Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 11/Aug/2014 às 16:14
145
Comentários

Jornal Nacional surra Dilma por 82 a 3

Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro revelam que o Jornal Nacional exibiu 82 minutos de reportagens contrárias ao governo Dilma em 2014. Matérias consideradas favoráveis somaram 3 minutos

jornal nacional dilma rousseff
Manchetômetro da Uerj: Jornal Nacional surra Dilma por 82 a 3 (Edição: Pragmatismo Político)

Um cálculo feito por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) comprova que o principal noticiário da TV brasileira, o Jornal Nacional, é definitivamente usado pela Globo como um instrumento de oposição ao governo. Pesquisa chamada de ‘manchetômetro’ (veja mais aqui) pelos membros do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública da Universidade conclui que o JN veiculou disparadamente mais notícias negativas contra a presidente Dilma Rousseff (PT) do que contra seus adversários.

De acordo com os gráficos do manchetômetro, o Jornal Nacional dedicou 1 hora e 22 minutos em 2014 para notícias consideradas desfavoráveis para a petista, contra apenas três minutos para reportagens consideradas favoráveis. Em contrapartida, o candidato do PSDB, Aécio Neves, teve 7,42 minutos de noticiário positivo esse ano, e 5,35 minutos de notícias negativas. Eduardo Campos, presidenciável pelo PSB, foi alvo de pouco mais de 30 minutos de reportagens consideradas neutras, de acordo com os pesquisadores.

O Jornal Nacional começa a receber nesta segunda-feira 11, para entrevistas ao vivo com os âncoras William Bonner e Patrícia Poeta, os candidatos à Presidência da República melhor posicionados nas pesquisas. Além de Dilma, Aécio e Campos, será entrevistado o candidato do PSC, Pastor Everaldo, com 3% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope. Aécio inicia a rodada hoje, seguido de Campos, nesta terça-feira 12. Na quarta, é a vez da presidente Dilma, que recebe os jornalistas no Palácio do Planalto. O Pastor Everaldo fecha o ciclo de entrevistas na quinta-feira.

Manchetômetro – mídia impressa

Outra mostra do manchetômetro foi divulgada no dia 1º de agosto e pesquisa as manchetes dos principais jornais impressos do País: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo. Nesse levantamento, os pesquisadores da Uerj também mostram que o noticiário negativo contra Dilma ultrapassa de longe a quantidade de reportagens negativas contra Aécio e Campos (veja no gráfico abaixo).

manchetômetro jornal nacional dilma

Nas páginas do grupo no Facebook e no Twitter, os pesquisadores afirmam não ter “qualquer filiação partidária ou com grupo econômico”. Idealizador da pesquisa, o cientista político João Feres Júnior diz, em entrevista ao portal Imprensa, que o manchetômetro é uma ferramenta da cidadania, “pois torna o leitor um eleitor mais consciente acerca do que lhe é oferecido como informação”.

O estudo utiliza como método a análise de valência, ou seja, a verificação se a reportagem publicada representa uma imagem positiva ou negativa sobre o candidato pesquisado. Não se trata de confirmar a veracidade da informação, mas apenas de registrar a quantidade de matérias positivas ou negativas para a imagem dos respectivos políticos. O site do manchetômetro, que esteve fora do ar temporariamente nesta segunda-feira, traz mais detalhes do levantamento.

“Se você olhar nossos dados, vai ver que a mídia tende a privilegiar as manchetes negativas. Existe essa preponderância para todos os candidatos. A proporção é que é diferente. A Dilma tem muito mais notícias negativas em relação às positivas que os outros. Eles são beneficiados, traduzindo em termos mais chulos, por que a mídia bate muito mais na Dilma”, disse ele em outra entrevista, concedida ao portal Terra.

247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. J.C Souza Schlesinger Postado em 11/Aug/2014 às 16:51

    Por que será? Olha eu não quero abrir uma discussão acalorada nesse artigo, mas às vezes me pergunto se todos os que se dizem de esquerda nunca assistiram a Globo. Será que são tão fodas assim pra assistirem TV por assinatura? Será que essas mulheres de esquerda nunca assistiram uma novela? Será que conseguem ficar assistindo a Record, TV Cultura, RedeTV!, SBT? Existem pobres no Brasil que se apegaram a Dilma, mas mesmo assim assistem a programação fracassada dessa canalzinha. Sei que a canal é contra o PT, mas vamos ser realistas uma dona de casa que vai apertar o um e o três na votação, todos os dias assistem aquelas novelas enchedoras de linguiça. É fato. Ps: antes que alguém venha me azucrinar já digo que não sou nem de direita nem de esquerda.

    • Aaaaa Postado em 11/Aug/2014 às 17:11

      Eleições de 1989 te fazem lembrar de algo?

    • Fabio Postado em 11/Aug/2014 às 17:43

      .????? Nossa, organiza melhor sua ideia e escreva mais claramente.

    • Paulo Cesar Postado em 11/Aug/2014 às 17:57

      O que uma coisa tem a ver com a outra colega? O canal pode muito bem ter uma linha editorial que tenta prejudicar determinado candidato e ao mesmo tempo criar programação interessante para os eleitores de tal candidato.

      • D'angelo Postado em 18/Aug/2014 às 23:20

        Boa garoto.. agora diga UM programa DA GLOBO que preste.. só precisa de UM e tem que ser DA Globo (passar lá não significa que É da Globo) vamos lá.. só um...

    • LUCY Postado em 11/Aug/2014 às 18:55

      Eu sou "foda" assim!! Não vejo "merda"

      • Edimar Postado em 12/Aug/2014 às 18:15

        Então veja a Globo, né? Não é lá que Dilma aparece menos?

    • J.C Souza Schlesinger Postado em 11/Aug/2014 às 19:53

      Só para finalizar eu já sabia que alguns iriam se referir a mim como fazendo parte da direita e blablabla, muito previsível isso. Sim não sou de direita meu chapa sabe por quê? Porque pra mim nenhum candidato se salva, e fhc pra mim foram 8 anos jogados no lixo e tbm sou foda pra ter canal por assinatura e não ter a mente influenciada por uma canal aberta que só tem porcaria de novelas. O comentário anterior foi só pra tirar uma dúvida que somente o tal de Paulo me respondeu.

      • J.C Souza Schlesinger Postado em 11/Aug/2014 às 23:16

        Eu perguntei se tv por assinatura teria que ser imparcial? Onde vc viu isso nos meus comentários? Eu apenas afirmei que não me prendo com lixo de programação de tv aberta que só tem M@# na grade. #sabelernãoinocente.

      • Edimar Postado em 12/Aug/2014 às 18:17

        Acho que vc acabou fracassando no seu objetivo. O que não falta na sua fala são dúvidas!

      • Agenor Postado em 13/Aug/2014 às 07:05

        Tipo picolé de chuchu?

      • Rodolfo Postado em 18/Aug/2014 às 20:49

        "...e tbm sou foda pra ter canal por assinatura e não ter a mente influenciada". Sabe de nada inocente. E se eu disser que grande parte dos canais das tv's por assinatura no Brasil é da Globosat?

