Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 27/Aug/2014 às 20:50
90
Comentários

A entrevista de Marina Silva no Jornal Nacional

Na bancada do Jornal Nacional, Marina tentou explicar as irregularidades envolvendo o avião do PSB e foi questionada sobre as contradições do que chama de 'nova política'

marina silva jornal nacional
Marina Silva, na bancada do Jornal Nacional (captura)

O Jornal Nacional encerrou a série de entrevistas com os presidenciáveis nesta quarta-feira, 27. A convidada da vez foi Marina Silva, que tornou-se candidata pelo PSB após a trágica morte de Eduardo Campos.

William Bonner abriu a entrevista tratando das irregularidades em torno do avião do PSB. “A senhora usou aquele avião, objeto de uma transação milionária por meio de laranjas e nada foi informado na prestação de contas. Isso não é prática de velha política?”, questionou o apresentador.

“Sabíamos que o avião era um empréstimo e iríamos realizar o ressarcimento no prazo legal”, respondeu Marina. A ex-senadora disse ainda que não havia a informação sobre as práticas ilegais dos empresários responsáveis pelo avião e, invocando “respeito ao nome de Eduardo Campos”, disse que é preciso aguardar as investigações da Polícia Federal.

Bonner considerou que Marina respondeu de acordo com políticos que praticam a ‘velha política’. “Políticos geralmente dizem que não sabiam de nada e que tudo precisa ser investigado – um discurso muito comum, e é exatamente o mesmo discurso que a senhora está usando agora. Em que o comportamento da senhora difere do que chama de velha política?”, questionou o âncora do ‘JN’.

Marina disse que “não usa retórica”. Segundo a candidata do PSB, seu compromisso é com a verdade e “a verdade só virá pela investigação”.

Patrícia Poeta finalmente iniciou a sua participação questionando Marina sobre sua inexpressividade em seu berço político, o Acre, Estado onde a ex-senadora foi a terceira colocada no pleito em 2010, perdendo para José Serra e Dilma Rousseff. Marina rebateu dizendo que “é muito difícil ser profeta em sua própria terra” e falou dos interesses que precisou enfrentar para fazer política naquele Estado.

Bonner voltou a bater na tecla da velha-nova política. Citou o vice de Marina, Beto Albuquerque, favorável ao uso de células-tronco embrionárias em pesquisa e que já aceitou doações de campanha de empresas da indústria bélica e de bebidas alcoólicas – setores que Marina, em teoria, não admite. “Tudo isso para viabilizar uma chapa”, disse o apresentador. Marina retrucou, garantindo que é preciso trabalhar com os diferentes.

“Quando a união de opostos é com a senhora, é nova política. Quando é com os outros, é velha política. Não está clara a diferença”, insistiu Bonner.

“Não está claro para você, mas deixarei claro para os telespectadores”, respondeu Marina.

VEJA TAMBÉM:
A entrevista de Dilma no Jornal Nacional
A entrevista de Aécio Neves no Jornal Nacional
A entrevista de Eduardo Campos no Jornal Nacional

Marina prometeu não concorrer a um segundo mandato, caso seja eleita, e reiterou que seu projeto é “renovar a política e vê-la a serviço de resolver os principais problemas do cidadão”.

Pragmatismo Político

Recomendados para você

Comentários

  1. Sylvia Andrade Postado em 27/Aug/2014 às 20:59

    Ela é uma farsa! #necademarina

    • manoel pedraca Postado em 27/Aug/2014 às 22:43

      Muitos querem que ela seja uma farsa. Na verdade, ninguem tem medo daquilo que Marina fala. O medo de muitos e que ela cumpra o que fala.

      • vigilante Postado em 29/Aug/2014 às 09:40

        Como o criacionismo nas escolas. Por exemplo.

    • velhos baianos Postado em 28/Aug/2014 às 07:52

      Uma nota de três reais...

    • Natália Postado em 28/Aug/2014 às 09:35

      Eu não entendo algumas pessoas dizerem “fora PT” ao passo em que votam na Marina. Esqueceram que a Marina é cria do PT??? Se votarmos em Marina teremos mais 4 anos de PT no governo, ou seja quem não vota em Dilma, não vota em Marina. Farinha do mesmo saco. Chega de Analfabetos Letrados querendo dirigir uma nação. Marina não tem cultura e nem postura para representar o meu País, Volto a perguntar, por que ela, sendo esta santa que quer aparentar ser, não fala das falcatruas do PT? Claro, ela era participante, ou seja quem cala consente. ACORDA POVO BRASILEIRO!!!!

