Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 29/Aug/2014 às 09:44
42
Comentários

Filha de Chico Mendes comenta declarações de Marina Silva

Internautas cobraram um posicionamento da filha de Chico Mendes sobre a candidatura de Marina Silva e a menção que ela fez ao seu pai como sendo da “elite”. Leia a nota a seguir

filha chico mendes marina silva
Filha de Chico Mendes comenta candidatura de Marina Silva (Pragmatismo Político)

Depois de ser confrontada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (Acre) por intitular Chico Mendes, uma de suas referências, de representante da “elite nacional” (veja aqui), Marina Silva passa por outra saia-justa.

A filha de Chico Mendes, Ângela Mendes diz que Marina é “um enorme ponto de interrogação”.

Leia a declaração feita pelo Facebook:

Ok, alguns amigos me pediram uma posição sobre a candidatura da Marina e a menção que ela fez ao meu pai como sendo ele da “elite”.

Vamos lá, eu respeito e admiro muito a Marina pela sua trajetória de vida, pelo esforço pessoal com que venceu todas as dificuldades impostas à ela como o analfabetismo, doenças e toda espécie de discriminação, até pelo modo com que consegue envolver a todos com seu discurso ecologicamente correto e bem acabado, mas pra mim isso não basta pra governar um Brasil como o de hoje, tenho muitas dúvidas, de todos os tipos.

Marina pra mim ainda é um enorme ponto de interrogação, pra começar: desistiu do PT (utopia do passado) quando poderia ter resistido como fazem hoje tantos PTistas históricos mesmo não tendo o mesmo espaço que a elite que tenta dominar o partido, não resistiu à pressão enquanto ministra quem me garante que vai resistir à pressões ainda mais forte se eleita presidente? Com tantas concessões feitas pela cúpula do PSB, aliás todas as concessões possíveis, penso eu que será que tramam as cabeças pensantes desse partido caso consigam eleger Marina? Terá ela realmente liberdade pra governar? Não sei, como será esse mandato em rede, apenas com os melhores? Quem são esses melhores e quais critérios serão utilizados pra escolha desses “melhores”? minhas dúvidas são pra Marina, mas minhas esperanças são pra companheira Dilma, que ela consiga, se eleita, continuar melhorando o Brasil, com uma política que tem problemas mas que não admite dúvidas.

Ah, quanto ao fato do Chico ser da elite, considero que foi apenas uma infeliz comparação, nem precisa de todo esse mimimi.

Recomendados para você

Comentários

  1. Rodrigo Postado em 29/Aug/2014 às 09:57

    (Outro Rodrigo) Uns dizem que Marina usou o termo "elite" a fim de conotar elite cultural, elite intelectual, outros dizendo que o foi no sentido denotativo, de elite econômica/política. Uns dizem que Dilma fala em querer um país de "classe média", usando esta expressão no sentido denotativo econômico, ao que Chauí usaria no sentido que, no particular entender dela, conota "objeto de ódio de filósofa; racismo; fascismo; terrorismo; atraso de vida". Nisso que dá o argumento ser ao gosto do freguês, denotando ou conotando o que for conveniente ao momento, sendo livremente torcido e retorcido: reina a contradição, tanto na cabeça do cidadão, quanto na conduta do político/candidato (este ao se "indignar" com o outro, que apenas reitera a contradição daquele).

    • J Wilson Postado em 29/Aug/2014 às 10:56

      Marina citou ELITE sem dúvida nenhuma com uma ambiguidade planejada. Não foi a simples verborragia de sempre. Foi maldade mesmo.

  2. eu daqui Postado em 29/Aug/2014 às 09:58

    Elite pode ter vários significados e aspectos. Eta povinho ofendido de nascença !

    • EU DO OUTRO LADO Postado em 29/Aug/2014 às 11:15

      Relativismo para o significado de elite? Elite só possui um significado: São os poderosos que não abrem mão da dominação e exploração dos mais pobres. Ponto final. O resto é tentativas de justificar as desigualdades...