      • leide dutra da silva Postado em 19/Aug/2014 às 01:15

        SE VOCE NAO E DE DIREITA E NEM DA ESQUERDA PORQUE ESTA SE PRONUNCIANDO TEM AQUELE DITADO NAO OUÇA NAO FALE E NEM ESCUTE OK J C SOUZA

      • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:41

        o q propoe, schlesinger? revoluçao?

      • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:44

        esquerda: posse dos meios de trabalho pelos trabalhadores. direita: posse dos meios de trabalho dos trabalhadores expropriados por exploradores que os herdaram daqueles que os roubaram aos índios e as vidas aos escravos. zapata: a terra pertence a quem a trabalha.

      • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:45

        gent q CRE em will bonner

      • Anderson Postado em 08/Sep/2014 às 19:02

        Nem de direita, nem de esquerda... Tipo assim. https://www.youtube.com/watch?v=VX3lz5ph8A0

    • Renato Z Postado em 11/Aug/2014 às 19:55

      "não é de esquerda e nem de direita" logo se vê que é de direita

      • filipe Postado em 12/Aug/2014 às 14:07

        e voce deveria parar de se prender a uma nomeclatura simploria de 300 anos que ja nao corresponde à estrutura politica atual.

      • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:46

        a nomenclatura nunca esteve tao atual, ou melhor, sempre esteve, desde a revoluçao francesa. ou vc é o dono da nomenklatur e da inteligentsia?

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:38

      gent q se diz nem d dir nem d esq, é d dir e nem sab. pra ser d dir, basta ligar a telinha q vc td a crer desde a infancia e babar diante. pra ser d esq ha q ler ler ler e questionar. tv nao forma esq, só deforma às derecha.

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:39

      novela, tv... coisa d gent burrica. gent d esqerda le le le le le, e forma inteligencia.

    • Anderson Postado em 08/Sep/2014 às 18:59

      "Antes que alguém venha me azucrinar já digo que não sou nem de direita nem de esquerda"... É por isso que você posta um comentário tão sem sentido assim. Saia de cima do muro, criatura!!! Tá parecendo tucano.

    • José Evaristo Postado em 10/Sep/2014 às 07:21

      Só não sabe o que diz.

  2. Carolina Postado em 11/Aug/2014 às 16:54

    Não entendo porque nomear o Jornal Nacional como "principal noticiário da TV brasileira". prin·ci·pal (latim principalis, -e, primitivo, originário, capital, essencial, superior) adjetivo de dois gêneros 1. Que é o primeiro, o mais considerado, o mais importante (de um certo grupo). 2. Fundamental, essencial. "principal", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/principal [consultado em 11-08-2014].

    • filipe Postado em 12/Aug/2014 às 14:09

      porque ele é o programa com maior numero de pessoas assistindo no brasil, logo é o principal.

      • Francisco Postado em 12/Aug/2014 às 22:04

        Discordo Filipe, o jornal do SBT e o da Record, já há algum tempo,são igual ou mais assistidos do que o da Globo.

      • Fagner Mourão Postado em 18/Aug/2014 às 23:24

        Exatamente, enquanto q os jornais do SBT e Record chegam a míseros 12 pontos, o JN fica no minimo por volta dos 20 pontos. Por isso ele é o principal telejornal da TV Brasielira.

      • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:47

        aí vc ta certo o jn é o principal lixo

  3. Thiago Postado em 11/Aug/2014 às 17:18

    /\ De direita.

  4. Max Vanner Postado em 11/Aug/2014 às 17:26

    Uma coisa que ninguém atentou ainda ou se fez de moco ou de cego: será que só eu vejo que quem tem grana vai avante,quem não tem se quebranta!....

  5. Nara Postado em 11/Aug/2014 às 17:31

    E os escandalos do Aécio, q n sao poucas, nao aparece, né? Estranho!

    • Vitória Andrade Postado em 11/Aug/2014 às 21:16

      Pois é, o jornalismo da globo tem se tornado cada dia mais parcial.

  6. Ricardo Postado em 11/Aug/2014 às 17:53

    /\ "Nem de direita nem de esquerda", muito pelo contrário. Sou contra tudo o que está aí, ao mesmo tempo que sou a favor. Tá SERTO!

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:50

      rsrs, essa foi boa. tipo assim.. nao sei o q é um nem outro, logo nao sou. é sim, rapaz: quem nao sab o q é isso é direita e nao sab o q é isso. quem é esquerda SEMPRE sab.

  7. luiz henrique Postado em 11/Aug/2014 às 17:57

    Direitaço querendo se passar por isento. Deu não, meu velho.

  8. Denisbaldo Postado em 11/Aug/2014 às 18:41

    Prefiro ter um governo no poder que seja odiado pela mídia do que outro que sela amado por ela. Assim o odiado sempre terá que fazer cada vez melhor para não ser derrubado. O PT está se saindo muito bem diga-se de passagem. Chorem tucanos, nem tendo a Globo como aliada vocês conseguem. Losers forever!

    • Norival Postado em 12/Aug/2014 às 18:39

      É isso mesmo!!! Tem alguns "cegos" que não querem enxergar o quanto é ruim esse PSDB!!!!

    • poliana Postado em 14/Aug/2014 às 21:57

      apoiado denis'!

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:50

      perfeito, denisbaldo

  9. Maria Postado em 11/Aug/2014 às 19:35

    Seria interessante fazer o mesmo estudo quando o FHC era presidente, por exemplo.

    • Cláudio Postado em 11/Aug/2014 às 21:52

      Mas a entrevista de hoje foi péssima para Aécio. A Globo foi cruel nas perguntas.

      • jane Postado em 15/Aug/2014 às 17:38

        É mesmo?Mas nem fizeram referência à escandalosa "Lei 100", que efetivou sem concurso mais de 98 mil servidores mineiros; e estes agora, terão que deixar seus cargos, de acordo com a decisão do Supremo Tribunal, muito justo por sinal.Tudo ocorreu na gestão do presidenciável Aécio Neves.

      • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:54

        a globo perguntou qual é o pó? a globo tenta "pegar" com os outros. com aécio SE FAZ de isenta, pergunta qual é o pó, dando a parecer q é isenta, mas nao insiste, e sim ratifica - "ah, entao nao é nada nao, nao ta mais aqui quem perguntou" é preciso um pco d inteligencia pra enxergar entrelinhas e subliminaridades e artimanhas de uma midia q imbeciliza massa ha mais d meio seculo.

  10. Guillermo Postado em 11/Aug/2014 às 21:19

    Nossa, as pessoas ainda assistem TV? :O

  11. Melo Postado em 11/Aug/2014 às 22:25

    O que este estudo demonstra da UFRJ demonstra (de forma totalmente despretensiosa) é o quão é superestimado o poder da mídia de "manipulação/alienação das massas". Prova disso é que, apesar de tantos "bombardeios midiáticos" a Dilma continua muito bem nas pesquisas de intenção de voto e com certeza será eleita com folga. Depois de comemorar a vitória de Dilma, caberá aos teóricos da esquerda repensarem esse pressuposto quase "científico" do poder manipulativo da mídia sobre o povo (ai fica a ironia: vitória no campo ideológico/político, derrota no teórico/científico).