      • Bruno Postado em 29/Aug/2014 às 10:19

        Por acaso O Aécio tem cultura?E mesmo porque não adianta ter cultura se na prática o cara não sabe governar.Video FHC PRINCIPE DOS SOCIÓLOGOS.

    • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 10:55

      Ela é uma farsa!#necamarina (2)

    • Glebston Rocha Postado em 28/Aug/2014 às 16:26

      boa tarde a todos, penso que MARINA representa a esperança deste país, se ela vai fazer o que promete vai depender do apoio de cada brasileiro e brasileira durante seu mandato, mas até hoje neste país os políticos conseguiram quase dasacreditar os seus habitantes. Glebston Rocha

  2. Geazy Postado em 27/Aug/2014 às 21:00

    Só pra esclarecer, Marina disse que é muito difícil ser Profeta em sua própria terra, e não "Poeta" como foi colocado pelo escritor da matéria!

    • creusa Postado em 27/Aug/2014 às 23:14

      Se vc verificar corretamente vai enxergar PROFETA...Leia primeiro com atenção e depois dá sua opinião.

    • Leonardo Postado em 28/Aug/2014 às 10:59

      Esta escrito profeta!!!! Muito claramente... Marina a mim vice não engana...

  3. Michelle Postado em 27/Aug/2014 às 21:07

    Marina Presidente!!!

    • manoel pedraca Postado em 27/Aug/2014 às 23:10

      Marina e a unica candidata que me anima a nao votar nulo ou em branco!!! Tanto tempo te esperei. Deus e bom. Muito Obrigado Deus.

      • Gianni Postado em 28/Aug/2014 às 09:43

        Faço das suas as minhas palavras. Que ela seja eleita!

      • Gabriel Gabo Postado em 28/Aug/2014 às 13:36

        Que coisa linda! Deus é tão bom interferindo na política de um estado laico, né?

      • Jonas Schlesinger Postado em 28/Aug/2014 às 13:50

        Manoel não caga o pau. Esse papinho de divina providência é assunto pra boi dormir. Para de misturar política com religião pq ela tá vencendo o Caiécio pq o povo tá escolhendo ela. Tem nada a ver isso. Gianni a mesma coisa e Gabriel ela sabe muito bem que o estado é laico, ela só é evangélica não pastora. Todos os três aí estão equivocados em seus comentários.

  4. Jonas Schlesinger Postado em 27/Aug/2014 às 21:13

    Irregularidade? Vamos falar sobre isso, mas vamos falar da Petrobrás. É sempre bom bater na mesma tecla. A entrevista do JN não dá frutos, só faz perguntas polêmicas e nunca deixa espaço para o candidato dizer o que pretende. Foi assim com a Dilma (fiquei contra as várias interrupções) e com o Eduardo. Porque como meu pai sempre diz que quando o gerente de uma empresa contrata fulanos corruptos a tendência é a culpar respingar no gerente mesmo que ele seja limpo. E só pra lembrar a mesma pf que investiga a Petrobrás é a mesma que investiga o caso do avião que não viria a tona se o Edu tivesse vivo. Mídia Golpista!

    • Livia Silva Postado em 28/Aug/2014 às 11:36

      O que você quer Jonas? que os políticos falem de suas promessas vagas???....de que vai mudar a saúde e educação??? de que vai criar escolas em tempo integral??? todas as promessas sao iguais...para que falar delas? vamos bater mesmo para ver quem aguenta o tranco!

  5. Luiz Henrique Postado em 27/Aug/2014 às 21:25

    Vejamos...até Maluf tinha votos em São Paulo; Garotinho em Campos e no Rio, para Presidente; Ciro Gomes era disparado em primeiro lugar no Ceará, Aecio, com 19% pelo IBOPE, ainda lidera em Minas, Serra/Alckimin, ganharam em São Paulo, Lula foi bem em São Paulo e venceu em Pernambuco, Itamar foi governador de Minar, Collor ate´hoje tem voto em Alagoas, a família Sarney no Maranhão, Pedro Simon vai para senador, de novo, no Rio Grande do Sul, Brizola era imbatível no Rio Grande também, FHC em São Paulo, Gabeira tinha voto na zona sul do Rio, sua origem...enfim, difícil é encontrar um candidato de nome que seja terceiro em sua base eleitoral...falam do marido madeireiro...e outras coisas...o fato é que se o pessoal de casa não gosta dela, por que os de fora devem gostar? e ela perdeu por 52 a 23...um massacre. Quanto a não saber de nada, não esperava outra resposta da velha política. E, as alianças, isso aí é um samba do crioulo doido...quer governar com Serra e Suplicy, Simon, com 85 anos...uma simplória querendo ser Presidente. Uma aventura que pode custar caro.