    • rivaldo Postado em 30/Aug/2014 às 10:39

      Elite tem vários significados, na favela e na periferia está cheio de elites, são pessoas excêntricas, gostam da miséria, gostam da periferia. kkkkkk....

      • Wiliam Oliveira Postado em 31/Aug/2014 às 19:17

        Boa! hahahahaha.

  3. Geazy Postado em 29/Aug/2014 às 09:59

    Site Ptista

    • Almir Félix Postado em 29/Aug/2014 às 10:14

      Oi Geazy, então quais são as proposta de Marina? Quanto as privatizações? E o pré-sal (partilha ou concessão) e Petrobrás? E as hidrelétricas (que além de tudo são fontes de energia limpa)? E quanto ao ensino superior? Gratuito ou pago? Juros? Taxa de desemprego? E os bancos estatais como ficam (já que ela é apoiada pelos bancos privados)? E os políticos que apoiam ela e que efetivamente tem os votos no congresso e força na composição política, o que acham dela governar com os melhores? Realmente o que significa isso?

      • Danila Postado em 29/Aug/2014 às 10:47

        Almir não se ofenda. Ela só constatou. É petista mesmo! Ninguem elogiou o plano de governo da Marina.

      • Gianni Postado em 29/Aug/2014 às 12:52

        haha tá na cara que o site é PTista!

      • Walcler Postado em 29/Aug/2014 às 13:05

        não se ofenda mesmo, afinal se os 4 cavaleiros do apocalipse, folha, veja, globo e estadão são tucanos, qual o problema desse site ser petista, ainda assim teríamos uma situação de injustiça midiática.

      • Hugo Postado em 30/Aug/2014 às 14:06

        Some a Carta Capital para os PTista

  4. Pablo Postado em 29/Aug/2014 às 10:07

    Achei excelente o texto de Ângela! Com relação a "elite" de Marina, eu entendi, quando vi pela TV, que ela se referia à figura humana. Os outros citados como "elite" na opinião da candidata também sugerem isto.Também não vejo motivo para todo este alarde. Creio que ela quis dizer também que não considera "elite" pessoas de grande poder econômico.

  5. Ana Paula Postado em 29/Aug/2014 às 10:08

    Quem disse que Dilma governa?Claro que não, dúvidas todos nós temos, na verdade cremos muito mais que político algum preste, que todos são farinha do mesmo saco, o que não colabora em nada pois fica a sensação que em quem quer que se vote,nada fará para a sociedade, pois os partidos são os mesmos que ha décadas roubam,e retardam o progresso do país.

    • Danila Postado em 29/Aug/2014 às 10:48

      É Ana Paula... tô igual vc: descrente de tudo e todos :/

  6. Danila Postado em 29/Aug/2014 às 10:08

    Eu concordo que ela seja um grande ponto de interrogação. Principalmente por saber que ninguém tem liberdade para governar. Mas vejo a "companheira" Dilma como marionete. Não sinto firmeza nela... sempre parece que está falando em nome de alguém. Já fui petista... não sou mais. Fazer "vaquinha" para pagar multa dos "companheiros" condenados pelo mensalão... foi demais pra mim.

    • Leonardo Postado em 29/Aug/2014 às 10:29

      Seguindo sua lógica, se Dilma é uma marionete, Marina é a personificação do Pinóquio. Além de ser comandada por outros, sua principal característica é mentir. Terceira via = triunvirato.

      • Danila Postado em 29/Aug/2014 às 10:50

        Gostei do triunvirato. Mas aqui, na nossa realidade, ia ser mais bagunçado ainda.

  7. Victor Postado em 29/Aug/2014 às 10:33

    Eu não sei porque das pessoas se ofendem tão facilmente. São somentes rótulos, assim como crentes, nerds e patricinhas. Não a mal nenhum ser Nerd assim como não a mal nenhum ser Elite. O que é ruim e ser CHATO PRA CACETE.

