o vice será do mesmo partido. Ela vai sofrer muita pressão da coligação pq o principal partido é de esquerda. Tá certo que ela é fundamentalista, mas as pessoas estão com medo que a religião dela influencie no cargo, que ela só vai falar de meio ambiente e etc. Todo presidente tem suas ideias, mas não são algo que influencie totalmente seu trabalho. Até pq ela foi ministra e senadora, mas a meu ver quem exerce o cargo no executivo tem muitas mudanças. Queria ver alguém diferente e apostaria nela. Até pq nenhum governo foi realmente capaz de se destacar nesses últimos vinte anos e a única grande mudança até agora pra mim foi o plano real no governo do Itamar Franco e olha que eu só tinha 3 anos naquela época. Sei não, mas a Dilma não vai fazer mais nada relevante como tbm o Neves.

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 11:54

        A dil é a sombra do lula, ou seja, não tem autoridade própria. O lula teve autoridade própria pq foi o primeiro petista a assumir o governo e n teve tanta ajuda como a dil tem hoje. Ela não. Ela vive governando de mãos dadas com seu mentor que absurdo. Em quatro anos não vi nada de relevante a não ser as obras da copa. Ela devia ter mais autonomia coisa que eu não vi. Mas enfim ninguém quer mudar, vai ficar tudo no mesmo, lulalá vai se candidatar em 2018 vai ganhar, mais 8 anos de mesmas coisas... aos poucos vou perdendo a esperança no Brasil. Eu praticamente n acredito no Brasil como algo sério. Preferia mil vezes um país superdesenvolvido com o pib mediano do que um com o pib enorme mas taxado de economia emergente. Mas, até quando vai ficar só emergindo?

      • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 13:33

        tenho receio sim j.c., e muito!!!! tenho pavor da bancada evangélica, q infelizmente, vem crescendo a cada eleição! isso é um perigo pra qq nação. a única candidata q votaria de olhos fechados, e q poderia representar efetivas mudanças no país, q realmente seria o novo0, sem sombra de dúvidas seria a luciana genro. até pensei em votar nela no 1º turno. como sei q é uma candidata nanica, e com tempo quase inexistente no heg, n vale a pena...por isso, diante do nosso cenário político atual, continuo com o pt!!! tucanos e fundamentalistas religiosos, JAMAIS! se o eduardo campos n tivesse se aliado a ela, tb pensaria em votar nele, mas com marina na chapa, jamais! os evangélicos devem ser mantidos longe do poder. basta ver as propostas políticas dessa bancada nojenta!!! homens como marco feliciano deveriam ser inelegíveis!!!!

      • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 13:42

        j.c., e sobre a sua preocupação qto a volta de lula em 2018, sim, tb acredito q ele volte, e sem sombra de dúvidas será reeleito. mas é justamente por conta desse medo da grande mídia e da oposição, é q já existe no congresso um projeto de emenda constitucional q visa por fim a reeleição. ele já vem sendo discutido, e segundo conversa de bastidores, eles só estão esperando a reeleição de dilma (sim, ela será reeleita. aceita logo q dói menos. rsrs), pra jogar em pauta a votação. agora eu te pergunto, quem foi q "inventou" a reeleição no brasil e comprou o voto dos congressistas pra q ela fosse aprovada??? então filho, os tucanos estão provando do próprio veneno, n tenho pena não. e como já falei algumas vezes, o pt somente sairá do poder de duas formas: mediante um novo golpe, ou qdo lula morrer pq aí o partido perderá seu grande nome e seria o fim de uma era!!! bem, o lula já está com 70 anos, vamos ver se em 2018 ele volta mesmo! e se voltar, terá o meu voto!!! o q eu n quero, JAMAIS, é ver o psdb de volta ao poder!!!!! sem mais!

