Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 28/Aug/2014 às 10:51
16
Comentários

Jornalistas ou torcedores? O trio jihadista da Band

O jornalismo jihadista da Band no debate com os presidenciáveis foi inspirado em William Bonner e Patrícia Poeta, mas com um resultado piorado: repleto de clichês e ideologicamente mais contaminado

jornalistas debate band boris casoy
Fábio Panunzio, Boris Casoy e José Paulo Andrade (Pragmatismo Político)

Kiko Nogueira, DCM

O trio de jornalistas que entrevistou os presidenciáveis no debate da Band virou notícia, não necessariamente pelos melhores motivos. Bonner e Patrícia Poeta deram o tom dos encontros com os candidatos no JN: agressivos, pretensamente equânimes, falando muito.

Na Band, a fórmula foi aplicada com um resultado piorado e ideologicamente mais contaminado.

Se Fábio Panunzio foi mais contido, Boris Casoy e José Paulo Andrade lançaram mão de todos os clichês reaças para inquirir Dilma e Marina e alertar a população brasileira para o risco que corremos.

Zé Paulo, num terno amarfanhado, repetiu o que sempre fala na rádio Bandeirantes. Levantando a bola para Aécio, para Dilma responder em seguida, tascou:

“O governo federal criou por decreto o Conselho de Participação Social. É uma instância direta vista com apreensão por muitos setores: seria uma ameaça ao Congresso Nacional e consequentemente ao equilíbrio institucional. Seria uma bolivarização do Brasil nos moldes chavistas e agora a própria candidata acaba de lançar a ideia de um plebiscito para fazer a reforma política, o que, me parece, deixa de lado o Congresso Nacional. Como o candidato vê a movimentação dessas peças no tabuleiro político?”

Aécio, claro, aproveitou a chance para elogiar a democracia etc etc. Dilma saiu-se com uma explicação de que, se plebiscitos são bolivarianos, a Califórnia é bolivariana.

Boris perguntou a Eduardo Jorge para Dilma comentar:

“Por considerar um assunto importante e grave, que envolve a liberdade no país, vou voltar à questão do controle social da mídia. O partido da presidente, o PT, insiste num plano de censura à imprensa, que eufemisticamente chama de democratização da mídia. A bem da verdade, a presidente Dilma, a candidata Dilma, não adotou, criou uma barreira, não tem colocado em prática, apesar da insistência do partido, essa ideia. Eu queria perguntar: se eleito, o candidato Eduardo Jorge vai levar esse plano adiante?”

Se o jornalismo existe também para explicar questões complexas, o telespectador se deu mal. Zé Paulo ainda atacaria novamente, dizendo que as manifestações do ano passado pediam reformas no sistema penal e pedindo para Luciana Genro, do PSOL, opinar.

Luciana, educadamente, lembrou Zé Paulo que as pessoas não foram à rua por isso.

Foi um bom resumo da participação de Zé Paulo e de sua incapacidade de enxergar o mundo — ou melhor, a sua tendência a encaixar o mundo em sua visão tacanha. Questões objetivas não houve, e sim embates entre o bem e o mal.

O trio não ajudou a esclarecer nada, não jogou luzes sobre nada. Talvez seja absurdo esperar o contrário. A única coisa que ficou ainda mais patente foi o nível do jornalismo jihadista praticado na Band.

Recomendados para você

Comentários

  1. Onda Vermelha Postado em 28/Aug/2014 às 11:12

    Pessoal vejam o “desastre” e a falta de “consistência política” da “fadinha da floresta” na entrevista com a jornalista Renata Lo Prete na GloboNews. Entrevista esta que se seguiu a do JN desta quarta-feira. Fazendo justiça a repórter, aqui as perguntas foram muito mais bem elaboradas. As respostas nem tanto! Marina Silva é a entrevistada no Jornal das Dez. Divulguem! Veja em http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/marina-silva-e-entrevistada-no-jornal-das-dez/3592002/

  2. Marcos Vinicius Postado em 28/Aug/2014 às 11:58

    E depois dizem que essa mídia é imparcial! É claro que eles temem o controle social da mídia, afinal podem perder certos privilégios!

  3. Dinio Postado em 28/Aug/2014 às 12:07

    Pior que este facismo pornográfico mediático, chamado BAND, foi ver logo após o debate o viralatismo do falso-moralista Boechat, abanando o rabo para o Aébrio, quase incontido de felicidade. Recuperem a cena, após o encerramento, e verão a des ..."isenção" do grupo Band, em sua plena forma!

  4. Jonas Schlesinger Postado em 28/Aug/2014 às 12:29

    Asco.