    • KARINA BEBEZINHA Postado em 29/Aug/2014 às 11:16

      Concordo com vc victor,me chamam de patricinha e eu nem ligo ahh e so pra constar adorooooo os nerds acho um charme homens tipo mto inteligentes rsrs

  8. KARINA BB Postado em 29/Aug/2014 às 10:33

    Eu poderia dizer tambem q vc é um burro nazista,ignorante e preconceituoso por gostar d bolsonaro,mas se vc gosta dele o problema é seu OK

  9. José Ferreira Postado em 29/Aug/2014 às 10:35

    A Marina errou em não falar o "cultural" depois de ter falado que ele era "elite". O que temos no Brasil é uma elite burra, com mentalidade escravocrata, que é "blindada" pelos governantes. Não sei se a Marina vai "quebrar" um pouco essa "blindagem", mas sei que a Dilma e o Aécio não farão nada e não representam quaisquer mudanças.

    • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 18:47

      e vc acha q a marina representa alguma mudança jose?

      • José Ferreira Postado em 31/Aug/2014 às 13:38

        O que eu sei é que a dupla PT-Aécio são o "status quo", isso tenho 100% de certeza. A Marina é uma possibilidade de mudança, se não houver as mudanças, serei o primeiro a criticá-la. Não sejamos fanáticos.

  10. Samuel Postado em 29/Aug/2014 às 10:36

    O Chico Mendes, em toda sua vida fez parte da elite que não trabalham, que nunca suaram, que só esperavam alguém aparecer trabalhando para atrapalhar, seu grande aliado foi uma rede, em que vivia descansando e embalando o tempo todo, para os que o conhecem sabe que ele ainda hoje é apenas um produto, uma envenção da mídia,

  11. José Silva Carlos Postado em 29/Aug/2014 às 10:40

    Quem se importa com a Marina? Ela é socialista... mais um! Chega de socialismo... PSB = Marina = Partido Socialista Brasileiro = ditadura = morte = perda da propriedade = perda de liberdade.

  12. KARINA BB Postado em 29/Aug/2014 às 10:56

    Deixa o naro comentar pow,todo debate precisa desse tipo de contraponto ,só acho ele um cara mto burro,mas isso nao é ofensa é uma caracteristica

  13. Onda Vermelha Postado em 29/Aug/2014 às 11:09

    Abram os olhos pessoal! Vejam o “fragilidade das propostas” e a falta de “consistência política” da “fadinha da floresta” na entrevista com a jornalista Renata Lo Prete da GloboNews. Em diversos momentos a jornalista deixa a Marina sem chão. Quando, por exemplo, lembra que segundo diversos economistas “sérios” existe uma incompatibilidade entre a defesa do “tripé macroeconômico” e o compromisso de destinar 10% do PIB para a saúde sem que haja crescimento econômico, tal como defendido por Marina Silva. E a candidata ao ser questionada como faria isso, simplesmente diz que seria através redução/adequação dos “cargos comissionados” na administração pública. Renata Lo Prete contesta dizendo ser isso, nitidamente, insuficiente, segundo especialistas, para se chegar à cifra de R$ 40 bilhões de reais (10% do PIB). E Marina, percebendo, que não tinha ficado ”bem na fita” sai pela tangente e “tenta consertar” dizendo que iria atuar nas desonerações tributárias, sem especificar aonde “cortaria” para cumprir suas “promessas de campanha”. Renata interrompe: “Tudo bem! Eu só queria saber se a senhora tinha algum plano...”. Essa entrevista seguiu a do JN desta quarta-feira. Fazendo justiça a repórter, aqui as perguntas foram muito mais bem elaboradas. As respostas nem tanto! Marina Silva é a entrevistada no Jornal das Dez. Divulguem! Veja em http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/marina-silva-e-entrevistada-no-jornal-das-dez/3592002/

