Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 20/Aug/2014 às 18:30
46
Comentários

Entidade que promoveu 'desafio do balde de gelo' aguarda doações dos famosos

Entidade que promoveu a campanha ainda aguarda doações dos famosos. No Brasil, fala-se mais nos artistas que na doença. A solidariedade deu lugar à autopromoção?

desafio balde gelo ana maria braga
No Brasil, famosos como a apresentadora global Ana Maria Braga gravaram o vídeo do desafio (reprodução)

Lara Ely, Zero Hora

Nos últimos dias, a internet foi inundada por vídeos de celebridades mundiais despejando baldes e mais baldes de água e gelo sobre a própria cabeça. À medida que a iniciativa ganhava repercussão, a adesão de famosos e assemelhados — cada vez com menos roupa — avançava exponencialmente. Atletas, cantores, atrizes, modelos e apresentadores — ninguém quis perder a chance de surfar na onda.

A justificativa para o banho gelado era levantar fundos para os pacientes de uma enfermidade rara, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), mas se falou mais nos artistas do que na doença. Nesta semana, quando os meios artístico, futebolístico e televisivo brasileiro embarcaram em peso na campanha (muitas vezes sem qualquer referência à doença nos vídeos), começou a haver também uma reação contrária, a de chutar o balde de gelo e questionar: afinal, a ideia é ser solidário ou se exibir?

Os adeptos da primeira hipótese lembram que os vídeos com figuras do quilate de Mark Zuckerberg, Bill Gates e Lady Gaga geraram doações de US$ 15 milhões em poucas semanas. Além disso, observam que nunca tanta atenção foi direcionada à ELA. Esse argumento é menos convincente no Brasil, onde famosos como Gisele Bündchen, Luciano Huck, o onipresente Neymar e uma série de mulheres esculpidas por cirurgiões plásticos exibiram-se sob baldes, mas propiciaram arrecadação de apenas R$ 300 na conta de uma das entidadee que auxilia os pacientes.

Quem analisa a febre dos baldes com um olhar mais duro diz que as aparições inusitadas de famosos joga luz sobre eles, mas coloca a causa que deveria ser defendida na sombra. O motivo para isso pode ter sido uma falha de estratégia, na avaliação do especialista em marketing digital Paulo Kendzerski, da WBI Brasil.

— Faltou vinculação a um conteúdo. O resultado é que a maioria das notícias está falando sobre os artistas e pouco sobre a doença — avalia.

Nem todos são comedidos na crítica. O jornalista André Forastieri preferiu publicar um texto que vai na jugular:

“Ver os vídeos dá desgosto com a espécie humana. É o máximo de narcisismo posando de desprendimento. Claro que tem gente que se molha e doa os cem dólares. (…) E claríssimo que é uma maneira dos famosos se promoverem e posarem de caridosos e preocupados com quem sofre. (…) Transformar desgraça alheia em diversão de internet é idiota e imoral.”

VEJA TAMBÉM:
O médico que trata o filho com canabidiol
Por que comediantes são tão tristes?

Não é de hoje que a internet é usada para amplificar a imagem das celebridades. A pesquisadora em comunicação digital Adriana Amaral diz que o interesse pelas celebridades sempre moveu os usuários das redes, o que deixou as assessorias mais atentas para explorar o filão.

— Esse tipo de ação funciona mais pela ideia de proximidade com os famosos do que para esclarecimento sobre uma doença. Alguns famosos aderem mais para aparecer do que para ajudar — diz.

Diretora-executiva do Instituto Paulo Gontijo, promotor da ação, Silvia Tortorella contatou celebridades e suas assessorias, convidando a participar. Depois, a brincadeira fluiu por conta da provocação. Mesmo que a verba arrecadada não tenha sido satisfatória ela tem esperança:

— Foi bacana, mas está funcionando pouco. O dinheiro não entrou. Mas acho que demora para compensar, né? Ou as pessoas não tinham o número da conta.

