Redação Pragmatismo
Compartilhar
Eleições 2014 28/Aug/2014 às 17:46
31
Comentários

Em vídeo falso, Lula pede votos para Marina

Na fraude eleitoral que está circulando na internet, Lula aparece pedindo votos para Marina Silva. PT entrará com representação na Justiça Eleitoral e no Ministério Público contra o vídeo. Confira o original e o editado

lula marina silva eleições 2014
Marineiros fraudam vídeo de Lula e espalham na internet. PT diz que vai acionar Justiça Eleitoral e Ministério Público (Pragmatismo Político)

Uma fraude eleitoral está circulando na internet. Envolve ninguém menos que o maior cabo eleitoral do País, o ex-presidente Lula e, por todos os ângulo que seja visto, beneficia a candidata a presidente Marina Silva, do PSB. Uma gravação oficial de Lula para o horário político do PT, no qual ele pede votos para Marina Sant’Anna (PT-GO), candidata ao Senado, que foi adulterado antes do início e do fim, com os acréscimos do logotipo de campanha de Marina.

– Eu conheço a Marina há trinta anos, diz Lula. “Ela é a mais preparada para levar adiante os programas sociais do governo e fazer a reforma política”.

No curso do vídeo, não fica claro, à primeira vista, se Lula falou o nome inteiro da candidata a senadora ou apenas o primeiro nome, como foi publicado nas redes sociais. Não é difícil, com recursos de edição, tirar uma palavra da boca de um personagem. O certo é que, na peça fraudada, Lula diz que Marina “vai fazer um grande trabalho no governo federal”

PT vai à Justiça

O presidente do PT, Rui Falcão, convocou uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira 28 para anunciar que o partido entrará com representação na Justiça Eleitoral e no Ministério Público contra a “fraude” em um vídeo do ex-presidente Lula.

“O vídeo de hoje, que tem Lula apoiando Marina do PSB, é uma fraude”, disse Rui Falcão aos jornalistas. Questionado se atribuía a fraude ao PSB, ele evitou polemizar. “Eu não sei, precisa ser investigado. Não condenamos por antecipação”, afirmou. “Nós não estamos atribuindo a responsabilidade a nenhum partido”, disse ainda.

Veja também: O voto em Marina Silva e a pergunta que vale R$ 18 bilhões

Segundo o dirigente petista, a legenda também pediu ao Google para que retirasse o vídeo do YouTube. Segundo o coordenador jurídico da campanha da presidente Dilma Rousseff, a empresa tem 24 horas para identificar o autor da publicação. Ele afirmou ainda que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, inclusive ação civil.

Assista primeiro ao vídeo original, em que Lula diz que Marina trabalhará para combater as desigualdades sociais “em Goiás”. No editado, em seguida, esse trecho é retirado.

Original:

Editado:

com 247

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilhermo Postado em 28/Aug/2014 às 17:58

    Até o Lula quer! Antes que me chamem de burro é melhor esclarecer que só estou zuando. Agora sério, Lula não quer Marina Presidente, mas parece que o povo quer, então... Marina Presidente!

    • mayra Postado em 28/Aug/2014 às 18:05

      Que povo quer Marina presidente? Em que país você mora? No Brasil ou na ilha de caras? Por favor...

      • Guilhermo Postado em 28/Aug/2014 às 18:21

        Vamos esperar para ver o que o povo quer...

      • Jason Postado em 28/Aug/2014 às 20:37

        Fiquei intrigado com sua resposta Mayra, o "povo" quer quem então? Já que pelo visto vc "nos" representa.

      • Marcos Postado em 28/Aug/2014 às 22:46

        È pelo jeito o povo não esta querendo o cheirador de pó, só quem mora em Minas sabe da desgraça que este caboclinho fez na educação.

  2. poliana Postado em 28/Aug/2014 às 18:01

    depoi é o pt q tá desesperado! tá bom..sei...

  3. Onda Vermelha Postado em 28/Aug/2014 às 18:03

    Fraude na edição de vídeo com a fala do Lula? Nossa! Mais que coisa baixa, rasteira! É isso que se chama "nova política"? Então, tô fora! A “fadinha da floresta” está começando muito mal. Sou mais Dilma para o Brasil seguir mudando!

    • Louro José Postado em 28/Aug/2014 às 18:11

      O vídeo não foi feito pela equipe da Marina, e sim por um fã.

    • poliana Postado em 28/Aug/2014 às 18:14

      a máscara tá caindo onda...até outubro esse "fenômeno" passa.

  4. Jonas Schlesinger Postado em 28/Aug/2014 às 19:18

    Ainda não é a nível Petrobrás. Aliás isso aí nem escândalo é. A internet o mar de tubarões. Vide o artigo do racismo contra o casal da garota negra que namora com branco. É isso mesmo a internet já virou a casa da mãe joana há muito tempo.