  14. André Luiz Bezerra Postado em 29/Aug/2014 às 11:27

    Mas claro Marina Silva aprendeu com muitos outros grandes da época pois na verdade posso até dizer que em outras palavras ela é oportunista pois aprendeu bem este oficio, e digo mais pra governar um país não basta só ter boa vontade e oportunidade basta também ter experiência, poie que experiência ela tem com relação a gestão publica na esfera governamental? Bom vejo que na verdade este tipo de ícone de pobre coitada que venceu as maiores dificuldades do passado, já se esgotou, pois não só ela como vários patriotas brasileiros tiveram essa lição de vida no passado e estão hoje vivenciando isso na pele, então sejamos sábios para depois não vier o grande arrependimento de dizer porque votei errado, pois na verdade não insiste o errado e sim as escolhas pois elas faram você refletir tanto negativamente como positivamente positivamente, bom mas pra dar aquele conselho mais seguro de que estamos no caminho certo, vai a minha dica; Aécio presidente.

    • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 18:49

      caraaa, tava pronta pra concordar com vc, ATÉ A SUA ÚLTIMA COLOCAÇÃO DO POST. rsrs..não, obrigada! dilma presidente!

  15. André Luiz Bezerra Postado em 29/Aug/2014 às 11:27

    Mas claro Marina Silva aprendeu com muitos outros grandes da época pois na verdade posso até dizer que em outras palavras ela é oportunista pois aprendeu bem este oficio, e digo mais pra governar um país não basta só ter boa vontade e oportunidade basta também ter experiência, poie que experiência ela tem com relação a gestão publica na esfera governamental? Bom vejo que na verdade este tipo de ícone de pobre coitada que venceu as maiores dificuldades do passado, já se esgotou, pois não só ela como vários patriotas brasileiros tiveram essa lição de vida no passado e estão hoje vivenciando isso na pele, então sejamos sábios para depois não vier o grande arrependimento de dizer porque votei errado, pois na verdade não insiste o errado e sim as escolhas pois elas faram você refletir tanto negativamente como positivamente positivamente, bom mas pra dar aquele conselho mais seguro de que estamos no caminho certo, vai a minha dica; Aécio presidente.

  16. KARINA BB Postado em 29/Aug/2014 às 11:37

    Naro vc é viuva da ditadura neh rsrs to passando por isso cm meu namorado ele é judeu,vive exaltando israel e quer bolsonaro pra presidente,sinceramente to quase dando um pe nele por causa das posicoes estranhas,nao entendo ,os judeus sofreram tanto nas maos dos nazistas e no atual momento estao agindo como os tais nazistas,

    • Onda Vermelha Postado em 29/Aug/2014 às 11:59

      Ah, Karina bebezinha tô na área! Vem que te ofereço meu colo. Larga esse zé mané! Que dureza, hein? Bolsonaro pra presidente? Aqui no Rio de Janeiro também tenho um colega de trabalho que é Olavete. Pode? O cara é ultraconservador, machista, etc,etc,etc e diz que vai votar no Bolsonaro. Dá não! Água e óleo não se misturam...

    • Luiz Souza Postado em 29/Aug/2014 às 14:54

      Que mau gosto, hein Karina? Ele tem tara por terroristas e assassinos.

  17. Onda Vermelha Postado em 29/Aug/2014 às 11:48

    Naro, bom dia! Que fique registrado. Essa é a segunda vez que posto esse comentário. rsrsrs. Não há imbecilidade alguma aqui, meu caro! Assim como você também assisti ao debate na Band. Foi notório que a Marina Silva usou a expressão "elite" atribuindo-á a Chico Mendes para tentar fugir de um questionamento que a incomoda. Qual? A proximidade com a Neca Setúbal, acionista Banco do Itaú, que como "educadora"(rsrsrs) e "coordenadora de campanha" falou em nome da candidata, afirmando que o Banco Central será "independente" num futuro governo Marina. Simples assim! E acho que isso diz um pouco do que vai à cabeça de uma candidata, que "perigosamente" busca pairar acima e além dos partidos políticos que, embora possam ter muitos defeitos, são sim indispensáveis numa democracia e num país tão complexo como o nosso. Ah! E como disse o Almir Félix acima ainda estamos "curiosos" pra saber quais são as propostas CONCRETAS da candidata Marina Silva para dirigir a 7 economia do mundo. Até mesmo porque no debate só se ouviram "platitudes" da parte dela como, por exemplo, "governo dos melhores", "banco de reservas" e "trabalharemos seguindo princípios". Ok? Agora, quem é o ignorante aqui?

