Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 26/Aug/2014 às 18:10
83
Comentários

Ibope: Dilma 34%, Marina 29% e Aécio 19%

Nova pesquisa Ibope: Marina Silva avança, encosta em Dilma Rousseff e deixa Aécio Neves cada vez mais distante do segundo turno

pesquisa ibope dilma marina aécio
Nova pesquisa Ibope para as eleições 2014 apresenta reconfiguração de cenário (Imagem: Pragmatismo Político)

A nova pesquisa Ibope para a eleição presidencial de 2014 apresenta mudanças significativas e pretende chacoalhar o cenário eleitoral nos próximos dias.

A presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, se manteve na liderança, com 34% das intenções de votos, mas viu sua vantagem em relação ao adversário mais próximo diminuir com uma velocidade inesperada. Marina Silva, do PSB, atingiu a marca de 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, encontra-se estagnado com 19%.

Não há empate técnico na pesquisa, porque Marina poderia atingir no máximo 31% e Dilma no mínimo 32%. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto.

Na última pesquisa Ibope, divulgada em 7 de agosto e com o nome de Eduardo Campos ainda presente, Dilma tinha 38%, Aécio 23% e Campos 9%.

Veja os números da pesquisa estimulada com os 11 presidenciáveis:

– Dilma Rousseff (PT):34%
– Marina Silva (PSB):29%
– Aécio Neves (PSDB): 19%
– Pastor Everaldo (PSC): 1%
– Luciana Genro (PSOL): 1%

Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) não chegaram individualmente a 1%, mas todos juntos somaram 1%.

Brancos e nulos representam 7% do eleitorado e outros 8% ainda não sabem em quem votar. A soma de todos os adversários de Dilma é de 51%, 17 pontos a mais do que os 34% de intenções de votos da atual presidente.

Na tarde de hoje a revista Veja especulou, sem sucesso, o resultado da pesquisa Ibope (veja aqui).

SEGUNDO TURNO

Nas simulações de segundo turno, Marina Silva seria eleita com 45% dos votos, contra 36% da atual presidente Dilma Rousseff. Neste cenário, 11% de eleitores encontram-se indecisos e outros 9% anulariam o voto. Contra Aécio Neves, a presidenciável do PT seria reeleita: 41% a 35%. Neste caso, mais eleitores anulariam o voto e não saberiam em quem votar: 12% para as duas alternativas.

PESQUISA ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, Dilma aparece com 27%, seguida por Marina Silva, com 18% e Aécio Neves, com 12%.

REJEIÇÃO

Marina Silva é a candidata menos rejeitada entre os três primeiros colocados. A candidata do PSB tem 10% de rejeição. Aécio Neves, em seguida, tem 18% e Dilma Rousseff é rejeitada por 36% do eleitorado.

Pragmatismo Político, com informações de Ibope e Estadão

Recomendados para você

Comentários

  1. carine Postado em 26/Aug/2014 às 18:18

    Fudeu!

    • Rogerio Postado em 27/Aug/2014 às 09:51

      Não. Acha mesmo que a Marina ta com tudo isso? Em São Paulo a Marina à frente de Aécio? Paulista é psdbista. Nunca a Marina ficaria na frente do Aécio em SP. Nem na frente da Dilma. Pesquisa mentirosa!

      • Maria Clara Postado em 27/Aug/2014 às 11:30

        Pior que eu acho que não... O Aécio tem rejeição até mesmo em SP por causa de sua fama com a cocaína. A Marina está ganhando o voto de muita gente que foi contaminada por esse ódio ao PT mas não se encantou pelo candidato do PSDB... Ela é a "salvação" na visão dessas pessoas, e é a imagem que a mídia resolveu construir após a morte de Eduardo Campos.

  2. Juliano Postado em 26/Aug/2014 às 18:22

    Sou mineiro e sei bem como foi a gestão Aécio/Anastásia que maqueia as contas do estado nas propagandas eleitorais Brasil afora. Dilma e PT fizeram o Brasil avançar sem dúvida mas o desgaste do atual governo é gritante. Meu voto será para Marina Silva. Ela não tem um governo que endosse as propostas dela, mas essas alternância PT/PSDB e a oposição por oposição e situação por situação tem que acabar.

