Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 01/Aug/2014 às 11:19
47
Comentários

Líder do AfroReggae diz que 'Aécio não é de direita'

José Júnior, do AfroReggae, declara nas redes sociais apoio a Aécio Neves e é questionado por internautas. Líder da ONG foi convidado para fazer programa de governo do candidato tucano

aécio neves josé júnior afroreggae
Líder do AfroReggae, José Júnior diz que sempre votou em Lula e no PSOL, mas agora está com Aécio Neves (divulgação)

Um minuto depois de publicar em sua conta no Twitter uma mensagem de apoio ao candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, o fundador e coordenador do AfroReggae, José Junior, foi questionado por um dos seus seguidores. “Por que Aécio? Pode nos dizer”, perguntou com surpresa o internauta em resposta à publicação de Junior que dizia: “alguns dos empreendedores sociais mais premiados do Brasil estão com Aécio”. A postagem trazia uma foto do coordenador do AfroReggae e outros importantes fundadores de ONGs no Brasil que vão apoiar a campanha do tucano. Em resposta, Junior resumiu: “Porque é o melhor pro Brasil”.

Apesar de ser visto como uma pessoa de esquerda, como ele mesmo admite, José Junior aceitou o convite de Aécio Neves para ser o responsável pela parte de seu programa de governo que diz respeito à juventude. As reações de surpresa diante dessa postura, segundo ele, são resultados de uma “mentira”. “A questão é a seguinte. Existe uma mentira que inventaram sobre o Aécio ser de direita. O Aécio não é de direita, basta ver o governo de Minas Gerais, que não é de direita”, justifica.

VEJA TAMBÉM: Uma diferença significativa entre Dilma e Aécio

A explicação para a parceria entre os dois, no entanto, não é ideológica, mas pessoal. A relação vem de 10 anos atrás. Em 2004, José Junior ganhou de Aécio, então governador de Minas Gerais, a chance de implantar um dos programas criados pelo AfroReggae no estado. O projeto se chamava Juventude e Polícia e tinha o objetivo de reunir jovens de favelas, inclusive vítimas de violência policial, e policiais. José Junior dá grande valor à oportunidade dada por Aécio porque, naquela época, a ONG ainda não tinha conquistado o respeito que tem hoje. “Vale ressaltar que o AfroReggae há 10 anos atrás era visto como um grupo de bandidos, inclusive eu era visto como bandido”, diz.

De lá para cá, José Junior diz ter construído uma relação com o senador tucano. Isso não significa, afirma o ativista, que ele seja um eleitor do PSDB. “Nunca votei no PSDB na minha vida. Sempre votei no Lula”, diz mesmo sabendo que a afirmação pode gerar desconforto na campanha. “Mas é verdade”, conclui depois de expor suas preferências políticas. “Em 2010, no primeiro turno, votei na Marina Silva. No segundo turno, votei na Dilma. No Estado, eu votei para o Sérgio Cabral (PMDB) e meus deputados todos são do PSOL. Só voto no PSOL. Então assim eu não tenho uma filiação partidária, eu voto em pessoas”, argumenta.

Além de preparar parte do programa de governo de Aécio Neves, José Junior também ficou responsável por reunir alguns fundadores de ONGs no Brasil para integrar o Fórum Diálogos para o Brasil. A ideia é parte de uma ação da campanha do candidato do PSDB para ouvir experiências exitosas de organizações do terceiro setor. Na inauguração da iniciativa, segunda-feira 28 em São Paulo, Junior acabou juntando, em sua maioria, eleitores do PT. “Olha só, historicamente falando, todo mundo aqui votou no Lula. Não tem um que não tenha votado no Lula, inclusive eu. Não tem um que não chorou, sabe, com as músicas de campanha do Lula. Eu me emocionei com todas elas. Eu tive o prazer dele conhecer ele. Recebi prêmios da Dilma ano passado. Sabe, respeito. A questão é que meu candidato é o Aécio. Acredito no Aécio”, reforça.

A amizade e a confiança que José Junior tem em Aécio não apagam, no entanto, as diferenças entre o discurso dele e o do partido. Se por um lado José Junior é conhecido por tirar jovens do crime e integrá-los à sociedade, o PSDB tem lideranças que encabeçam propostas de redução da maioridade penal. “Eu convenci ele [Aécio]. Ele vai mudar [de opinião]. Eu acho que ele vai mudar. Ele não é a favor [da redução da maioridade penal]”, rebate Junior. O vice na chapa de Aécio Neves, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), é autor de uma Proposta de Emenda Constitucional que estabelece a redução da maioridade penal para jovens de 16 anos em casos de crimes hediondos. O coordenador do AfroReggae adianta que não vai incluir a proposta em seu programa.