    • Irene Freitas Postado em 27/Aug/2014 às 22:02

      Sr. Luiz Henrique...Gostei de sua colocação.

    • Arnaldo Postado em 27/Aug/2014 às 22:20

      Luiz Henrique, meu companheiro... Isso mostra que o voto obrigatório leva muita gente despreparada às urnas... Com o tempo que Marina tinha na propaganda partidária obrigatória, o antecedente político (não tinha parentesco ou apadrinhamento com nenhum político), acho que a votação que ela teve no Acre foi até que expressiva. Acho uma opção de voto pela oportunidade concreta de ver mudanças em nossa política nacional.

    • André Paulo da Cruz Postado em 27/Aug/2014 às 22:51

      Luiz Henrique, já esteve na região norte? Acredito que não. Aqui é onde o filho chora e a mãe não ouve meu caro. Não se faz política para ganhar nesta região falando de ambientalismo. O povo vive do descontrole ambiental única fonte de renda fácil falo como alguém que infelizmente cresceu desmatando a floresta mas, que em Sampa aprendeu a valorizá-la. Nem meu pai eu consigo convencer a votar na Marina aqui. Qualquer embargo ambiental nesta região logo é associado a Marina ainda hoje. O Bonner sabe disso só fez a pergunta para alfinetar. É obvio que ela não é querida na Amazônia por boa parte dos que aqui vivem.

      • Nelson Júnior Postado em 28/Aug/2014 às 09:50

        Ótima Resposta André Paulo da Cruz! Também moro no Norte (Pará), Onde pessoas ganham a vida com o desmatamento... Como uma pessoa seria querida onde as pessoas usam tal ato citado para ganha pão? Pelo Amor de Deus...

      • Denise Postado em 28/Aug/2014 às 10:46

        Muito bem André. As pessoas precisam de depoimentos de gente lá de cima (Norte) para q abram os olhos e entendam de uma vez por todas que não se pode confiar na mídia, principalmente na Globo. Pesquisem quais os estados tem maior índice de ganho do Bolsa Família entre outros benefícios, que por sinal milhões de reais são lavados e saem do nosso bolso é claro, e comparem a aprovação da Dilma nesses estados. Nem todas as pessoas pensam no benefício geral da população e sim em seus próprios interesses.

      • thiago Postado em 29/Aug/2014 às 01:53

        Kd a poliana a karine o jonas e a onda vermelha pra refutar esse raciocinio?? Mari a vencerá a eleiçao e sua mamata esta com os dias contados.

    • Patrick Dalpaz Postado em 28/Aug/2014 às 01:03

      Simplória? O que você quer dizer com isso?

    • Sergio Postado em 28/Aug/2014 às 08:36

      Meu amigo, prefiro uma 'simplória' que uma 'guerrilheira' como presidente. Vamos colocar alguém que nunca esteve no poder. Sem críticas contra o PT, será que 12 anos não tá de bom tamanho? Se em 12 anos a coisa só piorou, vamos dar chance pra outro. Seje qual for. Eu vou de Marina, porque vejo que trata-se de uma mulher séria. mas existem outros...

      • Tchekowski Postado em 28/Aug/2014 às 14:50

        "em 12 anos a coisa só piorou"... aham, tá. Esse Sergio tem argumento.

    • Daniela Postado em 28/Aug/2014 às 09:40

      Talvez esse massacre acriano queira dizer algo. Conquistar votos e simpatia vão de encontro com uma postura que diverge do comum e costumeiro. Na história os atores das grandes mudanças só se tornaram grandes nomes após muito tempo, tempo necessário que as massas, o homem médio necessita para alcançar uma visão à frente de seu tempo e seus hábitos, mesmo errados. Devemos ponderar e analisar o porque desse comportamento diferente no berço eleitoral de Marina até as eleições.

    • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 10:58

      Nem o seu berço politico acredita nela, pq o resto do país acreditaria!? Cara, essa mulher é perigosa!! Uma farsa! Pior cego é akele q n ker ver!

    • Leonardo Postado em 28/Aug/2014 às 11:03

      Concordo em gênero, número e grau... ” uma aventura que pode custar caro "

    • É PRECISO MUDAR!! Postado em 28/Aug/2014 às 11:22

      Caro Luiz Henrique, considerando que os resultados numéricos da política em nosso país, quase sempre, são reflexos do arranjo entre políticos corruptos e de mecanismos diversos de enganação, principalmente daqueles menos esclarecidos, seria razoável uma incisão crítica sobre esse números. Não considero relevante observar tais números, já que foram resulta de uma política não confiável.