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:55

      a midia perdeu credibilidade, graças a zeus, mas continua tentando vender seus vendidos

  12. RICARDO CARNEIRO DE SOUSA Postado em 12/Aug/2014 às 07:51

    a forma com que as perguntas foram elaboradas e imposta ao candidato, ontem no Jornal Nacional, não ajudaram em nenhuma forma o eleitor. o eleitor precisa saber do candidato é qual a posição dele em relação aos principais problemas do país. estou indeciso quanto aos candidatos, esperava mais da entrevista, esperava menos parcialidade. continuo na expectativas em relação as próximas. obrigado.

    • sergio luiz brito Postado em 21/Aug/2014 às 20:05

      Estou com suas palavras , amigo Ricardo. Há muita parcialidade nessa Campanha. A Mídia já escolheu seu partido. Marina vai se Implodir em poucos debates, Fica a Opção do Aécio, o super transparente candidato, dentro da Visão de Mídia em MG. A Dilma não tem, pessoalmente, manchas. Más, é cercada por hienas. Ainda tenho convicção que Reeleição é um Direito de Dilma, por tds os anteriores afirmarem, ser no segundo mandato o cumprimento das Promessas de Campanha.

      • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:57

        ninguem fez tanto pelo povo como lula, e dilma é lula

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:57

      ninguem fez tanto pelo povo como lula, e dilma é lula2

      • Jason Postado em 28/Aug/2014 às 21:05

        Sinceramente, gostaria de saber o que vc ganhou com 12 anos do PT no poder, juro, cita um exemplo? Porque até hoje somos obrigados a pagar por planos de saúde do contrário estaríamos ferrados, temos que pagar TV a fim de obter programação de qualidade, o transporte público (aqui vai crítica ao PSDB devido morar em SP), também é ruim, o Mais Médico foi um desastre, mal planejado e cheio de "roubos", a Copa foi um desastre e não deixou legado algum, enfim, por favor, cite alguma coisa que foi feita pelo povo? Sustentar pessoas que não trabalham com programas sociais é burrice, se bem que deve ser o teu caso, porque do contrário vc trabalha e paga para eles ficarem em casa, ai já fica compreensível teu argumento....

      • Luiz Souza Postado em 29/Aug/2014 às 16:15

        O Rafa eu não sei. Eu ganhei um financiamento decente para ter onde morar. Se tivesse esperado o Minha Casa Minha Vida, teria comprado minha casa com prestações 50% menores, mas não reclamo. Salve Luiz Inácio Lula da Silva! Agora é Dilma II, Lula III e Dilma III. Até 2026.

  13. BEBEZINHA Postado em 12/Aug/2014 às 08:12

    Eu tb maria e foi tanta a podridao d fhc e cia mas ñ vao achar nada pq a midua blindava o governo dele me da nojo ver q eles ainda tentam se justifucar dizendo q noticias ruins dao nais auduencia eu nao assisto a globo e ñ assisto msm por mim eu kero q a globo se afunde cd vez mais no mar d mentiras q eles mesmos criaram e é o q vai acontecer o episofio do collor nesse ponto foi bom pq a partir dali o brasil começou a enxergar a globo cm ela é ou seja td tem um lado bom

  14. Elson Goncalves De Morais Postado em 12/Aug/2014 às 11:08

    ISSO TUDO E QUI O PT QUER O DINHEIRO QUI A GLOBO DEVE AO PAIS POR MIM ESSA GLOBO PODE FECHAR AS PORTAS

  15. Matheus Magalhães Postado em 12/Aug/2014 às 11:37

    Nem tudo na Globo trabalha para para o "credo dos reacionários". Quando ela dá liberdade para artistas com sensibilidade, temos as novelas que estão ajudando a educar o povo, sobretudo pessoas que não tiveram um contato estreito com um ensino libertário, acerca de temas que são preponderantes na tomada, não só de consciência de classe mas, também, na consciência da liberdade sexual e da desconstrução de paradigmas que são instrumentalizados pelo lado do "mal" para tolher as pessoas da soberania sobre seu corpo e sua mente. Sim, eu considero os textos das novelas muito simplórios mas, dado seu alcance e a necessidade de uma plataforma mais simples levando em conta a disparidade de educação no País, dentro de suas limitações, as novelas estão trazendo para lares que nunca desafiaram o discurso hegemônico realidades que permeiam a vida de milhões de pessoas, a fim de sensibilizar a audiência e humanizar, por exemplo, um homossexual que não se define apenas por sua orientação mas vive em um estado de exceção, dada a violência estrutural imposta pela heteronormatividade. Neste sentido, me parece que o canal acaba preso em uma dicotomia, tratando de temas progressistas em seus programas culturais mas aderindo, com força total, a um discurso reacionário e plutocrata, que atende às velhas elites, sua herança dos Marinho, quando tange ao conteúdo jornalístico.

    • matheus Postado em 12/Aug/2014 às 12:17

      Parei no "novelas estão ajudando a educar o povo" kkkk só pode ser brincadeira um negócio desse!

      • Luiz Souza Postado em 29/Aug/2014 às 16:18

        Foi onde parei, matheus. Lições globais: nordestino bate em mulher; preto mata, rouba e é alcoólatra; pretas são domésticas boas de cama.

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:04

      nao parei no "novelas estão ajudando a educar o povo" como o matt, embora tenha me causado espécie tal sugestao. entendo e acho interessant, instigant, sua colocaçao - é d se qestionar. mas acho q kb mesmo à educaçao formal om papel eduktivo q vc atribui aas novelas. a novela é essencialmente o PRINCIPAL E MAIS EFICIENTE dos veiculos d imbecilizacao d massa, e seus temas "polêmicos" nao passam d apelo. legal é a análise semiótica q o umberto eco faz da tv em "apocalíticos e integrados"

  16. Matheus Magalhães Postado em 12/Aug/2014 às 11:37

    Nem tudo na Globo trabalha para para o "credo dos reacionários". Quando ela dá liberdade para artistas com sensibilidade, temos as novelas que estão ajudando a educar o povo, sobretudo pessoas que não tiveram um contato estreito com um ensino libertário, acerca de temas que são preponderantes na tomada, não só de consciência de classe mas, também, na consciência da liberdade sexual e da desconstrução de paradigmas que são instrumentalizados pelo lado do "mal" para tolher as pessoas da soberania sobre seu corpo e sua mente. Sim, eu considero os textos das novelas muito simplórios mas, dado seu alcance e a necessidade de uma plataforma mais simples levando em conta a disparidade de educação no País, dentro de suas limitações, as novelas estão trazendo para lares que nunca desafiaram o discurso hegemônico realidades que permeiam a vida de milhões de pessoas, a fim de sensibilizar a audiência e humanizar, por exemplo, um homossexual que não se define apenas por sua orientação mas vive em um estado de exceção, dada a violência estrutural imposta pela heteronormatividade. Neste sentido, me parece que o canal acaba preso em uma dicotomia, tratando de temas progressistas em seus programas culturais mas aderindo, com força total, a um discurso reacionário e plutocrata, que atende às velhas elites, sua herança dos Marinho, quando tange ao conteúdo jornalístico.