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 14:30

        É claro poliana que será difícil tirar o pt do poder e concordo contigo que o psdb é uma merda em potencial. Mas o brasileiro em geral aceita qualquer esmola. O bolsa família foi algo bom para a população pobre, mas não é o suficiente para diminuir significativamente a desigualdade do país. A meu ver o psb é o melhor partido até agora porque, apesar de ser esquerda, eles tbm adotam um pouco de conservadorismo o que não é ruim. Por experiencia própria aqui no Ceará. Cid Gomes fez muita coisa para o estado, hospitais em regiões interioranas, melhoria nas estradas, na educação etc. Agora quando o pt ficou no poder aqui em fortaleza tudo veio agua abaixo, um dia se vc visitar aqui vai ver. Na administração Luizianne Lins (2005-2012) a desigualdade aumentou, obras pararam e a criminalidade no teto. Eu quando criança saí do RS pra vir morar aqui tive a sorte de viver num bairro nobre até hj e posso te dizer que é como se a Africa e a Europa vivessem na mesma cidade. No bairro da Aldeota, onde vivo, tem IDH quase 0,900 enquanto um bairro da periferia chamado Conjunto Palmeiras, o mais pobre, não chega a 0,200. Eu sinceramente detestei a administração dela e to gostando da do Roberto Claudio (PSB) em menos de dois anos ele fez grandes mudanças na mobilidade urbana. Claro que n tem governo totalmente decente se o gov federal não o é, mas dá pra ver que esse partido trabalha sério. Apesar dos medos de se ter marina no poder ela sofreria forte pressão do psb e teria que mudar muitas de suas visões. Claro que a Dil tem chance quase hegemônica de levar, mas o Brasileiro devia deixar de medo e encarar. Se ela for eleita (se é q vai ser confirmada) pode ser tão boa quanto o companheiro ou tão ruim quanto a atual companheira. Vaiar, xingar e protestar é a melhor forma pra se reivindicar algo, mas como saberemos se não somos capazes de ousar. Detesto ver essa sensação de todos em ficar numa zona de conforto perpétuo aff. PSDB nunca, mas PT não é o suficiente. Só mais duas últimas coisas, pena que esse medo por ela ser evangélica vá atrapalhá-la muito e segundo que acho que ela nem seja candidata. Infelizmente o brasil (com b minúsculo mesmo) merece isso... (barulho de descarga)

      • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 14:48

        j.c., entendo e respeito seu ponto de vista, mas eu n voto em partido, voto em ideologias, no candidato. e marina como evangélica, dificilmente se afastaria de suas convicções religiosas, e exerceria seu mandato de forma imparcial e livre desses dogmas evangélicos. por isso votar no psb, n quer dizer nada pelo partido em si. o q conta é o candidato, seus posicionamentos, e o de marina vc já viu! sempre se afastou de dabates importantes e extremamente atuais e necessários na nossa sociedade, como o aborto, a legalização da maconha, os direitos civis dos homossexuais...tudo isso ela se esquiva de fazer , e qual a razão q vc acha pra isso? recentemente até saiu na imprensa uma nota sobre ela se posicionar contrariamente a respeito dos homossexuais. salvo engano até li aki no pp...foi uma passeata dos evangélicos q ela participou. n se iluda, vc n votará na sigla psb, e sim numa candidata fundamentalista religiosa q posa de defensora do meio ambiente. ela n me desce j.c., por isso n arrisco como vc diz q é necessário. só deixaria de votar no pt, pra eleger a luciana genro. só! fora ela, de todos os candidatos q existem, fico ainda com a dilma. ela n é perfeita, o pt muito menos, e sabemos de todas as merdas q ele vem fazendo, mas tb n sou cega, e reconheço os benefícios q ele trouxe para o país. diferentemente da era tucana! mas é aquela história: entre o ruim e o péssimo, tenho q me posicionar. anular meu voto, JAMAIS!

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 15:14

        Ok é o seu ponto de vista que é diferente do meu. Somos 201 milhões de pessoas diferentes entre si. Só queria alguém que visasse o desenvolvimento do país, não só o crescimento econômico. Dil é incompetente talvez do naipe do FHC, mas vou falar uma coisa, n quero defender o psdb, mas comparar a era fhc com a do lula é uma tolice. Anos 90 enfrentamos crises e alta inflação que transformou a era fhc não tão boa. Agora o país em 2003 já estava mais estável por isso os numeros positivos para o lula. Só que ele, por ser o salvador da pátria naquela época n garante que vá ter novas visões para o brasil. Já n tem com a era dil, imagine daqui a quatro anos. Sinceramente é intragável pra mim a dilma ganhar. E vou te confessar algo, eu sinto pena quem mora em zona de risco, que é assaltado, que morre em hospitais, que n tem educação de qualidade... mas se agora ela vencer e ficar nessas mesmas mazelas eu n vou ter pena nenhuma. E n importa se me chamarem de sangue frio e blablabla, o povo que sofre foi o mesmo que votou. Tenho dito.

      • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 18:00

        j.c., entendo seu posicionamento, mas só uma coisa: as pessoas q morrem nos hospitais por conta de uma saúde pública precária, ou q são vítimas da violência por conta da segurança pública falha, já passavam por isso na era fhc...n culpe o pt por todos os males do país. fhc nada fez pra solucionar esses problemas.mas vote nakilo q vc acredita. se vc acha q marina é uma excelente candidata e representa a mudança q o país precisa, vote nela e ponto final. seja firme e fiel às suas convicções políticas. é isso q importa!!.

  16. Repik Postado em 15/Aug/2014 às 02:57

    Há um grande perigo no ar!!! Claro que o fato gerado pela morte do Eduardo é uma manchete inequívoca, porém está gerando por consequência uma "propaganda" 24 horas por dia, apenas falando de aspectos positivos do falecido (até porque ninguém tem coragem de falar mal nessas circunstâncias, é anti-ético e pega mal), impulsionando a candidatura da Marina como a representante que irá levar o "sonho" dele adiante, da mudança, do novo, etc ... Isso vai se estender, podem ter certeza, até o limite do tempo de 10 dias, afinal quem recusaria uma propaganda gratuita dessas? Depois dessa enxurrada, como vcs acham que vai ser a primeira pesquisa eleitoral incluindo a Marina? Ouso a dizer que já se encontrará muito próxima ao Aécio, até porque o eleitorado dele é menos "fiel" que o da Dilma, e assim que os anti-petistas de carteirinha se derem conta que a Marina é quem efetivamente pode tirar o PT do governo, irão em bando desfalcar a candidatura do Aécio. Há de se levar em consideração também os Evangélicos que estavam, digamos assim, um pouco adormecidos. Vejo com grande preocupação , primeiramente para um segundo turno do Aécio, e depois em um segundo turno que pode ser muito mais acirrado para a Dilma depois dessa "ilusão" midiática que estão criando em torno da morte do Eduardo. Já percebi pelos editoriais que a grande mídia já se deu conta dessa jogada e irá explorar ao máximo esse episódio.

    • poliana Postado em 15/Aug/2014 às 11:16

      com certeza repik! a mídia vai super valorizar a marina, justamente pra tê-la no 2º turno com dilma, e pelo menos ter alguma mínima chance de vencer. depois do fiasco q foi a entrevista do aécio neves no jn, tanto o psdb qto a grande mídia, se deu conta q n há a mínima possibilidade dele vencer as eleições. deram um tiro no pé em apostar no aécio! deveriam ter tentado o alckmin mesmo...mas agora com a morte de campos, marina já está sendo bastante "trabalhada" pela grande mídia. tenha certeza q eles vão fazer de tudo pra levá-la ao 2º turno com dilma!

  17. Paulo Postado em 15/Aug/2014 às 10:05

    Marina, não consigo vê-la com bons olhos...sempre me pareceu uma "comunista verde", se ela não chegar ao 2º turno venderá a alma para o PT, como já fez no passado.

  18. J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 10:27

    Kkkk cada comentário viu. Quem quer renovação na política deve ter ousadia e parar de ter medo. Até a Dilma nunca soube o que é governar até ser eleita. Se as pessoas estão insatisfeitas devem parar de medo e preconceito e arriscar. Arriscar não por um partido, mas pelo país. Tenho dito.

  19. J.C Souza Schlesinger Postado em 15/Aug/2014 às 10:28

    Isso se a Marina for mesmo confirmada. Pq se não bye bye mais quatro anos de mesmices.

  20. Paulo Cesar Postado em 15/Aug/2014 às 12:53

    O que há de errado em querer diminuir o crescimento? O Brasil já um dos países mais ricos do mundo, não precisamos crescer mais, consumir mais, precisamos é distribuir essa renda. O modelo desenvolvimentista não é sustentável, vocês querem que o Brasil destrua todas as suas florestas e nascentes para chegarem ao status de país de primeiro mundo? Eu não entendo essa esquerda brasileira que defende latifundiário e industrial.

  21. tereza soares Postado em 18/Aug/2014 às 22:56

    nao entendo esse medo todo dos evangelicos. mas uma coisa e certa eles estao em toda parte. enquanto falam deles, ele oram querendo a salvacao da nossa pobre alma vamos ver o que vai dar. nao se esqucam dos outros caodidatos,

  22. Terra Postado em 28/Nov/2014 às 11:26

    O Problema que esses politicos nao escuta o povo com cuidado e nem olham em volta o que esta acontecendo. incluindo a senhora presidenta Dilma tambem com esses novos ajudantes dela. Nao aprende e vai se danarem, alias quem se dana e a gente mesmo.