    • Rafael Farias Postado em 26/Aug/2014 às 20:21

      Marina ja compactou com o capital financeiro (a dona do Itau já a levou no papo e eh coordenadora de sua campanha) e com o capital do agronegocio (seu vice eh patrocinado por ele). Nao consigo ver nada melhor que o PT. Espero que apareça... abraço! Queres mais Sr. Juliano...

    • Maria Elisa Postado em 26/Aug/2014 às 20:35

      Mudar de Pt para Psb agora é retroceder no pouco que conseguimos melhorar nestes 12 anos. Pense bem Fernando, pois continuidade, pulso firme e alianças são extremamente necessários para que continuemos avanços nesta caminhada de melhoria no nosso País. Não há desgaste no atual governo, existe sim muita ansiedade por melhorias, mas não há como fazer tudo que nunca foi feito em apenas 12 anos. Tenham calma e acreditem. Dilma 13.

    • Rafael Postado em 27/Aug/2014 às 09:01

      Sou Mineiro e de longe o Aécio foi o melhor Gestor que este estado teve!

    • vander Postado em 27/Aug/2014 às 10:55

      Não viaja Juliano, também sou de Minas e falar que Aécio foi um mal gestor no estado é leviano. Ele foi o melhor governador dos últimos 30 anos. Só não gostou do governo dele, os funcionários públicos sangue-sugas vagabundos que foram demitidos justamente.

      • Fernando Postado em 27/Aug/2014 às 16:51

        kkk... Melhor gestor! piado do século! Sucateou a educação, contratou milhares de funcionários públicos sem concurso, endividou Minas, perdeu inúmeras empresas para outrtos estados devido à alta cobrança de impostos, maior ICMS do Brasil, e dois aeroportos no quintal de parentes... A única lembrança que o Mineiro tem de Aécio é a construção da Cidade administrativa, feita para ele e sua equipe trabalharem. Bom, bom para os que fazem parte da turminha de sex, drugs and rock in roll desse novo "Fernando Collor".

  3. Thiago Postado em 26/Aug/2014 às 18:25

    Não era o pragmatismo que tava criticando a Veja por especulação dos resultados do Ibope?

    • O ateu Postado em 26/Aug/2014 às 18:28

      mas isso n é especulação, eles estão re-publicando a pesquisa oficial das fontes que estão no fim do texto

    • Administrador
      Moderação Postado em 26/Aug/2014 às 18:59

      Olá Thiago. Estes são números oficiais. A pesquisa já foi divulgada pelo Ibope. A revista Veja especulou, mais cedo, o resultado da pesquisa. Erraram.

  4. agnaldo Postado em 26/Aug/2014 às 18:26

    Cadê a pesquisa espontânea? Afinal, quando vamos à urna não temos uma lista de candidatos. É essa que vale. Vamos esperar para a ver a pesquisa real

    • Administrador
      Moderação Postado em 26/Aug/2014 às 18:28

      Olá Agnaldo. O resultado da pesquisa espontânea está no fim do texto.

  5. André Postado em 26/Aug/2014 às 18:32

    Só de não ter a Tucanalha no segundo já é uma vitória.

    • João Postado em 27/Aug/2014 às 08:57

      Mais ela feita em quatro estado e DF,SP,RJ,MG e DF,porque não fizeram em todos os estados?

  6. Elson Postado em 26/Aug/2014 às 18:42

    Onde que esta pesquisa apresenta "mudanças bem menos sensíveis"?! É uma tsunami que revira o espectro político!

  7. Jonas Schlesinger Postado em 26/Aug/2014 às 18:45

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHA...

  8. Jonas Schlesinger Postado em 26/Aug/2014 às 18:47

    Vem se descabelar aqui poliana? Onda, teus discursos disfarçados de comentários já não fazem mais efeito. Agora é a vez do plano B?

    • poliana Postado em 26/Aug/2014 às 20:17

      eu tô aki jonas. até outubro querido..sem mais!!!!!

      • Denisbaldo Postado em 26/Aug/2014 às 21:46

        Eu sempre achei que o seu discurso a favor do PT fosse em prol do Brasil. Pelo jeito não é. Afinal como você mesma disse é servidora estável, então, que se dane o Brasil né! Na hora H ela veste a capa de intocável e ri da situação alheia. Que vergonha...