VEJA MAIS: FHC: “Ninguém acredita que sou de esquerda”

“Quero marcar um papo com o Aloysio. Assim que acabar aqui vou levar o Aécio para o canto e falar: ‘vamos marcar um papo com ele? [Aloysio]’. Para entender, para trocar uma ideia. Porque, assim, eu também sou mediador. Olha a bandeira, eles estão falando isso [redução da maioridade penal], mas o meu plano de governo é o contrário disso. Eles vão rasgar? Não sei. Acho que não porque, senão, eles não me chamariam. Esse é o lado louco da história. Estão trazendo um cara que tira gente do crime. Porra se eu criei uma agência que trabalha com isso e ele me chama, o mínimo que ele quer é isso. Se não, tem alguma coisa errada”, avisa.

Renan Truffi, CartaCapital

Recomendados para você

Comentários

  1. Antonio Palhares Postado em 01/Aug/2014 às 11:33

    Estou enojado disto. O fulano ai esta so querendo se dar bem.É mais um que o tempo vai derrotar.

    • Carlos Postado em 02/Aug/2014 às 10:03

      Se você fosse originário de uma comunidade favelada e vivesse os horrores que eles vivem sob o governo Cabral - que foi apoiado por PT, PC do B, PDT e PSB - você entenderia essa opção. Ninguém viveu na pele com tanta intensidade as consequências nefastas das traições da Esquerda, quanto os favelados do Rio de Janeiro - o resto só conhece o Bolsa Família, aí fica fácil...

      • Antonio Palhares Postado em 02/Aug/2014 às 10:58

        Bom Dia Carlos. Traição será se o PSDB ganhar. Esta turma não gosta de pobres, de nordestinos e de negros.Ninguem vai fazer melhor pelos pobres deste País.Basta ser isento e ver os programas sociais, acesso às universidades, Pró-Uni, faculdades técnicas em todo Brasil e por ai vai......Depois não reclamem.

      • Antonio Palhares Postado em 02/Aug/2014 às 11:04

        Diga-me com andas e te direi quem és.

      • Rafael Postado em 05/Aug/2014 às 12:14

        Bom Antonio! Se o Pt continuar no poder vamos virar uma nova Cuba ou até coisa pior! Não adianta ter um Médico Cardiovascular com doutorado servindo cachaça no buteco! E outra, achar que o PSDB é de direita só mostra a sua grande ignorância Política! Não esqueça que se o Pobre se alimenta, viaja e consome bem é por causa do Plano Real! Que a cada ano o PT destrói!

  2. Thiago Teixeira Postado em 01/Aug/2014 às 12:35

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Conversar com o Aloysio PQP kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cof cof .... socorro, to passando mal!!!!!!!!!!!!!!!!! Fica esperando o seu senador super engajado com causas sociais e de esquerda te atender.

  3. sami Postado em 01/Aug/2014 às 12:49

    Sempre achei o trabalho dele uma referência, mas a pessoa José Junior nunca me enganou, trabalhei em ONG e sei exatamente como funciona o jogo político.

  4. Cristiane Carvalho Postado em 01/Aug/2014 às 12:56

    inocente..... Depois de conversar com o Aloisio, fala pra ele conversar com o Telhada tbm....

  5. Josiel Postado em 01/Aug/2014 às 13:22

    "Estão trazendo um cara que tira gente do crime. Porra se eu criei uma agência que trabalha com isso e ele me chama, o mínimo que ele quer é isso. Se não, tem alguma coisa errada." Sim, tem. Ele quer os eleitores atraídos por ti: não tá na cara!!!

  6. Luiza Postado em 01/Aug/2014 às 13:55

    Mais um colocando seu interesse pessoal, a frente do coletivo...

  7. Thiago Postado em 01/Aug/2014 às 13:57

    Se o José Júnior tivesse apoiando a Dilma, todos aqui iam aplaudi-lo. Como é o Aécio...povo hipócrita

    • José Ferreira Postado em 01/Aug/2014 às 14:21

      Pior!!!

    • Victor Garcez Postado em 01/Aug/2014 às 14:33

      Hipocrisia pq? hipócrita é vc... N eh pq agora ele não tá sendo digno de aplausos que depois ele não pode ser... Existe isso, se chama "momento" ;)

    • André Postado em 01/Aug/2014 às 14:44

      Todos é o c...! Ele pode apoiar quem quiser. Só acho que acreditar que o Aécio fará um governo de esquerda é ingenuidade, uma vez que o PSDB sempre apoiou os mais ricos. Tão ingênuo quanto acreditar que a Dilma fará um governo de esquerda, quando todas as medidas dela são de centro/esquerda no máximo.