Diagnóstico é banho de água fria no paciente

Assim como nos vídeos dos famosos, ser diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica é, para o paciente, uma espécie de “banho de água fria”. Da mesma forma que o Alzheimer ou o Parkinson, a ELA é uma doença degenerativa do sistema nervoso que não apresenta cura e tem quadro irreversível. Felizmente, é uma enfermidade pouco comum: afeta 1,5 em cada 100 mil pessoas.

A degeneração dos neurônios motores no cérebro e na medula espinhal limitam os movimentos de pés, mãos e músculos usados para deglutir, falar e respirar. Em estágios mais avançados, pode até paralisar os olhos. Além disso, não há, atualmente, um tratamento capaz de retardar ou barrar completamente o avanço da doença. O que existem são medicamentos usados para controlar os sintomas da condição, oferecendo maior independência aos pacientes e prolongando a sobrevida.

— As informações sobre a ELA ainda são pouco disseminadas no Brasil. O desafio do balde é uma brincadeira que visa a conscientização e a colaboração da sociedade. Quanto maior a participação com doações, melhores as chances de tratamento dos pacientes — diz Silvia Tortorella, do Instituto Paulo Gontijo.

Tudo começa pelos sinais de fraqueza muscular, como quedas e perda brusca da força e da velocidade. Outros sintomas são tremores musculares, cãibras, reflexos exaltados, atrofia e diminuição da sensibilidade. A fala enrolada e lenta também é comum. Mas o diagnóstico é demorado: como a doença ainda é pouco conhecida por aqui, há muitos que morrem sem saber que têm a enfermidade.

Por isso, no Brasil, instituições como o Instituto Paulo Gontijo, Pró-Cura e Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela) foram criadas para promover campanhas e estudos sobre a doença. Mantidas por doações, as entidades atuam em parceria com entidades internacionais, como a ALS Association, que promoveu a ação nos Estados Unidos.

Como doar?

Acesse os seguintes sites para informações sobre doações:

1. www.abrela.org.br
2. www.procuradaela.com.br

Razão Social: Associação Pró-Cura da Esclerose Amiotrófica Lateral.
Banco Bradesco (237). CNPJ: 18.989.225/001-88
Agência: 2962-9 Conta Corrente: 2988-2

Recomendados para você

Comentários

  1. Thiago Teixeira Postado em 20/Aug/2014 às 18:47

    Solicitamos uma listagem atualizada dos oportunistas de plantão que não doaram.

  2. Jonas Schlesinger Postado em 20/Aug/2014 às 22:36

    1-Famosos Brasileiros. Essa lista tá boa?

  3. Luciano Postado em 20/Aug/2014 às 23:05

    O proprósito da brincadeira era sério,até chegar no Brasil,quando esses "famosos" tornaram uma causa séria em desafios idiotas entre eles mesmo,como isso não significasse nada.

  4. Dylan Ricardo Postado em 21/Aug/2014 às 00:12

    Pra que gastar tanta agua com bobagem?

  5. poliana Postado em 21/Aug/2014 às 00:35

    só querem se promover em cima de tais modinhas..mas na hora de doar apenas um pouco dos seus cachês e salários milionários, fogem pela tangente! essas são as celebridades brasileiras!! hipocrisia define!

    • Georickgrafia Postado em 25/Aug/2014 às 11:14

      Essa parada Poliana!!!