    • Marcelo Postado em 13/Aug/2014 às 12:26

      Excelente comentário, Matheus! Chego a ficar cansado de olhar os comentários por aqui, parecem que todos estão apenas trocando acusações gratuitas, sejam elas contra "reaças" ou "petralhas"... em meio a essa exibição ódio gratuito, um comentário sensato, bem embasado e coerente merece uma menção honrosa!

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:04

      novela emburrece

  17. Toni Rocha Postado em 12/Aug/2014 às 18:47

    Mereceu, oras, afinal é ela quem está governando o país a anos. Natural que ela esteja visível na mídia durante a manhã, tarde e noite, é o foco das atenções.

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:06

      qem vem governando o mundo ha milenios sao os megaproprietarios exploradores do trab alheio

  18. Maxwel Candeia Postado em 12/Aug/2014 às 19:13

    Pode até ter ser fato os 82 minutos, mas quem viu a participação dos dois apresentadores dia 11/08/2014 ficou muito satisfeito. Foram sério, enfáticos, objetivos, e o candidato Aécio mostrou total despreparo para governar uma nação tão importante ao senário mundial e a nós brasileiros. Gostei muito da entrevista e espero me esclarecer mais ainda com as que virão.

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:07

      vc CREU em will bonner

  19. Benhur Mazzocco Postado em 12/Aug/2014 às 19:53

    Calma gente a Dilma será novamente nossa presidente. Graças a Deus. Respeitem - se uns aos outros. É o mínimo que pessoas instruídas devem fazer.

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:07

      graças a Deus

  20. edes pacheco goncalves Postado em 12/Aug/2014 às 21:44

    TUDO QUE FOI DITO NESTES COMENTÁRIOS, SÓ LI BABAQUICE, SÃO MACHISTAS QUERENDO DEFENDER MAIS UM MACHO NA PRESIDENCIA, E RELEGAR A MULHER, IGUAL A SUA PRPRIA MÃE OU ESPOSA, NAMORADA A NÃO TER DIREITO COMO NA ÉPOCA DO ESTADO NOVO ONDE AS MULHERES NÃO TINHAM DIREITO A VOTAR. VCS QUE COMENTARAM PORQUE FICARAM CALADOS POR 20 ANOS.? AGORA QUEREM DIZER QUE O PT (NÃO SOU PETISTA), É O CULPADO DE TUDO, E FICARM 12 ANOS SOB O DOMINIO DELE, MEDO OU ESTAVAM MAMAMDO NAS TETAS DESSE GOVERNO, MAS A FONTE SECOU, SÓ QUERO QUE ME CITE UM PARTIDO OU CANDIDATO QUE PRESTE, APENAS (UM).?

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:08

      cito 1 candidato e 1 partido q presta: dilma pt o will bonner nao t contou?

    • Luiz Souza Postado em 29/Aug/2014 às 16:33

      Eu só voto em mulheres desde as últimas eleições por dois motivos muito simples: em primeiro lugar, mulheres são bem menos maleáveis para conseguir seus ideais e objetivos. Não fazem média. É difícil dobrar uma superior mulher; Segundo: homens brancos já tiveram MEIO MILÊNIO para tirar o Brasil do atraso. Malograram porque quiseram e tornaram-se minha última opção de voto. Voto neles se, e somente se, não encontrar pretas, índias, brancas, pretos e índios capazes, nesta ordem. É impossível não achá-los nos democráticos dias de hoje. Logo, creio que nunca mais votarei num branco. Tenciono, inclusive, votar num candidato LGBTT nessas eleições, caso ache algum com boas ideias e capacidade.

  21. Murilo Postado em 13/Aug/2014 às 11:56

    A própria reportagem é de algum petista (merda ou debil mental, como todos petistas). A globo nunca fala nada contra o PT, pelo contrário, é comprada e regaliada pelo PT. Mas como tudo que o PT faz é por conta de corrupção então qualquer coisa que falar vai ter algum rabo de merda petista. A globo é claramente petista, só tenta falar mal do PSDB.

    • poliana Postado em 13/Aug/2014 às 15:00

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!...globo petista!!!??????????/piada do ano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Ulisses Postado em 14/Aug/2014 às 15:24

        Amigo a Globo será sempre da situação pois ela recebe isenção de impostos milionários do governo e com certeza não é a troco de nada. Qualquer que seja a situação , ou seja os partidos que compõem o governo, a Globo fara negócios com o estado. não seja inocente. A Globo não é uma empresa idealista e sim Capitalista Ok Tudo depende de um jogo de forças e interesses que são flutuantes. Volto a lembrar que um partido não governa sozinho. Os lideres de PT e PSDB tomam café juntos. Nada é imune ao poder do governo. Midias, educação mas as instituições capitalistas não são fieis a ninguém assim como os nossos jogadores... quem da mais ???

      • Ulisses Postado em 14/Aug/2014 às 15:52

        Nossa melhor TV Brasileira sem nenhuma sombra de duvidas em todos os sentidos de responsabilidade social é a Cultura que quase teve as portas fechadas por dificuldades financeiras mesmo sendo considerada internacionalmente a segunda MELHOR emissora do MUNDO. Considero a Globo impropria e des construtiva socialmente. Ok falar de liberdade sexual e respeito as diferenças mas na maioria o que se testemunha em novelas é: mentira, traição, violência, falcatrua, ganancia, ambição e libertinagem com muitas bundas e etc. Apesar disso não condeno a emissora , pois o foco dela não é a pedagogia e nem a questão social, e sim a audiência. Aliás os programas de humor da Globo são de chorar de tristeza. Os Desenhos animados são para adultos. Os filmes são na maioria de violência com muitas mortes , sangue, vingança , ódio, drogas e sexo..Como já disse Caue Moura - O senso critico é uma maldição .... neste nosso mundão quem não enxerga ta sempre feliz , mas quem tem senso critico ta sempre inconformado. fazer o que né...