  18. Rodrigo Postado em 29/Aug/2014 às 12:08

    Constatação, Dilma está perdendo para Marina em todas as pesquisas e o que acontece? Sites petistas começam a atacar ela, façam por favor uma pesquisa, antes da primeira pesquisa, quantas matérias sobre Marina o PP fez? E depois quantas? É a vida amigos, vamos vê quando Marina ganhar dezenas de blogueiros excluindo seus blogs por falta de "incentivos". PS: PP é o que considero com os jornalistas mais centrado, suas reportagens sempre tem argumentos, com exceção quando publica de algum autor externo, o cafezinho por exemplo, meu Deus, não consigo nem ler.

    • KARINA BB Postado em 29/Aug/2014 às 12:28

      O naro q coincidencia esse seu nome rsrs ,estranha coincidencia ,mas ta d boa ,eu nao tenho nada pessoal cm vc disse tudo é uma questao de ponto de vista e depende da ótica de cada um eu vejo os judeus muito raivosos,com mto sangue nos olhos,cadê a humanidade heim ,e quanto a meu namorado ele é elitista d+++++ a gente so se da bem pq nao falamos sobre politica ou religiao,mas eu fico fudida qnd ele posta vudeos d sheherazade ,d bolsonaro,materias da veja kkk ele so le a ceja caracaaaaass essas coisas ele é o tipico leitor da veja kkk as vezes fico rindo cm o jeito dele,ta por pouco kkkkk vamos ver se tem jeito

    • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 18:56

      rodrigo, simples: antes marina era apenas a vice da chapa de campos, estava absolutamente apagada e só se aliou a ele pq n foi capaz nem mesmo de criar seu próprio partido. o candidato a presidência era o eduardo campos, logo, os "ataques" da oposição eram direcionados a ele. agora a situação se inverteu, e infelizmente, por uma tragédia do destino, ela é a candidata a presidência. obviamente q agora vão trazer a tona os podres dela não é? mostrar suas contradições, sua imaturidade política e total despreparo pra ocupar o cargo de presidente de uma nação. ou vc acha q ela realmente representa a "nova política" e é uma santa salvadora da pátria!?