      • poliana Postado em 27/Aug/2014 às 01:16

        Denisbaldo, ja falei diversas vezes aki q sou servidora publica! N veio fácil e lutei arduamente por isso. Voto no pt desde 2002 pq sempre acreditei q o partido é o melhor para o brasil, e ainda hj, é ao menos, o menos pior! Desculpe senão engulo a marina silva. Ela é uma farsa sim, q se esconde por tras da bandeira ambientalista, mas q escancaradamente é uma fundamentalista religiosa. N vou falar do aecio pq nosso ponto de vista qto a ele é o msmo. Infelizmente, a luciana genro faz parte de um partido nanico, q enqto n mudar sua postura radical, n deixará de ser nanico nunca! Por tanto, diante dos 3 viés existentes, acredito piamente q o pt ainda é a melhor opção para o país.

    • poliana Postado em 26/Aug/2014 às 20:23

      outra coisa, uma pequeno detalhe: pq eu me descabelaria se eu sou servidora pública querido?! já conquistei minha estabilidade, vc acha q marina presidente me fuderia (com o perdão do termo) como????? obviamente q n gostaria de ver uma fundamentalista religiosa na presidência do meu país, mas te garanto q a eleição de marina silva em nada me afetaria filhinho...eu sou servidora pública do poder judiciário...deu pra entender? mas enfim...até outubro!!!!!

      • Jonas Schlesinger Postado em 26/Aug/2014 às 20:44

        Não? Pois teus comentários aqui são o paradoxo desse teu comentário. Nos outros eu podia jurar que vc era uma militante ou no mínimo essas loucas que ficam no facebook com as amiguinhas. Agora esse é o plano B? Ficar mansinha mansinha? Palhaçada isso.

      • poliana Postado em 26/Aug/2014 às 21:05

        eu n tenho facebook!! detesto rede social, principalmente o face em q todo mundo sabe de tudo!!!!! nunca fui militante n...vc é novato aki então n fala merda!! eu apenas voto no pt pq diante da nossa realidade política, continuo achando-o a escolha mais sensata! já falei aki o pq!!!!!! vamos ver se a força de marina vai durar até outubro!!! só lhe digo isso!!! realmente n gostaria de ver o país nas mãos de uma fundamentalista religiosa como ela!!! É A MINHA OPINIÃO E PONTO FINAL! mas se ela vir a ganhar, paciência...mais uma vez, lhe garanto q isso n me afeta em nada querido!!! a minha fatia do bolo eu já consegui!! graças a deus faço parte do funcionalismo público! minha estabilidade já conquistei...de resto, ligo o botão do f#@$%!!!

      • poliana Postado em 26/Aug/2014 às 21:08

        eu, mansinha???!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!ô filhinho, saia desse seu mundinho de "zona sul", morador de bairro nobre de capital , e q ganha mesadinha do papai!!! vê se cresce jonas!! como vc é infantil meu deus!!!!!!

      • Jonas Schlesinger Postado em 26/Aug/2014 às 21:38

        Infantil, eu? Cumpanheira olha a zoeira que vc faz no comentário. Muitas exclamações, muitos palavrões, usa da arte de rechaçar os comentários alheios, se agarra a teorias sobre um possível governo.sem.a Dilma.. maravilha continua. Ps: nem parece que sou novato. Tenho senso crítico e não me agarro a papo furado, diferente de muitos veteranos...

      • Jonas Schlesinger Postado em 26/Aug/2014 às 21:41

        Vixe não dá. Já to viciado. Sexta agora é o dia que eu ganho meus dois salários XD Ah e aqui em Fortaleza não é zona sul, é regional 2 :) pesquisa no google que vc vai entender...

      • poliana Postado em 26/Aug/2014 às 21:49

        deixa de ser burro...n viu q eu usei o termo "zona sul" entre aspas? tô dizendo!!!!!!!

      • poliana Postado em 27/Aug/2014 às 00:02

        eu perdi a linha naro?? sério??? cara, tô tão tranquila!! o q a estabilidade do funcionalismo n faz com a nossa paz de espírito não é lindão!!!!?? rsrsrs

      • eu daqui Postado em 27/Aug/2014 às 09:17

        Sou servidora estável e nem por isso deixo de me preocupar e engajar no destino de meu país e até mesmo de outros. Essa é a diferença entre o idealista, guiado prioritariamente por valores, e o individualista, guiado por meros interesses não permeados por ideais. Não que o idealista deixe de ter individualidade e interesses, que é bem diferente de individualismo e egolatria sem limites. Ao contrário, os idealistas são, invariavelmente, mais independentes.