      • Rafael Postado em 15/Aug/2014 às 01:05

        Acredito que não há como uma emissora inventar fatos, eles ocorrem e são noticiados ! Se uma mídia distorcer os fatos a outra derruba, não é ??? O que seria uma mídia de notícias sem credibilidade ? Acabaria !!! Lógica que foi usada para provar que os americanos foram à lua foi o comportamento de seu maior rival, a URSS que não os desmentiu, mas o faria !!!! O que se poderia fazer é dar pouca atenção, comentar pouco, atenuando responsabilidades... E o mais interessante que venho notado nesses anos é que sempre um grande escândalo do governo sai da atenção da mídia por um grande fato trágico. E veja que em um país grande e violento como o Brasil não é difícil encontrar, já que ocorrem aquí o tempo todo ! à lembrar que o Caso Rosimery foi enterrado pelo caso Isabela Nardoni, a morte do Eduardo tirará Atenção dos escândalos da petrobrás, etc. etc. etc. Agora, lembrem do caso do Santander ! Talvêz esses tentáculos se expandam por outros setores, como a mídia ! à ponto de fazer uma emissora retirar todo comentário mais à fundo de política e economia de seu jornal do horário nobre e enviar para outro mais tarde da noite, onde pouca gente assiste. Será mesmo que a grande maioria dos brasileiro só se interessa por futebol e casos policiais ? esse era o conteúdo principal de certa emissora no horário nobre ! Eu mudava de canal ! Então acredito que é desse modo que uma emissora seria tendenciosa. muito discretamente ! Veja aquí que não citei nomes, não quero julgar ! pois à meu ver não se vem fugindo da imparcialidade e há um cuidado até exagerado por conta das eleições, de não ser taxado de apoiar x ou y. Ademais, os mesmos fatos políticos são sempre noticiados da mesma forma não importa a mídia, volto a lembrar da credibilidade que todos tentam zelar. Mesmo no caso das revistas ditas de direita que fazem reportagens com base em provas e gravações, investigações da pf, etc. As notícias não são inventadas ! Então não tem essa de PIG ! Devemos dar graças à deus de ter mídia que investiguem. Pois democraticamente poderemos ter um governo com a ideologia comunista que for desde que o povo sempre imparcialmente bem informado possa um dia mudar de opinião e poder eleger o maior dos direitistas. A mídia livre é como uma lanterna em uma sala escura. (obs: no exemplo que dei ignorei o fato de não existir um governo comunista ou bolivariano com imprensa livre KKKK...)

      • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:16

        o rafael CRE no mito da imprensa livre. imprensa é caríssimo, rafael, e pertence a multizilionarios, amigos d multizilionarios exploradores de trab alheio. imprensa livre é nóis aqi, mas q alcance temos, ante o poder d divulgaçao das apenas 4 agencias d informaçao mundiais? q poder temos ante os marinho? o will bonner nao t contou?

    • Onda Vermelha Postado em 15/Aug/2014 às 02:30

      Murilo vamos lá! A Rede Globo chegou ao cúmulo de dedicar 18 minutos de seu JN numa única edição ao Mensalão do PT. Quanto tempo foi dedicado aos Mensalões do PSDB e do DEM? Outra coisa! Todas as linhas do Metro/CPTM de São Paulo foram objeto de desvios de recursos públicos. E então? O escândalo do Trensalão em Sampa não é mais digno de interesse jornalístico? Porque como bem sabemos sumiu do noticiário Global. O caso dos Aeroportos do Aécio foi noticiado pela blogosfera por três semanas consecutivas durante todos dias, sempre com novidades. Neste mesmo período, sem contar a sabatina dos candidatos a presidência, o JN só deu destaque ao escândalo em duas únicas oportunidades, aceitando passivamente a versão do Aécio, sem expor suas contradições, e sem enviar qualquer repórter a localidade para investigar o caso. É por essa por essas e por outras que o William Bonner afirmou que todo telespectador da Globo é uma espécie de Homer Simpson...e vendo seu argumento tendo a concordar com ele! Acorda mano! Saia dessa MATRIX! Existe vida inteligente fora da “grande mídia”! Ok?

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:09

      vc tem certeza q regula bem, murilo?

    • Luiz Souza Postado em 29/Aug/2014 às 16:36

      É Murilo... Há uma grande conspiração comunista mundial engendrada pelo cotista Saci Pererê! A saída é o aeroporto!

    • Luiz Souza Postado em 29/Aug/2014 às 17:08

      Hummm... O Grande Saci Pererê cotista-comunista do Foro de São Paulo está engendrando um plano de Soviets no Brasil! Oh, céus! O chefão mundial do PCUS e da KGB clonou Brizola, Mao, Stalin e Jango para liderarem uma revolução de proporções mundiais, junto com o IS e Ahmadinejad. O muçulmano Hussein Obama, infiltrado no Grande Satã é nosso aliado agora. Kátia Abreu será a primeira a ser cassada, expropriada, violada e enterrada sob fezes bovinas do agronegócio. Quem irá salvar-nos, brancos heterossexuais, cristãos e proprietários???? Ele, Aecim Vacuum Cleaner!

  22. Luiz Paiva Postado em 13/Aug/2014 às 12:53

    Esperavam o que da Rede Globo, que faz parte da elite branca brasileira e seus dirigentes não conseguem dormir quando ficam sabendo que uma pessoa sai da linha de pobreza neste País.

  23. Adilson Magalhães Postado em 13/Aug/2014 às 13:31

    A GLOBO ESTA APOIANDO AÉCIO NEVES, MAS EU DIGO QUE TUDO QUE É BOM PARA A GLOBO NÃO É BOM PARA O POVO. A GLOBO APOIOU A DITADURA MILITAR, SARNEY, COLLOR, FHC, TODOS ESSES RETROCESSOS, E AINDA ESTA QUERENDO COLOCAR MAIS UM PEIXINHO DA DITADURA PARA SER PRESIDENTE. E PRIVATIZAR O QUE RESTA PRIVATIZAR, E AINDA FAZER UM GOVERNO VOLTADO PARA ELITES BRASILEIRAS.

  24. Mauro Postado em 13/Aug/2014 às 21:35

    Lixo do jornalismo brasileiro !!!!!!!!!!!!!!! A globo com sua pornografia em horários nobres, deveriam de ter mais respeito com os espectadores !!!!!!!!não sou petista mais deveriam ter mais respeito com a presidente ,,,,.............

    • Elaine Bravo Postado em 19/Aug/2014 às 02:34

      Só devemos ter respeito a quem se dá o respeito .. Aprendi isso desde criancinha !!

      • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:19

        o will bonner t disse q alguem nao se da o resp?

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:19

      nao sou petista, sou luladilma, pq sao qm mais fez pelo povo, pelos pobres, pelos negros, pelas mulheres, pelos gays, por todos os grupos oprimidos. sao qm mais CONSEGUIU fazer avanços por todos nós. e td sem derramar sang.

  25. Edna castro Postado em 13/Aug/2014 às 23:50

    "suguem mais um pouco e depois venham para o nosso lado" Candidato à Presidencia cortejando dissidentes da base do governo federal. Candidato a Presidente!! Pobre Brasil

  26. Edna Castro Postado em 13/Aug/2014 às 23:55

    Não votem em partidos, votem em pessoas. Mulher na Presidencia, gostei muito dessa experiência. Não quero esperar mais cem anos para ter outra Presidenta no Brasil. As mulheres sozinhas podem eleger um presidente no Brasil. Pensem nisso!

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:20

      sou homem e adorei dilma na presidencia

      • Luiz Souza Postado em 29/Aug/2014 às 16:38

        Não voto mais em homens. Tiveram meio milênio para consertar o Brasil e só cagaram.