    • julio Postado em 01/Aug/2014 às 16:39

      apoiar cherador, quem desvia 4,3 bilhões da saúde e está sendo processado por isso, constrói pista de pouso para familiares em CARDOSO-MG, tem uma rádio em nome da irmã doada pelo avô, a rádio tem patrimônio declarado de 50.000, e possui 27 carros de luxo essa mesma rádio? ora ora THIAGO. você deve fazer parte da campanha com muito dindim, afinal é o que os tucanos mais fazem é comprar otários.

    • Luiza Postado em 01/Aug/2014 às 16:40

      Apoiando quem quer que seja, o problema foi o maneira como ele se posicionou. Ao lado de um candidato com ideologias distintas, que vão de encontro com o que ele "luta" ou pelo menos se diz lutar. Isso por que é amigo? Hipócrita é ele!

  8. Marcos Aguiar Postado em 01/Aug/2014 às 14:29

    Pq o Luciano Huck divulga a ONG dele p caraio e agora ele está retribunido o favor, apoiando o Aécio...

    • nietzsche Postado em 02/Aug/2014 às 20:19

      Exato Marcos !!! E tem mais aí !!!

  9. PedroCalmom Postado em 01/Aug/2014 às 14:54

    Se Aceio não é de Direita o que é ser de direita?

    • José Ferreira Postado em 02/Aug/2014 às 14:50

      Israel, por exemplo. Os palestinos que o digam.

    • Rafael Postado em 05/Aug/2014 às 12:16

      Eu sou de Direita em alguns aspectos e posso te afirmar que ele não é!

  10. Mariana Teixeira Postado em 01/Aug/2014 às 14:57

    Triste demais demais demais. Mtos interesses $$$ envolvidos. Só pq Dilma é ruim Aécio é bom? é uma triste opnião quem defende um atacando ou comparando com o outro. Ele tem que ser bom prq é bom, e ele não é.

  11. Pereira Postado em 01/Aug/2014 às 15:18

    Ó !!!! Até que emfim alguém da esquerda enxergou que o PSDB não de esquerda.

  12. Conrado Postado em 01/Aug/2014 às 15:23

    José Júnior vc é um mané, um bobo e otário. Esses caras estão cagando e andando pelo o que vc pensa, pelo seu projeto "Afroreggae"....enfim.. tem muito nego burro..pqp Ele subiu o morro sem gravata Dizendo que gostava da raça Foi lá na tendinha Bebeu cachaça E até bagulho fumou Jantou no meu barracão E lá usou Lata de goiabada como prato Eu logo percebi É mais um candidato Às próximas eleições (3x)

  13. André Anlub Postado em 01/Aug/2014 às 15:24

    Pra certas pessoas não existe esquerda, centro ou direita, existe sim: "Aonde está a teta?".

    • André Anlub Postado em 01/Aug/2014 às 15:28

      Errata: "existem"

    • Andrew Postado em 01/Aug/2014 às 15:54

      Eu acho que ele foi perfeito nas colocações dele. Independente de posição ele vota em pessoas. É o direito que ele tem. Neguinho está tacando pedra só porque ele aparentemente, pelo perfil, jamais poderia votar em partido de "burguês" ou "neo-liberal". E essa parada de esquerda ou direita é uma babaquice. Mais do que comprovado que tudo depende de estar no poder ou não. Uma vez no poder, como foi o PT, o plano é saquear o máximo que puder do dinheiro público. Eu mesmo acreditei que o PT, assim que o Lula assumiu, mudaria o nosso país para melhor depois que eles mudaram o discurso amplamente socialista. Mas foi pegadinha para assumir o governo, e a partir daí colocar se Plano de Poder em detrimento de um Plano de Governo.

  14. carolina Postado em 01/Aug/2014 às 15:38

    Vai mudar a cabeça do Aloysio. Com um broca de diamantes para perfurar o cérebro dele?! Os caras são contra tudo que você defende, me parece que você está se passando por ingenuo quando na verdade está pensando em somente em interesses pessoais.

  15. Gabriel Postado em 01/Aug/2014 às 16:13

    Não me convenceu muito. Falou que vai conversar com o Aécio, patinou pra um lado, deu uma desculpa que "é melhor pro Brasil", patinou pro outro...final das contas não pareceu firme em nada...

