Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 28/Aug/2014 às 16:02
23
Comentários

Ativistas criticam matéria com 'as mais belas candidatas' das eleições

Reportagem diz que presença das “belas candidatas” torna o horário de propaganda eleitoral mais “palatável”. Isa Penna, do Psol, considerou a matéria machista e pediu que sua foto fosse removida

candidatas bonitas belas uol feministas
Matéria do UOL com candidatas bonitas foi criticada por militantes e ativistas (Pragmatismo Político)

Jarid Arraes, Questão de Gênero

Na última quinta-feira (21), o portal UOL Eleições 2014 publicou uma matéria onde lista “as mais belas candidatas” que disputam votos neste ano, gerando críticas por parte de militantes feministas.

O texto, escrito pelo jornalista Vinícius Segalla, considera a presença dessas candidatas uma forma de tornar o horário de propaganda eleitoral mais “palatável”. Para Segalla, elas “mostram que belos traços, sorrisos encantadores e sensualidade são características que sobram, também, na política nacional”.

VEJA TAMBÉM: 10 situações constrangedoras e sexistas para mulheres no ambiente de trabalho

A candidata a deputada estadual de São Paulo pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) Isa Penna, uma das mulheres presentes na lista do portal, publicou em sua página do Facebook uma nota onde exige que sua foto seja removida da matéria, que considera machista e desrespeitosa.

“Esse tipo de matéria só demonstra mais uma vez como é essencial que, nós mulheres, ocupemos cada vez mais os lugares públicos e políticos da nossa sociedade, para demonstrarmos para este tipo de pessoas que podemos sim lutar pelos nossos direitos, que temos que ter o protagonismo na tomada de decisões que envolvam toda nossa comunidade e que nossas ideias devem ser levadas em conta. Nossa participação na sociedade não pode ser resumida à de objeto sexual, e iremos enfrentar a mídia e grandes interesses para provar isso”, declarou Penna.

Segundo o professor universitário Moisés Saraiva, a exigência da candidata Isa Penna é uma questão delicada no âmbito jurídico. “Há dois grandes direitos em conflito: um que é o da liberdade de imprensa, principalmente no caso de ser uma candidata a deputada estadual, e o direito a honra e a imagem”, explica.

Saraiva, que ensina Direitos Humanos no curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), considera que a matéria é sexista e reduz as mulheres à condição de “objetos a serem degustados”, mas a grande dificuldade do caso seria a superação dos valores machistas naturalizados no próprio sistema judiciário. Na opinião de Saraiva, “ao solicitar que sua foto fosse retirada, por se sentir ofendida, objetificada, entendo ser possível discutir, a nível judicial, a retirada, principalmente após o decurso de prazo razoável do pedido feito pela candidata ao site”. Mas adiciona: “dentro de um contexto de uma sociedade machista, homofóbica, preconceituosa em sentido amplo, vejo que um processo por parte da deputada poderia não ser deferido, haja vista que há até juízes que não reconhecem a exploração sexual de crianças e adolescentes femininas por serem profissionais do sexo”.

Para a militante feminista Laura Reis, a matéria é machista porque apresenta as candidatas como adornos. “Vivemos ainda em uma sociedade que exige beleza das mulheres como uma obrigação e na qual as mulheres são, sempre e primeiro, avaliadas pela sua aparência para só depois serem julgadas pelo que têm a dizer”. Ainda analisando a escolha das fotos, Reis salienta que o padrão de beleza ali representado também evidencia o racismo no Brasil: “O fato de que o número esmagador de mulheres que figuram em uma matéria sobre beleza sejam brancas apenas evidencia a permanência de um padrão racista e eurocêntrico de beleza, que exclui a real diversidade étnica brasileira”, completa.

Recomendados para você

Comentários

  1. KARINA BB Postado em 28/Aug/2014 às 16:09

    A candidata ate tem razao mas a culpa dos homens tratarem as mulheres como um petisco rsrs uma picanha ou um file é um pouco das mulheres tambem

    • jandiara Postado em 28/Aug/2014 às 16:21

      concordo, o que a mulher pera quer??? saca o lock, por favor, se isso é postura de candidata

      • Leona Postado em 28/Aug/2014 às 16:30

        Pessoas não entendem feminismo e não percebem que mulheres também pode ser machistas. Ou seja, mais um dia normal nas seções de comentários.

  2. Xico Postado em 28/Aug/2014 às 16:26

    Tu vê, a Isa Penna essa com 15 anos de idade tem mais noção do ridiculo do que a Manuela, Maria do Rosario e a Gleisi Hoffmann juntas

  3. Alessandro Postado em 28/Aug/2014 às 16:54

    "Achar uma mulher bonita é machismo."