    • Bruno Postado em 28/Aug/2014 às 11:29

      Vamos combinar que o Acre é um estado que está longe demais para que alguém de a devida atenção ao processo eleitoral de lá. Posso soar preconceituoso, mas para mim existe grandes chances de o Acre ser um imenso curral eleitoral de um determinado partido ou político. Pela entrevista e posição de Marina quando diz que " você não sabe como é ser senador da situação de onde eu vim" me parece bem claro que ela cresceu politicamente lutando contra corolenismo e grandes interesses na região. Isso explica um massacre tão grande na urna já que sem apoio político e da imprensa local e com menos de 2 minutos de tempo na TV é praticamente impossível vencer uma eleição. Não vamos esquecer quem controla a massa em locais ermos.

    • Lucas Lemos Postado em 28/Aug/2014 às 11:39

      Ai está a diferença de quem compra e não compra o voto né....a política hoje é feita disso...e se eles se destacam é pelo poder que tem em sua terra....Marina não se utiliza dessa artemanha..quem vota nela vota porque quer e não porque tem medo

    • paulo Postado em 28/Aug/2014 às 12:46

      Simplória? Quanta arrogância e ignorância!Mulher inteligente, íntegra, elegante. Leia sobre a história desta mulher, se informe e vai saber tudo que ela enfrentou, com dignidade, para chegar onde chegou. Leia, se informe!

  6. Danielle Espíndula Postado em 27/Aug/2014 às 21:41

    Creio que Marina tenha sido uma entrevistada a altura do Jornal, não que este tenha posicionado-se como deveria, até porque as perguntas a ela direcionadas foram inclinadas ao sensacionalismo característico da Rede Globo de Televisão, mas pelo poder de persuasão para com o povo que o veículo possui. Os jornalistas, assim como em várias outras entrevistas com candidatos, foram grosseiros e não tiveram uma postura realista, tampouco foram justos com a entrevistada. Marina Silva, que assim como em vários outros momentos, revelou-se uma mulher franca e acima de tudo uma candidata de princípios claros e objetivos que por momento algum fez-se negligente quanto as perguntas dos dois jornalistas, William Bonner e Patrícia Poeta, que aliás foram repetitivos e arrogantes perante a candidata. Por isto é preciso analisar a boa candidatura de Marina e compará-la com a de Dilma Rousseff, e assim poderemos ver que com sua eleição, todos nós sairemos vitoriosos pois esta mostra com todas as suas convicções, que é sim a melhor opção para este país.

  7. moacir jr Postado em 27/Aug/2014 às 22:11

    não sei se marina é a mudança que queremos, mas é a única mudança do momento.

  8. tiago josé Postado em 27/Aug/2014 às 22:17

    gostei da sinceridade ,honestidade e humildade meu voto e de toda minha família é de Marina Silva estamos junto para a vitória.

  9. Maria Rita Postado em 27/Aug/2014 às 22:30

    Eu sou mais uma eleitora indecisa.

  10. solange Postado em 27/Aug/2014 às 22:32

    Concordo com você Luiz.Ela não engana mais não...é uma farsa e com certeza vai despencar..

  11. CAPSLOCK Postado em 27/Aug/2014 às 22:49

    Marina é a única candidata que é vista com bons olhos por analistas no exterior. Ela tem mais de quatro prêmios internacionais, defende seus ideais éticos e morais com mais força do que os outros candidatos - Aécio e seu aeroporto a 6 km da sua fazenda e Dilma com o escândalo da Perobrás. Na realidade, ELA NÃO TEM NENHUMA ACUSAÇÃO DE CORRUPÇÃO, O PARTIDO QUE A ACOLHEU TEM. Ao contrário dos ilustríssimos candidatos que carregam uma bagagem dúbia em mãos. Fora que, ao contrário do Aécio e Eduardo, ELA CONQUISTOU A FORÇA POLÍTICA POR MÉRITO, SEM PARTIDO FORTE NO INÍCIO, SEM DOAÇÃO DE FUNDO DE CAMPANHA, COM OPOSIÇÃO FORTÍSSIMA DA BANCA RURAL NO SEU ESTADO E SEM PARENTE ALGUM ENVOLVIDO NA POLÍTICA. Nós sabemos que ela é a favor da preservação enquanto a oposição do seu estado,a maioria fazendeiros, veem isso como um estorvo para seus bolsos. Ela teve apenas um minuto na televisão, sem APOIO FINANCEIRO ALGUM, EM UM partido minúsculo e pouco conhecido a época e a Patrícia poeta acha estranho que ela não consiga votos no próprío estado. Peloamor né. Sem falar que ela não promoveu nenhuma proposta POPULISTA ao contrário do tucano que já pensa em aumentar em 10% o bolsa família. Ela não está atras de votos. Ela está atrás de JUSTIÇA, REFORMA POLÍTICA. E eu acredito que a intenção já é um diferencial e que pode transformar-se em realidade.