    • Jonas Schlesinger Postado em 28/Aug/2014 às 19:26

      Se duvidar alguém que veste rubro pode ter feito essa montagem. Ou uma certa ave de bico avantajado.

      • Jonas Schlesinger Postado em 28/Aug/2014 às 20:28

        Ainda tenho esperança de que ainda verei um artigo sério aqui no site no espaço "Eleições 2014"

  5. Alquimista Postado em 28/Aug/2014 às 23:02

    O povo quer quem está na frente nas pesquisas neste momento. O resto é futurologia de quem tem interesse em manipular as pessoas.

  6. Fabio Azevedo Postado em 28/Aug/2014 às 23:11

    Só de ouvir Lula falando já me dá vontade de vomitar em cima do notebook ...

    • Guilhermo Postado em 28/Aug/2014 às 23:31

      O mais engraçado é ele falando de reforma política no vídeo... Se depois de 12 anos isso não foi feito, por que alguém acreditaria que agora seria?

      • luis Postado em 29/Aug/2014 às 00:46

        Não seja bobo, Guilhermo. Para a reforma política faltam ainda 78 anos de PT no governo. Então trate de votar neles e nunca questionar nada que eles fazem.

      • Pedro Postado em 29/Aug/2014 às 09:32

        O mais engraçado é gente que acredita que reforma política depende só do chefe do executivo. Esse país só muda se houver uma mudança nos princípios e na capacidde crítica das pessoas. Daí quem sabe o pessoal para de ficar assassinando a lógica e agente consiga eleger representantes (inclusive no legislativo viu) que representem melhor os ideais de solidariedade, respeito e honestidade. Claro que sempre da pra eleger alguém que vai piorar o lance...

  7. Lilian Postado em 29/Aug/2014 às 01:35

    kkkk amei terem feito o vídeo! muita sacada e presença de espírito, afinal.... ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão!

  8. KARINA BB Postado em 29/Aug/2014 às 07:46

    Porque nem Lula nem Dilma fizeram a reforma polituca !!!! Eu respondo,porque os safados e vendidos q estao no congresso nao quiseram ,ou vc acha q depende so da vontade do presidente,se dilma ou lula tivessem feito um decreto iam cair d pau em cima dizendo q era autoritarismo,,ditadura,ahh me poupe pq vcs nao pressionam os vagabundos q tao la pelo voto d vcs ,bem q dilma tentou,quis fazer plebiscito ,mas eles nao querem a ref politica ,a culpa nao e do PT ta bom,a coisa ta d um jeito que se a mulher d vcs cornearem vcs vao por a culpa no PT tambem ,bando d cornos mansos

    • Dhoco Postado em 29/Aug/2014 às 10:39

      Karina BB, seus comentários de certa forma são bacanas, mas, edita eles no "word" antes [sic], chega dar uma agonia de ler com tantos erros e palavras abreviadas. É uma crítica construtiva tá, não entenda mal.

      • KARINA BB Postado em 29/Aug/2014 às 11:08

        Desculpe Dhoco é q fico no cel rsrs,nao to em casa desculpa mesmo

      • Dhoco Postado em 29/Aug/2014 às 11:50

        Não precisa se desculpar...putz, desculpa se pareci chato, não foi intencional, mesmo. Gosto de ler os comentários aqui, acho construtivo compartilharmos opiniões, ainda mais quando são divergentes, isso nos enriquece intelectualmente, acredito. Não se sinta mal [sic] por isso, continuamos a dar as nossas opiniões, e dividirmos nossos pensamentos :-)

  9. Castanheiro Postado em 29/Aug/2014 às 08:22

    nao sei pq estao dizendoq eu o video é falso!!! heheheheh

  10. Antonio Carlos Bueno Postado em 29/Aug/2014 às 08:52

    Aqueles que não têm argumentos lógicos para combater o governo da presidenta Dilma (PT) usam de má-fé , inventam mentiras e disseminam boatos para confundir o eleitor brasileiro. Acorda gente!

  11. Dhoco Postado em 29/Aug/2014 às 10:36

    Quanto mimimi por causa de um vídeo tolo, a campanha do pt deveria se preocupar em mostrar mais projetos e suas "idéias" para governar o Brasil por mais quatro anos, não ficar se mendigando por pouca coisa. Mais projetos (concretos e dentro da realidade) e menos acusações baratas, por favor. PS: sou a favor da reeleição da Dilma, só pra constar, mas sou contra jogo sujo.

