Redação Pragmatismo
Compartilhar
Juristas 06/Aug/2014 às 19:57
22
Comentários

Juiz que inocentou Danilo Gentili é o mesmo da 'esquerda caviar'

O juiz que utilizou a expressão “esquerda caviar” para negar um pedido de liberdade feito por ativistas é o mesmo que se envolveu em outra decisão polêmica ao inocentar o apresentador Danilo Gentili de crime de racismo

Hideki Harrano ativista preso
O ativista preso Hideki Harrano (divulgação)

De origem francesa, a expressão “esquerda caviar” define pessoas que se afirmam socialistas sem, contudo, abdicar dos luxos capitalistas na prática. E foi assim que o juiz da 10ª Vara Criminal, Marcelo Matias Pereira, classificou as atitudes dos Black blocs em sentença despachada na última sexta-feira.

O termo foi utilizado no meio do argumento do juiz para negar um pedido de liberdade feito pelos manifestantes Fábio Hideki Harrano e Rafael Lusvarghi, presos em 23 de junho em protesto contra a Copa do Mundo. Eles são acusados de incitação ao crime e associação criminosa armada, além de posse de artefatos explosivos.

De acordo com dados postados na plataforma lattes, o juiz ocupa o cargo desde 1994 e é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Universidade Paulista (Unip). Formado pela PUC-SP, ele concluiu o mestrado em Direito Penal em 2004.

Há quatro meses, o magistrado se envolveu em outra decisão polêmica ao absolver o apresentador Danilo Gentili de crime de racismo (veja aqui). Em outubro de 2012, o comediante usou o Twitter para oferecer bananas ao empresário Thiago Ribeiro, que é negro e havia acusado Gentili de fazer piadas racistas no programa “Agora é tarde”, da TV Bandeirantes.

Para o magistrado, o apresentador não tinha o intuito de ofender. “A piada (oferecer bananas), ao que tudo indica, se deu pelo fato da vítima ter se intitulado como “King Kong” e não pela cor da pele da mesma”, disse. No entanto, Pereira alertou Gentili de que há limites para brincadeiras – “ainda mais quando direcionadas a um indivíduo específico”, afirmou.

Coincidentemente, Danilo Gentili é amigo pessoal de Rodrigo Constantino, blogueiro de Veja que tentou popularizar a expressão ‘esquerda caviar’ no Brasil. O apresentador do SBT também se considera um discípulo de Olavo de Carvalho – atual guru do conservadorismo no Brasil.

Confira a íntegra da sentença despachada pelo juiz na última sexta-feira:

Sentença Fábio Hideki Harano

com Exame

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 06/Aug/2014 às 20:02

    agora tá explicado. tudo se encaixou perfeitamente!

  2. Henrique Tavares Postado em 06/Aug/2014 às 20:42

    Gostei desse juiz. hehe

  3. walter Postado em 06/Aug/2014 às 20:57

    Falou tá falado BLAC BLOCK ou não patrimônio público quebrou pagou.

    • Gabriel Postado em 07/Aug/2014 às 11:58

      Esse patrimônio é construído com o dinheiro de quem mesmo?

  4. Eduardo Benatti Postado em 06/Aug/2014 às 21:01

    Fez bem. O dia que os juizes começarem a dar uma dura nesse povo do mimimi, quem sabe acaba essa mania de malandro de processar todo mundo por causa de qualquer coisa.

  5. Thiago Teixeira Postado em 06/Aug/2014 às 21:51

    A Parcialidade vejo-tucana é a maior veneração e alegria daqueles que perderam a eleição 3 vezes para um peão de fábrica.

    • Eduardo Benatti Postado em 06/Aug/2014 às 22:19

      Duas vezes para um vagabundo de primeira linha que usou a influência política pra se aposentar por invalidez porque perdeu um dedo e uma para uma ministra incompetente que eles recriaram do nada.

      • Luis Postado em 06/Aug/2014 às 23:42

        E vão perder para Dilma mais uma vez. Trouxas! kk

      • eu daqui Postado em 07/Aug/2014 às 12:36

        Eu sou o grupo mais insatisfeito com o PT: sou ex-petista. MAS NÃO PERDI A MEMÓRIA. Portanto: O PSDB NÃO SERVE NEM PRA SER VAGABUNDO. VAI LAMBER CÚ DE IANQUE BUFATTI.

    • Debora Postado em 07/Aug/2014 às 10:13

      Arrasou. Bem por ai mesmo.