    • Natália Postado em 28/Aug/2014 às 09:39

      Sabe de nada inocente.

    • Samilca França Postado em 28/Aug/2014 às 10:09

      Meu Deus você falou exatamente o que eu penso, sou acriana, aqui o que domina é a politica populista, por isso Marina não ganhou aqui, mas depois de tantos escândalos no governo petista (tanto estadual quanto o nacional) isso vai mudar nessa eleição, Marina é a única candidata que nos inspira confiança, que nos reanima a vontade exercer nosso papel como eleitor. BASTA DE PT, SOU MARINA! #coragemparamudar

    • Luana Postado em 28/Aug/2014 às 10:56

      Concordo plenamente com você "CAPSLOCK". O problema do BRASIL é que somos agredidos, humilhados como eleitores, mas a memoria é fraca. Bastam apenas algumas palavras e cá estamos novamente ludibriados e nos esquecendo de tudo que passamos, que vivemos, de tudo que nos foram roubado. Iludir ELEITORES brasileiros é como comprar criança com chupeta, muito fácil. Ainda bem que tem uma MASSA muito grande que está acordando, e se DEUS quiser vamos mudar este terrível fato no nosso PAÍS.

    • MmMmM Postado em 28/Aug/2014 às 17:01

      Estás totalmente equivocado. A Marina obteve uma expressiva votação em todas as vezes em que se candidatou a um cargo eletivo pelo Acre. Era, de longe, a política mais popular do estado. E eis que em 2010 ela perde para Dilma e Serra em sua própria base política. Não é estranho? Nenhum partido pequeno (e o PV estava longe de ser um nanico) explica essa mudança no eleitorado do Acre. Parece que o que houve foi mesmo uma perda de suas bases

  12. Thiago Postado em 27/Aug/2014 às 22:55

    Sou Marina nessa eleição. Não sei se ela vai conseguir cumprir o que promete. Mas é uma mulher preparada, com boa formação (acho q ela se expressa muito bem, ao contrário da Dilma que mal articula frase) e caráter. É uma esperança de mudança, como Lula já foi um dia. Dilma não é nem mudança nem esperança.

    • Vicente Postado em 28/Aug/2014 às 07:52

      Dilma mal articula frase? Por favor, né? A Dilma sabe de cor cada centavo que o governo investe, explica detalhadamente cada projeto, fala extremamente bem. É com mentiras que tu queres argumentar? Assim não tem debate.

      • herbo Postado em 28/Aug/2014 às 08:09

        UHAHuauhHUahuAHUHUA, atrás de cada criança tem um cachorro. Dilma é um anta.

      • Sergio Postado em 28/Aug/2014 às 08:32

        Vicente querido, vou te dar uma idéia, escolhe um candidato que nunca esteve no poder. Chega, estamos 12 anos com o PT. Será que só o PT sabe governar? Vamos dar uma chance pro novo, e se for ruim tiramos também.

      • Mônica Postado em 28/Aug/2014 às 10:40

        Realmente, concordo com você, Vicente. Dilma tem, na ponta da língua, cada detalhe técnico referente ao seu governo. Ela só tem dois problemas: 1º - nasceu para obedecer, não para comandar; é uma boa tecnicista, mas péssima gerente. 2º - fez acordos escusos demais para estar no poder, então faz concessões "necessárias" aos corruptos que hoje assolam a máquina pública.

      • Thiago Postado em 28/Aug/2014 às 10:51

        A Dilma fala extremamente bem? Vc já viu a Dilma dando entrevista de surpresa? As frases dela são bolo só. Até que no debate da Band ela foi bem treinada e falou razoavelmente bem. Mas em geral ela é péssima. "Eu acho que...porque as contas públicas... No geral o erário tem de ter equilíbrio..."

    • velhos baianos Postado em 28/Aug/2014 às 07:56

      Se ela for eleita, a Globo acaba com ela em dois anos como fez com outra criatura sua: o Collor... Ela é apenas uma inocente útil, com a finalidade única de puxar o tapete do PT. Marina é garantia de uma nova crise institucional no país. O resto é lenda...

      • Sergio Postado em 28/Aug/2014 às 08:30

        Meus velhos baianos, perdão pela palavra, mas começo a entender os motivos da mediocridade de seu estado na esfera política. Acho que o melhor pra vocês é ressucitarmos os Magalhães da vida. Esses são os coronéis do Brasil. Tchê, vamos dar uma chance pra quem nunca governou o Brasil. Chega de mesmice...

      • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 11:04

        Sergio, querido, medíocre é a sua arrogância gaúcha e o seu bairrismo estúpido!

