Redação Pragmatismo
Compartilhar
São Paulo 21/Aug/2014 às 12:15
10
Comentários

Família sem água faz protesto com 'Desafio do balde de gelo'

"Balde com água aqui em São Paulo é riqueza, é ostentação". Moradores satirizam viral da internet ao usar baldes e canecas vazios

Em São Paulo, a população foi quem recebeu um “balde de água fria” há alguns meses, desta vez no sentido figurado, e nem pôde participar da campanha do ‘balde com gelo‘ porque o estado não dispõe do item principal do desafio.

Insatisfeitos, alguns paulistas resolveram chutar o balde e fizeram um protesto super bem humorado, gravando um vídeo onde mostram que o item agora é símbolo de riqueza e ostentação.

Com canos secos há tempos, a população de São Paulo sofre até hoje com o racionamento por conta da falta de planejamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) e da irresponsabilidade do governo do Estado.

VEJA TAMBÉM: “Em vez de água, Alckmin me manda capuccino”

A região enfrenta uma estiagem sem precedentes e sem prazo definido para terminar, com proporção tamanha que qualquer obra emergencial para resolver o problema demoraria um tempo inestimável para ser concluída.

A campanha

O desafio do balde de gelo, campanha que viralizou na internet nos últimos dias, mobilizou mais de 28 milhões de usuários de uma rede social. Também foram registrados mais de 2,4 milhões de vídeos compartilhados nesse período. Para propagar a iniciativa, as pessoas filmavam o desafio sendo completado. Chamada de “ALS Ice Bucket Challenge”, a campanha visa chamar atenção para a esclerose lateral amiotrófica (ELA), mal degenerativo também conhecido como doença de Lou Gehrig.

A doença

A ELA é uma doença degenerativa do sistema nervoso que não apresenta cura e tem quadro irreversível. Felizmente, é uma enfermidade pouco comum: afeta 1,5 em cada 100 mil pessoas.

A degeneração dos neurônios motores no cérebro e na medula espinhal limitam os movimentos de pés, mãos e músculos usados para deglutir, falar e respirar. Em estágios mais avançados, pode até paralisar os olhos. Além disso, não há, atualmente, um tratamento capaz de retardar ou barrar completamente o avanço da doença.

Tudo começa pelos sinais de fraqueza muscular, como quedas e perda brusca da força e da velocidade. Outros sintomas são tremores musculares, cãibras, reflexos exaltados, atrofia e diminuição da sensibilidade. A fala enrolada e lenta também é comum. Mas o diagnóstico é demorado: como a doença ainda é pouco conhecida por aqui, há muitos que morrem sem saber que têm a enfermidade.

Vídeos com protestos pela falta de água

com Muda Mais e G1

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 21/Aug/2014 às 12:32

    Tá sem água? Governador é tucano? Culpa da Chuva. Transferiram o apartamento para o próprio filho? Presidente da Petrobras? Estatal? Governo federal é petista? Jornal Nacional, alguma coisa tem.

    • poliana Postado em 21/Aug/2014 às 12:38

      pra vcs verem até onde as pessoas podem chegar pra aderir a uma modinha ridícula de celebridades e sub celebridades! vou assistir de camarote qdo a seca chegar de vez em sp!!aí quero ver a reação dessas pessoas q desperdiçaram água enqto tinham, só mesmo pra fazer parte de uma modinha.

  2. BEBEZINHA_19 Postado em 21/Aug/2014 às 13:08

    Nao poliana a seca completa nao vai chegar a SP sabe porque !!! O nojento do alckimim ta tirando a agua d umrio q pertence ao RJ e fez isso na surdina o q alias e tipico d covardes tucanalhas,e os especialistas dizem q dentro d 6 messes ficaremos sem agua e sem energia por causa disso enfim o RJ vai pagar a conta desse desgoverno tucanalha,,se sentindo enganada e frustrada

    • poliana Postado em 21/Aug/2014 às 13:47

      quem ficará sem energia e sem água dentro de 6 meses? o rio ou sp? n entendi...