  6. BEBEZINHA_19 Postado em 21/Aug/2014 às 07:08

    Vou deixar aqui minha opiniao q tenho ja a mto tempo,ja perceberam q qnd algum artista fala sobre alguma causa o artista fica em evidencia e a causa desaparece vou dar exemplos o caso d walesja ppozuda a filosofa ela surfou na onda foi em tudo q e programa d variedade e ainda tinha a cara d pau d dizer q era pela causa dos professores ,so q se vcs perceberem os pobres fos professores ficaram esquecidis e ela se autopromoveu,o caso d uma professora q postou um video na net "pela causa dos professores" ela conseguiu aparecer e ser comentada ,mas e os professores,o caso das bananas com o aproveitador,manipulador e hipocrita do luc huck e da mulher dele,se aproveitaram d uma causa seria pra lucrar lucrar e lucrar ,resumindo quando algum artista resolve "defender" alguma causa ,e somente pra se promover na vdde tenho nojo d neymar,claudia leite ivete ,ana braga e gis bundchen(lembram do fome zero ,cade a doacao gisele) esses ai querem apenas se promover a custas d qualquer miseria ou tragedia ,e ainda tem gente q acredita nessa gente ,esses que acreditam devem ser os mesmos q so leem a veja e assistem a globo da nojo

    • Thiago Teixeira Postado em 21/Aug/2014 às 08:26

      Faço suas palavras as minhas. Tudo um bando de POSERS (na linguagem do heavy metal, pessoas que fingem ser o que não são para aparecer e serem aceitos).

      • Leonaro Postado em 21/Aug/2014 às 14:33

        Obrigado! Até este momento eu não sabia o que significava esse POSERS. Sempre li, mas nunca fiz força para saber o significado. Agora, num lance de falta, goooolll. Rs...

      • Thiago Teixeira Postado em 21/Aug/2014 às 19:11

        Cara, veja esse vídeo onde a expressão POSER é bem explicada. Tem muitos significados, caso tiver paciência, hehehehe https://www.youtube.com/watch?v=-Nrpq_zVt_g

  7. Danilo Postado em 21/Aug/2014 às 09:29

    A regra da campanha é, se tomar banho não doa, se não tomar doa... tá explicado.

    • Ives Postado em 21/Aug/2014 às 11:58

      Na verdade, se tomar banho doa U$10,00 se não tomar doa U$100,00.

      • Fernando Postado em 21/Aug/2014 às 21:20

        Na verdade é brincar e doar....

  8. Vanderson Postado em 21/Aug/2014 às 09:46

    Já pensaram na possibilidade de que as doações dos brasileiros foram para estas outras entidades citadas no próprio texto?

    • Rubens Postado em 21/Aug/2014 às 10:41

      Então pra q vc vai participar de uma campanha pra uma determinada causa se na verdade vai ajudar outra??

      • Vanderson Postado em 23/Aug/2014 às 11:04

        Rubens, eu não disse outras causas e sim outras entidades. O texto do pragmatismo político tendencia a achar que praticamente ninguém no Brasil ajudou na campanha contra a ELA. Outras entidades que defendem a mesma causa aqui no Brasil arrecadaram: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159226-entidades-brasileiras-ja-arrecadam-quase-r-200-mil-em-desafio-do-balde.html

  9. Douglas Postado em 21/Aug/2014 às 09:47

    Só falta o LUCIANO HULK fazer uma camiseta da marca dele com o tema da campanha!!!

    • Dani Postado em 21/Aug/2014 às 10:54

      Ainda não fez??? Esse coxinha é um dos maiores oportunista de todos os tempos. Faz fama e dinheiro com a pobreza e desgraça alheia não é de hoje... e ainda paga de "gente boa".

    • RuyGTR Postado em 21/Aug/2014 às 20:12

      Se brincar já deve ter camiseta.

  10. Dado Marchezzi Postado em 21/Aug/2014 às 10:21

    "...Transformar desgraça alheia em diversão de internet é idiota e imoral..." Isso é a cara do Luciano Huck

  11. BEBEZINHA_19 Postado em 21/Aug/2014 às 10:25

    Douglas o huck so nao vai fazer isso pq foi esculachado na dos macacos ,senao esse podridao e a hipocrita da mulher dele iam fazer tambem ,,ta vendo como a internet tem essa força d desmascarar mebtiras ,falsidades e manipulacoes,pensem nisso

  12. Rafael Martini Postado em 21/Aug/2014 às 10:40

    Ainda que a causa seja nobre, nunca tive saco para essas modinhas de internet/mídia. Hoje tem essa do balde d'água, o "é tóis" do garoto-propaganda que também joga bola, e sei lá mais o que. Ontem foi o Harlem Shake, o "plank", as dancinhas do Pânico, Tadeu Schmidt pedindo vídeo de pessoas tentando lamber o cotovelo, enfim. Claro que há momentos propícios e eu também gosto de me divertir (huehueBR), mas confesso que tenho um certo "preconceito", digamos, por quem tem mais de dezesseis anos e adere a essas modismos que buscam likes e visualizações.