  16. kleiton Postado em 01/Aug/2014 às 16:21

    sujeitinho cínico.

  17. Henrique Postado em 01/Aug/2014 às 16:35

    José Jr, logo ele, que de ingênuo não tem nada, cooptado pela Direita, como o Ronaldo Travecão. Depois de usado será descartado, mas por enquanto vai tirando algum proveito.

  18. Thiago Mascarenhas Postado em 01/Aug/2014 às 16:41

    Muito ingênuo esse rapaz hein?!

  19. André Postado em 01/Aug/2014 às 17:01

    Interessante que a demonstração de apoio vem justamente em um período em que as pesquisas apontam baixa intenção de voto para Aécio no RJ (15% segundo o ibope). A estratégia de colar Aécio nos grupos populares está a todo o vapor na publicidade do PSDB.

    • André Postado em 01/Aug/2014 às 17:11

      O discurso então, está mais que afinado: Votei em Lula antes, mas agora vou votar no Aécio. A mensagem que tentam passar é clara: Há pouca diferença entre Lula e Aécio, portanto não há perigo de retrocesso nas conquistas sociais caso o PSDB, afinal até quem trabalha com a recuperação de jovens o apoia. É preciso reconhecer, foi muito bem montada, não apenas pela mensagem, mas também pela escolha do líder do AfroReggae, que é uma personalidade amplamente conhecida na mídia (sobretudo por sua parceria com Luciano Huck).

      • André Postado em 01/Aug/2014 às 17:13

        Errata: caso o PSDB vença...

  20. BARRETO Postado em 01/Aug/2014 às 18:10

    RIO DE JANEIRO + AÉCIO = PÓ,

  21. poliana Postado em 01/Aug/2014 às 20:40

    vai apoiar aécio e diz: " “Nunca votei no PSDB na minha vida. Sempre votei no Lula”. a hipocrisia rola solta! sem mais!!!!

    • Carlos Postado em 02/Aug/2014 às 09:57

      Só quem é do Rio de Janeiro e conhece as condições em que vivem os favelados hoje pode entender isso. Acontece que Lula e o PT apoiaram o governo Cabral, que é fascista e vem oprimindo violentamente as populações faveladas. E o movimento que o José Jr representa é TOTALMENTE favelado. A opção dele é de desespero mesmo, diante da TRAIÇÃO clara da Esquerda: PT, PSB, PC do B e PDT.

    • Thiago Teixeira Postado em 02/Aug/2014 às 12:00

      Essa é uma tática antiga de guerra dos tucanos. Colocam pessoas que confessam terem votado no PT e que se arrependeram. O mesmo ocorre com os inúmeros vídeos postado no tube, o cara começa ou finaliza o vídeo dramático dizendo que "Eu votei em você, desista da Copa". "Sou amazonense e estou decepcionado com esse estádios", "Sou Cuiabano e preferia um hospital", "Sou PT mas estou triste com os escândalos", e por ai vai!

  22. Celio Bernstein Postado em 01/Aug/2014 às 22:38

    Boa sorte com o papo que você vai ter com o Aloysio! hahahahaha!!!

  23. Carlos Postado em 02/Aug/2014 às 09:54

    Não acho que a saída seja apoiar o Aécio, mas o José Jr é de uma comunidade sofrida do Rio de Janeiro, onde o Governo Dilma apoiou o fascismo de Cabral e Paes que oprimem violentamente e de forma assassina os moradores das favelas. Por isso eu entendo a opção política dele, mas vou lembrar aqui que Aécio não representa mudança.

    • André Postado em 02/Aug/2014 às 10:51

      Bem lembrado. A política do Cabral em relação as favelas não difere em nada a adotada pelos seus antecessores.

  24. Fernando Postado em 02/Aug/2014 às 10:22

    E qual é a novidade? Depois de Ronaldo, Maitê e outras "celebridades" aderirem ao aspirador - por interesses, claro - chegou a vez do "coitadinho" qe batalha contra o crime na favela. Sei... Dá só uma olhada no pingente que ele traz dependurado no cordão ao redor do pescoço e já se entende qual é o lado que ele apóia: a máfia sionista encabeçada pelos tucanos, demos e afins que querem pôr o país de joelhos e levar na mão grande o pré-sal, o que completaria a corrida pelas fontes petrolíferas que os nazi-fascistas de israel vem fazendo. primeiro o Iraque, a Líbia, dividiram o Sudão para ficar com a parte rica em petróleo e minerais raros, se adonaram do Chipre, ainda estão de olho na Síria e na Ucrânia só que estão levando um pau feio por lá. O pré-sal seria ganho sem o disparo d um único tiro porque o narizinho nervoso o dará sem contrapartidas e com direito a salamaleques regados a muita bebida importada e comida super faturada. Quando até um zé mané desses começa a usar estas simbologias e ser cooptado por grupos como a maçonaria e apoiar sionistas é porque o perigo de virarmos uma colônia é muito maior que possamos imaginar.