    • raphael_subversivo Postado em 28/Aug/2014 às 09:03

      Se ela prometesse algo de concreto até poderíamos questionar se ela vai cumprir, mas algo tão subjetivo e difuso quanto ''nova politica'' e ''atender o interesse do cidadão'' a historia nos mostra que acaba sendo pior do que já estava.

      • Gaudério Postado em 28/Aug/2014 às 15:13

        Mas bah tchê Sergio: tu é gaúcho e diz que em 12 anos a coisa só piorou? Mas dá uma olhada por Porto Alegre abarrotada de obras federais, viaduto por todo o lado e a nova ponte sobre o Rio Guaíba que vai nascer em seguida! E a BR-101? Agora vamos até Floripa em 4 horas! Pois Lula começou e Dilma ta concluindo, com a ponte de Laguna. Os outros só prometeram. Marina é bolha de sabão que se acaba mais rápido que barata em galinheiro, pois é mais falsa que cobra engambelando sapo, tão fraca quanto chá de pedra e mais metida do que dedo em nariz de piá. E tu toma jeito, xirú, pois o que tu disse ficou mais feio do que tombo de mão no bolso.

      • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 16:47

        concordo gaudério! estupidez sem tamanho a desse senhor!

    • elda de carvalho monteiro Postado em 28/Aug/2014 às 10:08

      Piorou? O que piorou?

  13. JOANA Postado em 27/Aug/2014 às 22:58

    acho marina angelical demais, boazinha demais, se for presidente vai faltar pulso forte, experiencia e apoio, acredito que o povo vai se arrepender, pois estamos passando por situação semelhante em nossa cidade ao colocarmos um politico manso e agora a cidade parou em tudo. pRECISAMOS DE UM PRESIDENTE COM CORAGEM , INTELIGENTE E NEGOCIADOR E QUE TENHA LIDERANÇA.

    • Mônica Postado em 28/Aug/2014 às 10:45

      Discordo de você, Joana. Acho a Marina firme e clara. Apenas não tem um porte físico que o brasileiro se acostumou a relacionar com força e coragem. Foi assim que o Brasil elegeu Collor e Dilma. Marina é mirrada, é cabocla, foi seringueira, trabalhou como empregada doméstica, só aos 16 anos aprendeu a ler. Venceu a miséria, a ignorância, a doença e tornou-se líder ambientalista mundialmente reconhecida. Foi deputada, senadora, ministra. Fundou um partido político. Acho que esta história de vida é de alguém corajoso, inteligente, negociador e que tenha liderança.

  14. edson Postado em 27/Aug/2014 às 23:01

    bla,bla,bla,bla...Socorro precisamos de candidatos a altura deste grande pais o que temos é muito pouco, muito ruim, e esta Marina em relação a este avião, já começou errado...

  15. Bianca Postado em 27/Aug/2014 às 23:04

    Engraçado... Os adversários quando dão desculpas de irregularidades são taxados de Coniventes com o erro. Quando é ela com respeito a o modo pela qual o avião foi adquirido ela é a certa? Abre o olho Brasil! É a velha política! Mete o pau nos outro mais não vê que tem teto de vidro. Se Marina é tão boa pro Brasil porque não foi para o Acre? E o vice dela! BETO ALBURQUEQUE!!! APOSTO QUE NINGUÉM CONHECIA A VIDA POLITICA DELE SE NÃO FOSSE O BONNER NÃO É MARINIANOS??? Marina mudando o discurso pra viabilizar os interesses do partido??? ABRE O OLHO BRASIL!!!

  16. leonardo Postado em 27/Aug/2014 às 23:04

    Sou Acriana...ninguem melhor para falar de Marina Silva. Nos q moramos no Acre sabemos q nosso voto nao iria fazer muita diferença na votaçao nacional(ja q mal chega a1%),alem de q o povo daqui é alienado, sabiam q marina nao iriam ganhar e votaram no Serra e na Dilma ja q a maioria estava votando...e tem mais! Marina fez muitos projetos contra o desmatamento no estado, o q revoltou muita gente, pois grande parte da populaçao mora em regioes rurais e desmatavam para fazer pasto para gado e podiam desmatar pouco enquanto o grande proprietario de terra teria o direito de abrir maiores areas de terras pela extensao do terreno....Marina nao fez isso por mal, o q ela fez foi certo mas muitos acrianos nao entenderam isso... Mas nessas eleiçoes eu aposto com qualquer um q ela vai está em primeiro lugar no estado

  17. raiol Postado em 27/Aug/2014 às 23:05

    o JN não permite que o entrevistado exponha suas ideias, a marina foi um alvo para essas duas pessoas atirarem suas facas. com certeza a essa emissora está apoiando outro candidato.