  12. Onda Vermelha Postado em 29/Aug/2014 às 12:42

    Marina abre o jogo: deixa o pré-sal para os gringos! Energia, só de catavento e espelhinho! 29 de agosto de 2014 | 12:05 Autor: Fernando Brito - Não foi preciso nem que a diretora da Chevron, Patrícia Pradal, fosse pedir, como fez com José Serra, em 2010. Marina Silva, espontaneamente, anunciou que vai deixar o petróleo do pré-sal lá embaixo, bem enterradinho, para que, um dia, os gringos venham tirar. Seu programa, dizem os jornais, vai tirar a prioridade “da exploração do petróleo da camada do pré-sal na produção de combustíveis”. Ou seja, deixar por lá mesmo uma quantidade imensa de petróleo, tão grande que faz a Agência Internacional de Energia prever que o crescimento da oferta de petróleo no mundo, nas próximas década, virá mais do Brasil do que do Oriente Médio. Adeus, 75% da renda do petróleo do pré-sal para a educação. Goodbye, 25% para a saúde! Tchau, indústria naval, engenharia nacional e empregos! Fiquem lá esperando até que os gringos venham te buscar! O que ela sugere no lugar ma maior reserva de petróleo descoberta no século 21? Energia eólica e energia solar. Caro que ninguém é inimigo, muito pelo contrário, do uso da energia dos ventos e do sol para gerar eletricidade, e o Brasil vem avançando muito neste campo. Só que, com a ciência de almanaque de Marina Silva, deixa-se de lado a sinceridade. Um parque eólico muito - que é caríssimo – vai gerar perto de 40% de sua capacidade instalada, porque o vento, obvio, não é constante. Ou seja, para produzir um 1 megawatt é preciso instalar turbinas capazes de gerar pelo menos 2,5 MW. O parque eólico de Osório, do Rio Grande do Sul, um dos maiores da América Latina, ocupa com seus cataventos uma área de 130 km², quase tanto quanto a usina de Santo Antonio inundou além da área que já era antes ocupada pela calha do Rio Madeira, para gerar de meros 51Mw médios, menos que uma só das 30 turbinas que já operam naquela usina! E a energia solar? A maior usina solar do mundo só consegue abastecer – se tiver sol todo o tempo – a cidade de Niterói! Produz 340 Mw, o que é meio por cento do que o Brasil consome! Recém inaugurada pela empresa Google, gera menos que 15% da energia gerada por Santo Antônio e para isso transforma 13 km² do deserto de Mojave, na Califórnia, numa fornalha solar. São 3.150 campos de futebol cobertos de espelhos refletindo energia do sol para caldeiras a vapor! Só para cobrir o crescimento da demanda, precisaríamos fazer umas dez fornalhas gigantes destas por ano! E, claro, com problemas ambientais, só que trocando a ecologia do bagre pela do calango. Qualquer pessoa com conhecimento técnico ouve para o que Marina diz com o espanto de quem olha um energúmeno. E qualquer empresa de petróleo do mundo ouve o que Marina diz com o salivar de quem tem grandes apetites. Ela só agrada aos bobos e aos muito espertos. Marina Silva seria a P-36 do petróleo brasileiro. Veja em http://tijolaco.com.br/blog/?p=20579&cpage=1#comment-97806

  13. poliana Postado em 28/Aug/2014 às 18:51

    n vejo graça nenhuma nessa tentativa desesperada do psb angariar votos pra marina naro...manipular um vídeo do lula, supostamente pedindo votos pra ela em 2014, é um tanto qto, sujo, desonesto, desesperador e hipócrita...mas ela é da nova política não é??? realmente n vejo nada de engraçado nessa sujeirada toda!

  14. Carlos Postado em 28/Aug/2014 às 19:04

    Claro, inclusive Marininha me contou que foi ela mesma quem fez o vídeo.

  15. poliana Postado em 28/Aug/2014 às 19:16

    claro moço..n tô brigando com vc n...as emoções ultimamente aki estão a flor da pele! kkkkkkkkkkkk

  16. Jason Postado em 28/Aug/2014 às 20:43

    Realmente é hilário, inclusive a briga para tirá-lo do ar, a internet é praticamente terra de ninguém, esse vídeo as vezes nem foi feito por simpatizantes de partido algum, e sim, por alguém querendo tirar sarro, bem o que retrata nossa situação política, vide eleições passadas aonde elegemos Tiririca com número expressivo, Netinho, e por ai vai.... Pior é a nova campanha dele, enfim, todo e qualquer um que entre fará a mesma coisa, ou seja, nada!!! Não adianta A ou B presidir, sendo que SEMPRE precisarão de alianças no Senado e Câmara, no fim, tudo se repete!!!

  17. Renan Postado em 31/Aug/2014 às 15:00

    Poliana, deverias ouvir o que o presidente do partido que tu irás votar falou, todo mundo é inocente até que se prove o contrário! É engraçado né, tu deves ter fontes muito seguras pra afirmar que o PSB está envolvido, porque não se diriges à PF para passares essas informações que te dão tanta certeza?