    • Silva Postado em 21/Aug/2014 às 11:05

      Concordo contigo, e não vamos esquecer do "rolezinho"!

  13. Ronnie Blues Postado em 21/Aug/2014 às 10:49

    Se alguma celebridade débil mental resolver sair atirando nas pessoas nas ruas eu quero ver qual será a desse povinho televisivo.

  14. Silva Postado em 21/Aug/2014 às 10:56

    Por essas e outras, penso que o Brasil não tem jeito, tudo aqui vira festa, o supérfluo é supervalorizado e do importante nem se ouve falar. Acho que os governos estão se especializando cada vez mais em controlar as massas, eles nos mantêm ocupados assistindo programas de TV com 'conteúdo de qualidade', como novelas ou esportes, ou programas que falam de novelas ou falam esportes, e festas, é claro, não é atoa que o ano só começa depois do Carnaval! Estamos cada vez mais alienados, mas a culpa não é nossa, afinal de contas, se você cria um indivíduo desde criança, ensinando que o certo é errado e o errado é certo, ele vai viver acreditando nisso. Precisamos ensinar nossas crianças que não se deve obedecer sem questionar, que artistas não são deuses para serem idolatrados, que nem mesmo religiões devem ser seguidas cegamente, que não se deve julgar um livro pela capa, que a TV é apenas um eletrodoméstico e, assim como um liquidificador, não deve ficar ligada o dia todo. Acima de tudo, devemos ensinar pelo exemplo, porque dizer 'faça o que eu digo e não como eu faço' não leva a lugar nenhum, e se segundo a igreja, nós fomos criados à imagem de deus, nossos filhos são criados à nossa imagem, então sejamos da forma que esperamos que eles sejam.

  15. Heng Postado em 21/Aug/2014 às 11:06

    O nome disso é: P A L H A Ç A D A ! ! !

  16. Otávio Postado em 21/Aug/2014 às 11:06

    Eu não vi o número da conta nessa reportagem... alguém tem?

    • Karine Postado em 21/Aug/2014 às 13:16

      É exatamente o q eu to querendo saber, todo mundo fala fala fala, mas não acho o numero dessa conta de jeito nennhum.

      • Débora Postado em 21/Aug/2014 às 15:36

        Oi Karine e Otávio, segue a conta de uma das entidades que recebem doações. Banco Bradesco (237) Agência: 2962-9 Conta corrente: 2988-2 Razão Social: Associação Pró-Cura da Esclerose Lateral Amiotrófica CNPJ: 18.989.225/0001-88

  17. Guilherme Postado em 21/Aug/2014 às 11:09

    Gente, quero ver esses artistas de modinha fazerem como fez Charlie Sheen https://www.youtube.com/watch?v=qat9gR5nrpM Porque se molhar com gelo tá fácil, aparece na mídia e dá IBOPE de bom garoto, mas doar DINHEIRO PRÓ CAMPANHA num tá acontecendo.

  18. leandro Postado em 21/Aug/2014 às 11:12

    alguém lembra da banana do daniel alves?? somos todos macacos!