    • JAYME Postado em 28/Aug/2014 às 15:05

      Pau que bate em Chico, tem que bater em Francisco. Por que ela teria fórum privilegiado? Se agiram assim com outros, teriam que agir também com ela, até mais, porque ela se diz "diferente"

  18. Josevaldo Postado em 28/Aug/2014 às 00:05

    Pois é, se todos estes citados que tem aprovação no berço político fizeram o que fizeram pelo Brasil e ainda continuam aprovados nas suas respectivas terras, é sinal que Marina não vai ganhar, porque o cada político tem o povo que o merece, infelizmente.

  19. gilberto Postado em 28/Aug/2014 às 00:24

    Marina, arrasou no tendencioso JORNAL NACIONAL, saiu bem daquelas inquisições verdadeiras arapucas que não levam a nada, todos sabemos como são as nossas campanhas políticas. Não tinhamos candidato, agora temos ! VAI MARINA !!!

  20. Alex Postado em 28/Aug/2014 às 00:33

    Era muito mais proveitoso nestas entrevistas, que se questionassem com os candidatos suas reais propostas para os problemas do Brasil, como a Mobilidade, Violência, Educação, Saúde, e não assuntos irrelevantes para o momento!

  21. Antonio Postado em 28/Aug/2014 às 00:34

    Eu admiro essa mulher, humilde, lutadora, filha de seringueiro e chegar até onde ela chegou, muitos a querem julgar pela aparência simples, o Collor era o bonitão do povo e no entanto matou muitos brasileiros de desgosto, agora vem esse cara aí Luiz Henrique falando essas bobeiras. Você não a conhece, todos esses que vc citou aí vieram de origem privilegiadas menos o Lula e ela não, tinha muita má vontade em cima dela la no Acre justamente por ela ser assim simplória como vc fala nas suas bobeiras. Se vc não tem nada que preste para falar fique calado. É ela que vai ser a presidente, estou com ela. Chupa essa manga.

  22. Ilzabete Lopes Postado em 28/Aug/2014 às 01:13

    Fiquei decepcionada com o Bonner e a tal da Poeta. Pareciam despreparados para entrevistar a Marina. Estava igual o programa do Faustao, onde faziam perguntas e não deixavam a Marina responder. Se eles já sabiam da resposta, porque não fizeram perguntas mais inteligentes? Não são os competentes do jornal nacional? Aprendi com os meus pais, que quando um fala o outro ouve. Isso é educação!

  23. eliel moura Postado em 28/Aug/2014 às 01:16

    Marina simplesmente sabe o que é usar a midia para apresentar proposta q considera essencial ao pais, como candidata a presidente. Se vai ser boa ou ruim presidente, porque ja esta em segundo lugar e vai passar dilma, ai ja e outra coisa. Foi enfatica, nao fugiu das perguntas, bonner repetiu o q fez com outros candidatos, e ela natural, serena, com classe, inclusive , pra a dizer a bonner que nao estsva vlato pra ele o q ue ela falava, mas que veio para esclarecet aos eleitoores, enfim, deu um banho de seguranca e protagonizou uma nova configuracao nessa bipolarizada eleicao do brasil.

  24. Rodrigo Postado em 28/Aug/2014 às 01:48

    "Marina prometeu não concorrer a um segundo mandato" Que horas isso que eu não vi?

    • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 11:09

      Ela vive dizendo isso. Q se eleita n concorrerá a reeleição pq ela a desaprova. Agora se há quem acredite em papai noel...paciência!

      • Erich Postado em 28/Aug/2014 às 11:37

        Ela não disse que não iria concorrer a outro mandato. O que ela disse é que não vai fazer política de campanha, com medidas a curto prazo, sem realmente resolver os problemas, com o intuito de permanecer 8 anos no poder. Falou em "poder pelo poder". Falou em resolver os problemas que temos hoje, sem se preocupar com reeleição, com medidas a longo prazo e responsabilidade com o futuro.

      • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 18:33

        erich...ela já se posicionou publicamente diversas vezes pelo fim da reeleição.

  25. Ricardo Mizutani Postado em 28/Aug/2014 às 03:26

    William Bonner deveria ser mais jornalista, falar menos e deixar os candidatos se aprofundarem nas respostas. Se o tempo é curto, que as perguntas sejam mais inteligentes e objetivas. De que serviu um debate entre Bonner e os candidatos? Não houve conclusão de idéias nem aprofundamento de temas.

  26. Rosa Postado em 28/Aug/2014 às 07:44

    Sou Marina #NãovamosdesistirdoBrasil

    • Robson Postado em 28/Aug/2014 às 12:55

      Tá usando pseudônimo Marina?