  19. Onda Vermelha Postado em 29/Aug/2014 às 12:28

    Marina abre o jogo: deixa o pré-sal para os gringos! Energia, só de catavento e espelhinho! 29 de agosto de 2014 | 12:05 Autor: Fernando Brito - Não foi preciso nem que a diretora da Chevron, Patrícia Pradal, fosse pedir, como fez com José Serra, em 2010. Marina Silva, espontaneamente, anunciou que vai deixar o petróleo do pré-sal lá embaixo, bem enterradinho, para que, um dia, os gringos venham tirar. Seu programa, dizem os jornais, vai tirar a prioridade “da exploração do petróleo da camada do pré-sal na produção de combustíveis”. Ou seja, deixar por lá mesmo uma quantidade imensa de petróleo, tão grande que faz a Agência Internacional de Energia prever que o crescimento da oferta de petróleo no mundo, nas próximas década, virá mais do Brasil do que do Oriente Médio. Adeus, 75% da renda do petróleo do pré-sal para a educação. Goodbye, 25% para a saúde! Tchau, indústria naval, engenharia nacional e empregos! Fiquem lá esperando até que os gringos venham te buscar! O que ela sugere no lugar ma maior reserva de petróleo descoberta no século 21? Energia eólica e energia solar. Caro que ninguém é inimigo, muito pelo contrário, do uso da energia dos ventos e do sol para gerar eletricidade, e o Brasil vem avançando muito neste campo. Só que, com a ciência de almanaque de Marina Silva, deixa-se de lado a sinceridade. Um parque eólico muito - que é caríssimo – vai gerar perto de 40% de sua capacidade instalada, porque o vento, obvio, não é constante. Ou seja, para produzir um 1 megawatt é preciso instalar turbinas capazes de gerar pelo menos 2,5 MW. O parque eólico de Osório, do Rio Grande do Sul, um dos maiores da América Latina, ocupa com seus cataventos uma área de 130 km², quase tanto quanto a usina de Santo Antonio inundou além da área que já era antes ocupada pela calha do Rio Madeira, para gerar de meros 51Mw médios, menos que uma só das 30 turbinas que já operam naquela usina! E a energia solar? A maior usina solar do mundo só consegue abastecer – se tiver sol todo o tempo – a cidade de Niterói! Produz 340 Mw, o que é meio por cento do que o Brasil consome! Recém inaugurada pela empresa Google, gera menos que 15% da energia gerada por Santo Antônio e para isso transforma 13 km² do deserto de Mojave, na Califórnia, numa fornalha solar. São 3.150 campos de futebol cobertos de espelhos refletindo energia do sol para caldeiras a vapor! Só para cobrir o crescimento da demanda, precisaríamos fazer umas dez fornalhas gigantes destas por ano! E, claro, com problemas ambientais, só que trocando a ecologia do bagre pela do calango. Qualquer pessoa com conhecimento técnico ouve para o que Marina diz com o espanto de quem olha um energúmeno. E qualquer empresa de petróleo do mundo ouve o que Marina diz com o salivar de quem tem grandes apetites. Ela só agrada aos bobos e aos muito espertos. Marina Silva seria a P-36 do petróleo brasileiro. Veja em http://tijolaco.com.br/blog/?p=20579&cpage=1#comment-97806

  20. KARINA BB Postado em 29/Aug/2014 às 10:31

    Ola naro bom dia as pessoad aqui nao sao ignorantes todos entenderam q ela nao chamou chico mendes d elite se referindo ao padrao d vida dele ,mas ela dizer q neca setubal é apenas uma educadora !!!!! Essa doeu uiiiiiiiii nao é porque as pessoas nao tem a msm opiniao q a sua ,que sao burros ou ignorantes,a galera aqui é bem politizada

  21. Onda Vermelha Postado em 29/Aug/2014 às 11:39

    Naro, bom dia! Não há imbecilidade alguma aqui, meu caro! Assim como você também assisti ao debate na Band. Foi notório que a Marina Silva usou a expressão "elite" atribuindo-á a Chico Mendes para tentar fugir de um questionamento que a incomoda. Qual? A proximidade com a Neca Setúbal, acionista Banco do Itaú, que como "educadora"(rsrsrs) e "coordenadora de campanha" falou em nome da candidata, afirmando que o Banco Central será "independente" num futuro governo Marina. Simples assim! E acho que isso diz um pouco do que vai à cabeça de uma candidata, que "perigosamente" busca pairar acima e além dos partidos políticos que, embora possam ter muitos os defeitos, são sim indispensáveis numa democracia e num país tão complexo como o nosso. Ah! E como disse o Almir Félix acima ainda estamos "curiosos" pra saber quais são as propostas CONCRETAS da candidata Marina Silva para dirigir a 7 economia do mundo. Até mesmo porque no debate só se ouviram "platitudes" da parte dela como, por exemplo, "governo dos melhores", "banco de reservas" e "trabalharemos seguindo princípios". Ok? Agora, quem é o ignorante aqui?

  22. poliana Postado em 29/Aug/2014 às 18:46

    tá vendo q eu n fui a única a confundir o seu nome naro. rsrs..muita coincidência moço..rs