  3. velhos baianos Postado em 21/Aug/2014 às 16:40

    Estamos prontos pra acolher os flagelados da seca em SP. Somos acolhedores, não somos racistas, e não discriminamos ninguém. Sejam todos bem-vindos. Até os tucanos, que aqui aprenderão a serem mais gentis e/ou humanistas. O NE melhora as pessoas. Todos que vem pra cá dizem isso.

  4. BEBEZINHA_19 Postado em 21/Aug/2014 às 20:11

    A regiao metropolitana do rio d janeiro ficara sem agua e sem energia teremos racionamento daqui a 6 meses tamos fddos,o governador ja protocolou uma acao contra alckimim e SP,mas nao vai adiantar,gente pidem esperar isso ainda vai render muito

  5. Jonas Schlesinger Postado em 21/Aug/2014 às 21:10

    Kkkkkkk os indigentes paulistas sairão e se refugiarão para outros locais. Ué? Não é aí que a imprecisão do tempo diz todos os dias que só chove ou geada? Cadê a água? Ceará tá melhor do que SP diga-se de passagem. E ainda bem que aqui e o RS estão bem longes desse gatuno de água. Boa sorte RIO!

  6. poliana Postado em 22/Aug/2014 às 14:59

    qta ironia do destino!!! são paulo enfrentando uma seca??!! kkkkkkk...e parecem uns bbs chorões qdo tratam dela!! nunca vi povinho tão fraco e covarde diante de uma crise como os paulistas/paulistanos!faz-me rir...vou assistir de camarote qdo esse estado incrivelmente superior a tudo e a todos, enfrentar sua seca histórica e seus filhos n tiverem uma gota de água nas suas respectivas torneiras!!! quero ver a migração pro nordeste...esse povo sudestino vai vir pro nordeste e vai acabar com a nossa região, vai aumentar a violência e tudo de ruim acontecerá com a gente, tudo por culpa dessa gentinha sudestina!!!!! (ironic mode on)!!!kkkkkkkkk

    • Jonas Schlesinger Postado em 22/Aug/2014 às 17:14

      Kkkkkk o Abdelmasih fica e a água sai. Até a água ficou com raiva de lá e saiu fora kkkkkk meu camarote aqui é VIP. Rio de Janeiro que se cuide. Façam o seguinte bebam a água da praia que eu tenho certeza que n faltará. IRONIA DO DESTINO? n sei, mas to me divertindo a beça.

  7. Roberto Pedroso Postado em 02/Oct/2014 às 21:10

    é impressionante a falta de sensibilidade de algumas pessoas que tentam combater ignorância com mais ignorância ainda,triste, mas é fato que o povo paulista tem o dever moral de não permitir a reeleição deste governador incompetente demagogo e incapaz;Por vinte anos o estado mais rico da nação esteve mergulhado nas trevas da má administração do descaso e do desgoverno de uma corja PSDbista,que só causou o atraso a decadência com medidas como aprovação automática nas escolas publicas,o superfaturamento e desvio de verbas para obras na capital envolvendo o metrô,a falta de politicas publicas eficazes para atender aos jovens das periferias dos grandes centros em situação de risco social,a criminalização da pobreza e de movimentos sociais legítimos no estado o engavetamento automático de pedidos de CPI nas assembleias estaduais, pouco ou nenhum investimento na área social o que acarretou no aumento da violência, o a falta de políticas publicas voltadas a área cultural,ademais a crise hídrica foi a gota d'agua (com perdão pelo trocadilho infame)mas nos resta confiar na honradez e dignidade do povo deste estado para não elegerem mais nenhum representante deste partido ao governo do estado,pois todo eleitor com o minimo de conhecimento e respeito ao estado está farto desta corja falaciosa,que mergulhou São Paulo na lama da incompetência e dos falsos discursos. Fora PSDB assim espero como cidadão e eleitor Paulista.