  25. Alexandre Lopes Postado em 02/Aug/2014 às 12:50

    Pois é . Todo mundo tem o seu preço .

  26. Lili Postado em 02/Aug/2014 às 15:10

    Não entendo a surpresa. Instituições e ONGs assistencialistas e “de caridade” alimentam-se, assim como o capital, de miséria. O capital, ao crescer, deixa trás de si uma terra arrasada no plano social. É nesse terreno que ONGs e instituições desse tipo frutificam. Quanto mais dessas organizações existam e quanto maior for sua importância para suprir as falhas do sistema, mais saberemos da incompetência dos governos no cumprimento de suas funções. Assim, faz todo sentido os donos de ONGs (sim, elas têm donos; também têm departamento de marketing, porta-vozes, analistas de mercado, dep. financeiro, mesmo que ostentem outros nomes… e geram lucros, como qualquer empresa… não nos enganemos), preocuparem-se quando vêem ameaçado seu “nicho de mercado”. Salvo honrosas excepções (e as há, até muitas), a maioria das ONGs, assim como a maioria das empresas, ao verem uma mudança de tendência que possa vir a afetar seu negócio tentam, em primeiro lugar, manter o status quo, tentam afogar, por todos os meios, isso que “vem tomar o meu lugar no mercado”, sem preocupar-se se isso é melhor do que aquilo que eles oferecem. Vide as reações provocadas, por exemplo, por serviços como AirBNB e Uber. Somente quando não resta alternativa e seu negócio está prestes a afundar, começam a pensar em fazer melhor, ir adiante. Sempre, insisto, salvando honrosas excepções que diante de melhoras percebem que sempre se pode melhorar mais. Essas ONGs que agora se bandeiam para o lado de Aécio estão apenas protegendo seu mercado, tentando recuperar o terreno perdido nos últimos 12 anos. Os 14 milhões de brasileiros atendidos pelo bolsa família são 14 milhões de “clientes” a menos. E há outros tantos exemplos que poderiam ser citados. Oras, não precisa ser um gênio para perceber que é mais difícil ter mídia e parecer santo quando se atende crianças que vão à escola e comem todos os dias… para isso, é bem melhor ter imagens estarrecedoras, tipo Biafra, de crianças pele-e-osso, desnutridas e sem qualquer futuro. Basta cuidar de duas ou três delas, entre milhares, e seu lugar na fila de candidatos à beatificação (e na mídia) estará garantido. Governo bom e aquele governo que precisa cada vez menos de ONGs para cuidar de necessidades básicas, elementares, para “segurar as pontas” diante das falhas estruturais do sistema. Governo bom não é aquele que “apoia” ONGs assistencialistas, mas aquele que não precisa delas, aquele no qual organizações da sociedade civil têm, sim, papel fundamental: apontando novas necessidades, controlando e, principalmente, indo além, fazendo mais do que o governo tem obrigação de fazer, contribuindo não à sobrevivência, mas ao crescimento. Essa postura de José Junior e companhia evidencia duas coisas: 1) os 12 anos de governo PT têm feito, sim, diferença e 2) Aécio nos levará de volta (e bem rápido) à época em que o jornal nacional nos regalava, para acompanhar cada jantar, com reportagens sobre crianças nordestinas miseráveis e famélicas, de olhar vazio em meio à paisagem desolada e dos esqueletos de animais mortos (alguém lembra? porque eu sim), ou do desamparo de populações atingidas por desastres naturais, ou… E, sempre, algum “santo” disposto a “apoiar e ajudar”. Cada vez que o governo chega primeiro, toma espaço dessas “boas almas”. Que falta de consideração, não é mesmo? Quanta ingerência! E a livre iniciativa onde fica?

  27. velhos baianos Postado em 02/Aug/2014 às 20:14

    "basta ver o governo de Minas que"... Quem lidera as intenções de voto lá é o candidato do PT... Só pra lembrar, Sr. José Junior...

  28. Isaac Postado em 03/Aug/2014 às 18:20

    Ele está certo, Aécio não é de direita, é de extrema direita.