      • José Postado em 27/Aug/2014 às 11:23

        Poliana, Não sou funcionário publico e nem por isso tenho medo de ser demitido. Nada contra a estabilidade que os concursados tem, mas normalmente quem fica se vangloriando da estabilidade é pq é muito folgado e não gosta de trabalhar. Quem trabalha não tem medo de ser demitido! quem é trabalhador normalmente busca promoção por mérito! Quem é funcionario folgado precisa de estabilidade pra não ser demitido!

      • poliana Postado em 27/Aug/2014 às 17:21

        jose, vc tem uma visão distorcida do servidor público de hj. vc fala pensando no servidor público de antigamente, q por ter estabilidade, era o "preguiçoso" e n queria nada. mude essa sua mente pq os servidores públicos de hj são totalmente diferentes do da sua época. citei a minha estabilidade n por ser preguiçosa e temer perder meu cargo, mas pra mostrar pra pessoa em questão, q a eleição de marina em nada me afetaria...bem, agora qto a minha qualidade e eficiência qto servidora, tenha certeza q o dinheiro q sai do seu bolso pra me remunerar, está sendo muito bem gasto. eu me garanto enqto servidora pública, e honro o funcionalismo público desse país.

      • José Postado em 28/Aug/2014 às 15:44

        Que bom que não é o seu caso (em nenhum momento afirmei que era). Te garanto que ainda há muitos que funcionários publicos que pensam desta maneira. falo isso com conhecimento, pois tenho amigos proximos que trabalham na Petrobras e na Caixa, eles reclamam muito! Não dá pra dizer que esta idéia é ultrapassada.

    • poliana Postado em 26/Aug/2014 às 20:33

      e vc já percebeu q a rede globo já está fazendo ruir a imagem de super herói de campos né?! assistiu ao jn agora há pouco, e viu q a mídia já está especulando q a compra do jatinho dele q caiu, foi proveniente de CAIXA 2????????? mas n era ele o herói e o paladino da mudança q o país precisava????????? sinta o poder da mídia!! a mesma q te enaltece e te transforma em herói, de uma hora pra outra de derruba!!!!!!!!!!! apenas aguardemos até outubro..as urnas nos darão uma resposta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • Eduardo Postado em 27/Aug/2014 às 01:54

        Poliana.. juro que queria morar no Brasil que a Dilma mora, mas chega de ser enganado né? Vamos mudar.. a democracia pede por alternância no poder.

      • Rafael Postado em 27/Aug/2014 às 09:08

        Poliana, realmente as Urnas nos darão uma resposta, mas infelizmente as urnas darão a resposta que a grande massa tem na cabeça! A resposta vai ser "Dilma" porque a grande massa tem merda na cabeça.

      • poliana Postado em 27/Aug/2014 às 17:23

        rafael, n tenho merda na cabeça e voto na dilma! e dentro dos 3 caminhos apresentados atualmente no nosso cenário político, acredito piamente q dilma é a melhor opção. pq vc n gosta dela ou do pt, os outros é q tem merda na cabeça!!?? q visão é essa? espero q vc esteja certo, e q ela seja reeleita em outubro.

    • Onda Vermelha Postado em 28/Aug/2014 às 12:08

      Jonas,olha o "salto alto", hein? A eleição só acaba quando termina. Ok? Mas você tem razão em comemorar, por enquanto...

  9. Jonas Schlesinger Postado em 26/Aug/2014 às 18:50

    Vixe eu sou profeta? Já falei do meu sonho aqui no PP. PQP kkkk

  10. BEBEZINHA Postado em 26/Aug/2014 às 19:01

    Pra mim a osmarina ja ganhou,no seg turno ela ganha da Dilma,enfim vamos ver cm sera o governo dessa mulher,ela vai tentar ser o lula d saias ,vai abrir as pernas pro pmdb,distribuir ministerios,etc etc ou seja vai fazer tudo q lula e Dilma fizeram cm a diferença na politica economica q privilegiara os juros altos,vai privatizar algumas empresas ,gerar desemprego,pois sera ,inflacao alta,vai ter q pagar todo esse investimento q o itau ta faz nela (d graça q nao e neh) vai governar e em 2018 o lula volta,mesmo porque o psdb vai dair dessa mais por baixo do q entrou ,ahh o PT nao vai participar do governo dela pra poder criticar a vontade,e vai voltar a ser o PT combativo e oposicionista enfim isso e so um palpite se alguem tiver outros pensamentos a respeito pista aí é sempre bom saber outras opinioes,afinal vamos passar 4 anos nas maos desse crente mesmo

  11. Jonas Schlesinger Postado em 26/Aug/2014 às 19:30

    Da mesma forma como a ditadura caiu e o PSDB saiu do poder, o PT vai ser destronado. Aceitem logo!