  27. Cláudio Postado em 14/Aug/2014 às 12:05

    perguntem aos pobres não dão ideia pra imprensa , afinal ela precisa de péssimas noticia para manter o IBOP pois faz parte da cultura dos brasileiros ser pessimista

  28. Renato Postado em 14/Aug/2014 às 12:53

    Dilma tem mais negativas principalmente porque é a candidata governista. Não estou defendendo o JN, mas o fator governo deveria ser levado em consideração nesta análise.

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:22

      mas d cabral a fhc ninguem foi tao atacado qt luladilma. globo É psdb, q é latifundio agroexportador ligado a multinacionais q mandam no mundo. luladilma é mandelagandhi

  29. Paulo Postado em 14/Aug/2014 às 12:53

    Hipocrisia. Para estes "pesquisadores" da UERJ o PT+Dilma esta sendo alvo de alguma campanha difamatória. É bom chorar de coitado agora, a TV GLOBO é a emissora que mais recebeu dinheiro de publicidade pública nos últimos anos, seus atores são os principais garotos propaganda do Governo Federal através das empresas pública (Correios, CEF, etc...). É sabido que as universidades públicas, pessoas ligadas ou com pensamentos socialista, comunista e outros "istas", encontram maior espaço para divulgarem as suas ideias, que o diga a USP/SP, que vive a merce de pseudos estudantes que fazem de lá lugar de baderna e de fumadores de maconha. Ao pessoal da UERJ - "VÃO PROCURAR A SUA TURMA ou VAI VER SE A DILMA TÁ LÁ NA ESQUINA". E outra recebe crítica ou elogio quem aparece mais, isto é natural. Gostaria de saber que tipo de curso estes pesquisadores fizeram ou fazem?

    • Ronaldo Postado em 18/Aug/2014 às 23:47

      Paulo, a USP e a UERJ são universidades ESTADUAIS. Lembra? A USP é controlada pelo PSDB e a UREJ pelo PMDB. Quanto às pessoas com pensamentos "istas" Lembre-se que a maioria dos alunos da USP são da classe media. Se há algum "ismo" lá, a maior parte deve ser o capitalismo. Alias, qual é o problema com o socialismo?

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:25

      TODOS os governos dao dinh aas midias poderosissimas q tem ampla difusao. mas estas pertencem a multizilionarios amigos d multizilionarios pouco interessados no bem estar do povo, seu mantenedor explorado escravizado pela msma midia.

  30. ulisses Postado em 14/Aug/2014 às 15:02

    Meus amigos. O mundo todo gira em torno do dinheiro e do poder. Todas as emissoras são tendenciosas a este ou aquele. E preciso saber ler nas entrelinhas e formar sua própria opinião. Um detalhe que pode ajudar a acabar com a briga ( direita e esquerda) ... Não existe no Brasil direita e esquerda. Não existe diferença de plano de governo e nem de ideal partidário. Todos governam juntos e no mesmo estilo. Dividem o bolo conforme a força de cada um..Não esperem mudanças significativas se este ou aquele se eleger. Continuarão mandando no Brasil os interesses dos poderosos. A corrupção esta em todas as organizações e estruturas construídas pelo ser humano. Que pena , também não queria que fosse assim..

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:27

      o q propoe, ulisses? revoluçao? ou odisseia?

  31. Ywri Cortez Postado em 14/Aug/2014 às 16:18

    Na verdade, independente de posicionamentos, isso mostra o nível da nossa democracia nos meios de comunicações! No brasil essas agências de notícias já se configuram como verdadeiros partidos!!!

  32. Ricardo Postado em 14/Aug/2014 às 18:06

    A Analise e falha em certo contexto. A Dilma por ser presidenta vai aparecer muito mais, e quaquer materia que fale mal do governo ou dos problemas da Petrobras ou dos mensaleiros é propaganda contra a Dilma. A Globo é tendenciosa? Sim é. A dita pesquisa tambem é parece encomenda de defesa. .

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:29

      é por causa da Globo tendenciosa q vc CRE nos "problemas da Petrobras ou dos mensaleiros" e na propaganda contra a Dilma. a pesquisa só mostra como a midia age. va levantar dados sobre a relacao midia-fhc.

  33. Alberto Postado em 14/Aug/2014 às 19:03

    O PT é tão responsável quanto todos os outros partidos. Monopolizar as críticas ao PT é esquecer que a facção criminosa CN (congresso nacional) é o maior problema que temos. Se cortar a cabeça do PT vai nascer outras duas. O conjunto de partidos que estão no poder é o que entrava este pais e não somente o partido X ou Y. Precisamos é forçar para que as leis moralizadoras do CN que nunca são votadas sejam aprovadas. O que eles não querem é parar de trocar o trabalho dos senadores por cargos; fiscalizar as verbas da educação e saúde e garantir que cheguem ao destino; fazer as obras contra enchentes e não desviar a verba para construir estádios; cancelar a copa e transformar as arenas em creches e escolas 24 horas; não querem que a pena para corrupção de quem foi eleito pelo povo passe a ser inafiançável, irrecorrível e imprescritível; não querem que acabem com os financiamentos dos ricos para as campanhas eleitorais e nem sonham em distribuir melhor a renda. Para sustentar suas mordomias e o assistencialismo que os mantem no poder é preciso muita verba. Por isso a reforma tributária está parada. Para complicar os partidos abriram mão da ideologia que, no passado, mantinha um pouco de patriotismo e respeito pelo povo nas duas casas e hoje o que vale é um partido aprovar a roubalheira do outro para que a sua também seja aprovada. Nesse ponto, infelizmente o antigo PT foi pro ralo.Com esse congresso nacional, pode vir Jesus presidente que nossos deputados e senadores vão conseguir corromper-lo. Quem entrar esse ano já entra corrompido.Não defendo o PT mas o problema é maior. Cada partido é uma cabeça da mesma hidra. Se cortar fora a do PT cresce outras duas e Deus nos proteja do DEM, do PSDB e do PMDB (Partido Mais Demoníaco do Brasil). Por isso acho que devemos focar nossa artilharia de forma menos emocional e mais racional para a facção denominada CN e todos os partidos que a compõe, inclusive o PT.

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:31

      o pt nao é uma kbça da hidra, e sim órion, destruidor da hidra

  34. Bruno Postado em 14/Aug/2014 às 19:22

    Olha , leio quase todos os comentários ,mas não é possível , olhe bem o rumo que nosso país esta tomando, tudo agora q falar mal da GRANDE presidente Dilma/Lula , é que estão armando, acorda o Brasil ta sendo levado para um buraco sem volta, pessoas que preferem ficar sem trabalhar para ganhar um salário de bolsa sei la o que porque jja nem sei mais quantas invetaro para poder comprar mais votos,o povo a cada ano que passa fica mais burro, em vez de vocês debater em qual canal ou qual país esta conspirando contra nós arrume idéias , soluções para nosso Brasil porque nunca a culpa é nossa?! Sera?!!!

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:32

      o will bonner q t contou?