  6. André Postado em 06/Aug/2014 às 21:56

    Aos que aplaudem uma atitude como essa, depois não se queixem quando nossos juízes passarem a proferir sentenças com base em suas convicções políticas. É pena que os incautos só olhem a superfície do fato, e aplaudam-na por satisfazerem suas preferências ideológicas. Se refletissem minimamente (o que não parecem capazes de fazer), notariam que se trata de uma conduta extremamente nefasta para a justiça.

    • eu daqui Postado em 07/Aug/2014 às 12:37

      APOIADO. Juiz, como todo servidor público, é para aplicar lei.

  7. Rodrigo Postado em 06/Aug/2014 às 23:33

    (Outro Rodrigo) Para além da acusação de racismo e da sentença subsequente, há toda uma situação pretérita e mesmo um "outro lado" ("Danilo Gentili desabafa e solta declaração esclarecedora sobre acusação de racismo", Stand Up Comedy, 8 de outubro de 2012 - por: Lucas Calixto - podemos adotar o "não li, não quero nem saber e não gostei", ou ao menos se dar ao trabalho de ler a sentença que inocentou o apresentador e a defesa do mesmo, esta no post que indico). De meu lado, concordando em parte com o humorista, fiquei particularmente curioso em saber o que significam as seguintes falas do acusador Thiago Ribeiro: "relaxe, primo, tudo correndo conforme o plano" e "consegui atingir danilo gentili. agora só falta derrubar"; quando ele também se explicar, sobre as aparentes premeditação e combinações, terei melhores condições de entender tudo o que aconteceu e a exata intenção e responsabilidade, mesmo civil e criminal, de cada um dos envolvidos. Ao fim, pois, cabe questionar: depredação do patrimônio público e privado, o crime de dano, tem por excludente de ilicitude a condição de "manifestante"? Ao final, se condenados pela alegada prática, ser "manifestante" ou black bloc isentará de pena o indivíduo?

  8. cecilia Postado em 07/Aug/2014 às 06:42

    Nossa que genio você hein. Nova frase pro coxinheitor!!

    • Isaac Postado em 08/Aug/2014 às 05:42

      kkkkkkkkkkkk boa Cecilia

  9. Eduardo Martins Postado em 07/Aug/2014 às 09:04

    Informação interessante, mas que não chega a surpreender. O poder judiciário no Brasil e mais uma extensão podre desse Estado autoritário. Esse juiz e mais um corporativista branco, quem espera que um branco condene outro branco por um crime contra uma pessoa negra? Não surpreende afinal de contas o sistema (in)justiças no Brasil e apenas um apulado de encenações e farsas grotescas.

    • eu daqui Postado em 07/Aug/2014 às 12:38

      Eu sou caucásica e condenaria. Vc é tão nazinegrista que não consegue nem conceber um branco com senso de justiça.

  10. MAURICIO Postado em 07/Aug/2014 às 14:17

    Sou filho de pai branco com mulher morena. Resultado: sou mais menos 6h da tarde num dia de frio hehehe. cara acho que aquilo só foi uma piada como outras várias. Ofende porque? Pela piada em si ou por ter sido um povo escravizado por meio século e colocado praticamente as margens da sociedade? É aquele tal negócio da "segregação racial".Uma piada de português,gaúcho,loira e afins pode.Mas uma de negro é racismo?? Se eu sair com uma camiseta na rua escrito 100% branco eu serei provavelmente considerado um skinhead nazista opressor.Mas se eu sair com uma camiseta escrita 100% negro eu serei considerado o que? Uma pessoa que se orgulha da própria cor??? Afe meu quanta besteira por causa de uma piada, que eu até achei engraçada kkkk.

  11. nietzsche Postado em 07/Aug/2014 às 15:57

    "nazinegrista"... Os imbecis da direita tucana até que são... Cômicos e cônicos...

  12. Roger Postado em 08/Aug/2014 às 05:07

    hahahahahahaha! Tirem a calça e pisem em cima! Esperneiem!

  13. Josue Borges Postado em 11/Aug/2014 às 01:56

    Esse e' o nivel do judiciario brasileiro: O magistrado tenta dar aula de ideologia no parecer, o que podia ter feito em sua pagina de Facebook ou outro documento, e pelo texto de grande calibre eu consegui aprender 3 coisas muito congruentes: -Anarquistas não deveriam usar Nike ou celular pois são contra o capitalismo! -A elite do Brasil possui patrimônio que lutou para conquistar! -O judiciário brasileiro deveria ler mais o intelectual Rodrigo Constantino! Tem uma terceira que não tem a ver com a Conclusão acima, não levem a Mensa Brasil tao a serio.

  14. Magda Santos Postado em 03/Apr/2015 às 15:37

    Lendo os comentários que tem aqui acima, não dá prara acreditar que se consiga consertar este país!!