    • eu daqui Postado em 27/Aug/2014 às 09:18

      Se não for nessa será na proxima. Aceitem que dói menos, pra usar uma expressão bem nazipetista. kkkkkkkkkkkkkkkkk E viva a democracia e a alternancia.

      • poliana Postado em 27/Aug/2014 às 09:52

        N se lula voltar em 2018..rs

  12. Natália Postado em 26/Aug/2014 às 19:36

    Quem acredita em pesquisa comandada pela rede Globo,acredita em qualquer coisa.Assim como a imprensa se lascou detonando a copa no Brasil vai se ferrar mais ainda com a vitória de Dilma.

    • André Postado em 27/Aug/2014 às 02:37

      É isso aí Natália... Não vamos viajar na maionese, e prestar atenção em quem encomendou essa pesquisa! Com certeza a Marina terá por volta de 20 milhões de votos... Mas daí a acreditar que ela ganhará do Aécio, ou que num segundo turno ganhará da Dilma, já é demais. O índice de rejeição dela, por mais que se apóie no Campos, é alto, e não apenas esse valor ínfimo dessa pesquisa, que cheira a trambique.

    • Luis Postado em 27/Aug/2014 às 08:16

      A Dilma tem é 50% de aprovação kk

  13. Lourdes Postado em 26/Aug/2014 às 19:53

    Bem isso Natalia! e 29% para aquela anta de saia q nem do meio ambiente deu conta ! tem q ser um rato para votar naquela louca , e q tal ela trazer o marido testruidor da Amazônia para ajudar ela? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o 29% VÃO SE INFORMAR MELHOR .

  14. Vicente Postado em 26/Aug/2014 às 20:29

    Em que universo paralelo será que reside o "EVENTUAL SEGUNDO TURNO"? Toda eleição é a mesma coisa. Quando chegar o SEGUNDO TURNO REAL a Dilma será reeleita e ninguém dará explicações sobre as pesquisas que davam vitória para Marina. É que a vitória era só EVENTUAL, não REAL.

    • poliana Postado em 26/Aug/2014 às 21:11

      n perde seu tempo vicente...o pior cego é q akele q n quer ver!!!! deixa as pessoas se empolgarem...em outubro teremos a resposta!!!!

      • clara uchoa Postado em 26/Aug/2014 às 23:13

        esse povo que está tão empolgada com a Marina.deviam deixar de ver a globo e se enformarem melhor ,sobre quem é essa nosferato,e ver como ela agiu na morte de Chico Mendes e Irmã Doroty,simplismente se escondeu,e agora usa o nome deles para se eleger!VACAAA ... ..

    • Vitor B. Postado em 27/Aug/2014 às 08:30

      Essas pesquisas só servem para paranoicos especularem que as urnas são fraudadas para que o PT ganhe. Dá um pano pra manga isso.

  15. Denisbaldo Postado em 26/Aug/2014 às 21:43

    O José Serra fez a seguinte declaração no começo do ano: "O Lula não será loco de não se candidatar a presidente em 2014". Pois é, o vampiro brasileiro é um profeta. O Lula deve estar arrependido de não tê-lo escutado.

  16. Jonas Schlesinger Postado em 26/Aug/2014 às 21:49

    Mudando de assunto, pq detesto discutir com loucos, mas no mesmo tema. Falta pouco para acontecer o debate, vou assistir só pra ver até onde isso vai parar. O Aécio (juro já enjoei de falar da Dilma) é tão loser que inventa programas sociais na última hora. Ele quer dá o jeitinho típico do brasileiro. Quero ver as propostas dos nanicos kkk será que angariam pelo menos 1% dos votos?