  35. rita Postado em 14/Aug/2014 às 20:59

    Continuo sem entender por que a Globo é quem mais recebe verba de propaganda do governo, se ela é contra o governo... Outra coisa: infelizmente o PT e seus aliados tem feito muita coisa errada! O PT está aliado a pessoas como Collor, Maluf, Sarney, Renan Calheiros, etc... Política no Brasil virou crônica policial.

    • rafa Postado em 26/Aug/2014 às 02:34

      nosso sist polit OBRIGA a coligacoes, ou nao se elege. luladilma lutam contra descasos d meiom milenio do mesmo: d cabral a fhc. TODOS gov deram dinh a globo pq tem ampla difusao, mas nao a censuram, e ela ataca só ao pt.

  36. Onda Vermelha Postado em 15/Aug/2014 às 02:03

    E aí Globo? Vai um Cafezinho aí? Cadê o DARF Globo! Hehehe! A Rede Globo foi autuada pela Receita Federal na quantia de R$ 615 milhões (em valores de hoje algo em torno de R$ 1,2 bilhão) por fraude fiscal, ou melhor, e suspeita de pagamento de propina a Ricardo Teixeira(ex-presidente da CBF) pelos direitos exclusivos de transmissão dos Jogos da Copa de 2002. Ela afirma que pagou, mas até hoje não apresentou o DARF. O que será isso? Uma “contabilidade criativa”? Uma mega-sonegação Padrão-FIFA? Ou é o Ministério Público Federal(MPF) que é Padrão-Globo? Responda você aí cidadão-eleitor-contribuinte! Valeu Lula! E não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! Em 2002 a esperança venceu o medo. Já em 2014 a esperança vai vencer o ódio e a mentira. Veja em http://www.conversaafiada.com.br/pig/2012/07/12/record-denuncia-globo-subornou-teixeira-e-havelange

  37. Vainer Oliveira Postado em 15/Aug/2014 às 06:17

    É lamentável que a emissora sempre vem tomando partido nas eleições, privilegiando os seus interesses em detrimento do Brasil grande que almejamos. VERGONHA NACIONAL!

  38. Márcio Postado em 15/Aug/2014 às 11:47

    Sou mineiro, não votaria na Dilma e muito menos no Aécio Neves. Que pena o falecimento do Eduardo Campos.

  39. paulo Postado em 15/Aug/2014 às 12:02

    Vamos analisar os fatos recentes: quais fatos geram um senador e quais fatos geram um presidente da republica? Quem dá mais declarações na mídia? quem deve responder pelos problemas que surgem no país? A globo não é da direita ou da esquerda, ela já defendeu, Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma e vai defender quem ganhar as eleições mesmo que seja o capeta ou alguém duvida disso.

  40. Um Jovem Do Brasil Postado em 15/Aug/2014 às 21:14

    Vamos ser PT sempre? Nunca veremos o Brasil piorar? Realmente estou muito confuso. Será que a situação do Brasil tende a melhorar ou piorar com o PT? Já que a "massa" se concentra em partidos grandes, ninguém quer "desperdiçar seu voto". Só tenho medo do meu futuro. Que sistema pode ser implantado no Brasil? Que novas leis podem ter? Na verdade só vejo lobos querendo o poder do país...

    • Luiz Souza Postado em 29/Aug/2014 às 16:58

      Você é jovem e tem meios para moldar o país do jeito que melhor lhe aprouver. Há quarenta e poucos anos, sua opção seria a cadeira do dragão, em algum centro clandestino de tortura financiado por algum oligarca bondoso.

  41. Jorge Bengala Postado em 16/Aug/2014 às 08:09

    Não conseguiram calar a Globo ainda não? Ainda bem. A Democracia ainda respira.

    • Luiz Souza Postado em 29/Aug/2014 às 16:54

      Não conseguiram calar a Internet ainda não? Não conseguiram o monopólio da informação ainda não? Ainda bem. Não haverá outra ditadura empresarial-militar no Brasil.

  42. Noemi Postado em 16/Aug/2014 às 15:19

    Não assisto novelas, não assisto globo ou outro canal....leio as bobagens e escrevo algumas também, inclusive um livro sobre a Indústria Carcerária no Oeste Paulista. Uma coisa é fato, vou votar na Dilma e não gosto do que aconteceu dentro do PT. Mas o voto é meu e mesmo que 1 bilhão de pessoas forem contrária a isso, não poderá me im pedir. Dorme com isso!

  43. Gustavo Postado em 17/Aug/2014 às 20:31

    Ninguém surrou a Dilma. O que acontece é sob o a gestão dela o país piorou. É um fato comprovado por qualquer pessoa que trabalha para para sobreviver, que vamos de mal a pior há pouco mais de dois anos. Portanto, o JN está apenas reproduzindo (de modo tímido) a realidade em que o país se encontra.

  44. Pedro Queiroz Postado em 18/Aug/2014 às 22:26

    Calma, minha gente. A imprensa que defende a 'casa grande' não tem credibilidade. Se tivesse, Lula não teria sido presidente nem Dilma estaria governando o país. O povo não é manipulável como a imprensa imagina. Quer apostar? Dilma, apesar da oposição do maior partido do Brasil, a 'grande imprensa', será reeleita. .

  45. Elaine bravo Postado em 19/Aug/2014 às 02:28

    Ai, ai .... Vcs todos me cansam com esse blá, blá ... Sem concluir !! !!, e ai ??? O que estão Fazendo de concreto para mudar o que esta ai .. Fora a perda de tempo metendo o Pau na Globo ! Já deu, né ??? Atitudes é o que precisamos cara !!! Por falta de assunto que importa, vamos metendo o pau na globo ??? Se liguem , falsos entendedores ...

  46. Milton Postado em 19/Aug/2014 às 03:15

    "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade" - George Orwell.

  47. Roberto Bezerra Santos Postado em 19/Aug/2014 às 04:04

    Gente, é lógico que é natural ter muitas manchetes denegrindo quem está no governo. Afinal sempre foi e sempre será notícia apontar erros e desvios por parte dos governantes.

  48. Adelmo Rocha Postado em 19/Aug/2014 às 17:28

    Rapaz, o PRAGMATISMO se revela um PTralhatismo Politico. As matérias sempre buscam o obvio. Tudo dito, e falado é contra o PT. Já pensou, todos os jornais do Brasil, com matérias sobre o governo de José Sarney. Para não falar de Dilma. Cara, é uma vergonha chamar de isso jornalismo. Pragmatismo Politico, porra nenhuma, isso é Vicio no PTinho. Jornalismo de interesse.

    • Luiz Souza Postado em 29/Aug/2014 às 17:11

      Fap fap fap fap fap fap fap... Lepo Lepo!

  49. Maurício Ruiz Postado em 20/Aug/2014 às 16:41

    Acompanhando a entrevista parecia que a Dilma estava falando de um outro país.A cada pergunta do William B que era feita a Dilma rebatia de forma totalmente oposta por isso a sabatina de perguntas. Infelizmente moramos em um país no qual a política é feita para o partido e para 5% da população deste país e não para o povo. Não só o PT mas todos eles É incrível como algo tão sério possa ser levado com tanto desprezo.