  27. danauai Postado em 28/Aug/2014 às 07:51

    gosto muito desse blog... o difícil é ter coragem pra ler tanta besteira que sai desses comentários;;;

  28. Amanda Postado em 28/Aug/2014 às 08:43

    Marina farsa! Dilma Presidenta!!

  29. Pablo Medina Postado em 28/Aug/2014 às 09:57

    não pegaram leve com ele não, na verdade certos ou errados, conseguiram manter o mesmo clima nas 5 entrevistas.

  30. Onda Vermelha Postado em 28/Aug/2014 às 11:15

    Pessoal vejam o “desastre” e a falta de “consistência política” da “fadinha da floresta” na entrevista com a jornalista Renata Lo Prete na GloboNews. Entrevista esta que se seguiu a do JN desta quarta-feira. Fazendo justiça a repórter, aqui as perguntas foram muito mais bem elaboradas. As respostas nem tanto! Marina Silva é a entrevistada no Jornal das Dez. Divulguem! Veja em http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/marina-silva-e-entrevistada-no-jornal-das-dez/3592002/

  31. Luiz Postado em 28/Aug/2014 às 11:31

    Em minha humilde opinião, acho que a candidata Marina Silva está muito bem preparada para assumir a presidência do Brasil. Muitos, que julgam e querem entrar na onda de colocar os escândalos que envolvem o partido PSB, esquecem que a Marina só veio a fazer parte da coligação só em abril deste ano. Antes disso, muita coisa já estava rolando e o circo já estava ali armado. Não é justo atribuirmos culpa de eventos que não tiveram consentimento dela. Podemos dizer, pelo menos por enquanto, que ela é o trigo no meio do joio. Ela depende do partido para sua campanha. O jeito é esperar o resultado das eleições e caso ela seja eleita, ai sim começarmos a avaliar e ter opiniões sobre a mesma.

  32. Seu Zé Postado em 28/Aug/2014 às 12:20

    O jingle da campanha da Marina: https://www.youtube.com/watch?v=d3iI-ktX2WI

  33. Robson Postado em 28/Aug/2014 às 12:41

    Ela já combinou com os russos? Como vai resolver todos os problemas da política brasileira em apenas um mandato, como reforma política, reforma no sistema tributário, melhoria na educação e na saúde, realmente, ela se acha uma heroína.

  34. Jonas Schlesinger Postado em 28/Aug/2014 às 13:27

    Coisa que nem o PT conseguiu em 12 anos caro Robson. Bom acho que pra resolver os problemas do brasil só a monarquia voltar (ironic)

  35. Mozart Gomes Postado em 28/Aug/2014 às 15:11

    A pergunta a respeito de ter ficado em terceiro lugar na eleição no Acre foi a pior, é um assunto complexo e o Bonner como um sujeito inteligente sabe disso, a maioria da população nem sabe do papel de um senador, nem quem é, nem o que fez, além do controle da mídia que certos setores tem, ainda mais no Acre, partindo do pressuposto do Bonner, o melhor senador do Brasil é o Sarney que está sendo reeleito desde 1990 pelo Amapá.

  36. Alexandre Postado em 28/Aug/2014 às 15:39

    O que me surpreende nessas épocas de eleições é o fato de o meu candidato ser o melhor e fazer tudo certo e o seu candidato ser uma farsa e fazer tudo errado. Sabe aquela vontade de mandar todo mundo a ... . Pega o seu título de eleitor vai até a zona de votação e vota no seu candidato e me deixe em paz com meu candidato. A Marina estava praticamente esquecida, do nada, virou uma farsa, uma vilã.... É impressionante o desespero das pessoas que estão vendo surgir uma candidata com chances de derrotar a dupla favorita. Só tenho mais uma coisa a dizer, como diz Silvio Santos: "que penammm". Acho que esse acidente aéreo prejudicou, pra nao dizer f... com a expectative de vocês.

  37. mariah Postado em 28/Aug/2014 às 17:37

    Não confio em quem troca de partido a cada eleição. O projeto dela é projeto de poder pessoal e passa por cima de qualquer um para chegar lá. As alianças que vem fazendo é puro oportunismo. Ela vai ser um desastre pro Brasil se ganhar. Se...

    • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 18:35

      perfeito mariah! essa mulher n dá certo em nenhum partido! n se dá bem com ninguém! n foi capaz nem de criar o dela, e de última hora, se aliou ao psb de eduardo campos, candidato q num passado n tão distante, ela falou mal publicamente. oportunismo e hipocrisia é o nome dessa senhora! espero q até outubro as pessoas abram o olho com ela.