  17. Marcio Costa Postado em 26/Aug/2014 às 22:34

    sinceramente não acredito nessas pequisas, até ontem , mesmo depois da morte do Eduardo os "outros" tinham cerca de 6 ou 8% não lembro bem, e hj os "outros" tem 2%....isso é estranho, mto estranho....ibope vc não me representa, sou 13 em 2014....

  18. KARINA BB Postado em 26/Aug/2014 às 23:05

    A marina pipocou qnd levy falou das dividas da natura e do itau kkkkkkkk a voz afinou isso e tipico d pessoa mentindo ou desfarçando,to adorando a luc genro vcs viram o q ela disse no inicio kkkk amando luc genro ,se ela falou da globo na band acho q vai fazer no dbt da globo tambem ,adoreiiii ,

    • poliana Postado em 27/Aug/2014 às 00:05

      tenho certeza q a luciana genro n participará do debate da globo karina...esse debate da band com 7 candidatos foi horrível..esvaziou o debate...dilma só veio aparecer nesse último bloco do confronto direto. aécio ficou apagado...o tempo escasso pras respostas com 7 candidatos esvaziou a proposta do debate, ao meu ver...na globo creio q n será assim n..acho q lá eles só vão abrir espaço pro debate dos 4 candidatos entrevistados pelo jn...

  19. Jonas Schlesinger Postado em 26/Aug/2014 às 23:08

    Eu a deixo nervosa amigo. Enfim...

    • poliana Postado em 27/Aug/2014 às 00:06

      kkkkkkkkkkkkk!!! ô gente..tadinho..típico de um coxinha..se acha o centro do universo!!! kkkkkkkk..vai neném..vai tomar teu todinho gelado q o papai trouxe do mercado..e vai gastar tua mesada q papai te dá com as baladas de fortaleza vai...

      • Jonas Schlesinger Postado em 27/Aug/2014 às 01:51

        Nem de balada eu gosto. Já disse pro T. teixeira e repito: não curto essas coisas. Mas tá aí mostra-te como tu és, ofendendo o pessoal mesmo sem dizer um palavrão pq por mais que vc demonstre linha neste espaço... no fundo quer me esculhambar. Pois bem tenha uma boa noite e saiba que este debate, mudando radicalmente de assunto pq vc não vai se calar e eu muito menos, o mais democrático que eu já vi porque todos os candidatos principais confrontaram os nanicos e deu pra ver a concepção de cada um. Mesmo que não haja outro debate assim hoje a Band(ida) tá de parabéns. Agora a Dilma não saiu por cima tenho certeza disso. Okay, boa noite.

      • eu daqui Postado em 27/Aug/2014 às 09:21

        Ainda não vi o crime de ganhar mesada se ela vier de um dinheiro ganho com esforço e honestidade. Embora eu mesma nunca tenha precisado de mesada, ainda assim não me ofende nem irrita a mesada do outro. Estaria endo inventado mais um nazi(antimesadismo)?...........

  20. KARINA_19 Postado em 26/Aug/2014 às 23:09

    Luc genro deveria ter perguntado à marina e nao ao past everaldo,ele é tao ignorante q nao percebeu q a luc ñ ia chamar ele d pastor pq religiao e politica nao devem se misturar ,,,,adorando o debate assistindo com a familia

  21. Rafael Martini Postado em 27/Aug/2014 às 00:01

    Não sei se é devido estarmos em época de campanha, mas o nível dos comentários já foi melhor do que isso. É bom que o Pragmatismo tenha novos leitores e, por consequência, novos comentaristas, independente da orientação política. Mas vamos manter (ou resgatar) o bom nível, por favor.

    • Rafael Postado em 27/Aug/2014 às 09:11

      O pragmatismo não é um lugar sério para debate! Aqui no minimo recebe algum cascalho do PT!

  22. Jonas Schlesinger Postado em 27/Aug/2014 às 01:01

    Gostei mais do Fidelix. A Globo tem que colocar ele, pq ele faz perguntas escabrosas.

  23. Jonas Schlesinger Postado em 27/Aug/2014 às 01:03

    Gostei pq os nanicos tiveram a mesma chance. Foi o debate mais democrático até aqui.