  50. Gileno Correia dos Santos Postado em 21/Aug/2014 às 20:18

    Voto em Dilma porque não acredito em político e nem em mídia.

  51. Medeiros Braga Postado em 28/Aug/2014 às 19:40

    Que a Globo é parcial não há dúvida; que a Globo detona o governo, não é mentira; mas, é verdade também que quem fornece os explosivos é o próprio governo. Explosivo abundante e perigosíssimo: corrupção, corrupção, corrupção.

  52. Guilherme Ferreira Postado em 10/Sep/2014 às 21:41

    Se esse governo petista não fosse tão incompetente e corrupto, o Jornal Nacional não teria nada de mal pra falar do governo da Dilma.

  53. Alba Postado em 12/Sep/2014 às 12:26

    Cada dia tenho mais vergonha do Jornal Nacional, ontem dia 11/09 a abertura do JN pareceu perversidade pura ,o tal do Bonner tinha um sorriso perverso enquanto botava a artilharia no ar, que ridículo, tenho vergonha de um dia ter gostado de ver esse jornal. Bagacerada pura.Acho que esse jornalista deveria voltar pra faculdade.

  54. Dirceu Postado em 03/Oct/2014 às 11:41

    Os jornais costumam mostrar apenas notícias ruins. Façam uma pesquisa e a constatação de que notícias ruis são muito maiores que as boas ou 'favoráveis'. Proporcionalmente, é claro que vai se dar muito mais notícias ruins daquilo que envolve todo o país do que notícias localizadas em regiões. Lembro no ano passado que vi vários comentários e artigos na internet de pessoas reclamando que o JN mentia e acobertava o governo.... criticar a Globo - que realmente tem as suas mazelas e, sem ser ingênuos, também tem seus interesses - é um esporte nacional praticado pela "direita" e pela "esquerda"... É como essa história de pesquisa IBOPE. Antes, o PT dizia que elas mentiam e agora diz que elas "são a voz do povo". Em SP, por exemplo, elas mentem, par presidente dizem a verdade... Tudo é um grande jogo de interesses....

    • Marcio Postado em 06/Nov/2014 às 23:42

      Muito inteligente seu comentário, além de imparcial e coerente. Parabéns!

  55. muslim Postado em 03/Oct/2014 às 22:00

    O governo do PT é um lixo, Dilma uma anta, como é possível noticiar algo positivo?

  56. hb cwb Postado em 16/Oct/2014 às 21:12

    Sorria, você esta sendo manipulado! Sorrir, uma OVA, denuncie, reclame, critique, não se deixe manipular! Melhor, simplesmente desligue ou mude de canal!

  57. Marcio Postado em 06/Nov/2014 às 23:40

    Dilma enfim está aprendendo a ser política, ao dizer o que precisa ser dito ao invés da primeira coisa que lhe vem a cabeça. Há momentos sim que ela terá que ir contra o PT. Lula fez a mesma coisa, em vários momentos fez diferente do modo como o partido queria. Lembrando que a aprovação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa teve a participação direta de vários integrantes do PT e de vários partidos da base aliada. Lula lutou veementemente contra a nomeação dele, mas foi vencido pela maioria. Deu no que deu; quase que o PSDB retorna ao governo federal. Dilma aprendeu a lição: não confiar em ninguém, principalmente no próprio partido.

  58. Lauro Postado em 11/Aug/2014 às 21:12

    Ah, é? Por quê?

  59. filipe Postado em 12/Aug/2014 às 14:03

    isso ela mereceu! e venhamos e convenhamos.... apanha mais quem aparece mais! e a dilma aparece pracaralho!

  60. Sheila Engel Postado em 14/Aug/2014 às 20:11

    Concordo ela merece! Afinal não se pode esconder o sol cpm peneira! Péssimo desempenho! Muitos escândalos fo PT. Os outros candidatos não têm tantos calcanhares de Aquiles! Uma presidente teleguiada pelo Lula. É o fim. Não há alternância de Poder para desbaratar os ninhos de corruptos!

  61. Onda Vermelha Postado em 15/Aug/2014 às 02:32

    Vamos lá! A Rede Globo chegou ao cúmulo de dedicar 18 minutos de seu JN numa única edição ao Mensalão do PT. Quanto tempo foi dedicado aos Mensalões do PSDB e do DEM? Outra coisa! Todas as linhas do Metro/CPTM de São Paulo foram objeto de desvios de recursos públicos. E então? O escândalo do Trensalão em Sampa não é mais digno de interesse jornalístico? Porque como bem sabemos sumiu do noticiário Global. O caso dos Aeroportos do Aécio foi noticiado pela blogosfera por três semanas consecutivas durante todos dias, sempre com novidades. Neste mesmo período, sem contar a sabatina dos candidatos a presidência, o JN só deu destaque ao escândalo em duas únicas oportunidades, aceitando passivamente a versão do Aécio, sem expor suas contradições, e sem enviar qualquer repórter a localidade para investigar o caso. É por essa por essas e por outras que o William Bonner afirmou que todo telespectador da Globo é uma espécie de Homer Simpson...e vendo seu argumento tendo a concordar com ele! Acorda mano! Saia dessa MATRIX! Existe vida inteligente fora da “grande mídia”! Ok?

  62. Lulla da Silva Postado em 18/Aug/2014 às 21:31

    Ô Sheila, raciocina, filhota: os "muitos escândalos" de que vc fala são na maioria factóides! Se você ficar acreditando em tudo que se diz na Globo, vou achar que vc é mais uma manipulada, pseudo intelectual que não enxerga o empenho da Globo e outros canais em jogar lama na credibilidade de Dilma, Lula e Cia.

  63. MARIA DO CARMO SOARES Postado em 18/Aug/2014 às 21:38

    GLOBO, 45 ANOS E GERAÇÃO BR451L!... dois períodos eleitorais sucessivos e a Globo com esses logotipos! Alguém ainda duvida que ela é tucana?

  64. Luluzinha Monteiro Postado em 18/Aug/2014 às 21:41

    aff, até tu, Bruta? Uma mulher, dizendo que Dilma tem que ser guiada por um homem? é por isto que o país é machista, em um universo onde a mulher é maioria. Acorda, inocente!

  65. Thadeu Penido Postado em 18/Aug/2014 às 22:25

    Quem gosta de ninho é "Tucano' atacam e comem até a palha. Sou professor fe História em M.G.,choque de desemprego, total desestruturação da carreira de " Educador ".Alem de uma fortuna de R$ 8,2 bilhões em propaganda enganosa nos 2 mandatos de Aécio. Fora sua voda privada recheada overdoses.

  66. J Ferreira Postado em 19/Aug/2014 às 07:54

    Beleza, agora fala dos metrôs de São Paulo. Estou aguardando.

  67. rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:22

    o will bonner q t contou?

  68. rafa Postado em 26/Aug/2014 às 01:22

    apareceu pq o jn a poe pra apanhar, pq o jn é psdb, pq psdb e jn sao latifundio agroexportador pra multinacionais q mandam no mundo. por isso surram os candidatos e lideres do povo.