  19. Julio Postado em 21/Aug/2014 às 11:33

    Não vejo isto tanto como culpa dos famosos, não sou muito de ver tv, acompanho mais ou menos o Facebook, e no pouco que vi, sempre existiam menções a doença, cabe a cada um se interessar e procurar sobre, mas é muito facil colocar a culpa nos famosos, o Brasil é muito mais que eles, milhares de pessoas curtiram eles postando, a Internet esta ai para quem quiser se informar, doar, etc. Concordo que eles tem muito mais condições e até um dever de doar, mas se segundo a reportagem eles só conseguirão arrecadar R$ 300, significa que assim como os artistas, uma maioria esmagadora também só curtiu por curtir, viu por ver, e assim como em "tudo" que rola na internet hoje em dia, muita gente so viu, curtiu, e procurou algo para criticar sem antes lembrar que era uma causa justa e fazer a sua própria doação, por menor que fosse o valor.

  20. Julio Postado em 21/Aug/2014 às 11:54

    E uma dúvida, onde vocês acharam esse valor tao irrisório em doações de R$ 300? Em uma busca rápida achei diversas matérias com valores muito msis significativos que este, seja no Brasil seja nos Estados Unidos.

  21. Felipe Melloso Postado em 21/Aug/2014 às 12:48

    Oi... Sou da ONG Grupo Mãos e estivemos em contato com a ASL internacional justamente por essa razão... e els nos responderam informando o que fazer. Inclusive, tb fizemos contato com a instituição Brasileira de Esclerosa Lateral Amiotrófica e eles nos confirmaram não terem recebido ainda (se for do interesse, temos a troca de e-mails guardada). Por isso, segue o video abaixo: https://www.facebook.com/photo.php?v=769911309717102

  22. Verônica Postado em 21/Aug/2014 às 13:02

    Faltou informação. Quais as associações? Assim poderíamos doar tambem.

  23. Cintia veríssimo Postado em 21/Aug/2014 às 13:04

    Por favor, complementem a matéria disponibilizando as contas para onde podem ser feitas doações para as entidades brasileiras mencionadas acima.

  24. Elmar Postado em 21/Aug/2014 às 13:37

    Agora a matéria podria informar como e onde doar

  25. Ricardo Postado em 21/Aug/2014 às 13:47

    Se cada um q tah criticando doar dobraremos os "300" reais. Vamos olhar pro próprio umbigo, ser famoso e bem sucedido não é demérito.

  26. Guilherme Postado em 21/Aug/2014 às 14:02

    Jesus...quanto recalque e ódio no coração de vcs! Claro q não são todos mas muito dos artistas doaram sim! E se não doaram, usaram a sua imagem e fama pra promover eles e ao mesmo tempo a causa! Isso é ruim?? Mesmo q eles estejam tendo intenções egoístas eles estão promovendo a causa! E vc? Sentado ai em frente ao computador, xingando e todo revoltadinho... vc ajudou a causa de alguma forma?

    • Hamilton Postado em 21/Aug/2014 às 19:10

      E você ??? Vai ficar só no blablabla....e defender artistas ?

  27. andre Postado em 21/Aug/2014 às 15:05

    Doacao ja passou de r$ 80.000,00 no brasil

    • Vanderson Postado em 23/Aug/2014 às 11:07

      Exato André! Não duvido que pessoas usaram a idéia somente para autopromoção, mas a matéria é tendenciosa, acaba colocando "todos os artistas no mesmo saco" . O próprio texto diz no final que existem outras entidades que defendem a mesma causa, mas não aponta se elas também não receberam

  28. Fernando Postado em 21/Aug/2014 às 15:42

    Não doaram e ainda estimulam o desperdício de agua.

  29. misael Postado em 21/Aug/2014 às 17:58

    Não entendi o que você falou. Você quis dizer: comunistas?

  30. Hamilton Postado em 21/Aug/2014 às 19:08

    A maioria dos artistas brasileiros são oportunistas....

  31. ricardo Postado em 21/Aug/2014 às 22:20

    Estou bem. E reconfortante descobrir que existe este tipo de coisa e que eu não assisti isso nenhuma vez. Não por minha determinação, mas somente por não estar assistindo o canal errado na hora errada.