  24. Jonas Schlesinger Postado em 27/Aug/2014 às 01:40

    Concordo com o Rafael, a rechaça, o deboche deixa o espaço dos comentários feios. As pessoas olham para uma outra e prejulgam. Acho eu que esses ataques pessoais são fodas, mas como podem ver vem de pessoas que se dizem veteranas, que pregam a ditadura e a opressão das pessoas cujo possui uma religião. O que eu pude ver no debate, e que foi um tiro que saiu pela culatra, foi a Luciana Genro atacar a Marina sobre a questão do criacionismo nas escolas. E com 45 segundos a morena afirmou que isso era facultativo e que defende o estado laico. Agora, sempre vão aparecer pseudo moralistas, pseudo revolucionários, pseudo humanistas que se ajoelha para uns assuntos e trata com mão de ferro outros. Isso é típico dessas pessoas. Enfim eu tenho que lamentar pq conversar não é o forte da questão.

  25. Jonas Schlesinger Postado em 27/Aug/2014 às 01:41

    No debate a Marina prevaleceu. Pq esse ataque Dilma-Aécio foi uma encheção de saco.

  26. Maurício Ruiz Postado em 27/Aug/2014 às 08:49

    Realmente a dupla PT-PSDB já deu o que tinha que dar. Mas também não vou votar na Marina. Continuarei votando nulo.Ela não me convenceu porém concordo que ela foi melhor que os outros. Ficou muito claro que o interesse maior não é o Brasil e sim uma guerra partidária

    • eu daqui Postado em 27/Aug/2014 às 09:12

      No BRASIL, GOVERNANTES NÃO SE CONSIDERAM SERVIDORES VINCULADOS A NORMA LEGAL E INTERESSE PÚBLICO E USAM O CARGO PARA ATENDER A INTERESSES PARTICULARES. Resolva-se isso e se estará resolvendo um pouco mais da metade dos problemas do país.

      • poliana Postado em 27/Aug/2014 às 17:25

        pelo nosso contexto histórico, acho bem difícil disso acontecer.

  27. Rafael Postado em 27/Aug/2014 às 09:03

    Qualquer coisa é melhor que o PT! Até um tijolo é mais indicado para governar o Brasil do que este partido sem vergonha!

  28. Rodrigo Postado em 27/Aug/2014 às 10:32

    (Outro Rodrigo) E ainda perguntam o porquê de nossos políticos serem como são... Pelo nível dos comentários, eles apenas são nosso espelho.

  29. Onda Vermelha Postado em 27/Aug/2014 às 12:23

    Pra aqueles que não viram! O QUARTO programa da Dilma exibido à noite, é muito bom! Vai direto ao ponto: Saúde! Sem dúvida, o setor que acumula as maiores carências e críticas. São apresentadas as dificuldades, os desafios e o que foi e está sendo feito na área de saúde como, por exemplo, aumentaram-se em 97%, em termos reais, os recursos da saúde de 2002 a 2014, apesar de não contarmos desde 2008 com a CPMF, derrubada pela oposição! E isso não se faz com Blábláblá, mas com ações concretas! A implantação do Mais Médicos diferente do afirmado por alguns não é um mero “paliativo”. Somente diz isso quem não conhece a área! Na verdade é uma ação concreta de estruturação do Sistema Único de Saúde(SUS) que já contratou mais de 14000 médicos e atendeu, em menos de um ano de funcionamento, mais de 50 milhões brasileiros em todo o país. Dentre esses, cerca 700 municípios que não contavam com um único médico sequer antes da implantação do programa. E para suprir a carência de profissionais, o programa também já criou 4041 novas vagas nos cursos de medicina de um total de 11 mil novas vagas até 2017. Em suma, um esforço gigantesco! Foram concluídas a construção de mais 7000 postos de saúde(UBS) e 13000 estão em construção, que por sua vez, estão sendo interligadas via Internet banda larga para prover diagnóstico à distância e agilizar o atendimento. E vem aí o Mais Médicos Especialidades para as especialidades com mais carência! Já a expansão do SAMU atingiu 70% do nosso imenso território e é maior do mundo no gênero. As UPAS 24H concluídas já chegaram a 328, e estão em construção 342. Somos um dos países de maior cobertura de vacinas GRATUITAS do mundo. É óbvio que temos problemas e isso é visível e reconhecido por todos, mas deixar também de reconhecer os avanços já alcançados pode significar botar tudo isso a perder. O que somente poderá ser garantido se tivermos CONTINUIDADE de ações e planejamento na área. Aqui também os mais pobres eram, de fato, INVISÍVEIS. Foi mais uma demonstração de que a mídia omitiu SIM, deliberadamente, as realizações nestes últimos quatros anos de Governo Dilma. Assista o programa e comprove você mesmo! Não me canso de repetir! Muita gente boa vai se surpreender, outros vão se indignar, outros vão se identificar, outros tantos vão querer saber por que não foram informados por nossa “gloriosa” imprensa. A Dilma tem o que apresentar! E os outros? Quais são, de fato, as propostas CONCRETAS? Só Blábláblá? E o Lula mandou os seus recados certeiros. Afinal, que “nova política” é essa com velhas práticas? É o que tá todo mundo repetindo: “A verdade vai vencer a mentira, e o amor e a esperança venceram o medo e o ódio!”. Atenção respeitável público! Preparem-se! Aqui está a VERDADE! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=5Cmgvgdtsyo