    • eu daqui Postado em 29/Aug/2014 às 14:43

      Então não sou machista, pq acho os homens muito mais bonitos.

  4. mauricio augusto martins Postado em 28/Aug/2014 às 16:55

    A direitona-furiosa não tem mais o que inventar, naturalmente é materiazinha PAGA para enfiar "candidatas" sem o menor jeito de se reelegerem, e algumas se elegerem, tentam apagar o Poder e a Inteligencia da Mulher, e que não está na parte de fora(nem embaixo da roupa) e sim em sua Militância das Causas Humanas e Sociais, isto é, Questão de Princípios...maumau

  5. Rodrigo Postado em 28/Aug/2014 às 17:03

    (Outro Rodrigo) Há muitos anos, via conhecidas dizendo que votariam em Collor porque, na acepção delas, ele seria bonito. Deu no que deu... "Beleza não põe mesa", já diziam nossas avós.

    • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 17:27

      rodrigo, agora a culpa da eleição do collor é das mulheres fúteis e românticas q votaram nele por sua beleza? é isso mesmo?

      • Luiz Mello Postado em 28/Aug/2014 às 18:48

        Não interpretei dessa forma o post do Rodrigo. Achei que ele disse apenas que votar em candidato(a) com base na aparência é má ideia, e que, além dos homens, algumas mulheres também podem se deixar levar pelo critério estético.

      • Rodrigo Postado em 28/Aug/2014 às 22:43

        (Outro Rodrigo) Não, Poliana, você tomou a nuvem por Juno, confundindo Olívia Pires com pratinho de azeitona. Disse, sim, que a beleza como um fim em si mesmo, como justificativa única para uma decisão, não leva a um acerto. Assim, em vez de, na política, assim como em qualquer outro campo, as mulheres serem avaliadas pela beleza, que o sejam pela sua capacidade - assim como no caso de homens, a beleza pode, em verdade, ocultar eventual inaptidão. Afinal de contas (aí sim, o argumento), quem votou em Collor pela afirmada beleza, depois aparenta não ter ficado muito satisfeita(o). Pronto?

    • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 01:12

      Ok, rodrigo..pronto.

      • Rodrigo Postado em 29/Aug/2014 às 12:02

        (Outro Rodrigo) Poliana, peço desculpa pelo excesso na resposta. Fui além da explicação de minha fala e usei de ironia desnecessária contigo, o que não deveria ter feito, haja vista você ser uma das pessoas que, comigo, debate/discute de forma mais racional. Ao fim, fico feliz por você ter entendido o comentário e desejo ótimo fim de semana.

      • poliana Postado em 29/Aug/2014 às 13:19

        relaxe...entendi sim.

  6. Jonas Schlesinger Postado em 28/Aug/2014 às 18:00

    Se achar uma mulher bonita é machismo imagine se chamá-la de bonita. Só não venham dar piti pra cima de mim quando eu chamá-las do contrário kkk coisa sem noção. Não querem mais ser elogiadas pela beleza kkk

    • eu daqui Postado em 29/Aug/2014 às 14:45

      De mim mulher nehuma vai ter esse machismo: prefiro guardar meu senso estetico para os homens. kkkkkkkkkkkkkkk

  7. Cauê Postado em 29/Aug/2014 às 08:31

    A Manuela é linda mesmo. E, teoricamente, da esquerda. Perfeita!

  8. vigilante Postado em 29/Aug/2014 às 09:49

    Apresenta elas como adorno... Sim.

    • eu daqui Postado em 29/Aug/2014 às 12:22

      Eu ainda "adornaria" melhor

  9. eu daqui Postado em 29/Aug/2014 às 09:56

    Tá bom: viva a liberdade de imprensa. Publiquem a matéria mais idiota que quiserem dentro dos limites legais mas não esprem me convencer: acho o Aécio bonito mas não vou votar nele. Beleza só interfere no voto de quem não deveria ter direito a voto.

  10. Danila Postado em 29/Aug/2014 às 10:19

    O problema não foi chamá-las de bonitas (todas gostamos de elogios). O problema foi o termo "palatável" = agradável ao paladar. Ficou nojento.

  11. Thiago Teixeira Postado em 30/Aug/2014 às 10:59

    Uol ... = Folha = SBT = Golpe = Racismo = Machismo = Homofobia = Portal de coxinhas = Eleitores do Aécio.

    • eu daqui Postado em 01/Sep/2014 às 15:25

      Mas ainda é menos ruim do que vEJA..........