  5. Rogerio Postado em 28/Aug/2014 às 12:48

    A Band é o PiG que a Globo não tem coragem de ser. É sem classe, grotesca.

  6. Eduardo H Fonseca Postado em 28/Aug/2014 às 14:52

    Achei o debate ate que bom. Pena terem poupado tanto Dilma como Marina. Por que os crimes de lesa-pátria cometidos pelo PT não foram mais explorados? Por que não perguntaram a Marina a explicação do avião do dono fantasma? Ou se ela deixou mesmo o PT, uma vez que seu marido foi 16 anos (até a semana passada) em estafeta do PT? Uma coisa foi boa: Acabou a chapabranquice da imprensa com essa gentalha. Que fiquem mais fortes! A democracia agradece!

  7. Rodrigo Postado em 28/Aug/2014 às 16:05

    Qualquer um agora que citar um assunto espinhoso para o governo ( é tão sujo que qualquer um é) agora vai ser atacado pelo sites petistas, quem deveria fazer as perguntas eram vocês então não? Presidente qual é sua roupa preferida? Aecio aonde você estava quando seu avô morreu? Você é suspeito! Presidente, gostaria de mais 2 horas para falar do nosso querido cachorro oculto atrás de cada criança?

    • lilian Postado em 29/Aug/2014 às 01:50

      kkkkkkk o melhor comentário ever! lembrar do cachorro oculto foi genial!

  8. Rodrigo Mitraud Postado em 28/Aug/2014 às 23:32

    Penso que ninguém é totalmente imparcial. Não se espera de jornalistas e veículos a imparcialidade. O que se espera é a ética em mostrar a sua cara nos espaços de responsabilidade dos mesmos. Em um debate o que cabe e o que importa é a opinião do candidato. O exemplo da Band é o do anti-jornalismo, da falta de ética. Ridículos, tais jornalistas deveriam, sim, cursar alguns anos de faculdade, para o exercício correto do jornalismo. Entretanto, preferem permanecer na cozinha produzindo quitutes para o Gilmar Mendes.

  9. mauricio augusto martins Postado em 28/Aug/2014 às 23:47

    Do controle Social pela mídia pig!!! tudo Bem?, ao contrário é supositório de Hortelã?, na verdade estes coisos ficaram no século passado e aparentemente de lá não sairão, simples imitadores de reaças mais antigos chegando até o Lacerda, este Lacerdismo está com seus dias contados, a VERDADE tirou a Mentira da Moda, e só temos a agradecer estes Espaços Democráticos e Populares como o Pragmatismo Político e Blogs Sujos, onde sempre com excelente Humor e Inteligência, que somado, o resultado é a Competência Jornalística Atual, que outrora seria Vanguardista, e agora estamos finalmente vivendo o Futuro, onde novas bases de Conhecimento estão se formando, Oxalá que isto torne-se uma União de Cabeças, em prol de um Canal de Comunicações sem obrigações capitalistas, mas mesmo que assim for, será em Novas Bases, Parabéns a Vocês Monstros Sagrados da Comunicação, pois estão Fazendo um Brasil de Verdade, rumo a uma Grande Nação, onde coxinha só terá lugar na hora do lanche...maumau

  10. vigilante Postado em 29/Aug/2014 às 09:37

    A bandeirantes é a cara daquela classe média paulistana que Marilena Chauí tão bem definiu: violenta, fascista e ignorante. E é o bloco progressista, a ameaça a democracia ???

  11. victor Postado em 31/Aug/2014 às 18:23

    Só olhar a idade, o perfil e o comportamento. A Band sempre vai dar voz ao que existe de mais atrasado no país

  12. LUIS Postado em 28/Aug/2014 às 23:32

    E cadê o povo de qualidade? A julgar por seu comentário,anda longe...

  13. Andre FLN Postado em 29/Aug/2014 às 01:00

    Visão tacanha sim, você espera que as coisas se resolvam de uma hora pra outra? faça uma analise histórica e me responda uma única pergunta: Quando o Brasil cresceu mais do que na gestão do PT? nunca! Falam hj de problemas economicos futuros, culpam governo federal por responsabilidades estaduais e municipais, a despolitização é uma venda que vela o teu pensamento meu quirido, sai dessa, as coisas estão acontecendo, nunca se concluiu tanta obra de uma vez!

  14. ANDRE FLN Postado em 06/Sep/2014 às 00:19

    falou o Pasquale!! tá cobrando quanto pela revisão ortográfica?? pra adiantar teu lado, "mô quirido" é uma expressão regional, "ixtopôso"!

  15. ANDRE FLN Postado em 06/Sep/2014 às 00:21

    responder com correção de português é estratégia dos fracos sem argumentos! a resposta é óbvia: NUNCA!