    • João Postado em 27/Aug/2014 às 22:46

      Marina40

  30. ANTONIO Postado em 27/Aug/2014 às 12:31

    CUIDADO GENTE, PODEMOS JOGAR O BRASIL NO BURACO, VOTO É COISA SÉRIA. NÃO PODEMOS VOTAR EM QUEM NÃO TEM CAPACIDADE SÓ SÓ POR ÓDIO DO PT OU DO PSDB, EU ACREDITO QUE MARINA É A PIOR DOS TRÊS, SÓ FALA EM MEIO AMBIENTE. EU NÃO VOTO NELA DE JEITO NENHUM

  31. joao Postado em 27/Aug/2014 às 15:19

    Poxa vcs ai acham que a Dilma ta ruim caramba essa marina n. Vai a lugar algum e essa pesquisa ai e furada Dilma e peso pesado

  32. mosso Dilma e peso pesado Postado em 27/Aug/2014 às 15:23

    E outra vcs ai marinese pode mudar de rumo marina vai fikar no premeiro turno viw

  33. Onda Vermelha Postado em 28/Aug/2014 às 11:50

    Pessoal vejam o “desastre” e a falta de “consistência política” da “fadinha da floresta” na entrevista com a jornalista Renata Lo Prete na GloboNews. Entrevista esta que se seguiu a do JN desta quarta-feira. Fazendo justiça a repórter, aqui as perguntas foram muito mais bem elaboradas. As respostas nem tanto! Marina Silva é a entrevistada no Jornal das Dez. Divulguem! Veja em http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/marina-silva-e-entrevistada-no-jornal-das-dez/3592002/

  34. felipe Postado em 13/Sep/2014 às 20:18

    Apenas quem tem problema mental acredita em Ibote uhsushus...essa bosta deveria era acabar, faz o povo burro votar em quem esta mas a frente....Não acreditem em IBOPE....

  35. poliana Postado em 27/Aug/2014 às 00:07

    tô calmíssima naro..imagina.

  36. Jonas Schlesinger Postado em 27/Aug/2014 às 13:26

    Desespero. Porque por mais que o Ibope seja manipulado e coisa e tal, todos sabem que Marina é a "onda", e que os escândalos do PT e do PSDB só a deixam mais forte. E não adianta falar da Neca ou das supostas contradições na questão do agronegócio ou que ela é religiosa pq se comparar com os podres dos tucanalhas e dos petralhas kk vira fichinha. Por isso, acho eu que os números reais são quase isso, por isso o DESCONFORTO da Dilma no debate. Porque ela sabia que o plano A não estava funcionando. 11 minutos cinematográficos perdidos.

  37. Onda Vermelha Postado em 28/Aug/2014 às 11:59

    Naro Solbo. Isso é o quê? É falar de um Brasil real, de realizações e propostas concretas que beneficiam a toda a sociedade, mas se algumas pessoas preferem apostar na despolitização de parcelas da sociedade acreditando que "tudo vale a pena" pra tirar o PT do poder só posso mesmo lamentar. Tenho uma certa idade para não mais cair no conto da "Nova Política". Já vimos esse filme antes, e ele não terminou nada bem: deu em confisco de poupança, crise econômica, crise política e impeachment. Nesta ordem! Collor e seu nanico e extinto PRN(Partido da Reconstrução Nacional), PC Farias e a Zélia Cardoso de Mello que o digam! Lembram? Sem novas “aventuras” ou “saltos no escuro”, por favor! Ok?